Redação Pragmatismo
Especial 05/Jun/2013 às 15:47
128
Comentários

Por que na Finlândia bebês dormem em caixas de papelão?

Bebês de todas as classes sociais dormem em caixas de papelão na Finlândia. País que já foi pobre na década de 30 hoje é símbolo de igualdade e apresenta as ‘mães mais felizes do mundo’

Há 75 anos, todas as mulheres grávidas na Finlândia recebem um kit de maternidade do governo. O kit inclui uma caixa com roupas, lençóis e brinquedos, e a ideia é que a própria caixa seja usada como cama durante os primeiros meses de vida do bebê.

Muitos acreditam que o kit ajudou a Finlândia a alcançar uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil do mundo.

É uma tradição com origem na década de 1930, desenvolvida para dar a todas as crianças na Finlândia um começo de vida igual, independente da classe social.

O kit de maternidade é um presente do governo e está disponível para todas as gestantes.

bebê caixa papelão finlândia
Bebês de todas as classes sociais dormem em caixas de papelão na Finlândia. Todas as gestantes finlandesas tem a opção de receber um kit maternidade ou uma ajuda financeira. (Foto:Milla Kontkanen)

Ele contém macacões, um saco de dormir, roupas de inverno, produtos de banho para o bebê, assim como fraldas, roupas de cama e um pequeno colchão.

Com o colchão no fundo, a caixa torna-se a primeira cama do bebê. Muitas crianças, de todas as classes sociais, têm seus primeiros cochilos dentro da segurança das quatro paredes da caixa de papelão.

Acompanhamento pré-natal para todos

As mães podem escolher entre receber a caixa ou uma ajuda financeira, que atualmente é de 140 euros (R$ 390), mas 95% optam pela caixa, que vale muito mais.

A tradição começou em 1938, mas inicialmente o sistema só estava disponível para as famílias de baixa renda. Mas isso mudou em 1949.

“A nova lei diz que para receber o kit ou o dinheiro, as gestantes têm que visitar um médico ou uma clínica pré-natal municipal antes do quarto mês de gestação,” disse Heidi Liesivesi, que trabalha no Kela, o Instituto de Seguro Social da Finlândia.

Leia também

Na década de 1930, a Finlândia era um país pobre e a mortalidade infantil era alta ─ 65 em 1.000 bebês morriam. No entanto, os números melhoraram rapidamente nas décadas que se seguiram.

Mika Gissler, professora do Instituto Nacional para Saúde e Bem-Estar em Helsinque, acredita que o kit de maternidade e os cuidados pré-natal para todas as mulheres introduzidos na década de 1940, um sistema de seguro de saúde nacional e um sistema central da rede hospitalar na década de 1960 foram fundamentais para reverter essa situação.

As mães mais felizes do mundo

Aos 75 anos de idade, o kit é agora uma parte estabelecida do rito finlandês de passagem para a maternidade, unindo gerações de mulheres.

“É fácil saber em que ano os bebês nasceram, porque as roupas do kit mudam um pouco a cada ano. É bom comparar e pensar: ‘Ah, aquele menino nasceu no mesmo ano que o meu’”, diz Titta Vayrynen, de 35 anos, mãe de dois filhos pequenos.

Para algumas famílias, o conteúdo da caixa seria inviável se não fosse gratuito.

“Um relatório publicado recentemente dizia que as mães finlandesas são as mais felizes do mundo e na hora eu pensei na caixa. Somos muito bem cuidados pelo governo, mesmo agora que alguns serviços públicos sofreram pequenos cortes”, diz ela.

O conteúdo da caixa mudou muito ao longo dos anos, refletindo a mudança dos tempos.

Símbolo de igualdade

“Os bebês costumavam dormir na mesma cama que os pais e foi recomendado que esse costume acabasse”, disse Panu Pulma, professor de História Finlandesa e Nórdica da Universidade de Helsinque. “Incluir a caixa no kit serviu como um incentivo para os pais colocarem os bebês para dormir separados deles.”

Em um certo momento, mamadeiras e chupetas foram removidos para incentivar o aleitamento materno.

“Um dos principais objetivos de todo o sistema era fazer com que as mulheres amamentassem mais e funcionou”, diz Pulma.

Ele também acha que incluir livros infantis teve um efeito positivo, encorajando as crianças a segurar os livros e, um dia, lê-los.

Pulma acredita que a caixa é um símbolo da ideia de igualdade, e da importância das crianças.

BBC

Posts relacionados

Comentários

  1. Carlos Alberto Postado em 05/Jun/2013 às 17:58

    Isso que é um país

    • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:17

      Correção, religião.

    • Souza Postado em 05/Aug/2014 às 20:45

      Isso se chama desenvolvimento. Parece que quanto mais subimos no mapa mais as coisas melhoram para o ser humano. Grande Europa, grande Finlândia.

  2. kARIN Postado em 05/Jun/2013 às 18:15

    Que País incrivel. Além de estimular a amamentacao as criancas têem um valor imenso aos olhos do governo . Idéia genial a do simbolo da igualdade. Desde cedo já colocam na cabeca das criancas que ninguém é melhor que ninguém, todos sao iguais perantes as leis. Isso que é desenvolvimento humano e acima de tudo ser Cristao. Realmente com essa ideologia deve predominar mais pessoas com auto estima , solidárias e mais felizes...

