Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 17/May/2013 às 14:18
64
Comentários

Visita do papa ao Brasil custará R$ 118 milhões aos cofres públicos

Visita do papa Francisco ao Brasil deverá custar quase R$ 120 milhões aos cofres dos governos federal, estadual e municipal. Por outro lado, igreja pretende arrecadar cerca de R$ 300 milhões

papa francisco brasil

Papa Francisco virá ao Brasil no final de julho (Foto: Reprodução)

A visita do papa Francisco ao Brasil de 23 a 28 de julho, durante a 26ª Jornada Mundial da Juventude, custará aos cofres dos governos federal, estadual e municipal do Rio pelo menos R$ 118 milhões.

O governo federal terá o gasto de R$ 62 milhões — desse total, R$ 30 milhões serão com a segurança do papa. Só com o transporte por um avião Hércules da Força Aérea de dois papamóveis do Rio para o Santuário de Aparecida (SP) custará cerca de R$ 1 milhão.

Dos cofres do Estado e da prefeitura do Rio sairá aproximadamente o total de R$ 56 milhões.

Não há informação sobre quanto a Igreja Católica vai gastar com a visita do papa e a realização da Jornada.

Com a inscrição dos participantes nesse evento, de acordo com estimativa do governo, a Igreja arrecadará R$ 140 milhões, se obtiver 450 mil adesões.

Leia também

Pelas projeções da própria Igreja, contudo, o número de participantes será no mínimo de 800 mil, o que dará uma arrecadação de cerca de R$ 300 milhões. Entre outros gastos, a Igreja arcará com a hospedagem dos peregrinos.

Além de milhares de PMs, a visita do papa mobilizará 9 mil homens das Forças Armadas e 1.700 da Força Nacional. Em Guaratiba (Rio), onde haverá a vigília missa campal, a Força Nacional empregará 1.500 homens, que se somarão aos 2 mil seguranças privados contratos pela Igreja.

Os R$ 118 milhões dariam para construir 2.360 casas populares, ao custo de R$ 50.000 por unidade.

Paulopes, com informações de O Globo

Recomendados para você

Comentários

  1. Henrique Pacheco Postado em 17/May/2013 às 14:45

    Qual o motivo de 800 mil participantes gerar "renda" de 300milhões? Acham mesmo que cada pessoa doará R$375? Se a média der R$20 já seria muito...

  2. Celso Osmar Postado em 17/May/2013 às 15:01

    120 milhões serão gastos na visita de um chefe religioso! Perguntar não ofende. Êste país chamado Brasil é ou não é um estado laico?

  3. Amanda Postado em 17/May/2013 às 15:02

    Somos um Estado laico somente na teoria ainda mais quando se trata da igreja católica$$$$

  4. Ademir Pizani Postado em 17/May/2013 às 15:05

    Mania de dizer que com a despesa se construiria tantas casas populares. Tinha que ser informação de O Globo. Quantas casas populares se constroem com a despesa de se fazer uma novela, ou compra dos direitos de transmissão do Campeonato Nacional!

    • Letícia Postado em 30/Jan/2014 às 16:18

      Fazer novela e comprar direitos de transmissão de campeonato é papel de empresa privada, ao contrário do Estado que tem dever para com os cidadãos. O nosso imposto não paga novela, mas paga a vinda de UM líder de UMA religião para um país LAICO.

  5. Bruno Cordeiro Postado em 17/May/2013 às 15:18

    Seria um sonho o "representante de Deus na Terra" dizer: invistam este dinheiro na educação.

  6. fernando Postado em 17/May/2013 às 15:25

    O Henrique Pacheco, como vi que voce é meio burrão vou te explicar a renda..ele ficará do dia 23 ao dia 28...800 mil pessoas irão aos eventos dele em 5 dias..não é doação mas essa massa toda precisa consumir e tudo vai ser vendido pela igreja.

  7. peganomeu Postado em 17/May/2013 às 15:26

    vaticano escroto.... vem lavar sua grana suja aqui é?

  8. Taiguara Postado em 17/May/2013 às 17:12

    Olá, de onde vieram as informações dessa matéra?

    • André Postado em 17/May/2013 às 23:28

      Taiguara, os próprios governos citados é que trabalham com essas estimativas.

  9. Bruno Postado em 17/May/2013 às 17:25

    Crentaiada escrota! A vinda do Papa vai render 50 vezes mais do q vai se gastar! O rio de Janeiro vai ganhar mais dinheiro do que na epca da copa e das olimpiadas!

