Redação Pragmatismo
Racismo não 03/May/2013 às 01:38
84
Comentários

Conheça o país onde negros são 'naturalmente loiros'

Os pesquisadores identificaram um gene responsável pela variação da cor do cabelo em negros da Ilha Salomão. Chamado de TYRP1, ele é conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos

ilhas salomão negros loiros

Ilhas Salomão: o país onde os negros são naturalmente loiros

Nas Ilhas Salomão, cerca de 10% da população nativa, de pele negra, tem cabelo notavelmente loiro. Alguns insulares acreditam que a cor seria resultado da exposição excessiva ao sol, ou de uma dieta rica em peixe. Outra explicação seria a herança genética de ancestrais distantes — mercadores europeus que passaram pelos arquipélagos.

Essas hipóteses, no entanto, foram derrubadas por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

A variante genética responsável pelo cabelo louro dos insulares é diferente da que causa a mesma característica nos europeus.

Este caso acaba com qualquer noção simplória que podemos ter sobre raça — revela o geneticista Carlos Bustamante. — Nós, humanos, somos lindamente diferentes, e esta é apenas a ponta do iceberg.

Leia também

Bustamante e sua equipe publicaram as descobertas na edição desta semana da “Science”. Eles analisaram amostras da saliva de mais de mil insulares, com atenção especial para um subconjunto, formado por 43 louros e 42 pessoas de cabelos escuros.

negros ilhas salomão

Foto: Divulgação

negros ilhas salomão

(Foto: Divulgação)

Os pesquisadores conseguiram rapidamente identificar um gene responsável pela variação da cor do cabelo. Chamado de TYRP1, ele é conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos. Sua variante encontrada nos cabelos louros dos habitantes das Ilhas Salomão não é encontrada no genoma dos europeus.

Revista Afro

Posts relacionados

Comentários

  1. Doc Postado em 03/May/2013 às 14:11

    Que lindinhos!!! Acho que meus antepassados têm um pezinho nas Ilhas Salomão!!! Super interessante!

  2. Wesley dos Santos Brito Postado em 03/May/2013 às 15:00

    Não esquecendo a quantidade de gene de Homo denisovoano que Eles tem ^^. Muito maneiro

  3. Lili Postado em 03/May/2013 às 15:49

    Interessante. Porém o artigo é superficial, poderia dar mais informações, inclusive as básicas como a localidade das Ilhas e outros aspectos geográficos e populacionais (a propósito, as Ilhas Salomão ficam na Melanésia, Oceania). Alguns aborígenes da Austrália tb possuem cabelos louros, será que é a mesma variante genética?

    • Letto Postado em 03/Jun/2014 às 02:15

      Algumas tribos africanas também possuíem cabelos louros, e outros ruivos.

  4. Laís Postado em 03/May/2013 às 16:03

    Não são negros, são aborígene.

    • renato Postado em 06/Nov/2013 às 20:51

      Autóctone negros. Como eu aprendo aqui.

    • Ari Kailash Postado em 19/Nov/2013 às 15:19

      Saia com o teu racismo tosco pra la. Eles sao negros sim. E sao negros com muita negritude, o que e' mais lindo ainda.

      • Pedro Postado em 27/Nov/2013 às 20:27

        A variação genética deles é tão grande e talvez maior que de entre um negro e um branco, o que os fazem pertencer a uma etnia única por si só. Se você acha racismo diferenciar eles dos negros então deveria chamar os brancos e amarelos de negros também. Infelizmente, hoje em dia não se pode abrir a boca nem pra contribuir exigindo um conteúdo com mais rigor científico que as pessoas te interpretam errado e você logo é acusado de racismo. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/37/Map-of-human-migrations.jpg

      • Laís Postado em 03/Dec/2013 às 00:53

        Ari Kailash, Não, eles não são negros. Os negros fazem parte do continente africana e não da aceania, embora eles possuam a pele escura que nem dos africanos eles não são negros e sim aborigenes.

      • Claudio Postado em 03/Dec/2013 às 17:46

        são aborígines, também são negros, mas o que amiga quis dizer é que não são negros de descendência africana, a onde o senhor viu racismo aí?

      • Raul Petra Postado em 03/Feb/2014 às 15:12

        Pedro, eles são classificados sim como negro, mas são da raça australoide ao invés de ser da raça negroide que é a raça dos negros da África

      • Antonio Palhares Postado em 08/Mar/2014 às 10:38

        Ari bom dia. Eles são diferentes do negros africanos. Mas, não me rotule de racista. É apenas minha constatação. Em tempo adorei o comportamento do Neymar e da nossa seleção como aquele menino sul africano. Nunca aquele menino vai esquecer.

      • Marco Postado em 17/Jul/2014 às 22:56

        Único racista aqui é vc que acredita nesta panacéia inventada pelo racismo supostamente científico dos colonialistas do século XIX. O termo negro não é válido nem para os africanos subsaarianos e muito menos pros melanésios. "Negro" só é raça no contexto social, jamais no biológico, e portanto só se aplica aos descendentes da diáspora africana dos navios negreiros.