    • PJDisouza Postado em 28/Dec/2013 às 01:07

      Lembrando que la são quase todos ateístas só pra corrigir seus aspecto "cristão" Religião não tem nada haver com educação. Ponha por ex: A Suécia que em sua quase totalidade é de ateístas e é um dos países mais desenvolvidos culturalmente e financeiramente.

      • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:17

        Exato, religião serve apenas para FODER com a mente das pessoas e convencê-las a dar dinheiro para suas igrejas.

    • monica Postado em 31/Dec/2013 às 18:07

      você está corretíssima

    • Emerson de Lima Postado em 01/Jan/2014 às 01:31

      '...22% que "não acreditam que haja algum tipo de espírito, Deus ou força vital"37 — fazendo da Finlândia um dos países com maior porcentagem de ateus no mundo..." se deus fosse vital no desenvolvimento de um país, o Brasil seria primeiro mundo e o Oriente Médio Hors concours ...

    • carla Postado em 05/Jan/2014 às 00:43

      A Finlandia é dos paises com menos "cristaos" no mundo. Aparentemente, os paises com mais cristaos sao os que tem mais desigualdade e mais pobreza. Religiao é uma merda!

    • Renan Postado em 06/Jan/2014 às 19:08

      Ai vc se engana, a Filandia e um dos países com menos pessoas cristans em todo o mundo, por isso que eles são tao bons, na verdade

    • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:19

      Cristão de cu é rola. A Finlândia é praticamente toda ateista.

  3. Vieira Postado em 05/Jun/2013 às 18:48

    Isso me faz lembrar o nascimento de um ser humano, que veio ao mundo e mudou a sua História.

    • Emerson de Lima Postado em 01/Jan/2014 às 01:31

      Buda?

      • Thaís Postado em 10/Jan/2014 às 12:00

        Buda!

    • Gustavo M. Gomes Postado em 26/Jan/2014 às 19:10

      Einstein? Darwin? Newton? Da Vinci? Galileu? Sagan? Hawkings? A quem exatamente está se referindo?

    • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:19

      Mudou pra pior né?

  4. Marcos Postado em 05/Jun/2013 às 19:04

    Buda?

  5. lilian Postado em 05/Jun/2013 às 19:45

    Kkkkk, todo o respeito a Buda, mas Jesus foi fundamental.

    • André Postado em 27/Dec/2013 às 02:41

      É, parece que será preciso caixas de papelão também para os religiosos do mundo inteiro. Quem sabe assim não começam a se tratarem como iguais.

    • Davi Postado em 08/Jan/2014 às 10:22

      fundamental pra atrasar o desenvolvimento humano

      • Gustavo M. Gomes Postado em 26/Jan/2014 às 19:11

        Exatamente!

      • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:20

        Exato! Religião é um lixo.

    • Wellington Postado em 15/Mar/2014 às 11:17

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Caio Postado em 05/Jun/2013 às 19:52

    Com certeza Luke Skywalker.

    • Mario Postado em 07/Jan/2014 às 15:27

      Gênio.

  7. tiago Postado em 05/Jun/2013 às 20:23

    Maomé?

  8. José de Almeida Postado em 05/Jun/2013 às 21:17

    Hitler, talvez?

  9. John Postado em 05/Jun/2013 às 21:23

    Karl Marx!

  10. Vieira Postado em 05/Jun/2013 às 21:38

    Apesar de ter sido um ser humano que alcançou a sabedoria e a iluminação, não é a ele que me refiro, pois Gotama, o Buda nasceu em berço de ouro.

  11. Fernando Postado em 05/Jun/2013 às 23:30

    kkkkkkkk certo tipo de gente eh mesmo uma praga, nao perde a oportunidade.... Devia ser tratado como doença mental....

    • Maria Postado em 06/Jan/2014 às 09:41

      Concordo com vc.

  12. Mauricio. Postado em 06/Jun/2013 às 00:16

    "Presente do Governo", cara pálida? O Estado não gera riquezas. Isso é tão somente o retorno de uma pequena parte dos impostos que o próprio povo paga. Kit fuleiro, por sinal.

    • Ronaldo Postado em 26/Dec/2013 às 22:43

      Usar a expressão "cara pálida" é assinar seu atestado de tiozão. Tiozão recalcado e policamente ignorante, por sinal.

    • Glauco Fernando Postado em 27/Dec/2013 às 00:42

      Provavelmente vc deve votar no PSDBosta!!!

    • Kleber Postado em 27/Dec/2013 às 16:35

      Eu estava me segurando, mas estava mesmo convencido que ia ter gente dizendo que isso não serve, que é fuleiro, que é uma ofensa aos pobres, etc... O problema do brasil é todo mundo quer ser melhor que outros, gastam-se mundos e fundos para ostentar coisas que realmente n fazem muita diferença.

