Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ciência 05/Jun/2013 às 13:58
21
Comentários

Homem descobre aos 66 anos que é biologicamente mulher

Homem de 66 anos descobre em check-up que é biologicamente uma mulher. Com barba, um pequeno pênis, mas sem testículos, o paciente havia considerado durante toda a vida ser um homem

Um homem de 66 anos que foi a um hospital de Hong Kong aflito com um inchaço no abdômen recebeu uma impactante notícia: ao passar por um check-up, o diagnóstico apontou que se tratava de um cisto no ovário, já que, biologicamente, ele é uma mulher.

síndrome turner homem mulher

(Síndrome de Turner – Foto / Reprodução)

Segundo publicou nesta terça-feira o jornal local South China Morning Post (SCMP), a confusão se deve a uma condição muito rara que é a combinação de dois distúrbios genéticos: a síndrome de Turner e a hiperplasia congênita adrenal (CAH).

A síndrome de Turner leva mulheres a terem algumas deficiências, entre elas, perdem a capacidade de engravidar, e, embora os portadores costumem ter aspecto feminino, nesse caso específico o portador do distúrbio também sofria de CAH, que provoca um aumento dos hormônios masculinos e gera uma aparência masculina.

Com barba, um pequeno pênis, mas sem testículos, o paciente, um chinês órfão nascido no Vietnã, havia considerado durante toda a vida ser um homem, relata a revista médica Hong Kong Medical Journal.

“É um caso muito interessante e muito raro de duas síndromes combinadas. É provável que não surja outro semelhante em um futuro próximo”,conta à publicação o professor em pediatria Ellis Hon Kam-lun.

Leia também

Depois de descobrir sua condição no hospital Queen Elizabeth da ilha, o paciente, que prefere manter anonimato, decidiu continuar sua vida como homem e começar um tratamento de hormônios masculinos.

Apenas outros seis casos como esse foram registrados na história médica mundial, mas os diagnósticos foram fornecidos antes.

Condição rara

A síndrome de Turner tem uma prevalência estimada de uma em cada 2.500 ou 3 mil mulheres, e implica ter só um cromossomo “x”, em vez dois, que é o normal.

Seu diagnóstico costuma ser possível inclusive em testes pré-natais, mas a combinação dessa síndrome com o CAH levou o paciente a desconhecer seu gênero biológico até uma idade inédita na literatura médica.

EFE

Recomendados para você

Comentários

  1. maurício Postado em 05/Jun/2013 às 14:43

    Ué? Mas não existem apenas homem e mulher? Então quem fez os hermafroditas?

    • Joswaldiremo Coralitroni Postado em 09/Apr/2014 às 15:12

      é uma doença que tem cura.......

  2. Vinícius Postado em 05/Jun/2013 às 14:51

    Hermafrodrita tem cromossomos xxi e é divivido em pseudo hermafrodita masculino, pseudo hermafrodita feminino, pseudo hermafrodita e hermafrodita verdadeiro. Quando se existe cromossomo xx é mulher, quando existe cromossomo x_ é uma mulher com sindrome de turner.

  3. Kamilla Postado em 05/Jun/2013 às 14:52

    E por Deus ter feito ele(a) assim, ele vai para o INFERNO?? Cadê os "crentes" e suas explicações maravilhosas. SQN

    • lucia goulart Postado em 11/Nov/2013 às 22:16

      Sou cristã, e ele não vai pro inferno por sua condição, Deus não criou as pessoas para depois por puro capricho joga-las no inferno, infelizmente existem alguns "crentes"como vc mencionou que possam pensar distorcido do exemplo de Amor de Cristo. A anomalia desse senhor não é culpa dele, então não pode ser responsabilizado, não importa a sua genética feminina. PS. nem todos cristãos pensam como o Feliciano e cia ltda, estudamos também,frequentamos o mundo acadêmico, existem filósofos no nosso meio, não nos prendemos ao senso comum e discutimos com os fundamentalistas conservadores, sinto por vc generalizar todos os cristãos.

      • Paulo Cesar Postado em 19/Nov/2013 às 14:41

        Parabéns pela resposta Lúcia!

  4. Katia Postado em 05/Jun/2013 às 14:59

    Isso não é só um erro genético. Alem da ignorância da própria pessoa ser alienada e não conhecer o próprio corpo, isso é ou burrice ou ser um idiota, por não saber como é um sexo feminino e um masculino. Ele pode ter nadcido hermafrodita, isso é uma aberração da natureza? Não! Isso é ignorância de um ser imbecil que não conhece seu próprio corpo ou que no minimo viveu de forma a achar que qualquer diferença no corpo seria normal pela sua criação ou por muita timides, mas ele não se casou? CONFORME DIZ NA MATÉRIA ACIMA "“É um caso muito interessante e muito raro de duas síndromes combinadas. É provável que não surja outro semelhante em um futuro próximo”,conta à publicação o professor em pediatria Ellis Hon Kam-lun." A PRÓPRIA MATÉRIA DIZ QUE ELE É UMA ABERRAÇÃO!?!?!?