    • Raul Petra Postado em 03/Feb/2014 às 15:05

      Eles são negros sim, porém não são negros nativos da África e sim da Oceania.

    • titinha Postado em 16/Jul/2014 às 16:43

      só pode ser piada né flor ! Que cor é a pele das pessoas ? e voce me vem dizer que não negros ? Negro não é só questão de pele, é questão de cultura e respeito, eles são negros sim, e com certeza devem ter muito orgulho disso, agora se vc tem vergonha de ser filha de um mundo tão maravilhoso e misturado, vc passou da hora de passar dessa para melhor, lá no seu os anjunhos são todos brancos e louros como sua mamãe deve ter ensinado.

  5. SEMITA Postado em 03/May/2013 às 19:21

    ELES NÃO SÃO NEGROS, NO SENTIDO DE DESCEDEREM DA ESPÉCIE CAMITA AFRICANA OU SUBSAARIANOS(ÁFRICA NEGRA-CAMITA),PORTANTO SÃO AUSTRALASIANOS, A 4ª ESPÉCIE DE PESSOAS, JUNTO COM A ESPÉCIE BRANCA(ESPÉCIE ALVA-CAUCASIANA), ESPÉCIE NEGRA(ESPÉCIE ESCURA-CAMITA) E A ESPÉCIE AMARELA(ESPÉCIE MONGÓLICA-LISÓTRICA).OS GENETICISTAS, ALGUNS DELES TEIMAM EM NÃO RECONHECER JUNTO COM OS ABORÍGENES AUSTRALIANOS E OS PAPUÁSIOS(PAPUA-NOVA GUNÉ), ALÉM DE OUTROS NA OCEANIA, COMO A 4ª ESPÉCIE HUMANA E É SIM. POR ISSO TEEM ESSE ASPECTO DE COLORAÇÃO CAPILAR, DENTRE OUTROS TRAÇOS FISIONÔMICOS, FORMANDO AÍ A 4ª ESPÉCIE HUMANA OU ESPÉCIE AUSTRALASIANA(PAPUÁSIOS, ABORÍGENES AUSTRALIANOS E DA MELANÉSIA DA OCEANIA).

    • walder Postado em 13/Nov/2013 às 14:26

      só uma pergunta. existem diferentes espécies de seres humanos? no ensino médio nos ensinam que para ser considerado espécies diferentes não pode gerar descendentes férteis até a 14° geração. mas acho que talvez sub espécies talvez né já que todos se reproduzem com qualquer ser humano sem problemas maiores. mas serio é só uma pergunta mesmo pq eu estudo física e não entendo tanto desse assunto.

    • Pamela Postado em 18/Nov/2013 às 13:38

      faltaram os sul-asiaticos na sua lista (India, Bangladesh, Paquistao, etc.)

    • Cribla Postado em 19/Nov/2013 às 09:31

      Negro é só quem veio ou é de África??

    • Irlanivaldo santos Postado em 19/Nov/2013 às 11:22

      Em que você se baseia para dizer que é 1ª,2ª,3ª ou 4ª espécie de pessoas.Existe algum estudo sobre o tema?

    • Educado Postado em 20/Nov/2013 às 17:10

      Duas coisas: 1) Só há uma espécie humana: homo sapiens sapiens. 2) Seu CAPS LOCK não aumenta a força de suas ideias.

    • A.H. Postado em 21/Nov/2013 às 15:06

      Falou o naturalista do século XIX. Para a ciência contemporânea, assim como mencionado no artigo (que por sinal é pouco informativo mas dá para o gasto), não existem raças ou espécies no que diz respeito ao ser humano. Somos todos diferentes mas com alguma coisa em comum.

    • Olgônico Néboras Postado em 28/Nov/2013 às 03:33

      como é que é? ESPÉCIES? peeelamor......

    • jacqueline Postado em 02/Dec/2013 às 18:16

      humano é A espécie. não existem espécies de humanos.

    • Pedro Postado em 02/Dec/2013 às 22:41

      Negro, Branco, Sino-asiatico, judeu, arabe, indio, hindu, Jesus, Buda, Mohammed, e até o Papai Noel = espécie humana = homo sapiens... negro nao é espécie... negro é cor.

    • Renato Postado em 14/Dec/2013 às 17:27

      Puxa, parabéns, isso sim é que é uma resposta decente!

      • Dinha Postado em 04/Jan/2014 às 02:14

        Por favor Renato, não viaja!! O cara está falando em 4 ESPÉCIES humanas...

    • Iva Santiago Postado em 18/Dec/2013 às 23:06

      E qual sua espécie? Sub-humana? Nem precisaria ler o comentário para saber que seria uma grande besteira. Ignorantes escrevem apenas em caixa alta.

    • yasmin Postado em 14/Jul/2014 às 16:44

      A espécie é humana, não se fala em raças e sim etnias. Brancos, Negros ou Amarelos são etnias. Se eles são uma quarta etnia, aí não sei, não tinha ouvido falar nisso.

  6. amarildo Postado em 03/May/2013 às 20:00

    Aborígenes são negros vindo da África!

