Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Ditadura Militar 27/May/2013 às 23:13
76
Comentários

Amado Batista: "mereci ser torturado na ditadura"

Amado Batista diz que mereceu ser torturado durante a ditadura militar. Músico afirmou em entrevista a jornalista Marília Gabriela que os militares estavam certos porque se não fizessem “aquilo”, o Brasil poderia ter se tornado uma Cuba

amado batista torturado ditadura militar

Amado Batista era dono de livraria na juventude e abrigou intelectuais considerados subversivos e por isso foi torturado durante a ditadura militar (Foto: Divulgação)

Em entrevista a jornalista Marília Gabriela, em seu programa De Frente com Gabí, o cantor Amado Batista disse sobre um dos momentos mais terríveis da história do Brasil, a ditadura militar, que “eu acho que eu mereci. Eu fiz coisas erradas, então eles me corrigiram, assim como uma mãe que corrige um filho”.

Na juventude, Amado Batista trabalhava numa livraria e com este emprego conheceu e facilitou o acesso de alguns escritores, jornalistas e intelectuais aos livros proibidos na época, geralmente de filosofia, política, entre outros. Por esta razão, foi preso pelos militares durante as investigações contra os intelectuais considerados subversivos no período de exceção. “Me bateram muito. Me deram choques elétricos, e ainda um dia me colocaram com uma cobra”, recordou.

O músico também recordou as inúmeras torturas psicológicas e ameaças de morte que sofreu naquele período. “Um dia me soltaram. Todo machucado. Fiquei tão atordoado que pensei em ser mendigo. Queria largar tudo. E virar andarilho”, falou. Quando respondeu a um questionamento sobre a Comissão Nacional da Verdade e se teria vontade em expor a verdade sobre sua história, ele disse que tudo que passou foi por merecimento.

Leia também

Marília boquiaberta retrucou: “Que coisa errada você fez?”. Amado prontamente disse: “Eu acho que eu estava errado de estar contra o governo e ter acobertado pessoas que queriam tomar o país à força”, e acrescentou: “Fui torturado, mas merecia”. A repórter foi enfática: “Você passou para o lado de quem te torturou!”. O cantor tentou finalizar o assunto dizendo que era passado e que achou que os militares estavam certos, pois se eles não fizessem “aquilo” o Brasil poderia ter se tornado uma Cuba.

Gabí disse que entendia a posição do músico, mas contou que Amado recebe uma indenização pela tortura no tempo da Ditadura Militar, oferecido pela Comissão de Direitos Humanos e da Lei de Anistia e quis saber o valor do salário mensal. Amado resistiu um pouco, mas depois respondeu: “Eu recebo um salário de R$ 1 mil e pouco, todo mês desde algum tempo”, finalizou ele.

Sul21

Recomendados para você

Comentários

  1. Henrique Postado em 27/May/2013 às 23:44

    PQP! Como é BURRO este senhor! Então ele foi a favor de colocar barata viva na vagina de mulher para torturá-la! Esta foi a coisa mais errada que ele fez na vida dele. Por que ele não doa a indenização que recebe para pessoas que foram torturadas? É MAIS UM BAJULADOR DA DITADURA!

  2. Dylan Ricardo Postado em 28/May/2013 às 00:10

    Eita bichinho ignorante danado.

  3. Bruna Coelho Fernandes Postado em 28/May/2013 às 00:15

    Complicado.. é um depoimento... posicionamento.. não se sabe se foi por medo ou por convicção que ele chegou a esta conclusão. Só consigo pensar nas consequências da "violência". A pessoa se cala, não reage, se submete...E só consigo enxergar este posicionamento como reflexo da violência que ele passou...

    • Anizio Batista Postado em 08/Sep/2013 às 00:58

      Concordo com vc.

  4. Maris Postado em 28/May/2013 às 00:26

    Um sem noção geral

  5. Herbert Alves Postado em 28/May/2013 às 00:37

    Ele pode ter muitos defeitos mas burro não é. Em alguns estados do Brasil ele vende mais discos que Roberto Carlos e ganhou muito mais dinheiro que muitos professores e doutores. A questão é que ele superou este episódio e seguiu em frente. Concordo que ele não deveria receber a indenização mesmo tendo direito pois ele não precisa muito pelo contrário.

