Redação Pragmatismo
Compartilhar
Meio Ambiente 24/May/2013 às 16:40
60
Comentários

Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo

Pesquisa indica filtro de barro brasileiro como mais eficiente do mundo para purificar a água

filtro de barro brasileiro

O ‘bom e velho’ filtro de barro brasileiro

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral. O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.

Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).

Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.

Leia também

Ainda de acordo com o livro de pesquisas, o consumidor precisa ficar alerta na hora de comprar esse tipo de produto, pois há tecnologias lançadas que não são eficientes e permitem a passagem de elementos perigosos para a saúde.

com EcoD

Recomendados para você

Comentários

  1. rico Postado em 24/May/2013 às 19:41

    com revestimento de prata coloidal até acredito.Porém o melhor é filtro deionizador para aquários, fácil de fazer, dura 20 bombonas de 20l pela contagem que fiz usando para comidas e bebidas de duas pessoas, equivalente a 5 meses.

    • Salvador Postado em 23/Nov/2014 às 11:31

      Ei Rico!!! Como é que faz? Gostei da sua idéia!!! E parabéns.

    • Carolina Postado em 24/Nov/2014 às 15:19

      Gente, câmara de filtragem de cerâmica = vela. O filtro de barro leva tempo para filtrar, os purificadores não, ou seja, as impurezas passam, não tem como ser 100% eficaz com essa rapidez. Na matéria falam de tecnologias em geral, pois querem dizer que você aperta um botão e tem água "purificada". O problema é que as pessoas preferem o imediatismo e esquecem da eficiência. Vale a pena esperar uma água bem filtrada, os benefícios são inúmeros.

      • Yra doce Postado em 30/Jan/2015 às 03:34

        Carolina,,,,tenho filtro de barro há mais de 30 anos.Infelizmente as velas modernas filtram muito rápido...escrevi para a fábrica e obtive como resposta que as velas mudaram para filtragem mais rápida a pedido dos consumidores.>>>> O que tenho percebido não é bom...A água tem um gosto diferente,,,ficou pesada...e não tem mais aquele geladinho de antigamente.....estou frustrada....

    • SEBBÁ VIEIRA Postado em 03/Dec/2014 às 00:24

      Ô Rico, vc produz para vender ou só pra consumo? Se produz, qual o preço? Se vc for do RJ, sabe onde comprar um de boa qualidade? Se puder me passar essas informações, ti agradeço. Abs.

    • Marcos Alexandre Postado em 04/Feb/2015 às 17:12

      Como se faz esse filtro, caro rico?

  2. rico Postado em 24/May/2013 às 19:43

    ...Ah! O custo fica em torno de R$ 50,00 pois eu mesmo fiz. ;D

    • Claudio Postado em 22/Feb/2015 às 01:48

      Boa dica rico! Muito agradecido por compartilhar a informação.

  3. Daniel Postado em 24/May/2013 às 19:47

    A notícia é muito relevante, mas termina com uma informação dada pela metade: "Ainda de acordo com o livro de pesquisas, o consumidor precisa ficar alerta na hora de comprar esse tipo de produto, pois há tecnologias lançadas que não são eficientes e permitem a passagem de elementos perigosos para a saúde." Que tipo de tecnologias? Quais são, então, as seguras?

  4. Claudio Postado em 25/May/2013 às 11:07

    É bom separar as coisas, o filtro de "barro" é composto de seu elemento filtrante, esse sim é o responsável pela filtragem, então o corpo poderia ser até feito de PVC. O problema é: Esses elementos ainda são feitos com material de qualidade ou já está industrializado com porcarias sem efeito de filtragem?

    • Joao Bosco Postado em 07/Feb/2014 às 18:45

      É isso aí Claudio, o responsável pela filtragem são as velas, a parte de barro apenas conserva a água fresca.Filtros bem antigos, mas muito antigos, estes sim, a água era filtrada pelo próprio filtro de barro.

    • Marco Alencar Postado em 19/Mar/2014 às 13:51

      Você parece esquecer que o barro também absorve água e fixa impurezas. Não é só a vela que faz a filtragem.

  5. Thiago Teixeira Postado em 25/May/2013 às 11:14

    E tá difícil achar pra comprar. A água fica geladinha e as crianças adoram.