  7. Geórgia Alves Postado em 03/May/2013 às 23:10

    Que lindinhosss.. Aah uns dreads aí em!! ;D Iriam ficar lindos!!

  8. Ciência Diz: Postado em 04/May/2013 às 14:04

    Por favor, 4ª Espécie? Somos apenas UMA espécie, Homo sapiens sapiens. Esse negócio de RAÇA é coisa de idiota. Se os negros tem esta cor, é uma EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA! Tem mais melanina na pele, consequentemente maior defesa contra incidência solar. Vão estudar EM PROL DA NOSSA EDUCAÇÃO!!!!!!!!!

    • Caroline Postado em 28/Nov/2013 às 03:05

      Espécie foi claramente uma forma de simplificar, estou certa de nosso(a) amigo(a) estava se referindo à etnia ('raça' também é um termo errôneo, todos somos da mesma raça: humana). O "negro" do título se refere à cor de pele, já que é assim que o classificaríamos casualmente no Brasil. Geneticamente falando, porém, a pele dessas lindas crianças não é escura o suficiente para ser considerada biologicamente negras (formada por 4 gens de melanina epitelial dominantes). Eles realmente não são negros, nem por pele, nem por traços genéticos fenótipos (nota-se pelo formado do crânio, que difere-se bastante do usual do africano), o que não quer dizer que não haja gens subsaarianos não-fenótipos. Enfim, faz diferença? O que importa é que são lindos! Diversidade natural, nada mais maravilhoso...

    • claudio Postado em 03/Dec/2013 às 17:49

      é amigo realmente vc deveria estudar mais antes de apresentar o que vc escreveu.

  9. Vitor Postado em 04/May/2013 às 16:28

    São Aborigenes, não negros. Embora no sentido genético de proximidade tenham acumulado algumas poucas variantes genéticas para além do europeu. O povo aborígene chegou a oceania por volta de 40000 anos. Mais próximos genéticamente das populações sobreviventes da explosão do monte Toba, cerca de 70000 anos atrás. Na prática é sempre bom lembrar que apesar de todas as nossas diferenças, existe mais variabilidade genética em uma tribo de chimpanzés com cerca de 25 indivíduos do que em toda a espécie humana. Somos todos praticamente clones uns dos outros.

    • Cristiane Postado em 19/Jul/2014 às 15:57

      Se eles não Sao negros que tem a mesma cor de um negro de cabelos escuros ea mesma cor da pele eles Sao o que entao? Só porque eles Vem dessa tal ilha e tem os cabelos loiros deixaram de Ser negros né? Entao os brancos de cabelos loiros e de cabelos ruivos e cabelos pretos Sao chamados de cor branca? A humanidade inventa cada coisa insuportavel de se ouvir

  10. Ricardo da Costa Postado em 04/May/2013 às 21:07

    Darwin, mostrou em Galápagos, um tartaruga de pescoço comprido, em uma ilha onde as plantas eram altas, e outra de pescoço curto, onde as plantas eram rasteira... Qualquer observador com o mínimo de conhecimento, percebe que a raça humana se adapta aos habitats onde vivem. O lhama é um ancestral do camelo e dromedário, que se adaptou aos andes... Racistas são imbecis mau informados...

  11. zepires Postado em 04/May/2013 às 22:24

    Nada tão surpreendente. Existem negro de nariz e lábios finos e cabelo liso. Igualmente, existe branco peludo, cabelo hirsuto, nariz achatado e lábios grossos e tudo para desconstruir o científico de raça tão fundamentado na ideologia...

    • Ari Kailash Postado em 19/Nov/2013 às 15:22

      Exato! Raca e' um componente do racismo, o qual e uma ideologia politica, uma das mais nocivas ate hoje inventadas.

    • Thiago Postado em 19/Feb/2014 às 06:15

      Para constar. Os europeus são mais peludos que os os africanos (por motivos óbvios)

  12. Thiago Postado em 05/May/2013 às 07:27

    Me parece que esses geneticistas de hoje morrem de medo de suas pesquisas e de serem taxados de racistas. SEMPRE têm que "causar" com frases de efeito: "A variante genética responsável pelo cabelo louro dos insulares é diferente da que causa a mesma característica nos europeus. Este caso acaba com qualquer noção simplória que podemos ter sobre raça — revela o geneticista Carlos Bustamante — Nós, humanos, somos lindamente diferentes, e esta é apenas a ponta do iceberg." Ora, É EXATAMENTE o contrário: esse caso mostra EXATAMENTE como raças se desenvolvem: uma pequena população de uma espécie, isolados dos demais (numa ilha, por exemplo), desenvolvem mutações genéticas indepentemente dos demais da espécie. Ao longo do tempo, essas mutações levam a características típicas somente dessa população. Com um tempo mais longo, isso leva à especiação. A "cereja no topo do sorvete" é a alegação ingênua e romântica no final, revelando pura ideologia.

