Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Homofobia 01/May/2013 às 20:05
20
Comentários

Feliciano coloca 'cura gay' em pauta na calada da noite

Na calada da noite Feliciano coloca na pauta ‘cura gay’ e criminalização da heterofobia ao invés da homofobia

feliciano cura gay

Na calada da noite Feliciano coloca na pauta ‘cura gay’ e criminalização da heterofobia ao invés da homofobia (Foto: Reprodução)

Na noite desta terça-feira (30), véspera do feriado de 1º de maio, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal (CDHM), pastor deputado Marco Feliciano (PSC-SP), agiu, como já previsto, e incluiu na pauta na reunião do colegiado, marcada para a próxima quarta (8), três dos projetos mais controversos que tramitam na comissão. Uma das propostas permite que psicólogos tentem curar homossexuais.

Outra penaliza a discriminação contra heterossexuais. A terceira, que torna crime a homofobia, tentará ser derrubada pelos integrantes do colegiado. A investida de Feliciano acontece após as manifestações contra ele perderem força no país e minguar de vez.

Entre as propostas consideradas preconceituosas, responsáveis até pela disseminação do ódio contra segmentos da sociedade brasileira, o primeiro projeto suspende a validade de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de 1999, que impede que psicólogos tratem homossexuais no intuito de curá-los de uma possível “desordem psíquica”.

Leia também

O texto controverso, de autoria do presidente da bancada evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), tramita desde 2011 na Casa. Chegou a passar pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), mas, antes de ter o parecer aprovado, foi para a CDHM, a pedido de parlamentares contrários.

Com a nova composição do colegiado, porém, a matéria caiu nas mãos do pastor Anderson Ferreira (PR-PE), que emitiu parecer favorável.

com Correio Braziliense

Recomendados para você

Comentários

  1. Nice Postado em 01/May/2013 às 21:05

    Esse cara cansa a minha beleza. Tudo que nos incomoda e algo projetado do que temos medo em nós mesmos..resumindo...ele tem tanta coisa pra fazer e isso está incomodando tanto por que? Até parece que CFP vai aprovar este tipo de conduta pelos psicólogos, não sei nem o que ele ainda está fazendo na Comissão, por que bom senso ele não tem nenhum.

  2. odila braga Postado em 01/May/2013 às 21:32

    Como assim, perderem força???? Se o tema e´do mais relevante interesse de milhares de pessoas??? Onde foi que perderam força???? So pode ser no PIG.

  3. Amábile Priscila Postado em 01/May/2013 às 21:55

    EU NÃO VOU ME CALAR - Existem pessoas que são INFELIZVIADOS, que se preocupam demais com a questão gay e acreditam numa cura que não existe, porque já devem ter passado pela "A CURA GAY" e se tornam pessoas totalmente amarguradas e abusadoras de diversos tipos de preconceitos. Feliciano busca deslegitimar o Conselho Federal de Psicologia. A ferida narcísica de pessoas como o Marco Feliciano e da igreja que ele diz representar é o caso Lanna Holder, a ex-lésbica curada, que abriu uma igreja pentecostal gay. O pior é que a Bancada Evangélica e tudo que ela representa é significativamente escandalizar a pessoa de Cristo, pois são violentos em seus comentários e usam a Bíblia para propagar o ódio e não o amor de Deus. Marco Feliciano e tantos outros que ganham dinheiro com a miséria cognitiva de seus seguidores são como as palavras de Ezequiel 34:2: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Feliciano e a sua bancada de lobos é pois o que Cristo diz em Mateus 18,6-7:Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Este deputado não defende os evangélicos por que segundo o IBGE – CENCO 2010:Mais de 60% dos evangélicos pentecostais recebem até 1 salário mínimo - A comparação da distribuição das pessoas de 10 anos ou mais de idade por rendimento mensal domiciliar per capita revelou que 55,8% dos católicos estavam concentrados na faixa de até 1 salário mínimo. Mas são os evangélicos pentecostais o grupo com a maior proporção de pessoas nessa classe de rendimento (63,7%), seguidos dos sem religião (59,2%). Este homem é um atraso assim como a Bancada Evangélica inteira pois não trabalha a favor destes 60% de pobres e sem condições de estudar em boas escolas, de ir a Universidades, de obter consciência política e ética e de acender financeiramente. Pergunto eu: A Bancada Evangélica representa o povo oprimido que busca alívio nas igrejas que eles dizem representar? O pior que este evangélicos pobres, que tem uma grande porcentagem de negros e também de mulheres, sofrem todos os tipos violências, em todos os níveis, aliam-se e ecoam os mesmos discursos que os oprimem e não são representados por esta raça de víboras.