    • DAvid Postado em 14/Mar/2014 às 09:38

      Ë porqueo Inmetro meteu a colher de pau. Ficou caríssimo. Filtro agora tem que ser certificado kkk

    • Gisa Postado em 23/Sep/2014 às 16:10

      Comprei na feira ecológica da redenção em Porto Alegre, com certificação, marca São João (6 litros) por 115 reais. Abraços!

      • Felipe Viana Postado em 29/Jan/2015 às 23:06

        Pessoal de Porto Alegre e região pode adicionar o João de Barro Filtros no Facebook. Ele entrega em casa e expoe aos sábados na feira Ecológica da José Bonifácio

    • izilda Postado em 20/Jan/2015 às 23:47

      Não meu querido,não é dificil achar.Encontra-se em casas de material de construção,ou em cidade de interior,Casas de material de construção de bairro mais simples,é ´batata conseguir´.E não é caro,pelo que aprendi,recomemda-se `não lavar as velas`troca-las.mas vem as instruções na embalagem.Ok? espero ter ajudado.

    • Maristela Postado em 21/Feb/2015 às 14:17

      Em MG muita gente ainda usa, inclusive eu.

  6. Dinio Postado em 25/May/2013 às 16:39

    O meu é herança da minha querida vó, é de 1954 feito em São Leopoldo / RS com a torneira de estanho; Não troco por nada, uma vez por semana lavo a vela com uma escova e água corrente e pronto, espetáculo de água, nunca tive uma caganeira com a água dele. Só preciso uma dica, por favor, ele está descascado pelo tempo e eu gostaria de renovar a pintura, só não sei qual é aquela tinta cor de telha, sem brilho, e que não é tóxica, quem souber me ajude, obrigado.

    • Targino Silva Postado em 09/Feb/2014 às 01:28

      Torneira de estanho = metal pesado. chumbo.

      • marcelo_X Postado em 21/Feb/2014 às 22:35

        De onde vc tirou essa informação??? Veja:om as benesses do Estanho são possíveis embalarmos alimentos para longa duração, ele não oxida e não dá gosto, por exemplo, todos os produtos encontrados nos supermercados que estão em latas ou em embalagens longa-vida são revestidos com Estanho

    • DaCol Postado em 13/Mar/2014 às 09:12

      Meu caro...! É justamente este descascado que dá ao vosso Filtro a autenticidade "dele" desde 1954 por herança. Sendo assim, desconsidere aparência e acaso sua função de filtrar água já esteja comprometida, o veja de forma valiosa em sua proporção como peça de antiquário. Claro que ficará em Família como exemplo para os descendentes. Felicidades...!

      • magda Santos Postado em 30/Mar/2015 às 21:28

        MarceloX O chumbo é um dos maiores venenos alimentares sim! É responsável por inúmeros casos de câncer inclusive entre o oleiros de Santa Catarina que estão morrendo dia após dia pelos uso do chumbo que usam para "vidrar" suas panelas! E o estanho é basicamente chumbo! Por isso morriam os romanos tomando vinho em cálices de estanho.Por isso fábricas conceituadas de peças de estanho tem o cuidado de polir internamente aplicando uma camada de outro material

    • jose Postado em 11/Jan/2015 às 21:26

      Náo pode ser pintado. A tinta pode passar gosto pra água. O correto para limpeza é esfregar por dentro com açucar cristal e enxaguar com agua limpa

    • Yra doce Postado em 30/Jan/2015 às 03:37

      melhor comprar outro. Pintar não dá certo...interfere no interior do filtro de barro.

    • Rodrigo Postado em 02/Feb/2015 às 22:19

      Não escove a vela! Lave-a apenas com a mão. Acredite.

  7. Seve Alves Postado em 26/May/2013 às 11:17

    Uma coisa é certa: Comprei um filtro EUROPA há pouco mais de um ano e já posso afirmar duas coisas 1) O sabor da água não é agradável. O cara do suporte já veio aqui em casa umas 4 vezes (uma para substituir o filtro- 78 reais- e até hoje ele apresenta dois defeitos: o fluxo da água gelada é fraquíssimo e preciso avaliar o consumo de energia,porque ele faz um barulhinho mala.

    • Leandro Postado em 08/Feb/2014 às 09:36

      Filtro EUROPA, Hoken, Purific, etc.. é tudo CAÔ!!! Serve só pra pegar seu dinheiro com troca programada das tranqueiras que eles inventam.