  13. Eson Postado em 05/May/2013 às 18:38

    Esse negócio de CAMITA é idiotice dos evangélicos e dos que querem justificar a escravidão MODERNA, da mesma maneira que justificam o genocídio praticado contra as populações indígenas das Américas, do genocídio praticado contra os japoneses, quando estes já tinha se rendido na segunda guerramundial, duas bombas atômicas milhares de mortes. Precisamos ter cuidado com os falsos SEMITAS etc e tal.

    • Ari Kailash Postado em 19/Nov/2013 às 15:24

      Evangelismo e' uma forta tosca e atrasada de pensamento: racismo, homofobia, patriarcalismo e machismo sao apenas as cerejas do mega bolo de imbecilidades evangelicas e catolicas.

  14. Eson Postado em 05/May/2013 às 18:43

    Esse negócio de CAMITA é idiotice dos evangélicos e dos que querem justificar a escravidão MODERNA, da mesma maneira que justificam o genocídio praticado contra as populações indígenas das Américas, do genocídio praticado contra os japoneses, quando estes já tinha se rendido na segunda guerra mundial, duas bombas atômicas e milhares de mortes. Precisamos ter cuidado com os falsos SEMITAS etc e tal.

  15. Américo Postado em 06/May/2013 às 00:59

    SEMITA, nos últimos milênios há apenas 1 (UMA) espécie do gênero Homo habitando o planeta Terra, que é o Homo sapiens.

  16. Dr josé Postado em 06/May/2013 às 16:20

    Quanta Idiotice nesses comentários (o que é comum em diversos por sinal) Aborígene é o termo usado para nativos de determinadas regiões não importam se são africanos asiáticos ou europeus ameríndios etc.. Aborígene é um termo para autóctone como indígena seria melhor falar como nativo e pronto. Há essa confusão por que os povos da australásia os nativos foram em específico denominados como Aborígenes mas é lógico porque são os nativos daquela região... Nunca houveram raças há uma só raça a Humana um tronco do primatas mas há etnias e essas são tão diversas quanto rostos por aí,engraçado esse pessoal falar de preconceito são os mais preconceituosos o pior que ainda distorcem a matéria e o valor dela,o termo Negro não é genérico de povos da africa existem negros nativos na ásia em muitos lugares na austrália na ilhas do pacifico e também existem negros entre os povos índios das Américas central e sul mas o que não são é das mesmas etnias ...

  17. junior Postado em 06/May/2013 às 17:43

    SEMITA! TENHO MEDO DESSA SUA TESE UMA TESE QUE CLASSIFICA A RAÇA HUMANA COMO ALVA CAUCASIANA E UMA OUTRA COMO ESCURA CAMITA E AINDA PARA PIORAR BASEADA NESSA SUA TESE EXISTE UMA CLASSIFICÃO QUE UMA DETERMINADA RAÇA HUMANA PERTENCE A 4ª ESPÉCIE. QUERIDA RESPEITO SUA OPINIÃO MAS REVEJA SUAS TEORIAS CLASSIFICAR ESSA OU AQUELA ESPÉCIE HUMANA COMO 1ª OU 4ª E ESTREMAMENTE ARROGANTE E PRECONCEITUOSA..

  18. SEMITA-a resposta aos ogros Postado em 07/May/2013 às 12:25

    Não sei se fui explícito quando falei ESPÉCIE E NÃO RAÇA. Pois pelo que estudei e pesquisei com ETNOLOGISTAS, só existe uma só raça: A RAÇA DO HOMO SAPIENS,portanto quando me referi falando ESPÉCIE,É ESPÉCIE MESMO E NÃO RAÇA, NÃO RAÇA.Há portanto uma só RAÇA COM 4 ESPÉCIES DIFERENTES, SEUS OGROS, OGROS, E OGROS, VÃO ESTUDAR VOCÊS ANTES DE FICAR VOCIFERANDO, quando por ignorância ou má formação congênita, não CAPTAM a mensagem exposta.Sou criacionista sim, CRIACIONISTA, e cientificamente está comprovado SEUS OGROS, que existem uma só raça, A RAÇA HUMANA COM 4 FAMÍLIAS OU ESPÉCIES,ESPÉCIES, ESPÉCIES, ESPÉCIES SIM, OU NÃO ENTENDERAM? E ABORÍGENE NUNCA FOI AFRICANO E FOI POR ISSO QUE OMITI A PALAVRA RAÇA,SEUS TAPADOS, pois sabia e sei realmente que são uma só raça A FAMÍLIA DO HOMO SAPIENS. NÃO QUERO EXPLICITAR AQUI O QUE A BÍBLIA DIZ, PORTANTO NÃO SOU EVANGÉLICO,OU DE OUTRO CREDO, apenas sou DEÍSTA e creio em Cristo e no seu poder magnífico, QUEM QUISER CRER , CREIA, QUEM NÃO, NÃO CREIA. QUANDO ME REFERÍ EM SER SEMITA, SOU UM SEMITA SIM, DESCENDO DE UM POVO ANTIGO E BATALHADOR E MINHAS RAÍZES ORGULHOSAMENTE SÃO SEMITAS. Descendo do patriarca SEM, primeiro filho do Patriarca Noé.... EU CREIO E ASSIM O É, FÉ NÃO SE PROVA,SE VIVE E SE SENTE. TENHO DITO OU SERÁ PRECISO EXPLICITAR O QUE DANTES ESCREVI?........ HORA, A VÁ ESTUDAR VOCÊ!!!