    • Walter Postado em 31/Dec/2013 às 13:23

      Sem dúvida, acho no mínimo engraçado o pessoal louvando essa iniciativa do governo, quando na verdade em um país desenvolvido economicamente, entenda-se de livre mercado (Para os esquerdinhas que citarem os países nórdicos como exemplos de Estado atuante sugiro olharem o índice de liberdade econômica dos mesmos), a taxa de mortalidade infantil é NATURALMENTE baixa. Não existe mágica, nem caridade do governo.

    • Ana Menezes Postado em 05/Jan/2014 às 01:33

      Excelente observação, Maurício !! A melhor de tudo o que li aqui até agora.

    • Mario Postado em 07/Jan/2014 às 15:28

      Pois é, o retorno do imposto deles é um kit lindo, o do nosso é? Me lembre, porque eu esqueci...

    • Souza Postado em 05/Aug/2014 às 20:50

      Tu não sabe nem o que é Finlândia e fica falando asneira. Quer comparar lá com o lixo daqui? Aqui a gente paga imposto como se fosse dízimo, lá os impostos são ínfimos se comparados aqui. Ve se aprende pelo menos a história do Brasil pra depois estudar "as terra dos otro cara palida"

  13. VANDERLEI Postado em 06/Jun/2013 às 01:33

    LULA??????

  14. VANDERLEI Postado em 06/Jun/2013 às 01:36

    KARIN, Lamento em lhe informar, a FINLÂNDIA é predominante atéia 60% - da população. http://girouniversal.wordpress.com/2011/02/10/os-paises-com-os-mais-elevados-indices-de-ateismo/

    • Vitor Postado em 26/Dec/2013 às 19:54

      Estranho... esse artigo diz justamente o contrário... será que são protestantes ateus então? http://pt.wikipedia.org/wiki/Finl%C3%A2ndia#Religi.C3.A3o

    • Bruno Fehr Postado em 06/Jan/2014 às 16:59

      Isso é incorrecto 21% é oficialmente ateu! 76,04% são oficialmente Lutheranos e 1% Ortodoxos e 1% Islâmicos. Agora a taxa de praticantes isso sim é abaixo dos 40%.

    • vasco Postado em 07/Jan/2014 às 23:32

      O que provavelmente é uma das causa-efeitos para ser um dos países mais desenvolvidos. A religião anda de mãos dadas com o analfabetismo...não desfazendo as crenças pessoais de cada um, claro.

  15. giuliana Postado em 06/Jun/2013 às 08:04

    Pois é.. o duro que em nosso país isto acontece, mas as criancinhas são encontradas no lixo, ou melhor dentro de sacolas de lixo.... Enquanto nossos valores não forem moldados no amor, na igualdade e na fraternidade, tal idéia não funcionará...O que se esperar de um país como o nosso onde o povo vende voto pex, por uma cesta básica?!? é uma pena.... .

  16. Debora Postado em 06/Jun/2013 às 12:10

    ATEUS OU NÃO, ELES REPRODUZEM O ENSINAMENTO DO(S) GRANDE(S) MESTRE(S) MUITO MAIS QUE NO BRASIL, UM PAÍS COM A MAIORIA CRISTÃ.

    • Edson Postado em 03/Jan/2014 às 20:32

      perfeita a sua análise....as vezes eu me pergunto o porque que os países mais violentos do mundo são tido como os mais religiosos, por exemplo: México e Brasil no caso, cristãos e da India, que tem centenas de religiões e prega atrocidades contra as mulheres.....sem esquecer os países árabes mulçumanos radicais que se matam e matam milhares de pessoas, além de colocar a mulher como escrava e sem direitos.....triste realidade, parece que a religião esconde o caracter!!!!!!

    • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:21

      porque evanjégues sempre uasm a porra do caps lock?

  17. Karine Postado em 06/Jun/2013 às 12:13

    Genial, tudo começa à partir daí. Promover a igualdade já de "berço". :)

  18. monica Postado em 06/Jun/2013 às 12:16

    Não somente a Finlândia mas a maioria dos países escandinavos. A religião nesses países só enfraquece.

  19. Tomaz Brick Postado em 06/Jun/2013 às 12:25

    Outra vez esse papinho? Pow assunto tão maneiro e termina sempre do mesmo jeito? Sacanagem...... Pq essas pessoas não se limitam a falar disso em páginas próprias? Ta se tornando desinteressante ler posts sobre qualquer coisa por causa disso....

    • Renata Postado em 03/Jan/2014 às 12:38

      Desanima né :/

  20. Adalberto Cesari Postado em 06/Jun/2013 às 12:28

    Reportagem sobre bebês: "vamos correr e comentar sobre Jesa e seus Palestinos"; Reportagem sobre política: "vamos correr e comentar sobre Jesa e seus Palestinos"; Reportagem sobre direitos iguais: "vamos correr e comentar sobre Jesa e seus Palestinos" Reportagem sobre a mulher: "vamos correr e comentar sobre Jesa e seus Palestinos"; Reportagem sobre a natureza: "vamos correr e comentar sobre Jesa e seus Palestinos"; Reportagem sobre escândalos envolvendo pastores: "isso é cristofobia!".

