Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Homofobia 30/Jul/2013 às 11:03
36
Comentários

Nobel da Paz: "prefiro o inferno a um paraíso homofóbico"

“Prefiro o inferno a um paraíso homofóbico”, diz Nobel da Paz e líder religioso africano. Desmond Tutu, um dos principais ativistas na luta contra o apartheid, participa de campanha internacional da ONU pela comunidade LGBT

nobel da paz tutu homofóbico

O arcebispo e Nobel da Paz Desmond Tutu (Foto: Divulgação)

O ex-arcebispo da Igreja Anglicana da Cidade do Cabo, Desmond Tutu, um dos principais ativistas dos direitos humanos no continente africano, fez uma importante defesa pelos direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no mundo.

Durante evento na ONU (Organização das Nações Unidas) na África do Sul em defesa da diversidade sexual, Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua atuação contra o apartheid, afirmou que prefere “o inferno do que um paraíso homofóbico”.

“Eu não veneraria um Deus que fosse homofóbico e é assim que me sinto para falar sobre isso”, afirmou. “Eu me recusaria a entrar em um paraíso homofóbico. Chegaria lá e diria: ‘sinto muito’, prefiro ir para ‘o outro lugar’”. Tutu também fez pesadas críticas a religiões e líderes espirituais que discriminam pessoas por suas opções sexuais.

O evento, ocorrido na última sexta-feira (26/07) na Cidade do Cabo, contou também com a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e da alta comissária para os direitos humanos, Navi Pillay, no lançamento de uma campanha em defesa da comunidade LGBT pelo mundo. Pillay lembrou que 76 países criminalizam as relações entre pessoas do mesmo sexo. As punições, nesses locais, variam desde sentenças de prisão à execução, o “que se constitui em clara violação aos direitos humanos básicos”.

Leia também

“Estou tão engajado nesta campanha como sempre estive na luta contra o apartheid. Para mim, ambas estão no mesmo nível”, disse Tutu, que se aposentou recentemente.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Postado em 30/Jul/2013 às 11:33

    É senhor Papa se você desse uma declaração parecida poderia ter mudado um pouco o rumo de sua igreja, mas já que é apenas um conservador com moral do seculo XVI, vai continuar perdendo fieis. (Sou Ateu)

  2. elias freitas Postado em 30/Jul/2013 às 11:52

    véi,um cara anglicano não deveria fechar questão com a bíblia?mas ja q ele e vcs preferem o inferno a um paraíso onde não haja gays,vai ficar dificil conciliar as duas coisas.

  3. Evandro Postado em 30/Jul/2013 às 12:54

    Bem, caro Elias, isso mostra que ele pensa. E é difícil conciliar? Qual o problema? Fique com suas certezas fáceis.

  4. Raphael Sogaita Postado em 30/Jul/2013 às 13:14

    Não se vence um Nobel, se ganha.

  5. darshana Postado em 30/Jul/2013 às 13:14

    Desmond Tutu não disse que prefere o INFERNO à um " PARAÍSO ONDE NÃO HAJA GAYS", mas sim , um "PARAÍSO ONDE EXISTAM >>>PESSOAS QUE DISCRIMINAM GAYS". Ou seja onde haja HOMOFOBIA

  6. ari Postado em 30/Jul/2013 às 16:01

    Fala o grande reverendo Tutu, o unico religioso do Global South laureado com o Premio Nobel da Paz. Obrigado Reverendo por promover um mundo melhor.

