Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 13/Apr/2013 às 10:43
28
Comentários

Papa Francisco tentará barrar avanço evangélico no Brasil

Papa Francisco vai tentar conter o avanço dos evangélicos no Brasil. Nas duas últimas décadas a comunidade católica foi diminuindo em razão da ascensão das igrejas evangélicas e pentecostais

Por Eva Saiz, Jornal El Pais

A eleição há quase um mês do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como novo papa da Igreja Católica chamou a atenção para a situação religiosa e espiritual da América Latina, a região que concentra o maior número de católicos do mundo. Em seu escasso mês à frente do Vaticano, Francisco deixou claro que em seu papado dará preferência aos pobres, mas ainda não dissipou as dúvidas sobre como exercerá seu papado na região o primeiro pontífice americano.

Durante um encontro na sede do Diálogo Interamericano em Washington, o cardeal e bispo emérito da capital americana, Theodore McCarrick, indicou que as viagens que Francisco tem marcadas para o Brasil, em julho, e Argentina e Chile, em setembro, poderão dar sinais esclarecedores sobre seu papel, mas deixou claro que conter o avanço da Igreja Evangélica deverá ser uma prioridade.

papa francisco evangélicos

Papa Francisco terá forte atuação na América Latina. Uma das maiores preocupações é conter o avanço evangélico no Brasil. (Foto: Divulgação)

“Quando o papa visitar o Brasil, fará seus cidadãos verem a importância da Igreja Católica ali e o fará com entusiasmo, dirigindo-se diretamente às pessoas, fazendo-as ver que não existe uma diferença essencial entre essa confissão e a evangélica”, indicou McCarrick, que esteve presente no último conclave, embora não pudesse votar por causa de sua idade (83).

Em agosto do ano passado, o então papa Bento XVI falou sobre o contexto da América Latina como uma zona onde a Igreja Católica deveria enfrentar um pluralismo religioso crescente. Nas duas últimas décadas a comunidade católica foi diminuindo às custas das igrejas evangélicas e pentecostais.

O Brasil, primeiro destino de Francisco na América Latina, é um claro exemplo dessa situação. Com 123 milhões de seguidores, o país sul-americano é o que tem a maior população católica do mundo, entretanto o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010 mostrou uma diminuição de fiéis de 10% na primeira década do século 21, devido à expansão do credo evangélico. A Igreja Evangélica brasileira já conta com 42 milhões de membros.

Leia também

Com 565 milhões de fiéis em todo o mundo, 107 milhões de evangélicos se encontram na América Latina e no Caribe.

McCarrick afirma que a “personalidade humilde” do novo papa impedirá o rápido avanço dos evangélicos não só na América Latina, como nos demais países em desenvolvimento. “Se ele quiser, mudará a América Latina de alto a baixo”, afirma o prelado.

Para a Igreja Católica, os problemas que fazem os fiéis se distanciarem de seu credo não são tanto dogmáticos quanto pastorais, e nesse sentido, segundo McCarrick, “Francisco é o melhor pastor, tem a intenção de transpor a linguagem do Concílio Vaticano 2º para o dia a dia”.

O cardeal de Washington mostra-se convencido de que o novo papa “desenvolverá uma relação diferente da que a Igreja Católica teve até agora na América Latina, concentrada nas elites e nos governantes. Isso vai mudar, vai ser diferente”.

O antigo bispo de Washington destaca as qualidades humanas e espirituais do novo pontífice como os motores propícios para liderar essa mudança e, nesse sentido, destaca seu domínio do espanhol e do português como ferramentas para ressaltar sua intenção reformista.

“Talvez não tenha o carisma de João Paulo II, mas Franciscodemonstrou que sabe criar atmosferas propícias, sabe se conectar com o povo. O fato de que fala seu idioma faz que os latino-americanos o vejam como um dos seus, que o percebam como alguém próximo.”

Apesar desse retorno aos princípios do Concílio Vaticano II que McCarrick prevê que o papa Francisco vai liderar, a abertura da Igreja Católica na América Latina não é completa, pelo menos por enquanto.

Outro problema incrustado, o movimento da Teologia da Libertação, não parece que será resolvido em médio prazo. “É claro que a Teologia da Libertação compartilha o substrato do Concílio Vaticano II, mas o que a igreja não pode tolerar que ampare e apoie movimentos guerrilheiros e violentos”, afirma McCarrick.