    • Geneticista Postado em 04/Jan/2014 às 02:29

      Meu querido não seja bobo, sou especializado em genética e lhe digo não há RAÇAS ou ESPÉCIES humanas...por favor aceite isso.

    • Paulo Constantino Postado em 08/Aug/2014 às 18:05

      Que legal é só falar que é criacionista que faz todo o sentido (Toda a falta do sentido faz sentido). Como é com os cães então? Existem várias espécies de cães? Não, a espécie é Canis Familiaris. Com variações desta espécie que se chamam raças que foram diferenciadas por seleção genética por milhares de anos em que o antigo lobo conviveu perto do homem. O ser humano é tão homogêneo genéticamente que é um erro classificar por raça, pois não houve toda esta diferenciação. Acho que você não sabe o que é espécie, filo, gênero. O que seu "Deus" fala sobre a arrogância? Vou te ensinar uma coisa, Homo sapiens sapiens é o nome da espécie. Que é uma só, não 4. Pegue um livro de biologia do ensino fundamental. Bom proveito.

  19. SEMITA Postado em 10/May/2013 às 19:44

    TENHO ORGULHO DE SER SEMITA PELO LADO MATERNO. NÃO ME FIZ COMPREENDER DIREITO, O QUE QUIS DIZER É QUE: EXISTE UMA SÓ RAÇA E NÃO TRÊS, A RAÇA HUMANA-HOMO SAPIENS DIVIDIDA EM 4 ESPÉCIES, PORTANTO 4 ESPÉCIES E NÃO 4 RAÇAS, ENTENDAM PELO AMOR DE DEUS. É PRECISO EXPLICAR TUDO NOS MÍNIMOS DETALHES PARA QUE POSSAMOS SER COMPREENDIDOS. UMA SÓ RAÇA: A RAÇA HUMANA-HOMO SAPIENS , DIVIDIDAS EM 3 ESPÉCIES: ESPÉCIE ALVA, ESPÉCIE ESCURA, ESPÉCIE AMARELA E ESPÉCIE MELANÉSIA, TÁ BOM ASSIM?!............AFEEE.

    • yasmin Postado em 14/Jul/2014 às 16:49

      A espécie é humana, a cor faz parte da etnia a qual o individuo pertence

    • Paulo Constantino Postado em 08/Aug/2014 às 18:09

      Criacionismo é tão cientifico que não consegue explicar a existência de fósseis. Palmas para os cientistas religiosos. Me fala, Deus enterrou um monte de premio, tipo Kinder Ovo, quando fez a terra e jogou adão e eva? É assim que vc vê? Me explica, quero entender como alguém consegue acreditar nisso como ciência...

  20. SEMITA Postado em 10/May/2013 às 19:47

    ALIÁS FALO E CORRIJO: 4 ESPÉCIES, E NÃO 4 RAÇAS: ESPÉCIE ALVA, ESPÉCIE ESCURA, ESPÉCIE AMARELA, ESPÉCIE MELANÉSICA. TENHO DITO, AGORA SEREI COMPREENDIDO, ACHO QUE SIM.

  21. Victor Hugo Postado em 15/May/2013 às 15:29

    O SEMITA além de ser um grosso por falar com caps lock ligado, confunde mera RAÇA com ESPÉCIE... São todos da mesma espécie, HOMO SAPIENS... O FENÓTIPO de pele escura, branca, amarela, o cabelo, etc, você é um imbecil, quer trocar a espécie humana, por raça, e raças humanas, por espécie, decerto os cachorros são da 'raça' canídea e um doberman é de uma 'espécie' enquanto um pastor alemão é de outra 'espécie'?!?! tanto que eles nem cruzam, nem dão origem a outra 'espécie' de cachorros... Faça o favor e pare de cagar pela boca, você é que não é da nossa espécie, homo sapiens, você é da espécie HOMO IMBECILIS...

