Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Cultura 24/May/2013 às 17:51
3
Comentários

Acervos de Milton Nascimento, Chico, Tom, Gil, Dorival, entre outros

Instituto Antonio Carlos Jobim disponibiliza na web os acervos completos de grandes artistas nacionais como Chico Buarque, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Tom Jobim e muito mais

acervos milton nascimento chico buarque

Milton Nascimento e Chico Buarque (Foto: Arquivo)

O Instituto Antonio Carlos Jobim disponibilizou a partir desta semana para visualização e pesquisa o acervo do cantor e compositor Milton Nascimento em seu site.

Com cerca de 45 mil documentos catalogados e digitalizados, o acervo estará disponível para visualização e pesquisa, sendo possível ver fotos, documentos e vídeos, inclusive ouvir as músicas dos álbuns de Milton.

O Portal do Instituto Antonio Carlos Jobim abriga outros acervos de grandes artistas nacionais. O maestro Tom Jobim, por exemplo, tem 9.435 itens arquivados disponíveis para o público. O site também hospeda a obra de Dorival Caymmi (4.311 itens arquivados), Chico Buarque (5.901 itens arquivados), Gilberto Gil (17.674 itens arquivados), Paulo Moura (em processo de catalogação), e ainda os projetos do arquiteto Lúcio Costa (3.977 itens arquivados).

Leia também

Todos os acervos estão estruturados e arquivados através do sistema DSpace – software open-source desenvolvido para a catalogação de repositórios digitais.

com Portal EBC

Recomendados para você

Comentários

  1. Raphael Postado em 24/May/2013 às 20:49

    Ótima iniciativa.

  2. André Rosa Postado em 24/May/2013 às 20:58

    Material de primeiríssima qualidade. A importância da música de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Nara Leão, Geraldo Vandré etc., foi tanta que influenciou uma geração inteira em sua trajetória intelectual, política e filosófica. Devemos muito a esses gigantes da democracia pelo combate à ditadura e pela música de ótima qualidade.

  3. Ulisses Postado em 27/May/2013 às 08:09

    Ótima iniciativa, contudo entrei a pouco para dar uma olhada e não abriu os acervos de Milton e Gil.