Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Racismo não 03/Jun/2013 às 15:57
40
Comentários

Morre Benedito Oliveira, o idoso negro espancado por neonazistas

Apesar da gravidade do crime, a Polícia enquadrou o caso como lesão corporal grave, o enquadramento mais benéfico, e não como tentativa de homicídio. Agressores disseram que “negros têm que morrer mesmo”

Benedito Oliveira Santana, 71 anos, o guardador de carros atacado por neonazistas na madrugada de 06 de abril, em Rio Claro, cidade a 187 Km de S. Paulo, morreu na manhã do último sábado (1º/06), em sua casa em Ipeúna interior de S. Paulo.

Ele não resistiu a gravidade dos ferimentos dos quais nunca se recuperou segundo a família. Depois de passar cerca de 20 dias em estado de coma na UTI da Santa Casa de Rio Claro, com traumatismo craniano, ele recebeu alta e voltou para a casa, porém, em seguida teve de ser internado novamente.

neonazistas-preconceito

Assumidamente racistas, agressores do idoso receberam o enquadramento mais benéfico: lesão corporal grave, ao invés de tentativa de homicídio

Na última quinta-feira teve alta dessa segunda internação e foi levado para a casa onde mora em Ipeúna. Muito debilitado, porém, o idoso, não conseguia falar e tinha se locomover em cadeira de rodas. Na manhã deste sábado, terminou o sofrimento.

O corpo do idoso está sendo velado pela família e amigos. Não é certo se será enterrado ainda hoje ou se amanhã de manhã no cemitério da cidade.

Barbárie

O guardador de carros foi atacado a socos, chutes e pontapés, quando já se encontrava caído, especialmente, na cabeça, por três jovens neonazistas, quando se encontrava trabalhando nas proximidades do clube social Grupo Ginástico Rioclarense, no centro da cidade.

Leia também

Hélcio Alves Carvalho e Axel Leonardo Ramos, respectivamente de 20 e 21 anos, os responsáveis pelo ataque, segundo os guardas municipais que atenderam a ocorrência, à caminho da Delegacia mantiveram-se agressivos: “negros têm que morrer mesmo”, diziam, segundo o relato dos guardas às autoridades policiais.

Apesar da gravidade do crime, os dois (eram três, o terceiro ainda está foragido), a Polícia Civil de Rio Claro, enquadrou o caso como lesão corporal grave, o enquadramento mais benéfico, e não como tentativa de homicídio, agora consumado.

Carvalho e Ramos (na foto acima), de acordo com a Polícia, pertencem a uma célula neonazista de Ponta Grossa no Paraná e continuam presos, segundo apurou o site Afropress, na Cadeia Pública de Itirapina, cidade próxima à Rio Claro.

Os dois agressores, além de atacarem Benedito, também agrediram Sebastião Gonçalves de Oliveira, 57 anos, o outro guardador de carros que tentou socorrer o idoso.

A viúva de “seo” Benedito, dona Maria Aparecida Zaqueu, de 73 anos e um dos cinco filhos, Silvio Roberto Zaqueu Santana de Oliveira, disseram que o idoso nunca se recuperou dos golpes sofridos, especialmente na cabeça. “Queremos Justiça, é só isso que que queremos: Justiça”, afirmam.

AfroPress

Recomendados para você

Comentários

  1. Henrique Arreguy Hachmann D'Agostini Postado em 03/Jun/2013 às 16:02

    se os agressores incitam a violência e matam outros seres vivos, principalmente os de mesma espécie que a dele, não vejo outra razão para condena-los ao mesmo fim, que seja pela mão do estado, onde já atendem pela custódia... morte se paga com morte, só assim para que a vida possa ser valorizada...

  2. maurício Postado em 03/Jun/2013 às 16:07

    Neonazista tem que morrer.

  3. Opinião Postado em 03/Jun/2013 às 16:13

    Neonazista no Brasil?

    • dfgsdfgsdSiegfried Wolfga Postado em 09/Apr/2014 às 20:22

      é retardado

  4. lobo Postado em 03/Jun/2013 às 16:22

    Covardia. Atacam, em grupo, idosos e mulheres quero ver tentar bater no Anderson Silva

  5. Angelo Postado em 03/Jun/2013 às 16:22

    Branquinho esse neonazista...

  6. Juliana Postado em 03/Jun/2013 às 16:22

    Deveriam ter sido processados por homicídio! Mas esse Brasil é uma mãe para criminosos.

