Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 19/Jul/2013 às 14:50
8
Comentários

Ibope coloca Lula à frente de Dilma

Ibope coloca mais pressão no PT pelo "volta Lula". Pesquisa revela que a presidente Dilma continua na liderança das intenções de voto, mas num cenário bem mais complicado do que se o candidato fosse Lula

lula dilma 2014 eleições pesquias

Apesar dos números favoráveis, Lula descartou a possibilidade de concorrer à Presidência da República em 2014 (Foto: Divulgação)

O clamor pelo “volta, Lula” deve crescer dentro do PT após a divulgação, nesta quinta-feira, de pesquisa Ibope/Estadão que mostra que o desempenho do ex-presidente tende a ser melhor que o da presidente Dilma Rousseff na eleição de 2014. Levantamento feito entre quinta-feira e domingo passados mostra que, contra os mesmo adversários, Lula atingiria 41% num primeiro turno, enquanto Dilma teria 30%.

No cenário com quatro candidatos a presidente, Dilma tem 30% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 22% da ex-ministra Marina Silva (sem partido), 13% do senador Aécio Neves (PSDB) e 5% do governador Eduardo Campos (PSB). Contra os mesmos adversários, Lula chegaria a 41%, enquanto Marina teria 18%, Aécio ficaria com 12% e Eduardo, 3%. Por comparação, a taxa de Lula é 37% maior que a de Dilma.

Num outro cenário, desta vez com cinco candidatos, Dilma teria 29% das intenções de voto, contra 21% de Marina e 12% de Aécio. Os três perdem um ponto porcentual com a entrada do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na disputa. Barbosa, aliás, aparece com 6%, na frente de Eduardo Campos, que fica com 5%.

Leia também

Nesse cenário, com Lula no lugar de Dilma, o petista chega a 39%, enquanto Marina cai para 17%, Aécio permanece com 12%, Barbosa fica com 6%, e Campos cai a 3%.

Queda

Segundo o Ibope/Estadão, a pesquisa divulgada nesta quinta-feira só pode ser comparada com levantamento feito em março, que apontou 58% de intenções de voto para Dilma. De lá pra cá, além da queda da presidente, a comparação mostra que Marina cresceu 10 pontos, Aécio ganhou 4 pontos e Campos oscilou de 3% para 5%. O que também subiu foi a proporção de votos nulo e branco, que subiram de 9% para 18%.

Após palestra sobre a política externa de seu governo, Lula foi questionado se havia possibilidade de ser candidato em 2014, e o ex-presidente voltou a negar a possibilidade: “Eu elimino [essa possibilidade]. Eu tenho candidata à Presidência da República. As pessoas sabem que não adianta bater na minha porta, a presidente Dilma é uma excelente presidente e uma excelente candidata”.

Marina

A queda de Dilma e a ascensão de Marina foram mais sensíveis entre os mais ricos. Entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, a presidente caiu de 43% para 19% das intenções de voto, enquanto Marina pulou de 18% para 44%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, as duas aparecem tecnicamente empatadas: Dilma tem 35% contra 34% de Marina. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 19/Jul/2013 às 20:01

    Mesmo assim o cara tem 39% das intensões de voto ... Depois de tudo que ele fez pelo Brasil. Tá certo ele, não concorreria droga nenhuma, deixava esse bando de babaca se lascar nas mãos do DEM-PSDB-PPS. Presidente bom foi o FHC. Governo bom será o da Marina.

  2. Vander Postado em 20/Jul/2013 às 11:46

    Meu Deus, só faltava essa agora.

  3. Rubens Fernandes Junior Postado em 21/Jul/2013 às 13:59

    FHC Fez muito pela estabilização de nossa economia, tudo bem, mas ele deixou de lado muitas questões sociais que só foram abordadas no governo Lula. Nenhum dos dois foram ótimos, mas comparado ao Sarney, ambos foram excelentes...

    • Lucia Postado em 03/Sep/2013 às 17:37

      Estabilização de nossa economia? Ele vendeu a Companhia Vale do Rio Doce à preço de banana, por 1/3 do valor que ela da ao ano! Isso é fazer muito por nossa economia? Ao meu ver não, pois ele deixou dívidas externas no Brasil absurdas. Quando Lula entrou, o Brasil logo depois passou a ter um superávit, o que temos que concordar que é uma ajuda a nossa economia. Gente, vamos procurar nos informar melhor quando quisermos comentar de política.

  4. Pedro Postado em 22/Jul/2013 às 04:30

    Lula lá! Só não dá pra botar a bláblárina nem o Aécio.

  5. Maria Candida Alves Postado em 08/Aug/2013 às 15:55

    Vai pra rua ex-presidente, e faz um teste sobre sua volta com o povo e não com sua militância paga.

  6. Jailson do Recife Postado em 13/Aug/2013 às 19:47

    Fala sério! Gente não foi pesquisa com intenção de votos, mas sim uma brincadeira de corrida dos tempo que Lula ainda trabalhava no sindicado em São Bernardo dos Campos. Colocaram uma garrafa de cachaça na garupa de uma bicicleta e um jovem ciclista tentando não ser alcançado pelos participantes, mas ele não foi páreo para o Lula, que disparou na frentes dos concorrentes ou melhor dos pinguços e agarrou a garrafa de cachaça.

  7. Famosos O Fuxico Postado em 21/Sep/2013 às 13:25

    é Dilma novamente junto com Lula