Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mercado 10/Jun/2013 às 21:07
121
Comentários

Tom Zé devolve cachê da Coca-Cola após chantagem de 'fãs'

O erro de Tom Zé ao devolver cachê da Coca-Cola após chantagem de ‘fãs’. Com um público que exige esse tipo de coisa, que artista precisa de inimigos?

tom zé coca cola cachê
Tom Zé devolve cachê da Coca-Cola após chantagem de ‘fãs’

Kiko Nogueira, Diario do Centro do Mundo

Tom Zé, um tropicalista original que foi esquecido pelos demais tropicalistas originais, dá um duro para se manter. Além dos shows e discos, trabalha como jardineiro (é muito querido, aliás, pelos moradores de um prédio nas Perdizes, em São Paulo). A indústria fonográfica sofre e, você sabe, ele não é um sertanejo universitário.

Recentemente, faturou 80 mil reais da Coca-Cola pela narração de um comercial da Copa do Mundo. Mas avisou que vai doar o dinheiro para a Sociedade Lítero-Musical 25 de Dezembro de Irará, sua cidade natal, na Bahia. A razão é que seus fãs o acusaram de vendido. Foi xingado nas redes sociais de “mané”, “velho babão”, “bundão”, “príncipe que virou sapo”, “corrompido”, “garotinha ex-tropicalista”, “mentiroso”. Compôs uma canção a respeito desse episódio chamada Tribunal do Feicebuqui.

Quem precisa de inimigos com um público desses? “Eu sou pobre, continuo pobre”, disse ao UOL. “Esse dinheiro estava me atrapalhando, me incomodando, resolvi doar. Estava agora com a minha mulher fazendo as contas e está um aperto ‘fela da puta’”.

Leia também

A chantagem de seus “admiradores” é absurda, desumana e indesculpável. Agora, por que Tom Zé se submeteu a isso é um mistério. Não foi, ao que se depreende, uma decisão fácil. Se tivesse sido, ele não teria feito uma música.

Por que um artista com 40 anos de carreira deveria baixar a cabeça para pessoas que, aparentemente, só lhe dão valor se ele não sair do, como ele mesmo diz, “aperto”? A pureza de Tom Zé é genuína. O cachê ganho foi legítimo, merecido e fruto de décadas de música. Em que conspurcaria sua imagem? Em que isso mancharia sua reputação de, vamos lá, iconoclasta? Em nada, nada, nada. Ao contrário, lhe daria fôlego para produzir mais — e viver melhor.

Por que ele concordou?

Em 1965, Bob Dylan desafiou a patrulha de seguidores que o acusavam de traidor por ter “eletrificado” seu som. Levou o grupo de rock que o acompanhava ao festival de folk de Newport. Adeus, violão. Tocou guitarra, foi vaiado e quase agredido fisicamente. Num show no Albert Hall, em Londres, no mesmo ano, um fulano gritou da plateia: “Judas!”. Ele respondeu no microfone: “Eu não acredito em você. Você é um mentiroso”. E então se vira para a banda e diz: “Play it fucking loud”. E entra Like a Rolling Stone.

Ok, ok, Tom Zé não é Bob Dylan, os tempos são outros etc etc. Mas isso é independência. Ao aceitar a trolagem de seus “fãs”, Tom Zé foi conivente com ela – e cúmplice.

Assista ao vídeo:

Recomendados para você

Comentários

  1. wictor Postado em 10/Jun/2013 às 21:22

    ótima comparação da guitarra elétrica com uma transnacional estúpida...

    • Valerio Postado em 31/Dec/2013 às 09:51

      alem de aturar a pressao dos fans, quais tem um "relacionamento" interdependente, tem que aguentar "jornalista"(rs) inepto o chamndo de cumplice da propria "injustiça". o que parece é que a opiniao leviana da classe media sobre assuntos sociais é mais importante do que a discussao dos mesmos, concorda caro Wictor?

      • Frédéric Bastiat Postado em 13/Mar/2014 às 10:50

        Só palavras bonitas não fazem sentido quando vomitadas Valerio, apoiado por fato o bom homem devolveu o cache por não aguentar a pressão imbecil de pseudo-fanáticos, provavelmente de extrema esquerda (qualquer extrema para mim já é nojenta), e sim por ter devolvido ele acabou sendo cúmplice, pois não foi obrigado o fez por vontade própria

  2. leo Postado em 10/Jun/2013 às 21:22

    que coisa... se são fãs, por que não pagam as contas de seu ídolo?

    • Thiago Silva Postado em 05/Aug/2014 às 01:10

      Os fã pagam as contas. Através dos shows, cds, camisas sei lá que ele lança. Certo?

      • Daniel Santana Postado em 06/Jan/2015 às 13:47

        Mas os do Tom Zé não estão pagando nem o café da manhã. Se pagassem ele não seria jardineiro.

  3. marcelo Postado em 10/Jun/2013 às 21:29

    ele concordou pq sentiu culpa. pq se deu conta que foi meio descabido justamente ele fazer propaganda pra coca cola. se eu acho que ele deveria ter doado. nao sei, talvez nao. ja que fez, que ficasse com o dinheiro. foi remunerado por um trablho . normal. mas acho que, em primeiro lugar, nem deveria ter feito. deveria saber que esses 80 paus iriam fazer mais mal a ele e a sua imagem e a sua própria consciência, do que bem. ps.: atualmente tom zé lota shows onde toca. e lota os shows pq faz excelentes shows. é um artista sensacional! esse coitadismo do articulista ta anacronico em uns 10 anos mais ou menos, na epoca que ele ainda tava "esquecido".

  4. Allan Postado em 10/Jun/2013 às 21:33

    burrice e exageros de ambas partes.

  5. Natália Dino Postado em 10/Jun/2013 às 21:43

    Comento para demonstrar minha solidariedade ao fabuloso Tom Zé! Obrigada, pragmatismo político, por ter descrito esse fato e ter apoiado esse ícone da nossa música!

  6. samuel Postado em 10/Jun/2013 às 21:45

    foi defender e acabou trollando novamente! hahaha

  7. VanGreyheart Postado em 10/Jun/2013 às 21:59

    Concordo contigo Samuel. A gente defende A, bate em B, se consolida como o C dono da verdade e ainda xinga o A que no fundo, no fundo... mereceu... =}

  8. Gui Postado em 10/Jun/2013 às 22:05

    Em primeiro lugar faço coro ao Wictor: vc jura que acha pertinente comparar a guitarra à Coca Cola??? Meu Deus! Em segundo, essa atitude do Tom Zé se chama COERÊNCIA com o que ele acredita, não pela acusação dos seus fãs. Mas é uma qualidade em falta na nossa sociedade, e para quem não sabe o que é vc realmente acreditar nos seus princípios fica meio difícil de entender mesmo.