  7. Rubens Postado em 03/Jun/2013 às 17:15

    Uma pena sermos conivente com agressores preconceituosos, porque os nazistas já eram, oque vemos são garotos mal criados em casa dando uma de revoltado provavelmente pela posição social que, em vez de procurar trabalho saem para cometer este tipo de covardia. Isso não tem nada de nazismo! Estes caras não devem saber nada de história. Uma pessoas que saiba pelo menos um pouco de sua história não agiria assim. O Brasil é um país onde a mistura de raças imperam. Caso haja algum branquelo, que não aceite isso, compre sua passagem, FDP, e volte de onde veio. Digo isso para todos que tenham ou nao raizes na Alemanha. Se seus avós vieram de lá é porque o nazismo arrebentou com o país deles e vieram, por isso, se refugiar no Brasil. Se não gostou, saim fora suas bixas. Ou então escolha um mestiço como eu para bater em vez de procurarem velhinhos e nóias por ai. Há negros de todas as idades seus cagões na calça. Se tiver algum cagão aqui é só entrar em contato comigo que eu terei o prazer de quebrar seu nariz nazista de merda.

  8. Ronaldo Ferreira Postado em 03/Jun/2013 às 17:17

    Isso é crime hediondo

  9. Van Gogh Baiano Postado em 03/Jun/2013 às 18:23

    Me corta o coração saber que um idoso que estava trabalhando ser agredido, a ponto de morrer só por causa da cor de sua pele. Mas o que me revolta de verdade é saber que esses trombadinhas, protegido pela mídia, ficarão impúnes por que são filhos de burguês que se acham brancos num país mestiçado.

  10. Dulce Belo Postado em 03/Jun/2013 às 18:23

    Prontinhos para cometerem outras barbáries... e ainda sairem dando risada! Só neste país mesmo!!!

  11. Alan Postado em 03/Jun/2013 às 19:34

    A cara dos Neonazistas tupiniaquins é a melhor, a corja nazista de verdade não pensaria duas vezes em mandar esses mestiços impuros pro forno. Oh ignorância!

  12. messias Postado em 03/Jun/2013 às 19:44

    eles serão enquadrado em homicidio isso pode mudar pelo agravamento

  13. francisco de assis galli Postado em 03/Jun/2013 às 20:43

    vergonha, vergonha, vergonha, país da impunidade, onde ja se viu punidos por lesão corporal grave, ha façam- me o favor, justiça de merda, esses malacos tem q morrer mesmo, bando de vagabundos, drogados, eles sim tem q ser agredidos até o fim, cade esses vagabundos do chamado Direitos Humanos agora, se fosse o contrário coitado desse pobre senhor q faleceu, é bem capaz desses sem vergonhas do tal Direitos Humanos provar q esse coitado provocou esses vândalos, lei de merdaaaaaaaaa e provem o contrário

  14. Victor Postado em 03/Jun/2013 às 22:05

    Que um negão arrombe os dois na cadeia! Neonazista tem que ser mulherzinha de bandido na cadeia!

  15. Mazzieri Postado em 04/Jun/2013 às 00:30

    Nos últimos dias só que fiquei sabendo que esses vagabundos neonazistas agrediram uma lésbica, um morador de rua e um sr. de idade. Covardes desgraçados, quando a vítima não é indefesa atacam em bando, corja de desgraçados tinham que apodrecer na cadeia

  16. Rev. José do Carmo da Silva Postado em 04/Jun/2013 às 09:55

    "Lamentável... Mais lamentável ainda será o futuro do Brasil se a lei não for rigorosamente aplicada. Quando o Estado de direito não aplica a lei; abre espaço para a vingança, e a sociedade explodirá em mais violência". Rev. José do Carmo da Silva

  17. marciamaia Postado em 04/Jun/2013 às 10:30

    A JUSTIÇA NO BRASIL E' PERMISIVA CONIVENTE E OMISSA,COM SEUS ATALHOS ENCRUSTADOS NO CODIGO PENAL,PROPICIA A EPIDEMIA DE VIOLENCIA,NA NOSSA SOCIEDADE.SE NAO SE GOVERNA CORRETAMENTE,NAO SE COMBATE ESSES VAZIOS LEGAIS JUDUCIAIS,QUE SO DESMORALIZAM A JUSTIÇA COMO INSTITUIÇAO FIAVEL,E CONDENAM A SOCIEDADE BRASILEIRA AO FRACASSO.

  18. Lu Postado em 04/Jun/2013 às 10:44

    "As brandas leis se fazem palco para a violência"!

  19. James Postado em 04/Jun/2013 às 11:21

    Se fosse o contrário o negro ficaria esquecido na cadeia. O que acontece é que provavelmente esses filhinhos de papai paranoides são de falmília de gente da elite e poderosa e essa polícia corrupta deixa leve a sentença. Vamos ver se lá dentro eles não recebem a punição justa, uma vez que se a policia não faz lá dentro eles vão fazer. Quero ver o racismo dentro da cadeia..

  20. Marcos Paulo Postado em 04/Jun/2013 às 12:23

    Que delegado é esse? MP nele!