  21. Raquel Postado em 06/Jun/2013 às 12:52

    Os comentários são ótimos!

  22. DrB Postado em 06/Jun/2013 às 14:03

    Sendo 60% ateia, deve ser por isso que são tão prosperos né?!

    • Rosana Postado em 27/Dec/2013 às 09:26

      Não, DrB. Ateísmo não é o motivo da prosperidade. Ateísmo é a consequência.

    • Leila Postado em 03/Jan/2014 às 11:50

      Sim, deve ser por isso mesmo. Sendo ateus pensam apenas em causa e consequência e não ficam esperando deus 'dar' alguma coisa a eles. E trabalham pelo que querem, e nunca perdem tempo discutindo sobre religião, acabam mais focados no que dá resultado prático, ou seja, são mais pragmáticos que os países religiosos. É fácil comparar, busque estatísticas sobre países de maioria atéia para entender.

  23. marilene prates paiva Postado em 06/Jun/2013 às 14:28

    Eu não tinha entendido ,fiz questão de ler e tentar entender mais ainda tô com dúvidas ,espera aí pelo que entendi é muito aconchegante ?? Na minha opinião ............ cara ! não tem nada demais né?Por quê Jesus nasceu numa manjedoura ? E mudou toda nossa história .

  24. Ramón Postado em 06/Jun/2013 às 14:56

    Pra que discutir religião aqui? Pelamor! Achei bem interessante o kit, mas no Brasil (em que uma calça para uma jovem de 16 anos custa mais de 300 reais) a população iria chamá-lo de compra de votos. Além disso, na nossa cultura dormir em uma caixa de papelão reflete mendigagem, o que não seria bem visto.

    • Flaviano Alves Postado em 17/May/2014 às 13:53

      Disse bem,Ramón, se o atual governo lançasse um kit como este, já estaria sendo acusado de estar comprando votos da população, fazenso propaganda política antecipada, criando curral eleitoral e etc. e tal.

  25. Vitor Postado em 06/Jun/2013 às 15:11

    Desculpem-me os ateus e religiosos de plantão, mas como pode uma notícia pautada na ideia de política para a família ser reduzida a uma discussão sobre religião. Com todo o respeito, mas as informações são muito escassas na própria reportagem para defender ou negar valores cristãos. Sou ateu e me incomoda muito toda vez que alguém noticia algo que soa como bondade e igualdade alguém vem e fala "Jesus!". Como se a doutrina cristã fosse o único meio de se fazer o bem. Ao mesmo tempo, também me incomoda o fato de ateus acharem que o ateísmo torna as pessoas mais inteligentes e ficarem ironizando os religiosos com argumentos fracos como "Os finlandeses são uma sociedade 'avançada' porque a maioria é composta por ateus". Não há qualquer relação de causa e efeito nisso. É apenas um discurso conveniente à situação, como é o de se alguém fez alguma coisa boa é porque possui os valores cristãos em seu coração. Além de ser uma discussão surperficial de ambas as partes, o que deveria ser enfatizado sempre acaba ficando em segundo plano ou mesmo esquecido.

    • Márcio Postado em 27/Dec/2013 às 10:36

      Enfim um comentário sensato.

    • Marcos Postado em 03/Jan/2014 às 18:22

      Este foi o comentário mais sensato que eu li aqui.

    • Patrícia Postado em 06/Jan/2014 às 20:50

      Enfim um comentário consciente!

    • Reni Postado em 06/Jan/2014 às 21:11

      Vitor sou ateu e você esta certo!

    • Dora Postado em 08/Jan/2014 às 17:11

      Muito bom, Vítor. Afinal um comentário que vale ler. Engraçado que não se falou na igualdade política, no acesso igualitário à Saúde, nem na carga tributária da Finlândia, que ouvi ser a mesma que a brasileira, sendo que os serviços do Estado são prestados ao povo de forma eficaz, ao contrário do que acontece aqui.

    • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:22

      ", também me incomoda o fato de ateus acharem que o ateísmo torna as pessoas mais inteligentes " Errado, se tornar mais inteligente com estudo de qualidade torna as pessoas atéias.

  26. Marcos Sabbad Postado em 06/Jun/2013 às 16:44

    Ateus são tão mais sensatos que essa gente que adoece em cima do livro-cristão-mitológico... ai, ai...

  27. @NunoMorelli Postado em 06/Jun/2013 às 19:43

    A intenção do governo pode até parecer boa, pois satisfaz uma necessidade comum a todas as mães e bebês, e o que torna o ser humano especial é a identidade, não discordo que diante de Deus somos todos iguais na condição de homens mortais e passíveis de erro, mas a coisa deve parar por aí... Se não existissem pequenas diferenças (as melhores idéias surgem das diferentes necessidades de solução) tudo o que conhecemos talvez nunca teria existido.. igualitarismo é coisa de socialista água-com-açúcar e sem sustentação, que melhoria pode oferecer um ser medíocre, digo, mediano, comum, dentro da média é incapaz de atingir novos patamares, não é? Penso que a diferença é fundamental para mover nossas ideias. Tudo que é igual também é relativo, sem diferenças.. ou seja, uma massa relativista onde tudo é igual e ninguém conhece nada melhor, e que pode assumir a forma que alguém quiser dar para manobrá-la. Pensem nisso.

