Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Rede Globo 18/Jun/2013 às 01:15
6
Comentários

Microfones da Globo sem o logotipo da emissora?

Repórteres da Rede Globo não usam o logotipo da emissora nos microfones durante cobertura de manifestações. Carros da emissora que levaram repórteres até locais de protestos também não tinham identificação

Temendo pela integridade física de seus repórteres, a Globo adotou uma estratégia inédita durante a cobertura das manifestações que acontecem em São Paulo nesta segunda-feira. Tanto o repórter Jean Raupp, que cobriu o evento para o “Jornal Nacional”, como seu colega Fabio Turci, apareceram na Globo sem o chamado “cubo” no microfone.

repórter globo protestos sp

Repórter da TV Globo usa microfone sem o cubo com logotipo da emissora (Reprodução / TV)

O cubo é aquela peça que fica logo abaixo do bocal do microfone, e onde todas as emissoras pintam seu logotipo. Os carros usados pela emissora para levar os repórteres até os locais de manifestação também não tinham o logotipo da emissora.

Jornal Nacional tenta se justificar

O Jornal Nacional noticiou nesta segunda-feira que os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a TV Globo ao longo da marcha.

Eles se concentraram na ponte estaiada, sobre a marginal do rio Pinheiros, frequentemente mostrada nos estúdios da Globo localizados nas proximidades.

Aqui, o texto do mini editorial da Globo lido durante o Jornal Nacional:

Leia também

A TV Globo vem fazendo reportagens sobre as manifestações desde o seu início, sem nada esconder: os excessos da polícia, as reivindicações do Movimento do Passe Livre, o caráter pacífico dos protestos e, quando houve, depredações e destruição de ônibus. É nossa obrigação e dela não nos afastaremos. O direito de protestar e se manifestar pacificamente é um direito dos cidadãos”.

Como em 1989

Depois da cobertura distorcida do famoso debate entre Fernando Collor e Lula, em 1989, o comentarista Alexandre Garcia também apareceu fazendo elogios à cobertura da própria Globo.

Veja aos 2 minutos do vídeo abaixo:

com UOL e Viomundo

Recomendados para você

Comentários

  1. Rogerio Postado em 18/Jun/2013 às 09:10

    O povo nao é bobo. Abaixo a Rede Globo.

  2. Van Gogh Baiano Postado em 18/Jun/2013 às 10:13

    Ela sabe quem é quem! Quem manifesta e quem confia em seus noticiários.

  3. Junior Postado em 18/Jun/2013 às 15:28

    Acho que eles tem o direito de fazer a cobertura da forma que preferirem, seja isenta, de esquerda ou de direita. O povo é que tem que saber filtrar o que assiste, procurar se informar por diversos meios de comunicação e a partir disso ter sua opinião própria. Se uma emissora de TV consegue manipular a opinião das pessoas a culpa é da emissora ou de quem se deixa ser manipulado?

    • Yago Postado em 13/Mar/2014 às 14:38

      Falou pouco mais falou bonito.

  4. L R Postado em 19/Jun/2013 às 08:49

    Junior falou bonito... mas não falou o usual. Não da pra exigir de quem só tem uma tv velha depois das 12 horas de serviço, pois só teve essa opção de escolha de emprego. O meio de informação dele será o mesmo se ninguém o coagir a outro. Mas, sim ! O que você disse está estupidamente certo, eu faço isso. O certo seria que todos nós tivesse aprendido isso desde pequeno, ou seja, aulas de sociologia e filosofia (que preste) desde a infancia (um modo geral de impulsionar isso a todos) seria um método de ''desmidialização'' com o tempo.

  5. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 16/Jul/2013 às 12:46

    O VÍDEO PROVA QUE NEM SEMPRE RECORDAR É VIVER: ÀS VEZES É MORRER DE VERGONHA http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/07/o-video-prova-que-nem-sempre-recordar-e.html