  7. José Carvalho Postado em 30/Jul/2013 às 20:00

    O o arcebispo Desmond Tutu da Igreja Anglicana ou Católica Reformada,dissidência da Igreja Católica, surgida por questões políticas pelas mãos do rei Henrique VIII ainda traz o ranço dos usos e costumes de onde ela se originou, a Igreja de Roma, sempre estando ao lado do rei, do poder e do governo. Com o seu discurso sempre afinado com o poder e em agradar a tudo e a todos se aproveita da "deixa" das outras formas religiosas de pensar para se apresentar como a quem está em sintonia com a vontade popular, claro,num tremendo faz-de-conta, uma fábula religiosa, porque em todos momentos difíceis da História da Humanidade a Igreja de Roma sempre se mostrou ao lado dos despostas,tiranos e todo tipo de ditadores quer seja no Velho Mundo ou no Novo Mundo, foi assim com o Brasil durante a ditadura militar, na Alemanha de Hitler, na Argentina de Jorge Borgoglio, o papa Francisco, jesuíta, este durante a ditadura militar na Argentina mandou sequestrar crianças e seus pares da Companhia de Jesus - se lembram que o Brasil foi o última nação a expulsar os jesuítas do seu território ? Fundada por Inácio de Loyola é considerada a infantaria da Igreja de Roma - a Igreja Católica e a sua irmã siamesa, a Anglicana, têm dificuldades em se separarem do poder mesmo em países laicos e sobretudo nos países da América Latina. Espero,agora, que o proselitismo dúbio de um dos últimos monarca europeu se voltem para as questões da sua Cidade-Estado, o Vaticano, a fim de resolver os problemas de pedofilia entre seus clérigos e da corrupção instaladas há décadas no muros do seu potentado.

  8. Melissa Postado em 30/Jul/2013 às 22:32

    Ninguém escolhe ser homossexual, não é uma OPÇÃO e sim uma ORIENTAÇÃO.

  9. Barillo Postado em 31/Jul/2013 às 00:01

    Ele não prefere nada... Deus pode ser oque quiser,criou o Universo e não será o homem que dirá oque Ele pode fazer ou não. Se Ele é "homofóbico",sente e chore. Padre biruta...

  10. Inconstante Postado em 31/Jul/2013 às 01:39

    O papa já deu uma declaração similar a essa durante a passagem dele por aqui. Se a igreja seguir esse caminho muita coisa poderá mudar, pois sinceramente a homofobia é de uma tremenda imbecilidade, as pessoas tem que entender que faz parte da natureza humana e por isso compreensão e respeito são fundamentais para transformar o Brasil numa sociedade justa e igualitária, democrática.

  11. marcos Postado em 31/Jul/2013 às 07:41

    as lésbicas se masturbarem com o crucifixo em praça pública. o que é´isto?homofobia sei que não, Cristofobia? talvez. Esse público que reivindicaram respeito e direitos iguais?

  12. marcos Postado em 31/Jul/2013 às 07:45

    premio nobel, poderia a muitos anos mudar para premio político, isto não é certeza de alguém ser melhor, não se da um premio ao anonimo, que em certos casos mais esta interessado na causa do que na exposição e reverenciamento.

  13. paulo cesar rosati Postado em 31/Jul/2013 às 08:54

    Se é isso que ele prefere, então que seja...

  14. eumesmo Postado em 31/Jul/2013 às 09:30

    Haha, tá bom. Quero ver na hora do vamos ver se ele mantém a opinião dele. Pra mim essas frases são meramente políticas, apenas para gerar aceitação do grupo em questão. Pergunta para os Sr sabe-tudo-entende-tudo: Não concordar com o homossexualismo é preconceito? Não concordar com o Fluminense é preconceito? Não concordar que berinjela é gostosa é preconceito? Não concordar com a concordância de vocês é preconceito? Por que toda pessoa que não concorda com vocês é taxado de homofóbico, preconceituoso, hipócrita, fundamentalista e coisas abaixo? Não a respeito pela opinião alheia quando não concorda com a massa? Cordialmente, Maycon

  15. Yaçanã Postado em 31/Jul/2013 às 09:49

    Olá, o correto é orientação sexual.

  16. fragoso Postado em 31/Jul/2013 às 10:11

    É isto mesmo marcos, simples fantoche que agrada a muitos desavisados, e no caso parece que com discurso distorcido por alguns

  17. Edison Postado em 31/Jul/2013 às 12:14

    “Eu não veneraria um Deus que fosse homofóbico e é assim que me sinto para falar sobre isso”, afirmou. “Eu me recusaria a entrar em um paraíso homofóbico. Chegaria lá e diria: ‘sinto muito’, prefiro ir para ‘o outro lugar’”. Tutu também fez pesadas críticas a religiões e líderes espirituais que discriminam pessoas por suas opções sexuais. Nao entendi? ele é contra ou a favor? ele diz uma coisa.. mas critica outra pessoas que fazem isso tb!!! me expliquem.. acho que o cansaço tirou um pouco meu poder de interpretação de textos!