  6. Thiago Hermes Postado em 28/May/2013 às 00:38

    Parabéns! Tome aqui seu diploma de retardado!

  7. Fati Carvalho Postado em 28/May/2013 às 00:45

    É um brega mesmo kkkk Será que ele tem medo de falar mal e perder a pensão? Será ingenuidade? Ou burrice? O cara trabalhou em livraria e não teve o privilégio de ler nada de bom pra ficar mais inteligente!!! Realmente dinheiro não é sinônimo de educação!!! Afff

  8. Rogério Postado em 28/May/2013 às 00:53

    “Eu acho que eu estava errado de estar contra o governo e ter acobertado pessoas que queriam tomar o país à força” Claro, porque o governonão foi tomado a força pelos militares. Sindrome de Estocolmo.

  9. PAULO ROBERTO ARGUELLES DA COSTA Postado em 28/May/2013 às 01:10

    EU ACHO QUE A TORTURA QUE SOFREU FOI POUCA! DEVIA TER SUMIDO NO MAPA PARA NÃO TER QUE FALAR UMA ESTUPIDEZ DESTA! SE O NOSSO PAÍS FOSSE IGUAL A CUBA, NÓS SERÍAMOS UMA POTÊNCIA MUNDIAL POIS NÃO SOFRERÍAMOS COM O EMBARGO DO GOVERNO AMERICANO POIS TEMOS TOAS AS FONTES DE ENERGIAS DISPONÍVEIS E ISSO NAS MÃOS DE FIDEL CASTRO SERIA UMA MARAVILHA! E HOJE ESTAMOS NAS MÃOS DE BANDIDOS QUE NÃO QUEREM QUE ENXERGUEMOS ESTA REALIDADE!

  10. fernanda Postado em 28/May/2013 às 01:28

    Eu acho que vou ter ue começar a lista das aberrações que têm aparecido nos últimos tempos. A cada nova, eu penso, não, agora não pode aparecer algo pior. E aparece!! Esta foi a úlltima. A penultima é a noticia que existe de que Feliciano teria convidado a filha assassina dos pais, a Ristopher, que agora é evangélica para liderar um trabalho de que não me recordo. Já viu que tudo que é pirado vai para os de deus. Pelas amostras de pastor psicopata que temos por aí, o perfil da Ristofer é bem adequado... O próximo pastor a se converter vai ser o Jack o Estripador...

  11. Jaguar Postado em 28/May/2013 às 02:16

    acho que ele mudou de lado porque gostou do dia em que ficou com uma cobra

  12. Daniel Postado em 28/May/2013 às 04:20

    Ou esse cara desenvolveu uma sindrome de Estocolmo muito forte e precisa de analise, ou ele mereceu ser torturado msm, nao por ajudar os "subversivos", mas por defender agora aqueles animais da ditadura (com o perdao aos animais).

  13. Bia Cunha Postado em 28/May/2013 às 04:43

    Juro que não entendo como alguém pode ter sido humilhado a ponto de quase ter "pirado”, assistido a humilhação e sofrimento máximo alheio e ainda agradecer, encarar como corretivo. Em uma mesma esteira da série “Manda quem pode e obedece quem tem juízo” ainda há quem defenda que as mulheres apanham porque merecem ("enchem demais o saco dos homens ou não se comportam"), são estupradas porque "provocam", índios apanham e são expulsos de terras porque não se conscientizam de "arrumar logo um emprego", negros apanham com mais frequência da polícia porque têm mais atitudes suspeitas, gays e travestis são espancados e lésbicas são estupradas coletivamente por "extrapolarem o ser eles mesmos" e não ambicionarem uma "cura". Todos os que ousam insurgir-se contra desequilíbrios de poder, de todo modo, são intoleráveis desobedientes, passíveis de punição por "homens de bem", pela ousadia da "perturbação do sossego e/ou da ordem" e deveriam se inspirar no artista gênio, que finalmente entendeu como agradecer os nobres corretivos e noções de civilidade oferecidas por pessoas tão retas e iluminadas. Só que não mesmo.