  5. Nathalia Postado em 05/Jun/2013 às 15:37

    E a vagina? Ele não tinha a cavidade vaginal?!?!?! Como? Matéria incompleta..

  6. Dexter Postado em 05/Jun/2013 às 17:41

    sera que podemos considera-lo(a) lésbica? ja que biologicamente é mulher, e espiritualmente homem. cabuloso.

  7. Daniel Postado em 05/Jun/2013 às 20:41

    @Katia, penso que você está sendo irônica, não? Ainda hoje, os tabus que temos na nossa sociedade levam indivíduos de todas as condições sociais, sexos, raças a desconhecerem várias coisas, principalmente seus corpos. Conheço (conheço!!!) mulheres que nunca tinham tido orgasmo em seu primeiro casamento simplesmente por não saberem que seus corpos tinham essa possibilidade. Era ignorância sim, isto é, "não sabiam", mas não era burrice, nem eram idiotas ou imvecis. Às vezes estamos muito acostumados a ver o mundo a partir da nossa ótica acadêmica e classe média e IGNORAMOS que o mundo é muito maior e apresenta muito mais coisas do que nossa arrogância deixa perceber...

    • lucia goulart Postado em 11/Nov/2013 às 22:03

      Excelente, concordo plenamente.

  8. Méle Postado em 05/Jun/2013 às 21:03

    Pensei o mesmo, Daniel. Essa Katia só poderia estar de brincadeira falando desse jeito.

  9. Bene Postado em 05/Jun/2013 às 22:42

    Que pena e que tristeza ele so descobrir aos 66 anos que biologicamente e uma mulher. E Katia, ca entre nos, acho que de imbecilidade voce entende. Santa ignorancia!!!

  10. Elis Postado em 06/Jun/2013 às 14:40

    Daniel você disse tudo!

  11. dal Postado em 06/Jun/2013 às 18:35

    Ele simplesmente achava que era homem pelo fato de possuir um órgão genital masculino.Qualquer um no lugar dele pensaria o mesmo!

  12. lucia goulart Postado em 11/Nov/2013 às 22:01

    O senhor em questão não é uma aberração, ele é uma pessoa que tem uma síndrome, geneticamente mulher, e aberração são pessoas que não tem amor ao próximo, o mínimo de respeito com um ser humano, chamando de "idiota" por não conhecer o corpo, esse foi o corpo que ele conheceu e achou que era normal, não deve ter se casado, e onde mora e a época em que ele nasceu contribuíram para ele ficar no desconhecimento de si mesmo. Um pouco de compaixão e se colocar no lugar do outro é um bom exercício.

    • Eduardo Abreu Postado em 30/Apr/2014 às 14:03

      a questão não é esta, é que ele sendo mulher, teria que ter coisas que afetam as mulheres, tipo TPM, menstruação, desenvolvimento dos seios, voz aguda etc....e se tinha médico é sinal que o local não era tão inóspito assim.

      • Cyntia Postado em 06/May/2015 às 15:43

        Portadoras da Síndrome de Turner não apresentam desenvolvimento de caracteres sexuais secundários, dessa forma, não desenvolvem seios e não menstruam.

  13. renato Postado em 08/Mar/2014 às 18:15

    Levei 45 anos para descobrir que para lavar o sovaco, tinha que erguer o braço debaixo do chuveiro.... Antes eu fazia conchunha com a mão e jogava água no sovaco. PS..quando levantei o braço encostei no chuveiro e tomei um choque.....pensei que era castigo por ter pensado um pouco além...

    • Eduardo Abreu Postado em 30/Apr/2014 às 13:59

      Sessenta e seus anos, e era chinês nascido no Vietnã(não seria vietnamita?) e não japonês, não tinha testículos e um pênis pequeno, uma pergunta que não quer se calar: Ele tinha atração por qual dos sexos???? Pela matéria, a referência sobre o corpo dele é de mulher, ancas largas, ombros estreitos, só que com barba, mas isto qualquer lamina tira. É bem estranha a afirmação dele de só saber destas condições ao deparar com um cisto no ovário.....se tinha ovário tinha útero, se tinha útero teria menstruação e aí???? Saia por onde???? Mistério......

  14. Cyntia Postado em 06/May/2015 às 15:40

    A imagem apresentada está errada, pois trata-se de uma imagem representante da Síndrome de Klinefelter. Mulheres com Síndrome de Turner não possuem pênis como na figura, salvo a rara exceção do chinês descrito.