  28. Vieira Postado em 06/Jun/2013 às 21:14

    Substituindo a Religião, surge o pensamento e comportamento Ético, com base, inclusive, nos seres que inspiraram as Religiões, mas que não as fundaram. A França parece estar seguindo na mesma direção, o que me leva a crer que dentro de mais algumas dezenas de anos não haverá mais religiões na Europa, mas algo que a supera a Ética Humanista.

  29. Maria Olimpia Postado em 07/Jun/2013 às 05:14

    Cada mãe que recebe esta caixa sente-se igual as outras e isso promove o amor entre as pessoas.

    • Reginaldo Postado em 31/Dec/2013 às 09:25

      Se essa caixa fosse adotada no Brasil, com certeza ia ser superfaturada!!!

  30. André Postado em 07/Jun/2013 às 08:04

    Enquanto isso a gente discute aborto :(

    • talita Postado em 01/Oct/2013 às 11:48

      Na Finlândia o aborto é legalizado. :)

      • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:23

        Ainda bem que é legalizado lá.

      • Souza Postado em 05/Aug/2014 às 20:55

        Agora veja a taxa de estupro e a taxa de analfabetismo e a taxa de educação e a taxa de mulheres que se amancebam com homens. Isso não é aqui!! Isso que é país por isso o aborto é legal pq pouquissimas abortam.

  31. Zen Postado em 07/Jun/2013 às 11:03

    Faço como Jesus, sigo o Buda.

  32. Schmertelling Postado em 07/Jun/2013 às 16:49

    Estas pessoas nestes paises nao sao ateistas. Elas nao sao fanaticas, outras coisas na vida delas tem mais valor, como a igualdade social, respeito com o proximo, educaçao, segurança publica etc... É diferente de ser fanantico ou Ateista. Religiao é uma coisa vivida dentro das pessoas, que cada um sente em si e nao é necessario acusar o mundo todo de ser ateista, so por nao ser fanatico. Mas resumido, observem o desenvolvimento destes paises e comparem os religiosos, nao falo so do brasil, tem a africa, os paises arabes... E tirem suas conclusoes proprias porque qualquer outro comentario que na seja a favor da religiao, a pessoa se tornam automaticamente na boca de qualquer um ATEISTA. .

    • Bruno Fehr Postado em 06/Jan/2014 às 17:03

      Segundo sondagens de 2012 mais de 21% dos Finlandeses é Ateu, 76% Lutheranos dos quais 27% são praticantes. Sim, é uma sociedade que colocou há muito a religião de parte e desta forma se libertou e lidera o mundo em termos de igualdade entre sexos.

  33. Vieira Postado em 08/Jun/2013 às 08:35

    O interessante é quando digo que não tenho religião isto é interpretado como sendo ateu.

    • Cláudia Postado em 31/Dec/2013 às 08:28

      O mesmo acontece comigo

  34. GLACI Postado em 09/Jun/2013 às 13:13

    O interessante é notar a diversidade de opiniões que uma simples matéria causou. Isto é democrático, por isso, como cidadão devemos entender o mundo e nosso país. Nosso país precisa muitas transformações em todos os campos sócio-econômico-político-cultural, mas para tanto NÓS CIDADÃOS precisamos entender o que acontece ao nosso redor. TODOS OS GOVERNOS tiveram boas e más ações,e, este não é diferente e nem o próximo, seja lá quem for, o será. PARA TANTO PRECISAMOS UM JORNALISMO REAL, SÉRIO, ANÁLISES BEM ELABORADAS PARA QUE O POVO CONSIGA SER PARTÍCIPE PARA UM PAÍS JUSTO.

  35. Tê Nolasco Postado em 17/Jun/2013 às 23:20

    Gente, seja com que intenção for que tenha esse governo, está se saindo bem melhor que no Brasil. Aquil, como disse acima a Giuliana, crianças são achadas em latas de lixo. Quem dera elas estivessem recebendo um kit desses (repito, seja com que intenção for) e terem um mínimo de dignidade e respeito humano. Não estão entre o lixo. Estão dentro de casa, com os pais, em um colchãozinho limpo. Não é que tenha necessidade de ser assim. Mas acho que devemos viver com mais simplicidade. No final não levamos nem berço de madeira nem de caixa de papelão pra debaixo da terra. Só olhar pro Brasil um pouquinho e ver a merda que está pra ver com bons olhos esse kit... Acho válido sim o pensamento do texto.

  36. Rogério Postado em 03/Jul/2013 às 09:57

    http://ceticismo.net/religiao/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/

  37. Amar Yasmine Postado em 05/Jul/2013 às 04:00

    Olha, a ideia é muito interessante mas eu só consigo pensar no quanto me sentiria mal dentro de uma caixa, mesmo sem tampa... Eu sou muito claustrofóbica... *:-(

  38. Opinião K Postado em 11/Jul/2013 às 17:14

    Pessoas que só falam de Jesus neste espaço reservado aos comentários sobre o artigo, vcs já leram algum livro sobre política? Ou só leram a bíblia? Se vcs só leram a bíblia até hoje, eu entendo vcs. Se não for esse o caso, então vocês não sabem interpretar texto direito, já que o artigo está falando de estratégias política e sociais do governo finlandês.