  18. Renato Postado em 31/Jul/2013 às 14:02

    Em pleno seculo XXI e ainda discute-se esses contos de fadas infantis de ceu e inferno. Premios ou punicoes que so serao dadas apos a morte de onde ninguem ja voltou e ninguem tem como provar. As pessoas deveriam ser mais sabias, pensarem por si so, serem criticas e largarem os conceitos de fe e pecado que sao simplesmente instrumentos de manipulacao.

  19. Alon Deon Postado em 31/Jul/2013 às 14:19

    Tudo que opõem nossas opiniões,pode passar de um pesadelo e se tornar tormenta eterna ou seja imferno.

  20. Guilherme Postado em 31/Jul/2013 às 17:56

    o correto é "orientação sexual"

  21. lidia emilse greco Postado em 31/Jul/2013 às 21:29

    As pessoas querem aprovação dos outros para fazer a vida que escolherão,acho que todas as pessoas homo,héteros e demaís,devem viver sua vida,discretamente,educadamente e sem dar satísfação a ninguem,querer aprovação dos outros e falta de segurança em sua escolha.

  22. LUIS CARLOS Postado em 10/Aug/2013 às 23:20

    Nobel da Paz: “prefiro o inferno a um paraíso homofóbico” ELE NEM PRECISA SE PREOCUPAR CXOM ISTO QUE É EXATAMENTE PARA ONDE VAI TIPOS COMO ESTES QUE FAZEM COMOM OS QUE APOIAM TASI DEPRAVAÇÕES HUMANAS, COM CERTESA NO CEU É QUE NÃO ENTRA ESTAS COISAS, ENTÃO SO RESTA É O INFERNO QUE ELE PEDIU VEJA DEUS NÃO É MAU MS SÃO ESTE TIPOS QUE FAZEM O MAL PARA SI MESMOS ! LAMENTO MAS É PARA LA MESMO QUE ESTAS INDO "SEU NÓBEL DE PAZ" QUE BLEFE DESCARADO, PAS SEM DEUS É O MESMO QUE PEDIR QUE NÃO QUER RESPIRAR !

  23. Jorge Paulo Correia de Souza Postado em 11/Aug/2013 às 04:59

    Me chamo Jorge,sou um lider religioso da cultura afro brasileira. Eu agradeço ao Desmomd TuTu pelo seu lindo trabalho,se todos lideres religiosos fosse igual a vc,nos realmente iriamos saber oque e viver em um paraiso!!! Eu tenho horror as religioes que querem pregar uma verdade absoluta,preconseito,discriminaçao ou qualquer tipo de visao egoista,individualista . Vamos todos olhar pra natureza e ver que oque constitui uma mata e a bildivercidade. Tutu porque que os homens nao consegue viver com as divercidades?

  24. simão Postado em 12/Aug/2013 às 21:17

    Cada um é livre para escolher o caminho a seguir. Sei que homossexualismo é inconcebível na sã doutrina. A Igreja deseja a salvação de todos, mas não faz questão de aumentar o número de fiéis. Ela faz questão sim é de melhorar a qualidade, ou seja, pessoas mais comprometidas com a VERDADE das escrituras, pessoas que amam Deus e respeitam a sua lei.

  25. Tony Montana Postado em 19/Aug/2013 às 10:40

    "Sei que homossexualismo é inconcebível na sã doutrina" tão santa que tanto indígenas VIRARAM CHURRASQUINHO DE GENTEaqui na América e na Europa

  26. José Carlos Postado em 20/Aug/2013 às 22:07

    Tenho uma dúvida, as religiões foram criadas pelos deuses ou pelos humanos?