  10. Francielle Lima Postado em 17/May/2013 às 18:43

    Laico ou não laico. 118 milhões em uma semana. E a Copa vai custar quantas vezes mais que isso? Pelo menos uma parcela será para pessoas carentes, porque podem falar o que for, a igreja ainda faz trabalhos de atendimento social melhor que algumas prefeituras por aí.

  11. Leonardo Ribeiro Postado em 17/May/2013 às 19:48

    De onde saíram todos esses números? A Igreja Católica têm renda própria, é a segunda maior proprietária de imóveis do mundo ( o maior proprietário é a rede Mc Donald´s!!!), movimenta o dinheiro acumulado durante séculos em vários setores de importância social e, mesmo que o autor não veja vantagem nisso, representa uma parcela significativa da população brasileira. Ele é chefe de Estado e líder religioso. Não sou católico mas admiro a figura do Papa e vejo nele um pilar de moralidade, mesmo que o Vaticano não seja. Quanto aos "custos" para o governo brasileiro posso dizer que se gasta muitíssimo mais dinheiro em propaganda política do que isso, além do que... esses números são tirados de onde? Credo.... esse "Pragmatismo Político" está cada vez mais copiando o estilo Diogo Mainardi de ver a vida... do avesso.

  12. Altair Ahad Postado em 18/May/2013 às 09:28

    É UM ABSURDO!!! estado laico já!!

  13. Altair Ahad Postado em 18/May/2013 às 09:31

    DIGA NÃO A ESSE ABSURDO! 118 MILHÕES... ABSURDO!!!

  14. Almeida Postado em 18/May/2013 às 11:10

    é se governo tivesse um investimento em segurança, não tinha que fazer todo este aparato somente para vinda do Papa, já teriamos segurança suficiente.

  15. Luiz Carlos Ramos Cruz Postado em 18/May/2013 às 13:51

    As religões são um ópio para o povo! O Jesus Cristo, que as pessoas procuram nestas igrejas, lão não encontram. Quero ver pregar sem pedir dinheiro do povo necessitado - Deveria ser proibido pedir dinheiro Por que os padres.cardeias, bispos são proibidos de se casarem ? Para não dividirem a herança ? O evento é do Vaticano, eles que custeiem seus passeios.Devem custear, também, as reformas nas igrejas e não cobrarem do Estado brasileiro. Porque os colégios católicos e faculdades, são as mais caras ? Repensemos a conduta promíscua do Vaticano.Preocurem ver a história da Igreja católica e vejam os crimes cometidos contra o povo...

  16. Leandro Coelho Postado em 18/May/2013 às 17:04

    Estado laico? kkkkkkkk

  17. Selton Postado em 18/May/2013 às 17:22

    A celeuma desse Papa é enorme!Está enfrentando os problemas internos do vaticano,fora as dívidas e indenizações da Igreja,como por exemplo o holocausto,visto que os clérigos apoiaram os feitos de Hitler.Essa jornada mundial da juventude será apenas para amenizar esses problemas,que estão mais explícitos que nunca.Em contrapartida,é um absurdo os governo arcar com esses dívidas.Já não bastam as dos estádios,superfaturados quase todos!

  18. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 18/May/2013 às 19:56

    ... e o filho do Homem não tinha onde reclinar a cabeça...

  19. Alves Postado em 19/May/2013 às 11:07

    Pra mim e mais de que um absurdo jogar tanto dinheiro fora com tantas pessoas precisando de apenas uma cesta basica.que pais é esse.?pais da corrupisao .

  20. Elisabet Postado em 19/May/2013 às 19:20

    Se fosse pro Edir Macedo o mundo vinha abaixo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PS: NÃO TENHO RELIGIÃO!

  21. Pedro Postado em 20/May/2013 às 01:31

    Quantos milhões a visita não vai render ao Brasil? Quantos milhões os comerciantes do Rio não vão lucrar? Quantas pessoas poderão ganhar "um extra". Quanto vale a experiência para as diferentes esferas de governo aplicarem seu efetivo militar e servidores no evento? Quanto vale a experiência de um evento deste para o país? Quanto vale a experiência espiritual e a integração dos povos da América Latina e do Mundo em solo carioca? De certo, tais gastos logo serão reavidos pelo governo através do incremento da industria do turismo, essa que muito está carente ainda se encontra no Brasil, inclusive a ponto de ser superada pela Argentina em termos de fluxo de pessoas. Outra, laicidade do Estado não exclui o seu dever de possibilitar o pleno exercício das diferentes crenças. O cinismo e a hipocrisia ainda insiste em digerir a opinião epidermial das pessoas, numa imprensa que ao invés de informar deforma.

