Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 04/May/2013 às 18:52
92
Comentários

Lula abre o jogo pela 1ª vez e explica 'silêncio' sobre mensalão

Ex-presidente Lula, após uma década, explica o porquê do silêncio sobre o ‘mensalão’ e faz um balanço inédito dos seus anos de governo e do cenário político brasileiro

Trechos de uma longa entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao sociólogo Emir Sader, transformada em livro a ser lançado ainda este mês, vazaram neste sábado para a mídia alternativa e revelam o porquê de o líder mais influente do Partido dos Trabalhadores manter silêncio sobre o escândalo do ‘mensalão’, quebrado apenas no diálogo com o intelectual carioca. Tratou-se de uma estratégia para seguir adiante, apesar do pesado ataque da mídia conservadora, ao longo da última década.

– Tentaram usar o episódio do mensalão para acabar com o PT e, obviamente, acabar com o meu governo. Na época, tinha gente que dizia: “O PT morreu, o PT acabou”. Passaram-se seis anos e quem acabou foram eles. O DEM nem sei se existe mais. O PSDB está tentando ressuscitar o jovem Fernando Henrique Cardoso porque não criou lideranças, não promoveu lideranças. Isso deve aumentar a bronca que eles têm da gente – que, aliás, não é recíproca – ressalta.

Na entrevista, reproduzida no livro Governos Pós-Liberais no Brasil: Lula e Dilma, a ser lançado no próximo dia 18, o ex-presidente também reafirma a necessidade de uma constituinte, para levar a cabo a reforma política essencial para a consolidação da democracia no país. Segundo afirmou a Emir Sader, “a eleição está ficando uma coisa muito complicada pro Brasil”.

– Eu tentei, quando presidente, falar de uma Constituinte exclusiva, que é o caminho: eleger pessoas que só vão fazer a reforma política, que vão lá (para o Congresso), mudam o jogo e depois vão embora. E daí se convocam eleições para o Congresso. O que não dá é pra continuar assim. Às vezes tenho a impressão que partido político é um negócio, quando, na verdade, deveria ser um item extremamente importante para a sociedade – afirmou.

Leia agora os principais trechos da entrevista

– Qual o balanço que o senhor faz dos anos de governo do PT e aliados?

– Esses anos, se não foram os melhores, fazem parte do melhor período que este país viveu em muitos e muitos anos. Se formos analisar as carências que ainda existem, as necessidades vitais de um povo na maioria das vezes esquecido pelos governantes, vamos perceber que ainda falta muito a fazer para garantir a esse povo a total conquista da cidadania. Mas, se analisarmos o que foi feito, vamos perceber que outros países não conseguiram, em trinta anos, fazer o que nos conseguimos fazer em dez anos. Quebramos tabus e conceitos preestabelecidos por alguns economistas, por alguns sociólogos, por alguns historiadores. Algumas verdades foram por água abaixo. Primeiro, provamos que era plenamente possível crescer distribuindo renda, que não era preciso esperar crescer para distribuir. Segundo, provamos que era possível aumentar salário sem inflação. Nos últimos 10 anos, os trabalhadores organizados tiveram aumento real: o salário mínimo aumentou quase 74% e a inflação esteve controlada. Terceiro, durante essa década aumentamos o nosso comercio exterior e o nosso mercado interno sem que isso resultasse em conflito. Diziam antes que não era possível crescer concomitantemente mercado externo e mercado interno. Esses foram alguns tabus que nós quebramos. E, ao mesmo tempo, fizemos uma coisa que eu considero extremamente importante: provamos que pouco dinheiro na mão de muitos é distribuição de renda e que muito dinheiro na mão de poucos é concentração de renda.

– Quando começou o governo, o senhor devia ter uma ideia do que ele seria. O que mudou daquela ideia inicial, o que se realizou e o que não se realizou, e por quê?

– Tínhamos um programa e parecia que ele não estava andando. Eu lembro que o ministro Luiz Furlan, cada vez que tinha audiência, dizia: ‘Já estamos no governo há tantos dias, faltam só tantos dias para acabar e nós precisamos definir o que nós queremos que tenha acontecido no final do mandato. Qual é a fotografia que nós queremos’. E eu falava: ‘Furlan, a fotografia está sendo tirada’. Não é possível ficar com pressa de obter resultados. Nós temos que provar, no final de um mandato, se nós fomos capazes de fazer aquilo que nos propusemos a fazer. Se a gente for trabalhar em função das manchetes dos jornais, a gente parece que faz tudo e termina não fazendo nada.

lula mensalão

Lula, líder sem precedentes na história recente do Brasil (Foto: Divulgação)

Então é o seguinte: eu plantei um pé de jabuticaba. Se esse pé nascer saudável, vai ter sempre alguém dizendo: ‘Mas, Lula, não está dando jabuticaba, está demorando’. Se for cortar o pé e plantar outra coisa, eu nunca vou ter jabuticaba. Então, eu tenho que acreditar que, se eu adubar corretamente, aquele pé vai dar jabuticaba de qualidade. E eu citava esses exemplos no governo… Soja tem que esperar 120 dias, o feijão tem que esperar 90 dias. Não adianta ficar repisando, ‘faz uma semana que eu plantei e não nasceu’. Tem que ter paciência. Eu acho que eu fui o presidente que mais pronunciei a palavra ‘paciência’, ‘paciência’… Senão você fica louco.

Tem gente na política que levanta de manhã, lê o jornal e quer dar resposta ao jornal. E daí não faz outra coisa. Eu não fui eleito para ficar o tempo todo dando resposta a jornal. Eu fui eleito para governar um país. E isso me deu tranquilidade suficiente para ver que o programa de governo ia ser cumprido.

– Quando o senhor perdeu a paciência?

– Obviamente que nós tivemos problemas no começo. Você acha que é simples um metalúrgico sentar naquela cadeira na qual sentaram tantas outras personalidades, que via pela televisão, que achava que era mais importante do que eu… E o mesmo em relação a dormir no quarto em que dormiu tanta gente importante ou que, pelo menos a voz da opinião publica, são importantes. E eu ficava pensando: ‘Será que é verdade que eu estou aqui?’.

Leia também

No começo tinha muita ansiedade. “Será que nós vamos dar conta de fazer isso? Será que vai ser possível?”, eu me perguntava. Eu acho que nós fizemos. Com erro e com muita tensão, mas fizemos.

Tivemos tropeços, é lógico. Muitos tropeços. O ano de 2005 foi muito complicado. Quando saiu a denúncia (do ‘mensalão’), foi uma situação muito delicada. Se não tivéssemos cuidado, não iríamos discutir mais nada do futuro, só aquilo que a imprensa queria que a gente discutisse. Um dia, eu cheguei em casa e disse: ‘Marisa, a partir de hoje, se a gente quiser governar este país, a gente não vai ver televisão, a gente não vai ver revista, a gente não vai ler jornal’. Eu passei a ter meia hora de conversa por dia com a assessoria de imprensa, para ver qual era o noticiário, mas eu não aceitava levantar de manhã, ligar a televisão e já ficar contaminado. Então eu acho que isso foi um dado muito importante.

