Luis Soares
Colunista
Compartilhar
EUA 10/Jul/2013 às 21:44
29
Comentários

Haitianos vestem camisas com frases estranhas doadas pelos EUA

Fotos mostram haitianos usando camisetas com frases estranhas doadas por norte-americanos. O mais irônico é que as peças foram fabricadas no Haiti, vendidas para lojas dos EUA e depois doadas para instituições de caridade, de onde acabam retornando para seu país de origem

foto haitiana camiseta haiti

Imagem – Paolo Woods

“Beije-me, eu sou loira”, “Não sou ginecologista, mas posso dar uma olhada”, “Ganhar um milhão de dólares não vai me transformar” e “Eu amo pizza” são algumas das frases estampadas em camisetas doadas por norte-americanos para o Haiti, conforme mostra um projeto fotográfico chamado “Pepe”. O que deveria ser um ato de caridade, revelam os fotógrafos, acaba sendo um desrespeito com haitianos carentes.

haiti camisas eua

Imagem – Paolo Woods

Nas imagens, feitas pelos fotógrafos Paolo Woods e Ben Depp, jovens, crianças e até idosos aparecem com as camisetas — e as frases “espirituosas” frequentemente impressas por marcas de roupas nos Estados Unidos. Além de a grande maioria dos haitianos não falar inglês — os principais idiomas no país são o creole e o francês –, a pobreza os leva a usar as camisetas.

Leia também

Conforme escreveu o site Blue Bus, “o mais irônico disso tudo é que as peças foram fabricadas no Haiti, vendidas para lojas dos EUA como Walmart e depois doadas para instituiçoes de caridade, de onde acabam retornando para seu país de origem”. Veja mais fotos abaixo:

haiti camisas eua

Imagem – Paolo Woods

.

haiti camisas eua

Imagem – Paolo Woods

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilherme Costa Postado em 10/Jul/2013 às 23:07

    Q trolagem!

  2. luiz carlos ubaldo gonçalves Postado em 11/Jul/2013 às 10:18

    Esses fds americanos só querem o bem deles próprios e mais nada o resto é que se foda!

  3. Kanella Postado em 11/Jul/2013 às 10:56

    Retirem as tropas brazileiras do Haiti!!!

  4. Wesley Postado em 11/Jul/2013 às 11:33

    Mas que tolice. O que importa mais? O texto de uma roupa ou a roupa para vestir? Se eu, por exemplo, tenho uma camiseta com texto engraçado, mas que é uma boa camiseta, não posso dá-la a quem precisa? Vão a quem não tinha o que vestir e que ganhou essas camisetas e perguntem se estão chateados por ganhar uma camiseta com texto tolo. Antes de criticar de forma tão estúpida uma coisa assim, façam por merecer: doem vocês roupas com textos adequados e de boa qualidade. Aí sim podem falar algo.

  5. Isaac Postado em 11/Jul/2013 às 11:33

    Vou considerar isso como coincidência, mas sei como os EUA podem ser desprezíveis.

  6. Suesia Aguiar Postado em 11/Jul/2013 às 11:37

    Muitas dessas camisas são photoshop reparem que elas estão gastas mas as frases estão com as cores vivas e algumas estão até meia chapadas sem o movimento que teriam se estivessem impresas no tecido. Sem credibildade nenhuma. E outra os USA recebem milhoes de imigrantes haitianos principalmente no estado da Florida tem muitos deles. E eles são respeitados e tem melhores condições do que no pais que vivem, existem escolas publicas onde eles podem aprender o inglês e muito conseguem viver dignamente. Infelismente isso sempre vai existir paises pobre e paises ricos e um fato. Nenhum sistema até hoje se mostrou melhor que o capitalismo para o mundo realmente tem as suas disvantagens mas até que se crie um sistema melhor e mais iqualitario e ele que domina o mundo. Antes de criticar qualquer pais do mundo devemos olhar para o nosso terreiro e lutar por mais diginidade dentro do Brasil! E comum ver brasileiros se importândo tanto com paises como os USA fasendo discurso de odio quando deveriam estar usando toda essa energia com o Brasil com as injustiças ocorridas dentro do seu pais. Obrigada a todos.

  7. elnides Postado em 11/Jul/2013 às 11:37

    Nem olhei essas camisetas de mau gosto. Fixei nos rostos dos haitianos. Que jovens lindos! A pele muito lisa e simetria perfeita do rosto. São lindos.

  8. Sérgio Luiz Postado em 11/Jul/2013 às 11:42

    Suesia Aguiar, aulas de língua portuguesa e mais leitura não te farão mal.

  9. Cacique Postado em 11/Jul/2013 às 11:50

    Não vi evidência nenhuma de photoshop. Acho que é realmente uma brincadeira de muito mal gosto, fruto de mentalidades tacanhas de gente que despreza pessoas pobres. Possivelmente gente racista.

