Redação Pragmatismo
EUA 17/Abr/2013 às 10:18 COMENTÁRIOS
EUA

Greve de fome em Guantánamo: "não comerei até que devolvam minha dignidade"

Publicado em 17 Abr, 2013 às 10h18

"Não comerei até que devolvam minha dignidade", diz preso de Guantánamo. Em fim de semana marcado por violência, polícia entra em confronto com detentos em greve de fome

O último fim de semana foi marcado por violência e apreensão frente à greve de fome adotada por um grupo de detentos na prisão norte-americana de Guantánamo, em Cuba.

guantánamo greve de fome

Norte-americanos protestam contra a manutenção da prisão de Guantánamo (Foto: AFP)

Os abusos policiais somados às más condições sociais em que vivem os presos resultaram em um confronto no último sábado. Segundo informações do Pentágono, militares norte-americanos dispararam armas de efeito moral contras os prisioneiros.

O objetivo da ação policial era isolar do convívio comum os que se encontravam em greve de fome, para colocá-los em celas solitárias. A medida, e também a forma agressiva como os militares abordaram os detentos, já fragilizados pela fome, causaram repúdio entre os demais detentos, que partiram para o confronto com os norte-americanos.

A edição desta segunda-feira do jornal The New York Times  publicou um relato dramático de um dos detentos.

“Estou em greve de fome desde o dia 10 de fevereiro e perdi cerca de 15 quilos. Não vou comer até que devolvam minha dignidade. Estou em Guantánamo por 11 anos e três meses e nunca fui julgado ou acusado por nenhum crime. Disseram que eu era um guarda de Osama bin Laden. E apenas isso”, afirma um detento de 35 anos que foi preso no Afeganistão por suspeita ligação com os ataques de 11 de setembro.

Leia também

Segundo o relato, oficiais norte-americanos amarram os detentos em camas dentro da prisão e injetaram soro fisiológico à força. “Fiquei amarrado à cama por 26 horas sem poder ir ao banheiro. Me colocaram um catéter, que foi doloroso, degradante e desnecessário”, afirmou.

Segundo informações do jornal espanhol El Mundo, os incidentes aconteceram no pavilhão 6 de Guantánamo, local onde 50 dos 130 presos estão locados. Segundo uma fonte do Pentágono que pediu sigilo, 41 detentos estão em greve de fome e 11 desses tem sido alimentados à força com soros.

Muitos deles não se alimentam há mais de dois meses em protesto contra os abusos praticados pelos militares. A informação partiu de advogados dos prisioneiros, que alertam para a precariedade da saúde deles, classificada de “extremamente grave”.

Dodô Calixto, Opera Mundi

Recomendações

COMENTÁRIOS