Eu tinha uma equipe e criamos uma sala de situação, da qual participavam Dilma, Ciro (Gomes), Gilberto (Carvalho) e Márcio (Thomaz Bastos). E era muito engraçado: eu chegava ao Palácio e eles estavam todos nervosos. E eu estava tranquilo e falava: ‘Vocês estão vendo? Vocês leem jornal… Vocês estão nervosos por quê?’.

Vocês nasceram radicais…

– O PT era muito rígido, e foi essa rigidez que lhe permitiu chegar aonde chegou. Só que, quando um partido cresce muito, entra gente de todas as espécies. Ou seja, quando você define que vai criar um partido democrático e de massa, pode entrar no partido um cordeiro e pode entrar uma onça, mas o partido chega ao poder.

Então, a nossa chegada ao poder foi vista por eles não como uma alternância de poder benéfica à democracia, não como uma coisa normal: houve uma disputa, ganhou quem ganhou, leva quem ganhou, governa quem ganhou e fim de papo. Não é isso? Eles não viram assim. Quer dizer, eu era um indesejado que cheguei lá. Sabe aquele cara que é convidado para uma festa, e o anfitrião nem tinha convidado direito. Fala assim: ‘Se você quiser, passa lá’. E você passa e o cara fala: ‘Esse cara acreditou?’. Então, nós passamos na festa, e o que é mais grave, acertamos.

E depois, tentaram usar o episódio do ‘mensalão’ para acabar com o PT e, obviamente, acabar com o meu governo. Na época, tinha gente que dizia: “O PT morreu, o PT acabou”. Passaram-se seis anos e quem acabou foram eles. O DEM nem sei se existe mais. O PSDB está tentando ressuscitar o jovem Fernando Henrique Cardoso porque não criou lideranças, não promoveu lideranças. Isso deve aumentar a bronca que eles têm da gente – que, aliás, não é recíproca.

– O senhor não tem raiva da oposição?

– Eu não tenho raiva deles e não guardo mágoas. O que eu guardo é o seguinte: eles nunca ganharam tanto dinheiro na vida como ganharam no meu governo. Nem as emissoras de televisão, que estavam quase todas quebradas; os jornais, quase todos quebrados quando assumi o governo. As empresas e os bancos também nunca ganharam tanto, mas os trabalhadores também ganharam. Agora, obviamente que eu tenho clareza que o trabalhador só pode ganhar se a empresa for bem. Eu não conheço, na história da humanidade, um momento em que a empresa vai mal e que os trabalhadores conseguem conquistar alguma coisa a não ser o desemprego.

– O Brasil mudou nesses dez anos. E o senhor, também mudou?

– Uma das coisas boas da velhice é você tirar proveito do que a vida te ensina, em vez de ficar lamentando que está velho. A vida me ensinou muito. Criar um partido nas condições que nos criamos foi muito difícil. Agora que o partido é grande, tudo fica fácil, mas eu viajava esse país para fazer assembleia com três pessoas, com quatro pessoas, com cinco pessoas. Saia daqui de São Paulo para o Acre pra fazer reunião com dez pessoas, para convencer o Chico Mendes a entrar no PT, para convencer o João Maia – aquele que recebeu dinheiro para votar na eleição do Fernando Henrique Cardoso e era advogado da Contag – para entrar no PT. Era muito difícil fazer caravana, viajar ao Nordeste, pegar ônibus, ficar uma semana andando, fazendo comício ao meio-dia, com um sol desgraçado, explicando o que era o PT para que as pessoas quisessem se filiar.

– Por quê?

– A eleição está ficando uma coisa muito complicada pro Brasil. No mundo inteiro. No Brasil, se o PT não reagir a isso, poucos partidos estarão dispostos a reagir. Então o PT precisa reagir e tentar colocar em discussão a reforma política. Eu tentei, quando presidente, falar de uma Constituinte exclusiva, que é o caminho: eleger pessoas que só vão fazer a reforma política, que vão lá (para o Congresso), mudam o jogo e depois vão embora. E daí se convocam eleições para o Congresso. O que não dá é pra continuar assim.

Às vezes tenho a impressão que partido político é um negócio, quando, na verdade, deveria ser um item extremamente importante para a sociedade. A sociedade tem que acreditar no partido, tem que participar dos partidos.

– O PT não mudou necessariamente para melhor?

– O PT mudou porque aprendeu a convivência democrática da diversidade; mas, em muitos momentos, o PT cometeu os mesmos desvios que criticava como coisas totalmente equivocadas nos outros partidos políticos. E esse é o jogo eleitoral que está colocado: se o político não tiver dinheiro, não pode ser candidato, não tem como se eleger. Se não tiver dinheiro para pagar a televisão, ele não faz uma campanha.

Enquanto você é pequeno, ninguém questiona isso. Você começa a ser questionado quando vira alternativa de poder. Então, o PT precisa saber disso. O PT, quanto mais forte ele for, mais sério ele tem que ser. Eu não quero ter nenhum preconceito contra ninguém, mas eu acho que o PT precisa voltar a acreditar em valores que a gente acreditava e que foram banalizados por conta da disputa eleitoral. É o tipo de legado que a gente tem que deixar para nossos filhos, nossos netos. E provar que é possível fazer política com seriedade. Você pode fazer o jogo político, pode fazer aliança política, pode fazer coalizão política, mas não precisa estabelecer uma relação promíscua para fazer política. O PT precisa voltar urgentemente a ter isso como uma tarefa dele e como exercício pratico da democracia. Não tem de voltar a ser sectário como era no começo.

Eu lembro que companheiros meus perderam seu emprego numa metalúrgica, montaram um bar, mas quiseram entrar no sindicato e não puderam. “Você não pode entrar porque é patrão”, diziam. O coitado do cara tinha só um bar! A coitada da minha sogra, a mãe do marido da Marisa, a mãe do primeiro marido da Marisa (eu sou o único cara que tive três sogras na vida e uma que não era minha sogra; era sogra da minha mulher, por conta do ex-marido dela, que eu adotei como sogra), a coitada tinha um fusquinha 1966 que era herança do marido. E ela ganhava acho que R$ 600 – naquele tempo era como se fosse um salário mínimo de hoje – de aposentadoria, mas gostava de andar bem-vestida. Ela chegava a reunião do PT e o pessoal falava: ‘Já veio a burguesa do Lula’.