  14. Galeano Postado em 28/May/2013 às 08:07

    Calma, pessoal... vocês estão julgando o cara como se fossem a PRÓPRIA DITADURA e não se deram conta. Veja abaixo o que vocês falaram: "EU ACHO QUE A TORTURA QUE SOFREU FOI POUCA!", "DEVIA TER SUMIDO NO MAPA PARA NÃO TER QUE FALAR UMA ESTUPIDEZ DESTA!" PAULO ROBERTO ARGUELLES DA COSTA; "É um brega mesmo kkkk"..."O cara trabalhou em livraria e não teve o privilégio de ler nada de bom pra ficar mais inteligente!!!" Fati Carvalho "Parabéns! Tome aqui seu diploma de retardado!" Thiago Hermes "É MAIS UM BAJULADOR DA DITADURA."..." Esta foi a coisa mais errada que ele fez na vida dele" Henrique

  15. Thiago Postado em 28/May/2013 às 08:21

    Posso ser ingênuo, Mas isso mas me parece reflexo da própria tortura viu. Um torturado que agradece aos seus torturadores??Os milicos foram treinados em desconstrucao da identidade da pessoa através da tortura, um crime desmedido. Me lembrou demais a entrevista com Geraldo Vandré que ta pelo YouTube. Morando em base militar, usando sempre um chapéu das forcas armadas, a fala dele... Muito próxima disso tudo que Amado Batista disse. Cuidemos entao para manter o foco no regime e não, ao que me parece, em mais uma de suas vitimas, desconstruida e reprogramada. O que o autor acha?

  16. Francisco Brito Ventura Postado em 28/May/2013 às 08:37

    Mas a graninha que ele recebe como ex preso político , ELE NÃO ABRE MÃO NÃO ; Tá explicado porque ele defende este seu ponto de vista !!!

  17. Andrade Postado em 28/May/2013 às 08:51

    Esse mesmo povinho que fica criticando o cara por ter falado a verdade critica as leis quando liberam "menores" que cometem crimes bárbaros. Esse é o "ser humano" hipócrita na sua essência. Engraçado que maioria dos exilados estão ai destruindo o pais roubando corrompendo e os militares é que estavam errados eles apenas tiram o lixo do pais que os civis trouxeram de volta mais tarde.

  18. Marcos Postado em 28/May/2013 às 09:05

    Ai que burro, dá zero pra ele professor!

  19. Beto Petroni Postado em 28/May/2013 às 09:21

    Chamar de burro é facil. O que ninguem percebe é que ele é mais uma vítima da tortura da ditadura militar. A lavagem cerebral feita nele, ainda jovem naquele período, deu certo. A opinião dele é simplesmente o reflexo dos acontecimentos. Não é falta dele.

  20. Andre Postado em 28/May/2013 às 09:34

    o engraçado é ver o comentário de tantos ignorantes, sem cultura e sem conhecimento da história do próprio país. Infelizmente, os militares intervieram e hoje imbecis como estes tem a liberdade para falar tanta besteira sem se quer serem mandados para um gulag, pois seria esse o fim de muitos se os militares não tivessem tomado o poder, com o apoio da população diga-se de passagem. É por causa desse tipo de gente que o Brasil é muito bem representado no campo político. Essas pessoas merecem os políticos que tem, pois são a sua imagem e semelhança. Vamos estudar um pouco de verdadeira história do país, deixem a Veja de lado e vamos parar de repetir como papagaios algo que escutamos sem ao menos procurar se aprofundar sobre assunto.

  21. Caio Postado em 28/May/2013 às 10:20

    Isso pode ter sido resultado da tortura. Ele foi vitima, mas que canta mal pra dmais.. CANTA!

  22. mari Postado em 28/May/2013 às 10:21

    Complicado julgar, de fato, Brasil poderia ter se tornado Cuba, porém, eu sou totalmente contra qualquer tipo de tortura. Mas de forma geral, não existe isso "eu mereci ser torturado, eles me corrigiram como uma mãe corrige um filho".

