Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 31/May/2013 às 14:52
39
Comentários

Cuba é o melhor país da América Latina para ser mãe

Cuba é o melhor país da América Latina para ser mãe, diz estudo. No topo da lista mundial, elaborada entre 176 países, está a Finlândia, enquanto a República Democrática do Congo está em último

mulheres cuba mães cubanas

Cubanas comemoram 1º de maio em Havana. País caribenho está à frente de Argentina, Costa Rica e México em índice sobre maternidade (Agência Efe)

Cuba é o melhor país da América Latina para a maternidade e o 33º do mundo, segundo um índice da organização britânica Save the Children. No topo está a Finlândia e a República Democrática do Congo em último. Os Estados Unidos estão em 30º lugar e o Brasil em 78º.

A ONG, cuja sede fica em Londres, leva em conta fatores como bem-estar, saúde, educação e situação econômica das mães, assim como a taxa de mortalidade infantil e materna, para definir a tabela.

Levando em conta somente a América Latina e Caribe, Cuba está à frente da Argentina (36), Costa Rica (41), México (49) e Chile (51). O Haiti está no 164º lugar. Também em postos relativamente baixos estão Honduras (111), Paraguai (114) e Guatemala (128). A Venezuela está em 66º.

Leia também

“Apesar de a América Latina ter conseguido enormes avanços, podemos fazer mais para salvar e melhorar a vida de milhões de mães e bebês recém-nascidos que se encontram na maior situação de pobreza”, afirmou o diretor da Save the Children para a América Latina, Beat Rohr. Ele disse que os maiores avanços foram registrados no Brasil, Peru, México e Nicarágua.

O Índice de Risco do Dia do Parto, elaborado pela primeira vez, revela que 18 % de todas as mortes de crianças menores de 5 anos na América Latina ocorrem durante o dia de nascimento. As principais causas são nascimentos prematuros, infecções graves e complicações durante o parto.

Contudo, a mortalidade neonatal na região diminuiu 58 % nas últimas duas décadas, apesar de ainda existir uma grande diferença na atenção dada às pessoas ricas e às com menos recursos, ressalta o estudo. A Save the Children estima que, a nível mundial, mais de um milhão de recém-nascidos poderiam ser salvos todos os anos caso o acesso à saúde fosse universal.

“Quando as mulheres têm educação, representação política e uma atenção materna e infantil de qualidade, elas e seus bebês têm muito mais probabilidades de sibreviver e prosperar, assim como a sociedade na qual vivem”, sublinhou Rohr.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Juliana Postado em 31/May/2013 às 15:13

    Cuba... ditadura... como acreditar em dados vindos de um país assim? Quem recolheu e apurou esses dados?

    • waldez Postado em 30/Dec/2013 às 20:45

      pobre juliana é mais uma burguesinha que acredita na mídia interesseira subserviente, não me diga que acreditas na historinha do lobo mau e da vovózinha....

    • renato Postado em 30/Dec/2013 às 20:51

      Vá ler Juliana.

  2. Lucas Postado em 31/May/2013 às 15:17

    Juliana, deixe de ser preguiçosa e sair por ai repetindo o senso comum.

  3. Jonas Postado em 31/May/2013 às 15:22

    Faz-me rir né juliana, se a reportagem elogiasse os EUA, garanto que vocẽ não iria por em dúvida os dados.

  4. nicacia Postado em 31/May/2013 às 15:29

    parabéns para as cubanas futuras mamães. afinal de contas cuba já passou por muita coisa negativa para o pais, uma boa noticia sempre e bem vinda, principalmente se tratando das mulheres... afinal, o sol nasce pra todos, mesmo que seja num pais ditador...

  5. elainne de savian Postado em 31/May/2013 às 15:30

    A situação econômica das mães em Cuba é miserável, para serem atenditas em hospitais enfrentam filas como aqui, comem muito mal pois é tudo muito caro para os nativos.Só é bom para os turistas milionários que visitam o país e se hospedam em hoteis de luxo que os cubanos sequer podem passar na frente, aliás eles não tem direito a nada,sem internet,sem tv,tudo lá é sucata,prédios caindo aos pedaços e se falar ou fazer qualquer coisa que não seja aceita pelo sistema fica preso pelo menos uns 10anos. Só o Fidel e familia tem direitos, e falo isso pq minhas filhas já foram 5 vzs a Cuba a trabalho e fazer curso de cinema, inclusive uma está lá nesse momento.