  4. Oscar Postado em 01/May/2013 às 22:48

    A (in)feliciana precisa de tratamento e ser curada antes de querer curar o incurável. Essa mocinha tem uma obsessão terrível, coitadinha! Nem precisa de tratamento: um bom cacete e ela estará curada!

  5. Lee Postado em 01/May/2013 às 22:50

    Brasil! Sempre me dando gorgulhos!

  6. William Postado em 01/May/2013 às 22:52

    Tá certo ele mesmo (quanto à criminalização da "heterofobia"). Direitos iguais.

  7. Maurício Postado em 02/May/2013 às 06:17

    Pra quem não sabe, não existe homofobia, nem heterofobia, assim como não existe negrofobia ou mulherofobia ou crentofobia. Essas expressões foram cunhadas pela imprensa. Os projetos de lei no Congresso criminalizam o preconceito de identidade sexual (homossexual, heterossexual, bissexual, lésbica, celibatário, hermafrodita, transsexual, etc), assim como já é crime preconceito de raça e religião.

  8. Evandro Postado em 02/May/2013 às 09:09

    Vai criminalizar a "heterofobia"????? Tem heterossexuais apanhando na rua por serem heteros?? Eles sofrem bullying nas escolas por serem heteros?? Tem algum psicologo tentando "curar" heterossexuais que não estão felizes com sua orientação sexual?? Então não consigo entender o que seria essa heterofobia...

  9. Carina Postado em 02/May/2013 às 10:03

    Homossexualismo não é doença para ser curada! Isso foi tirado de todos os manuais psiquiátricos! Aceitar terapia é considerar o homossexualismo uma doença!

  10. Felipe Postado em 02/May/2013 às 10:57

    Só fico me perguntando se a CFP não tem autonomia pra barrar um projeto de lei desses.

  11. BETO Postado em 02/May/2013 às 10:59

    Á cura dos gays é de ordem espiritual, tem que ser tratados espiritualmente, pois á Bíblia diz: que o homem deixou o uso natural da mulher, para se inflamar com outro homem e também á mulher deixou o uso natural do homem para se inflamar com outra mulher! Lembrem-se, do caso das cidades de Sodoma e Gomora! Deus ás destruiu justamente por essas praticas: é muito demônios na vida desse povo gays, eles estão espiritualmente cegos! e esses demônios precisam serem expulsos para realmente aja á cura!

  12. Serginho Postado em 02/May/2013 às 11:46

    Existe cura de Felicianismo?

  13. elis Postado em 02/May/2013 às 13:50

    Na minha opinião, esse cara não passa de uma aproveitador, de um gay enrustido que deve ter levado um pé na bunda, o que ele menos está preocupado é com a bíblia, o nome de Deus, de Jesus, ou da família, o que ele quer é dinheiro e poder, desse novo circo dele ele pode tirar duas coisas positivas, uma, se for aprovado imaginem a quantidade de clinicas de "recuperação" que os evangélicos não abrirão, o tamanho da oportunidade de se arrancar mais dinheiro desse povo alienado, outra se não der em nada, ele pelo menos ganhou mais uns holofotes voltados para ele. Eu gostaria que vcs vissem o link que vou postar e analisem, imagine se isso for aprovado ak no Brasil, estaremos fadados a ler notícias como a desse link DIARIAMENTE, alguém duvida??? http://m.revistaladoa.com.br/2013/04/noticias/africa-sul-mortes-em-campo-concentracao-para-cura-gay-chocam-mundo

