Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Juristas 23/Jul/2013 às 00:38
114
Comentários

Assessoria de Barbosa tenta explicar afronta à Dilma

Assessoria de imprensa de Joaquim Barbosa tenta explicar atitude grosseira do presidente do STF

Eduardo Guimarães, em seu blog

joaquim barbosa papa dilma

Por que Joaquim Barbosa afrontou Dilma? (Imagem: Reprodução)

Cada membro da assessoria de imprensa do ministro Joaquim Barbosa merece até o último centavo de seu salário, pois não passa um dia sem que assessorado obrigue assessores a produzirem verdadeiros malabarismos para explicar seu comportamento bizarro.

Durante a recepção ao Papa Francisco no Rio de Janeiro, enquanto este e Dilma Rousseff, lado a lado, recebiam cumprimentos de autoridades e personalidades, Barbosa cumprimentou o líder religioso e ignorou a presidente.

A falta de educação de Barbosa foi tão acintosa que até a comentarista de uma rede de televisão notou (veja o vídeo aqui). Em pouco tempo, os grandes portais de internet já comentavam a afronta do presidente do Judiciário à presidente do Executivo.

Leia também

À noite, começou a ser divulgada mais uma “explicação” da assessoria de imprensa de Barbosa para o inexplicável, como a criada quando insultou pesadamente um jornalista de O Estado de São Paulo por perguntá-lo sobre um assunto que não queria comentar.

Veja a explicação que os heroicos assessores do temperamental presidente do STF produziram:

“O ministro e várias outras autoridades ficaram com a presidente Dilma em uma sala, antes da chegada do papa e, como os dois já tinham se cumprimentado e conversado antes, provavelmente, Barbosa achou que não era o caso de cumprimentá-la novamente”

É ocioso dizer que não cola. Joaquim Barbosa pode ser um desequilibrado, mas não é burro. Sabe perfeitamente que todas as normas mais comezinhas de convivência social impõem que até adversários se cumprimentem em situações solenes. Um homem ignorar uma mulher após cumprimentar outro homem ao lado dela é só um agravante.

Se a explicação de Barbosa… Ou melhor, se a explicação da assessoria de Barbosa não cola, tampouco cola que sua atitude não tenha sido estudada. Não havia uma situação de tensão para ele agir daquela forma, fosse por descuido ou por raiva.

Por que ele seria mal-educado com uma pessoa com a qual estivera minutos antes em situação de normalidade? Aliás, o sorriso que Dilma deu a quem a maltratou no momento em que a estava maltratando e a reação de constrangimento dela em seguida mostram que não fazia a menor ideia de que algo como aquilo pudesse ocorrer.

Bem, o que o blog apurou é que andam dizendo “nos bastidores” que a razão do tratamento diferenciado de Barbosa a Dilma em privado e em público não tardará a ser conhecida. Só não foi possível descobrir que razão é essa. Mas que ela existe, garantiram que existe.

Que o resto fique para a imaginação de cada um. A minha já produziu uma teoria, mas seria leviano compartilhá-la sem maiores certezas.

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcos Postado em 23/Jul/2013 às 00:48

    Diplomas, certificados, posição social, cargos importantes...ser culto e falar bonito... bem, o que vale isso tudo sem a velha e boa educação?

  2. Leonardo Postado em 23/Jul/2013 às 00:49

    Quero ver o candidato Barbosa sendo tão mal educado nas eleições do ano que vem, estou especulando, óbvio.

  3. oly Postado em 23/Jul/2013 às 01:09

    Protocolo é protocolo, seja que eles estiveram juntos onde for... e como for... ele deveria ter dado a mão cumprimentando-a sim... de que serve o conhecimento, o diploma, etc... sem a cortesia, educação, urbanidade? mesmo com diferenças, problemas y ou desavenças a visita não tem porque ver o tomar conhecimento disso! nem ele dar a imagem de ordinario e bruto!!!

  4. ALEXANDRE Postado em 23/Jul/2013 às 01:10

    A AFRONTA FOI TÃO EXPLICITA QUE MUITO PROVAVELMENTE O PRÓPRIO PAPA TENHA NOTADO A ATITUDE MAL-EDUCADA DO PEQUENO SUJEITO. TAL AFRONTA NÃO ATIGE APENAS A ILUSTRE PRESIDENTE DILMA, ATINGE A TODOS OS SERES HUMANOS DE BOM-SENSO E DE EDUCAÇÃO ILIBADA. ESTE SENHOR BA(R)BOSA MERECE O ESQUECIMENTO. QTO MAIS ALTO, MAIOR O TOMBO, AGUARDE SUJEITINHO, TUA HORA ESTÁ CHEGANDO.

  5. dalmir Postado em 23/Jul/2013 às 01:12

    Navios negreiros damos-lhe graças. O menino escravo e negro quando chegou de Angola não tinha nome. O feitor mandou batizar e vendeu-o com nome de gente branca. "Vai se chamar Joaquim. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo". "Preto Joaquim" moeu cana, capinou, foiçou, arou e plantou. Fim do dia, caído de cansaço, o feitor terminava por arriar o "preto Jaquim" acorrentado e sob a taca. Hoje, vestido de toga preta, Joaquim acorrenta o bando de brancos que lhe imploram alforria. E a bandeira, que era vermelha, está corada de vergonha. Dalmir Lott (ao juiz Joaquim Barbosa , sobre o julgamento do mensalão).

