Luis Soares
Colunista
Mercado 11/Jun/2013 às 20:22 COMENTÁRIOS
Mercado

Bicicleta vendida no Brasil é a mais cara do mundo

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 11 Jun, 2013 às 20h22

Bicicletas vendidas no Brasil são as mais caras do mundo. Preços elevados caminham na contramão dos incentivos ao uso das bikes nas cidades brasileiras

pedalar brasil bikes bicicletas

Pedalar ainda custa caro no Brasil. (Imagem: Arquivo)

As bicicletas vendidas no Brasil são as mais caras do mundo, devido à carga tributária, que responde por 40% do valor final do produto no mercado. Os dados foram apurados pela Abradibi (Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas, Peças e Acessórios), que vê os altos preços na contramão dos incentivos ao uso das bikes nas cidades brasileiras.

De acordo com os dados levantados pela Abradibi, a carga tributária desestimula o uso das bicicletas como meio de transporte e ainda dificultam a comercialização do produto no Brasil. “A bicicleta brasileira é a mais cara do mundo”, afirmou Tarciano Araújo, presidente da Abradibi, ao portal Bem Paraná. Enquanto isso, países como EUA e Colômbia não cobram impostos sobre a venda de bicicletas.

Leia também

“Precisamos ter um preço mais acessível para os trabalhadores e estudantes. A redução do valor das bicicletas é uma das condições fundamentais para permitir o uso do veículo voltado à locomoção para o trabalho e para a escola”, declarou o presidente da entidade setorial.

Além dos impostos alarmantes, o aumento dos ciclistas nos grandes centros urbanos ainda não estimulou totalmente a indústria das bicicletas no Brasil, formada por poucas montadoras e distribuidoras. Fora isso, a produção nacional destes veículos depende de peças fabricadas fora do país – o que aumenta o preço.

LEIA TAMBÉM: POR QUE O BRASIL TEM O CARRO MAIS CARO DO MUNDO?

A média atual de produção brasileira é de sete milhões de bicicletas por ano. Entretanto, a indústria tem capacidade de produção 50% maior. A Abradibi também estima que o mercado potencial do país gire entre nove e dez milhões de unidades por ano. “Com uma política competitiva de tributos, poderíamos até nos posicionar como polo exportador de bicicletas”, sugere o presidente da entidade setorial.

CicloVivo

Recomendações

COMENTÁRIOS