  9. Denise Postado em 10/Jun/2013 às 22:10

    Não é da conta de ninguém os trabalhos que os artistas fazem. neste caso trata-se de trabalho legítimo, uma interpretação muito boa com o texto da propaganda. Merecido o cachê. Ridículo quem o condenou, nem só de ideais (que inclusive já se perderam em nossa atualidade, pois nossos jovens não se interessam pela história do país) vive o homem! Cancela a doação Tom Zé e vai viver, se desaperte! Queremos vê-lo bem e não apertado, passando por dificuldades....

  10. João Postado em 10/Jun/2013 às 22:11

    Boa Wictor!!!

  11. Breno Postado em 10/Jun/2013 às 22:17

    O mais engraçado os ditos fãs dele não deixaram de comprar Coca-Cola!

  12. Viktor Postado em 10/Jun/2013 às 22:26

    Agora ele precisará compor a música: "Tribunal do Pragmatismo".

  13. mário Postado em 10/Jun/2013 às 23:24

    vai uma coca aí?

  14. Vinícius Postado em 10/Jun/2013 às 23:43

    Eu não vejo problema nenhum em se cobrar coerência de um artista no que se refere aos seus posicionamentos políticos. A comparação com o Dylan é bem complicada, pois na época para os fãs a questão política era ligada a questão estética da música, e não a uma multinacional como a Coca-Cola. Enfim, é só a gente pesquisar na internet pra sabe o que essa Copa está sendo para a população mais pobre brasileira. Nenhum artista que se considere minimamente crítico deveria apoiar isso, da maneira que for.

  15. lucas rodrigues Postado em 10/Jun/2013 às 23:52

    o problema, que nunca é colocado, não é a narração de uma propaganda da coca-cola, é tom zé doando sua voz para a copa da fifa no brasil. este artista, diferente de muitos outros, representa algo de muito honesto, coisa rara. Essa copa da fifa no brasil todo mundo sabe como funciona. muitas famílias estão sendo desalojadas por conta do evento, sem nenhum prévio aviso e sem nenhum apoio verdadeiro pra quando estiverem fora de suas casas. escola teve que ser destruída e várias atrocidades que não estão sendo mostradas. além das roubalheiras que certamente estão beneficiando poucos em detrimento da população que não tem com o que contar. tom zé não devolveu o dinheiro. tom zé não voltou atrás. tom zé não é um coitado, trabalha como jardineiro sim, mas no seu próprio prédio e pq gosta desse ofício. este artista é peça rara e tudo isso é muito triste.

  16. Henrique Postado em 11/Jun/2013 às 00:06

    O Tom Zé foi incoerente! Não por ter feito a propaganda! Mas por dar ouvidos a esse bando de filhos da puta que não fazem nada e ainda exigem do artista!

  17. Felipe Dias Postado em 11/Jun/2013 às 00:13

    É como diz o Lobão, no Brasil temos a síndrome da bundamolice. Pra ser legal tem que ser underground... Quando essa galera vai perceber que ta cheio de merda ai no mercado justamente por essa idéia de jerico. O que é bom tem que ser vendido mesmo! Enquanto isso, aqueles que pregam o underground, filhinhos de papai, que se julgam intelectuais e artistas vivem com o bom e do melhor e não precisam nem sair de casa pra trabalhar.

  18. Fernando Postado em 11/Jun/2013 às 00:34

    Quando eu começar a pagar as contas dele, sustentá-lo, eu darei minha opinião sobre sua vida e como, quando e porque ganhar dinheiro...honesto.

  19. Cydyara Postado em 11/Jun/2013 às 00:39

    Hipocrisia é o nome dessa sociedade. E viva a hipocrisia.

  20. Rinaldo Costa Postado em 11/Jun/2013 às 01:38

    Ok, eu não sou o Tom Zé. Mas se eu fosse ele, pegava a grana, pagava minhas contas e faria comerciais pra bancos, operadoras de celular e companhias de TV a cabo. Quanto à voz do povo... foda-se.

  21. AcordaBrasil Postado em 11/Jun/2013 às 01:55

    A coca-cola é uma multinacional que destrói a saúde humana, comunidades inteiras e claro recursos naturais (agua). Voces ja notaram que toda a agua mineral vendida nos supermercados vem da Nestle e Coca-Cola (monopolio)? E que querem privatiza-la de acordo com o CEO da Nestle? Voces sabiam que comunidades inteiras (por exemplo em Plachimada e Mehdiganj na India) estao sendo destruidas pela Coca-Cola? Nao so lá, como também na Colombia, Guatemala, Turquia, China, Mexico, El Salvador etc... Voces sabiam que a Coca-Cola financia experimentos genéticos em nós através da Monsanto, empresa que esta poluindo o planeta com organismos geneticamente modificados e a população ao forçar estes mesmos na nossa cadeia alimentar? Voce sabia que um cidadão brasileiro bebeu uma coca-cola com restos de rato dentro da garrafa, quase morreu e hoje esta incapacitado, e voce sabe o que a Coca-Cola fez? Nada! Nem indenização ao coitado foi dada que luta ate hoje na justiça! A coca-cola é uma industria criminosa e participando de um comercial dela, é sim um ato terrível! Nao sei se Tom Ze sabe disso (espero que nao), mas ele nunca deveria ter associado a imagem dele com tal corporação que pratica crimes contra a humanidade. Informação é gratuita hoje em dia pra quem tem acesso a internet e ignorância é escolha. É so digitar COCA COLA CRIMES CONTRA A HUMANIDADE no Google ou o que seja e verá o que aparece!

  22. Carlos Sekko Postado em 11/Jun/2013 às 02:07

    O cara tem contas para pagar, caramba. Eu aqui também fazendo minhas contas, sendo que vou atrasar metade delas e fazia algo do tipo por 10%, e foda-se o que os outros acham. Todo mundo adora reclamar, mas quero ver lá, dentro de casa, sem ninguém ver se seguem o próprio discurso.

  23. Rafael Postado em 11/Jun/2013 às 06:57

    A pequena diferença é que a guitarra elétrica de Bob Dylan não removeu ninguém de sua moradia ilegalmente, não machucou ninguém com gás de pimenta, bala de borracha e especulação imobiliária. Dizer que "a copa é de todo mundo", especialmente uma pessoa com a história de Tom Zé, é MUITO diferente de tocar uma guitarra elétrica. Isto não é uma crítica musical, é social.

  24. Alexandre Postado em 11/Jun/2013 às 07:58

    90% das pessoas que o criticaram não vão em seus shows, e 99% delas assistiram os jogos da copa, tomando Coca Cola.

  25. joão paulo Postado em 11/Jun/2013 às 08:48

    _bando de hipócritas. os que criticam são os mesmos que tomam coca-cola zero.