Tinha um candidato a vereador que queria dinheiro para a campanha e eu falei: “Olha, eu não vou pedir dinheiro para a campanha. Se você quiser, eu te apresento algumas pessoas”. Dai ele disse: “Não, mas eu não quero conversar com empresário”. Falei: “Então você quer que um favelado dê dinheiro para a tua campanha?”. Eu já fiz campanha de cofrinho. Eu já fiz campanha de macacão em palanque. Na campanha de 1982, a gente ia ao palanque, antes que eu falasse, fazia propaganda das camisas, dos botons, de tudo que a gente vendia. E a gente vendia na hora e arrecadava o dinheiro para pagar as despesas daquele comício”.

com Correio do Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Suzana Postado em 04/May/2013 às 19:11

    Protegendo ladrões! as cachorra ama ele, os preiboi se derrete!

    • DOMENICO Postado em 29/Mar/2015 às 21:14

      QUE NIVEL , QUE ARGUMENTOS , FIQUEI IMPRESSIONADO CONTIGO SUZANA. PARABENS.

  2. Marcos do Amaral Postado em 04/May/2013 às 19:16

    Excelente entrevista. Se a mídia tentou atropelar não deu certo. O resto é racismo, doença e inveja. Cadê o PSDB? Cadê o DEM? Fritos sem gordura, secos e pobres. Dá-lhe garoto!

  3. Jaquelline Monteiro Postado em 04/May/2013 às 19:39

    Suzana, sua ignorância é medíocre, Cale-se para o bem da humanidade. Pragmatismo, não sou Ptista, mas amo politica e acredito na força que tem o PT, algumas pessoas vão ler torcendo o nariz ou nem vão Ler e já vão torcer o nariz, mas não deixem de levar informações valiosas aos olhos Brasileiros, obrigada pela matéria, acho que poderia ter mais perguntas, mas estamos caminhando, A mídia fascista tentará derrubar qualquer governo do povo, seja ele qual for, mas o povo vai se levantar sempre e o erro de um, não vai nos fazer esmorecer, certo foi o Lula de não ter parado seu mandado para aquecer os ouvidos ignorantes. Façam como ele.

    • Eva Cardoso Postado em 27/Sep/2013 às 09:29

      Jaqueline obrigada, esse livro ou entrevista aquece minha esperança.

      • Cesar Ricardo Postado em 02/Dec/2013 às 10:58

        Digo a mesma coisa, pois, com o perdão da palavra, dá ânsia de vômito, escrever ou falar asneirice. De fato é democrático cada um expressar, mas tem quem não acrescenta em nada no comentário, atrapalha muito mais do que ajuda. No mais a a Jaqueline constribui ainda mais com uma análise perfeita da política.

    • Regina Postado em 18/Mar/2014 às 12:13

      continuo acreditando... Rumo à Reforma Política!!!

      • luiz mattos Postado em 18/Mar/2014 às 20:32

        Correto!É a mãe de todas as outras reformas necessárias. Que maravilha de livro!

  4. Valerio Postado em 04/May/2013 às 19:48

    Lies, lies and More Big Fuckin Lies...!

  5. Jaquelline Monteiro Postado em 04/May/2013 às 19:51

    *Mandato*

  6. Valerio Postado em 04/May/2013 às 19:55

    Alguem da liderança desse site pode me explicar o pq de publicar essa intrevista aqui, sendo que possivelmente, mesmo que seja "aquilo que se diz em publico", irá iludir ainda mais as pessoas sobre a imagem desse Pseudo Trabalhador e Eximio Ator?

    • Ghassan El-Kadri Postado em 09/Nov/2014 às 20:25

      'Tadinho do 'seu' Valerio! O que a inveja não faz!

  7. Thunder Postado em 04/May/2013 às 19:58

    Que fez bem mais que o "maravilhoso" sociólogo...

    • Franklin Weise Postado em 18/Nov/2013 às 16:13

      Segundo o IDH, não.

  8. celso Postado em 04/May/2013 às 20:04

    O mal desse Pais e ter uma imprensa podre como essa que esta ai,e o povo acredita no que eles falam e não questionam ,e verdadeiramente falsa, mas o feitiço esta virando contra o feiticeiro,revistas e jornais estão perdendo seu leitores por tudo que eles tem publicado de mentiras contra as pessoas de bem que quer melhorar esse pais.

    • André Fernandes Postado em 01/Aug/2014 às 15:56

      E o pior é que a imprensa brasileira diz o que quer e quando quer, julga, condena, absolve, sem qualquer obrigação de indenizar prejuízos e tudo em nome da liberdade de imprensa que nada mais é do que uma libertinagem capitalista. Ela vive a fazer política em troca de dinheiro vendendo propaganda. Uma imprensa sem balizas e leis que garantam a responsabilização e indenização de seus erros é um mal que a Constituição de 88 promulgou para o País. Brado como Lula por uma reforma política e também por uma nova Constituinte que traga regras para essa irresponsável imprensa nacional golpista, que eleva e condena quem ela quer, que condena antes dos Juízes, que muda o entendimento dos Juízes, que manipula a boa consciência dos Juízes e acaba manipulando a consciência dos cidadãos menos esclarecidos.

  9. Marcus Postado em 04/May/2013 às 20:22

    POSITIVO! Precisamos cada vez mais de políticos que falem a verdade do que acontece na política brasileira. Não adianta dar uma de santo que ninguém vai acreditar. Pra chegar lá, o cara já tem que chegar meio sujo e com o rabo preso, o sistema eleitoral é praticamente um concurso pra bandido! Uma vez que chegou, conseguir fazer um pouco pelo povo, é uma arte. Se manter lá, sem estar só atendendo interesses da gangue é mesmo um equilibrismo. Não sou expert em política mas acho que eu entendi o recado!

  10. Henrique Postado em 04/May/2013 às 20:32

    Eric Hobsbawn: "Lula é o verdadeiro introdutor da democracia no Brasil. No Brasil há muitos pobres e ninguém jamais fez tantas coisas concretas por eles"

  11. jacó Postado em 04/May/2013 às 20:33

    LULA é um DEUS VIVO na arte da politica MUNDIAL.

  12. Henrique Postado em 04/May/2013 às 20:36

    Le Monde chama Lula de 'Ícone da luta contra a pobreza'

    • luiz mattos Postado em 18/Mar/2014 às 20:34

      O mundo o reconhece.

  13. Henrique Postado em 04/May/2013 às 20:42

    Correio do Povo - por Juremir Machado da Silva "Aprendi a admirar o maior vencedor do Brasil contemporâneo: Lula. Que trajetória espantosa! O menino retirante de Pernambuco superou todas as expectativas e continua a nos embasbacar. Lula é um gênio da comunicação e da política. Um Pelé da esfera pública. A minha admiração por Lula acaba de dar mais um salto. Ele será colunista do jornal mais prestigioso do mundo: o americano The New York Times. Nem o sofisticado doutor Fernando Henrique Cardoso, que eu saiba, conseguiu tal façanha. Lula terá como colegas gente do quilate de Paul Krugman, prêmio Nobel da economia. É conto de fadas dos bons. O menino pobre, não pela bola, mas pela inteligência política, galga todos os degraus, torna-se presidente do Brasil, fascina boa parte do mundo e torna-se colunista do jornal mais influente da galáxia. Uau!"