  8. Alberto Postado em 27/May/2013 às 09:57

    Eu uso um purificador muito bom, da de dez nesses filtros ai.

    • Ana P. Postado em 21/Jan/2015 às 17:50

      Por que não compartilha o nome e a marca, se é bom? Obrigada

  9. Marta Postado em 27/May/2013 às 20:52

    é muito bom mesmo. usei durante anos. confio mais do que nessas águas minerais.

  10. Vanea Olmo Correa Postado em 27/May/2013 às 23:47

    Eu tenho o meu também a 36 anos, faço como minha mãe me ensinou, lavo a vela com açucar 1 vez por semana em agua corrente,lavo as 2 partes do filtro uma vez por semana e ele está localizado na cozinha mais em lugar que não bate sol.Tenho água fresca 365 dias por ano!!

    • romeu canedo Postado em 07/Feb/2014 às 19:51

      Vc está totalmente certa, porém nem precisa lavar toda semana, principalmente as velas pois assim ela se desgasta rapidamente, uma vez por mês ja éh o suficiente, o filtro todo sim pode ser lavado toda semana, mas sem retirar as velas o açucar é abrasivo e desgasta as velas...eh parabéns.

    • ana clara santos lacerda Postado em 07/Feb/2014 às 22:39

      Minha mãe tb me ensinou a lavar a vela do filtro de barro desse jeito. Deixei de usá-lo há alguns anos com o boom da água mineral. E sinto falta da sua água fresca, com um sabor agradável. Vou retornar a usá-lo, pois venho questionando há algum tempo a qualidade da água mineral dos galões de 20l, que aqui no meu Bairro em Salvador, eu compro por R$8,50 (c ada 20 litros).

    • cristiana Postado em 03/Feb/2015 às 09:59

      Açucar é abrasivo, você pode lava-lo e tirar somente o excesso pois ele tem uma proteção se vc tira essa proteção dai avela fica mais vulnerável

  11. Lucia magalhaes Postado em 06/Jun/2013 às 14:12

    Eu acho dificil encontrar para comprar a vela. Não sei se ainda existem e onde compra-las.

    • ingrid Postado em 18/Feb/2015 às 14:25

      Sim , existem só velas para vender. Os filtros atuais vem com um tipo de vela, mas há também a possibilidade de adquirir outro jogo de filtros(velas) que além de filtrar os microogranismos ainda retiram boa parte do cloro da água.

  12. Rossana Postado em 25/Jul/2013 às 11:26

    O melhor filtro do mundo é aquele que foi desenfolvido pela Nasa. Ele é utilizado pelos astronautas e é a base de fibra de coco. Aqui no Brasil tem uma franquia que o vende, chamada Purific. Aqui em casa usamos há mais de 10 anos. A água fica levíssima, pois esse filtro tira o cloro e metais pesados. Super recomendo! ;-)

    • marcelo_X Postado em 21/Feb/2014 às 22:36

      fibra de coco tira cloro? me explica essa magica quimica!!

    • Laudineia Postado em 21/Jan/2015 às 11:58

      Eu. Também tenho há muito tempo. A qualidade da água é excelente rm todos os aspectos.

  13. Beto Postado em 02/Jan/2014 às 13:03

    Fazem dois anos que usamos aqui em casa (na Suíça) um filtro de barro de 8 litros da marca Stéfani modelo São João, meus filhos adoram e não o trocamos por nenhuma água mineral alpina! Fica a dica!

    • Thainá Postado em 07/Feb/2014 às 10:32

      O filtro de barro é o melhor, com certeza... Agora, estou intrigada... Na Suíça também fazem desses filtros ou você carregou pra aí? :)

      • Adelcio Postado em 07/Feb/2014 às 15:30

        Thainá, com certeza ele levou daqui ou alguém enviou para ele, porque a Stéfani é uma cerãmica brasileira localizada em Jaboticabal no interior de São Paulo, e produz os famosos filtros São João há mais de 60 anos. Com certeza você não vai encontrá-los em magazines famosos, procure em lojas de mats. de construção ou utensílios domésticos na periferia.

      • Deise Postado em 10/Mar/2014 às 17:47

        Na suíça mesmo,a filtros Stefani é brasileira ,mas não vende para brasileiros,salvo se o brasileiro estiver no exterior(acho).Somente filtros para expostação.