  22. jocinio alves Postado em 24/May/2013 às 12:36

    Isto e uma vergonha para o Brasil principalmente para RJ.UM mmunicipio com enormes problemas e educaçao e saude um estado abandonado essses puliticos sempre tao um jeito de em cima da fe dos pobres miseraveis ganhar milhoes de reais, prefeito do rj mais governador ta tudo milionario e o povo ainda vota nos favados todos.Com os milhoes gastos com o papa mais copa do mundo,nosso com certeza estaria muito melhor,enquanto existir politico+religiao+milhoes de dinheiro gastos +a globo fazendo cabeça dos pobres essse nosso BRASIL sera sempre nebuloso.MINHA BANDEIRA E VERDE E AMARELA AZUL E BRANCA JAMAIS TETRA FOICE OU MARTELO MUITO MENOS VERMELHA,nao importa estes politicos de MERDA SEJA SEMPRE BRASIL.

  23. José Márcio Postado em 27/May/2013 às 14:28

    DEUS SABE O QUE FAZ - EU NÃO SEI O QUE POSTO! FALO!, mas já está contabilizado! Tem pastor que cobra muito mais e não comparece, e digo mais, todos não estão fazendo a sua parte. ninguém está convertendo ninguém, é droga, prostituição, grana fácil, com direito, a aviões, helicópteros, fazendas e etc... e o pobre da ovelha, tozada, com fome, sede de muitas coisas, tudo porque os falsos profestas não estão contabilizando a parte de CESAR, dai de Cesar o que é de Cesar o que não vêem acontecendo. Então o que falar, onde estão todos esses políticos que não colocam um tributo a esse dinheiro sujo não contabilizado. A católica é única transparente, não arrecada nada com coerção, estorsão das ovelhas. Tinha que ser todos assim, desculpe não sei o que posto, mas os políticos sabem o que não estão fazendo. Que Deus livre o bom político do castigo dos ímpios.

  24. Isaías Postado em 05/Jun/2013 às 16:35

    Tendenciosíssima essa matéria! Primeiro: o papa é um chefe de estado e deve ser recebido como qualquer outro. Por que também não falam dos gastos gerados pela visita de outros chefes de estado ao Brasil? Por que expõem apenas os gastos gerados pela visita do papa Francisco e não informam, por exemplo, os gastos resultantes da visita que Obama fez ao Brasil em 2011? Segundo: a Igreja não precisa mendigar lucros da JMJ, pois este não é o seu objetivo . Como a própria matéria informa, se a Igreja, provavelmente, arrecadará mais de 300 milhões, este valor será usado para cobrir os gastos do próprio evento. Ela não ficará com nada. Terceiro: a apresentação dos dados dos gastos foi tão tendenciosa que "esqueceram" de informar que na matéria de onde tiraram uma boa parte das informações ( jornal O Globo), foi informado que na última edição da JMJ, em Madrid, as despesas foram superadas em 200% com a arrecadação gerada pelos jovens no país. Também esqueceram de dizer que o evento recebe doações de várias empresas, o que ajuda a cobrir os gastos. E mais, a JMJ injetou na estagnada economia espanhola mais de € 354 milhões, sendo que a prefeita da cidade comemorou o resultado, mas isso também não é informado. Foi usado o velho clichê de que o dinheiro poderia ser investido para construir casas populares. Novamente reitero, essa matéria é muito tendenciosa!

  25. O MILAGREIRO Postado em 08/Jun/2013 às 00:18

    O GOVERNO NÃO TINHA NADA QUE BANCAR A VINDA DESSE ESCROTO, AINDA MAIS PRA GASTAR ESSA GRANA TODA ENQUANTO NOSSA EDUCAÇÃO ESTÁ SUCATEADA (APESAR DE QUE PRA SER POLITICO BASTA CORTAR O DEDO OU SER GUERRILHEIRA) A SAÚDE ESTÁ AGONIZANDO E OS "PSEUDOS VOTADOS POR NÓS" GASTAM E DESVIAM A VONTADE... OW PAÍS DE MERDHA ESSE NOSSO. LA EM BRASILIA SÓ LADRÃO E AQUI SÓ OTARIO VIVENDO A VIDA DAS NOVELAS OU DOSC JOGADORES... TENHO DITO...