  14. Henrique Postado em 04/May/2013 às 20:43

    Revista Piauí - agosto de 2007: FHC: "EU TRAÍ OS INTERESSES DA PÁTRIA" !!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Ricardo da Costa Postado em 04/May/2013 às 20:46

    O problema do Lula, foi não ter feito uma devassa nas podridões feitas por FHC e seu asseclas... E me decepciona muito ver que tanto Lula quanto Dilma, dão continuidade a muitas porcarias iniciadas por FHC. Vale, Belo Monte, Leilão dos poços de petróleo, privatizações dos portos etc... Sem falar que na Operação Satiaghara, tinha gente de vários partidos que se dizem inimigos...PT, PSDB, DEM, PMDB, etc... E o caso do Cachoeira?? A mesma coisa...

  16. Daniel Postado em 04/May/2013 às 21:15

    Esse site está muito petista. Está ficando difícil de acompanhar sem precisar ficar filtrando linha sim linha não. Desta vez foi além da conta, dedicaram uma matéria inteira pro braço curto engolidor de S's fazer "meia" mea culpa, numas de sair bonitinho na foto, só que ao mesmo tempo falar, falar, falar, falar, falar de tudo o que fez, fez, fez ,fez. Disse que distribuiu renda. Pros petistas alienados acima, que comentaram e bajularam, fica a dica: não é distribuição de renda. É colocação de cabresto coletivo. Já que esse site dedicou tanto tempo a esse populista sem caráter (antes que os petistas de plantão pululem, lembrem-se pra quem o aposentado por invalidez estendeu sua mão de 5 dedos: Maluf, Sarney, Collor... e, sim, ele é sem caráter), poderia agora dedicar o mesmo tempo pra ele explicar sua relação com a Rose. E talvez uma segunda chance pra tentar convencer os providos de cérebro de que ele não sabia de nada, nunca na história desse país.

    • Edgar Postado em 03/Jul/2014 às 13:56

      Parei de ler seu comentário no "braço curto". Antes braço curto do que cérebro atrofiado, como possivelmente deve ser o cérebro de quem propaga preconceitos tão baixos.

  17. Rodrigo Teixeira Postado em 04/May/2013 às 21:47

    Engraçado ele falar : "E provar que é possível fazer política com seriedade. Você pode fazer o jogo político, pode fazer aliança política, pode fazer coalizão política, mas não precisa estabelecer uma relação promíscua para fazer política" Me lembro bem dele fazendo propaganda eleitoral para o mesmo Eduardo Paes que alguns anos antes o chamou de chefe de quadrilha e articulador do mensalão.

  18. antonio Postado em 04/May/2013 às 21:48

    Daniel: se você quer ler notícias que só falem mal do Lula e da Dilma, leia o Estadão, Folha de São Paulo e, principalmente, a revista Veja.

    • rafael Postado em 06/Dec/2013 às 11:23

      Esse site é idêntico a revista Veja.

      • luiz mattos Postado em 18/Mar/2014 às 20:36

        Putz!Com poucas palavras conseguiu dizer milhares de besteira.

      • Edgar Postado em 03/Jul/2014 às 13:57

        Oi? Analfabetismo funcional detectado.

  19. Ivan Postado em 04/May/2013 às 21:53

    Quando esse playbas e recém playbas que criticam o governo atual e o anterior conseguem a olhos vistos sem ter a mínima ideia de como era viver os anos 80, e que pese, era foda!!! Ficam por aí achando que é moda curtir o que se convém chamar de cultura dos 70's e 80's. Durante e após a ditadura não poderiam dar um pio sequer; hoje podem até fumar maconha na rua!!!! Tudo o que estão vendo, ouvindo, curtindo e discutindo hoje era impensável, impraticável. E o foda mesmo é ver pessoas que moram na favela reclamando e metendo o pau. Muitos na verdade nem passaram por dificuldades como a dos pais que sairam de sertões distantes deste Brasil para tentar a vida nas grandes capitais... Não se lembram de que ter casa era sorte, ter carro uma batalha, ter uma linha telefônica era um investimento. E luz, asfalto, esgoto; acordar de madrugada, andar quilômetros (nem 1 nem cem metros) pra pegar condução (2, 3 e era caro, não tinha bilhete único). Pra poder comprar sapato, roupa etc... guardava-se meses de salário. Pra ter um disco - mesmo compacto - tinha que pensar um pouco melhor. Repartir cama com irmão, quarto com irmão, bife (meu Deus!!!! Um teco de bife; isso se você não condoía com seu irmão querendo mais uma lasquinha). ISSO ERA FODA. ISSO ERA PRA QUEM TINHA ALGUMA COISA. ISSO ERA ANOS 70 e 80 dos quais eu vivi!!!! O resto vocês ficam lendo em livros de história, revista semanal, noticiário das 12 e 20 horas. Na maior parte juventude que não sabe de porra nenhuma ou não passou por porra nenhuma e se passou vai com a boiada porque não tem porra nenhuma na cabeça. Com desculpas pelos palavrões.

    • Rogerio Postado em 14/Sep/2013 às 12:59

      Ivan, você andou espionando a minha vida? ou fomos vizinhos? Concordo com você, costumo dizer a moçada para qual eu dou aulas que o mundo não surgiu há 20 anos ou a partir da internet. Parece-me que parte da sociedade está desprovida de senso crítico-comparativo e a "cultura facebookana" impera absoluta com verdades criadas por indivíduos adeptos de ideologias nefastas, elitistas e neofascistas. Em relação a isso basta ler um ou outro comentário postado acima ou abaixo deste. Abraços,

    • zumbi gamba Postado em 04/Dec/2013 às 18:04

      Tepos criativos aqueles: radinho de galena ou gilete, soluções caseiras pra tudo, remedinhos, previsão do tempo segundo as citatrizes do corpo, bicieta de madeira só para descidas, mas econoizava tempo.

    • MACKERT Postado em 17/Jul/2014 às 09:08

      Cara você descreve, e bem. como era a vida nas cidades grandes, nas cidades pequena era ainda pior. Pra fazer a compra do mês o "boia fria" gastava 20 dias de trabalho, (hoje 4) quando tinha, quase sempre o ganho era insuficiente. O resto era 100, sem jornal, sem TV, sem escola, sem médicos, sem moto, sem carro, sem casa, sem alimento, enfim 100 quase tudo que temos hoje, e os 100 noção de hoje em dia parece que são só 100 VISÃO.

