Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Educação 28/May/2013 às 14:00
6
Comentários

As 10 melhores universidades da América Latina

Brasil tem 4 universidades entre as 10 melhores da América Latina. Pelo terceiro ano consecutivo, a USP (Universidade de São Paulo) encabeça a lista. Confira o ranking

usp melhor universidade

USP encabeça lista de universidades top 10 da América Latina

O Brasil tem quatro universidades entre as dez melhores no novo ranking QS University para América Latina. Pelo terceiro ano consecutivo, a USP (Universidade de São Paulo) encabeça a lista.

Além da USP, aparecem a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em terceiro lugar, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em oitavo lugar, e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na décima posição.

O Brasil domina o ranking de 300 universidades com 81 instituições entre as melhores. O México é representado por 50 universidades, a Colômbia, por 42, Argentina e Chile têm 30 universidades listadas cada.

Leia também

O ranking se baseia em sete critérios que avaliam a qualidade da pesquisa, empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença na internet.

Desempenho global

Apesar da liderança brasileira no ranking da América Latina, QS aponta que o país ainda tem baixo desempenho no ranking global.

“Embora o Brasil domine em nível regional, no contexto global apenas 12 universidades brasileiras estão classificadas no QS World University Rankings. Entre os países do BRIC, o Brasil fica abaixo da China, com 23 universidades, e da Rússia, com 14, mas acima da Índia, com 11”, afirmou o diretor de Administração da QS, Nunzio Quacquarelli.

Confira abaixo o ranking

1. USP (Brasil)

2. Pontificia Universidad Católica de Chile (Chile)

3. Unicamp (Brasil)

4. Universidad de Los Andes (Colômbia)

5. Universidad de Chile (Chile)

6. Universidad Nacional Autónoma de México (México)

7. ITESM (Tecnológico de Monterrey) (México)

8. UFRJ (Brasil)

9. Universidad Nacional de Colombia (Colômbia)

10. UFMG (Brasil)

Fonte: Top Universities QS, com Uol

Recomendados para você

Comentários

  1. Juliana Postado em 28/May/2013 às 14:48

    eu quero me comparar com as melhores... quero Harvard, MIT, Oxford, Cambridge, Princenton, UC... essas sim são as melhores no mundo e é isso que eu almejo.

  2. Altamiro Postado em 28/May/2013 às 17:25

    Gostaria de saber se essas estrangeiras são todas públicas, como as Brasileiras em questão.

  3. Lu Postado em 28/May/2013 às 20:00

    Acredito que a PUC do Chile seja particular assim como as daqui do Brasil. P.s.: orgulho infinito de estudar na UFRJ!

  4. Stéfano Postado em 29/May/2013 às 11:00

    Acredito que analisar a universidade como um todo é vago. Acho mais válido uma análise relativa entre os cursos/faculdades das universidades. O que pesa muito, às vezes, é a infraestrutura. Por exemplo, faço Química Industrial na UFF, que, por muito tempo, obteve as melhores médias do ENADE no RJ. Entretanto, veio a COPPE, o CENPES, os investimentos da petrobrás na UFRJ. Agora a UFF possui um conceito de ensino igual ao da UFRJ, mas perde na infraestrutura. Além disso, não vejo como BOM para o consciente e desenvolvido educacional de um ser humano estudar SEMPRE no mesmo lugar. Por exemplo, fazer graduação, mestrado e doutorado na mesma universidade. É péssimo. Por quê? Porque você sempre pensará igual aos que já estão lá. Tem que liberar a mente ;)

  5. herbo Postado em 30/May/2013 às 19:09

    Poxa, entre as 100 melhores NENHUMA de Cuba, que coisa hein!?