Redação Pragmatismo
Educação 05/Apr/2013 às 00:55
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A melhor educação do mundo é 100% estatal, gratuita e universal

O documentário abaixo deveria ser assistido e discutido por todos os educadores, todas as escolas, todas as pessoas interessadas na educação no Brasil

A Finlândia tem a melhor educação do mundo. Lá todas as crianças tem direito ao mesmo ensino, seja o filho do empresário ou o filho do garçom. Todas as escolas são públicas-estatais, eficientes, profissionalizadas. Todos os professores são servidores públicos, ganham bem e são estimulados e reconhecidos. Nas escolas há serviços de saúde e alimentação, tudo gratuito.

Na Finlândia a internet é um direito de todos.

A Finlândia se destaca em tecnologia mais do que os Estados Unidos da América.

Sim, na Finlândia se paga bastante impostos: 50% do PIB.

O país dá um banho nos Estados Unidos da América em matéria de educação e de não corrupção.

Na Finlândia se incentiva a colaboração, e não a competição.

Mas os neoliberais-gerenciais, privatistas, continuam a citar os EUA como modelo.

Difícil o Brasil chegar perto do modelo finlandês? Quase impossível. Mas qual modelo devemos perseguir? Com certeza não pode ser o da privatização.

Veja o seguinte documentário, imperdível, elaborado por estadunidenses. Em inglês, com legendas em espanhol:

Leia abaixo matéria originalmente publicada no Diário do Centro do Mundo que trata da excelência do sistema de educação da Finlândia, reverenciado em todo o mundo.

Por que o sistema de educação da Finlândia é tão reverenciado

Acaba de sair um levantamento sobre educação no mundo feito pela editora britânica que publica a revista Economist, a Pearson.

É um comparativo no qual foram incluídos países com dados confiáveis suficientes para que se pudesse fazer o estudo.

Você pode adivinhar em que lugar o Brasil ficou. Seria rebaixado, caso fosse um campeonato de futebol. Disputou a última colocação com o México e a Indonésia.

Surpresa? Dificilmente.

Assim como não existe surpresa no vencedor. De onde vem? Da Escandinávia, naturalmente – uma região quase utópica que vai se tornando um modelo para o mundo moderno.

Foi a Finlândia a vencedora. A Finlândia costuma ficar em primeiro ou segundo lugar nas competições internacionais de estudantes, nas quais as disciplinas testadas são compreensão e redação, matemática e ciências.

Leia também

A mídia internacional tem coberto o assim chamado “fenômeno finlandês” com encanto e empenho. Educadores de todas as partes têm ido para lá para aprender o segredo.

Se alguém leu alguma reportagem na imprensa brasileira, ou soube de alguma autoridade da educação que tenha ido à Finlândia, favor notificar. Nada vi, e também aí não tenho o direito de me surpreender.

finlandia melhor educacao mundo
Finlândia: a melhor educação do mundo é 100% estatal, gratuita e universal (Imagem: Reprodução / Documentário)

Algumas coisas básicas no sistema finlandês:

1) Todas as crianças têm direito ao mesmo ensino. Não importa se é o filho do premiê ou do porteiro.

2) Todas as escolas são públicas, e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários, e também comida.

3) Os professores são extraídos dos 10% mais bem colocados entre os graduados.

4) As crianças têm um professor particular disponível para casos em que necessitem de reforço.

5) Nos primeiros anos de aprendizado, as crianças não são submetidas a nenhum teste.

6) Os alunos são instados a falar mais que os professores nas salas de aula. (Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 85% do tempo numa sala é o professor que fala.)

Isto é uma amostra, apenas.

Claro que, para fazer isso, são necessários recursos. A carga tributária na Finlândia é de cerca de 50% do PIB. (No México, é 20%. No Brasil, 35%.)

Já escrevi várias vezes: os escandinavos formaram um consenso segundo o qual pagar impostos é o preço – módico – para ter uma sociedade harmoniosa.

Não é à toa que, também nas listas internacionais de satisfação, os escandinavos apareçam sistematicamente como as pessoas mais felizes do mundo.

Para ver de perto o jeito finlandês de educar crianças, basta ver um fascinante documentário de 2011 feito por americanos (vídeo publicado acima).

Comecei a ver, e não consegui parar, como se estivesse assistindo a um suspense.

Todos os educadores, todas as escolas, todas as pessoas interessadas na educação, no Brasil, deveriam ver e discutir o documentário.

com BlogdoTarso ; edição: Pragmatismo Politico

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Comentários

  1. BMDC Postado em 05/Apr/2013 às 01:57

    Parabéns aos filandeses! Aqui no Brasil podemos ter esse tipo de educação, pois temos satélite em conjunto coma China. Ai resolveria a questão da internet 0800, pagamos muitos impostos ao goveverno, porém nossos recursos são destinados a mordomia do congresso que gasta quase 23 milhões por dia, basta enviar uma parcela para educação. A prosposta da presidente Dilma de 100% dos royalties para educação é um bom começo, porém não basta... quando investimos em educação nossas crianças irão perceber que o petróleo, não é uma boa opção para um mundo sustentável, vão preferir o biodiesel, mas ai teriam que lutar contra os imperialistas... Temos que investir pessado em ciência e tecnologia, isso inserido nas escolas. (.e.).

    • marcial Postado em 19/Dec/2013 às 11:04

      Ecologistas Xiítas estão lutando contra o bio-diesel,,,dizem que tambem não presta pois estão plantando dendê, e no conceito deles só podemos ter matas nativas,floresta em pé , nada de soja, culturas extensivas, extração de madeira,exploração mineral,exploração de gado,nada de pesca,turbinas eólicas(matam passarinhos), DDT, (preferem malária, dengue, febre amarela e agora está voltando a peste negra).estou praticando a dieta do AR, viver só de respirar enquanto não chega meu salário do greenpeace. Já os países nórdicos são exímios exploradores de petróleo nos mares. tem tecnologia faz tempo...

    • Pierrô Postado em 14/May/2014 às 01:11

      Camarada, Ao destinar 100% dos royalties para a educação, estaríamos cometendo um erro léxico. Royalty, no significado da lei, possui o sentido de compensação por DANOS na exploração, no caso do Brasil, de commodities. Portanto, estaríamos cometendo um CRIME. Tiraríamos o dinheiro de cidades que são diretamente afetadas nas atividades de produção de determinada commodity para aplicá-lo em lugares onde esses impactos não são sentidos! O quão injusto seria retirar dinheiro de, por exemplo, Parauapebas - fortemente afetada na extração de minérios do subsolo -, no grande estado do Pará, para aplicá-lo na educação em uma cidade, como por exemplo, São Paulo? Lembro ainda que apenas uma injeção de dinheiro, num setor que não tem capacidade para administrar o que já recebe, de anda adianta! A analogia aqui é, aproveitando o tema de commodities, jogar ouro em pó na peneira furada de um garimpeiro. De que adianta tanto desperdício? Abraços, Defensor das cidades afetadas pela extração de commodities

      • ANDRE FLN Postado em 16/May/2014 às 21:19

        Você está ERRADO. Danos ambientais, seja ao meio físico, biótico e sócio econômico se mitiga no ambito do Licenciamento Ambiental através de programas elaborados especialmente para este fim. E não pense que simplesmente vai se abrir um torneira e tchum vai jorrar money. Além disso é melhor ter dinheiro sobrando pra calar a boca de um monte de governador e prefeito que não cumpre, por exemplo, a lei do piso salarial dos professores, até hoje, do que deixar como está. É ISSO QUE VOCÊS DEFENDEM? DEIXAR COMO ESTÁ!? Esse discurso de que não tem onde gastar tanto dinheiro é uma grande mentira, basta ver quantos candidatos de vestibular ficam de fora, bolsas, laboratórios, infraestrutura, AS PARTICULARES DEVEM ESTAR TREMENDO DE MEDO!!! E se sobrar dinheiro agente aumenta o bolsa família oras!!! :)

  2. Saulo Postado em 05/Apr/2013 às 08:14

    "Na Finlândia se incentiva a colaboração, e não a competição." Isso que vejo como um mal, colaboração e cooperativismo, são chaves para nossa sociedade horizontalizada, antes era vertical, tinha-se que "competir" ainda hoj existem pessoas que estão no mercado de trabalho para "competir" o que é totalmente desnecessario, um pensamento equivocado, ultrapassado... Essa coisa de competir, é inutil...

    • Eduardo Postado em 17/Jan/2014 às 10:51

      Lembrei agora do asco que sinto ao ver programas como "O aprendiz"... o que elas aprendem, de fato? Porque cooperativismo não pode rimar com corporativismo, além da óbvia terminação fonética? Ademais, a educação no Brasil é um fracasso porque ninguém se importa, de fato; desde a sociedade (pais de aluno, alunos e mesmo alguns educadores, felizmente não todos!) até os governantes, e estes, principalmente.

  3. Larissa Postado em 05/Apr/2013 às 09:10

    Uma pena que nosso modelo de ensino foi construído com base no estadunidense. Aliás, como toda a cultura inútil que importamos dos EUA. Culpa da mídia corporativa e do nosso governo malandro. Só eu sei o que é ter que estudar no sistema público de ensino, no período noturno. Sem contar que, todo nosso sistema de ensino é retrógrado, pois só é voltado para o vestibular. Hoje em dia, o estudante só é valorizado pelas notas e ingresso em universidade federal. A arte do pensar, tão dispensada nas provas de vestibulares, é esquecida. O que vale é quanto o aluno decorou, leu ou formou opinião com base nos livros do sistema. Não vale se ele raciocinar em relação a uma questão, pois tudo deverá ser com base nos livros do ensino médio, embasado nas fórmulas de matemática, física, nas regras da gramática, na exatidão da química e biologia. Infelizmente, não vejo mais solução para este país.