  20. sebastião Lautert dos santos Postado em 04/May/2013 às 22:05

    Lula é o maior político brasileiro de todos os tempos,fala para o povo,governa para o povo,age em favor do trabalhador,tem amor à vida,é inteligente e conhece o Brasil de ponta ponta,não se deixa envolver por essa mídia raivosa e direitista! Luiz Inácio Lula da Silva é realmente um ser Humano fantástico.

    • rafael Postado em 06/Dec/2013 às 11:25

      Meu Deus! Como pode um cidadão de um dos países mais corruptos do mundo defender um político dessa maneira. Ah já sei...pagaram pra vc escrever isso aí né Sebastião...to sabendo.

  21. Oscar Postado em 04/May/2013 às 22:17

    O Brasil tem muitíssimos motivos para adorar o Lula, mas vou citar apenas 3: 1) antes dele, o maldito fmi mandava e desmandava no país! Não se ouvia falar outra coisa do que: não se pode fazer isso ou aquilo por causa da dívida com o fmi. O Lula acabou com isso. 2) tirou da miséria extrema milhões de pessoas, aumentou a auto-estima dos brasileiros , que estava lá embaixo! 3) alavancou o progresso do Nordeste, coisa que nenhum dos governos anteriores fez. E tem muito mais!

    • walter Postado em 03/Apr/2014 às 11:05

      Este site deveria mudar de nome. Não tem nada de pragmatismo. É um site petista, só isso. LULA é um ser asqueiroso. Democracia para ele só a cubana e a venezuelana. Até o STF está errado se falar da corja dele. PARABÉNS LULA PELO MENSALÃO! PARABÉNS POR TRAZER A COPA DO MUNDO COM OS SEUS GASTOS PARA O BRASIL! Se ele sabia do Mensalão é corrupto, se não sabia é incompetente...

      • Daniela Alves Postado em 09/Jun/2014 às 14:43

        Por que vcs gostam tanto de falar do mensalão? Toda crítica ao PT é voltada ao mensalão. É incrível isso! Mais incrível ainda é não ouvirem a voz da razão e se questionarem a respeito do tratamento judicial dado aos outros escândalos. Vcs nunca pararam e se perguntaram se só existem corruptos e corruptores no PT? Porque só eles foram processados, julgados e condenados? Que espécie de humanos são vcs que criticam o fanatismo dos petistas, mas conseguem ser extremamente mais fanáticos? Pois não conseguem perceber o que há de realmente criticável num governo ou num partido e o que é mera "intriga da oposição"? A hipocrisia e o fanatismo é o verdadeiro mal do país. Aqui não se elege projetos, não se critica projetos, mas pessoas ou partidos; não importa se o projeto é bom, se não for do meu partido, eu rejeito; não importa se é será nocivo para o país, se for do meu partido, eu aceito. Conseguir fazer uma crítica séria, uma verdadeira análise crítica é para poucos. Vcs deveriam aprender com esses poucos!

  22. Henrique Postado em 04/May/2013 às 22:28

    Na era fernandina, eu fiquei na fila do gás, o salário ficou 8 anos arrochado, tinha mercado que não vendia carne por causa do preço alto,..., e ainda tive que pagar a taxa do apagão que a mídia enfiou goela abaixo dizendo que foi uma vitória do povo brasileiro e ainda ouvi a TRAIDOR DA PÁTRIA dizer que é' bom ser brasileiro pois ninguém dá bola'. Dos anos 70 e 80 eu vejo o bajulador da ditadura - o alckmin. Hoje temos o Pro-uni e 36 milhões saíram da miséria. É uma evoluação ótima!

  23. Wesley Postado em 05/May/2013 às 00:33

    É melhor você se informar melhor, Oscar: A quitação da dívida do FMI foi um engodo, pois o FMI era apenas um dos credores. O Lula trocou a dívida externa pela interna, na qual tem juros maiores. O FHC deixou uma dívida interna de 873 bilhões de reais e o Lula terminou seu governo com uma dívida de 1,73 trilhões de reais. Então o dinheiro que ele investiu em PAC, bolsas e é claro, o mensalão é dinheiro de endividamento e não de crescimento. Entendeu? Na época da ditadura os militares tiraram também 30 milhões da pobreza, só que na época a população era 1/3 do que é, então não há nada de revolucionário nisso. Você têm que parar de se iludir com propaganda do PT.

  24. Magali Postado em 05/May/2013 às 08:20

    Os USA teve o presidente Abraham Lincoln, q era uma cara sem curso superior, meio caipira, q tinha atitudes do tipo do Lula e era rechaçado pela elite americana, mas tudo o q ele fez foi visto...e "reconhecido" e hoje ele é lembrado como um pai! Partes de seus discursos ainda são lembrados (inclusive em filmes) e quem não se lembra de sua estátua? o gigante sentado?vc se lembra não é? - essa é a diferença entre os americanos e nós - pq o Lula é o nosso Abraham Lincoln e nós tratamos ele como se fosse um monte de merda... nós brasileiros deixamos a mídia (elite) nos dizer o q pensar...nós não pensamos por conta própria...não analisamos os fatos, os resultados, etc... tenho vergonha da minha geração por isso, por que essa é a maior gafe do povo brasileiro

    • Eni Maria Guadagnin Postado em 27/Feb/2014 às 23:46

      Concordo contido, Magali. E lembro que o filme "Abraham Lincoln", mostrou como ele brigou e pressionou muito os parlamentares americanos , inclusive comprou votos deles, para que a Abolição da Escravatura no Sul do país fosse decretada junto com o fim da Guerra de Secessão( Sul x Norte). E conseguiu. Não vão querer dizer que estes fatos foram provocados por brasileiros aproveitadores e ignorantes.

  25. Rossi Postado em 05/May/2013 às 13:19

    Putz!! A gente lê cada coisa aqui. Não adianta existir a diferença quilométrica entre o Brasil de hoje para o Brasil de antes de 2003, que sempre aparece algum preconceituoso para dizer alguma coisa contra. Impossível o cara não ver. Acontece dele não aceitar que um trabalhador que não fala "ingreis" ser muito melhor que muitos sociólogos que andam por ai.

    • Ricardo Castro Meira Postado em 08/Jun/2014 às 08:16

      Lula é uma liderança que não só transformou o Brasil, mas transformou o mundo. O fato é que vivemos um período histórico em que um político brasileiro entrará para história como um dos grandes líderes mundiais.

    • Edgar Postado em 03/Jul/2014 às 14:15

      Essa é a palavra que resume muitos dos comentários aqui: preconceito.

