Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Senado Federal 11/Jul/2013 às 17:18
11
Comentários

CPI investigará espionagem dos EUA

O Senado aprova instalação de CPI para investigar denúncia de espionagem dos EUA para monitorar e-mails e ligações telefônicas no Brasil

vanessa grazziotin cpi espionagem eua

Senadora Vanessa Grazziotin (Foto: Agência Senado)

O Senado aprovou nesta quinta (11) a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a denúncia de espionagem dos Estados Unidos para monitorar e-mails e ligações telefônicas no Brasil. O requerimento de criação da CPI – de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – foi lido na madrugada desta quinta-feira (11) no plenário da Casa.

A proposta recebeu 41 assinaturas – 14 a mais que o mínimo necessário. A CPI terá 11 membros titulares e sete suplentes que terão 180 dias para investigar a denúncia, com o limite de despesa de R$ 280 mil.

“[A senadora Vanessa] Grazziotin conseguiu as assinaturas, que foram conferidas, e já há recursos previsto para as despesas da CPI. Isso é bom porque poderemos ter a investigação e as respostas que todos cobram”, disse o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Leia também

Para que a comissão seja instalada, o próximo passo é a indicação, pelos líderes dos partidos, dos nomes que vão compor a CPI. Segundo Vanessa Grazziotin, o processo deve ser rápido, mas com o início do recesso parlamentar na semana que vem, a instalação da comissão só será feita na volta dos trabalhos, no dia 1º de agosto.

Agência Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. FERNANDA Postado em 11/Jul/2013 às 18:42

    HUMMMMMMMMMMM.... QUANDO VEM ESTA HISTÓRIA DE INSTALAR UMA CPI E O SENADO.... AIIIIII.... ISSO JÁ ME DÁ UM DESÂNIMO.... SERÁ QUE DESTA VEZ ENQUADRAM O PSDB OU VAI FICAR COMO O MENSALÃO TUCANO???

  2. Wesley Postado em 11/Jul/2013 às 19:03

    PCdoB? Como é possível aceitar a existência de um partido com raízes stalinista e maoísta? Se pode haver um partido político assim, por que não pode haver um partido nazista ou satanista? Quanto atraso o Brasil vive em relação aos países desenvolvidos. Aceitar que exista um partido que lamentou a morte do ditador da Coréia do Norte.

  3. Thiago Teixeira Postado em 11/Jul/2013 às 19:10

    Gosto dos assuntos que são abordados pela Senadora Vanessa Grazziotin.

  4. Marcos Postado em 11/Jul/2013 às 21:43

    PCdoB deveria ser extinto, é um desrespeito aos milhões de mortos, maldita ideologia apenas a mais assassina da historia da humanidade.

  5. Geralt Postado em 12/Jul/2013 às 04:51

    kkkkkk... é incrivel a "criatividade" de alguns pro eua nos comentarios aqui kkkkkk

  6. Kazuhiro Uehara Postado em 12/Jul/2013 às 11:19

    O think-tank( lavagem cerebral pró ianque) está municiando alguns intelctuais doutores da academia?

  7. Luiz Fernando Postado em 13/Jul/2013 às 09:52

    Wesley e Marcos representam muito bem a mentalidade entreguista e reacionária em nosso país, aceitando não só a espionagem estadounidense, como também puxando para baixo a luta contra um dos maiores cânceres no Brasil de hoje: o think-tank, que tem potencial para ser tão assassino quanto, ou até mesmo mais assassino do que eles acham que o socialismo foi...

  8. Marcos Postado em 13/Jul/2013 às 17:32

    Se aliar com países não falidos é ser entreguista, sinceramente entregar a nação a miséria é se aliar com a Bolívia, Venezuela e outras piadas mundiais.

  9. Wesley Postado em 14/Jul/2013 às 01:43

    Luiz Fernando, você é analfabeto funcional? Eu não falei nada sobre os EUA, eu critiquei a existência de um partido cuja ideologia matou milhares de pessoas, assim como o nazismo. É óbvio que sou contra a espionagem. Me admira o que os EUA estariam espionando no Brasil. Uma nova forma revolucionária de corrupção que os brasileiros inventaram? Fora isso aqui não tem nada pra espionar. Países pra se espionar são os países do oriente médio, a China e a Rússia - esses que representam o perigo aos EUA.