    • iraildes silva Postado em 04/Sep/2013 às 12:03

      O mal do Brasil é o cooperativismo. O educador tem suas responsabilidades perante a sociedade e a sua comunidade estudantil, e com a instituição em que trabalha. Mas qual deles é fiel ao ponto de se doar por uma educação melhor? Com o salário que ganha?Cumprir os 200 dias letivos com seus horários pontuais? Todos teriam que contribuir para esse fim, teriamos que ter as redes conectadas para que pudessemos realizar tudo a contento. Não só basta fazer comparativos com esse ou aquele pais, nós vivemos num mundo em que o cooperativismo esta em primeiro", eu" é mais forte. Como chegar a ser fiel a tudo isso se o sistema não nos ajuda? Tá dificil. O Brasil está precisando de mudanças radicais, um paíss como o nosso pode ter destaque em algum setor? Nos telejornais e em quase toda midia, racismo, preconceitos,ilegalidade dos direitos,mentiras, corrupção, e outras cositas mais.......além dos programas televisivos como BBB. Basta.!!!!

  4. Moisés Marcelo Nascimento Postado em 05/Apr/2013 às 09:44

    Sempre gostei principalmente do Design Escandinavo, já li vi muitas coisas da Finlândia (Helsinque) gosto do arquiteto Alvar AAlto mas fiquei surpreso com o trecho do texto acima que cita os finlandeses com mais felizes do mundo, li a muito tempo em algum lugar que eram tristes por fazer sol poucas horas por dia estaria eu equivocado, se puder responder agradeço, mesmo assim gosto muito, aprecio e parabenizo a educação e os finlândeses,

  5. Roberto Frega Postado em 05/Apr/2013 às 12:01

    Podem continuar aí estatizando o seu ensino. EU vou continuar colocando meus filhos nas melhores escolas e vou continuar pagando pelo melhor para a minha família. E também vou continuar competindo. Esta é a diferença entre líderes e rebanhos. Enquanto eu chefio vocês se contentam com a sua 'igualdade'.

    • Larissa Reinert Postado em 09/Oct/2013 às 12:20

      Caso você tenha lido a reportagem e não tenha entendido, o que é típico no Brasil - graças ao excelente ensino, público ou privado (analfabetismo funcional, procura aí!) - a intenção é fazer com que todos tenham o MELHOR PARA SUAS FAMÍLIAS sem que se pague DUAS vezes, como você faz quando paga IMPOSTOS e mais um ENSINO em ESCOLAR PARTICULAR OU PLANO DE SAÚDE. Qualquer pessoa em sã consciência iria preferir esse modelo de Governo, que é NÃO CORRUPTO, o que não significa a vedação do CAPITALISMO. O que ocorre é que o ESTADO irá interferir nos segmentos que são cruciais para a SOCIEDADE, oferecendo o MELHOR a todos e não o PIOR, como ocorre no Brasil para os que não são bem sucedidos economicamente e dependem da rede pública. E a propósito, nota-se que seu ensino não foi aquilo tudo, uma vez que você diz que vai competir liderar e chefiar como se essas palavras em algum momento pudessem ser sinônimos ou paralelas, ou até mesmo complemento uma da outra. Bem se vê que você nunca será um líder, no máximo um chefe, porque nem mesmo o significado disso você sabe. Um líder NUNCA compete com ninguém, ele colabora e incentiva. Mas eu não lhe culpo, você deu azar de nascer no Brasil e não na Finlândia! ;)

    • Mira Postado em 30/Oct/2013 às 16:42

      Essa é a diferença entre seres humanos, meu caro. Uns acreditam na falácia da superioridade, outros defendem a igualdade de oportunidades. Até o dia em que, saindo do SUPER colégio dos seus ricos filhos, um marginal botar um revolver na tua testa, ou na testa deles. Daí tudo se esvai, vc entra pro rebanho e vai pra debaixo da terra sem ter tempo de lembrar que nenhum indivíduo tem o direito de ser superior ao outro.

      • Marcio. Postado em 22/Nov/2013 às 21:15

        Que ódio no coração Mira ! Você quer que os filhos do cara morram por estudar em escola particular ???? O cara só quer dar o melhor para os fılhos dele. Ele não acredita em ensino público. Nem eu. Nem no Brasil nem na Finlândia. Vocês realmente não acham que isso é de verdade. É só procurar na internet, tem dezenas de escolas particulares na Finlândia. Isso é o que esses caras querem que vocês acreditem.

    • ARMISTRONG SOUTO Postado em 18/Dec/2013 às 22:19

      Líderes e rebanhos? Você é tão perdido que confunde LÍDER com CHEFE. E essa confusão é tão primária, tão básica, tão tola. Parece que só você com as suas "melhores escolas" não sabe que líderes não possuem rebanhos. Líderes contam com parceiros. Chefes é que possuem "rebanhos". Ao menos pensam que possuem. Vai ver que tu chefias uma insignificante repartição pública, ou um setor qualquer de uma empresa, também, qualquer. E dentro de tua megalomania acredita que é, de algum modo, superior. Nada mais, nada menos, do que a velha estória dos micropoderes, e dos pequenos burgueses. Velho, e tardio, resquício do modelo escravocrata. Rizível!

      • eu daqui Postado em 18/Jul/2014 às 11:57

        Ele sabe que é inferior. Essa afirmação da pseudosuperioridade é, em verdade, uma tentativa de autocompensação. Só uma coisinha: não pense vc que psicopatas corporativos só existem no serviço público, tà?

    • Georg Postado em 19/Dec/2013 às 12:33

      Lamentavel q pense asiim Roberto, concerteza tambem vou pagar o ensino de minha filha, por q eh a unica chance dela ter algo a mais nesse país... mas pense... se uma pessoa nasce pobre e receber um ensino de qualidade, um dia ela tbm poderá pagar o ensino de seus filhos, ou se receber um ensino de má qualidade com apostilas com erro de ortografia, o q vc acha q vai acontecer com ela?? apenas mais uma em seu "rebanho"... e por falar em liderança faça um curso de counting...

    • eloir guedes Postado em 04/Jan/2014 às 13:01

      Coitado,mais um miserável mental que acredita na idiotice da superioridade.Só gostaria de saber se seus filhos vão realmente aproveitar esta arrogância pra serem iguais a ti ou realmente ajudarem este país a superar pensamentos "neandertais" ou "imperialistas dinossáuricos" como o teu.Não esquecendo de que ,por ser humano,você pode ir embora amanhã ou depois e seus filhos não terem tua arrogância pra se sustentar.É nestas horas que acho que nascer na terra ou no Brasil.foi um castigo por algo do passado..

    • Luciano Pinto Postado em 08/Jan/2014 às 16:33

      Roberto, ao ler o teu comentário, fiquei perplexo! Perplexo pelo teu egoísmo, pela tua ignorância, pela tua falta de visão! Eu sou de Portugal, de escola pública, sem pai, a viver de 300 euros de subsídios mensais do Estado! Engraçado, não sou rico, não sou beneficiado e não sou rebanho, contudo, falo três línguas (português e inglês - nativo; alemão - C2 avançado), toco sete instrumentos (piano, guitarra, violino, acordeão, viola de arame, braguinha e rajão), tenho uma média na escola de 19,3 ( de 0 a 20 - Estou no 12º ano), já discursei para o presidente da república e para o Primeiro-Ministro, quando ambos, em ocasiões separadas, visitaram a cidade em que moro e irei entrar na melhor universidade do país em gestão, a Universidade Nova de Lisboa! Tudo isto para dizer: não é filho de papá rico com acesso a bens de consumo e a uma suposta melhor educação que irá ser mais ( considero - ser mais - todos aqueles que contribuem positivamente para e com os outros ) do qualquer outro que não teve as mesmas condições que o teu filho. Tu és um entrave à transcendência do teu filho como exemplo, como inspiração e como líder, porque ter um pai a embutir ideais de superioridade, a longo prazo, irá contribuir para que o teu filho partilhe o mesmo sentimento. Ele nunca será alguém, realmente alguém, enquanto não aprender que ser alguém é ser para e com os outros, carregando a dádiva de ter o poder de mudar, mudar as coisas para e com, em primeiro e único lugar, os outros! Somos todos iguais, pelo facto de sermos todos igualmente donos de uma inteligência com um potencial transcendente ás imposições sociais, à monotonia da rotina e ás constantes corrupções e injustiças que devem ser eliminadas por não serem dignas de honra, mérito e eternidade. Olhar um futuro utópico com olhos de verdade é olhar um sonho tornado realidade. Um líder vive para sempre no coração das pessoas pelo bem e pelo desenvolvimento que estimula, alguém como tu é esquecido porque não é digno de ser lembrado! Não deixes isso acontecer ao teu filho! Ensina-lhe o que tu não és, o melhor que tu não queres ser e o caminho para um futuro eterno que ele pode ter!

    • arley Postado em 23/Apr/2014 às 00:27

      idiota,vc vai pro mesmo buraco...

    • arley Postado em 23/Apr/2014 às 00:28

      idiota

    • Márcio Postado em 27/May/2014 às 07:45

      A democracia, pra mim, ainda é o melhor modelo, pq temos oportunidade de ler uma opinião tão IDIOTA como a do Roberto.... Ele tem o direito de expressá-la, aí temos o direito de comentar e mostrar aos nossos filhos que tipo de pessoa eles NÃO devam ser.... Ele é do tipo que acha que "os rebanhos", como diz, tem de ser "rebanho", os filhos tem de permanecer "rebanho", e ele e os filhos dele devem ser líderes, superiores.... Lutar para dar oportunidade a todos, educação de qualidade a quem hoje não tem acesso a nenhuma ou a uma educação de péssima qualidade, tratamento de saúde e dentário, aí sim, conseguiremos valorizar e trazer dignidade e esperança aos jovens de classes mais baixas, dando auto estima e oportunidade, muitos não entraram na criminalidade, e que pessoas como o Roberto Frega nunca detenham o poder político nesse país, de político ruim já estamos saturados....