  6. hermes agnelli Postado em 23/Jul/2013 às 01:19

    Este homem não tem a minima noção do que é compostura, ofendeu ostensivamente o Idolo Maximo dele pois deve ser um carola de igreja mineiro, insultando de modo reles, acintoso a anfitriã do Supremo Prelado, a Senhora Presidente do Brasil. É o verdadeiro rottweiler que os condominos sonham em adquirir, p’ra zelar fielmente pela segurança da fragil vida de condomino…

  7. Antonio Carlos Postado em 23/Jul/2013 às 01:28

    Senhores, a presidente Dilma estava apresentando as pessoas ao Papa. Deviam cumprimentar somente o Papa. Vejam como os cardeais, mais acostumados aos protocolos, somente cumprimentam a presidente e não o Papa. Erraram os que cumprimentaram a presidente. A assessora do Barbosa precisa se informar melhor e este meio de comunicação tambem.

  8. Sérgio Fergon Postado em 23/Jul/2013 às 01:33

    A atitude dele, é a mesma da revolta do povo. Essa é a minha opinião, ela ignora as decisões do Presidente do STF e ele a ignora como pessoa arrogante que é. Resumindo, bem feita! Toda ação tem uma reação.

  9. Rodrigo Postado em 23/Jul/2013 às 01:53

    Claro, foi de propósito e todos nós somos robôs ou estamos na matrix...

  10. Alvaro Postado em 23/Jul/2013 às 01:55

    Joaquim Barbosa fez o que NINGUÉM teve coragem de fazer!!! Há coisas mais importantes do que tecer opiniões pessoais sobre situações onde nem sequer temos conhecimento de todos os lados da moeda!

  11. soniadivina Postado em 23/Jul/2013 às 02:10

    Uma imagem valepor mil palavras!dançou Jbarbosasilveriodosreis!

  12. marcos d'avila Postado em 23/Jul/2013 às 02:17

    Parabéns ao Barbosa. Creio que o jornalista quer ver seu candidato no poder.

  13. Alexandre Postado em 23/Jul/2013 às 02:20

    Barbosa é ridículo. Foi uma atitude hipócrita (já que Barbosa tem vários telhados de vidro) e tremendamente mal educada. Ele não está no STF ainda? Se quer ter atitude, deveria antes abdicar do cargo. Palhaço.

  14. Metagestão Postado em 23/Jul/2013 às 02:32

    Não canso de afrimar que saber é diferente de sabedoria. O Barbosa pode ter ótima formação e muito saber, mas não tem sabedoria. Seu comportamento de hoje, foi deplorável. TUDO QUE O BRASIL NÃO PRECISA É DE UM PRESIDENTE TEMPERAMENTAL E MAL EDUCADO! Talvez, mais gente tenha observado o fato e parem de endeusá-lo. PROPAGANDA EXAGERADA, DE UMA PESSOA DESCONHECIDA QUE JÁ ANDA APRONTANDO... Aliás, é uma experiência que já vivenciamos com a eleição de Fernando Collor... Não chega?

  15. Cristina Radtke Postado em 23/Jul/2013 às 02:35

    Belo exemplo de Ministro Joaquim Barbosa,mostrou que o STF também tem gente analfabeta social e políticamente. Que feio ministros!!!!

  16. Waldomiro Pereira da Silva Postado em 23/Jul/2013 às 02:45

    o barbosa foi simplesmente o barbosa, simples assim.

  17. Getúlio Jorge Cidade Postado em 23/Jul/2013 às 03:28

    Esse negão nunca me enganou. Julga-se acima de todos e nesta oportunidade quis aparecer para a mídia, mas tudo que conseguiu foi mostrar-se mal-educado.

  18. Luciano NariHuck Postado em 23/Jul/2013 às 04:37

    PARABÉNS SENHOR ESCRAVO DOS PATRICIADOS. VC DEVE ESTAR DEIXANDO ORGULHOSOS SEUS ANTEPASSADOS SE VENDENDO A CASTA E DESCENDENTES DAQUELES QUE ESCRAVIZARAM-LOS. ENGULA TUDO O QUE VC ESCONDEU DO MENSALÃO, INCLUSIVE O ENVOLVIMENTO DO SEU FILHO E SEU FAVORECIMENTO PESSOAL COM A REDE GLOBO

  19. Francisco Costa Postado em 23/Jul/2013 às 06:06

    Pegou mal JB !!! O Mundo todo percebeu a sua atitude, no mínimo, deselegante.

  20. Renio Quintas Postado em 23/Jul/2013 às 06:44

    É uma excelência energúmena, uma excrescência desumana um clone de si mesmo coitado, nao cabe no cargo. A mascara de bom moço, que nunca me enganou agora despedaçou!

  21. Max Postado em 23/Jul/2013 às 07:05

    Eu achei estranho no inicio, mas depois vi que outros ministros tiveram o mesmo comportamento, e a própria Dilma, ela sequer olhou na cara de vários que ali passaram. Quando as pessoas que vieram com o papa começaram a subir, aconteceu ao contrario essa situação com alguns. Aquilo ali era o momento da Dilma apresentar o seu pessoal ao papa e o papa apresentar os dele a Dilma. Também não gosto da postura arrogante dele em varias situações, mas querer achar cabelo em ovo é sacanagem!

  22. ALCEMIR Postado em 23/Jul/2013 às 07:45

    SE FOSSE MEU PAI, IA ME ESCONDER PELA VERGONHA Q ELE FEZ. MAL EDUCADO NO PODER!

  23. Chico Pereira Postado em 23/Jul/2013 às 07:46

    Que o "protocolo" não tire a autenticidade de uma pessoa...

  24. Diego Postado em 23/Jul/2013 às 07:51

    Barbosa é nota 1000!