  23. Cesar Postado em 28/May/2013 às 10:26

    O fato de eleestar errado não justifica a tortura, mas geente, ele não é burro não, é muito mais espeto que TODOS nós aqui juntos, pois percebeu bem antes que se a turma do luladrão e dilmaguerrilheira assumissem o poder, a força, hoje estaríamos exatamente iguais a CUBA, isto é, na m3rd4! Acordem vocês, estes mesmos "guerrilheiros injustiçados" do tempo da ditadura estão c4g4and0 o Brasil, roubando todo mundo! ACORDEM VOCÊS!

  24. Jacson Matos Postado em 28/May/2013 às 11:09

    Quanta ingenuidade!Quem não ler entrelinhas, que use ao menos a intuição. Não é à-toa que grandes personalidades – artistas de massa, pop – vêm sendo cooptadas pela extrema direita para proferirem discursos estapafúrdios como esse. Geram polêmicas e atingem aos ouvidos das classes menos favorecidas. O tempo inteiro somos bombardeados com essas disparidades; Joelma demente querendo representar a região norte e agora Amado Batista querendo introduzir esses pensamento retrógrado. Alto lá, que essa idéia não representa a mim que sou nordestino. Salve Jorge Amando, sou mais Tereza Batista Cansada de Guerra! Não aceito opinião devastada do Rei de Brega cansado de luta. A política brasileira é uma colcha de retalhos de opiniões tacanhas de figuras como essas. Por isso o coronelismo ainda existe.

  25. Antonieta de Sant'Ana Postado em 28/May/2013 às 11:26

    Você não entendeu nada Cesar, você é igual a ele! É bom você estudar um pouco Cesar. Não é por causa de Zé Dirceu, Genoíno que você pode vir com essas comparações. Voce parece mais de direita. essa que muitos pensam que está morta.

  26. caixeta Postado em 28/May/2013 às 12:25

    ignorante, talvez retardo mental com as porradas tomadas nos porões, mas não fizeram direito......

  27. Ademir Postado em 28/May/2013 às 12:42

    a conta não fecha... todo mundo que foi pego e torturado pela ditadura e que entregou os companheiros, hoje está cheio de grana no bolso... a conta não fecha...

  28. Eliezer Dorneles Postado em 28/May/2013 às 12:52

    O cantor Romântico Amado Batista que embala e adoça muitos corações principalmente das mulheres, disse a jornalista Marília Gabriela, em seu programa De Frente com Gabí que mereceu ser torturado nos tempo da ditadura do Brasil, pois bem se fez bem não discordo de sua opinião, mas ficaria bem melhor se ele devolvesse todas as indenizações que recebeu e ainda recebe da Comissão de Direitos Humanos e da Lei de Anistia já que foi de suma importância ser torturado para que ele fosse um cidadão de bem e para a sociedade não vejo o motivo de receber esse salário pago pelos contribuintes.

  29. janaina Postado em 28/May/2013 às 13:13

    isso só mostra o quanto foi eficiente o método de coerção do aparelho repressor

  30. Priscilla Figueiredo Postado em 28/May/2013 às 13:27

    "Levantou a vista para o rosto enorme. Levara quarenta anos para aprender que espécie de sorriso se ocultava sob o bigode negro. Oh, mal-entendido cruel e desnecessário! Oh, teimoso e voluntário exílio do peito amantíssimo! Duas lágrimas cheirando a gim escorreram de cada lado do nariz. Mas agora estava tudo em paz, tudo ótimo, acabada a luta. Finalmente lograra a vitória sobre si mesmo. Amava o Grande Irmão". (1984 - George Orwell)

  31. edisseia Postado em 28/May/2013 às 13:30

    As pessoas qt mais escravas e torturadas ,mais ficam facinadas e fieis ais seus agressores.não sei se e lavagem cerebral , medo ou comodismo.

  32. dilma celia de carvalho Postado em 28/May/2013 às 13:35

    SALAFRÁRIO. DUVIDO MUITO QUE ESSE INFELIZ TENHA SIDO TORTURADO. SERÁ QUE O DITO CUJO FOI PARA O PAU DE ARARA? FICOU DE CABEÇA PRA BAIXO DENTRO DE UM TUNEL CHEIO DE ÀGUA?