  10. Camila Soares Postado em 11/Jul/2013 às 11:57

    E como Suesia, seguem pessoas que defendem veementemente a desigualdade, os EUA, idolatrando o capitalismo e tento esse discurssozinho de que não existe sistema melhor que este. Ora, me poupe, é muita ignorância pra uma pessoa só!

  11. Leila Postado em 11/Jul/2013 às 12:10

    eh, Suesia, cada um acredita no que quer. Até voltei para dar uma olhada nessa conversa de photoshop, que nada. Eu até acho que é mesmo coincidência, mas não deixa de ser relevante.

  12. Prycyla Postado em 11/Jul/2013 às 12:13

    Nossa! Gente, pra onde é que nós vamos, hein? Vai ser ruim assim na pqp!

  13. Patricia Postado em 11/Jul/2013 às 13:14

    Ora pelotas, quem nunca viu um peão de obra com uma camiseta do megadeath comentando do próximo show do Calypso com o colega que atire a primeira pedra. XD

  14. José Postado em 11/Jul/2013 às 14:10

    Pra quem tá se afogando, jacaré é tronco. Os haitianos certamente estão gratos pela caridade americana.

  15. Jonas B. Postado em 11/Jul/2013 às 15:09

    Lindas camisetas! Adorei.

  16. juliano Postado em 11/Jul/2013 às 15:18

    eu achei alto estilo e nenhuma depreciação ou racismo ;)

  17. Barbosa Postado em 11/Jul/2013 às 16:01

    Não vejo nenhum problema em ter essas camisas. Melhor ter essas do que nenhuma, que nem o próprio governo haitiano deu para seus cidadãos, e por causa disso o americano é FDP? Cadê o raciocínio? Não há. A camiseta sobre a ginecologista é ótima. Não sejam estúpidos perdendo o senso de humor.

  18. Barbosa Postado em 11/Jul/2013 às 16:05

    Mais irônico ainda são os brasileiros que vão para os EUA comprando essas camisas por escolha própria, o que é pior, não é? Vai lá com seus comentários de baixa inteligência, Luiz Carlos.. E o brasileiro cuida de seus semelhantes? o resto do mundo? Não é por isso que tem quase uma revolução agora seu babaca? Exato: melhor parar de falar disparates. : )

  19. Oderlan Postado em 11/Jul/2013 às 16:26

    Cuidado.... Obama esta vendo seus comentários...

  20. Duh Postado em 11/Jul/2013 às 19:17

    Por isso que, quando tem "desastres" lá, nem me comovo... Eu quero é que eles se IMPLODAM mesmo! (N.S.A... search for me) ; D

  21. Thiago Teixeira Postado em 11/Jul/2013 às 20:36

    Show Suesia Aguiar!

  22. Lucio T Postado em 11/Jul/2013 às 20:42

    Vocês são chatos pra cacete... 200% de certeza que mesmo que os Haitianos soubessem o que está escrito nas camisetas, não estariam se importando nem um pouco com isso. Alguém acha realmente que os americanos estão deliberadamente selecionando camisetas com frases engraçadas pra enviar para lá? Essas são algumas que foram selecionadas para aparecer nas fotos (dentre diversas outras com design mais "neutro"). Agora, ao invés de vocês perderem tempo no sofá procurando motivos fúteis para reclamar dos EUA, seriam muito mais úteis aos Haitianos se enviassem algumas camisetas para lá (como os tais americanos estão fazendo). E podem mandar com ou sem frases engraçadas. Tendo um camisa para vestir é o que importa para eles. Não importa o que vem escrito..

  23. François Postado em 11/Jul/2013 às 22:39

    Terão que ir até a revolução do Haiti para entenderem a tal zombaria.

  24. Luciano Postado em 12/Jul/2013 às 14:33

    "A SUA MELHOR ROUPA É A SUA AUTO ESTIMA." Eles precisam de roupas para vestir e daí o texto?

  25. Marcos Postado em 12/Jul/2013 às 20:51

    Bobagem isso ae kkkkkkkkkk, fala sério, uhaauauhuha.

  26. Sandra Reynaldo Postado em 13/Jul/2013 às 18:17

    A Suesia tem toda razão. Se ele cometeu erros de português, é daí? Eu me incomodo quando leio um texto com erros de português, mas o discurso dela foi muito coerente. E ela fala justamente sobre como temos que focar nos nossos problemas antes de tentar resolver os dos outros. O que significaria, Sr. Sérgio Luiz, que algumas aulas de boa educação cairiam muito bem no senhor. E ela tem toda razão quando fala de Photoshop. Basta observar o braço do rapas de camiseta preta e dizeres coloridos. É nítido. Espero que esse povo sofrido consiga encontrar seu caminho.

  27. Wilson Alves Postado em 25/Oct/2013 às 13:13

    Mas criticar é fácil demais mesmo.. E você ? Que prega que os EUA são o demônio do mundo .. Doou o que pros Haitianos ?