  6. Lecio Junior Postado em 05/Apr/2013 às 12:10

    Concordo que a estatização de serviços considerados estratégicos para os cidadãos é uma necessidade, e que a educação universal e gratuita como um direito de todos, independente de classe social, é um avanço social, entretanto, comparar uma carga tributária de 50% para um país de 5,4 milhões de habitantes, com PIB per capita de € 36.700, com a menor índice de corrupção do mundo e com uma tradição de capitalismo social, com eficiência e transparência em sua administração pública, seria leviandade sugerir a implementação da mesma carga tributária para um país como nosso, com administração pública corrupta e ineficiente. E não se enganem, a Finlândia não investe muito mais dinheiro do que o Brasil na educação, eles investem apenas 7% do PIB na educação básica, pouco mais que o Brasil que investe cerca de 5,7% do PIB, a questão lá é a eficiência da gestão dos recursos públicos e alta qualificação e produtividade dos servidores públicos. Para refletir, o problema aqui no Brasil não é de ordem financeira, e sim de ordem administrativa, política e social!

    • Luiz Postado em 26/Nov/2013 às 19:29

      Eles investem muito mais sim, é só comparar o valor per capita. O nosso PIB de 2,5 trilhões de dólares dá apenas 10 mil por pessoa, enquanto o deles, como você mesmo citou, cerca de 50 mil. 5% de 10000 é igual a 500, 7% de 50000 é igual a 3500. Sem contar que há muito menos crianças, então o valor por aluno é ainda maior.

  7. Cassiano Postado em 05/Apr/2013 às 12:27

    Apenas uma informação relevante em relação ao ensino da Finlândia. Existe sim um uma taxa que as famílias pagam para seus filhos estarem na escola, mas são absurdamente baixas e variam de acordo com a renda familiar. Porém como dito no texto, não importa se a criança é filha do empresário ou do garçom, elas estarão na mesma escola e com a mesma qualidade de ensino.

  8. Felipe Verçosa Postado em 05/Apr/2013 às 12:31

    Sensacional, 50% de imposto é super aceitável, desde que este se converta em benefícios para a sociedade. Aqui, tem menos, 35%, mas as coisas não acontecem, então, com certeza, aumentar não é uma solução enquanto não se resolverem infinitos outros problemas prioridade, como "acabar" coma corrupção, redirecionar recursos e fazer planos de melhorias radicais em diversos âmbitos. Atualmente tenho me maravilhado com tecnologias e soluções descentralizadas como alternativa à solução da estatização, que não se mostra viável em um sistema governo opaco e corrupto. Dentre diversas outras coisas, acho que cabe ao menos discutir o sistema monetário dos bitcoins e soluções de financiamento coletivo. Tenho estudado projetos nesse sentido. Parabéns novamente ao pragmatismo pelo excelente trabalho.

  9. José caiano de Lima Postado em 05/Apr/2013 às 12:59

    "EXEMPLOS DE PODERES CONSTTIUIDOS E COMANDADOS POR ENTES PÚBLICOS DE GRANDE IDONIDADE MORAL, EXEMPLOS DE UMA VERDADEIRA DEMOGRACIA HUMANA E CIDADÃ. SERVE, COMO UM GRANDE EXEMPLO PARA SER SEGUIDO PELO NOSSO BRASIL" QUE ATÉ O MOMENTE, VEM, ADMINISTRADO POR UMA VERDADEIRA ZORRA.

  10. Ana Cristina Postado em 05/Apr/2013 às 18:27

    Mas vale ressaltar algo dito logo no começo do documentário "Na Finlândia as famílias consideram o estudo importante" Claro que o Brasil tem muito a fazer e o nosso governo mais ainda mas as famílias precisam querer, no nosso país não há uma valorização dos estudos e um cultura de que estudar é importante. E não me venham dizer que um livro é caro para o nosso salário pois é fato que muitos sacrificam o salário por um tênis de marca ou um iPhone mas dizem que pagar 40, 50 ou até mesmo 100 reais é caro. Temos que cobrar do governo sim mas é preciso rever os valores da população.

  11. Alex Postado em 06/Apr/2013 às 08:26

    Muito cuidado na leitura que se faz do artigo acima: evidente que é necessário que o professor tenha conhecimento sobre o que vai ensinar, mas mais importante é saber ensinar. Escolher entre os 10% melhores alunos de graduação não é o melhor método, ao meu parecer. Outro ponto sempre negligenciado é que estamos engatinhando na universalização do sistema educacional: tem cidades que ainda nem possuem escolas, ou bibliotecas, ou museus... O fator cultural é importantíssimo e sequer mencionado: pais que tiveram escolarização tendem a valorizar mais que os filhos se escolarizem (ir pra escola para aprender); aqui a escola ainda é uma espécie de "creche" para crianças grandes para muitos pais. Nós brasileiros temos alguns dos melhores e mais premiados educadores do mundo, não precisamos importar modelos estrangeiros fora do nosso contexto e realidade social e cultural. O artigo na verdade, é bastante pobre e preconceituoso.

    • José Geraldo Gouvêa Postado em 25/Oct/2013 às 20:57

      Escolher entre os 10% melhores alunos de gradução não é um método para garantir que "os melhores" se dediquem ao magistério, mas uma maneira de psicologicamente enfatizar que o professor é um profissional de sucesso, escolhido entre os melhores. Pobre e preconceituoso eu não achei o artigo, mas acho preconceituoso mencionar o fator "cultura" como uma razão pela qual o sistema finlandês não funcionaria aqui. Concordo que não devemos mirar nas práticas finlandesas de hoje, mas nas práticas do passado, que construíram o sistema atual. Quanto aos nossos melhores e mais premiados educadores, com o sistema educacional que nós temos, eu acho melhor que eles nem se identifiquem para não passarem vergonha. Nosso sistema educacional tem um status praticamente de praga do Egito, e já é o principal fator de nosso atraso. Qualquer um envolvido com este sistema, em vez de mencionar seus méritos e lauréis, deveria humildemente se mostrar aberto a aprender com quem tem sido mais bem-sucedido. Desculpem-me se soei ofensivo. Na verdade foi intencional. Mais pessoas envolvidas com educação precisam se sentir ofendidas.

    • Marcia Postado em 02/Dec/2013 às 02:48

      Entendo seu ponto de vista, contudo, não se trata de importar nada, a questão é observar, aprender, e saber reconhecer nossas falhas. Conheço a Finlândia e é surpreendentemente civilizada. Precisamos aprender algo com eles, nem mesmo os finlandeses desejam ou consideram que sua educação possa servir de modelo a ser copiado, entretanto tudo que é produzido de conhecimento no mundo, desde sempre, segue um modelo - que pode ser negado, afirmado ou modificado. Abs

  12. Luciano Postado em 06/Apr/2013 às 09:47

    O problema realmente não é o financeiro, é da falta de comprometimento de nossos administradores públicos. Existe um grande egoísmo, as pessoas pensam muito em si mesmo e não em um bem comum. Os cargos dentro do governo são concorridos como um cargo com alto salario disputado por profissionais em uma empresa, ou seja, quem vira politico se da bem, às vezes ouço piadas como “quer se da bem? então vira politico ou abra um banco, ou seja cantor sertanejo". Hoje não se tem a ideia de entrar para a politica com a intenção de tentar melhorar o nosso país, mas e sim a obter bom salario. Por mais que a copa nos traga muitos benefícios à economia, a disponibilidade de empregos entre outros, se os investimentos que estão sendo aplicados na estrutura necessária para tal evento fossem aplicados na resolução dos problemas em nosso país seria muito mais vantajoso. Vemos problemas absurdos em relação à saúde e educação que não é dada a devida atenção. Talvez tenha generalizado muito a ideia sobre os políticos corruptos, mas é para quem servir o chapéu, mesmo que seja uma pequena parcela ainda acredito que existam pessoas com competência e empenho lutando por nosso país. O que virou nossas eleições? é uma piada, tanto por parte dos candidatos e tanto da população. O tiririca conseguiu ganhar um cargo sem ter um mínimo de estudo necessário, mesmo que ele se esforce e desenvolva, acredito que exista pessoas muito mais competentes para um cargo desses. A população também não valoriza o voto, vota simplesmente por ter que votar. Claro que às vezes não se tem muita opção, exemplo em minha cidade não sabia a quem votar, ou era o podre ou o estragado. A educação é o ponto essencial para a resolução dos problemas, a educação que vem de casa, que é dada pela família de inicio é o que constrói uma pessoa com caráter e dignidade. Devemos investir em nossas crianças que serão o futuro. Outro problema é que a mudança de ideias é de forma muito lenta, pessoas com ideias ignorantes, tendem e ter filhos com ideias ignorantes, a fruta não cai longe do pé, precisando muito tempo para haver em certos pontos a mudança do pensamento. Então vai muito tempo para o Brasil se tornar um país desenvolvido.

  13. Daniel Fraga Postado em 06/Apr/2013 às 20:36

    A Finlândia tem 5 milhões de habitantes, menos do que São Paulo capital, os EUA tem 308 mi. Fácil fácil comparar. PS: Vale lembrar também que a Finlândia, a despeito da carga tributária e a exemplo de outros países nórdicos, tem uma economia altamente dinâmica com forte apoio ao livre mercado, sede de empresas como a Nokia. A empresa em que eu trabalho, por exemplo, é de origem Sueco-Suíça e tem como princípios a Ética e o Livre Mercado. Coisa de outro mundo que países coalhados de Esquerdistas, como o Brasil, desconhecem.