  25. Josadaque Vieira Postado em 23/Jul/2013 às 07:54

    Depois que juiz entra na justiça pra diminuir a idade e o pres. faz isso.é foda quinca

  26. Professor -Domingos Divino Postado em 23/Jul/2013 às 07:54

    Eu fico envergonhado; do Mundo ver mais uma cena ridícula, desrespeitosa, de um senhor que deveria dar bons exemplos para toda a Nação brasileira. Mais o que vemos é isto, mais aquilo ...isto também é corrupção, este infeliz mostra que as autoridades não são dignas de respeito para jovens e adultos desenformados e mal educados ...; afinal Ele Barbosa, presidente do Supremo Tribunal federal de Justiça tem o dever de DAR BONS EXEMPLOS, mas o jargão popular que diz " Que cada um só dar o que tem"; então ele serve exatamente para ser o Ícone da Justiça brasileira, que faz" todos os favores para os Amigos, e para os inimigos todos os Rigores da Lei". O que se ver nesse pais é isso, pessoas despreparadas para" seus cargos", pois Eles não são, ELES ESTÃO no poder, e tudo é passageiro, tudo é empréstimo ..., pois o dono das Instituições é o POVO, e a renovação é inevitável, pois todos envelhecem e morrem. E como A Sra. Dilma estar presidente da Nação Brasileira - Ela representa o povo brasileiro, e o povo Brasileiro merece respeito, o ato atabalhoado, ridículo, inapropriado para a posição que Ele Joaquim barbosa ocupa é Imperdoável, pois ele desrespeitou toda Nação brasileira naquele momento tão especial.

  27. Tomaz Postado em 23/Jul/2013 às 08:08

    Esse camarada aí já deu claros sinais de sua arrogância e falta de educação, sem contar da truculência e tentativa de subordinação e sobreposição sobre as demais pessoas que não se postam às suas vontades. Dê, embora que mínimo, o poder ao homem e o conhecerá

  28. Conceicao Sousa Postado em 23/Jul/2013 às 08:17

    Isso só prova o que realmente ele é.

  29. Carlos Postado em 23/Jul/2013 às 08:21

    É que ele está acostumado a bater em mulheres e não a cumprimentá-las...

  30. Patricia Postado em 23/Jul/2013 às 08:25

    Nunca imaginei esse senhor como candidato a presidente, se na presidência do STF o poder já subiu a cabeça, imagina como presidente do Brasil. Ah Barbosinha é o que da andar em companhia de artistas, ele esta se achando um pop star ahahahahaha MAL EDUCADO, eu me senti envergonhada pelo sua atitude!

  31. Jurema Yonamine Postado em 23/Jul/2013 às 08:28

    Os coxinhas, que ele repesenta, adoraram. Mas a Presidenta Dilma ali, representava o Brasil.

  32. brasileiro e educado Postado em 23/Jul/2013 às 08:32

    Sou um siples mortal de pouca educacao por nao ter oportunidade de estudar mais nao sou mau educado ele foi infeliz em nao conprimeta-la a senha dilma e um ser humano e merece respeito seja presidenta ou quaquer pessoa nao inporta merece respeito tanto com o papa tanto o povo que estava asistindo a solenidade de apresentacao foi de uma infelicidade qu3 da do juaquim barbosa quem sou eu para dizer tal coisa mais vou dizer asim mesmo cade a sua educacao que vc estudor como vvc chegou a ser juiz do supremo com essa educacao como nos brasileiros vamos poder lhe comprimentar se vc nao sabe comprimentar as pessoas me descupe presidente do supremo mais estava entalado

  33. PHILIP Postado em 23/Jul/2013 às 08:38

    NÃO ADIANTA SER TÃO CULTO, SE NÃO TEM EDUCAÇÃO. PELO MENOS CUMPRIMENTASSE COM A CARA AMARRADA.

  34. Gabriel Postado em 23/Jul/2013 às 08:44

    Se essa postura se mantiver até o final da vida dela, bata palmo e não chamo de mal educado.

  35. JOÃO LUCIO Postado em 23/Jul/2013 às 08:45

    Apesar de td ., não concordo com ele , ela é a autoridade maxima do nosso pais e ele foi deselegamte .

  36. marta Postado em 23/Jul/2013 às 08:50

    Esse se repugnante nunca me enganou. Só o fato de ele ter chegado onde chegou já me dava a dica de quem ele era. Agora está ficando mais visivel ao restante da população o que eu já tinha certeza. O povo brasileiro precisa muito se informar, ler, investigar a fundo o meio político. Só assim saberá exatamente "o que é " e "quem é" cada um desses que estão não poder. Não existe máscara que resista a quem sabe da verdade. Marta

  37. marcia Postado em 23/Jul/2013 às 08:51

    Educação é coisa que passa longe do BARBOSINHA.Afinal,ali estava a CHEFE de ESTADO do BRASIL e o mínimo que ele tinha que fazer era cumprimentá-la.Foi super grosseiro,inclusive com o Papa.

  38. A verdade é fato Postado em 23/Jul/2013 às 08:53

    Ah galera... essa SENHORA que se diz ser nossa PRESIDENTA da república não merece cumprimento algum, falta de vergonha na cara.. e infelizmente a maioria dos brasileiros tem memória curta.. ah 15 dias atras todos estavamos querendo mudar o país.. mudar os conceitos sobre a nossa política e agora simplesmente esqueceram.. e isso foi o que essa mulher queria.. que nós nos esquecêssemos das coisas.. das ideologias.. ele fez certinho em não cumprimentar pois infelizmente na situação que nosso BRASIL se encontra essa PRESIDENTA não tem nenhum mérito para ser cumprimentada. Ela deveria era estar cuidando do BRASIL.

    • Ligia Postado em 14/Nov/2013 às 19:51

      Não postou seu nome? Pq? A verdade não tem nome?

