Luis Soares
Colunista
São Paulo 13/Jun/2013 às 19:47
6
Comentários

PM prende jornalista por 'porte de vinagre' durante protesto

Jornalista foi preso durante protesto em SP por carregar um recipiente com vinagre, usado para diminuir o ardor nos olhos provocado pelas bombas de gás lacrimogêneo

jornalista cartacapital preso

O repórter de CartaCapital Piero Locatelli detido pela PM por porte de vinagre; ao centro, de camisa branca (Foto: Marina Dias – Terra Magazine)

O vinagre é usado pelos manifestantes, e também pelos jornalistas que participam da cobertura, para diminuir a sensação de ardor nos olhos e na garganta provocado pelas bombas de gás lacrimogêneo.

Mesmo antes de manifestantes de diversos grupos liderados pelo Movimento Passe Livre darem início a mais uma passeata, pelo menos 40 pessoas já haviam sido presas. Houve confronto entre policiais e manifestantes.

Além a prisão do repórter da revista, outros dois jornalistas, um da TV Folha e um do jornal Metro, foram agredidos. “Eles dispararam spray de pimenta aleatóriamente”, disse o repórter do Metro, Henrique Beirange.

Um fotógrafo do portal Terra chegou a ser detido. Ele diz ter sido ofendido verbalmente até conseguir se identificar. Depois ele foi liberado.

Leia também

Atualização

O repórter Piero Locatelli, de CartaCapital, foi solto agora a noite.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condenou a prisão do jornalista de CartaCapital. “A Abraji pede que o repórter Piero Locatelli seja posto em liberdade para que possa seguir cobrindo a manifestação e lamenta que a polícia novamente impeça o trabalho da imprensa.

com agências e CartaCapital

Posts relacionados

Comentários

  1. Fábio Postado em 13/Jun/2013 às 21:27

    Ditadura? Magina!

  2. Sidi Postado em 13/Jun/2013 às 22:30

    NUNCA FIQUEI TÃO EMPOLGADO COM ESSE MEU BRASIL, PORRA SERÁ Q FINALMENTE VAI ACORDAR? ESPERO Q SIM, POIS CHEGA DOS POLÍTICOS ACHAREM QUE TEMOS CARA DE PALHAÇOS.

  3. Vander Postado em 14/Jun/2013 às 04:52

    Sinceramente, a abordagem dos policiais foi bastante educada e eles tinham sim que verificar se o liquido era realmente vinagre e não alguma coisa que pudesse representar risco. Lembrando que o jornalista foi liberado 40 minutos depois, quando se verificou que realmente se tratava de algo inofencivo.

  4. DÁ PARA ACREDITAR NA PM ? – Os cineastas não aceitam ser vítimas de filmadores…( Pimenta em olho alheio é refresco ) | SCOMBROS Postado em 14/Jun/2013 às 06:24

    [...] PM prende jornalista por ‘porte de vinagre’ durante protesto [...]

  5. Patrick Postado em 14/Jun/2013 às 06:52

    Abordagem educada ? Amigo Vander, a policia agiu de forma covarde e irracional. Teve repercussão em nível internacional, agencia de Direitos Humanos viram abuso de força nas manifestações. Acorda, para de acreditar em Globo onde alguns poucos vândalos são dados como exemplos gerais dos protestos e onde só tem um lado para a conversa, o lado opressor, é fácil ir entrevistar um comandante da policia que nem mesmo lá estava e ele dizer que foi tudo bem. Onde fica a oportunidade de um manifestante contar a verdade ?

  6. diego Postado em 14/Jun/2013 às 08:51

    40 mins pra identificar uma garrafa com vinagre tu ta de brincadeira né vander minha vó faz mais rapido, e tenho duvidas quanto se foram educados ou nao

O e-mail não será publicado.