  26. Alexandre Postado em 05/May/2013 às 14:21

    Wesley, em 5 de maio de 2013 às 0:33 disse: Na ditadura tiraram 30 milhões da pobreza, como vc explica o aumento absurdo das favelas e do exodo de nordestinos fugidos da pobreza que engordava as filas e bolsões de miséria nas grandes cidades anos 60 e 70 justamente durante o regime. Realmente o PT descobriu que não dá pra fazer socialismo sem capital, se a empresa quebra é desemprego e pobreza na certa, só falta os empresários e a elite econômica brasileira mudar essa mentalidade feudal e escravista, que só concentra renda, no CAPITALISMO é um tiro no pé, dinheiro tem de circular, eles não aprenderam isso ainda.

  27. sebastião leme Postado em 05/May/2013 às 15:20

    esta entrevista ,embora pelo que li não foi uma entrevista mas uma analise de uma entrevista ,foi muito aberta e esclarecedora .Lula fala sobre sua vida politica e sua vida partidaria . Agora compriendo porque na sua época , e mesmo hoje tanto Lula como Dilma muitas das vezes resiste quando o PARTIDO tenta governar

  28. eunice Postado em 05/May/2013 às 16:04

    HIPOCRITA!!! Assim é a politica do nosso paîs!

  29. JaoManoel Postado em 05/May/2013 às 16:52

    Lula continua como sempre...blah blah blah! Muitos como eu, acreditou, DANÇOU! Só uma coizinha... a turma dele está criando gerações dos bolsas familia...(ajudar aos pobres é a desculpa), tu acredita, mano? Então segue em frente... Uma coisa eu vivi: Nunca antes na história deste pais tanta corrupção foi vista. Nada sei, nada vi, nada ouvi.... mas a História taí prá quem quizer ver! Esse pessoal adora a Democracia..., tipo em Cuba, Venezuela, Colômbia...Já estão mirando o STF, MP, etc...Vem muito mais coisa por ai... Lula não sabe disso, claro né? Numa boa véi, me poupa!

    • zumbi gamba Postado em 04/Dec/2013 às 18:26

      JaoMané, vc vê socialismo pela ótica capitalista, A diferença está no nível de intervenção do estado. Estados capitalistas estáo sempre interferindo também. E veja a China, o paraíso das empresas capitalistas. Quanto à corrupção ´agravou-se em São Paulo e Minas, confira os valores, mas ainda é menor que a do tempo da ditadura Geisel e Figueiredo, a qual empobreceu o país, jogando-o à concordata e à bancarrota. O mal de FHC foi ter Serra como idealizador da privataria.

    • luiz mattos Postado em 18/Mar/2014 às 20:37

      Me engana tucano.

      • Daniela Alves Postado em 09/Jun/2014 às 14:56

        Cara... Do que vc está falando véi? Tu é louco? Tem problema de memória? Como "nunca na história desse país houve tanta corrupção"? Meu... Esses fanáticos anti-petistas viajam...

  30. Brasileiro Postado em 05/May/2013 às 17:02

    São tantas mentiras, bravatas e incoerências, a pessoa acaba até se convencendo que é verdade!!! Incompetência, cinismo e imoralidades, estamos na vanguarda do atraso da corrupção e da impunidade!!!

    • luiz mattos Postado em 18/Mar/2014 às 20:38

      As urnas,tão temidas por tucanos,te responderão.

  31. João Postado em 05/May/2013 às 18:26

    Sempre tem um capitão do mato para falar mal do Lula... Só faltam me dizer que o Lula estava com o Gargamel, Lex Luthor e Munra tentando invadir Metropolis...

  32. Marg Postado em 05/May/2013 às 21:39

    Se eu ñ entendi alguma coisa alguém me explica. Mas se ele já falou sobre seu silêncio, por que agora ele não fala sobre o mensalão em si?

  33. Edson Souza Postado em 06/May/2013 às 00:02

    Uma matéria/texto petista, acrítica e que deixa mais óbvio ainda que esta página foi feita para espalhar uma ideologia e perseguir quem discorda da visão de mundo de vocês. Perseguição a religiões e aos cristãos, difamação daqueles que vocês chamam de direita e burgueses ( burgueses como as cabeças pensantes petistas, todas moradoras de Higienópolis, Moema, Morumbi e vizinhos dos "burgueses tucanos". Vocês dividem o mundo em "direita" e "esquerda" para mentir. Mentem gritando ao mundo que a direita é a elite e vocês são a esquerda, são o povo. Uma inverdade descarada,pois, a esquerda lutou a vinda inteira com um único intuito: o poder ) terrorismo contra a oposição e um modus-operandi idêntico aos dos "burgueses" que comandavam o país antes de vocês. Vejo inclusive similaridades entre as ações do PT e as da ditadura militar. Basta ver o que estão tentando fazer com o Supremo Tribunal Federal. Retaliação, vingança um golpe contra a democracia e contra aqueles que condenaram esse porcos mensaleiros petistas. Vocês são a mentira mais nojenta da história desse país.

  34. HELIO COELHO Postado em 06/May/2013 às 00:44

    A Historia deste pais se escreve antes e depois do LULA

  35. Marilia Postado em 06/May/2013 às 09:10

    Esse é o meu presidente! Obrigada Lula por voce existir e ser nossa liderança!

    • ajasta Vaz Postado em 05/Jul/2014 às 06:01

      Não esquece que o Zé foi sacrificado por ter sido o primeiro homem ao lado do lLula. uma cabeça. Brilhante que eles fizeram de bandido pois seria naturalmente o novo presidente e isso eles temiam muito!!!

  36. Paulo Faria Postado em 06/May/2013 às 11:19

    É incontestável o sucesso dos governos petistas no que se refere à luta para a erradicação da pobreza, e a reformar o Brasil, implantando paradigmas novos como ampliação do mercado interno através da distribuição de riquezas produzidas usando programas sociais como o bolsa-família. A questão é que tais recursos deveriam se articular com reformas maiores, de longo prazo, que garantissem a natureza instrumental e transitória de tais programas. A dizer: uma reforma consistente no sistema educacional do país, que trouxesse de forma responsável a possibilidade da pobreza ser erradicada na base. Só uma formação educacional sólida, consistente, de alta qualidade, democraticamente distribuída pelo território da nação é que pode garantir o futuro econômico e a existência democrática de uma nação. Afora isto, a entrevista não esclarece a participação do Lula no lamentável episódio do mensalão. Ele passa ao largo de explicitar seu conhecimento das articulações do José Dirceu, seu homem de confiança, e ministro, mais próximo á época. Impossível achar que não sabia o que estava se passando. Seria uma bela oportunidade do Lula passar a limpo essa mancha em sua história como homem e político engajado na luta pela por um Brasil melhor e mais justo. Mas isto ele sabe que pode levá-lo para a cadeia... O Valério já está começando a falar sobre a participação do Lula. Quando virem de perto as cores da prisão, pode ser que os outros comecem a abrir o bico também. Vamos aguardar. Em tempo: Não sou proselitista do FHC, que acho que deveria esclarecer também o episódio de sua participação venal na absurda e equivocada aprovação da emenda para a reeleição presidencial.