  26. Bruno Postado em 08/Jun/2013 às 10:46

    Gente, acorda! Os cofres gastarão 120 mi, mas esse dinheiro não será levado pela comitiva do papa e, sim, será injetada no comércio, etc. O Brasil não vai perder. Apenas voltará com o dinheiro de onde ele saiu. MP Pagará hospedagem, comida, transporte, etc e tal... É muita ignorância e pouco raciocínio

  27. João Alberto Postado em 09/Jun/2013 às 15:46

    Reitero as palavras justíssimas do Isaías: "Tendenciosíssima essa matéria!" Deem uma pesquisada melhor, converse com os organizadores (em vez de ficar reproduzindo materias de veículos aqui neste mesmo sítio muito atacados como "O Globo" e a "Veja"), e aí sim vocês terão ideia do que é a JMJ e quais os fundos e rendas por ela gerada e o que será gasto. Enquanto isso, ou se vocês preferirem não ir atras das informações corretas, deem uma olhada na repercussão da JMJ anterior a de Madrid: http://www.proparnaiba.com/eduardofurtado/2011/08/24/imprensa-se-rende-jornada-mundial-da-juventude-em-madrid.html

  28. Ivanir Rodrigues Filho Postado em 10/Jun/2013 às 18:36

    Gostaria de sugerir um manifesto contrário às despesas com a vinda do líder católico Francisco sejam pagas pelos cofres públicos e sim que os próprios católicos paguem. Não sou católico e não concordo com isso. Acho que o vaticano poderia era enviar "ajuda financeira" para combater a fome, dengue, etc. Vejam os evangélicos, fazem eventos até maiores e são eles que patrocinam sem "ajuda" do governo!!!! Tem q acabar com essa pouca vergonha; por um Brasil mais rico e com mais moradia, educação e saúde. Ab Ivanir

  29. Flavia Postado em 18/Jun/2013 às 01:50

    O lucro da vinda dele será muito maior. Foi assim em todos os lugares que teve a Jornada da Juventude. E não acredito nem um pouco nesses valores, pois quem está financiando a vinda do Papa são os católicos. http://www.verbonet.com.br/verbonet/index.php?option=com_content&view=article&id=13764:jmj-deu-a-madri-um-lucro-de-mais-de-215-milhoes-de-dolares&catid=5:noticias

  30. Clóvis Postado em 18/Jun/2013 às 15:02

    Alguém por acaso questiona quanto se gasta quando o Obama vem para cá, ou qualquer outro chefe de Estado? Tudo bem que a missão do Papa desta vez não é oficial e diplomática, mas, como chefe de estado e alvo em potencial de bandidos, ele precisa de toda segurança. Mas... repito a pergunta dos demais: de onde saíram esses números? Eu também posso criar uma página, dizendo que a visita do Papa vai custar apenas R$ 100,00 aos cofres públicos e postar no facebook, sem citar as fontes... e aí, vocês acreditarão em mim?

  31. Marcelino Postado em 18/Jun/2013 às 15:51

    Meu caro Paulo, a JMJ de Madrid em 2011, recebeu as mesmas críticas de espanhóis que julgavam que o governo espanhol estava gastando muito com a visita do Papa em uma época de crise. Eu não sei se será possível nosso governo fazer o mesmo após o evento aqui, pois, não sei se temos organização suficiente pra isso, mas, o governo espanhol divulgou após a JMJ de lá que arrecadou 400 milhões de Euros em impostos com a presença dos 2,5 milhões de peregrinos que estiveram lá. Então, os que reclamaram de nossa presença antes, ficaram caladinhos. Pra você ter uma idéia, moro em Salvador e foi divulgado aqui, nos meios de comunicações locais, que virão 2.000 estrangeiros para Salvador na Copa das Confederações. A Semana Missionária, que antecederá a JMJ será uma ocasião onde os peregrinos (estrangeiros) visitarão outras dioceses do Brasil. Sabe quantos (estrangeiros) virão a Salvador? Serão 20.000. Bem melhor que a Copa das Confederações, não é? 10x mais. E o governo gastou mais de 1 bilhão de Reais no nosso estádio da Fonte Nova. Fora que os jovens do mundo inteiro se reunirão para escutar palavras de como serem pessoas melhores e contribuírem para construir uma sociedade mais justa. Há um bem não mensurável na realização da JMJ. Então por favor, se informe melhor sobre nós antes de criticar os gastos do governo conosco. E os 300 milhões que a Igreja arrecadará com as inscrições serão gastos para fornecer alojamento, alimentação e transporte urbano durante uma semana para mais de 2 milhões de jovens. Sou católico e serei voluntário na JMJ, um evento sem fins lucrativos. Esse sim merece voluntários.

  32. Helton Postado em 18/Jun/2013 às 23:13

    Quem convidou ele? A Igreja Católica é rica e não precisa do meu dinheiro pra trazer o papa. Quando se fala em cofres públicos, se fala do meu dinheiro, do meu bolso. Não sou católico e pouco me importa a visita dele aqui. Quer vir? banque, Quer mordomia? corra para seus fieis. Esse dinheiro poderia ser todo revertido em hospitais, educação.