  14. Daniel Fraga Postado em 06/Apr/2013 às 21:07

    Você ao menos sabe o que significa Eficiência? Você nem sequer tem dados estatísticos para mensurar a eficiência do Estado finlandês, meu caro, trata-se de um país rico que além disso possui uma carga tributária de cerca de 50%. Quer fazer continha básica? A Finlândia tem um PIB per Capita de USD 40 mil, sendo metade destinado ao Estado, ou seja, USD 20 mil para gastar POR PESSOA, já o Brasil tem um PIB per Capita de USD 12 mil (tudo dado do Wikipédia) com cerca de 35% destinado ao governo, ou USD 4,2 mil POR PESSOA. A Finlândia tem a sua disposição 4x a mais que o Brasil para gastar com sua população com um controle e distribuição ridiculamente menores que no Brasil (leia-se logística que encarece de forma brutal com a quantidade e complexidade). Além do mais, eu como Liberal defendo educação básica gratuita para todos e apesar de ler Mises não concordo com tudo que a escola prega e não acho que o Estado possa ser abdicado em tudo. Daí dizer que o Estado é eficiente, rs, faz me rir!!! Eu duvido até que ele o seja na Finlândia onde a cultura é benéfica no combate contra a corrupção. A vice-pior é a nossa, só ganhamos da Indonésia e também é estatal, "gratuita" (chega a doer os olhos quando leio uma coisa dessas, como se um custo dispersado sobre múltiplos agentes em forma de impostos o eliminasse) e universal. Quer comparar a média? Acredito que ele não conheça a frase: "Toda regra tem exceção, mas a exceção não faz a regra". É só ler a resposta que ele te deu. No mais, alguém do tópico precisa estudar estatística com o uso de livros em vez de ler textos toscos de blogs que nem esse.

  15. Isabelle Postado em 07/Apr/2013 às 00:52

    Roberto Frega, em 5 de abril de 2013 às 12:01 disse: Podem continuar aí estatizando o seu ensino. EU vou continuar colocando meus filhos nas melhores escolas e vou continuar pagando pelo melhor para a minha família. E também vou continuar competindo. Esta é a diferença entre líderes e rebanhos. Enquanto eu chefio vocês se contentam com a sua ‘igualdade’. sinto muito, roberto frega, mas numa sociedade como a finlândia, você vai seguir competindo sozinho, consigo mesmo.. pensamento miserável esse teu, como se a vida fosse uma competição.. e já que tu a consideras competição, em competições não se confia em ninguém, já que todos querem passar um por cima do outro, então como tens certeza que estás a pagar 'pela melhor educação' sendo que se teus filhos forem bem educados eles serão concorrência para os próprios educadores? melhor parar pra pensar antes de qualquer coisa..

  16. Larissa Postado em 07/Apr/2013 às 13:43

    Doravante, não irei mais comentar neste site. Não entendo a moderação de vocês, Pragmatismo. Fiz um comentário sem nem sequer cunho pejorativo, ofensivo ou análogo, e não publicaram. Vejo que gastar tempo a comentar aqui, é simplesmente gastar tempo.

  17. Vinícius Postado em 07/Apr/2013 às 23:38

    o O sistema

  18. Vinícius Postado em 07/Apr/2013 às 23:46

    O sistema econômico dos países nórdicos é o Welfare State, que pode-se definir como um capitalismo bem moderado carregado de traços socialistas. No caso dos impostos, não é necessário pagar muito imposto, pegando por exemplo o caso do México, mesmo com poucos impostos seria possível o governo garantir um bem estar social, mas assim como no Brasil, o México convive com corrupção, que é o realmente faz o país andar para trás, só citando que na Finlândia não existe corrupção. No Brasil, alem da forte corrupção (independente da ideologia do partido) temos os políticos mais caros do mundo, e pagar imposto aqui não garante saúde, educação e segurança.

    • eu daqui Postado em 18/Jul/2014 às 12:01

      Aquela região ali tenta filtrar o que o socialismo e o capitalismo tem de melhor. Acho que eles tem conseguido. É como eu digo: radicalismos e extremismos seja pra um lado ou pro outro, não dão certo .

  19. Juan Postado em 08/Apr/2013 às 10:32

    E as universidades?

  20. Rodrigo Teixeira Postado em 08/Apr/2013 às 12:54

    Gente competente e bem intencionada para gerir a educação aqui no Brasil não falta. Talvez isso tenha a ver com o fato de que muito pouco desses 35% do PIB em forma de impostos, de fato chegue a outra ponta. A os esquerdolóides desinformados, a educação nos EUA é quase que 100% estatal ( com exceção do ensino superior, que ainda assim, oferece bolsas para atletas e para quem tem menores condições de pagar). Nenhum autor de respeito que defenda o liberalismo entende que as escolas também devem ser tiradas do domínio do estado. Estado mínimo não é estado nulo. Pelo contrário ! Mesmo num regime absolutamente liberal do ponto de vista econômico, educação, saúde, segurança pública, legislação e justiça continuam sendo papel do Estado. Se a iniciativa privada tomou a educação para si no Brasil. é por que o Estado foi negligente com a educação nos últimos 60 anos. Há quem alegue que a educação foi sucateada por razões políticas ( o que é uma outra discussão !), mas o fato é que foi sucateada ! Se o Estado voltar a fornecer ensino de qualidade, a classe média voltará as escolas, simples assim !

    • Heloisa Postado em 15/Mar/2014 às 22:42

      Perdão, meu caro, mas ainda em tempo de fazer uma correção: saúde nos EUA é privada, e se não tiver dinheiro pra pagar vc morre. No Brasil, o SUS , modelo de saúde universal, que atende a todos, ricos e pobres, contribuintes ou não, é um modelo de política social dos mais bem sucedidos do mundo.Até o EUA tentaram implantar um programa semelhante lá. mas o Obama não venceu a resistência dos republicanos. Quanto a educação, como não temos universidades públicas pra tantos brasileiros que agora estão chegando ao nível superior, o governo já financia hoje pelo PROUNI 35% das vagas das universidades privadas para alunos que não podem pagar. Não acho errado valorizarmos o que de bom existe em outras culturas, mas acho ruim este complexo de povo colonizado que tem os brasileiros de acharem que tudo que vem da Europa e dos EUA é melhor que o nosso.Eles também têm mazelas e nós temos muitos méritos que eles não têm. A Europa e EUA hoje têm em comum a decadência de suas economias, enquanto nós, depois de 20 anos de ditadura, e da década perdida do governo FHC, estamos navegando e surfando com sucesso nas ondas destas duas crises recentes que abalaram o mundo. Precisamos acreditar em nós mesmos, este é o primeiro passo para existir solidariedade social.

  21. Wesley Postado em 08/Apr/2013 às 18:37

    Fornecer uma educação de qualidade exige uma sociedade solidária que queira o crescimento de todos. No Brasil é a lei do "Cada um por si, e Deus por todos". Como um país onde têm uma população egoísta, passiva e que idolatra vigaristas vai crescer? Nunca! O segredo não é o regime político e nem o capitalismo e sim como a sociedade funciona. É só observar os pequenos detalhes. Por exemplo, no Brasil a população é mal educada - joga lixo no chão, fala no celular em voz alta, os mais privilegiados não ajudam os mais carentes, etc. Nos EUA as doações são quase obrigatórias, e quem não ajuda as outras pessoas, não presta serviços comunitários se torna mal visto pela sociedade. Em termos de honestidade, a cultura americana valoriza muito mais que a brasileira e por lá quem não andar na linha se dá mal, já no Brasil o que prevalece é o "jeitinho brasileiro" (termo não pejorativo para a vigarice brasileira).

  22. Kátia Araújo Postado em 10/Apr/2013 às 16:21

    Gostei!

  23. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 18/Apr/2013 às 01:00

    10 (DEZ) PASSOS DA APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO E GESTÃO Entre a Finlândia e o Piauí http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/educacao-e-gestao-10-dez-passos-da.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

  24. Carlos Postado em 26/Apr/2013 às 18:55

    Serviços como os de saúde, de educação e de transporte devem ser públicos, ao contrário do que alguns defendem no país. Porém devem ser bem administrados e de forma transparente. A administração pública gastaria o necessário e não estaria visando sempre atingir o lucro com serviços mais caros pelo menor custo possivel.

  25. Lidiane Postado em 28/Apr/2013 às 16:52

    De onde vem a riqueza da Finlândia?

  26. lafa Postado em 28/Apr/2013 às 23:15

    'Mas os neoliberais-gerenciais, privatistas, continuam a citar os EUA como modelo.' certissimo. os EUA são exemplo sim, mas de como NÃO se deve ser.

  27. Michael Ritzel Postado em 30/Apr/2013 às 00:34

    Só gostaria que fazer um adendo quanto a dois equívocos de afirmação feitos ao longo do texto que acompanha o vídeo: 1 - "Na Finlândia se incentiva a colaboração, e não a competição": O sistema econômico da Finlândia, assim como sua vizinha Suécia e que a Inglaterra tem bem próximo, é um modelo chamado "sócio liberal". Como o próprio nome diz, ainda é um sistema capitalista calçado na competição. O foco ainda é "o indivíduo". A diferença é que, neste modelo, entende-se que a responsabilidade do estado é prover condições iguais para todos. Logo, a preocupação do mesmo está calçada no bem estar da população: educação, saúde, assistência de recolocação e qualificação da mão de obra, um sistema previdenciário eficiente e etc. Diferente do que acontece no sistema liberal clássico [ou, neoclássico, se preferir chamar assim], onde o indivíduo deve "correr atrás". 2 - "Difícil o Brasil chegar perto do modelo finlandês? Quase impossível. Mas qual modelo devemos perseguir? Com certeza não pode ser o da privatização." - Durante reformulação de seu sistema econômico na década de 80, o ponto de partida para chegar onde chegou, a Finlândia fez o mesmo que a Inglaterra de Tatcher, na mesma época: privatizou as estatais que, segundo o que é pregado em qualquer modelo liberal, não devem ser de preocupação do estado. Além disso, houveram também cortes de gastos governamentais, seguindo a mesma ideia.