  27. LUIS CARLOS Postado em 24/Aug/2013 às 14:18

    Renato, em 31 de julho de 2013 às 14:02 disse: Em pleno seculo XXI e ainda discute-se esses contos de fadas infantis de ceu e inferno. É, VOCÊ ESTA BEM ENCIMA DELE AGORA MESMO, É SÓ DEUS ABRIR A BOCA DO INFERNO E VOCÊ CAIR VIVO LA PARA DENTRO COM O ELE FEZ COM OUTROS, QUERES ISTO, DIGA QUE QUERES, LANCE ESTE DESAFIO, SE É QUE TEM TANTA CORAGEM ASSIM, MAS DEIXA EU TE DIZER ALGO, PRIMEIRO PEÇA PARA ALGUÉM LHE FILMAR GRAVAR VOCÊ FAZENDO ISTO, E DEPOIS OS RESULTADOS PORQUE NÃO ESTARÁS AQUI PARA CONTAR A HISTÓRIA, DEIXA QUE OUTROS CONTEM, JÁ QUE VOCÊ ESTARÁ LA E SABERÁ POR VOCÊ MESMO QUE ESTE LUGAR É TÃO REAL, MAS DO QUE VOCÊ MESMO ! QUANDO DERES TEU ULTIMO SUSPIRO, TEU ULTIMO RESPIRO DE VIDA AQUI VOCÊ SABERÁ COM CERTEZA QUE ESTE LUGAR É REAL ASSIM COMO O CÉU É REAL PARA AQUELES QUE PODEM CRER, NÃO APENAS OLHAR SEU UMBIGO E PENSAR QUE O UNIVERSO GIRA EM TORNO DELE ! VIDA SEM SENTIDO, SEM PRINCÍPIOS, SEM NOÇÃO, SEM CERTEZA DE NADA, O QUE TENS A OFERECER A ALGUÉM QUANDO ESTE ESTA ALI EM SEUS ÚLTIMOS SUSPIROS ? NADA, PORQUE ÉS NADA, UM PUNHADO DE PÓ, ISTO É O QUE CADA UM DE NOS SOMOS NÃO IMPORTANDO O TAMANHO, SOMOS APENAS UMA COLHER SE SOPA DE CINZAS NADA MAIS, ISTO A PARTE HUMANA, FÍSICA, MAS SOMOS BEM MAIS QUE ISTO! PORQUE, ME RESPONDE, O SOL NUNCA MUDA SEU TRAJETO ? A LUA O SEU TRAJETO E AS ESTRELAS ? DIGA SE É QUE SABES ? MAS AQUI OS BESTAS PENSAM QUE TERÃO UM MUNDO MELHOR E NÃO SABEM QUE ESTÃO ACELERANDO O PROCESSO DE DESTRUIÇÃO DE TUDO AQUI ? ESTA TERRA SERA DESTRUÍDA, PELA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL PARA OS FILHOS DE DEUS VIREM MORAR NELA SEM ESTES DEPRAVADOS DOS INFERNOS ASSIM COMO ESTES PILATOS DO DIA ! VOCÊS COM SUAS OPINIÕES E APOIOS A ESTES DEPRAVADOS É QUE ESTÃO TRAZENDO ESTA DESTRUIÇÃO EM MASSA DE TODAS AS PESSOAS AQUI DESTA TERRA, FIQUEM SABENDO DISSO VOCÊS QUE FAZEM E QUE APOIAM TAIS COISAS !

  28. Rick Postado em 31/Aug/2013 às 00:39

    -Isso tem alguma coisa em comum com os DVD's da série '' OS LUMINATES ''

  29. Arnaldo Ribeiro Postado em 11/Oct/2013 às 11:40

    A violência que ceifa vidas inocentes na SIRIA, á exemplo do resto do mundo; decorre da indiferença humana para o ALERTA DIVINO resumido na seguinte parábola bíblica: (Am.) - AMÓS: AMEAÇAS CONTRA DIVERSAS NAÇOES (São 31 letras e 4 sinais evidenciando que:) MÁS AÇÕES NO SER: A TRAÇA COME NAS VIDAS.