  22. Victor Hugo Postado em 15/May/2013 às 16:05

    O racismo infelizmente é essa noção preconceituosa de que seres humanos podem sofrer seleção natural ao ponto de apurar novas raças como fazemos artificialmente com cavalos, cachorros, e outros animais, sendo que nós só nos diferenciamos em etnias e tipos físicos e uma etnia desenvolvida em uma região é ainda da mesma raça as outras etnias, somos da mesma espécie, somos da mesma raça... E não se deve confundir tipos e etnias com raça... Da raça negra sobrou apenas o tom poético... Não existe essa porcaria de camita, semita, mongólico e australasianos, isso seriam no máximo, troncos originais de etnias... Uma coisa bem idiota é querer definir raça basicamente pela cor da pele... Oras... Não se define raças de cavalos nem de cachorros pela cor da pele... Apesar de pastores alemães serem quase todos da mesma cor... E dálmatas todos malhados... Eu tenho dobermans pretos assim como tenho dobermans vermelhos...E mais... A raça desses animais se dá por seleção artificial e não natural, se depender da natureza vão virar todos uns vira-latas... O que é um vira-latas? Não tem raça definida. É 'mestiço' de duas raças diferentes... Mas é um cachorro. Na verdade a pretensa raça dos pais dele é que foram 'apuradas' por seleção... E entre os cavalos a cor definitivamente não é preponderante para definir uma raça... Existem cavalos vermelhos, pretos e brancos, ou malhados, todos de uma mesma raça. O que distingue uma raça de cavalo de outra é muito mais o porte e as suas habilidades físicas. Há cavalos talhados para puxar carroças, e cavalos adequados para montaria, cavalos para o prado, e cavalos para montanhas... Tudo por um processo de seleção artificial... Cavalos fugidos nas américas, viraram vira-latas, mestiços, viraram mustangs. Alguns indios selecionaram a raça appaloosa... Agora, o que dizer da suposta 'raça' dos homo sapiens indigenas, os povos nativos americanos? Mongólica? Australasiana? Conversa fiada. Um apache é tão diferente de um tupi-guaraní? Ou de um europeu? Decerto o jenio semita diria que é pele vermelha... Uma quinta 'espécie' de homens...

  23. Victor Hugo Postado em 15/May/2013 às 16:18

    Se quer mesmo entender a diferença entre famílias, espécies, linhagens e raças... Pesquise sobre ratos. O que chamamos em geral de ratos. Na verdade nem sequer se trata de uma mesma espécie... Nem são da mesma família... Os ratos em geral não são criados pelos seres humanos, então, não há essa apuração de raças... Já os de laboratório e de estimação são todos da mesma espécie e criados pelos seres humanos, mas também, não tem raças, apesar de haver linhagens e cepas. "Uma definição mais precisa de raça é encontrado no livro Dogs de Desmond Morris: o dicionário mais atual com mais de mil raças de cães. De acordo com a definição de Morris, uma raça é um animal que difere de todos os outros animais de mesma espécie, de alguma forma. De acordo com esta definição, não há raças de ratos (até o momento)." Se usarmos a definição de raça para cachorros, há mais de mil raças, se em ratos, não há raças, e em homens, vai ao gosto do freguês, podemos dizer que há incontáveis raças de seres humanos, ou chegar à conclusão de que a mera cor da pele, olhos, e tipo de cabelo, não é suficiente para determinar uma raça, como não determina em cavalos... Em humanos, como em ratos, há variedades e tipos... E nada de raças... A não ser é claro, que você seja racista, então, tenha um bom trabalho para dizer quantas mil raças de seres humanos existem pelo mundo afora e como são criadas novas raças a medida que o ser humano é um dos animais que mais migram e também é bastante promíscuo...

    • Dilma Postado em 21/Nov/2013 às 02:16

      Isso mesmo, Vitor Hugo. O Homo sapiens sapiens é um ser geral, amplamente afeito a generalização, assim como a influência do meio. Li em algum lugar que os paleomongólicos, incluídos os austro-asiáticos, são os que reunem mais características de todos os tipos humanos atuais que insistimos em classificar como raças - cabelos loiros, olhos oblíquos, pele escura, crânio ortogonal e corpo longilíneo, são os que mais se aproximam da ideia de um ser migrante que pode parecer especificar-se quando se fixa, e impõe ao grupo escolhas sociais e sexuais. E assim, escolhendo as características prevalentes, passa a formar linhagens e breeds, e a expugnar e/ou expurgar tipos variantes. Na medida em que volta a se movimentar, e vai se mesclando com os tipos no caminho , retoma o seu destino genético como ser geral. Agora, essa discussão se são negros ou não acho que passa pelo entendimento das migrações nos últimos 40 mil anos. Os africanos e os asiáticos já se difundiram e dominaram amplos territórios, a recente colonização do mundo pelos europeus e a tentativa de camuflar a história de toda essa diversidade humana é que é a raíz de todo esse problema de "raças". Por outro lado, há mais de um século a visão etnocêntrica não é mais uma questão de europeus, mas uma tentativa desesperada de seus descendentes resguardarem um contingente populacional representante da raça migrante. Em algum momento, essas pessoas foram convencidas de que herdariam status e prestigio de cidadão europeu descendente, em alguns momentos históricos e situações sociais especificas de países como os Estados Unidos e a Itália, até retomaram de fato a cidadania migrando para o país do progenitor, retomando laços parentais e identitários. Mas, e para o restante da população de "mestiços" que, em realidade, viveu uma conjuntura de formação "racial" típica das situações de guerra e disputas étnicas por territórios, como no caso dos jihaditas muçulmanos, quando as mulheres são estupradas em massa para disseminarem o gene do invasor em fuga. Penso que o drama do mestiço no Brasil passa por aí, quando tanto o homem branco como o negro, disputando mulheres negras e imigrantes, tentavam deixar marcas de um direito de senhor sobre as novas gerações. O que todos querem esquecer em datas comemorativas da passagem e da existência do negro no Brasil é que este país há bem pouco tempo tinha mais orfanatos que padarias, drogarias e igrejas.