  37. Daniel Postado em 06/May/2013 às 13:21

    Antonio, petista é tudo alienado, pra não dizer burro. Eu não quero ler notícias que falem mal de Lula, Dilma e toda a quadrilha que eles intalaram. Eu SÓ não quero ler notícias petistas num site que se diz pragmatico. Essa matéria é petista, travestida de pragmática. Se é pragmático, porque não conta TODA a verdade? Porque não conta notícias que petista torce o nariz? Porque não diz que o PT está tentando colocar mordaça no STF, numa retaliação contra as condenações do mensalão? Porque não conta que o PT desrespeitou o seu próprio regimento ao permanecer com os mensaleiros como prata da casa? Porque não conta um pouquinho a respeito de Rosemary Noronha? Porque não fala sobre o filho do pobre operário que da noite pro dia ficou milionário? A tempo, todas as matérias são devidamente lidas e filtradas. E não vi nenhuma matéria que conta a verdade sobre os atos obscuros do partido que governa desde 2003.

    • luiz mattos Postado em 18/Mar/2014 às 20:40

      Porque acredita na veja?

  38. Oscar Postado em 07/May/2013 às 00:40

    Wesley, é melhor você voltar pra Hollywood e continuar a fazer aqueles filminhos ridículos!

  39. Suzana Postado em 07/May/2013 às 01:01

    hoje ele é Lulão, artigo 157!

  40. ladir figueiredo Postado em 07/May/2013 às 11:30

    LULA é o o máximo que surgiu na politica mundial. Esses caras que criticam nunca moraram em favelas como eu morei, nunca dividiram a cama com irmão, irmã e primos, nunca viveram barracos coberto com pedaço de asfalto. Me lembro muito bem,o plano real estava indo pra o buraco,salário minimo R$ 80.00 em 2002 dólar R$ 4.70, inflação alta chegando a 8.12% . Fora a corrupção do governo FHC. Ex: No Congresso a venda da vale do rio doce,que pertence ao Senhor FHC, e ao Senhor Serra. Mas lá não ia ter mensalão não, pois a PF não trabalhava. Ele era raposa vigiando galinheiro, por isso pessoal que falar de quem moralizou o pais.

  41. Alberto Araújo Postado em 07/May/2013 às 14:15

    Acho interessante em São Paulo, o PSDB falou tão mau como Herondina governou São Paulo! E José Serra e Geraldo Alkmin governaram o Estado e Capital, Mas a violência, as pessoas morando em casas de madeira que eram tapumes de edificações, morando embaixo da pontes e viadutos, desemprego altíssimo, empresas indo para o interior ou fechando devido as condições de segurança e os incentivos fiscais estaduais não compensam, o transporte público uma calamidade estupenda. Cá entre nós, será que o PSDB e o DEM estão se auto destruindo. Exemplo do mau desempenho do PSDB e do PP em Uberlândia-MG na política passada recentemente, o Deputado Federal Gilmar Machado-PT derrubou de uma só vez o ex-governador e atual Senador Aécio Neves-PSDB, o atual governador Antônio Anastasia - PSDB e o Prefeito Odelmo Leão Carneiro - PP. O povo está cansado de promessas e de partido? Qual a razão para isso? Mais mudando de assunto, acesse a este link: http:www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/02/120215_pobreza_americana_rc.shtml . Ai te pergunto será que se tivesse o bolsa família, bolsa escola, vale gás, etc. Os pobres não estariam nessa miséria, ao invés dos E.U.A. ou U.S.A estarei fabricando e vendendo Armas para matar inocentes e não só inimigos? Agora aqui no Brasil por que tanta perseguição ao PT? Não sou petista mais a verdade dói, mas tem que ser dita!

  42. Rodrigo Teixeira Postado em 09/May/2013 às 09:28

    Explicou o silêncio sobre o mensalão, mas ficou faltando explicar O mensalão

    • zumbi gamba Postado em 04/Dec/2013 às 18:36

      O Mensalão será explicado. A Globo já está pressionando Barbosa para se manter firme. Um dia alguém abre o bico.

    • André Fernandes Postado em 01/Aug/2014 às 15:37

      Então você não lei essa parte:"– A eleição está ficando uma coisa muito complicada pro Brasil. No mundo inteiro. No Brasil, se o PT não reagir a isso, poucos partidos estarão dispostos a reagir. Então o PT precisa reagir e tentar colocar em discussão a reforma política. Eu tentei, quando presidente, falar de uma Constituinte exclusiva, que é o caminho: eleger pessoas que só vão fazer a reforma política, que vão lá (para o Congresso), mudam o jogo e depois vão embora. E daí se convocam eleições para o Congresso. O que não dá é pra continuar assim. Às vezes tenho a impressão que partido político é um negócio, quando, na verdade, deveria ser um item extremamente importante para a sociedade. A sociedade tem que acreditar no partido, tem que participar dos partidos."

  43. [email protected] Postado em 14/May/2013 às 20:11

    Acredito sim que o país melhorou , mas a maior parte disso se deve ao crescimento da China não o nosso desenvolvimento ,pois o salário mínimo que o Lula disse q cresceu , na verdade nao cresceu o dólar q desvalorizou : no governo FHC. O salário mínimo era de 300 reais sendo q o dólar era 1 real hj o salário e de 600,00 reais sendo q o dólar é 2,00 reais ou seja 300 dólares e pelo q sei o dinheiro mundial é o dólar se fosse 600 dólares o salário mínimo aí sim teria subido , e se o pobre tem um poder de compra melhor deve-se aos produtos chineses entrarem no mercado mundial trazendo tecnologia barata a todos e segurando os preços de outros produtos , enquanto nosso Brasil não investir realmente em educação e tecnologia nunca seremos um país civilizado !!! Agora o mensalão sempre existiu desde quando existe o Senado e a câmara político sempre ganhou mesada pra assinar um acordo político todo mundo sabe disto !!! Bem que o bolsa família poderia ser um valor melhor !! Parabéns ao FHC por ter criado o real e o bolsa família !! E parabéns ao Lula por seguir isso e expandir , mas os novos presidentes devem olhar para o futuro pois sem escola nao existe saúde , nao existe segurança e nao existe progresso!! E sem tecnologia sempre teremos q importar produtos deixando nossa balança comercial pequena !!!

  44. HONÓRIO Postado em 25/Jun/2013 às 20:36

    Daniel Medeiros, O Salário Mínimo só chegou a R$ 300,00, em 2005, já no governo Lula. Quando terminou o governo FHC, o salário era de R$ 200,00. A absurda paridade de 1 pra 1 do real para o dólar, foi um absurdo e um dos motivos de uma das "crises financeiras" das quais FHC se fez de vítima após a posse de Lula, e esta paridade foi mantida somente para ganhar as eleições de 1998 (um verdadeiro estelionato eleitoral criado por FHC, assim como o criado por Sarney e Ulisses Guimarães no Plano Cruzado).