  39. Alexandre Postado em 23/Jul/2013 às 08:58

    É hilário ver os comentários dos espectadores raivosos pela quebra do protocolo do espetáculo, o pão e circo não vai acabar, apenas mudaram um pouco a pauta!! Existe algo de podre no reino deste país e está cada vez mais explícito mas não se confundam, o pão e circo não vai acabar, não vão tão cedo mexer no queijo dos raivosos.

  40. Weller Postado em 23/Jul/2013 às 09:01

    Que triste fim desse pústula infecto, mal educado, prepotente e burro. É um anencéfalo cultural. Como pode uma besta quadrada dessa chegar a instancia máxima do judiciário Brasileiro? como?

  41. Carolina Postado em 23/Jul/2013 às 09:01

    É uma tristeza, um ato contra uma mulher presidente...bem que os próprios colegas de STF já falam sobre este senhor e seu histórico de agressão contra mulheres!

  42. Lívio Adelson Postado em 23/Jul/2013 às 09:03

    Também acho que ele vai ser candidato a Presidente. O Presidente do Brasil das organizações Globo, Joaquim Plim Plim Barbosa. Com certeza ele seguiu um script para esta solenidade internacional. Mais uma vez, posou de herói e fez da Dilma a vilã. Ou, no mínimo, se fez boçal por se sentir um ator global.

  43. Alexandre Postado em 23/Jul/2013 às 09:07

    Confundem educação com ato político, todos os atores em pauta desempenham um papel social, não pessoal. O Presidente Roosevelt não foi mal educado quando terminou o tratado comercial com o Japão em 1939, quando respondiam com condenação e pressão diplomática as ações dos japoneses na China, entre outras ações, isso não foi falta de educação, isso foi ação política para colocar os EUA na primeira guerra mundial. è óbvio que tais ações foram calculadas e tiveram as consequências esperadas. Hilário.

  44. Adamastor Postado em 23/Jul/2013 às 09:09

    Antes de julgar a postura do Sr. Joaquim, primeiro deveríamos procurar saber o que ocorre nos bastidores do poder, principalmente por ser ele, Joaquim Barbosa, o precursor da possível queda do PT. Será que a educação que está sendo exigida é a mesma educação dada ao próprio Joaquim nos corredores políticos? Portanto, se assim agiu publicamente, se querer cumprimentar a presidente Dilma, de certo, no mínimo, não quis ser falso moralista e "baba ovo" com quem não mantém a recíproca educacional.

  45. ATENAGORAS Postado em 23/Jul/2013 às 09:18

    ESSE NEGÃO É CARNE DE PESCOÇO, OSSO DURO DE ROER E SEM EDUCAÇAO.

  46. dilma celia de carvalho Postado em 23/Jul/2013 às 09:21

    EDUCAÇÂO VEM DE BERÇO. LOGO SE VÊ QUE ESSE CARA NÂO TEVE NADA DISSO> DEPOIS UM ELEMENTO DESSES VEM FALAR MAL DE LULA. O EX_ PRESIDENTE JAMAIS FARIA ISSO COM UMA MULHER SEJA ELA PRESIDENTA OU FAXINEIRA.

  47. Magali Postado em 23/Jul/2013 às 09:21

    Entre estas e outras o caráter do sujeito vai sendo revelado!!! Herói da extrema direita brasileira, cordeiro do tucanato! Sua arrogância e presunção contrasta com a humildade do Papa.

  48. Ricardo Rangel Postado em 23/Jul/2013 às 09:27

    Alexandre, seu comentário nos ofende e menospreza. Você que sabe tanto devia ter observado que todos perceberam a jogada política, mas ele representa um poder independente e não devia utilizá-lo, e o momento, para gestos políticos. Quer ser candidato abandone o cargo e filie-se a um partido (PSDB). Não pense que sabe mais do que outros filho, seja menos "boçal".

  49. Edmo Fraga Postado em 23/Jul/2013 às 09:34

    ALGUMA COISA DEVE HAVER ENTRE ELES, NÃO DEVE TER SIDO À TOA!__QUEM SABE ESSA EUFORIA DOS PETISTAS FAZENDO PEDIDINHO PROS MENSALEIROS TENHA CANSADO O PRESIDENTE JOAQUIM.....

  50. Rodrigo Postado em 23/Jul/2013 às 09:48

    Afronta "A DILMA"? Ela é a Rainha da Inglaterra (ainda que fosse, falo mais pelo sentido figurado)? Dilma é a deusa na Terra? Deixar de cumprimentá-la é falta de educação, quebra de protocolo, mas não uma afronta. Dilma não é dona do cargo que ocupa. Se quiserem falar em afronta à figura da presidência, vá lá. Mas essa mania de confundir o público com o privado... O país com o próprio quintal... Mais recentemente o tucano fazia isso e era criticado, mas o petista consegue se sair ainda melhor!

  51. carlos Postado em 23/Jul/2013 às 09:55

    Acorda, a questão não é "EDUCAÇÃO'', ... so quer dizer que Barbosa não concorda com o governo que Dilma faz, e ele quis deixar claro

  52. Marcus Vinicius Postado em 23/Jul/2013 às 09:56

    Já ouviram falar em ato falho... essa postagem está fazendo tempestade em compo d´água, a própria Dilma e outros componentes do alto escalão nacional já cometeram tais atos... mestres de cerimonia e acessores existem para que personagens que devam cumprir as mais refinadas atitudes relacionadas a situações políticas e diplomáticas. Infelizmente as pessoas julgam o caráter das pessoas baseadas em fatos pontuais e fora do contexto, isso digo para todos tanto a Presidenta, quanto Ministros e outros personagens da política. Resta saber se a ética é só para comentar ou para ser vivida no dia a dia de todos os cidadãos!

  53. oscar Postado em 23/Jul/2013 às 10:00

    Esse cara é uma anta! (Peço desculpas à anta pela comparação!) Grosso, sem educação, um nojo, dá vontade de vomitar!