    • ariel Postado em 27/Jan/2014 às 15:25

      crente nem a biblia lê...

  39. cyll Postado em 12/Jul/2013 às 09:55

    alarmante é julgarmos os outros pela religião ou não religião deles. como se ser religioso fosse prova de bom mocismo. e não ser fosse certificado de maldade.... triste é num país como o Brasil tanta gente ficar perdendo tempo discutindo uma coisa tão pessoal e particular como religião. Até parece idade média...

  40. Chuck Postado em 12/Jul/2013 às 15:40

    Quem não tem religião é Agnóstico; quem despreza religião é Ímpio, Ateu é quem não acredita em Deus.

  41. Bira Postado em 14/Jul/2013 às 15:56

    É uma pena que os interessados em boas informações tenham que assistir um monte de palermas discutirem sobre religiões. Essas, verdadeiras discussões estéreis, aprendidas por iniciação infantil e prolongadas por seres de mentes vazias que, ao invés de procurarem desenvolver conhecimentos mais profundos, perdem-se em lucubrações.

  42. Denise Postado em 18/Jul/2013 às 01:05

    Francamente, alguns comentários são de dar vergonha ao ser humano. O artigo se refere ao modo igualitário, higiênico, asséptico, amoroso, educado, e tantas outras coisas que não sejam relacionados à religião ou ateismo. Paremos de analisar as coisas do ponto de vista anarquista, retrógrado, inútil. Os finlandeses estão se utilizando de uma prática que serve ao bem comum. Não se trata de socialismo, cristianismo ou ateismo. Trata-se de cuidar de bebês de forma correta para seu desenvolvimento físico, mental, psicológico e social. O fato de ser uma caixa de papelão não tem nada a ver com o fato de ser vexatório, como foi sugerido acima, nem com o fato de ser humilde como Jesus. Tem a ver com a praticidade, higiene, conforto e individualidade da família como um todo. Se havia o hábito de fazer os bebês dormirem na mesma cama que os pais, os riscos de matar o bebê sufocado durante o sono dos adultos, era muito grande. O fato de ser uma caixa de papelão, não invalida o ato governamental de ajudar as famílias. É barato, prático, aconchegante, pois retém calor, descartável, ocupa pouco espaço, enfim, mil e uma utilidades. As roupinhas do kit, são novas e, se bem utilizadas, poderiam servir para outros bebês, na sequência. É muito fácil criticar quando não se tem soluções práticas para fazer melhor. O fato de ser igual para todos, é melhor ainda, pois somos todos iguais, enquanto seres humanos. Por que deveria ser diferente? Os bebês não ligam para moda, riqueza ou posição social. Eles querem somente ser amados e bem cuidados, que é o que a reportagem mostra claramente. Ah! Sou enfermeira, educadora e cristã.

  43. Pampilho Postado em 20/Jul/2013 às 04:19

    Não será possível dizer apenas que é uma idéia genial, sem a conspurcarem com religião ?

  44. Cristina Ribas Postado em 24/Jul/2013 às 22:29

    a matéria é um tanto confusa. é problema de tradução? o que salva o bebe da mortandade não é caixa, mas o pré-natal, certo? e o governo finlandês certamente dá uma ajuda mensal para as famililas, portanto acho que deve ser revista a estatística de optar por isso e não aquilo... qual o objetivo da matéria mesmo? estimular as pessoas a fazerem pré-natal???

  45. FERNANDO ANTONIO Postado em 26/Jul/2013 às 02:03

    QUE EXEMPLO MARAVILHOSO DE IGUALDADE SOCIAL, E RESPEITO AO SER HUMANO,PARABÉNS A ESTE PAIS.

  46. Miguel MAtos Postado em 27/Jul/2013 às 18:43

    Deus não está em nenhuma igreja. Não precisa de dinheiro, não vende nada.

  47. Cíntia Postado em 08/Aug/2013 às 22:35

    A humanidade tem diferenças suficientes para alimentar mudanças sem precisar das diferenças de classes. Einstein, se tivesse nascido numa família de agricultores pobres, teria plantado batatas e se preocupado com a sobrevivência, e não elaborado a teoria da relatividade.

  48. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 27/Aug/2013 às 12:03

    Deus pode até nem existir, mas os países socialista já mostraram sem duvida nenhuma onde acaba o ateísmo. PIO XII FOI O “PAPA DE HITLER”, PORQUE DURANTE SEU PAPADO A IGREJA CATÓLICA NADA FEZ PARA IMPEDIR A MATANÇA DE JUDEUS PELA ALEMANHA http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/08/pio-xii-foi-o-papa-de-hitler-porque.html

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Oct/2013 às 20:13

      E o medo?