  26. Douglas Postado em 11/Jun/2013 às 09:35

    Brasileiro é uma gentinha de complexo vira-lata, hipócrita e fela da puta!

  27. Zé da coca Postado em 11/Jun/2013 às 09:36

    Todo mundo vê as pinga ( com coca) que ele toma, mas ninguém vê os tombos que ele leva...

  28. jorge Postado em 11/Jun/2013 às 09:45

    será que ele doou msm ou deu só um jeito de acalmar os fãs idiotas. se não fez, deveria ter feito. só forjar uma doação.

  29. Eduardo Postado em 11/Jun/2013 às 10:04

    Tá cheio de tomadores de refri nesses comentários.

  30. Lucas Postado em 11/Jun/2013 às 10:19

    Prezados Henrique, Fernando e Cydyara, muitíssimo obrigado por me mostrarem que nem tudo está perdido. Eu confesso que custei a acreditar nos primeiros comentários do texto. Estes “revolucionários” que, ao invés de lutarem por algo que realmente valha à pena, preferem criticar um senhor de 76 anos, com mais de 40 anos de uma carreira irretocável, que recebeu por um trabalho justo. Convenhamos senhores! Acho que tais críticos precisam, sobretudo, trabalhar, e se darem conta do quão complicada é a vida atualmente. É muito difícil sobreviver, e, em especial, de maneira correta. Aliás, talvez o correto seja apoiar um ditador comunista que, certamente, não precisa trabalhar para sobreviver.

  31. Rezende Postado em 11/Jun/2013 às 10:19

    Esquerdistas ridículos... ... e todos tomam Coca-Cola.

  32. André Timm Postado em 11/Jun/2013 às 10:29

    Taxar o Tom Zé de 'conivente' e 'cúmplice' por ter devolvido o cachê é repetir o erro dos supostos fãs. Tava incomodando o cara, ele resolveu devolver. Ponto. Não é conivência porque ele não fez isso pelos 'fãs', foi por ele.

  33. deia comanche Postado em 11/Jun/2013 às 10:31

    a coca cola é o refrigerante mais vendido no Brasil ,porque o cara não pode fazer um comercial pra coca? duvido que quem criticou não toma coca cola. a fala sério gente ignorante

  34. Juliana Postado em 11/Jun/2013 às 10:39

    O que me deixa preocupada é essa coisa do politicamente correto... o cara entende tudo errado, transmite a ideia errada e ainda posa de intelectual, e ainda pior... tem um monte de "intelectual" que aplaude, essa gente politicamente correta não sabe ler uma notícia ou escutar um comentário sem achar as brechas pra logo fazer uma análise super "inteligente", os fãs do Tom Zé foram ridículos a este ponto. Acho horrível um artista não poder cobrar pelo seu trabalho, ele é um artista afinal, não vive de fazer caridade, estuda constantemente, busca novos conhecimentos, tudo para aperfeiçoar a sua arte. Até parece que ele fez alguma coisa errada, a Coca Cola é uma transnacional estúpida? Olha, acho que tá bem rica e cagando pra o que os fãs do Tom Zé pensam, com ou sem Tom Zé fazendo esse comercial a marca venderia ainda assim. Eu bebo coca cola e sou fã de Tom Zé, tudo assim, ao mesmo tempo e não me sinto mal por isso, aliás não tem bebida mais democrática que coca cola, bebe o rico, bebe o pobre... tá na mesa de qualquer um e acho que se existe estupidez aqui nessa história infelizmente é do Tom, que trabalhou e mereceu o cachê... devolver por queee?

  35. CLAUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 11/Jun/2013 às 10:44

    Fã só serve para estes caras enquanto é conveniente. Ora, idolatrar alguém é característico de pessoas radicais, intolerantes e , diga-se , frustradas. Enquanto estão pagando os ingressos, comprando cds, dvds, etc, enchendo o bolso da indústria fonográfica, eles são elogiados , basta cobrarem o artista que admiram que daí viram pessoas "indesejáveis"....

  36. Karina Postado em 11/Jun/2013 às 10:46

    Venho novamente questionar o silêncio do Pragmatismo Político frente ao que está acontecendo aos animais de Santa Cruz da Arari - Pará. Não entendo, até o momento o por quê desse silêncio. O que está acontecendo lá é um problema político sim, de abuso de autoridade por parte dos políticos e com participação de uma parcela da população e nenhuma nota foi emitida pelo blog. Ainda essa semana, eu havia solicitado por e-mail que o Pragmatismo Político emitisse uma nota sobre esse fato, uma nota como meio de denúncia, afinal não é essa a função do Pragmatismo Político nas mídias??? Mas o silêncio e a indiferença continua....

  37. Douglas Postado em 11/Jun/2013 às 10:49

    Mas e onde é que diz que ele devolveu o dinheiro à Coca? Ele não doou o dinheiro? Esse título tá estranho.

  38. Nicola Postado em 11/Jun/2013 às 11:04

    meu deus...essa patrulha ideologica feita por provaveis pessoas que nao pagam suas contas, pseudo fascistas e pseudo comunistas e pessoas que carregam suas ideologias como uma ancora e sao incapazes de aceitar pontos de vista diversos, ou mudar por medo da propria patrulha da sua rede de amizades, ou por simplesmente nao ceder a razao por uma questao de ego me deixa perplexo.

  39. MarySe Postado em 11/Jun/2013 às 11:10

    é sério isso? fiquei triste pelo Tom Zé e a quantidade de fãs medíocres que o mesmo possui, por questiona-lo. Se vive de musica e trabalho, inclusive o Tom Ze ... preguiça dessa cambada de revolucionário da internet... ai ai, vou trabalhar pq eu ganho mais..

  40. Elena Postado em 11/Jun/2013 às 11:11

    Vai ver que enquanto "protestam" esses "fãs" se empanturram de CocaCola!

  41. Antônio Postado em 11/Jun/2013 às 11:22

    Nesta entrevista que fiz com Tom Zé para a Rolling Stone ele me respondeu sobre a polêmica. Vejam a quarta pergunta e resposta: http://rollingstone.uol.com.br/noticia/tom-ze-explica-polemica-surgida-no-facebook/

  42. Bruna Postado em 11/Jun/2013 às 11:45

    O texto esta maravilhoso e realmente q cambada de fas filha da puta hein!!!!!! Tom Ze deveria ter ignorado esse bando de babacas! Ganhou o dinheiro de forma honesta e com trabalho dele!!!!

  43. Celso Postado em 11/Jun/2013 às 11:45

    Burro pra caramba. Pergunta para esses fãs que criticaram ele, qual foi a ultima vez que eles compraram um CD do Tom Zé ao invés de baixar.

