Luis Soares
Colunista
Compartilhar
São Paulo 12/Jun/2013 às 19:47
21
Comentários

Sede do PT é depredada durante manifestação do passe livre

Sede Nacional do PT é depredada durante protesto contra aumento das passagens do transporte público em São Paulo

sede pt protesto passe livre

Sede nacional do Partido dos Trabalhadores foi depredada durante protesto (Foto: ABr)

A sede nacional do PT, localizada na região central de São Paulo, foi depredada durante o protesto da noite desta terça-feira (11) contra o aumento da passagem do ônibus.

Organizado pelo Movimento Passe Livre, a manifestação tem o apoio da Juventude do PT (JPT), que divulgou nota na segunda-feira (10) convocando a militância petista para participar da série de protestos.

Pedras foram atiradas em direção ao prédio e estilhaçaram as portas de vidro. A assessoria do partido informou que o PT não irá se manifestar sobre o caso. A sigla registrou um boletim de ocorrência.

O Movimento Passe Livre se declara apartidário e conta com apoios de partidos da esquerda, como PSOL, PSTU e PCO.

Leia também

Para a blogueira Maria Frô, a depredação da sede do PT é uma ação fascista. “Não se depreda propositalmente sedes de partido, de nenhum partido. Historicamente grupos que fazem isso foram sempre brigadas fascistas”, afirmou.

com Último Segundo

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel Postado em 12/Jun/2013 às 20:29

    “Não se depreda propositalmente sedes de partido, de nenhum partido. Historicamente grupos que fazem isso foram sempre brigadas fascistas”, Não é ..Lembro das manifestações contra a Privatização da Vale do Rio Doce no Rio de Janeiro em que os manifestantes depois da bruta repressão policial que enfrentaram depredaram a sede do PSDB no centro . O PSDB era responsável pela privatização E como o PT é um dos responsáveis pelo aumento , nada mais justo

  2. Markus Postado em 12/Jun/2013 às 20:51

    Vandalismo sem proposito? Almeidinhas na manifestação? Atitude fascista? Ou será uma pequena amostra do descontentamento legitimo para com o partido? Não vejo diferença entre atear fogo em sacos de lixo e depredar a sede do PT, alias ambos tem o mesmo proposito, armazenar lixo.

  3. Marcio Postado em 12/Jun/2013 às 21:31

    Creio que é um sinal de que enfim boa parte do povo começou a acordar de sua letargia política. Enfim, talvez haja jeito para o Brasil - do caos se chegar a ordem.

  4. Joao Tomaz Postado em 12/Jun/2013 às 21:35

    Parece-me que a coisa é bem diferente do que a revolta pelo aumento de vinte centavos na passagem de ônibus, (abaixo da inflação acumulada)segundo disse o prefeito em entrevista diretamente da França. Afinal de contas, o que disseram nas delegacias estas pessoas presas. Suponho que a população tem o direito de saber o porquê deste movimento. Será que o gato subiu no telhado?

  5. damasio Postado em 12/Jun/2013 às 21:43

    Entrei no face do MPL ,eles já são presas dos reacionários e poderosos da cidade Acham que estão fazendo muito .vão ver lá na frente o quanto estão sendo usados ,quem sabe um dia compreendam o sentido de nossa luta e valor de nossas bandeiras vermelhas com a estrela do Partido dos Trabalhadores, a direita já os batizou com uma pecha que não desgrudará mais deles :vandâlos ,não foi o PT e nem Hadad quem fez isto foram aqueles que os insuflaram contra a cidade para instalar o ódio a politica !!!

  6. eduardo Postado em 13/Jun/2013 às 01:38

    Simples, prisão por crime de dano, lesão corporal e demais crimes no âmbito penal e, no âmbito civil, a reparação dos danos materiais contra patrimônios particulares e públicos. Sem prejuízo sobre eventual processo penal para “opiniões” como esta do “Markus”, “opiniões” que participam da prática criminosa desses grupos ao instigar a existência desse tipo de ato, além de gerarem a intolerância e o ódio político típicos dos fascistas.

  7. Kazuhiro Uehara Postado em 13/Jun/2013 às 07:15

    Julgamento da própria base petista ao rumo que o PT está tomando.

  8. Postado em 13/Jun/2013 às 07:26

    Bom, eu moro na rua em que fica a sede e não acho que foi uma "ação fascista" ou algo do tipo, apenas um vandalismo por "prazer" , pois uma minoria das pessoas que estavam na manifestação(vi uns 3 num grupo de 200 ou mais) saíram quebrando todos os vidros da rua, inclusive o do prédio onde moro... apoio a manifestação, só que por causa disso penso que a população acaba se mostrando contrária ao movimento, e a "grande mídia" não ajuda, colocando "todos no mesmo saco", como se todos os manifestantes estivessem "quebrando tudo". Parte dos manifestantes se dispersaram para a rua vindos da Sé, após a polícia usar bombas de efeito moral e balas de borracha, depois passaram pelo parque dom Pedro e voltaram para a av. Paulista.

  9. Vinicius Postado em 13/Jun/2013 às 08:13

    Apesar de absurdo o aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus (e apenas aqueles que utilizam transporte público uma vez por semana não pensam dessa forma), não creio que essa seja a única razão de tanta revolta. Seria o entoar de uma possível "primavera tupiniquim"?