      • Reni Puls Postado em 06/Jan/2014 às 21:15

        O medo e a conveniência, o Vaticano era migo dos países do Eixo. Eles (a Itália) através do Duce doaram o Estado do Vaticano à igreja.

  49. Aline Postado em 26/Dec/2013 às 19:37

    Legal, mas ainda é assistencialismo.

  50. Ingrid Rosso Postado em 31/Dec/2013 às 10:48

    Gente, quanta discussão em torno de assunto que o foco não é religião, nem compra de votos. Fato: começou numa época onde muitas crianças morriam, estudo, crianças que dormem no meio dos pais, correm maiores riscos de sufocamento, morte súbita. Em berços maiores as mães, tentem a encher a caminha de cobertor para aquecer ( eu sei, pq sou mãe via isso direto na maternidade e na convivência com outras mães), a caixa de papelão, que cabe um bebê e junto o colchão, saco de dormir e roupinhas, incentiva a mãe a agasalhar o filho, colocar no saquinho de dormir ( onde ele não irá se enrolar em cobertor> sufocamento) e caminha própria, com laterais altas que também protegem do frio, criando um ambiente com temperatura adequada, quase uma incubadora, o que muda é só o material. Então o porque? saúde, pediatria preventiva. Nada mais. Que mania de tudo quanto é tema direcionar a discussão para religião/politica. Se todos páises, aderissem à esse sistema, com certeza teríamos mais crianças seguras num período em que elas são tão frágeis.

  51. Carol Postado em 31/Dec/2013 às 14:08

    Se distribuem kits no Brasil, é assistencialismo, manobra eleitoreira do governo. O povo é um bando de vagabundo que ao invés de trabalhar, sai fazendo filho pra ganhar esmola. Mas na Finlândia é tudo lindo, isso que é país!!!

  52. Elenilson Postado em 31/Dec/2013 às 15:55

    enquanto aqui no Brasil nem se sabendo e comprovando que o vigarista do politico está roubando ainda não é preso, particularmente não acredito que temos soluções, os poucos que querem fazer algo de VERDADE são submetidos a prova: - Ou está conosco ou está fora! este país num tem mais jeito, esperança? nenhuma.

  53. Gradius Postado em 31/Dec/2013 às 18:04

    Ratos de igreja, me irritam muito! Muito mesmo! E essa raça é o que mais infestas os comentários de blogs e portais de noticias.

  54. Márcio Postado em 03/Jan/2014 às 14:13

    Para os nórdicos, Deus é Odin, o pai, Jesus é Thor, seu filho e o Coisa ruim é o Locki, seu irmão... vocês não viram Avengers não ?... e afinal, é fácil administrar um país desses pois existe nesse mundo muito menos finlandês do que cearense, por exemplo. Ah sim, e o principal, lá a profissão mais respeitada e uma das mais bem remuneradas - e o que todos querem ser quando crescer, mas só os melhores conseguem - é a de professor.

  55. Laize Nunes Postado em 03/Jan/2014 às 19:47

    É o que basta para um bebê,O importante é o amor que se dá. Gosto desse povo evoluído,realista e verdadeiro.Parabéns! amei!!

  56. Quyrian Postado em 04/Jan/2014 às 11:30

    Qual é mesmo a religião oficial na China??? Mas realmente... moral e caráter são coisas de cultura. Isso nos falta.

  57. Carlos Marques Postado em 05/Jan/2014 às 12:18

    Ora, mas é claro que a questão religiosa aparece sempre nos comentários das notícias por aqui. Apesar de não ter um "livro mitológíco" que baseie sua visão, a agenda esquerdista é tão clara e coesa que questionar um dos seus itens é automaticamente atingir todos os seus outros. O fanatismo desse discurso é ainda pior, uma vez que se pinta de não fanatismo, e as pessoas acreditam! OH Finlândia atéia, terra prometida! Ó Finlândia igualitária, das mães mais felizes do mundo! OH, como somos sensatos e esclarecidos! Oh! Oh! OH!

  58. Rogério G. Santos Postado em 06/Jan/2014 às 13:58

    Essa é apenas uma ação que demonstra a prioridade em se construir um país melhor. A matéria é superficial em relação ao todo da saúde finlandesa mas chama atenção quando esclarece que a medida foi tomada com o intuito de reduzir a mortalidade infantil e prover um desenvolvimento melhor para os pais e para as crianças. Aqui no Brasil, provavelmente, seria fortemente criticado, pq a classe que domina os meios políticos, por incapacidade mental, prefere dar esmola a incentivar políticas de desenvolvimento social.

    • Deivid Leonel Postado em 08/Jan/2014 às 12:43

      http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/04/melhor-educacao-do-mundo-finlandia.html Essa outra matéria sobre a Finlândia é incrível também.

  59. Alvaro Postado em 06/Jan/2014 às 20:03

    É sério que desviaram o assunto da matéria para um bate-boca religioso.Sinceramente meu povo, sinceramente...