  44. Luciana Postado em 11/Jun/2013 às 11:56

    As pessoas que julgam o tom zé por ter feito isso, são as mesmas que xingam a mulher que chuta o cachorro no video da internet, que dizem que o Feliciano não as representa, mesmo não sabendo do que se trata, que são a favor dos índios e depois são contra as pessoas que quebram as coisas em SP em manifestações... vulneráveis.. todos nós temos conta pra pagar e o Tom Zé é só mais um cidadão.. esse tipo de fã que protesta contra uma atitude dessas, é o mesmo que baixa as músicas na internet ao invés de comprar o CD original... enfim.. o ser humano só olha pro seu próprio umbigo e acredita ter sempre uma boa opinião formada!

  45. ctsbc Postado em 11/Jun/2013 às 11:59

    Concordo totalmente com o Kiko Nogueira. Tom Zé foi tolo, rendeu-se à estupidez das "redes sociais". Tivesse aprendido alguma coisa e diria, como Carlos Imperial: "Prefiro ser vaiado num Mercury Cougar do que aplaudido num ônibus."

  46. zé tom Postado em 11/Jun/2013 às 12:00

    fãs de merda ,não merecem tom zé agora paguem as contas dele

  47. Josi Postado em 11/Jun/2013 às 12:06

    concordo com a maioria, pois, se os fãs pagassem as contas de Tom, resolveria o problema financeira dele e de sua familia. Mas, que tipo de fã é esse que cobra posturas diferenciadas num mundo tão igual? Será que esses fãs compram CD de Tom no mercado dos camelôs ou em lojas especializadas para o lucro ser do proprio TOM?? Não sustentam e depois querem impor uma falsa vontade e o pior é que o musico ainda vai doar o que recebeu pra satisfazer a meia duzia de falsos fãs. Me poupem!!

  48. Luiz Guanaes Postado em 11/Jun/2013 às 12:09

    Como tem Gente mediocre nesse mundo, A Coca Cola mata? O Crak também mata, a cocaína e o Álcool. Com certeza o Transito das grandes cidade está matando mais pessoas no mundo que a coca Cola, tem restos de um rato em uma coca cola? La na China e em muitos outros lugares as pessoas comem ratos para sobreviver, Ai Tom ZÉ sou seu fã, EU SIM SOU SEU FÃ não esse bando de mediocre que acha que o artista tem que viver uma vida miserável.

  49. Jah Postado em 11/Jun/2013 às 12:13

    Conforme foi dito em um comentário acima, o maior problema não foi o Tom Zé fazer uma propaganda para a Coca Cola e sim fazer uma propaganda exaltando a Copa do Mundo no Brasil, sendo que esta é uma das maiores roubalheiras e palhaçadas da história do nosso país. Se fosse um outro artista, eu não ficaria surpreso, porém o Tom Zé? O homem que tem um histórico exemplar de luta e revindicações políticas e sociais (basta ler as letras de suas músicas e entenderão), ser conivente com uma propaganda dessa? De uma Copa do Mundo que só está beneficiando aos ricos empreiteiros e a Fifa? Que está prejudicando a população pobre e não deixando nenhum legado palpável ao povo brasileiro? Na qual estamos fazendo uma sangria/orgia nos cofres públicos, sendo que havia sido dito que não seria gasto dinheiro público, somente da iniciativa privada? Não, esta atitude do Tom Zé, por maior admirador que eu seja do cantor, é incoerente com os valores e ideais que ele vinha pregando até o momento. E falar que o Tom Zé é pobre? Isso é balela! Concordo que ele foi esquecido, ignorado pela mídia e público durante décadas após o Tropicalismo, porém já faz alguns anos que ele voltou a ter reconhecimento e faz shows no Brasil e fora dele o ano todo, sempre lotados. Então falar que ele é pobre, é um desrespeito com a real população pobre deste país. Agora, concordo que ele deveria ter mais destaque, pois é um dos grandes nomes da história de nossa música. Este episódio da Coca Cola mancha um pouco a sua carreira, mas nem por isso deixarei de admirá-lo. Afinal ele é um ser humano, que também erra, como todos nós.... Realmente o dinheiro é foda, a tentação é muito grande...

  50. SIDINEI Postado em 11/Jun/2013 às 12:19

    PORRA PESSOAL,QUE VERGONHA RESPEITEM O TOM ZÉ É VERGONHOSO UNS BABACAS TIRANDO ONDA....SE UM DESSES QUE CANTAM FUNK,CAMARO AMARELO OU ARROXA VOÇÊS APOIARIAM

  51. Thais Postado em 11/Jun/2013 às 12:35

    Eu nao vi os comentarios no FB, mas vou supor que a reportagem nao entendeu a 'etica' do problema e distorceu o que aconteceu. Digo que vou supor pq eu mesma, fa de Tom Ze, fiquei besta ao ver a propaganda. A questao nao eh o dinheiro, mas o dinheiro ganho para ajudar com a manutencao do alienismo em busca do lucro de uma multinacional. Todas as ferramentas publicitarias usadas, o texto da propaganda - todos constroem a copa - a escolha de Tom Ze como narrador, as cores e as imagens... Constroem a falsa impressao de que td vai bem, somos todos uma nacao. Eu tb amo futebol e amo a torcida, mas ao inves de usa-lo como ferramenta politica de emancipacao, preferem usa-lo como estrategia de lucro e alienacao, e nisso a coca-cola eh 'ninja' - empresa fdp, nao apenas por causa das propagandas mentirosas que a fizeram oq eh hj, mas pelo modo como fabrica seus produtos em paises da africa, por exemplo, acabando com recursos, intoxicando as aguas, pagando pouquissimo aos trabalhadores... Claro que julgar ng eh o caminho, parece que mais uma vez o FB, que tb pode ser uma excelente ferramenta de dialogo, serviu para agressividade do nao dialogo - se foi como diz a reportagem - mas, como jah dito nos comentarios, oq estava se cobrando era coerencia de um dos nossos poucos artistas que ainda a guardam de maneirs tao radical - e tao linda - como Tom Ze, que dessa vez, como bom ser humano que eh, decepcionou... Como diziam outros de nossos idolos: "nessa terra de gigantes. Que trocam vidas por diamantes. A juventude eh uma banda numa propaganda de refrigerantes"

  52. Patricia Postado em 11/Jun/2013 às 12:38

    Ok, acho bem bacana essa questão de discutir se deveria ter aceito ou não o convite e ainda, se depois de aceito, se deveria ter ficado com o dinheiro. Mas, além disso, vejo uma outra questão. Quantos dos que criticaram de fato fazem algo pelo artista financeiramente. Comprar as músicas, ir aos shows e por ai vai. Disso me surgiu uma dessas ideias de jornalista de folga que é usar o Vakinha e arrecadar o valor que ele recebeu apenas com doações de fãs. (http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=202513). É uma ideia experimental, mas de fato espero que de certo.