  28. Tania Meira Postado em 03/May/2013 às 02:32

    Existem pontos básicos que fazem toda a diferença nesse sistema educacional de sucesso: nº de alunos por professor, valorização profissional e uma sociedade com pouquíssimas mazelas. Desvendado o segredo!!

  29. Eduardo Rodrigues Vianna Postado em 09/May/2013 às 01:49

    Ei, ROBERTO FREGA. Esse teu comentário soa tão pré-adolescente, que dá vontade de morder. E tem o seguinte: a sociedade desigual na qual você se acha o máximo tem aí alguma coisa como 60 mil homicídios, por ano. Até mesmo uma molecada treinada para mandar no rebanho, como os teus filhos (coitados!), pode dançar nessa.

  30. livia Postado em 11/May/2013 às 10:51

    Estamos investindo em um sistema de ensino falido. O educador Jose Pacheco, que não usa fórmulas prontas, já anda ajudando escolas públicas (cerca de 35) a cairem fora das escolas do modelo tradicional, só que isto está sendo feito de forma cladestina, tudo para que esta escola não seja boicotada pelo governo ou até mesmo pela sociedade. E para os conservadores de plantão, temos uma péssima notícia: "Em cinco a dez anos, teremos uma grande surpresa. O Brasil está fazendo uma revolução silenciosa."( José Pacheco). O pulo do gato pra mim é admitir de vez que não precisamos desses investimentos todo em educação (desculpe heresia), já que aprendemos em qualquer lugar, desde que haja interesse em aprender. É bom saber que o investimento funciona na Finlândia, mas acredito que debate sobre o por quê esse sistema não funciona no Brasil, é uma grande perda de tempo. A discussão talvez deveria girar em torno do que vai funcionar com os recursos que temos, sem se apegar a nenhum modelo. Também concordo com o Alex, o texto é bem preconceituoso e acaba por parecer que existe só uma forma de educar.

  31. Rodrigo Pires Postado em 13/May/2013 às 18:28

    Nem percam o tempo lendo. Um texto que começa fazendo comparações de um pais do tamanho de Campinas, com EUA e Brasil, países de proporções continentais, cai totalmente em descrédito. Seja em qualquer setor público, segurança, saúde, educação... é um absurdo a comparação.

    • Franklin Weise Postado em 18/Dec/2013 às 18:53

      Rodrigo, por mais que eu admire o estado do bem-estar social nos moldes europeus, concordo contigo. Administrar qualquer serviço público é infinitamente mais fácil em países pequenos.

      • Jane Postado em 19/Dec/2013 às 04:42

        Digamos que cada um dos Estado Brasileiros adotassem as medidas usadas na Finlândia, ae poderíamos comparar?? Muitos estados do Brasil correspondem ao tamanho da Finlândia.. Se cada estado fizesse sua parte, então como um todo o Brasil teria a mesma condição da Finlândia.. Não??

    • ANTONIO CARLOS Postado em 01/Jan/2014 às 19:52

      O problema nao é o tamanho do país e sim o tamanho da corrupçao e da incompetencia de nossos politicos.Se formos justificar pelo tamanho,estaremos entao aceitando que nunca poderemos alcançar uma boa qualidade dos serviços publicos no Brasil e dando aos politicos a anuencia para continuarem com os abusos com os recursos publicos.

    • Guilherme Serra Postado em 01/Feb/2014 às 00:30

      Concordo também. Comparar um país pequeno, muito antigo e bastante homogêneo, com países jovens, de dimensões e populações continentais, e muito heterogêneos, a mim não faz sentido. De qualquer forma, fica a título de informação esses conceitos do brilhante sistema de educação finlandês - este por si próprio é digno de análise, independente de quaisquer comparações ou conclusões prontas.

    • Maria Postado em 06/May/2014 às 12:42

      Tb pensei a mesma coisa. A população da Finlândia não chega nem a 6 milhões. É menor do que de alguns estados brasileiros. Portanto, chega ser utópico querer algo semelhante, a não ser que se faça uma reforma profunda nas questões de governança. Federalização do ensino já seria uma boa alternativa. Mas duvido muito que um dia, cheguemos sequer perto desse modelo nórdico.

    • Ivana Silva Postado em 28/May/2014 às 14:50

      Acho válido que a gente leia de tudo mas, acho mais válido ainda parar pra pensar . Que mania de comparar economias/países do "tamanho de uma lentilha" com um país continental, como o Brasil. Tudo é muito lindo, romantico e funciona.... mesmo? Ñ existe nada que desabone esses países. Pq somente o Brasil deve ser "crucificado". Corrupção, suborno, má inversão de recursos...só se ve no Brasil. O brasileiro ñ tem culpa alguma? Eu vivo num país, onde a população toda , cabe no estado de SP...ñ pensem que é uma maravilha pq há muita inflação, burocracia demais, e educação ñ é superior em nada a do Brasil, a saúde deixa a desejar, e por aí vai....

  32. José Carlos Postado em 13/May/2013 às 21:08

    A carga tributária na Finlândia está em 42%. E em segundo lugar no Ranking da Educação fica a Coréia do Sul, com um sistema dos 8 primeiros anos 100% gratuitos, ensino médio 50% privado e ensino superior 100% privado.

  33. Renan Postado em 13/May/2013 às 21:44

    Tem que se tomar cuidado com essas análises. O sucesso finlandês indica muita coisa que seria considerada politicamente incorreta no Brasil. O país tem território grande e uma população menor do que a da cidade do Rio de Janeiro. O povo é de uma cultura e etnia razoavelmente uniformes (e é mantido assim!). As condições climáticas inviabilizam a vida fácil de gente que não trabalha. E por fim, que bela qualidade musical desse país... É bom ressaltar também que as condições econômicas do país não contrariam o que foi chamado de "privatista". O governo deve prover serviços básicos e promover a liberdade entre o povo. Mas aqui no Brasil, esses conceitos são sempre gravemente distorcidos e misturados de maneira errada, fazendo com que as pessoas ainda pensem nesse conceito ultrapassado de "direita" e "esquerda", e, pior, associando as características erradas a eles. E atribuem essas ideias a tudo de político que veem. Lembro que uma vez li uma notícia de que o povo de um desses países escandinavos estava lutando por mais liberdade de escolha de serviços quase sempre públicos no país. A evolução política deles é essa. Os brasileiros que se acham a elite cultural fica tentando inventar políticas inúteis ou copiar modelos estrangeiros, mas nada disso combina com o país. O que a gente precisa é de inteligência para fazer nossa própria solução. Ou você acha que a solução para 5 milhões de pessoas se aplica a 190? O verdadeiro problema do Brasil é a falta de união, falta de família nesse povo.

  34. valmir cardoso Postado em 17/May/2013 às 17:21

    Tão bom que o Brasil pelo menos sonhasse em uma educação pública de qualidade e que fosse obrigatório para todos e a Escola privada proibida assim os Gonvenantes investiam na eficiencias das instituições de ensinos.

  35. Rui Magalhães Postado em 19/May/2013 às 19:08

    A maior democracia do mundo, é a indiana, mas vejam como o povo vive. A democracia dos EUA, assenta em dois pilares políticos, os democratas e os republicanos ou seja os mais ricos e os outros. A europa tem democracias formadas por partidos corruptos, que corrompem os respectivos estados e corroem todos os alicerces das democracias. Cuba é talvez, o país com o melhor regime democrático do mundo, não fosse o embargo de 48 anos imposto pelos EUA e alguns países europeus e seria um óptimo país para viver. Embora não seja o único.

  36. Laura Postado em 19/May/2013 às 21:04

    Concordo com o Rodrigo Pires, não se pode comparar a Finlândia com menos de 6 milhões de habitantes com o Brasil ou os EUA, é absurdo! Sem dúvida a sociedade influencia e muito para o crescimento e a educação de um país e o Brasil tem muito chão para frente nesse sentido.

  37. Magno Oliveira Postado em 22/May/2013 às 18:09

    Muito boa a matéria. Entretanto é bom ressaltar que a A melhor educação do mundo é 100% estatal, gratuita e universal está em Cuba e não na Finlândia. O modelo finlandês é baseado na social democracia que não descarta a exploração de outros países para manter o status de seu país. O modelo cubano é baseado na educação popular de base socialista, o que é radicalmente diferente. Acrescente-se o fato de que Cuba é um país que não explora nenhum país, pois tudo é baseado no espírito de solidariedade entre os povos. Magno Oliveira

  38. Mary Postado em 27/May/2013 às 19:48

    Rodrigo Teixeira: " Se o Estado voltar a fornecer ensino de qualidade, a classe média voltará as escolas, simples assim !" Pronto! Esta resolvido o problema da educação brasileira e consequentemente da desigualdade social. Se as escolas públicas começarem a evoluir em sua qualidade de ensino, ao ponto de ficarem no mesmo nível ou melhores do que as particulares, em pouco tempo a classe média vai migrar para as públicas, e os pobres vão migrar para as particulares, pois como a pública será melhor, haverá uma seleção para o ingresso dos melhores alunos, que serão, adivinha? Os ricos. Um exemplo nítido é o caso das universidades públicas, como a USP, que concentra majoritariamente a elite paulistana, enquanto as particulares concentram os cidadãos comuns e menos favorecidos de ensino de base, exigido pelas instituições de ensino superior. É uma instituição pública mas, a grosso modo, pobre de escola pública não entra lá. Se você olhar para a história da educação no Brasil, verá que as primeiras escolas exigiam uma espécie de vestibular, pois era preciso ter um capital cultural, parafraseando Bordieu, para passar na prova e ter direito a educação pública de qualidade. Enquanto houver meritocracia, um dos pilares do liberalismo, falaciosamente defendido, as coisas não vão mudar, pois sempre se exigirá algo que os menos favorecidos não conseguem alcançar para se ter o direito de ter direito.