  10. Aretuza Postado em 13/Jun/2013 às 08:24

    Não é necessário quebrar e nem depredar nada. O respeito é válido para todos. Mas, vendo o outro lado da história, é preferível que depredem a Sede do partido político do que igrejas que não tem nada a ver com a história, como fizeram aqui no Rio. Sou totalmente contra ao vandalismo. Mas se houver, que seja aonde nasce a corrupção.

  11. homo sacer Postado em 13/Jun/2013 às 11:26

    Aqui no Brasil todo mundo se queixa da falta de manifestações. A cultura da manifestação surge numa sociedade sadia, esclarecida, em que há consciência de classe, o que não é o caso do Brasil... O que significa que o conteúdo racional necessário para que haja uma mobilização pacífica está em falta, gerando dois tipos de situações: a população não se une manifestações por reivindicações essenciais, pois não as entendem e portanto não entendem a natureza do "se manifestar"; quando se manifestam o fazem por motivos extremamente passionais. Não adianta tentar cobrir o sol com uma peneira. A realidade da nossa sociedade é esse; tem que existir outro nível de civismo para que uma mobilização não vire uma manada.

  12. homo sacer Postado em 13/Jun/2013 às 11:38

    E como nosso cidadão médio é ingênuo. Vocês que ficam aí culpando PT por tudo e por nada estão nem aí para o fato de que os oligopólios façam a festa com seus bolsos. Condenar o miserável por receber bolsa família é fácil, mas sobre baixar a taxa de Juros, que faz um rombo muito maior nos cofres públicos e é sim uma transferência de renda direta do dinheiro público para a oligarquia, disso é melhor nem suspeitar... imaginem se vocês dizerem uma coisa dessas no trabalho, na faculdade, na frente de alguém importante, como se supõe que irão conseguir entrar pelo hall de entrada no mundo burguês, para assim ganhar rendimentos sobre a mesma taxa de juros, não é verdade? Parem de ficar reclamando de como o governo administra a economia, e vão estudar para um concurso público, bando de idiotas sem moral.

  13. Vander Postado em 13/Jun/2013 às 16:00

    "baixar a taxa de Juros, que faz um rombo muito maior nos cofres públicos " Homo, vc sabia que é o governo que determina o aumento ou diminuição da Selic? E que ela é que é utilizada para a remuneração dos titulos do tesouro???

  14. Müller Postado em 13/Jun/2013 às 18:56

    Continuem protestando galera! e cuidado com a mídia direitista, eles estão aproveitando o protesto para difamar nos chamando de terroristas e essas barbaridades, típico de fascistas desse país!

  15. homo sacer Postado em 13/Jun/2013 às 22:38

    Vander. O Copom determina a taxa Selic, e o faz tendo muito em conta a opinião do mercado e as suas "expectativas racionais" respeito a "autonomia do banco central". Se fosse por vontade do governo a taxa de juros continuaria a baixar, pois nem a Dilma nem nenhum direitista-keynesiano-brasileiro-purpurina-vermelha acredita na ideia de controle da inflação via taxa de juros (e eu também não; sim não sou governista). O que o governo fez foi ceder devido a pressões dos maiores interessados em ganhar 8% sobre as suas riquezas sem para isso ter que produzir porcaria alguma. Acredite, não vivemos numa ditadura e o "mercado" (hahah, esses oligopolistas não são engraçados?) têm poder e bastante para influenciar nas decisões de qualquer petista na situação e em vésperas de eleições, ciente de que o refrão da oposição será a ineficácia no controle da inflação.

  16. Roberto Postado em 14/Jun/2013 às 08:57

    O brasileiro têm pouca experiência em episódios como essas manifestações em SP e acaba sem saber como interpretar seus desdobramentos. Uma das coisas que as forças de repressão sempre fazem nesses casos é infiltrar agentes à paisana nos grupos de manifestantes para tentar identificar lideranças e também para perpetrar atos do tipo "false-flag" (passando-se por manifestantes), como obviamente foi o caso do ataque à sede do PT. Nenhum petista, por mais insatisfeito que esteja, vai depredar uma sede do próprio partido. Também não creio que militantes do PSOL, PSTU e PCO façam isso. Isso é coisa da direita. A história (que se repete) confirma isso.

  17. luiz carlos ubaldo gonçalves Postado em 14/Jun/2013 às 12:01

    Canalhas infiltrados a mando da direita facista que começa a se articular para as priximas eleições!

  18. Rodrigo Teixeira Postado em 14/Jun/2013 às 12:43

    Qual seria um melhor título para essa matéria ? a) Manifestantes atiram pedras na sede do PT e o site Pragmatismo Político entra em crise existencial... b) Revolucionários Reacionários depredam a sede do melhor partido segundo pesquisa cubana c) Chauí diz que a culpa é da classe média...

  19. PAULO ROBERTO ARGUELLES DA COSTA Postado em 20/Jun/2013 às 02:16

    É MEU AMIGO! É QUE NEM DIZ UM ANTIGO DITADO: "QUEM TEM TELHADO DE VIDRO NÃO PODE JOGAR PEDRA NO TELHADO DO VIZINHO!!!

  20. Marcos Postado em 10/Aug/2013 às 00:15

    Boa sobre o telhado de vidro, sobre a sede da máfia, sou contra a quebradeira mas ficar triste com isso é impossível.