  53. Carol Postado em 11/Jun/2013 às 12:46

    Legal que a maioria do pessoal reclamando é tudo uspiano filho de papai usando Nike e tomando Coca. Parabéns, brasileiros. Bando de cretinos.

  54. Fabricio Vieira Postado em 11/Jun/2013 às 13:22

    O Tom Zé, tem muitos anos de idade nas costas e, como ele mesmo deixou muito claro, tem contas a pagar e pouco dinheiro. O trabalho que ele fez, independente de ter sido para a Coca-Cola, foi digno, bem como o dinheiro que ele recebeu. Nenhum fã mauricinho que nunca passou por nenhuma dificuldade financeira na vida tem o direito de reivindicar que o Tom devolva o dinheiro por uma questão de crença filosófica ou maculação de imagem musical. Se o tal fã já passou dificuldade na vida, então, já deve ter sentido na pele o que é ter que pagar uma conta e não ter dinheiro para tanto. Ele não deveria ter devolvido o dinheiro. E os seres humanos deveriam parar com tanto fanatismo e retomar a humanidade, afinal é o que, acima de tudo, nós somos.

  55. Eduardo Postado em 11/Jun/2013 às 13:26

    tem nada a ver...é um trabalho honesto, e esse papo de principios não enche barriga de ninguém, ele não tá fazando apologia a drogra, não tá vendendo pornografia, está trabalhando e todo trabalho tem que ser remunerado. Se a Coca Cola é o que dizem dela, porque ela existe então??? Porque não é nada disto...quanto a resto de ratos, temos os restos de soda caustica, lagartixas e uma série de erros nos produtos industrializados. Na minha opinião ele Tom não deve desfazer do dinheiro, pois foi ganho honestamente, e aqueles que acham o contrário que raciocinem.

  56. ROSE LONGHINI Postado em 11/Jun/2013 às 13:27

    Acho que cabe apenas ao magnífico Tom zé decidir suas ações e qualquer escolha merece respeito, mas é magnânimo ter coerência entre o que se diz e o que se faz!!!!!!!!! Já era fã, agora sou muito mais. Os fins não justificam os meios!!

  57. RGB Postado em 11/Jun/2013 às 13:32

    Gente, não desviem o foco do cerne da questão! O problema não é a coca-cola! Quem quer beber, beba! A gente brinda ao Tom Zé com uma coca-cola, se for o caso. O problema é o texto falacioso sobre a Copa, que NÃO É DE TODOS. A COPA tem removido todos os pobres pra transformar as cidades (pelo menos o Rio de Janeiro, de onde eu escrevo) em vitrines globais. Mais uma vez: não é a coca-cola! É a falácia da COPA! Não acredito que o Tom Zé tenha sido ingênuo e inocente pra sair falando um bando de barbaridades e mentiras sobre a COPA. Acho que ele tava muito precisado da grana mesmo - e isso, em tempos de COPA, onde os aluguéis inflacionam e as bananas estão pelos olhos da cara, TODXS NÓS ESTAMOS. A diferença é como você vai fazer essa grana. E se for por meio sujo, como propaganda da COPA, que ele pelo menos reverta esse dinheiro em alguma coisa útil. Uma coisa é você aceitar dinheiro e fazer o teu trabalho sem ter que baixar a cabeça ou entrar nos moldes de quem tá te pagando. Outra coisa é ser pago pra falar um bando de mentiras. Ele errou longe do GOL. Mas estávamos no 2º tempo torcendo pra ele aproveitar o cachê e fazer alguma coisa, já que enfiou o pé na jaca.

  58. Jerson Postado em 11/Jun/2013 às 13:33

    É muito difícil agradar aos ignorantes. Tom Zé, não deveria ter devolvido e ponto. Foi um resultado do seu trabalho, merecido, ele vive disso. Os ignorantes que criticaram o Tom, certamente toma Coca Cola, deveriam , isso sim pagar as contas do Tom, no lugar de ficar falando abobrinhas!

  59. George Ardilles Postado em 11/Jun/2013 às 13:58

    Uma coisa é você receber 80 mil de cachê, outra coisa é receber 80 mil de uma multinacional capitalista como a Coca-Cola, e ainda por cima fazendo propaganda de um evento extremamente hipócrita e ladrão como a Copa do Mundo. Isso é negar tudo que foi feito antes por Tom Zé. Ele passou a vida inteira criticando isso, e agora vem com essa. Sinto muito! Continuo admirando demais a música de Tom Zé e vou continuar comprando seus Lp's. Mas é triste uma dessas.

  60. AGR Postado em 11/Jun/2013 às 14:01

    Ayrton Senna também já fez comercial de cigarros! E daí!?!?!

  61. Fernando Postado em 11/Jun/2013 às 14:13

    Ficou sem os 80 paus, em compensação fez um puta som!

  62. lu Postado em 11/Jun/2013 às 14:15

    você tá fazendo igual esses fãs ao chamá-lo de cúmplice... ele faz o que ele quiser se ele quiser doar o dinheiro que ganhou o problema é dele

  63. Edu Postado em 11/Jun/2013 às 14:22

    Essas crianças de facebook que reclamam sobre este tipo de coisa. mais tarde quando saem da casinha da mamãe e papai, fazem de tudo pra ganhar grana e pagar as contas.

  64. Oroska Postado em 11/Jun/2013 às 14:44

    Meu velho ele não tinha nem que ter aceitado fazer essa bosta dessa propaganda a troco do quer? ganhou várias críticas se incomodou com elas e não usufruiu do dinheiro pra porra nenhuma e aí do que valeu isso tudo? pagou o preço de sempre meter o pau nos EUA e agora caiu na arapuca, baixa a bola, trabalha mais e fala menos que tu ganha bem mais Tom Zé...!

  65. Oroska Postado em 11/Jun/2013 às 14:47

    Ah não posso deixar de ressaltar o grande Artista que ele é e muito talentoso por sinal, pena que de vez em quando costuma cair nessas cascas de suas próprias ´´bananas``

  66. ROBSON Postado em 11/Jun/2013 às 14:49

    TOM, DÁ BOLA NÃO PRA ESSA GENTE BESTA! VC NÃO MUDOU DE OPINIÃO, FEZ UM TRABALHO, E SE FOSSE O CAETANO E GIL? TOM ZÉ CONTINUAMOS DE TE ADMIRANDO, DEVOLVE ESSA GRANA NÃO E MANDA OS INCOMODADOS PARA PORRA!

