Luis Soares
Colunista
Internet 22/Mai/2013 às 18:02 COMENTÁRIOS
Internet

Site promove troca de alimentos online

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 22 Mai, 2013 às 18h02

Escambo moderno: site alemão promove troca de alimentos. Já foram negociados até o momento na plataforma, 10 mil quilos de alimentos

fome mundo troca de alimentos

Site chama a atenção para o problema da fome no mundo. Não se trata de escassez de alimentos, mas de desperdício (Foto: Reprodução)

Houve uma época em que a principal moeda para o comércio era o escambo, a pura e simples troca, para adquirir alimentos ou algum produto desejado. Séculos se passaram e essa prática foi substituída pelo dinheiro e seus derivados. No entanto, mesmo na atualidade, é possível encontrar iniciativas que promovem e incentivam a troca. Mas, dessa vez, a tecnologia é o canal de encontro e a ideia é evitar que o excesso vá parar no lixo.

Um exemplo está no site alemão “foodsharing.de”, que visa combater a estatística de que quase metade de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados. A plataforma não só retira a comida que ia acabar parando no aterro, como também ajuda a quem precisa.

Segundo os criadores, a utilização é fácil e gratuita. Basta listar os alimentos disponíveis e onde eles estão localizados. O site já está sendo utilizado em toda a Alemanha. Os usuários podem acessar um mapa e descobrir que tipo de alimento está disponível no próprio bairro.

Leia também

Atualmente os alimentos disponíveis variam de peito de pato congelado, até cappuccinos, compotas e repolho roxo.

Para os interessados em alimentos específicos, o foodsharing.de também oferece uma opção de busca, para facilitar o processo. E para quem deseja oferecer um produto, não há regras para a quantidade de mantimentos a serem partilhados.

Os criadores afirmam que a ideia é um sucesso. Já foram negociados até o momento 10 mil quilos de alimentos.

EcoDesenvolvimento

Recomendações

COMENTÁRIOS