  60. Mario Postado em 07/Jan/2014 às 15:26

    É realmente difícil para o brasileiro entender igualdade. O único conceito que se aproxima é o do pobre. Aqui no Brasil todo pobre é igual e todo rico é errado por ser rico. No momento em que todas as mães, indiferente de sua classe social, adotam o mesmo estilo de criação dos filhos, uma comunidade começa a exercitar na prática o conceito de igualdade. Como não sabemos aceitar uma bondade sem reclamar, também não sabemos explicar coisa tão bonita sem inserir uma figura mitológica. Somos um povo pior que ignorante, somos desinteressados.

  61. Isabel Fernandes Postado em 07/Jan/2014 às 20:17

    Adorei.

  62. Paulo Postado em 07/Jan/2014 às 20:38

    Em Portugal oferecem o cartão da caixa com a conta para pagar da maternidade, os remédios e qualquer dia imposto por ter tido um filho sem consentimento da troika = Passos Coelho

  63. josafá Postado em 07/Jan/2014 às 23:22

    em todos os debates que eu assisti os ateus mais "sábios" sempre perderam. vide debate entre william lane craig vs ... ou entre Dave hunt vs... interessante que até o diretor do projeto genoma Francis collins se rendeu e abandonou o ateísmo e se converteu ao cristianismo. por que será hein?

  64. Deivid Leonel Postado em 08/Jan/2014 às 12:21

    Incrível.

  65. Bruno Postado em 08/Jan/2014 às 13:36

    Esperando o Pragmatismo político postar algo relacionado com o Caos no Maranhão.

    • Dora Postado em 08/Jan/2014 às 17:02

      Beleza ....Isto mesmo ! Ou não atacarão o clã Sarney , por ser base de sustentação do governo petista ?

  66. Pereira Postado em 08/Jan/2014 às 14:19

    Meu Deus sempre quando eu entro nesse site eu levo um susto com tamanha desinformação : "Com cerca de 4,1 milhões (ou 76,4%34 da população no final de 2012) de adeptos, a maioria dos finlandeses são membros da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia. A Igreja Evangélica Luterana da Finlândia é uma das maiores igrejas luteranas no mundo" . "sem nenhuma afiliação religiosa, 21,0% da população do país" fonte : wiki se não gostar dessa posso passar outras fontes

  67. Pereira Postado em 08/Jan/2014 às 14:21

    evangélicos finlandeses 76,4% x 21,0% Ateus indices finlandeses hemmm

  68. Pereira Postado em 08/Jan/2014 às 14:53

    É Realmente .... vendo outras fontes na suécia 65 % da população é cristã ... na finlândia achei 77,5 % de evangélicos .... embora tenha caído alguns pontos percentuais desde 1980 . o povo ta bem desinformado mesmo

  69. Dora Postado em 08/Jan/2014 às 17:00

    Por quê ? Certamente o governo de lá não é petista, aquele que faz caridade através da bolsas eleitoreiras, arrancando o couro da classe média; e incentiva planos de saúde , ao não fazer da saúde no país aquilo que os brasileiros merecem, uma vez que certamente o finlandês paga menos imposto do que o brasileiro. Na Finlândia, pelo que diz o artigo, a Saúde é para todos. Ao passo que todos sabemos como estão nossos hospitais públicos. Se a verba de propaganda fosse usada para melhorar um pouco as condições dos hospitais, para ao menos evitar que os médicos tenham que atender os pacientes no chão dos corredores, teríamos alguma esperança. Mas não, o povo é massacrado de inverdades via propaganda regiamente paga. Alguém lembra do Goebbels, , o Duda Mendonça do Hitler? Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência.

  70. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 15/Mar/2014 às 14:34

    Isso que chamo de POLÍTICAS PÚBLICAS. Como sonho que aconteça assim em nosso Brasil, ou seja, que nossas POLÍTICAS PÚBLICAS também sejam tão eficaz quanto.

  71. Guilherme Augusto Postado em 13/May/2014 às 09:51

    Se fosse no Brasil, como um típico comentário de internet se comportaria: - "governo corruPTo, gastando o dinheiro público com bolsa-esmola pra grávida"; - "enquanto milhões morrem nas filas dos hospitais e a educação está às favas, o governo gasta com bolsa-grávida? Quis dar, quis ter bebê, o problema é seu!!" - "este senhor [nome do governante ou político responsável] deveria se envergonhar." - "Minha mulher teve bebê e jamais precisou de ajuda e esmola desses bandidos." - "volta ditadura! aquilo que era tempo bom, grávida não ganhava assistencialismo com nosso dinheiro público" - "estou pagando impostos para serem gastos com essas folgadas que não usaram camisinha?" - "Morte às grávidas! Morte aos bebês!" E notícias do tipo: "linchadores matam grávida" surigiriam nos noticiários. E uma comentarista de jornal diria que é compreensível a atitude deles. E por aí vai... o Brasil... onde a mídia controla o que pensa e o que fala seu povo.

  72. Fabio Postado em 27/Dec/2013 às 00:19

    ??????????????????????????????

  73. Bianca Postado em 06/Jan/2014 às 00:44

    Tbem estava fazendo o mesmo questionamento. O texto e longo mais não comunica. E aí vem um monte de inveterados com várias filosofias de igualdade.

O e-mail não será publicado.