  54. Lucas Luz Postado em 23/Jul/2013 às 10:09

    Antes Jânio Quadros. Depois Ditadura. Mais adiante Collor de Mello. Agora vem o Barbosão. Vocês merecem.

  55. Leonardo Postado em 23/Jul/2013 às 10:10

    Este ser merece ser caçado do cargo que exerce... Ele não tem o mínimo para ocupar este cargo.... Fora JB tucanóide...

  56. Nazaré Postado em 23/Jul/2013 às 10:12

    Não adianta! educação vem mesmo de berço e isto parece que o senhor Barbosa não tem mesmo. Basta lembrar dele dormindo na fuça d todos em plena sessão... o cara é tosco. Agora essa afronta direta contra a Dilma tem uma explicação tão obvia quando a grosseria de sujeito: machismo! Lamentavel, mas faz parte do comportamento de pessoas estúpidas mesmo. Só mais um.

  57. Felipe Postado em 23/Jul/2013 às 10:18

    Vira e mexe, nas reuniões do STF, o Ministro Joaquim Barbosa critica as atitudes de Lewandowski. E vira e mexe, vemos ele sendo mal educado com alguém, seja ministro ou não. Espero que os seus "fãs" percebam o quanto é hipócrita antes que seja tarde demais.

  58. Djavan Carvalho Postado em 23/Jul/2013 às 10:19

    Se ele aperta a mão dela, aparece noticia dizendo que ele esta do lado de Dilma ( consequentemente do PT ) ainda mais se "abrandar" algum tipo de condenação... [ JB aperta mão de dilma e demonstra estar do lado da presidenta...] A mídia distorce qualquer fato, nesse em especial a celebridade é o PAPA e não os "Presidentes"... Acho que por mais "grosseiro" que pareça, ele está é certo, não se trata de educação, sabemos que ambos se respeitam de alguma forma, se trata de não demonstrar estar do lado ninguém, e sim da justiça.

  59. Silvana Postado em 23/Jul/2013 às 10:20

    Quanta especulação! Ninguém sabe ao certo o que aconteceu! Mas todos já sabem como a Presidente trata seus subalternos! Antes não os cumprimentasse! Mas ela fala palavras de baixo calão, joga documentos, esmurra a mesa... Lula? Vai na TV dar declarações usando termos inimagináveis na fala de uma pessoa pública e de tanta notoriedade... Como foi mesmo? "...podem ficar PUTOS..." Não foi assim seu discurso diante das câmeras na semana passada??! São vergonhas nacionais!!

  60. Claudio Postado em 23/Jul/2013 às 10:35

    Se você quer conhecer o ser humano dê o chicote a ele, como dizia Machado de Assis, "você conhece a pessoa quando ela está do lado do cabo do chicote", falou que os advogados dormiam até tarde, mas foi flagrado dormindo no plenário do Supremo, lastimável essa arrogância, uma dica nobre presidente do STF, inspire-se no Papa Francisco, seja humilde!!!!!

  61. Herbo Postado em 23/Jul/2013 às 10:37

    Falaram os defensores da figura mais simpática e protocolar que existe. CHUPA.

  62. ANA Postado em 23/Jul/2013 às 10:50

    QUEM TE VIU QUE TE VÊ...OVACIONARAM O CARA .AGORA ENGULAM,,A MÁSCARA CAIU BARBOSÃO...

  63. eraldo Postado em 23/Jul/2013 às 10:50

    CAMBADA DE ALIENADO DO CARALHO, FEZ CERTO, NA VERDADE TINHA Q TER DADO UM TAPA NA CARA DESSA PIRANHA E QUEIMAR TODOS OS CORRUTOS Q ESTAVAM NO EVENTO, VCS SÃO DA MESMA LAIA OU NÃO VIVEM NO MESMO PAÍS CAMBADA DE MALUCO

  64. Ricardo vaz Postado em 23/Jul/2013 às 10:50

    Pior que falta de educação é a falta de caráter. A ofensa foi um ato de covardia, visto que a ofendida não tinha a menor chance de reagir a altura naquela circunstância. E o ministro sabia bem disso.

  65. ANA Postado em 23/Jul/2013 às 10:51

    será mais um no picadeiro !!????

  66. Eduardo Oliveira Postado em 23/Jul/2013 às 10:54

    Não adianta COTA para quem não tem educação....

  67. eraldo Postado em 23/Jul/2013 às 10:54

    E O Q ESSA RAÇA DE LADRÃO FAZ COM O POVO NÃO É FALTA DE EDUCAÇÃO, É FALTA DE VERGONHA NA CARA, ME DIZ COMO SE LIDA COM UM BANDIDO Q INVADE A SUA CASA E ROUBA SEUS BENS? VC TRATARIA COM UM "BOM DIA SENHOR PODE ME ROUBAR?" VCS ESTÃO CERTO VAMOS TOMAR NA BUNDA SENDO EDUCADOS.

  68. Fernando Postado em 23/Jul/2013 às 10:55

    o cúmulo da falta de respeito! posso até não ser um dilmista, mas isso é absolutamente inaceitável! Que vergonha!

  69. Sandro Teles Postado em 23/Jul/2013 às 10:55

    Não concordo com o que Barbosa fez, mas não estou vendo ninguém aqui falando do Cabral, que também não cumprimentou a Presidente. Ninguém notou isso não???!!!

  70. JPBSC Postado em 23/Jul/2013 às 10:56

    Bem, acho que ele errou sim, mas deve ter seus motivos, pois também é humano. O que ocorreu, obviamente não está no nosso domínio, pois não sabemos o que o levou a ter essa atitude errada. Entretanto, não podemos colocá-lo na berlinda por isso, visto que temos muito mais situações graves de corrupção, bandidagem e falta de respeito com a população no Congresso Nacional, para entender e comentar fortemente.