  21. aderlane caires Postado em 04/Jun/2013 às 14:08

    Canalhas, deveriam ser julgados em praça pública por pessoas negras, sem nenhum devido processo legal e nem ampla defesa, já que não deram a esse respeitável ser humano nenhuma chance de se defender. Morte aos assassinos

  22. Bethinha Postado em 04/Jun/2013 às 18:19

    Três podres covardes que agem em grupo. Eles deveriam entrar em uma Comunidade se declarando nazistas/racistas para ver o que acontece com eles.

  23. luciano Postado em 04/Jun/2013 às 20:17

    Punks a hora de unimos para a guerra soldados da guerra contra neonazistas deixo aqui minha indignaçao...

  24. leo Postado em 05/Jun/2013 às 11:15

    Com essa cara de neo-nazista de merda, deve comer merda no café da manhã, almoço e janta, pra fazer uma merda dessas.

  25. fontana Postado em 05/Jun/2013 às 12:41

    se acham muito fodões e só atacam velhos indefesos.. bem tipico de neozistas...

  26. PauLLo Postado em 05/Jun/2013 às 20:04

    Ñ vai ficar mais q 15 anos em cana. Justiça do brasil é um lixo teria q ter pena de morta pra esses filhos da putas do caralho.

  27. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 06/Jun/2013 às 03:16

    CARECAS DO ABC, O VERDADEIRO MOVIMENTO ESQUERDISTA NAZIFASCISTA Já fui um deles http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/carecas-do-abc-o-verdadeiro-movimento.html

  28. JUSTIÇA Postado em 06/Jun/2013 às 21:39

    não só existe neonazistas no Brasil, como num passado bem próximo, no governo de Vargas, tinha um partido político e grupos, onde os nazistas atuavam. é certo que, apesar de estarem aqui no Brasil,-mais precisamente em Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul- cuidavam dos interesses dos alemães que aqui residiam. mas não sejamos ingênuos a achar que só era isso que Hitler queria. enfim, essa não é a questão. a questão é que esses alemães nazistas que vieram pra cá em plena Segunda Guerra Mundial ou até antes, e ficaram, tiveram filhos, constituíram famílias e foram passando os ensinamentos do Hitler para seus filhos. eles estão até hoje entre nós, mas não sabemos quem são. o que eu acho engraçado é que somos uma nação mestiça, onde muitos desses hoje, velhos alemães, constituíram suas famílias com Brasileiras. não vejo sangue ariano, raça pura nesses caras. portanto se ''liguem'' vocês que se dizem neonazistas.

  29. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 07/Jun/2013 às 10:03

    AMPLOS SETORES DA IMPRENSA TENTARAM CASSAR DOS EVANGÉLICOS O DIREITO DE DIZER “NÃO”. AGREDIRAM OS FATOS, A DEMOCRACIA E OS SEUS LEITORES http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/amplos-setores-da-imprensa-tentaram.html

  30. MARLO JUNIOR Postado em 11/Jun/2013 às 21:29

    PQ NUM APARECEM EM MACEIÓ !

    • Luciano Postado em 19/Oct/2013 às 18:35

      Porque Maceió e uma cidade maravilhosa e não merece a presença déssa corja, eu nunca fui em Maceió más quando eu tiver chance vou fazer uma visita a essa béla cidade.

  31. pascoal eduardo ribeiro Postado em 28/Jul/2013 às 01:39

    Coloquem eles aqui no depósito de presos da Lagoinha em BH.

  32. pascoal eduardo ribeiro Postado em 28/Jul/2013 às 01:40

    Aposto que são tucanos!!!

  33. Guido Postado em 08/Aug/2013 às 11:51

    Agora o que deveria ser feito era colocar esses dois em uma cela com outros 20 negros e contarem para eles o motivo da prisão!

  34. cintia Postado em 09/Aug/2013 às 14:03

    De um modo geral, os neonazistas brasileiros são filhos da classe média baixa, e acham que estão sendo preteridos, que não tem o espaço que lhes é devido. Um deles, ao não ser aprovado no vestibular na UnB, culpou as cotas e declarou que iria por uma bomba no principal prédio do campus Darcy Ribeiro. De um modo geral, os nossos neonazistas não tem ligação nenhuma com um aprendizado em família - ao contrario, na Alemanha de Hitler, seriam considerados sub-raça e teriam sorte se não fossem mandados para um campo de concentração. Nossa sociedade é racista, e os descendentes de alemães contam com uma boa vontade quase que imediata - aliás, o tamanho da boa vontade gratuita varia de acordo com o tom da pele - quanto mais escura, menos boa vontade. Esse foi claramente um crime de ódio, e precisa ser tratado como tal.

  35. Rodrigo Postado em 14/Aug/2013 às 15:45

    Neo nazista moreno, só no Brasil!

  36. Luciano Postado em 01/Nov/2013 às 18:23

    O homem estava trabalhando e esses covardes vão la e fazem uma barbaridade dessas, ABSURDO.