  6. Marcos Postado em 31/May/2013 às 15:32

    http://www.savethechildrenweb.org/SOWM-2013/#/71/zoomed Mesmo com extremas dificuldades financeiras, trata-se de um país que possui um dos melhores sistemas de saúde tanto na parte de pesquisa como na oferta desses serviços. A ditadura imposta pelo capital financeiro é a pior ditadura que existe... Ditadura é estar nas mãos de sistemas de saúde, educação, transportes, privados, onde o lucro é a única meta. Onde os sistemas de comunicação estão nas mãos de umas poucas corporações, que manipulam os fatos visando manter a sociedade ausente politicamente e ideologicamente. Se não fosse o bloqueio CRIMINOSO imposto pelos EUA, mesmo com a maior parte dos países do mundo desaprovando o mesmo, seria o melhor país para se viver.

  7. Advogados em Guarulhos Postado em 31/May/2013 às 15:44

    Excelente matéria, mas será que alguém vai lembrar na hora do "rala e rola" e precaver-se?

  8. Gustavo Postado em 31/May/2013 às 15:49

    Acho que meu sonho é saber com 100% de certeza se esse tipo de dados é verdade ou não. Eu gostaria muito que fosse, mas não consigo acreditar em algo sem provas concretas, mesmo eu desejando acreditar. Muitos que afirmam terem ido lá elogiam, muitos criticam. Infelizmente nunca conheci nenhum cubano para poder perguntar isso...

  9. Paulo Postado em 31/May/2013 às 16:23

    KKKKkkkkkKKkkkKkk...esta manchete devia ser do Sensacionailsta.com!!!!HAHAHAHA Como pode escrever tanta bobagem. A verdade sobre o socialismo é que acabou, acordem!!!

  10. Juliana Postado em 31/May/2013 às 17:12

    Gustavo... eu conheci um cubano sim... um cara que recebeu uma bolsa miserável pra vir estudar aqui no Brasil e ele disse que as coisas por lá são bem dificeis. Eu não sei o parametro dele, pq eu nunca vi, e eu só posso acreditar no que ele disse, do mesmo jeito que eu não posso acreditar em dados que eu não sei por quem foram coletados e nem como foram apurados. Mas ele era um cara legal, distinto, intelectual, pesquisador... a lógica é bem simples, pode parecer preguiçosa sim, mas é bem lógica. Pq tanta gente quer sair de Cuba? Pq eles não deixam quem qr sair, sair? Tem alguma verdade lá que eles não querem revelar pro mundo e... pq eles não querem revelar?

  11. Rafael Postado em 01/Jun/2013 às 00:16

    Pesquisem 5 minutos no google alienados.

  12. Aline Postado em 01/Jun/2013 às 00:30

    Ao que parece algumas pessoas não sabem o que é uma ditadura e o que é uma democracia. Alguns nem ao menos querem saber. Pois bem vamos lá. Colegas um sistema que mantem eleições regularmente, que o voto nem se quer é obrigatório e ainda sim chega a mais de 90% de presença dos eleitores, que antes de ser candidato as pessoas precisam ser referenciadas pela comunidade em que vivem, não pode ser considerado uma ditadura. Camaradas estive em Cuba esse ano, que diga se de passagem FOI ANO ELEITORAL, e acompanhei o processo posso dizer que temos muito o que aprender com o povo cubano. Acreditem a saúde e a educação lá são de referencia (públicas, de qualidade e para todos literalmente). Agora não esperem uma vida fácil em um pais que vive há mais de 40 anos um embargo genocida. Camaradas não estou aqui pra contestar esse dado (que a mim não surpreende visto que é um país que realmente investe em saúde) mas para dizer que antes de destilarmos preconceitos por aí que façamos um esforço pra compreender a forma como eles decidiram viver. Porque isso se chama autodeterminação coisa que os estadunidenses tem horror.

  13. Kazuhiro Uehara Postado em 01/Jun/2013 às 08:43

    Um contraponto à midia colonizada e domesticada da ditadura imperial do norte.

  14. cristina Postado em 01/Jun/2013 às 15:39

    Nem tudo o que se fala no pli plin é verdade gente....abram os olhos...

  15. Inconstante Postado em 01/Jun/2013 às 15:40

    E o Brasil não entra ali porque? Pelo que eu me lembre nós brasileiros também somos latino americanos.

  16. MOISES Postado em 01/Jun/2013 às 17:08

    Cuba é tão bom para viver que quem mora lá vive querendo ir embora. Alguém se lembra dos atletas cubanos que sumiram nos jogos panamericanos pq não queriam mais voltar ao país? Só não consigo entender pq parte dos intelectuais da América Latina continua a enaltecer essa esquerda de inspiração boliviarianista. Por que não se inspirar em uma esquerda que funciona? Como por exemplo, a social democracia alemã. Até quando persistirá esse discurso de vítima dos EUA?