  71. Afonso Postado em 23/Jul/2013 às 11:00

    O MINISTRO CELSO AMORIM FEZ O MESMO. PASSOU DIRETO PELA PRESIDENTE. PORQUE A POLÊMICA? SINCERAMENTE NÃO ENTENDO. OU NÃO VIRAM, OU FINGEM QUE NÃO VIRAM.

  72. Alexandre Postado em 23/Jul/2013 às 11:04

    Sugiro que se informem um pouco mais, talvez façam uma ligação para a Srª Presidenta ou talvez para o Ministro Joaquim Barbosa e perguntem o que está por trás deste evento, ou melhor e mais cômodo, continuem diante da TV Globo e de sobremesa leiam mais a Revista Veja, ops, pelas críticas percebo que já fizeram isso.

  73. Anninha Postado em 23/Jul/2013 às 11:19

    E desde quando temos de dividir cumprimentos com quem não gostamos?? Ah, vá!! Povo hipócrita. Duvido que quando vocês esbarram com alguém que não se identificam, não gostam, seja lá por qual motivo for, ficam de mi mi mi!!! Só porque o cara é persona pública tem de fazer algo contra sua vontade para agradar a nação???? Pois achei bem autêntica a atitude dele. Ou vocês querem como nosso representante, mais um falso, protocolado, fingido e que nas nossas costas, nos "ferram", como toda essa corja que está aí no poder?? Eu, hem!! O brasileiro nunca está satisfeito com nada, e é por causa desse conformismo camuflado de falsa moral e alienação, que estamos à um passo da guerra civil.

  74. RUTH Postado em 23/Jul/2013 às 11:20

    Mesmo que ele tivesse estado com a presitente anteriormente, foi uma gafe , pois a imprensa e o público não tinha conhecimento,feio ficou pra ele mesmo, que mostrou a todos como é burro ,e não da a mínima para o protocolo!!!!

  75. Célia Postado em 23/Jul/2013 às 11:26

    Imaginei que abaixo da reportagem se tratasse do Barbosão. Jesus é Deus? Ele pensa que é os dois....

  76. Giovanni Postado em 23/Jul/2013 às 11:35

    E a grosseria que teve dos convidados de protocolo (DILMA E caterva), quando da cerimônia de posse no tribunal? Já se esqueceram? Conhecem a lei da ação e reação?

  77. Herbert Borges Postado em 23/Jul/2013 às 11:53

    Nesse ponto o Dr. Joaquim está completamente errado. Confundindo as coisas. Até um carrasco deve trara bem a vítima a qual vai executar.

  78. Sandro Postado em 23/Jul/2013 às 11:56

    Acho que temos o direito de falarmos com quem quisermos, e não temos que ser hipócritas ao ponto de falar apenas pelas para mostrar educação, sendo assim, acho justa a liberdade do ministro de não cumprimentar a presidenta que diga-se de passagem não merece estar onde está! Não tenho que falar com quem não quero! Se não gosto de alguém, não sou hipócrita o suficiente para faze-lo apenas por educação. #Joaquim Barbosa pra presidente já!

  79. Débora Postado em 23/Jul/2013 às 12:06

    Nitidamente campanha política. Dilma é considerada o mal e ele o bem. Esse cara é umas das maiores farsas criadas. Me perdoem os protestantes aí pelas ruas, como eu também sou, mas prefiro a Dilma do que esse mascarado aí. Aposto como ele irá se candidatar em breve. Triste, mas é assim que funciona o meio desses marginais.

  80. Rosa Postado em 23/Jul/2013 às 12:13

    Se vcs estão falando de situações embaraçosas ,:até o presidente da Espanha em determinada situação mandou Hugo Chaves se calar ,porque Joaquim não pode deixar de dar a mão a Dilma ,eles são inimigos,ela o esta difamando jogando calunias na mídia,que ninguém ainda provou. Tem neguinho dizendo que ele foi carrasco no caso do mensalão,acho que tem muito petista dando sua opinião,rsrsr,te admiro Joaquim.

  81. Ferraz Postado em 23/Jul/2013 às 12:16

    Hhipócritas são estas pessoas que deram sua opinião no site dizendo que ele foi mal educado e por isso não tem caráter. Ele fez certo sim, melhor ser sincero do que mostrar falsa educação. Vão lá abraçar sua linda presidente, uma corrupta sem tamanho, que não merece respeito mesmo. Vocês deveriam pensar antes de sair julgando e falando besteiro neste e qualquer outro site. Só os ignorantes não entenderam a atitude do nobre presidente do STF.

  82. khal damascini Postado em 23/Jul/2013 às 12:35

    K#gow na saída, simples assim.

  83. Luiz Postado em 23/Jul/2013 às 12:46

    O que virá, será a imagem vendida aos quatro cantos do mundo pelo PIG, de que há crise entre os poderes no Brasil. O PIG desgasta assim ,mais um pouco a imagem do Brasil lá fora. E o bobo da corte, pago regiamente com empregos para filho na Globo, com passagens de avião para si e familiares, com salários extra trabalho de Universidades, visibilidade pública, continua cumprindo o seu papel. Serve aos interesses de quem não tolera a ascensão pobres a um patamar social melhor e que quer destruir a democracia no país.

  84. aramys Postado em 23/Jul/2013 às 12:50

    Educação não vem dos diplomas ou dos cargos. A cada dia ele mostra mais sua cara. E a "direita" brasileira apostando todas suas fichas nele? Se continuarem por este lado, vão cair do cavalo...