  33. André von Kugland Postado em 18/Jun/2013 às 23:28

    É um chefe de estado, ué. A visita do Barack Obama em 2011 custou 120 milhões de reais POR DIA.

  34. Maria Jesuila Postado em 19/Jun/2013 às 02:45

    A vinda do Papa, será uma benção, depois da baderna que virou o Brasil. Ele trará a PAZ!

  35. Josi Paranhos Postado em 19/Jun/2013 às 21:19

    Engraçado ninguém se opor a visita de Barack Obama, que não acrescentou em nada ao país, a cidade. A visita do Papa vai muito além de evento religioso. Acordem, população! Milhares de jovens, adultos, famílias inteiras estarão na nossa cidade e gastaram sim com comida, estadia,lembranças... Nossa economia estará sendo super movimentada, o turismo ganhará muito durante e após a Jornada Mundial da Juventude. O que mais me entristecesse são as pessoas cagarem pela boca, desculpem as palavras. A maioria só sabe julgar, criticar e repetir frases que ouviram por aí sem ao menos pensar a respeito delas. A Igreja errou e vai errar ainda. E sabe por que? Por que a tem a mão do homem nela. Mas o Senhor mandou Seu Espírito Santo como nosso defensor e todos esses que querem manchar a Igreja Católica vão ciando (sejam padres que errem com os fiéis ou com a liturgia). O problema que todos nós temos é em fazer a única coisa que Jesus nos pediu: que nos amássemos uns aos outros. Eu respeito as pessoas que são contra a Igreja Católica. Mas acho que vocês deveriam pesquisar bastante sobre as obras de caridade dessa instituição, como a Caritas e tantas outras. Sobre a liturgia, algo tão divino e maravilhoso! E tantas outras coisas.

  36. Pablo Postado em 20/Jun/2013 às 09:01

    Deixa esse maluco na Argentina mesmo, se ele quizer ele venha ao Brasil com o dinheiro dele. Afimal ele é de carne e osso como todos nos Humanos.

  37. Gustavo Postado em 20/Jun/2013 às 16:31

    Arrogantes e hipócritas, existem ainda brasileiros sem senso de crítica. O estado é laico mais não é ATEU.

  38. Davi Betim Postado em 22/Jun/2013 às 13:42

    Maioria da população, ainda tem uma visão de mundo igual a da idade média. Ainda acreditam em fadas , duende.....

  39. Fernando Coutinho Arrelaro Postado em 24/Jun/2013 às 15:32

    Ivanir Rodrigues Filho, assim como os evangelicos acabam por usufruir dos feriados catolicos e assim como eu que tenho empresa, ainda escutei ja mais de uma vez de funcionarios evangelicos, piadas do tipo, o feriado e catolico e todos os evangelicos usufruem e quem paga e o proprio catolico, fica a dica e quem sabe nos próximos feriados, voce lembre....

  40. Fernando Coutinho Arrelaro Postado em 24/Jun/2013 às 15:50

    Pra finalizar, acho que realmente deveria ter este perfil os feriados religiosos, com excessão do natal, sexta feira santa.... Participa quem e da religiao, quem não e desconta, ou entao cria se equivalente a outras religioes, assim seriam direitos iguais, ou mesmo abolir se, ou memso, o melhor, quem participa desconta. Quem não participar, recebe se .... Acho que nenhuma religião ainda questionou ainda estes feriados porque o povo de qualquer das religiões reclamaria, afinal, quem não gosto de emendar um feriadão de quinta feira, tipo 12 de Outubro??? Acho que o estado laico seria totalmente anti popular. Isto seria o correto. O mesmo diga se aos jogos da copa e outras coisas comemorativas. Pronto falei.

  41. Jackson Postado em 28/Jun/2013 às 19:12

    Quanta Ignorância!!! O governo tem que investir mesmo na educação, pois nem todos conseguem raciocinar por igual! Afinal é um evento grandioso, e se esse valor não fosse para tal, seria para outros bolsos e laranjas... Porque vocês não ficam sem internet e celulares "top's" e compram comidas para os necessitados? É tão fácil julgar as ações alheias, mas agir que é bom, ninguém age, apenas criticam! Certamente esse evento contribuirá para todos os que participarem, e afinal, desculpa é um dos maiores eventos mundiais, maior até mesmo que a própria copo, porém feito com apenas 180 milhões e não 26 bilhões! RACIOCINEM!