      • Ligia Postado em 17/Mar/2014 às 11:48

        Deise, a Stefáni vende no Brasil, sim, eu tenho um filtro deles. É a marca mais tradicional de filtros por aqui.

    • Ana P. Postado em 21/Jan/2015 às 18:29

      Tem razão, existe um modelo que é só para exportação, os demais modelos podem ser encontrados aqui. O link da fábrica é http://www.ceramicastefani.com.br/produtos Agora estou em dúvida entre o de barro e o da Purific, preciso mudar o meu filtro urgente...

    • DORA LOPO Postado em 06/Feb/2015 às 16:09

      ESSE ]E O MELHOR QUE TEM, DE EXTREMA CONFIANCA,,,,É DE JABOTICABAL

  14. Luiz Ivan Postado em 07/Feb/2014 às 23:46

    Aqui em casa tem um e é bem antigo. A água está sempre bem fresquinha e pura. Tem gente que vem aqui em casa e não pára de beber a água daquele filtro. Eu acho que vou começar a cobrar.

  15. Terezinha Postado em 08/Feb/2014 às 09:50

    Fez parte da minha vida e de meus filhotes, bom saber vou voltar a utiliza-lo, usei muito p/ filtrar as aguas do rio São Francisco

    • luciene Postado em 29/Jan/2015 às 16:45

      Aki em ks tem e pote de ceramica kkkk

  16. Antonio Hirt Postado em 14/Mar/2014 às 00:27

    Descobri aqui perto de casa uma loja onde vende esses filtros e as velas. Filtros a partir de R$ 120,00.

  17. Leonardo Postado em 09/Apr/2014 às 16:23

    tá... alguem poderia dar nome aos bois? Fui no site do Inmetro e vi isso: http://inmetro.gov.br/consumidor/produtos/filtro.asp Legal, né? As marcas A, B, C, D, blá, blá, blá... porém, as marcas B, e L foram as mais bem cotadas, embora a marca K não troxesse informações, teve um bom desempenho... Pô, Inmetro, cria vergonha nessa cara e coloca a marca dos produtos testados!!! E não me venha com a desculpa que "somos funcionários públicos e não podemos especificar marcas". Se alguém souber quais são as marcas pobremente denominadas por letras de A a S, por favor, nos informe.

  18. Nadia Simone Postado em 19/Nov/2014 às 19:32

    O filro de barro elimina os coliforms fecais da agua da torneira?

  19. Botelho Pinto Silva Postado em 03/Dec/2014 às 00:17

    Onde comprar um filtro de barro, confiável, no RJ, e como saber se, o mesmo, é, realmente, confiável?

  20. Edna Postado em 22/Dec/2014 às 20:43

    Tenho dois que adquiri diretamente da fabrica Center Art Cerâmica em Jaboticabal SP e não me desfaço deles

  21. Pablo Postado em 06/Jan/2015 às 00:35

    Na Lapa, em São Paulo, os filtros custam menos de R$50,00 (6L) os de 8L estavam por R$75,00. A marca é São João, tem no Mercado da Lapa e nas lojas da rua lateral.

  22. Flávio Postado em 21/Jan/2015 às 12:41

    Usar o tradicional filtro de barro, somado a um tradicional copo de barro, fica a água mais "saborosa" ( apesar de não ter sabor ) de se consumir. Quem puder também ter aquelas antigas, uns chamam de talhas, outros de potes, e cada um dando o nome que quiser, com certeza todos na sua casa vão adorar. Vale lembrar que os Egípcios já utilizavam recipientes de barro para estocar água. Na minha casa eu uso o purificador tradicional, pego a água dele já purificada e coloco para ser filtrada e armazenada no filtro de barro. Outra coisa importante é usar água filtrada para cozinhar também, senão vc bebe água boa mais ingere água ruim pelos alimentos.

  23. Cynthia Postado em 25/Jan/2015 às 00:37

    O meu filtro e as velas são a Sefani e eu paguei R$ 90, em dezembro de 2014. Basta procurar

  24. José Postado em 29/Jan/2015 às 00:29

    Minha dica é usar velhas tripla ação. Sempre usei a Stefanni mas na última compra só achei de dupla ação, ou seja, corpo cerâmico com carvão para retirar o cloro.

  25. Gerson Carneiro Postado em 05/Feb/2015 às 07:40

    Infelizmente em São Paulo não serve pra nada.