  85. Mario Postado em 23/Jul/2013 às 12:53

    Esse povo brasileiro me impressiona as vezes. Todo mundo fala mal da Dilma, aí o Joaquim Barbosa não a cumprimenta, é uma ofensa, uma falta de educação... Alguns podem chamar de diplomacia, mas eu acho que não custa as vezes não cumprimentar quem você não gosta. Até parece que as pessoas aqui sempre dizem bom dia para quem elas não gostam. Fora, que existe como sempre interesses por atrás de tudo que se publica, qual será o interesse aqui, que não difamar o Joaquim Barbosa, só porque ele não cumprimentou uma pessoa que faz parte do partido político que esteve envolvido em um dos maiores crimes políticos, que foi o mensalão. Sejamos francos, de coitada, a Dilma não tem nada!

  86. Jane Postado em 23/Jul/2013 às 12:57

    Este nunca me enganou, foi só uma questão de tempo, a cada dia mostra com mais arrogância suas frustrações que mesmo no mais alto cargo da nossa corte não consegui disfarçar. Frustrado com quê?

  87. Jah Postado em 23/Jul/2013 às 13:01

    Parabéns Barbosa, virei ainda mais o seu fã depois do ocorrido de ontem!

  88. Marcelo Cavinatto Postado em 23/Jul/2013 às 13:03

    Este homem está pregando o ódio e a intolerância entre os brasileiros,pra mim estas imagens deixa claro isso, mostra também que suas atitudes no julgamento do mensalão e suas consequências não eram fatos isolados. Leiam e analisem.

  89. fran pedigao Postado em 23/Jul/2013 às 13:07

    ele deveria era pedir a bênção a Dilma e ao Lula que lhe deram a oportunidade de esta hoje em um lugar que deveria ser de um negro que tivesse tido uma historia de luta por um Brasil mais justo.

  90. Dani Postado em 23/Jul/2013 às 13:10

    Se ele fosse meu pai eu sentiria orgulho dele, pois ele é autêntico, ele é um negro, eu sou caucasiana, e ele me representou eu não estenderia a mão, nem pagando! Uma incompetente, que não faz nada por seu país merece passar por esse e outros constrangimentos, uma pessoa que não se importa com o povo que elegeu não merece meu respeito e não tem! Presidente de todos e não de poucos, é isso que o Brasil precisa. No mais nem preciso dizer e declarar, que todos os que acharam ruim, simplesmente votaram nela!

  91. luciana Postado em 23/Jul/2013 às 13:12

    Não dá pra discutir com quem escreve "TINHA Q TER DADO UM TAPA NA CARA DESSA PIRANHA". Mas se desse, eu escrevia: e se fosse a sua mãe? Você costuma bater em mulher? Isso é genético ou aprendeu sozinho? Cão raivoso, vou lhe rogar uma praga: Lula volta em 2018 após a reeleição da Dilma.

  92. Marisa Postado em 23/Jul/2013 às 13:16

    Querendo ou não, a Dilma é presidente e foi eleita democraticamente... não importa se quem a elegeu é culto ou não, mas ela foi eleita por voto direto. Querendo ou não, ela é a autoridade maior do país, gostem ou não gostem da pessoa dela. E esse Barbosa não faz jus à empatia que cultivou entre alguns agindo dessa forma... ser honesto, ser franco é uma coisa. Ser grosso e imbecil é outra. Se fosse ela a negra, diriam que é "preconceito"... e daqui a pouco vão mesmo dizer que críticas contra a atitude desse senhor (atitude de gente com complexo de inferioridade) é preconceito... As atitudes de grosseria dele só indicam alguém querendo se aparecer a qquer custo...

  93. Hamilton Postado em 23/Jul/2013 às 13:24

    Não é esse senhor que tem acusação de espancamento contra a ex companheira? ele não valoriza as mulheres.

  94. Henrique Postado em 23/Jul/2013 às 13:28

    UMA CURIOSIDADE DO JOAQUIM QUANDO NÃO ERA HERÓI DA MÍDIA - - - O ex-ministro Eros Grau lembrou no STF que Joaquim Barbosa bateu na mulher. A SAGA DO joaquim DEPOIS QUE VIROU HERÓI DA PÁTRIA: - o herói da pátria/joaquim, viaja para o exterior com jornalista pago pelo STF; - o filho do herói da pátria/joaquim, é contratado pela globo; - o herói da pátria/joaquim, assiste a final da copa das confederações no camarote da globo; - o herói da pátria/joaquim, vai ao programa do luciano huck (nossa que agenda para um ministro do STF, hein?) - e outras - OPS, JÁ IA ME ESQUECENDO, ----- Tramita no STF uma reclamação do Carrefour contra a empresa Verparinvest, que tem como um de seus advogados Hermes Huck, pai de Luciano Huck; caso esteve com ministro Joaquim Barbosa, cujo filho, Felipe, foi contratado pelo apresentador da Globo;-----------!?!?! - OPS, já ia me esquecendo desta falta de educação com o PAPA E A PRESIDENTA.

  95. Jair Postado em 23/Jul/2013 às 13:59

    O Joaquim não é capaz de demostrar que um homem de cor, também é sensato. O seu gesto anti-político, só o encaminha ao tronco da senzala. Como perde oportunidade de ser coerente.

  96. Paulo Wilson Pedrosa Postado em 23/Jul/2013 às 14:02

    ROBERTO MARINHO, FEZ ISTO COM O GOVERNADOR BRIZOLA QUANDO O PRESIDENTE DA FRANÇA VISITOU NOSSO PAÍS. ALÉM DE NÃO TER SIDO CONVIDADO, NÃO APERTOU A MÃO DO GOVERNADOR. JOAQUIM E MARINHO, SÃO SIAMESES EM FALTA DE POSTURA E EDUCAÇÃO.