  17. Rafael Postado em 01/Jun/2013 às 21:48

    Camarada Aline se gostou de Cuba sugiro nunca ir para Miami.

  18. Rodrigo Teixeira Postado em 01/Jun/2013 às 22:30

    O nível de esquizofrenia beira ao ridículo. O site investe boa parte do seu conteúdo criticando a ditadura que foi instalada no Brasil e outra elogiando a que foi instalada em Cuba. Quando se contesta a idoneidade dos dados vindos da ditadura de esquerda, o sujeito é taxado de ignorante e acusado de recorrer ao senso comum. Quando o assunto são os dados fornecidos pela ditadura militar, questionar a idoneidade se torna óbvia. Parcialidade RIDÍCULA. E para fazer justiça Aline que já foi a Cuba, vou admitir : Cuba não é uma ditadura, é simplesmente uma democracia de um partido só !

  19. VANDERLEI Postado em 02/Jun/2013 às 01:48

    MOISES, em 1 de junho de 2013 às 17:08 disse: Cuba é tão bom para viver que quem mora lá vive querendo ir embora. Alguém se lembra dos atletas cubanos que sumiram nos jogos panamericanos pq não queriam mais voltar ao país? ______________________________________________________________________________________-- VC TEM CERTEZA DISTO? A TAL DE Yoani Sánchez acabou de voltar para CUBA. DETALHE.: MORAR EM OUTROS PAISES NÃO É PRIVILÉGIO DE CUBANO. BRASILEIRO, AMERICANOS E ETC TEM NO MUNDO TODO. E POR QUE CUBANO NÃO PODE MORAR EM OUTRO LUGAR

  20. Luan Postado em 02/Jun/2013 às 10:15

    Chora classe média.

  21. MOISES Postado em 02/Jun/2013 às 16:14

    Perfeita conclusão Vanderlei. Por que cubano não pode morar em outro lugar? Isso que eu gostaria de saber em um país que se diz uma democracia de esquerda. Por que seus cidadãos não têm livre entrada e saída do país como todo país democrático? Sobre essa questão, leia essa matéria: http://gazeta24horas.com.br/portal/?p=20362 Como bem disse Rodrigo Teixeira, no tópico acima, Cuba é "simplesmente uma democracia de um partido só". Com tanto modelo de democracia social que temos na Europa porque vocês, metidos a intelectual de esquerda fundamentalista, continuam a defender a centralização do poder? Não percebem que qualquer convicção, por melhor que seja, quando imposta vira ditadura? Uma verdadeira democracia não se atinge com a imposição de uma convicção. Qualquer convicção, por mais altruísta que seja, uma vez imposta sem respeito às diferentes convicções vira ditadura. Por isso, a Venezuela não sai da ditadura, Cuba não sai da ditadura (...) e assim permanecerão esses países, enquanto não houver o respeito às diferentes convicções e permanecerem dentro de um sistema de exclusão política. O melhor país para se viver não é o que prega a melhor convicção, mas o país que permite as diferentes convicções existirem. Vão visitar a Alemanha, a Finlândia, a Dinamarca, a Noruega (...), ao invés de continuarem com essa mentalidade revoltada, infantil e ingênua em acreditar que o mundo pode ser transformado com base na convicção de um homem só. Olha para a família de vocês, tente impor a sua convicção dentro de casa em detrimento de seus pais, irmãos e filhos e verá a briga que irá ocorrer. Esse mesmo princípio vale para a sociedade. Se a gente é incapaz de mudar o próprio núcleo familiar impondo nossas convicções em desrespeito dos demais, o que dizer em uma sociedade. Estou com quase 40 anos, e, desde criança escuto essa ladainha dessa esquerda burra fundamentalista em dizer que Cuba é o regime certo. Enquanto Coreia do Sul, China e outros países asiáticos já perceberam há décadas que não se resolve o problema de exclusão social com exclusão política, a América Latina continua engessada e defendendo esse esquerdismo autoritário idiota. Acordem!!!

  22. Wesley Postado em 02/Jun/2013 às 20:43

    Esse site é uma grande fonte de desinformação e propaganda comunista. Algumas reportagens são boas, e outras são horríveis. Enaltecer a ditadura cubana e maldizer a ditadura militar brasileira é pura hipocrisia e mal caratismo. Isso porque a ditadura brasileira (que muitos que viveram a época e dizem que nem foi ditadura) foi de direita. A esquerda radical e totalitária é santa e não pode pagar pelos seus pecados, mas os militares direitistas pagam por pecados que muitos deles nem cometeram. Isso não é hipocrisia como o colega acima citou e sim mal caratismo. É a face da esquerda radical brasileira, que adora ditaduras mas não quer viver em uma. Autores de notícias desse site, sejam honestos: vocês adoram ditaduras. Se vocês gostam tudo bem, mas não venham dizer que Cuba é uma democracia e que Fidel Castro é um democrata. Parem de mentir.