  42. ADRIAN SAEGESSER Postado em 29/Jun/2013 às 16:30

    Papa Jorge Bergoglio logo após a sua tomada de posse falou de uma "igreja pobre" e uma “igreja para os pobres”. O que ele dirá aos brasileiros, que apesar dos esfoços economicos de seu estado são afetados pela crise econômica mundial ,aumentando o custo de vida de forma contínua, com excepção de trazer belas palavras? Por que ele não há muito tempo abriu os cofres do Vaticano nos primeiros cem dias de mandato, que tem imensos tesouros de ouro, investimentos em açoes, imóveis e propriedade na Itália e em muitos outros países transformando-os em dinheiro para realmente ajudar os pobres, os sem-terra, os refugiados ? Por que a Igreja tão podre de rica, pelo menos não arca com o custo total de eventos de massa no Brasil e em outros países? Durante a visita do Papa, é sempre a mesma coisa: o Estado deve pagar e, finalmente, os cidadãos. Não é hipócrita, apenas falar e além de gestos bonitos não fazer nada de concreto?

  43. Marcia Postado em 02/Jul/2013 às 23:09

    Que é que nós temos que ver com a visita do Papa? Quem não é católico tem que pagar a visita dele porque? Tá errado ....o Vati "cano" é riquíssimo que custeie a vinda de seu Papa... Uai;; Nossos impostos são para saúde, segurança, educação e cultura..não pra Religião..Prá isso eles já recebem as doações e os dízimos... É o fim da picada.... Papa..não venha papar nosso dinheiro...Traga o de vocês .... Aliás o Vaticano é um dos bancos de Paraíso Fiscal de muitos corruptos... Vati retro.... Vaticano...Nada contra religião de ninguém..mas..118 milhões dos nossos cofres públicos...Não...Eu Protesto...

  44. Osmar Sand Postado em 05/Jul/2013 às 22:18

    As notícias não estão bem contadas. O Papa virá ao Brasil como líder religioso mas também como chefe de um estado. Nada mais natural que lhe dar segurança. Quando Obama veio ao Brasil os valores foram muito maiores. Por que não se questionou naquele momento? Não vamos entrar neste jogo... O Papa é bem-vindo e terá segurança. Os peregrinos são bem-vindos. Os jovens são bem-vindos. Deixarão muito dinheiro para o Rio de Janeiro em forma de alimentação, hospedagem, deslocamento, compra de lembranças, visitas aos lugares turísticos... É assim em todo o mundo, por que não pode ser no Brasil? Quem não gostaria de receber tantos jovens ao mesmo tempo?

  45. Maria Postado em 07/Jul/2013 às 00:50

    Quem arcará com as despesas do evento e dos peregrinos é a igreja Católica, pelas projeções da própria Igreja, o número de participantes será no mínimo de 800 mil, o que dará uma arrecadação de cerca de R$ 300 milhões. Entre outros gastos, a Igreja arcará com a hospedagem dos peregrinos. Devido ao grande número de participante, o governo terá gastos para garantir a própria segurança do local do evento, devido ao número de pessoas que irão participar. Portanto, não será o governo brasileiro que irá arcar com os custos do evento e sim a Igreja e seus fiéis que irão pagar. Em relação a segurança do local, os evangélicos também utilizam de tal estrutura quando da Marcha para Jesus, a diferença é que tem menos fiéis.

  46. Nobody Postado em 12/Jul/2013 às 00:30

    Não. O papa é chefe religioso, mas também chefe de estado. Pelo que me consta e, por favor, me corrijam se erro, a estadia de um chefe de estado é bancada pelo estado hóspede. Portanto e mesmo não sendo católico, eu concordo com o gasto, até que me provem o contrário.

  47. marcos Postado em 12/Jul/2013 às 18:44

    Em geral se gasta, mas o estado também tem lucros e a economia se aquecesse uma vez que ela nada se despencado,falta um pouco de noção para o Brasileiro se reclama de tudo sem antes se embasar de fatos concretos uma pena....

  48. Valdenir Postado em 15/Jul/2013 às 09:54

    Religião a parte! Esqueça que o Brasil vai receber o papa. Vamos receber um chefe de Estado. Se alguém aqui tem um pouco de conhecimento, sabe que é obrigação de qualquer estado ao receber um Chefe de Nação estrangeira, garantir sua segurança. Não lembro de vê meus nobres pseudo-intelectuais defensores do dinheiro público reclamar da visita do Obama! Com relação aos católicos irem vê-lo, ou pagar inscrição para participar. Todo mês um monte de gente paga 10% do que ganha com muito suor, aos seus respectivos pastores. Que gastam boa parte disso com compra de carros de luxo, casas em área nobre. Vai dizer que nunca passou pelas igrejas evangélicas nas periferias pobres, e sempre tem um carro de luxo estacionado em frente. Olha não sejamos hipócritas. Fé cada um tem a sua, e todo mundo tem o direito de fazer o que quiser com ela... Não vou participar, não conheço ninguém que vai. Mas faço questão que as pessoas pratiquem sua fé... E eu me dou a obrigação de aceitar... Vcs deviam fazer o mesmo !