  33. Rosana O. Postado em 28/May/2013 às 13:37

    Acho que é um sintoma da tortura sim. O medo faz destas coisas.

  34. Bruno Postado em 28/May/2013 às 13:54

    "Eu acho que eu estava errado de estar contra o governo" - Isso é motivo para ser torturado? "ter acobertado pessoas que queriam tomar o país à força" - Ahh, os militares tomaram o poder democraticamente né, na base do voto, acho q meu livro de História está errado então... "a ditadura doi como uma mãe que corrige o filho" - Ehh as mães torturam seus filhos, dão choque neles (dentre outras coisas bem piores), NORMAL NE GENTE, TODA BOA MÃE FAZ ISSO, ATÉ PQ TODO MUNDO SABE QUE TORTURAR UMA PESSOA É O METODO MAIS EFICAZ PARA ELA APRENDER ALGO. Se os comunistas tivessem tomado o poder ao invés dos militares, ele estaria dizendo: "é, eu mereci ser torturado pelos comunistas, eu estava errado, se os comunistas não fizessem "aquilo" o Brasil poderia ter se tornado uma ditadura militar ne" ESSA DECLARAÇÃO FOI RIDÍCULA, ELE SÓ PODE TER SIDO PAGO PRA FALAR ISSO, NE POSSIVEL...

  35. JCarlos Postado em 28/May/2013 às 14:09

    Pelo que vi nos comentários é que todos tem que pensar igual e em não o fazendo já esta errado. Sou contra a tortura mas o outro lado em nenhum momento foi santo e causou grandes problemas também. Agora sou contra ele receber indenização por achar que não houve nada. E tem mais se a esquerda radical tomasse conta isto aqui seria uma Cuba mesmo.

  36. Cleubert Postado em 28/May/2013 às 14:16

    Parabéns , Amado Batista , do jeito q o Brasil está hj a ditadura não é mau negócio!Pra quem gosta de trabalhar não atrapalha em nada , só ajuda!

  37. Junior Molina Postado em 28/May/2013 às 14:42

    Preocupante é ler comentários próximos das atitudes dos torturadores, que foi pouco, que deveria ter sumido do mapa para não dizer asneiras, os censores daqui se assemelham aos de lá. Se ele tem esta opnião devemos ao menos respeitar o cara, pelo que fez e no momento que fez, sofreu as consequências e talvez se arrependeu pelo que sofreu, hoje ele pode ter a opnião diferente.

  38. Dan Postado em 28/May/2013 às 14:49

    Síndrome de Estocolmo. Grave, gravíssima.

  39. Raquel Postado em 28/May/2013 às 15:28

    Lembrou-me muito a história narrada no livro 1984 de George Orwell...

  40. Raquel Postado em 28/May/2013 às 15:33

    Amado Batista = Winston Smith (livro 1984)

  41. Marcos Pinto Basto Postado em 28/May/2013 às 17:58

    Mas que podíamos esperar dum bunda mole desses? Tomou um tremendo cacete e achou bom? Tem que ser condecorado como o maior bestalhão do planeta! Não tem direito a indenização alguma! Gostou! PQP

  42. Teresa Cristina Postado em 28/May/2013 às 20:18

    A maioria das pessoas que foram torturadas na época da ditadura,não gostam de falar desse assunto.Ele também deveria se manter calado,seria melhor do que abrir a boca para falar tanta besteira...

  43. Marcus Postado em 28/May/2013 às 20:58

    Se o tivesse torturando fazendo com que ele escutasse suas músicas, não falaria isso.

  44. Heitor Postado em 28/May/2013 às 21:24

    Tenho certeza de que Stanislau Ponte Preta, se fosse vivo, incluiria esta entrevista do (des) Amado Batista no FEBEAPA! ( Festival de Besteiras que Assolam o Pa'is!)

  45. LUIS CARLOS DA SILVA Postado em 28/May/2013 às 23:05

    O que podemos esperar de um sujeito desse?