  67. Juca Charanga Postado em 11/Jun/2013 às 14:55

    Que artigo sem pé nem cabeça. 1. Tom Zé lota shows onde toca. Aqui em Porto Alegre, o último show dele foi um sucesso, como sempre o são. Esse papo de que ele vive graças ao seu trabalho como JARDINEIRO (???) não tem pé nem cabeça. Óbvio que ele não deve ser rico, mas duvido que passe fome ou precise de empregos braçais em paralelo para sobreviver. Faltou a fonte disso. 2. O comercial da Coca-Cola vai simplesmente contra tudo o que ele já cantou, contra as letras DELE, contra os ideais DELE. Não foram os fãs que inventaram que a Coca-Cola é "do mal", é basicamente algo que vem das atitudes dele durante a sua carreira. A hipocrisia dele foi o alvo das críticas. Parabéns pelo ótimo serviço de desinformação prestado - cujo resultado pode ser visto nos comentários debilóides de alguns leitores...

  68. Juca Charanga Postado em 11/Jun/2013 às 14:56

    Aliás, o que diabos tem a ver o caso da guitarra e do Bob Dylan com essa história do Tom Zé? Forçou a tanga, amigo.

  69. luciana Postado em 11/Jun/2013 às 14:59

    Não devolveria nem um centavo,nem a caraio!!

  70. Fabio Postado em 11/Jun/2013 às 15:10

    Tom Zé não é menor que Bob Dylan. O final do seu texto poderia nem existir.

  71. Braga Postado em 11/Jun/2013 às 15:10

    Postura medieval, agressiva e arrogante desse público. Eu não queria ter um público desse!!

  72. Anderson Postado em 11/Jun/2013 às 15:35

    A Maioria se não todos os que pediram pra ele devolver, bebe Coca-Cola, come no McDonalds e se acha o Revolucionário! Agora deviam pagar as contas do cara!

  73. HUBERT Postado em 11/Jun/2013 às 15:50

    COMO SEMPRE DIGO TODO brasileiro É UM FILHA DA PUTA HIPÓCRITA QUANDO SE TRATA DE DINHEIRO É RUIM SÓ OS QUE OS OUTROS GANHAM TANTO QUE TEM GENTE QUE DIZ QUE NÃO DEVOLVERIA NADA E COM CERTEZA SÃO OS MESMOS QUE FALAM MAL DE TUDO ATÉ CONSEGUIR UMA BOQUINHA TAMBEM , ACORDA CATREFA O MUNDO É ASSIM HOJE QUEM MANDA É A GRANA REVOLUCIONARIO COM O CÚ DOS OUTROS É FACIL VAI PAGAR AS CONTAS DO CARA ISSO DE NADA TIRA O QUE O CARA JÁ FEZ BANDO QUE BRASILEIROS NOJENTOS HIPÓCRITAS E SEM NOÇÃO ..... E AINDA ASSIM VAI DEVOLVER VALEU ZÉ TU É O BRAZUCA LEGAL DE VERDADE ... MAS SINCERAMENTE NÃO ERA NESCESSARIO SE FOI TRABALHO HONESTO MUITO MELHOR O TEU QUE O DE MUITA SANGALO POR AI ....

  74. Jorge Pestana Postado em 11/Jun/2013 às 16:10

    É engraçado os militantes da patrulha ideológica criticarem o Tom Zé por receber 80 mil de um trabalho honesto para a Coca-Cola usando PC, tablet, notebook, smartphone, etc. fabricado por ,também, multinacionais, poluidoras, mercantilistas, etc. etc. etc. Cuidem do próprio rabo antes de patrulhar o rabo alheio. No lugar do Tom Zé minha única resposta aos patrulheiros da idiotice seria a capa do disco "TOMZÉTODOSOSOLHOS"

  75. Magno Postado em 11/Jun/2013 às 16:10

    Por ser uma multinacional? ooh! Que horror, no século XXI isso é novo e horrível, fez propaganda para 'multinacional', poupe-me! Quem quer defender uma ideia faz projetos, bota a cara a tapa, não fica sentado criticando! Grande Zé, pena que não ficou com o dinheiro, isso só lhe faria bem!

  76. Paulo Postado em 11/Jun/2013 às 16:23

    Isso pra mim é falta de respeito, xingar o kra ...Dizer q o cara é m ercenario ? Deixa ele ganahr o dinheiro dele, ele n roubou , nem prejudicou ninguem, por muito menos a prefeitura e gorverno fazem isso E NINGUEM FALA MERDA NENHUMA. Toma vergonha na cara seus filhos da puta. Deixa o cara ser feliz!

  77. SABRINA Postado em 11/Jun/2013 às 16:27

    Pobre-rico-pobre Tom Zé, grande lúcido-maluco, a convicção e coerência ainda assustam a muitos! Aplaudo sua atitude.. após o tropeço você soube levantar com a poeira sacudida e ainda chutar o balde, como de costume! O texto da revista 'Pragmatismo Político, esse sim peca pelo tom contraditório na "defesa acusatória" a esse sábio (e não por isso menos pirado diante da nossa caretice) autor da boa música brasileira!!! Seu jardim assim continuará ainda florido, Tom! Copos de Coca-cola ao alto!! Brindemos à farsa, à Copa$ e à HIPOCRISIA!

  78. valter mustafé Postado em 11/Jun/2013 às 16:36

    Essas patrulhinhas hipócritas e imbecis são as mesmas que enchem as burras dos megamilionários sertanejos universitários idiotas, comprando seu produto do esgoto cultural brasileiro!!

  79. João Postado em 11/Jun/2013 às 17:19

    eu nao faria trabalho pra coca-cola, só numa situação de extrema dificuldade...mas não julgo ninguém que faça porque pra viver nesse mundo é muito dificil ser totalmente "livre dos pecados do consumismo"...No entanto, Tom Zé ao fazer isso, com toda sua história não só de tropicalismo mas de consciencia politica tambem, já devia esperar essa xaropação virtual, que é muito fácil..a comparação com a guitarra é outra história mais pra menos haver...mas bola pra frente tom zé voce é capaz de conseguir muito mais que essa merreca paga pela coca-cola pra voce....tenho certeza que vai rolar...e a jardinagem é porque querença não por necessidade..uma terapia muito boa

  80. Leonardo Lima Postado em 11/Jun/2013 às 17:33

    kkkk bem que o Tom Zé podia mandar as contas para esses fãs que tanto lhe julgam... assim pelo menos alguma coisa de útil eles fariam :D

  81. Rodolfo Postado em 11/Jun/2013 às 18:59

    O problema para um iconoclasta é justamente o simbolismo de ser fazer algo para a corporação coca para um evento como a Copa

  82. Markus Postado em 11/Jun/2013 às 19:01

    Por que não adicionar o video da musica "Tribunal do Feicebuqui." ao invés do comercial da coca cola? Estranho, e com cheiro de post patrocinado(Pragmatismo politico vendido!, corrompido!,mentiroso! :) ). No mais, acho que ele simplesmente não deveria ter feito o comercial.