  49. Maria Postado em 17/Jul/2013 às 09:54

    Flavia, tem certeza de que são só os católicos que estão financiando este evento? E para quem defende os gastos com a desculpa de que haverá um retorno maior, eu pergunto: isso vai diminuir o preço do nosso arroz e feijão de cada dia? A mim não importa se a visita é do papa ou de Obama. Enquanto nossos impostos forem enormes e não tivermos retorno, vou sempre achar uma palhaçada qualquer "farra" que dê retorno para quem só pensa em tirar mais e mais de quem não pode sonegar impostos: os pobres, que são exatamente quem "pagam o pato"!

  50. josé antonio Postado em 20/Jul/2013 às 14:48

    ABSURDO é criticarem sem entender, ele alem de papa é CHEFE DE ESTADO, igual a Dilma, Obama, etc... Duvido que quando vem outro chefe de estado ao Brasil, o governo gaste menos que isso. Diferente de quando veio o Obama, é que com a vinda do PAPA o Brasil todo ta ganhando "TURISTAS" dinheiro de fora que esta entrando no pais, tanto o comercio quanto o governo estão ganhando com isso muito mais que 118 MILHÕES... Não foi aqui mesmo que gastaram BILHÕES com estádios? já pararam pra pensar quanto isso gera de lucro? NADA porque cada estadio terá um custo de manutenção equivalente ao seu custo de construção, ou seja o GOVERNO vai gastar MILHÕES E MILHÕES por mês e mais ainda por ano, apenas pra mantes estes estádios que de fato só darão lucro durante alguns dias. Então pergunto, é um absurdo INVESTIR 118 milhões que serão devolvidos aos cofres públicos em pouco tempo com JUROS ou é absurdo gastar BILHÕES que nunca voltarão aos cofres?

  51. josé antonio Postado em 20/Jul/2013 às 14:57

    Os que dizem que deveria ser bancado pelos próprios católicos, pergunto eu, onde que existe a maior população católica do mundo? "Brasil: 74% de católicos, ou 137 milhões" então queridos e queridas, desses 118 milhões "INVESTIDOS" pode se dizer que 74% dele ou mais foi dado por católicos brasileiros, porem como a jornada é MUNDIAL teremos católicos de outros países que também irão pagar aos cofre públicos do BRASIL ou seja você ateu, evangélico, budista e etc, não estará pagando nada, mas vocês assim como todos serão beneficiados com esse dinheiro.

  52. Fernanda Postado em 21/Jul/2013 às 10:17

    Essa de Estado laico eu ouvia dos meus professores de geografia e historia no ginasio. A coisa é: O Papa alem de ser um lider religioso é um chefe de estado(O Vaticano é um pais!), e o Brasil como um Estado laico que se prese deve fazer todas as honras da casa. Fora isso se a Igreja conseguiu verba pública não foi de modo ilegal, mas recorrendo à meios legais. Vamos para de criticas ´´gagas´´ e curtir um evento que pela primeira vez no Brasil não reúne os jovens para se destruirem nas drogas, bebidas e violência.