  46. Milton Postado em 28/May/2013 às 23:06

    Caso patológico seríssimo. Pior que ele são as "viúvas da ditadura" que imperam e abundam as redes sociais deste Brasil-sil-sil varonil-nil-nil! Mas aguarde. No que acabou de sair ainda ficou de fora, mas o próximo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais dos EUA, o famoso DSM, promete um verbete dedicado ao Transtorno de Viuvez de Regimes Totalitários. No caso brasileiro, um dos sintomas é que apesar de ter nascido ao final da ditadura ou mesmo após a abertura democrática, sente-se um estado melancólico e nostálgico de afeição ao militarismo, positivismo e conservadorismo, evidenciado pela frase "ai, que saudade dos militares".

  47. Daniel Postado em 29/May/2013 às 06:43

    Muito boa a comparaçao com "1984". Realmente ele deve ter sofrido uma lavagem cerebral muito forte, as tecnicas psicologicas para quebrar a resistencia das pessoas e "reprogramarem" elas dos militares eram muito eficientes. Devem ter aprendido com a CIA. Fora que ha boatos que eles usavam lobotomia, como no caso do Geraldo Vandre.

  48. Douglas Postado em 29/May/2013 às 10:30

    Como diz o Marcos Pinto Basto: Mas que podíamos esperar dum bunda mole desses? - Tomara que isso não se torne viral...

  49. Ricardo Postado em 29/May/2013 às 10:46

    Está parecendo mulher de vagabundo que gosta de apanhar. Eita cara BURRO!!

  50. gustavo Postado em 29/May/2013 às 10:59

    a grana que ele recebe por ter sido vítima da ditadura não faz diferença alguma. Esse sr é milionário.

  51. Stéfano Postado em 29/May/2013 às 11:04

    Um posicionamento extremamente infeliz. Infelizmente a ditadura ainda é recente no Brasil, muitos 'filhotes' ainda possuem lucidez para soltar o verbo à respeito dessa época que não gostaríamos de reviver, mas que temos que aprender com a mesma para NUNCA mais acontecer. Faço parte da primeira geração que votou apenas em eleições diretas. Não vi Tancredo, não vi Ditadura e fico muito triste por pessoas da minha idade remoer um 'saudosismo' por um período que sequer viveram, alegando 'a moral e bons costumes' da época. Talvez daqui 30, 40 anos, o Brasil se torne melhor em políticas sociais, porque esses crápulas, filhos da ditadura, já estarão mortos. Destes não sentirei falta, sequer decretarei luto.

  52. Leandro Coelho Postado em 29/May/2013 às 11:34

    É inacreditável. Só há três hipóteses plausíveis que justifiquem uma boçalidade dessa: O cara é um completo idiota (muito provável) ; ele está insano ou senil, ou o então ele não foi torturado "de verdade". Se ele tivesse passado pela cadeira do dragão, ou ficado horas no pau de arara, ou então, tivesse os testículos amarrados e suspensos por horas, até ter que ceder e rasgar o saco escrotal; se seus "professores amorosos que o salvaram" tivessem introduzido um tubo em seu ânus e jogado um rato no interior de seu reto; se tivessem aplicado choques elétricos em seu pênis, ou introduzido um fio de cobre incandescente no interior de sua uretra, ou se ele tivesse sido afogado por horas à fio; ou se seus amigos militares tivessem introduzido um cassetete em seu ânus até rompê-lo, etc...aí meu amigo eu duvido muito que esse irresponsável teria dito uma aberração dessa. Isso só prova o quão insensível esse pseudo artista é, a ponto de desprezar a dor e sofrimento dos que REALMENTE foram torturados. O que mais me deixa puto é ver que a televisão brasileira só dá espaço aos imbecis, que não acrescentam em nada a inteligência dos pobres telespectadores.

  53. wilson Postado em 29/May/2013 às 13:35

    Pense num cabra safado esse cantor de merda!