    • Renato Postado em 05/Nov/2013 às 18:19

      O que eu vejo os liberais defenderem, tanto o Rodrigo quanto vários outros, é uma educação BÁSICA 100% estatal e de alta qualidade, de maneira a equilibrar as oportunidades entre as pessoas, independente da classe social, bem como acontece na muito bem citada pelo artigo, a Finlândia. Nesse contexto, seguramente não haveria êxodo dos pobres para outras escolas, não haveriam outras escolas. Entendeu agora?

  39. isaias Postado em 28/May/2013 às 20:20

    Só faltou citar que a Finândia gasta menos que a maioria dos paises desenvolvidos em porcentual do PIB e tambem tem menor carga horaria. E sempre esquecemos de citar os fatores que vem de berço, creio que esse seja o grande diferencial.

  40. Inapaz Postado em 28/May/2013 às 22:12

    Às vezes penso que nosso povo perdeu a memória. Nosso ensino público era muito bom. Tão bom, que as famílias de melhor poder aquisitivo mentiam a renda e usavam de meios heterodoxos para colocar seus bem nascidos filhos nas escolas públicas que, até os anos 70, eram destinadas a quem não podia pagar uma particular. Embora eu fosse criança, ainda lembro de conhecidos que se vangloriavam de terem conseguido "colocar" seus filhos numa escola estadual, pois era sinônimo de garantir um bom ensino. Já as escolas particulares, contavam-se nos dedos as de qualidade. O golpe de 64 e a posterior reforma de ensino de 1972 vieram a garantir o sucateamento do ensino público, destinando-o ao populacho, que serviria de mão de obra barata para a elite, que seria formada nas escolas particulares, daqueles que poderiam pagar por um ensino melhor, feito para formar as cabeças pensantes do país. Acabou-se, então, o "ensino científico" e veio o ensino técnico, retirando do ensino público matérias como filosofia, música, artes, e por aí vai. Quem estiver desmemoriado, que vá pesquisar, pois há material farto, na internet. Aliás, boa parte dos que estão aí, reclamando que têm de pagar pelo ensino, e que a escola pública deveria ser melhor, provavelmente são filhos de famílias que apoiaram o golpe que acabou com o ensino público no Brasil. Consertar esse estrago leva tempo, senhoras e senhores da classe média.

    • Franklin Weise Postado em 18/Dec/2013 às 18:57

      Eu era muito novo na época, mas se conta que, a despeito da boa qualidade, o ensino público pré-golpe não era universal. Havia uma enorme fatia da população que não freqüentava a escola. Optou-se por universalizar o acesso à escola, mas não conseguiram manter o bom nível de antes. Uma pena.

  41. Allander Postado em 29/May/2013 às 08:48

    O texto está correto quando fala do sistema totalmente público de educação, mas peca por passar a idéia de que o sistema econômico deles é menos capitalista do que o nosso, e não houve competição liberal entre as empresas privadas de lá por mercados no mundo inteiro...O país é o quarto no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial http://www3.weforum.org/docs/WEF_GCR_CompetitivenessIndexRanking_2011-12.pdf E a carga tributária só é elevada em cima da renda, e não do comércio....mas o fato é que o mundo tem muito o que aprender com o modelo deles

  42. Carlooos Postado em 01/Jun/2013 às 18:39

    Roberto Frega, em 5 de abril de 2013 às 12:01 disse: Podem continuar aí estatizando o seu ensino. EU vou continuar colocando meus filhos nas melhores escolas e vou continuar pagando pelo melhor para a minha família. E também vou continuar competindo. Esta é a diferença entre líderes e rebanhos. Enquanto eu chefio vocês se contentam com a sua ‘igualdade’. Vc manda em que, mesmo? Não me lembro de ter ouvido seu nome como merda nenhuma, até ler sua opinião de merda.

  43. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 02/Jun/2013 às 07:10

    LUTA CONTRA A DITADURA NÃO TEVE O FINAL ESPERADO http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/luta-contra-ditadura-nao-teve-o-final.html?spref=fb

  44. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 02/Jun/2013 às 07:14

    CONTRATAÇÃO DOS MÉDICOS CUBANOS: O QUE HÁ POR TRÁS DISSO? http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/05/contratacao-dos-medicos-cubanos-o-que.html

  45. Samuel Postado em 05/Jun/2013 às 01:15

    Alguém sabe me dizer se os hospitais escandinavos ou Finlandeses também são 100% estatais e públicos ? Obrigado

    • Eleonora Goncalves Postado em 26/Apr/2014 às 03:35

      Moro na Suécia, pago um preço de 350 koroas sueca por uma consulta médica mas todos exames que preciso fazer estão incluídos nesse valor. Se vc for ao medico 10 vezes ao ano recebe o frikort läkabesök, que é como um passe livre. Esse passe livre vale por um ano.

  46. Giseli Postado em 06/Jun/2013 às 14:03

    Em termos de comparação geografica é realmente um absurdo.. Mas não da pra entender como um País como o nosso enquanto uns tem tanto que joga tudo no lixo , outros não tem nada. O problema está na desigualdade social, concordo com tudo o que Wesley disse.

  47. Pedro Postado em 08/Jun/2013 às 13:23

    Peraí, vamos pensar um pouco... Em TODOS os países que eu já ouvi falar o ensino privado é MELHOR que o público, isso é um FATO INEGÁVEL. As faculdades de nível superior não contam pois tem o vestibular que só deixa entrar os melhores alunos, mas com as cotas deve piorar, não se preocupem, vamos cair de nível, mas isso é outra história... Daí pegam um país, onde TODO o ensino é estatizado e mostram que ele é melhor que os OUTROS países. Mas nesse país, Finlândia, não existem escolas particulares para que se possa comparar as escolas públicas da Finlândia com as escolas privadas da Finlândia. E daí querem usar essa informação como argumento para estatizar todo o ensino aqui? Não me adimira que o Brasil esteja mal nesse ranking. É como se fosse sabido que todas as pessoas que caem do quarto andar morrem. Daí uma pessoa cai do quarto andar, na Finlândia, e não morre, pronto, nosso objetivo é lutar por um mundo onde todos que caiam do quarto andar não morram. E para conseguir isso vamos empurrar todo mundo do quarto andar. Genial. Essa capacidade de tirar conclusões apressadas me deixa estupefato!!! Para quem não gosta de tirar conclusões apressadas seguem alguns argumentos sobre o porque o ensino público da Finlândia ser melhor do que no resto do mundo: http://finnish-and-pisa.blogspot.com.br/ E não me venha reclamar que está em ingles, se você não sabe inglês então teria dificuldade pra entender mesmo que estivesse em português. Ah, e mesmo que na Finlândia tivessem escolas públicas e privadas, o que não é o caso, e as escolas públicas fossem melhor que as privadas seria burrice concluir à partir de uma exceção que o ensino público é superior. Seria necessário entender todos os fatores envolvidos pra descobrir porque ocorreu algo tão excepcional. Isso me lembra outra coisa, houve uma época no Brasil em que o ensino médio era bem melhor, bom não era porque o governo era melhor, era porque, dentre outros fatores menos relevantes, tinham menos vagas e uma prova que permitia somente os MELHORES entrarem para o ensino médio. E não existia aprovação automática. Essa coisa da aprovação automática é um grande responsável pela piora continua do ensino, tem muitos outros fatores é claro, mas esse é um dos mais relevantes. Se o aluno que não estuda NADA, passa, que estímulo ele vai ter pra estudar? Isso mesmo, nenhum! E lembrando que, NADA É DE GRAÇA, então qual a lógia de pagar pro governo prover ensino quando se pode pagar diretamente para uma escola. Qual o sentido de colocar o governo como intermediário se ele não é necessário? Só pode ser burrice isso. Finalmente, a coisa mais importante do mundo não é "educação" ninguém morre sem educação. A coisa mais importante do mundo é COMIDA, todo mundo morre sem COMIDA. E como é sabido, em todos os países onde foi estatizada a produção e distribuição de COMIDA milhões morreram de fome. Logo não entendo essa maluquice de que "se é algo importante é o governo que tem que nos dar com os impostos que pagamos" se sempre que o governo se mete vira lixo, além dele ser um intermediário desnecessário. Daí vem retardados dizer que 50% de impostos é aceitável se tiver retorno... pra que pagar pro governo que vai apenas contratar pessoas pra te dar o que você quer se você pode pagar diretamente à essas pessoas? Pra ficar mais caro né, só pode... É por isso que o Brasil é terceiro mundo. Se a Finlândia privatizar o ensino pode deixar Hong Kong comer poeira!!!

  48. Maluco Beleza Postado em 23/Jun/2013 às 23:51

    kkkkkkkk rindo do comentario infeliz do nosso amigo que disse "Aqui no Brasil podemos ter esse tipo de educação, pois temos satélite em conjunto coma China. Ai resolveria a questão da internet 0800" 1- o fato de ter algum satelite junto com outro pais não muda em nada a educação.. 2- vc mesmo se mostra ignorante, pois não sabe o que está falando, internet não vem via satelite, bom na verdade até existe empresas que prestam tal serviço, mais a conexão é lenta e o preço é absurdo (chega a ultrapassar os r$ 1000), a INTERNET é 99,9999999...% interligada mundialmente por CABOS, e sim eles passam por debaixo dos oceanos... conectando backbones e DNS servers ... no demias vc está correto, apesar que ja temos motor movido á agua... porjeto engavetado em algum lugar do mundo, afinal.. imagine, o petroleo enriquecendo inumeros monopolista, e de repende não é mais util ...