“Sem dúvida, o compromisso do novo papa com os mais pobres e sua defesa do meio ambiente foram bem recebidos e ajudarão a estender pontes, mas a perseverança em alguns de seus princípios continuará provocando oposição no Vaticano. É o que Francisco tentará lhes explicar”, indica o cardeal americano.

Recomendados para você

Comentários

  1. Benevides Postado em 13/Apr/2013 às 12:21

    “É claro que a Teologia da Libertação compartilha o substrato do Concílio Vaticano II, mas o que a igreja não pode tolerar que ampare e apoie movimentos guerrilheiros e violentos”. Engraçado, para o vaticano MST, MAB, entre outros são grupos guerrilheiros violentos. Mas os coronéis, grandes capitalistas e poderosos são uns anjos né? E merecem a mais ampla proteção da santa igreja....

  2. Marcos Abraxas Postado em 13/Apr/2013 às 14:09

    Ha! A ICAR abaixou as calças para "algo" nos anos 60, chegando a recomendar aos seus seguidores que mudassem, nas orações, dogmas como dizer "Mãe de Jesus" em vez de "Mãe de DEus" a um ponto em que o vaselinoso Montini admitiu que "A fumaça de Satan (sic) tinha passado por baixo da fresta da ICAR"; que outras atitudes ""faustianas"" esta corja papista fará para não sucumbir e enfrentar os "evanjegues"?

    • Tulio Costa Soares Postado em 14/Apr/2014 às 20:44

      Ai estar um Grande problema para o papa, que estar fazendo nos crecer é Deus, e as pessoas precisam de ouvir a Verdade e nâo mentiras de homens, sò sei que ele vai ser dar màl se levantado contra povo de Deus, quero vê parar o que Deus faz, ainda mais um homem iguàl a qualquer kkkk, Deus é Deus;)

  3. TARCISIO ANTONIO DO NASCIMENTO Postado em 13/Apr/2013 às 16:14

    Senhora redatora, em toda a américa latina, naquele período mais tenebroso das ditaduras, foi a teologia da libertaçãoquesalvou milhares de vidas, dando aos pobres dignidade, mostrando que precisamos ser felizes aqui e agora, não como ensinavam que deveríamos sofrer agora e depois arrebatados na glória celeste teriamos a felicidade eterna, ela compartilhou a partilha, doações os serviços e a igualdade que deve haver entre os seres humanos, como faziam os primeiros cristãos, lembre as catacumbas romanas . Na Argentina principalmente pelo que li e me explicaram a Igreja católica esteve mais comprometida com os militares que no Brasil, onde houve o apoio da Igreja para a instalaçao da ditadura idealizada e financiada pelos EUA, mas depois foi a igreja, bravamente liderada por alguns de seus grandiosos líderes como o Cardeal Arn´s, D. Helder Câmara,D. Pedro Casaldaliga, D Fragoso, entre tantos outros da Teologia da libertação que deram ao povo simples e também os procurados políticamente amparo e proteçaõ, sem distinção étinica, social, partidária ou nacionalidade, mas os favoráveis ao regime implantado entãoestão corretos, segundo o seu artigo. Repense e opine com mais exatidão e evidência.

  4. Isabel Postado em 13/Apr/2013 às 16:37

    Não vejo problema algum no Papa querer os seus fieis de volta.

  5. Douglas Postado em 13/Apr/2013 às 19:58

    Não seriam todos cristãos? Por querer tirar membros de uma igreja cristã e os colocar em outra? Não seria mais fácil ir atras daqueles que não vivem a fé que ele prega? Católicos e Evangélicos são uma coisa só em sua essência, porém, vivem em um eterno pé de guerra, descabido e irracional...

  6. MARCIO Postado em 13/Apr/2013 às 20:09

    - "Papa Francisco tentará barrar avanço "evangélico" no Brasil" . SE ISSO FOR VERDADE, QUEREM IMPEDIR QUE A "RELIGIÃO CRISTÃ" CRESÇA. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL PROÍBE QUALQUER IMPEDIMENTO CONTRA UM CULTO RELIGIOSO. SEJA: ADEPTOS DO CANDOMBLÉ, BUDISTA, ESPÍRITA, CATOLICISMO, E CRISTIANISMO, E OUTROS. SE ISSO FOR VERDADE ESSE PAPA, É CONTRA JESUS CRISTO. POIS JESUS CRISTO, NUNCA IMPEDIU NINGUÉM DE SEGUIR UMA RELIGIÃO !!!