  54. Edilma Postado em 29/May/2013 às 18:23

    O que dói mais, além das falas, é saber que provavelmente a maioria dos telespectadores são os menos favorecidos, que são manipulados de todas as formas pela mídia elitista e são os seguidores deste moço. acho até que o escolhido para a entrevista foi foi proposital.Após ler e reler o texto fico aqui com minhas dúvidas a respeito da corrupção dos livros, provavelmente era mais para benefício próprio do que por convicção ideológica.

  55. VALL73 Postado em 30/May/2013 às 10:08

    VIVA A REVOLUÇÃO DE 64!

  56. herrynylson Postado em 30/May/2013 às 21:25

    é uma coisa realmente lamentável! estou sem palavras e sem ação! não sei se choro , se tenho pena, raiva ...vou digerir ...é oque me resta depois de passar por tudo que passamos! de tudo que presenciamos . Fico imaginando oque nosso ex presidente Jango diria diante disso tudo! fico imaginando os horrores dos porões...as covardias em todas as etapas do regime maldito ...o terror do Araguaia! sinceramente, eu devo dizer sem sombras de duvidas ...o Amado não foi torturado! diz que foi,mas não foi! mas quem sabe eu esteja errado, e a ciência explica.

  57. Marcelo Xavier Postado em 31/May/2013 às 09:00

    O que Amado Batista quis dizer é que sabia o que estava fazendo, que era uma guerra e ele escolheu um lado, sabia das consequencias, foi pego e arcou com elas. Amado não fica se fazendo de vítima da ditadura, não ganha a vida como coitadinho que se diz perseguido, como tantos outros artistas e os chamados intelectuais, Chico, Caetano, Ziraldo e outros, que transformaram sua luta contra a ditadura em aposentadoria. Amado Batista é muito mais honesto nesse sentido, sabia do risco que corria, não fica posando de defensor da pátria e da democracia. Parabéns a Amado pela coragem. Aliás, quem deveria ter sido torturada era a Marilia Gabriela, cada vez mais prepotente e vazia de conteúdo, se achando a maior intelectual do país, e trabalhando para o Silvio Santos.

  58. Marcos Postado em 31/May/2013 às 09:36

    Estão acordando para a verdade, militares nos salvaram, se gostam do paredão social, quem são vcs para acusarem a ditadura brasileira? Guerrilheiros lutavam em defesa de uma ditadura muito mais sanguinária que é a Cubana, esse senhor ganhou meu respeito, assumiu o erro.

  59. ciro Postado em 01/Jun/2013 às 18:00

    A inocência dos comentários beira a irracionalidade dos argumentos vazios trazidos pelo nobre cantor para defender sua própria tortura. No Brasil, está acontecendo uma profunda discussão sobre a verdade da ditadura. Nesse momento, um cantor, de apelo popular, vem a público dizer que aprova a própria tortura que passou? Nunca houve a menção dele ter sido torturado antes, e de só nesse período ele toma a decisão de falar disso. Não sou tão ingênuo a ponto de acreditar que houve tanta espontaneidade nessa declaração. E mais, a fala dele era uma fala preparada. Você percebia tanto pelos argumentos como pela cara dele, que parecia nem se pertubar em falar sobre sua própria tortura. Não a convicção política que elimine a dor de uma coisa tão complicada. Sinceramente, a única coisa que ficou claro é que ele colaborou com a ditadura militar, não estou nem convencido de que algum torturador tenha relado as mãos nele para isso.

  60. Altair Ahad Postado em 02/Jun/2013 às 02:33

    esse papinho de nova cuba pelo amor de Deus... O cara ta defendendo os ideais da "ultra direita caipira" dele. “Merecida Tortura”??? Não existe Merecida Tortura. Só nessa frase já existe uma grande contradição. esse cantor está com sérios problemas de cabeça. Realmente Lamentável!

  61. Ananda Postado em 02/Jun/2013 às 10:06

    Eu acho que ele ficou com problemas mentais... coitado do Amado, tanto choque, tanta pressao psicologica, ele nao aguentou!

  62. william Postado em 04/Jun/2013 às 12:59

    eu apoio o lado dele,esta ai vcs apoiam tanto quem lutou na ditadura, e estão ai no poder, fazendo o quer pelo povo? abram os olhos de vcs.