  83. Gabriel de Barcelos Postado em 11/Jun/2013 às 19:18

    É impressionante como o debate, por parte dos dois lados, fica no simplismo do simbolismo da Coca-Cola como malvadona imperialista e não no maior problema da propaganda, que é o discurso ufanista da Copa do Mundo. Ainda respeito muito o Tom Zé, que não deixou de ser um dos meus grandes ídolos. Mas acho que tenho direito de discordar e não gostar. Prefiro evitar ataques pessoais e partir mas para a discussão política que envolve tudo o que está acontecendo agora, como as remoções e ataques à população pobre. No lugar de ataque pessoal, prefiro a inteligente crítica dessa sátira à propaganda: http://vimeo.com/62445923

  84. Madu Fonseca Postado em 11/Jun/2013 às 19:28

    Oh, meu senhor. Que fãs são esses? Tão pensando que músico faz música só porque gosta? Acho que não. Ser músico também é uma profissão. Tom Zé batalhou muito pra chegar onde está, e se ganhou 80.000 os fãs deveriam ter entendido que ele como qualquer outra pessoa também tem contas no final do mês pra pagar. E porque não falam nada sobre Gil e Caetano? Porque eles permaneceram, e permanecem no auge até hoje? Haha! Tom Zé não tá passando necessidade por que quer não. E sim porque foi esquecido por muitos, principalmente por Gil e Caetano que se quisessem estariam ajudando-o, pois estão MUITO bem de vida hoje em dia.

  85. Caio Postado em 11/Jun/2013 às 19:44

    Ok, realmente emprestar sua voz para uma propaganda da Coca-Cola não é uma coisa coerente vinda do Tom Zé, porém quando se fala em SOBREVIVÊNCIA, as coisas mudam de figura. Tom Zé tem sido um artista marginal durante anos, ele sobrevive em um universo totalmente underground, e hoje é praticamente impossível sobreviver no underground. Queria ver a coerência dos fãs revolucionários dele, aposto que grande parte deles são os hipsters que usam Iphone 5 com capinha do Che Guevara, comem no Mc Donnald's, etc.

  86. Vitor Macedo Postado em 11/Jun/2013 às 19:55

    Esse site tem coisas boas, mas como vocês são petistas costumam justificar a venda de almas. Que comparação é essa? Trocar o violão pela guitarra é estético, trocar a crítica pela legitimidade da Copa, que representa especulação, desapropriação, concentração de renda, repressão e tudo de ruim que o capitalismo nos pode oferecer é político e, portanto, de natureza distinta ao caso de Bob Dylan. Sendo assim, acho que Tom Zé ouviu as críticas e optou por se manter coerente com sua trajetória política e ideológica. Aliás, de maneira muito diferente aos figurões do PT que se cansaram de ser pobres e resolveram se vender completamente ao sistema outrora combatido. Só pra finalizar, gostaria de registrar que o Tom Zé, com o passado que tem, jamais seria lembrado apenas por esse vacilo, ele é bem maior que isso, diferentemente do Lula e do PT, cujo vergonhoso presente, dos anos 2000 pra cá, já está bem maior em importância que o seu glorioso passado.

  87. marcelo batista Postado em 11/Jun/2013 às 20:09

    Pq o site PRAGMATISMO POLITICO, que notoriamente é de esquerda não faz o mesmo e aboli esse tanto de propaganda do google ads???? É por isso que o texto não concorda com a doação do tom zé... pq o tom zé foi INTEGRO com seus IDEAIS, o site não... que é bufunfa.

  88. Alberto Peixoto Postado em 11/Jun/2013 às 20:09

    Aposto que esses filhos da puta, sem querer ofender as putas, votam no PSDB. Devolve nada

    • Gustavo Postado em 26/Dec/2013 às 18:59

      Pirou de vez né? eheheh criticar pessoas que ganharam dinheiro honestamente é bem coisa do PSDB mesmo...

  89. Marcos da Bahia Postado em 11/Jun/2013 às 20:26

    Nenhum FDP desses come seu feijão de domingo bebendo Tinguá... Hipocrisia dos fãs, fraqueza do Zé. Se for doar, doa pra mim.

  90. Fernando Postado em 11/Jun/2013 às 20:55

    Eu tenho uma proposta ao Tom Zé e seus fãs. Ele abre uma conta, e o pessoal que acha que ele NÃO deveria ter recebido remuneração por um trabalho que fez, deposita lá uma grana. Pra cada real depositado, o Tom Zé doa igual valor do dinheiro que ele recebeu da Coca-Cola. Vamos ver quanto ele terá que devolver... No dos outros, é uma delícia...

  91. Luiz Júnior Postado em 11/Jun/2013 às 21:26

    Vamos para de hipocrisía e fraqueza, Tom Zé é um cara altamente inteligente, crítico, músico dos melhores e, acima de tudo, autêntico, mas, é profissional, e se uma empresa buscou seu talento e pagou por ele, que assim seja, não matou ninguém, não feriu ninguém ou os que estão criticando não toma coca-cola, não gostam de futebol, não concordam com a copa do mundo no Brasil???Será que todos têm coerência de sacrificar algum dos prazeres citados ou só esperam que o ídolo faça?

  92. Anselmo Heidrich Postado em 11/Jun/2013 às 22:56

    Peraí! Até simpatizava com o sujeito, mas o erro dele não foi acertar o contrato com a Coca (muito antes pelo contrário), MAS ter cedido a um bando de desmiolados ideológicos jurássicos. Daí sim, todo o esforço e empenho que ele manteve por esses anos todos não teve mérito? Quer dizer então que se na rede social dissessem para se atirar em um poço se atirava?! Errado foi ele em bancar o 'consciente' e negar o que era seu por direito e conquista. Agora sim é que merece o escracho geral, não dos babacas, mas de quem o compreendia perfeitamente.

  93. Edgar Pereira Postado em 12/Jun/2013 às 00:24

    Sao uns idiotas q nao sabem o q o cara ta passando na realidade , deveriam cuidar de suas vidas vazias e deixar o artista receber um justo dinheiro pelo seu trabalho , desculpe tom eles nao sabem o q dizem .

  94. CMKY Postado em 12/Jun/2013 às 00:42

    Ah, gente. Na boa? Boto a mão no fogo: o Tom Zé devolveu essa grana porque se ligou da besteira que fez de ir narrar aquele texto absurdo sobre a COPA DO MUNDO no Brasil. Deve ter ido se informar sobre as remoções, sobre a "LIMPEZA" de pobres que o ESTADO está fazendo, com muita truculência e corrupção. Cair a ficha de que, de uma maneira ou de outra, compactuou com isso, seja emprestando a voz pra esconder a baixaria que tá acontecendo. Devolver o dinheiro agora é, no mínimo, patético. Enche os bolsos agora, home, e faz uma música falando mal da COPA.

  95. Juka Tavares Postado em 12/Jun/2013 às 11:06

    TOM ZE! FAÇA UM CROUWDFOUNDING que a gente te banca par ao resto de sua vida!