  7. Débora Postado em 13/Apr/2013 às 21:36

    Esse papa não está entendendo, o que salva é o que importa e o que salva é Jesus.

  8. TARCISIO ANTONIO DO NASCIMENTO Postado em 14/Apr/2013 às 11:10

    meu comentário narrando uma bela trajetória da teologia da libertação e enaltecendo algumas pessoas responsáveis pela mesma, relatando a ação da Igreja católica no Brasil e Argentina, foi censurado, não podemos falar sobre D. Heldes=r, D. Paulo, D. Pedro casaldáliga, entender que parte da igreja participou dogolpe na américa latina, porque vai contra o pensamento da redatora, tenha paciência, os meios católicos também não querem a difusão da verdade, então a teologia da libertação é proibida realmente, faça-me ofavor, sejam mais responsáveis e democráticos, aceitem o pensamento de quem também tem o direito de discordar e opinar

  9. José de S.B.Sobrinho Postado em 15/Apr/2013 às 10:57

    Quanta hipocrisia! Como se vê, o farisaismo ainda não terminou. Se o "papa" é de fato "supremo pontífice, representante de Deus na terra", quer impedir a Obra de Deus? E como fica a questão do ecumenismo? Quer dizer, só o romanismo, com seus escândalos tenebrosos, inclusive, como foi revelado pela mídia, com sauna gay nos arredores do Vaticano, para quem fez voto de celibatário, é de fato, verdadeiro? Este senhor, não reconhece que o próprio termo "evangélico, significa adepto, seguidor do Evangelho"? E é este povo que ele quer combater? Não parece uma ação disfarçada da "santa inquisição"? E o povão, a massa não percebe nada! Há poucos dias atrás, a mídia inundou o mundo com a revelação dos inumeráveis escândalos que culminaram com a renúncia ( para mim foi um chega prá lá que deram em Bento XVI ), e alguém mais se lembra? Ao invés de corrigir a casa, os "representantes romanistas de Cristo, do Vaticano", na realidade, estão mais preocupados é com a perda de fonte de renda! E enganam o povão com a chamada "opção pelos pobres"! Porque não distribuem sua imensa riqueza entre os mais necessitados? Não "são sucessores do pescador da Galiléia, Simão Pedro", que não tinha dinheiro? Que disparate!

  10. lu Postado em 15/Apr/2013 às 18:05

    Isso mesmo, eu apoio o papa! Chega de evangélicos, vamos voltar a adorar Maria, bem melhor! Voltemos a ser mariólatras. kkkkk.

    • Jorge Miguel Postado em 02/Feb/2014 às 00:14

      Sou católico e não adoroMaria, muito menos imagens!

  11. Guilherme Postado em 15/Apr/2013 às 19:48

    ei papa.... você acha que estams em que século? a idade média á passou... somos livres pra escolher qualquer religião... inclusive satanismo!!!

  12. Maicon Gomes Postado em 16/Apr/2013 às 10:03

    Ohhhh povo ignorante, leiam a matéria antes de tecer teorias conspiratórias. A forma de "barrar" o avanço é simplesmente reforçar o catolicismo entre os próprios católicos. O Papa não quer retirar ninguem de suas igrejas, quer apenas evitar que católicos caiam no ceticismo de abandonem a fé católica. E vamos deixar de hipocrisia, evangélico nenhum quer ver um fiel indo para a igreja católica, então não critiquem o outro lado da moeda

  13. Marcio Postado em 16/Apr/2013 às 20:51

    No dia 25 mar 2013 às 21:28, foi posto o tema: “Papa é usado para justificar agressão a gays na Argentina”. Depois, de alguns comentários de Cristãos “Reprovando esse ato agressivo e PARABENIZANDO a manifestação da igreja católica”, agora me vem esse tema: 13 abr 2013 às 10:43 “Papa Francisco tentará barrar avanço evangélico no Brasil” Ou seja, se os cristãos e católicos são unidos querem separa-los. #SE LIGUEM CATÓLICOS E CRISTÃOS. Na bíblia está escrito: “Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá a Deus” Hebreus capítulo 12 versículo 14 .

  14. Israel de Paula Postado em 16/Apr/2013 às 22:34

    PENA, REPÚDIO, PERDEDOR ! INVESTINDO EM ALGO CONTRA O CRISTIANISMO, HIPÓCRITA ! SO QUER SE PROMOVER EM ALGO E O EVANGELHO QUE DIZ PREGAR O MESMO QUE O PROTESTANTISMO, ESTÁ CRESCENDO E VOCÊ COM DOR DE CUTUVELO !!! PREGUE A VERDADE, PURA E RACIONAL E NÃO DE CONVEIÊNCIAS !!

