Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 09/Jul/2013 às 21:38
16
Comentários

A carta de agradecimento de Snowden para Rafael Correa

Leia a seguir a carta de agradecimento que Edward Snowden enviou a Rafael Correa, presidente do Equador

O ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos expressou seu agradecimento, através de uma carta, ao presidente do Equador, Rafael Correa, e ao povo equatoriano, por sua coragem de fazer o que é certo.

Leia abaixo a carta de Snowden a Correa

“Existem poucos líderes mundiais que arriscariam estar do lado dos diretos humanos de um indivíduo frente ao governo mais poderoso do planeta, e a valentia do Equador e seu povo é um exemplo para o mundo.

edward-snowden-equador

Edward Snowden (Foto: Divulgação)

Devo expressar meu profundo respeito por seus princípios e meu sincero agradecimento pela ação de seu governo ao considerar minha solicitação de asilo político.

O governo dos Estados Unidos da América montou o maior sistema de vigilância do mundo. Este sistema global afeta toda a vida humana vinculada à tecnologia; gravando, analisando e julgando secretamente cada membro do público internacional. Supõe uma violação muito grave dos nossos diretos humanos universais quando um sistema político perpetua a espionagem automática, generalizada e sem garantias contra pessoas inocentes.

De acordo a esta crença, revelei este programa a meu país e ao mundo. Enquanto o público expressou seu apoio à luz que joguei sobre este sistema secreto de injustiça, o governo dos Estados Unidos da América respondeu com uma caça extrajudicial que me custou a minha família, minha liberdade de movimento, e meu direito a uma vida pacífica, sem medo a uma agressão ilegal.

Leia também

Enquanto eu enfrento esta perseguição, houve um silêncio por parte daqueles governos temerosos do governo norte-americano e suas ameaças.

Equador, no entanto, se ergueu para defender o direto humano de buscar asilo. A ação decisiva do seu Cônsul em Londres, Fidel Narváez, garantiu que meus direitos fossem protegidos durante minha saída de Hong-kong. Nunca me arriscaria a viajar sem isso.

Agora, como resultado, me mantenho livre e capaz de publicar informação que serve ao interesse do público.

Sem importar quantos dias me restam de vida, estarei dedicado a lutar pela justiça em um mundo desigual. Se algum destes dias contribui ao bem comum, o mundo deverá agradecer aos princípios do Equador.

Por favor, aceite minha gratidão a você, como representante de seu governo, e do povo da República do Equador, assim como minha grande admiração pessoal por seu compromisso por fazer o que é correto, e não o que gera recompensa.”

Edward Joseph Snowden

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 09/Jul/2013 às 22:11

    Dentro do razoavel como "ah. eu acredito em americano" Se for verdade este cara é bom, como espião. E Correa independente disto é MUITO BOM. Equador matando a pau.

  2. Henrique Lino Pacheco Postado em 09/Jul/2013 às 22:14

    "Nunca me arriscaria a viajar sem isso" Tento imaginar como esse caos na vida dele piorou muito após o presidente do Equador desmenti-lo sobre conceder o asilo político.

  3. Fernando Fidelis Vasconcelos Postado em 09/Jul/2013 às 22:39

    Parabéns, Snowden, por sua grandeza humana. O Reino de Jesus não é deste mundo, não se esqueça que está juntando tesouros no céu. E o diabo perecerá um dia.

  4. O MILAGREIRO Postado em 09/Jul/2013 às 22:45

    tem gente já misturando alhos com pendurricalhos... vôte!!

  5. gutemberg Postado em 09/Jul/2013 às 23:21

    Verdade. O Milagreiro! E, quanto ao Snowden, o rapaz merece uma chance porque fez o que muitos se calam para viverem bem.

  6. Ednildes Sodré Gomes Postado em 09/Jul/2013 às 23:38

    O mundo precisa ouvir este profissional. O mundo precisa ficar atendo às versões que se manifestam acerca deste caso. Este ser humano precisa de proteção, ele e sua família. Independente de consequências, afinal já sabemos dos métodos utilizados pelo País mais poderoso do mundo. Cadê o Brasil? a China? a Índia? o Japão? Infelizmente ele também é americano. E, parabéns, ao Equador.

  7. Guilherme Marcílio Postado em 10/Jul/2013 às 02:59

    Herói. Em tempos de "Você é o que você tem", Snowden mostrou o real valor humano.

  8. Fagner Postado em 10/Jul/2013 às 10:15

    Ou seria uma tática americana para testar quem são seus aliados, onde deve concentrar suas preocupações, infiltrar este próprio agente! É muito delicado, devemos ter cuidado ao julgar

  9. SISLEY Postado em 10/Jul/2013 às 13:47

    Nós seres humanos temos que ter vergonha na cara e entrar nesta luta do Snowden. É inaceitável aceitar calado o que o Governo do EUA está fazendo, até base em Brasília eles montaram. Este pais deve ser punido severamente por esta ação e todos os envolvidos tem que ser julgados e sentenciados a cumprirem suas sanções....

  10. Carmem Druciaki Postado em 10/Jul/2013 às 13:52

    Se eu fosse equatoriana, teria muito orgulho dessa atitude do meu líder. E quanto ao jovem americano, nos mostra que ainda devemos ter esperança no ser humano.

  11. Larissa Postado em 10/Jul/2013 às 13:58

    Esse Snowden é um herói, para mim e para gente esclarecida, que está fora da matrix. Para os alienados do sistema, ele é um traidor da própria pátria. Consegui ver na íntegra o depoimento que ele deu ao jornalista inglês. Ele disse tanta coisa reveladora, que na mídia convencional, como a Globo, a gente nunca irá ver. Focaram na questão dele estar refugiado e negligenciaram totalmente a gravidade da denúncia, a vigilância e cerceamento de liberdade que o PRISM e a NSA está fazendo com a humanidade. Mas era de se imaginar, a mídia é controlada pelos mesmo senhores que vigiam cada passo que nós damos. Vivemos num Big Brother descarado, bem que desde 1941 quando George Orwell lançou 1984 que ele estava certo.

  12. wagner Postado em 10/Jul/2013 às 15:02

    Liberdade!!!

  13. HELENA Postado em 10/Jul/2013 às 15:18

    Parabéns, Snowden, torço para que vc seja protegido neste país que lhe acolheu e se o Brasil vier a lhe dar algum apoio, teremos o prazer em apoiar, como brasileiros que somos.

  14. Andrea Postado em 13/Jul/2013 às 01:48

    é interessante como imediatamente as pessoas julgam mal conhecendo os fatos. E tomam partidos emocionalmente, endeusando ou demonizando... Por isso que os sábios permanecem de bico calado só observando, abrem a boca apenas se inevitável.