  24. SEMITA Postado em 20/May/2013 às 21:08

    Vítor Hugo, pelo amor de Deus, tenha dó. Não estou aqui questionando isso ou aquilo, só dei minha versão sobre a genética humana, sobre esse povo melanésio. SÓ ISSO.......... Por favor, que cada um compreenda do seu jeito....TENHA DÓ, TENHA DÓ.

  25. Carolina Postado em 22/May/2013 às 03:37

    Semita, Pelo jeito você não conhece a definição de espécie, raça e etnia..., por isso fica bem difícil compreender os seus comentários. Vítor Hugo, Parabéns pela análise tão lúcida e macro dessa questão..., é uma raridade um comentário desse nível em assuntos polêmicos; e discutir "raça" desse ponto de vista fica mesmo ridículo.

  26. SEMITA Postado em 28/May/2013 às 21:32

    AH VÁ NÉ?.......TENHA SANTA PACIÊNCIA, QUE CADA UM COMPREENDA DO SEU JEITO E NO SEU PRÓPRIO VERNÁCULO.... O PORTUGUÊS ESTÁ AÍ, QUE CADA UM INTERPRETE DO SEU MODO, SE RAÇA,SE ESPÉCIE, SE ETNIA E A COISA TODA QUE VIER SE POSTAR AQUI. CAROLINA.... JÁ DEI O MEU RECADO E NÃO VOU FICAR REBATENDO SE SEI OU NÃO O QUE É ISSO OU AQUILO, AO VÍTOR HUGO AO MENOS E PELO MENOS UMA PESSOA SE PERFILOU CONTIGO E EU VOU CONTINUAR AFIRMANDO OS MEUS CONCEITOS E ESTÁ DE BOM GANHO PARA MIM E PARA QUEM BEM ENTENDEU E "ZEFINÍ!"

    • Dilma Postado em 21/Nov/2013 às 02:29

      A linguagem científica está longe de se fazer compreender, assim como a religiosa tem sua hermenêutica. Precisamos continuar dialogando com todas essas escrituras para nos fazer compreender e esclarecer as lacunas no tempo. A consciência dos semitas dos últimos quatro milênios de história é crucial para o entendimento de todas as civilizações da banda oriental, mas também a opinião dos helenos e dos romanos, dos católicos, dos búlgaros e dos imperialistas desta era mais recente. Acho que temos mais dúvidas que respostas, de qualquer modo, falar em 3 ou 4 raças do tempo bíblico, e depois como incluir as ameríndias, é uma questão da história e de literatura clássica, ciências que não estão interessadas em certezas, mas no debate e no diálogo para dar solução a problemas políticos que são tão atuais quanto antigos.

  27. Hass Postado em 09/Jul/2013 às 04:15

    São aborígenes, um povo distinto, e o fato de serem aparantemente próximos às tribos que lhe deram origem - as mesmas que chegaram às ilhotas da oceania -, isso não deve afetar o julgamento de que são um povo específico. Todos descendemos das tribos africanas, Europeus, Asiáticos, etc. Há 14.000 eles vieram para o Brasil, onde hoje é conhecido como Piauí. Eles morreram? Não, apenas se adaptaram ao clima semelhante encontrando no sudoeste asiático, assumindo, então, fenótipo próximo ao mongol. Não concordo com essas tentativas de monopolizar povos, de jeito nenhum um angolano é igual um somali, de jeito nenhum um armênio é igual a um noruegues. Dois pesos, duas medidas. Semita é definição de um povo atraves de referências culturais, não raciais. Há mais sudaneses com a sequência genética J1 que israelenses e grande parte dos que estão na árabia tem a pele negra. O problema em discussões onde se requer o uso da ciência é que sempre terá um crente para expor crenças e fontes religiosas para justificar-se de algum incomodo dentro de si mesmo, mas que acaba atrapalhando as pessoas que realmente estão dispostas a ceder perante fatos. É sempre o sujeito que escreve de forma desajeitada, e que posta uma série de comentários repetitivos e exaustivos num esforço desesperador para provar algo, como se fosse um drogado prestes a exprimentar a primeira dose depois de anos de abstinência. Camita nada é mais do que uma classificação para as tribos afro-asiáticas que originalmente cobriu boa parte do norte da áfrica. Seu contexto não se aplica aos povos Bantu-A e Bantu-B que habitam a região sul e central do continente.

  28. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 16/Jul/2013 às 05:05

    Ao Eson que escreveu sobre a bomba atômica no Japão. A guerra do pacifico está a pleno vigor e os japoneses jamais iriam se entregar. Cada ilhota custava a vida de no mínimo 15 mil soldados e elas são aos milhares. Essa história de experiencia nuclear no Japão e coisa de esquerdista doente - sempre são. Nenhum japonês fala mau dos EUA. POR QUE O NAZISMO ERA SOCIALISMO E POR QUE O SOCIALISMO É TOTALITÁRIO http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/07/por-que-o-nazismo-era-socialismo-e-por.html

  29. dilma celia de carvalho Postado em 25/Jul/2013 às 21:31

    Realmente existem negros mestiças de nariz afilado e lábios finos. Eu sou uma dessas.