  15. lucazan Postado em 24/Apr/2013 às 18:00

    a igreja católica vive na idade média...no obscurantismo...é ultrapassada!!! Por isso outras pessoas mudam de religião...a mudança tem que começar dentro da propria religiao e nao nas pessoas...as pessoas procuram o que é melhor para ela e com certeza nao é a religiao catolica...

  16. Daniel Postado em 09/May/2013 às 15:05

    Se existe algo atrasado e podre no nosso país , são as igrejas evângélicas.

  17. josue Postado em 04/Jun/2013 às 20:00

    comédia os comentários daqui!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. Maxwell Postado em 08/Jun/2013 às 18:30

    um papa querendo prejudicar outra religião!! é o fim do mundo mesmo

  19. ffs Postado em 23/Jun/2013 às 19:17

    logo logo também diminuirão ...

  20. fabio Postado em 02/Jul/2013 às 15:18

    Eu acho engraçado esse papa...em nenhuma pregação protestante vejo:"a minha igreja salva"!!!mas sim"você quer aceitar a cristo como seu salvador"?.e quer barrar um pouco isso.o papa tem que lê a Bíblia de novo pois o próprio apostolo paulo disse:A saber se com tua boca confessares a Jesus e teu coração creres que Deus ressuscitou dos mortos seras salvo.visto que com o coração se crê para a justiça e com tua boca se faz confissão para a salvaçao.o(Romanos 10:9-10)o que tem de errado no protestantismo?sei nao hein...

  21. Emerson Gomes Postado em 14/Jul/2013 às 19:29

    infelizmente o Brasil e um Pais que precisa acredita em algo ou seja la o que? se o pais tive toda poulação evangélica vai virar uma bagunça, e surgirão os evangélicos não praticantes e vai ser a mesma coisa não vai mudar nada são tantas denominações evangélicas que hoje e normal para o evangélico (que se diz) bebe fumar e ate praticar sexo antes do casamento por isso não se engane pois vai ser do mesmo jeito esse é o nosso BRASIL

  22. Rebeca Postado em 24/Jul/2013 às 20:19

    É engraçado eu me batizei com 13 anos na católica, fui do coral da igreja, pois amo a musica , mas não gostava de ver a missa celebrada errada com adoração a imagens seja qual for, Jeová Deus fala na Bíblia, não adorai nenhuma imagem pessoa qualquer coisa além de mim Deus é ciumento, não sou evangélica leio a bíblia, vou na batista para ouvir as musicas cantadas, bom enfim tem muita coisa errada na católica o povo cansou de seguir a besta!

  23. Mauricio Postado em 29/Jul/2013 às 16:46

    ...o papa é pop, o papa é pop. O pop não não poupa ninguém...

  24. Wendel oliveira Postado em 21/Jan/2014 às 14:20

    Os evangélicos estao crescendo porque as pessoas estao ouvindo a verdade. E a verdade liberta. Jesus e a verdade. e ninguém conseguira parar o povo dd Deus nem o inferno nem demônios muito menos o papa

  25. zackk Postado em 18/Jul/2014 às 20:32

    Eu vi na pesquisa que depois que ele veio para o Brasil a religião católica cresceu novamente ñ so no brasil, que bom saber disso, A igreja deixado por jesus foi a catolica ela e a vdd, n tenho nd contra a igreja evangelica mais ela so rouba dos fieis. A cada dia aumenta o número de pessoas que desligam a TV ou mudam de canal na hora em que começa um desses programas de tele pastores. O principal motivo é a rotina sedentária apresentada por eles. O telespectador acaba sem uma palavra de consolo e o evangelho da verdade é trocado ou abandonado por “bênçãos “ materiais.Abaixo segue a rotina de cada mega pastor e a meta a ser alcançada na nova ordem mundial. Edir Macedo IURDRotina: Desafios, dízimos, ofertas, sacrifícios, testemunhos fabricados e teologia da prosperidadeTipo de leitura bíblica: Texto fora do contexto com o objeitvo de ganhar dinheiro usando todos os versículos da escritura.Meta final: Fogueira Santa de Israel, onde cada membro da igreja é convidado a dar tudo que tem. "Quem disse que a igreja catolica perde fieis, os fieis fica, e os infieis sai fora.