  53. Carlindo Lelis de Carvalho Postado em 21/Jul/2013 às 16:19

    Absurdo! Mas é a nossa realidade! Vou começar dizendo o seguinte: 'Porque que ainda existe uma multidão 'massa de gente', 'intelectuais', 'analfabetos aos montões', 'mídia interesseira', 'pessoas que fazem média e tiram partido', 'ignorantes', 'cegos', 'seguidores cegos' guiados por 'cegos'. Cuidado! O poço é fundo, mas caberá o suficiente para afogar a estes 'traidores', 'falsos', conduzindo milhares para uma fé morta, enganadora. São covardes! E tem mais! Sabem que são lobos em busca de ovelhas, suas presas. Quem fatura mais! Políticos, futebol ou 2 dias de concentração de milhares de peregrinos pela visita de seu líder? Mas, nós, infelizmente, pagamos a conta. A conta vem nos impostos absurdos a serem cobrados. Não temos segurança no dia-a-dia e só o custo com a segurança do chefe deles custará alto para os cofres públicos. Só lavagem de dinheiro, que é bom para eles.A visita do papa Francisco ao Brasil de 23 a 28 de julho, durante a 26ª Jornada Mundial da Juventude, custará aos cofres dos governos federal, estadual e municipal do Rio pelo menos R$ 118 milhões. O governo federal terá o gasto de R$ 62 milhões — desse total, R$ 30 milhões serão com a segurança do papa. Só com o transporte por um avião Hércules da Força Aérea de dois papamóveis do Rio para o Santuário de Aparecida (SP) custará cerca de R$ 1 milhão. Dos cofres do Estado e da prefeitura do Rio sairá aproximadamente o total de R$ 56 milhões. Não há informação sobre quanto a Igreja Católica vai gastar com a visita do papa e a realização da Jornada. Com a inscrição dos participantes nesse evento, de acordo com estimativa do governo, a Igreja arrecadará R$ 140 milhões, se obtiver 450 mil adesões. Vivemos em um mundo cheio de enganadores, que criam as suas próprias leis para se apoderarem do poder. 'comunidades carentes' espalhadas por toda a 'cidade maravilhosa'. 'sede da copa do m undo', das 'olimpíadas'. Isto é uma 'olimpiada daquelas'! O dia em que o povão, a massa de gente ignorante, receberem instrução, educação, cultura, saberão então entender todos os 'porquês' das tantas desigualdades de classes a que se submetem. Brasileiros e peregrinos advindos de todo o canto do planeta, não sejam enganados mais! Abram os seus corações e depositem a fé somente em um CRIADOR, O ETERNO, QUE É O ÚNICO sobre tudo e sobre todos! Lelis Ben Yuahuh

  54. Arnaldo Postado em 23/Jul/2013 às 11:45

    Aos ignorantes de plantão, o Papa é um chefe de estada e tudo o que o país prepara para ele é preparado para outro chefe de estado, faz parte de um protocolo que é seguido internacionalmente, os gastos que estão sendo feitos durante a Jornada Mundial da Juventude são para dar segurança e uma estrutura minima de transporte e saúde para os mais de 1 milhão de jovens que estarão no Brasil nestes dias. Há uma expectativa de entrar em circulação no rio de Janeiro neste evento mais de 1 Bilhão de reais, o que aquece a economia e grande parte deste dinheiro cerca de 47% retorna aos cofres públicos. Os gastos para a vindo do Papa não foram feitos pelo governo e sim pela igreja. Agora procurem saber quanto foi gasto com o presidente americano e quanto a vinda dele trouxe de retorno ao país.

  55. Rodrigo Postado em 23/Jul/2013 às 12:12

    Esse custo e uma vergonha mesmo, claro que o Estado Brasileiro tem que garantir a segurança de um lider reiligioso como o Papa, porem por 7 dias acho que pesará demais aos ombros de quem trabalha honestamente e paga em dia seus impostos mesmo nao tendo retorno social disso. E a Igreja Catolica é a maior organização do planeta em termos financeiros, esqueçam a Microsoft, ela e fichinha perto de todo o imperio Catolico. Os tentalculos do Vaticano se estendem por todo o planeta, aqui mesmo no Brasil a Igreja Catolica e dona de hospitais, universidades, redes de TV, jornais, terras, imoveis, etc etc. Dai qdo o chefão da Igreja vem aqui o povo que tem que bancar a segurança dele com grana de impostos. E essa historia de a Igreja arrecadar 300 milhoes com o evento... pode ate ser, mas pagara somente por despesas de estrutura do evento e algumas despesas menores, o resto com certeza irá para os cofres do Vaticano.

  56. Isaac Postado em 23/Jul/2013 às 17:49

    Se somos um país laico não deveríamos gastar nada com a visita de uma autoridade religiosa é? Tantos investimentos a serem feitos em saúde,educação, segurança pública e etc, isso esse absurdo???? Que país é esse???? A igreja católica que custeie tudo isso!!!

  57. cristina Postado em 25/Jul/2013 às 17:14

    agora comparar o papa com o obama eh coisa de louco ne? que interesses tem o brasil no vaticano? social, politico, cultural, economico??? hahahaha agora o inverso que interesse tem o vaticano no brasil? religioso, puro e simples . pronto falei

  58. CRISTOVÃO B.MELO Postado em 26/Jul/2013 às 16:10

    vamos pintar 02 quadros um de jesus cristo,vindo num jumento,com os seus discipilos,com os pés descalços e as roupas gastas o segundo quadro, o papa vindo num carro com uma roupa nova linda e luxuosa,acompanhados de dezenas de seguranças, com todo de luxos,anel de ouro e de joias preciosas.

  59. Marcio Postado em 29/Jul/2013 às 10:25

    Todo Povo tem o que merece,todo bajulador vive a custo de quem bajula.