Luis Soares
Colunista
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Mercado 27/May/2013 às 15:33
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Cliente do McDonald's encontra pedaço de máquina em suco

Suco de laranja foi servido com cano e parafuso plásticos de cerca de 15cm. Doze dias após contato com o SAC do McDonald’s, gerente pede desculpas e solicita que cliente leve cano de volta à loja

Era sexta-feira, 10 de maio. Duas pessoas saíram na hora do almoço para comprar lanches no McDonald’s para toda a equipe. De repente, depois de uns dois goles do suco de laranja, Camila — que prefere não ser identificada pelo sobrenome — nota algo preto boiando na bebida. Abriu a tampa e olhou com mais cuidado: uma peça plástica, tipo um cano, com um parafuso dentro, de cerca de 15 centímetros, disputava espaço dentro do copo plástico transparente com o suco.

— Joguei o suco fora na hora. Havia um cano dentro do copo. Era branco e tinha uma borracha preta. Era uma parte da máquina de suco. Dava para ver. Ele batia no copo. Como o funcionário do McDonald’s não viu? Não percebeu que algo caiu, não sentiu falta do cano? — indaga Camila, que imediatamente tentou contato telefônico com a loja, na Rua São José, no Centro do Rio.

denuncia suco mcdonald's

Suco do McDonald’s é vendido com parte de máquina da bebida (Reprodução / Foto da consumidora)

Após algumas tentativas frustradas de falar por telefone com alguém da loja onde o suco foi comprado, Mariana — que também pediu para não ter seu sobrenome mencionado —, que havia comprado os lanches juntamente com uma outra amiga do trabalho, enviou um e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da rede de fast-food.

— Mandei o e-mail no próprio dia 10. O SAC só entrou em contato comigo nesta quarta-feira, dia 22, quando mandaram uma resposta padrão, também por e-mail, agradecendo o contato. Pouco depois, uma atendente me telefonou, perguntou onde o suco havia sido comprado e pediu as fotos. À noite, o gerente da loja ligou, pediu desculpas, disse que o cano era higienizado diariamente e que estava limpinho. Também perguntou se eu trabalhava perto da loja e, como eu disse que sim, pediu para eu devolver o cano e que me arranjava uma cortesia — conta Mariana.

‘Desculpas de forma decente’

Para ela, a empresa deveria ter apresentado um pedido de desculpas decente.

— O pior de tudo não foi a falta de um pedido de desculpas decente, nem mesmo o impensável de pedirem o cano de volta: foi colocarem uma pessoa completamente despreparada para lidar com essa situação. O SAC tinha que ter entrado em contato comigo e com a Camila para resolver a situação e se desculpar, mas o que fizeram foi mandar o gerente da loja ligar e resolver.

Ao saber dos detalhes do contato do McDonald’s com Mariana, Camila também ficou decepcionada com a reação da empresa em relação ao caso:

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— A minha primeira reação foi pensar em entrar com uma ação. Mas procurei a nota fiscal e não encontrei. Por isso, fiquei desmotivada. Mas tenho várias testemunhas de que havia um cano no meu suco. Essa resposta é uma falta de respeito. Foi ridícula, fora do tom.

Segundo a advogada Mariana Alves Tornero, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), mesmo sem a nota fiscal, a consumidora pode acionar judicialmente o McDonald’s, já que fez fotos do suco, enviou e-mail ao SAC e tem várias testemunhas do que aconteceu. Se ela tivesse passado mal devido à ingestão do suco, a empresa teria de arcar com todos os gastos de saúde da cliente, além de ter de ressarci-la pelo suco que comprou e não bebeu. Quanto à situação de solicitar à consumidora que leve à peça encontrada no copo à loja, o mínimo que a empresa deveria fazer era se oferecer para buscá-la.
Para a advogada, o caso mostra que houve uma falha na qualidade da prestação do serviço. E isso não pode acontecer, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê que o cliente não pode sofrer qualquer tipo de dano por conta disso.

Empresa faz novo contato com a cliente

“A empresa, que segue os padrões previstos pela legislação, também informa que reforçou os procedimentos sobre a operação da máquina no restaurante”, afirma o McDonald’s.

A advogada do Idec considera que, embora não haja uma regulamentação específica para SAC de restaurantes, o caso mostra que há uma falha nesse canal. Mariana acredita, no entanto, que embora o CDC preveja que a empresa tem 30 dias para reparar um defeito — no caso, o suco —, se a consumidora tivesse ido à loja com o suco teria recebido outro ou o ressarcimento imediatamente, permitindo uma reparação imediata.

— Isso mostra que faltou qualidade à lanchonete e ao SAC. A empresa não pode levar 12 dias para responder à consumidora — acrescenta a advogada do Idec.

com jornal O Globo

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Comentários

  1. Opinião Postado em 27/May/2013 às 15:44

    Eu apenas não tomaria, muita tempestade em copo de suco e vontade de tirar proveito.

  2. Darth Vader Postado em 27/May/2013 às 16:03

    Pq a pessoa simplesmente não foi no balcão trocar o suco tipo: "Oh esse suco veio com um troço dentro, troca ai pfv" Tão simples.

  3. Helton Postado em 27/May/2013 às 17:58

    O suco agora tem que passar por controle de qualidade depois de tirado da máquina para agradar essas pessoas. Acho isso um exagero total. Tudo pode quebrar, falhar. Era só ir lá e falar pro gerente de boa que tinha uma peça dentro do suco, garanto que ia ser trocado e poderia até ter ganho um outro de brinde (como o gerente se prontificou). Mas o importante é tirar foto, publicar on line e entupir o judiciário com processos oportunistas. O cano era parte da máquina, de forma ou outra o suco passava por ele. Não era nada de outro planeta que precisava de descontaminação. Oportunismo, só isso.

  4. Bruno Vieira Postado em 27/May/2013 às 19:17

    Pelo que me parece a reportagem estimula o oportunismo! Todos estão passíveis de erro, humanos ou maquinas operadas por humanos. A moça teve algum prejuízo direto com o suco? A mesma falta de atenção que o atendente teve em nao reparar o conteúdo do suco a compradora também teve ao se descolar até em casa e só depois reparar. Guarda seu suco na gaveta como lembrança e vai procurar uma enxada para capinar!!

  5. Teresa Cristina Postado em 27/May/2013 às 19:41

    Eu procurava o responsável pelo estabelecimento,e mostrava a ele o acontecido...

  6. Karol Postado em 27/May/2013 às 21:47

    "disse que o cano era higienizado diariamente e que estava limpinho." kkkkk faça me rir...

  7. Diego Postado em 09/Jul/2013 às 22:38

    esse cano controla o fluxo de suco q vai cair no copo alguem deve ter montado a maquina erado claro q e higienizado todos os dias no fechamento agua com MK era so pedir para trocar pois la se o cliente quiser caga ma nossa boca ele caga

  8. Isabelle Postado em 24/Jul/2013 às 17:27

    afff da pra confiar em mais nada!!! cup noodles, ades, mc donalds, subway...frustradissima!! pq esses problemas estão aparecendo agora? antes não era mostrado nada disso, ou nunca fiquei sabendo!