  49. Postado em 29/Jun/2013 às 22:04

    Atribuo o sucesso da Finlândia ao bom uso dos impostos (o país menos corrupto) e a economia liberalizada desde os anos 80, com forte desregulamentação de mercado e uso eficiente do dinheiro.

  50. Fernando Postado em 14/Jul/2013 às 10:14

    Roberto Frega fez o comentário mais nojento que eu já li na vida. A reportagem mostra um exemplo de vida e esse indivíduo mostrou um exemplo de ignorância completa. Parabéns pela Finlândia pela educação nota 10 e espero que um dia o Brasil chegue lá (se esse povo acordar de vez).

  51. Madleine Kreilgaard Postado em 15/Jul/2013 às 02:25

    Também o pais com o maior índice de suicídio , será que e por falta de meta na vida. Onde o governo se responsabiliza por tudo enquanto vc trabalha e paga sua parte? Vivo na Dinamarca a mais de 15 anos, trabalho pro estado. E a Escandinávia toda tem o mesmo regime!!!

  52. estadista mongo Postado em 12/Aug/2013 às 09:39

    Falar em Finlândia - o 16º país mais liberal do mundo, que gasta apenas 5,9% do PIB em educação - comparar este com EUA e Brasil, e, ainda por cima, fazer isso criticando o neoliberalismo, chega a ser cômico.

  53. Rafael Moretti Postado em 17/Aug/2013 às 14:08

    Falando em Escandinávia... Parabéns aos finlandeses. Sério. Mas o melhor ensino SUPERIOR do mundo ainda é o americano (Liberal/Privado), basta ver quantos Prêmios Nobel os EUA ganharam (338, o que mais venceu: 39, 62% de todos os prêmios dados até hoje; quase METADE do total.) em comparação com a Finlândia (4). http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_country

  54. Renato Postado em 24/Aug/2013 às 18:26

    O que é isso Roberto Frega? Existe sempre um momento que refletimos sobre o que falamos, não somos o dono da verdade. Respeito o seu ponto de vista, mas "cá prá nós", você pode estar pegando a contra mão da discussão sobre educação no Brasil.

  55. Derli Macagnan Postado em 30/Aug/2013 às 14:31

    Nao importa o quanto se gasta em educacao, e sim como se gasta,qual o efeito produzido

  56. Alessandra Postado em 11/Sep/2013 às 19:51

    O povo paga 50% de tributos e falam que o ensino é "gratuito". Não teria lógica ter uma carga tributária tao alta e ainda ter plano de saúde e ensino particulares, por exemplo. Mas aí já começarão as comparações com o Brasil.......

  57. Lolo Postado em 20/Sep/2013 às 21:47

    No Brasil não se investe, nem se ouve o apelo das professoras (somos 84% de mulheres em sala de aula no Estado de Goiás) E simplesmente não temos poder nenhum em sala de aula: NÃO ENSINAMOS O QUE APRENDEMOS NA FACULDADE, nem o que as crianças precisam saber, pq recebemos ordens expressas para: 1. Aprovar todo mundo. (isso aumenta o gráfico da escola e reduz custos com repetições de séries) 2.Ensinar um currículo confuso e padronizado; As escolas tem fiscais que vigiam se os professores estão obedecendo. Não temos tempo para orientação, nem reforço; nem espaço para projetos, ou atividades práticas como demonstrado. Sem contar a quantidade de exames e avaliações, mal conseguimos aplicar o conteúdo. Sou professora de Inglês da Rede Pública, trabalho com ensino médio, entro em cada turma - com 51 alunos - 4x por mês em aulas de 45 min e preciso aplicar 2 avaliações. Ou seja, tenho duas aulas para passar conteúdo e exercício, 1 aula pra corrigir e logo em seguida, prova. Desses 45 min. gasto de 10 a 15 para organizar a sala, depois mais 5 pra fazer a chamada. Sobro com 20 min. Ou seja, tenho 1 hora por mês de aula. Acreditam que os vestibulanos tem 1h/a de Inglês a cada 30 dias? lamentável : (

  58. Danilo Postado em 27/Sep/2013 às 11:16

    Mas uma vez uma idéia bacana que no Brasil não daria certo, não importa se pagarmos 25%, 45% ou 90% de impostos, o problema é que sabemos que esse dinheiro não irá retornar para gente. Antes de pensarmos em qualquer modelo novo de educação ( O da Filandia me pareceu bem legal) temos quete corrigir o problema da corrupção no país. Podemos aplicar as melhores projetos sociais desenvolvidos no mundo, quando chegar no Brasil irá falhar até resolvermos os nossos. Se o meu imposto resultar em uma educação estou disposto a pagar, mas no momento não sinto confiança nenhuma em investir um sistema corrupto.

  59. Almeida Júnior-Itajubá-MG Postado em 07/Nov/2013 às 20:09

    Muita coisa que foi descrita aqui tem um fundo de verdade.Realmente,o nosso maior desgosto é a CORRUPÇÃO. Quando se fala: gasto em educação,não é verdadeiro.Porque erm educação é INVESTIMENTO.No Brasil existem bons professores e boas escolas sim.O que falta é,sem sombra de dúvida,melhor remuneração aos mestres e respeito...

  60. Walnice Reis Postado em 13/Dec/2013 às 21:16

    É louvável a educação na Filandia embora seja um país pequenino, do tamnho de uma cidade brasileira. Se implantassem esse tipo de educação aqui no Brasil, tenham certeza que as portas da maioria das escolas fechariam. Porque tem que haver um querer, empenho, determinação, vontade de crescer, para depois colher os frutos dessa dedicação. Isso envolve a família, que hoje desetruturada não cobra de seu filho um empenho maior. O que observo enquanto educadora é que os estudantes brasileiros e seus genitores (sem generalizar), estão mais interessados em diversão e jeitinho brasileiro do que nos estudos. Há muitas escolas boas de 1º e 2º gráus, escolas profissionalizantes, cursos gratuitos e até universidades pública e Federal. Porém os possíveis estudantes quando estudam, tratam a instituição e o corpo docente de forma desrespeitosa, ameaçadora...não dão importância aos estudos, tendo os governantes de fechar unidades escolares por falta de alunos. Se esses jovens procurarem em 1º lugar buscar a presença de DEUS e unir esforços para terem um futuro melhor, certamente o sistema os absorvirão e eles terão professores e governanantes a altura. As crianças, adolescentes e até jovens, não têm objetivos, não sabem que profissão seguir. Querem ser dançarinos, cantores, jogadores de futebol...coisas superfluas que não os levrão a nada, a não ser a depressão, prostituição e até a morte. Milhares de jovens estão morrendo, não por falta de políticas públicas, mas porque querem tudo fácil. Nossas leis arcaicas ainda colaboram para esse caos. Se os próprios educandos e seus familiares não buscarem Enquanto eles buscarem sucesso, felicidade e satisfação financeira em banalidades e não na fé, educação,honestidade, esforço e dedicação, podem implantar a melhor educação do mundo que não funcionará.

  61. Leonardo Postado em 18/Dec/2013 às 16:46

    O autor simplesmente ignora a dívida per capita da Finlândia e o envelhecimento da população aliado a uma política de previdência social a cada dia mais insustentável. É um sistema cada dia menos sustentável. É como acordar de manhã cedo, indisposto para ir ao trabalho e, ao sair de casa, ver o vizinho sentado na porta de casa, de chapéu, óculos escuros, charuto, whiskey... enfim, curtindo a vida. É claro que na hora, vai bater aquela inveja do vizinho, que tem tudo sem trabalhar. Mas no fundo, sabemos que uma hora a farra dele vai acabar, já que ele está se endividando cada vez mais, uma hora os cartões de crédito não suportam mais.

  62. Jeremias Postado em 18/Dec/2013 às 17:39

    Esse modelo só funciona em lugares onde faz muito frio, as pessoas ficam mais tempo em casa estudando, lendo, trabalhando, se educando. Aqui no país do Sol escaldante, só putaria, mulheres de biquini ganhando dinheiro fácil e homens gastando tudo com elas. Eu sou um deles (fui um deles, acabou o dinheiro).

  63. camilo Postado em 18/Dec/2013 às 18:23

    Acho que no caso brasileiro há uma falta de cultura em esudar. O que predomina na visão não só dos governantes, mas principalmente das pessoas é aquela escola assistencialista e responsável inteiramente pela educação e formação do aluno. Os pais não se sentem agentes da educação do filho, acham que isso é somente dever do professor. Assim, o aluno, grosso modo, não é cobrado, ajudado e incentivado em casa a estudar. Acha que o tempo de estudar é aquele compreendido pelo horário escolar, que no nosso país é de 5h por dia.

  64. Érico Bezerra Postado em 19/Dec/2013 às 03:48

    Fico pensando, se implantassem esse modelo aqui, a mídia e todos os ignorantes que não pensam diriam que somos socialistas... que temos impostos demais... "que não é justo pagar pelo bem estar de todos os que não trabalharam para merecer..." Só que quando é na Finlândia tá tudo bem... "deveríamos ser como eles...".. Eu acho que deveríamos fazer o mesmo: Só escolas públicas, saúde pública universal, (ao contrário dos EUA onde vc TEM que ter um plano) e carga tributária de 50%.... Alguém aí concorda? ou só vão ficar na demagogia? defendendo os interesses de uma classe sobre as outras???