  30. JOÃO OLAVO SEVERO CARDOZO Postado em 13/Aug/2013 às 17:23

    gente pra começar , quem inventou essa de ( negros) foi a igreja CATOLÍCA COM SEU SENSO , DE GANanCIA PRA GANHAR MAIS RIQUESAS AUTORISOU A ESCRAVIDÃO .Para igreja catolica os ditos (BRANCOS ) ERAM PUROS CRIATURAS DE DEUS .HIHIHIHIHIH. Sei que existiram outros meios de escravizar , mais nem um tão , impiedoso quanto o autorizado pela igreja catolica . Pois consideravam os (negros criaturas do diabo por sua cor) . Ja o fato de cores diferentes , tem a ver com a melanina , as pessoas ESTUDAM ESTUDAM , MAIS NÃO ADMITEM , SEREM DESCENDENTE DOS POVOS AFRICNOS , QUANTA HIPOCRISIA .

    • Dilma Postado em 21/Nov/2013 às 02:37

      A escravidão é anterior a Igreja, é um sistema econômico e de ordenação social, se a Igreja lutou contra a opressão no final da Antiguidade, não tinha porque ela própria instituí-la na época moderna. O negro era comercializado como escravo e soldado desde tempos imemoriais, estava presente em Roma e nos domínios dos árabes na península ibérica. A Igreja era somente uma instituição social incapaz de fazer frente a toda uma sociedade necessitada de riquezas, do ouro da África e depois da prata da América. A sociedade e suas redes internacionais são muito mais complexas que uma simples instituição social, ainda que esta tenha sido a Igreja universal da Idade Média.

      • Joao Postado em 08/Aug/2014 às 18:15

        Me conte sobre os jesuitas e seu modo social de destruir culturas e catequizar indios. Sério que a igreja era contra a escravidão? Talvez não saiba, mas na idade média e até na época colonial a igreja era a instituição mais poderosa do mundo, acima até dos reis e rainhas (que eram escolhidos por Deus, esse mesmo deus católico.).

  31. Manuel Santos Postado em 21/Aug/2013 às 22:11

    Wau!....Quanta beleza desses menininhos!...Desse jeito ja foi adicionado As Ilhas Salomão nos meus países de sonhos por visitar!....Quem sabe Arranjo la uma lindona loirinha! =D

    • anonimo Postado em 01/Jun/2014 às 17:48

      Se você ir para lá miscigenar você acaba com a beleza racial deles, uma opinião só.

  32. Diana Postado em 02/Sep/2013 às 23:49

    Ich, aqui em Volta Redonda RJ tem uma menina q é negra, filha de negros, todo mundo negro, mas ela é negra de cabelo loiro, igualzinha a esas crianças. El é uma graça mas sofre preconceito pq ouvi um rapa zolhar pra ela e dizer: - Carica, que bicho é esse, preta loira? Ela só tem 7 aninhos.

  33. Ivah Postado em 06/Oct/2013 às 17:42

    Meu Deus quanto comentário ridículo... Enfim, que lindas essas crianças. Quanto aos que afirmam as diferenças de fenótipo entre os negros sugiro estudar as diferenças de seus traços físicos, variam muito em cada local da África. Principalmente os descendentes de negros, é muito legal saber as origens...

  34. Romilda Postado em 20/Nov/2013 às 18:13

    TODOS somos filhos do mesmo Pai,que é Deus. O resto é apenas prá esconder coisas tristes e acontecimentos mais sérios ...do mundo inteiro. Sou branca,com sangue negro correndo em minhas veias. Ainda bem,pois se não fosse isso,não teria forças para me manter VIVA! Obrigada aos meus antepassados Negros,lindos e fortes.

  35. geovanna Postado em 21/Nov/2013 às 16:29

    linda meninaaaaa!!!!!!!interessante essa materia

  36. jo barretto Postado em 04/Dec/2013 às 00:24

    Para mim é pura e simplesmente gente, o resto é só bobagem!E eles são lindos!!!!!!!!!!!!

  37. Willl Postado em 31/Dec/2013 às 15:33

    Já foram logo informando que os genes não são os mesmo dos europeus, assim contestando a teoria da evolução. Esses brancos....... Ainda bem que logo entram em extinção... logo...logo, quem viver, verá!!!

  38. eu daqui Postado em 20/Jan/2014 às 15:00

    São lindos pq são crianças, não por pertencerem a essa ou aquela raça.

  39. ELIETE Postado em 16/Feb/2014 às 20:47

    QUE CRIANÇAS LINDAS!!

  40. shakur Postado em 30/May/2014 às 18:13

    raça humana etnia negra.

  41. Noemi S.V. Postado em 19/Dec/2013 às 11:40

    São lindos !!!!!!

  42. Diwene Postado em 27/Jun/2014 às 20:21

    Simplesmente adorável! como a natureza é linda!....

O e-mail não será publicado.