  97. claudio hess Postado em 23/Jul/2013 às 14:11

    acho q ele se confundiu na hora ou não sabia q tinha de cumprimentar a chefa. simples assim... fica muito complicado se tiver explicar q estaria "de mal" c a presidentia. isso não se sustenta na lógica...

  98. Alexandre Postado em 23/Jul/2013 às 14:11

    Ops, já estava esquecendo, o Ministro Joaquim Barbosa é de que planeta mesmo? Vênus...ha não, deste dizem que são as mulheres...deve ser de Marte...ou alguém me esclareça, por favor...OPS...E se souberem o sexo dos anjos ajuda também..ops

  99. Luiz Antonio Mousinho Postado em 23/Jul/2013 às 14:23

    A cena mais cafajeste que vi nos últimos muitos anos na TV. Para mim, mostrou, no topo, o quanto um homem pode ser deselegante e mais ainda o quanto definitivamente esse ministro é um escroto.

  100. Maria de Lourdes Cardoso Postado em 23/Jul/2013 às 15:09

    Quem esudou em colégio de freiras, como eu, aprendi que primeiro se cumprimenta a SUA SANTIDADE O PAPA, curva-se perante ele e beija o anel. No caso o Barbosinha, deveria, eu não assisti, ter-se curvado perante ele e mesmo que já estivesse cumprimentado a Dilma, poderia fazê-lo novamente, tanto o Papa como Dilma com poderes de Estado. Evidente que a figura do Papa não é mais aquela de representante de Deus sobre a Terra, mas quem vai a um cerimonial ou recepção tem que se comprtar como tal, no caso perante Deus, figura para mim mitológica, mas para os católicos, não.

  101. José Francilino Primo Postado em 24/Jul/2013 às 12:02

    A politicagem no Brasil está uma vergonha. Nos comentários acima, ninguém falou do Papa, cuja cerimônia era sobre sua visita ao Brasil. Os comentaristas se limitaram a falar da Dilma e do Barbosa. O Papa está visitando o Brasil, País efetivamente católico, com o intuito de fortalecer a união e a paz entre as pessoas, perante os ensinamentos de Deus. A relação de afeto entre Dilma e o Barbosa não tem nada a ver com a cerimônia que estava acontecendo. Entre a falta de educação do Barbosa e o Governo dos mensaleiros, fico com a falta de educação do Barbosa: Prejudica menos o País!

  102. Nilde Figueiredo Teixeira Postado em 24/Jul/2013 às 12:04

    ELE SE ACHA DEUS, EXISTE UM DITADO QUE DIZ "SE QUISER CONHECER UMA PESSOA DE PODER A ELA" ESSE ENERGUMENO ESTA SE ACHANDO. ELE DEVERIA EXPLICAR PQ ATE HOJE NAO JULGOU O MENSALAO DO PSDB, PQ LIBEROU O PASSAPORTE DO MEDICO ASSASINO, PQ ELA BATIA NA MULHER E MAIS CENTENAS DE PERGUNTAS QUE ELE NAO RESPONDE. DEVE PASSAR A MAIOR PARTE DO TEMPO SE REFRESCANDO NOS SEUS BANHEIROS LUXUOSOS. FORA JB.

  103. reginaldo afonso de souza koch Postado em 24/Jul/2013 às 13:20

    Eu vejo os cordeirinhos do PT e outros partidinhos com a maior dor de cotovelo, pois o ministro Joaquim Barbosa (STF) não precisou de cota para entrar em uma Faculdade e muito menos seus pais precisaram receber Bolsa Miséria, garantindo seu voto ao candidato que o elegeu.

  104. Rodrigo Postado em 24/Jul/2013 às 15:33

    Dois vociferaram "NEGÃO" e "COTA"... É, amigos, a qualquer momento o grande defensor da democracia e direitos humanos mostra sua verdadeira face racista e ditatorial... Quanto a quem falou em "COTA" (nem vou perder tempo com quem fez o comentário racista), pesquise o currículo do Ministro. O seu é 10% do que o dele é? Ele não precisou de cota alguma, prezado.

  105. Ari Pereira Postado em 28/Jul/2013 às 11:43

    Foi sincero e honesto com seus principios. Um presidente do supremo, se curvar diante de uma bandida, guerrilheira, asaltante de banco, terrorista, corrupta, que quer acabar com a justiça no Brasil. Acho que se ele pudesse ser mais sincero, lhe daria um tapa na cara! Ridiculo é essa presidANTA, ao lado do papa tentando contabilizar votos de catolicos.

  106. paulo Postado em 29/Jul/2013 às 11:57

    Ignorância e falta de educação, apenas isso !

  107. Isaac Postado em 01/Aug/2013 às 02:10

    Interessante é ver alguns usando o fato pra vomitar seus preconceitos, o que a cor do ministro tem a ver com isso? mas pra alguns aí tem tudo a ver, lamentável, e ainda acham que tem razão. Para os menos capacitados, a presidenta estava apresentando as personalidades ao papa, portanto não havia necessidade de cumprimentá-la.

  108. Leonardo Dantas Postado em 12/Aug/2013 às 11:30

    Leonardo Dantas Ele, mais do que ninguém, deveria saber que deve respeito à instituição " PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA" e que o desrespeito à sua representante ofende à toda a nação, mesmo os que não aprovam alguma(s) atitudes da atual ocupante do cargo. Agravantes: 1 - Ocasião de enorme divulgação nacional e internacional. 2 - Ato de desrespeito realizado pelo titular do poder judiciário....................................Único fator positivo para o público: SABER DE ANTEMÃO O QUÃO TEMPERAMENTAL E INSTÁVEL, EMOCIONALMENTE, É O SR. JOAQUIM.