  65. Jane Postado em 19/Dec/2013 às 04:36

    Estou assistindo os primeiros 10 min do vídeo ainda, mas uma coisa muito importante me veio a mente: Com tanto estudo e educação, com todos aspirando uma boa formação educacional, que seriam os "operários", quem lavaria os banheiros, varreria as ruas? Quem faz os trabalhos manuais "pesados" já que todos querem trabalhos mais intelectuais ou pelo menos ninguém até o momento do vídeo disse querer ser motorista de taxi ou camareira?? Não quero que me entendam mal, afinal acho que educação, conhecimento é prazerosamente bem vindo em qualquer profissão.. Mas seriam "quaisquer" profissões tão bem renomeadas a ponto de se formar numa universidade para trabalhar de faxineira? Meu comentário nao é uma critica, é apenas pq com a visão única que tenho, a única experiência, é aqui no Brasil, então fica complicado entender como seria essa visão num pais onde todos tem realmente formação e educação..

  66. brasileiro revoltado Postado em 26/Dec/2013 às 21:33

    Mas aqui no Brasil o povo é burro e gosta de sofrer. A corrupção está no sangue dessa gente. Eles preferem votar em um político corrupto que foi cassado pela justiça eleitoral, preso pela PF e responde a mil processos por que lhe promete uma bolsa família, um saco de cimento ou uma dentadura nova do que votar em alguém que vai fazer uma boa administração. O brasil NUNCA VAI SER PRIMEIRO MUNDO ! Nasceu prá ser gentinha.

  67. manu Postado em 29/Dec/2013 às 09:11

    O erro está em dizer que precisa ser discutido com os educadores e interessados na educação. Se tratando de brasil (sim com letra minúscula) o interesse tem que ser amplificado até o governo e toda a camada da população. E quando digo governo, estou me referindo a mídia, meios de comunicação, a elite aos políticos, É uma discussão em todas as esferas políticas, que infelizmente, só fica preso na educação. Ninguém nesse país se interessa por esse tipo de assunto, o governo que quer uma massa de manopla e a população que por falta de ensino está alienada e não ver outra coisa senão as defecações que a mídia lhe oferece.

  68. Nicolau Postado em 06/Jan/2014 às 18:43

    O que você quer onde o Zé Povão vota num molusco Analfabeto e Cachaçeiro que nunca estudou nem trabalhou! O que você quer onde os vagabundos corruptos socialistas do PT e do Mensalão roubam o povão, e o povão gosta e fica calado, só reage para futebol! O que você quer quando ninguem protesta contra o Mensalão, mas na parada gay em São Paulo sairam nas ruas mais de 3 Milhões de Pederastas!

    • Ricardo Postado em 24/Feb/2014 às 23:28

      Reaça detected... Modo de não perder tempo: parar de ler qdo escreve "Zé Povão", afinal de contas o ilustre, iluminado e "diferenciado" comentarista já definiu bem o seu pensamento qto a maioria. Nicolalau: o Zé Povão é a maioria e vai eleger sempre quem for melhor p/ governar. Prefiro uma língua presa, cometendo verdadeiros crimes contra a língua portuguesa, do que o anterior, cheio de doutorados em universidades de ponta em terras gringas, mas que só fez besteira no país. Os corruptos devem ser presos, sua associação infeliz c/ socialistas é que é de dar pena de uma ignorância tão grande. Mensalão bom mesmo é o dos tucanos, que estão sendo cobrados em alguns BILHÕES de desvios, ou bom mesmo é o tucano envolvido c/ tráfico de drogas e seus 450 kg de cocaína em MG. P/ estes, todos estudados e c/ discurso erudito, vc bate palmas, né, Santa Esperteza? Mostra melhor ainda a sua "intelijênça" ao classificar homossexuais de "pederastas" (aposto que vc nem sabe o que significa). Primeiro, a Parada Gay é p/ todos que estão despidos de preconceito, sendo ou não homossexual. Segundo, pederasta pior é o senhor c/ este pensamento preconceituoso e reacionário, pq são pessoas como o senhor que incentivam a violência contra homossexuais.

  69. Claudia Guedes Postado em 10/Jan/2014 às 08:30

    Comparar não adianta e muito menos culpar os EUA pelo modelo que seguimos. O problema maior da precária educação no Brasil é a corrupção: a falta de responsabilidade com a popula;cão.

  70. Roger Postado em 10/Jan/2014 às 13:26

    ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL : é este o sistema político nos países Escandinavos.É esse o modelo que nós precisamos seguir. Jamais o modelo americano. E dizer que esse sistema não pode ser aplicado em paises grandes é Falácia. Somando toda a Escandinávia dá quase 1milhão e 500 mil quilometros quadrados: uma área maior que a França,Itália , Inglaterra e Alemanha somadas. O que eles tem é uma reduzida população conseguida com um inteligente controle de natalidade o que nós ,mais uma vez, podemos aprender com eles.

  71. Thiago Teixeira Postado em 15/Feb/2014 às 12:14

    O que arrebenta o país é a sonegação fiscal. O babaca gasta milhares de reais num camarote e durante seu expediente faz de tudo para burlar o sistema como já ouvi diversas vezes a expressão: "Acha que sou otário? Vou dar meu dinheiro para o Lula? Nem a pau."

    • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 15:00

      O que arrebenta também é coitadismo e cotas dar mais ibope do que educação, estudo e outros esforços.

  72. Georges Luiz Segundo Postado em 21/Feb/2014 às 03:30

    Essa foi a mais alta demonstração de dignidade humana que já vi na vida. Eu nunca perdi a fé no ser humano, eu sempre acreditei na grandeza de meu povo, mas agora eu tenho certeza, aquela que só um coração apaixonado conhece e sente, que meu amado Brasil tem futuro. Agora a grandeza espiritual de meu povo não é mais uma possibilidade, é um Destino. Muito obrigado por me devolver meu Sonho. Amém. Não se trata de educar para a revolução, EDUCAÇÃO É A REVOLUÇÃO. Hare Krishna!

  73. Víctor Marcelino Postado em 14/Mar/2014 às 12:45

    Sabe quando o Brasil chegará ao nível de ensino dos escandinavos?? NUNCA!!! Aqui, o importante é copa do mundo, carnaval e bolsa putaria!!! Estamos a anos-luz de um ensino de excelência, mas ninguém dá bola pra isso mesmo...

  74. Diogo Postado em 20/Mar/2014 às 16:42

    A melhor educação do mundo é de um país europeu (branco). Nem adianta xingar a Finlândia pois esta nunca teve colônias.

    • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 14:58

      Talvez ajude a aducação finlandesa o fato dos finlandeses quererem ser educados e gostarem de estudar

  75. Vanina Postado em 15/Apr/2014 às 10:02

    Correcão: A Finlândia NÃO É UM PAIS ESCANDINAVO (geograficamente), mas junto com os escandinavos, é um país NÓRDICO.

  76. docarmojoaquim@gmail.com Postado em 15/Apr/2014 às 20:13

    Alguem tem ai este documento-artigo, video revista ou etc- que fala a melhor educação no mundo é a Finlandia e não do Estados Unidos da America - EUA. por favor mande para mim: Joaquim do Carmo Belo por meio de meu endereço eletronico: DOCARMOJOAQUIM@GMAIL.COM ( tudo em letra minuscula) Joaquim Belo

  77. Letícia Vilarinho Ribeiro Postado em 17/Apr/2014 às 16:14

    O modelo finlandÊs é perfeito! porém aqui no Brasil é impossível de dar certo, já vivemos no sistema capitalista educacional desde seu primórdio, além de que com a corrupção que temos na direção, não podemos nem querer imaginar contarmos com o apoio total do governo para com o reconhecimento dos profissionais da educação nem mesmo com os serviços a parte prestados para os alunos, tais como saúde médica e odontológica por exemplo, isso é só uma justificativa que o governo pode colocar na mídia para justificar um aumento de imposto e consequentemente do PIB e o reparo mesmo que é bom não iria acorrer! Se não chegamos perto nem da educação de boa qualidade de Cuba a da Finlândia é incogitável!!!

  78. Daisy Postado em 09/May/2014 às 16:41

    Acerca da seguinte informação:"A carga tributária na Finlândia é de cerca de 50% do PIB. (No México, é 20%. No Brasil, 35%.)", parece que no Brasil não são investidos 35% do PIB. O documento do PNE coloca que deveriam ser investidos 10%, mas parece que não está sendo colocado em prática.

  79. Matthaus Postado em 14/May/2014 às 00:49

    Sim. E é por isso que a Finlândia é o país mais rico do mundo e com os melhores índices de inovação! Por favor caros colegas, acreditar que o melhor sistema de educação é aquele regido pelo Estado, é acreditar em "satu" - como diria meu professor de economia aqui em Helsinki. Como diria Milton Friedman, quando o Estado usa o dinheiro dos contribuintes para transformá-lo em benefícios para estes, temos aí a pior forma possível da utilização de dinheiro. Um sistema de vouchers funcionaria de maneira muito mais eficiente, onde o Estado fornece "vales" para toda a população. Estes vouchers, então, seriam usados pelos responsáveis dos alunos para pagar às escolas privadas. As escolas estatais seriam, portanto, banidas. Se abrirmos as portas para o livre mercado, a vida dos cidadãos seria muito melhor! Acordem e reflitam! Abs, Liberal escandinavo Mais Mises, menos Marx!

  80. Danilo Henrique Postado em 16/Jun/2014 às 13:56

    Esse texto abaixo explica bem o sucesso finlandês: http://www.cadec.com.br/component/content/article/45/92-a-educacao-na-finlandia-e-na-suecia-e-as-razoes-do-sucesso-na-avaliacao-do-pisa.html AUTONOMIA

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