  14. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 02/May/2013 às 15:16

    Vou apontar algumas coisas e não sei se serão lidas: - Só deixa de ser Gay quem nunca foi, ou seja, reversão de desejo é impossível. Quem sofre de Egodistonia deve procurar sintonia. O Conselho Federal de Psicologia tem o DEVER de se pronunciar contra isto. - Os héteros são MAIORIA e defendendo esse tipo de "criminalização da heterofobia", o que para mim é algo de uma ironia perversa, o que nosso parlamentar também sugere? Respondo: "Quero VOTO nas próximas eleições pois vou bajular a MAIORIA que não entende o que é homofobia." - O próprio presidente das Assembléias de Deus no Brasil, José Wellington Bezerra da Costa no, disse em entrevista a Folha de São Paulo: "O Feliciano é novo, jovem, inteligente e eu creio que vocês são inteligentes, vocês estão vendo que ele está querendo tirar proveito. Ele é político, está querendo tirar proveito desse troço. Ele está dando corda na coisa. O Marco Feliciano, bobo ele não é." - Nossa presidente nos envergonha por até hoje não ter pronunciado uma linha sequer a respeito da situação. O que ela quer? Adivinhem ou pensem: não criar atrito com os pseudo-evangélicos das Assembléias de Deus pois são muitos ELEITORES potenciais. - Feliciano está em vias de despertar algo que já acontece no plano ideológico: Guerra Santa. O resultado disso é tragédia.

  15. LUIZ C. SEGANTINI Postado em 03/May/2013 às 22:15

    Essa falta de conhecimento leva a acreditar que se passarmos a encarar a diversidade da sexualidade humana como ela é de fato chega-se a acreditar que outros segmentos ou inclusive o maior segmento seria dizimado por essa aceitação da coisa como ela realmente é, sem hipocrisia. Tal qual surgiu alguns movimentos em alguns países europeus e nos Estados Unidos, como o discurso da Sara Palin afirmando que Obama estaria “amarronzando” a América, e acabando com a maioria BRANCA, digamos assim um novo contexto da KKK. A mesma coisa estes senhores acham que vai acontecer, que vai se acabar com a família, com a moral e com os bons costumes e blá blá blá. Bom daria pra devagar um monte aqui sobre isso, mas eu pego o seguinte tópico pra sintetizar há muitas pessoas boas e más sejam elas heteros e gays, bi, trans e whatever.. O que me importa de fato é se voce é honesto, é humano, é cidadão, cumpre a sua parte dentro de uma sociedade, luta pela qualidade de vida das pessoas, da sua comunidade, o paraíso é aqui e agora, independente de com quem voce dorme, ama, transa, beija ou deseja.

  16. Eu Postado em 08/May/2013 às 12:24

    Marco pereira o pastor que fala em nome de deus e santo.acusação: 1) estupro. 2) lavagem de dinheiro. 3) homicidio. 4) promovedor de orgias. 5) associação para o tráfico. o pior é que tem fieis que apoiam o pastor faz vigilia para o pastor puro idolatrado que fala em nome de deus; deus odeia os gays, negros, espiritas, mas o pastor vai ganhar um busto no ceu ou quem sabe no inferno.

  17. GE Postado em 18/Jun/2013 às 16:50

    Deve ter alguma cura pra essa mente doentia dele também,extremamente hipócrita e no fundo deve sentir uma atração muito grande por homens,e é por isso que odeia tanto a homossexualidade,deve ter medo de sair do armário ai prefere recriminar como forma de resguardar desse sentimento!!!