  45. Altamir Postado em 26/Jun/2013 às 00:16

    Mudar um país só com distribuição de renda. Rendamo-nos aos passos que Lula deu. Foi o primeiro governo que inverteu a lógica do capitalismo. Pena que não teve tempo e força para ir mais fundo. Mas a tarefa ainda está colocada.

  46. Kazuhiro Uehara Postado em 30/Jun/2013 às 19:30

    Tem gente que pensa e repercute, conforme a lavagem cerebral do PIG.

    • luiz mattos Postado em 18/Mar/2014 às 20:42

      São dóceis vítimas da desinformação,faça como eu:apiede-se.

  47. luiz carlos ubaldo gonçalves Postado em 02/Jul/2013 às 16:51

    Os criticos de Lula são todos uns recalcados, adivindos de familias tardicionais e falidas, morrem por ver um retirante nordestino chegar muito mais alto do que eles poderiam um dia sonhar, se doem com o sucesso de um ex operario que muito lutou para que esses mesmos falastrões pudessem hoje falr o tento de merda que falam, são um bando de invejosos incopetentes que não querem aceitar que LULA é o cara, assim disse Obam, assim o mundo o vê, só aqueles que se envergonham da nossa Brasilidade é que tem essa mentalidade aritocratica de merda!

  48. Joaquim Souza Postado em 04/Jul/2013 às 08:44

    Vocês já leram "A Privataria Tucana"? O que cada verdadeiro brasileiro tem o dever de fazer é agradecer ao Sr. Lula! Quem ainda não o faz está em uma destas categorias: - está sendo pago para criticar; (um troll, um vendido) - tem o cérebro lavado pela grande mídia; (ainda que seja uma boa pessoa, tem uma visão distorcida e não é consciente disso) - invejoso, ignorante ou mau caráter; (ou seja, uma pessoa que não foi bem educada) Obrigado, Lula.

  49. FABIO AZEVEDO Postado em 12/Sep/2013 às 19:54

    ATÉ QUANDO A SOCIEDADE BRASILEIRA TERÁ QUE SUPORTAR ESTE SER ABOMINÁVEL ? ATÉ QUANDO TANTOS ENGANADOS PERMANECERÃO ILUDIDOS ?

    • André Fernandes Postado em 01/Aug/2014 às 15:42

      Você tá falando da grande mídia golpista? Acredito que está pois ela é que ludibria e engana pessoas como você! Ela é o grande ser abominável que apoiou a ditadura e faz política totalmente sem imparcialidade na casa de cada um de nós. Ludibriado está você meu caro, que diz amém à Globo, à Veja e por aí vai.

  50. Marcos Postado em 17/Sep/2013 às 18:58

    Sabia que tivemos um presidente que não sabia falar Inglês corretamente aqui no Canadá apenas Francês? É mesmo? E no Brasil teve algum presidente semelhante? Teve sim? Ele não sabia falar e nem ler. Qual língua? Como assim qual língua? -___-

  51. Ivan Marinho Postado em 18/Sep/2013 às 19:12

    Viva o norte/nordeste, viva os negros, viva os índios, viva as universidades para os filhos dos pobres, viva a tolerância com os povos vizinhos e irmãos, viva o fim dos balcões de negociações do orçamento público, viva a autonomia da Polícia Federal e do Ministério Público, viva nossa independência do julgo do FMI... viva esta nova cara do Brasil. Viva o PT!

  52. helder Postado em 21/Sep/2013 às 11:09

    o Mensalão foi um "furo", uma desonesstidade do PT, porém, faz cinco anos e só se fala nisso. Os outros casos não tem 1% do espaço na mídia, como o caso cachoeira, por exemplo.

  53. Roberto Souza Postado em 23/Sep/2013 às 17:58

    Leio alguns comentários a favor e contra Lula, e percebo que a maioria dos que o admiram utilizam ARGUMENTOS, COM CLASSE, enquanto os que o odeiam, em sua maioria, descarregam estupidez, palavrões e preconceito... e são tão tolos que não percebem que, ao agir assim, estão indiretamente apoiando Lula, pois as pessoas que leem percebem o tipo de pessoa que são.

  54. almir Postado em 25/Sep/2013 às 02:48

    Essas pessoas que falam mal do Lula são pessoas ácidas, invejosas prepotentes ou prejudicadas nas suas bandalheiras ! O Lula não é perfeito e longe disso, mas as imperfeições dele são um luxo perto da sujeira que abunda as almas desses infelizes que lhes custa muito constatar o óbvio : O renascimento brasileiro : Lula!

  55. Fatima Postado em 08/Nov/2013 às 17:36

    Reconhecer o valor e o trabalho de Luis Inácio é só uma parte da nossa condição de cidadãos brasileiros. Que todo esse falatório sirva para nos deixar atentos à eleição que se aproxima, a nossa co-responsabilidade nas mudanças que tanto queremos que aconteça no nosso país. O voto ainda é nossa grande arma contra todo o descaso que há na nossa sociedade, principalmente dos pobres. É fácil falar contra a política do Lula para diminuir a miséria, quando não é você que dorme no chão duro e de barriga vazia. Criticar de longe, é um luxo. Criticar, de longe é um luxo.

  56. maria araujo Postado em 21/Nov/2013 às 17:44

    grande Luis Inacio Lula da Silva

  57. Maria Cida Postado em 27/Feb/2014 às 19:35

    Não podemos entender, criticar, e opinar se só lermos o queremos ler, o que aceitamos como certo. Eu gostei da entrevista, a verdadeira imprensa no "meu" modo de ver é isso, coloca os fatos as, conclusões nós tiramos, do contrário seria meros formadores de opinião, e eu quero ter a minha própria opinião.

  58. Atila José Postado em 26/May/2014 às 18:58

    P homem acaba de ganhar uma estátua em Washington na WhiteHouse... é mole?

  59. valerio Postado em 03/Jun/2014 às 09:24

    os preconceituosos da classe mérdia se rasgam de raiva por terem sido dirigidos por um pobre sem diplomas que chegou à presidência e fez seu sucessor. o país cresceu graças ao pt. o resto é chororô de lambe-botas dos ricos. seus coxinhas, leiam a folha de são Paulo, a veja e assistam a globo. rsrs

  60. Rita Postado em 06/Jun/2014 às 21:07

    Rodrigo acho que não tem muito o que explicar como diz a matéria "trechos de uma longa entrevista". E quando o Lula diz "Só que, quando um partido cresce muito, entra gente de todas as espécies..." acho que fica claro que não é pq ele é do PT que não haverá pessoas que irão se corromper dentro do partido...