  96. Patricia Postado em 12/Jun/2013 às 13:18

    Ele e os fãs são um bando de panacas vítimas das próprias ideologias, muitas vezes pregadas e espalhadas em voz alta aos 7 ventos sem passar antes por um escrutínio para saber até que ponto podem e devem ser defendidas, até que ponto são viáveis. Tenho pena dele por ter feito isso a si mesmo.

  97. Patricia Postado em 12/Jun/2013 às 13:19

    E de fato: os tais fãs realmente não pararam de beber cocacola.

  98. ANAMERARI Postado em 12/Jun/2013 às 16:37

    todos que acusaram o tom não rejeitariam esse dinheiro de jeito nenhum !!!que hiprocrisia http://www.panoramio.com/user/5716128

  99. PAULA CAETANO Postado em 12/Jun/2013 às 19:01

    QUEM DECIDE É O TOM ZÉ!

  100. Thayane Postado em 12/Jun/2013 às 19:31

    Não é possível tem algo por traz disso tudo, quem abriria mão de 80 mil por causa de comentários egoístas e sem sentido.. ainda mais passando por "aperto" como ele mesmo disse.

  101. Lugui Postado em 12/Jun/2013 às 19:46

    Que nojinho ler comentários de gente falando "ele doou pq percebeu que fez merda" Galera, se TOCA. Ele resolveu fazer isso pq nao aguentava mais a pressão das pessoas, nao pq fez merda. Merda fez quem fica pressionando o cara por causa disso. Bando de babacas.

  102. Lugui Postado em 12/Jun/2013 às 19:59

    Sabe, caetano veloso se apresenta na mtv, faz música com linguagem adolescente e dá até xiliques dignos de dyvas holywoodianas e ninguém fala nada. o Cara faz um comercial pra coca-cola e é escrachado desse jeito? Não entendo. Não entendo MESMO.

  103. Adilson Porto Jr. Postado em 13/Jun/2013 às 09:50

    Por um outro ponto de vista, é pertinente considerar como um quase exercício de humildade ao dar vez pro argumento do fã que é quem realmente valoriza seu trabalho, ao invés da Coca-Cola. O óbvio não é ele ceder a voz do fã, o óbvio é ele ser mais um artista que se apóia nessa balela de que todo artista deveria se vender deliberadamente igual ao Neymar. Isso acaba sendo só uma forma de apoiar o pensamento do artista catar migalhas da industria: Se vc tem a oportunidade de ganhar dinheiro, ganha. Até aí ok, mas chega ao ponto de "se vc tiver a oportunidade de ganhar o máximo de dinheiro possível, acima de qualquer princípio teu, o faça! princípio é brega e é coisa do passado". Essa demagogia de q artista tem q se vender mesmo e etc já deu no saco e e existe uma virgula nisso. Em um tempo que acontecem os primeiros flertes contra os velhos modelos é válido enxergar além do dinheiro e mais "atitude" de bater continência pra patrocínio é ele ter realmente escolhido o lado do fã e mostrar q os ouve do q jogar no time do patrocínio como todos fazem e são amirados como "espertos" por isso no que é apenas uma nova versão do senso comum. Essa coxice conformista disfarçada de atitude de que como artista vc é compreendido como prostituo até o nível da ganância já ta na hora de ser contestada. Ele não ta passando fome também, relaxa. É parecido com a Sandy não sair na Playboy. Ela é artista, tem grana, mas um pouco de critério, princípio ou zelo com a imagem (que seja) não devia ser condenado.

  104. Clarice Postado em 13/Jun/2013 às 13:15

    Aposto que esses "fas" todos consomem coca cola... Ridículo!

  105. Felipe Postado em 14/Jun/2013 às 11:35

    Tem coca aí na geladeira?

  106. Alessandro Postado em 26/Jun/2013 às 12:10

    Patrulha ideológica idiota e descabida a esse grande cara... Agora, quero saber qual destes "fãs" vai ajudar o Tom a fechar as contas. Sabe, ficar idolatrando o cara enquanto ele se ferra é fácil... mas altamente babaca. E louve-se a atitude dele. Já que enchem tanto o saco, doa o dinheiro, faz uma boa ação...

  107. Marcos Postado em 01/Aug/2013 às 03:38

    Parem de tomar Coca Cola agora!!!! Todo mundo doando suas heranças para o estado em comunas, chega de capitalismo, vamos destruir lojas capitalistas e ser de esquerda de verdade de hoje em diante!!!!.

  108. Leandro Postado em 09/Aug/2013 às 07:46

    Totalmente descabida a comparação com Bob Dylan. Já a multibilionária Coca-cola, todos nós conhecemos não é mesmo? Não deveria ter feito a narração para não manchar a própria imagem. E hoje Tom Zé não é mais jardineiro, seus shows vivem lotados. O autor do texto mostra-se anacrônico.

  109. vida-loka Postado em 21/Aug/2013 às 14:45

    alguém chegou a se perguntar quem pagou realmente o cachê do cara? na totalidade capitalista, o dinheiro veio dos consumidores do refrigerante, que estavam comprando o líquido e pagando tbm o cachê dele...

  110. renato Postado em 04/Sep/2013 às 17:24

    Opa! rendeu pra xaxete, este troço. Que é este tom zé, e quem é estes fãs. Tem gente que tem que pega na enxada. gente da cidade é tudo louco.

  111. Gustavo Postado em 26/Dec/2013 às 18:50

    Eu acho a Arte um dos meios mais honestos de se ganhar dinheiro, fazendo boa arte então...Dale Tom Zé, não devolve a grana não!

  112. Helder Postado em 26/Dec/2013 às 18:54

    Coisa típica da esquerda fascista. Não me surpreendo.

  113. Caio Postado em 26/Dec/2013 às 23:36

    O publico dele é tão chato como suas musicas mesmo

  114. Rosi Postado em 26/Feb/2014 às 22:21

    Caramba! Quem escreveu este texto absurdo? Dylan estava transformando a música, Tom Zé, que eu admiro muito e que deveria ter uma vida confortável pelo músico maravilhoso que é, foi criticado por vender seu trabalho a uma multinacional bastante questionada, o que está em contradição com as críticas que ele faz. Mas que jornalista é este que não é capaz de entender isto? Eu sugiro uma campanha para que uma organização brasileira bacana pague o mesmo para Tom Zé fazer um comercial.

  115. Mauro Postado em 30/Mar/2014 às 15:31

    Gostaria de saber o que essas pessoas consomem, e como elas fazem para ganhar dinheiro.

  116. Carolina Postado em 05/May/2014 às 10:10

    Aposto que Tom Zé agiu conforme sua própria consciência, se não visse sentido em abrir mão da grana certamente não abriria, afinal a narração vai além da Coca Cola, é sobre a Copa. "Pilotem suas cabeças!"