  23. Vander Postado em 03/Jun/2013 às 11:07

    CUBA..... MELHOR LUGAR PARA SER MÃE..... HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA A NOVA PIADA DO SITE PETRALHA.

  24. Larissa Postado em 03/Jun/2013 às 13:33

    O que esperar de um blog ultra-esquerdista? E a ditadura, pelo que lembro, foi de esquerda....oh wait...vão dizer que foi de extrema direita...

  25. maria Postado em 05/Jul/2013 às 13:50

    Inconstante , sabe ler não? diz Brasil nº 78 na lista...

  26. renato Postado em 06/Jul/2013 às 19:29

    Existe um retardo nas informações deste pessoal mais novo que dá dó. Por que Che foi assassinado, alguém já se perguntou, mesmo usando símbolos dele. Já se perguntaram em que mãos, estavam Cuba antes, se perguntaram por que Cuba foi Obrigada a ficar com o Comando Militar... Não ensinam História de Cuba. Acham que se Cuba fosse de um país de quem não se gosta, Ficariam ali com USA e CHINA na defesa de seu país por Medalhas.. Lembram da Equipe de Basquete e Volei... Querem ir jogar Xadrez com os caras....E isto por que o POVO RIQUINHO, fechou as cortinas para eles... Sou esquerda com pensamento de esquerda...Sinto muito. E se acabar a internet, tchau tchau para nos otros. A Russia perdeu um foquete com tres satelites.. fiquem atentos..

  27. renato Postado em 06/Jul/2013 às 19:33

    Por que querem sair de Cuba. Por que querem sair do Brsil. Por que querem sair dos USA Porque querem sair da Europa. Por que querem sair dos andes. Porque querem sair de portugual. Por que querem ir para o Tibet. Porque querem ir para o Mexico. POR QUE GOSTAMOS DE VIAJAR! Que pergunta idiota!!!

  28. Ana Postado em 09/Jul/2013 às 12:33

    Uma questão de LÓGICA: Primeira premissa: - Se todo gay sonha em ser mãe. Segunda premissa: - Se Cuba é o melhor país da América Latina para ser mãe. Conclusão: - Então ... Sem preconceito !!!

  29. Juan Postado em 12/Aug/2013 às 10:10

    que tal um programa do governo para mandar todos vcs para Cuba SEM PASSAGEM DE VOLTA!

  30. leo Postado em 29/Aug/2013 às 10:58

    Os coxinhas piram kkk

  31. leo Postado em 29/Aug/2013 às 11:03

    O mais engraçado é que olham para cuba como se a América Central fosse uma espécie de Atlantis, onde os países capitalistas são os mais ricos da América... Se cuba não tivesse se fechado nos anos 50 para a exploração americana, hoje estaria igual seu vizinho Haiti, República Dominicana, Costa Rica... E o Haiti como todos sabem é um exemplo de luxo né...

  32. valmir Postado em 29/Aug/2013 às 20:10

    o pior n é morar numa ditadura...o pior é viver numa ditadura e achar q é democracia só pq querem q vc acredite nisso...pelamor...experimenta falar ou pensar oq quer...ilusão...mt gente vive na ilusão imposta pela midia

  33. valmir Postado em 29/Aug/2013 às 20:19

    tem muito retardado de direita aki q n entende o contra ponto q o site faz em detrimento da grande midia...oq vemos nas midias tradicionais é...cuba é um lixo...e a ditadura n foi isso tudo...e vcs simplesmente dão a mão pra descer a palmatoria...tem q entender q do msm jeito q cuba tem as suas merdas...tem pontos positivos...é isso q quer mostrar...a ditadura daki n foi la essas coisas...va conversar com quem teve parente torturado...ou foi torturado pra saber...ai me vem com discurso pronto global...FIQUEM ATENTOS AOS DOIS LADOS DA MOEDA caramba...

  34. Nicolau Postado em 07/Sep/2013 às 22:13

    Cuba uma merda de Favela Socialista e República de Banana socialista é sustentada pela Maçonaria Americana porque Castro deixou a maçonaria livre em Cuba! Vai ser mãe em Cuba para tu ver o que e bom para se coçar, seu babaca!

  35. Caio Cardoso Postado em 30/Dec/2013 às 20:33

    Não tanto ao mar, nem tanto a praia. Cuba para algumas pessoas é a Utopia de Thomas Morus, e para outros é uma ilhazinha sem valor algum. Sugiro refletirem, equilibrarem, pesquisarem e não se alienarem - digo para a esquerda e para direita.