  63. Luciene Postado em 10/Jun/2013 às 02:08

    Síndrome de Estocolmo detected.

  64. Claudemir Postado em 20/Jun/2013 às 12:51

    ignorante. Bajulador. Quanto comentário inteligente por aqui. Só pessoas com ideais de liberdade e democracia! Parabéns. Vocês tem tudo para ser os torturadores de amanhã.

  65. Vinícius Postado em 23/Jun/2013 às 04:02

    Os comentários dos comunistas nesse espaço me dão asco. TORTURA SERVE PARA OBTER INFORMAÇÃO. Coloquem isto em vossas mentes. Eu não acho que ele merecia ser torturado, mas foi não porque os militares foram maus e cruéis, e sim devido ao período da história mundial em que nos encontrávamos. Felizmente a revolução de 64 logrou êxito, do contrário viveríamos numa Grande Cuba

  66. noemia Postado em 27/Jun/2013 às 14:38

    os militares usaram métodos ruins, horríveis mas se não fosse assim hoje voces, senhores e senhoras, imbecis, não estariam opinando aqui. eu vivi aquele tempo bem de perto e sempre me dei conta de que era necessário a intervenção dos militares para que a nação continuasse na democracia mais tarde. mas cuidado, pois estamos de novo com cuba por perto não notaram ainda?

  67. Ravengar Postado em 29/Jun/2013 às 01:37

    Se o Brasil tivesse virado uma Cuba, a essa época do ano, seríamos mais que a China. Pense nisso, Batistão.

  68. Roberto Postado em 29/Jun/2013 às 21:39

    E o pior é que ele descobriu um meio de ganhar dinheiro com a tortura, pois anda torturando os ouvidos de muita gente com suas breguices. Já conseguiu fazer lavagem cerebral em muita gente.

  69. Anny Postado em 04/Jul/2013 às 11:07

    Nossa, dizer que merecia a tortura. É típico de uma pessoa submissa que não consegue pensar por si só. Apanha e diz que merece! ¬¬

  70. petronio Postado em 06/Jul/2013 às 21:05

    acontece com ele,igual ao personagem de 1984 de GEORGE ORWELL. são os mesmos sintomas pós tortura se puderem leiam

  71. alberto Postado em 24/Jul/2013 às 21:41

    O exército tomou as rédeas do poder, a pedido de uma maioria que não aguentava mais assistir a transformação do Brasil numa ditadura comunista, modelo cubano. Aliás, o cenário na época, era muitíssimo melhor do que o que estamos assistindo hoje, na ditadura fascista do estado PeTrália. Quanto às indenizações que foram e ainda são pagas, são uma grande vergonha, pois prova que os que atacavam o regime militar, eram tão verdadeiros que venderam seus ideais por algumas moedas de prata. Outra coisa: a comissão da verdade, é o palanque oficial dos revanchistas para defender a tetinha que conseguiram através da manipulação da opinião pública.

  72. meio assim Postado em 31/Jul/2013 às 20:22

    se ele acha que foi um aprendizado ter sido torturado (como ele compara: uma mae que bate no filho pra corrigi-lo), ele nao deveria aceitar o dinheiro nao? indenizacao por um bom servico que prestaram a ele? nao faz sentido. Alguem comentou que ele nao eh burro pois ganha muito dinheiro. Isso me incomoda muito! Pensa bem quais os valores por traz dessa afirmacao! Acho triste.... E nao estou dizendo que o Amado seja burro ou inteligente nao. Apenas estou enfatizando que capacidade intelectual nao tem relacao direta com o quanto de $ uma pessoa ganha. Enfim...

  73. Marcos Postado em 25/Sep/2013 às 12:53

    Ninguém merece ser torturado, mas Amado está corretíssimo em dizer que os militares salvaram o Brasil de se tornar em uma masmorra enorme como Cuba.

  74. Preclaro Postado em 10/Nov/2013 às 10:36

    Afetado!

  75. Nilson Postado em 01/Jun/2015 às 18:12

    PELAMORDEDEUS. QUANTO MAIS EU REZO MAIS ASSOMBRAÇÃO APARECE!!!