Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Homofobia 26/Apr/2013 às 11:28
39
Comentários

Norte-americanos financiam ódio a homossexuais na África, revela documentário

O conservadorismo norte-americano encontrou terreno fértil na sofrida África para espalhar o preconceito. Não deixe de assistir ao documentário, The Gospel of Intolerance, publicado no site do New York Times. Está legendado em português. É simplesmente assustador

Cynara Menezes, em seu blog

homossexual áfrica

Patrick, ativista gay em Uganda. O jovem arrisca a própria vida ao revelar seu rosto e sua orientação sexual. Neste momento tramita uma lei que condena à morte quem mantém relação com pessoas do mesmo sexo. (Foto: Hernán Zin/El Pais)

Jesus Cristo disse: “Amai ao próximo como a ti mesmo”. Esta frase, por si só, demonstra o absurdo que é pessoas auto-denominadas cristãs basearem sua conduta na intolerância. É incoerente com as palavras de Cristo, que foi capaz de defender uma prostituta de ser apedrejada, ser preconceituoso. Cristãos não apedrejam. Acolhem. Respeitam.

Estamos, neste momento, em nosso país, caminhando sobre terreno perigoso. Pastores ambiciosos que pouco se preocupam legitimamente com o bem-estar dos fiéis, usam de ideias medievais para aumentar o seu rebanho. Querem convencer as pessoas que é pecado ser gay, embora muitos religiosos, inclusive evangélicos, contestem essa afirmação.

É muito preocupante. Se esta concepção vingar, estes pastores terão plantado a semente da discórdia no seio familiar. Será pai contra filho, irmão contra irmão. Nada mais anticristão.

Roger Ross Williams, um cineasta novaiorquino, ele mesmo vítima de preconceito da igreja protestante que sempre frequentou por ser gay, fez uma descoberta aterradora: dinheiro doado por evangélicos norte-americanos está sendo utilizado por fundamentalistas para semear a intolerância contra homossexuais nos países africanos.

A situação já é gravíssima em Uganda, onde pode ser aprovada dentro de poucas semanas uma lei anti-gay que prevê até mesmo a pena de morte para quem se relacionar com pessoas do mesmo sexo. Os políticos são pressionados a todo momento pelos pastores evangélicos pela aprovação do projeto (isso faz você lembrar de alguma coisa?).

O conservadorismo norte-americano encontrou terreno fértil na sofrida África para espalhar o preconceito. Eu pergunto a você, cristão evangélico: você quer este destino para o Brasil? O que é mais importante: a mensagem amorosa de Jesus ou a do intolerante pastor de sua igreja? De que maneira você quer olhar para seu irmão, irmã, filho, filha, amigo, amiga? Com ódio ou com amor? Não se permita ser manipulado. Abra o olho. Ao mesmo tempo que se enchem de dinheiro (inclusive o seu), muitos destes pastores estão orientando seus passos não para o caminho do bem, mas por um caminho sem volta. A reação tem que vir de todos, mas principalmente de você.

Leia também

Não deixe de assistir (vídeo abaixo) ao documentário de Williams, The Gospel of Intolerance, publicado no site do New York Times no início do ano. Está legendado em português. É simplesmente assustador.

Recomendados para você

Comentários

  1. ANTONIO TADEU Postado em 26/Apr/2013 às 13:13

    Uma perguntinha:Se os EUA financia religiosos do continente africano, por que não estaria financiando também os religiosos aqui do Brasil?

    • Aldebaran Postado em 28/Nov/2013 às 14:02

      Porque onde há mais pobreza a mais ignorância. E a ignorância é o solo mais fértil à religião.

    • Eu disse Postado em 26/Feb/2014 às 11:02

      Por que eles estão se aproveitando que o país é homofóbico e querem a todo custo piorar mais a ainda situação;aqui no Brasil ,em comparação com o Uganda,a tolerância a homossexuais está a anos luz da tolerância de Uganda.

  2. Carolina Postado em 26/Apr/2013 às 13:29

    Isso é uma invasão, com as piores intenções que se pode imaginar... é realmente assustador, principalmente o finalzinho em que um pastor pergunta quem está disposto a assassinar homossexuais... triste!

  3. Lee Postado em 26/Apr/2013 às 13:36

    Uma perguntinha:Se os EUA financia religiosos do continente africano, por que não estaria financiando também os religiosos aqui do Brasil? Financiam. Procure sobre os documentos de Santa Fé. O financiamento de grupos religiosos pentecostais faz parte de uma estratégia maior, de dominação cultural e ideológica nos países que estão no quintal dos EUA.

  4. Nick Postado em 26/Apr/2013 às 14:17

    Se existe "demônio" ele é chamado de ser humano...

  5. Jean Postado em 26/Apr/2013 às 14:35

    Infelizmente, essa é a realidade. Sou cristão, mas tenho amigos homossexuais. Se você me perguntar se eu considero natural o comportamento homossexual, eu vou dizer que não, mas isso é só uma opinião, aliás, a minha opinião e não a de algum pastor. Porque, como você mesmo disse, ser cristão é amar, aceitar as diferenças. Isto é liberdade! Eu poder praticar a minha fé respeitando as escolhas dos homossexuais, e eles poderem ser quem são ou querem ser, respeitando a minha fé. Bem diferente da guerra promovida pelos atuais líderes religiosos.

  6. j. santanna Postado em 26/Apr/2013 às 14:51

    Palavras do próprio Jesus (segundo a Bíblia, é claro): "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada./Pois vim causar divisão entre o filho e seu pai, entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra,/ assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa." (Mt 10:34-6) Portanto, o segundo parágrafo deveria ser rescrito assim: É muito preocupante. Se esta concepção vingar, estes pastores terão plantado a semente da discórdia no seio familiar. Será pai contra filho, irmão contra irmão. MAIS CRISTÃO IMPOSSÍVEL."

    • Marcelo Postado em 28/Nov/2013 às 10:39

      Samanta... Samanta... Você já leu a Bíblia? Tenho certeza que não. Prefiro acreditar nisto do que pensar que você é meramente burra! Então, é melhor eu explicar meu ponto de vista! Se você quer seguir este livro "ao pé da letra" deveria ficar calada e restringirsse a insignificância e mediocridade que ele destina as mulheres. Eu sou feministas, um homem feministas, por isto acredito que não podemos aceitar um livro que defende o machismo, o racismo, a homofobia, o genocídio e tantos outros preconceitos.... Então Cale-se e cubra-se com o véu fica mais bonito e não corre o risco de ser chamada de ignorante! #ficaadica

  7. elias freitas Postado em 26/Apr/2013 às 15:20

    o esquerdistas gays de plantão.pastores não são burros.se gays hoje estão em franca expansão social,têm articulação política e,em boa parte,pertencem a classe b para cima;não é de se esperar que os gays sejam benvindos de braços abertos em suas igrejas,caça-níqueis?acordem.para dizer que a prática homossexual é pecaminosa,se paga caro hoje nesse país.quem realmente crê na bíblia,sabe que isso é reprovado por Deus.e,por essa causa,ama aos homossexuais,enquanto pessoas,por conseguinte,o próximo,porém,reprovam(pq a Bíblia reprova)suas práticas.É difícil entender isso?Gays sempre existiram e coexistem pacificamente nesse país com evangélicos ha muito tempo,o que se quer hoje,é aprovação de leis que tratem esse público como especiais e acima do bem e do mal.Além do mais,a reprovação a essas práticas est no inconsciente da grande maioria da população,mesmo sem qqer tipo de crença religiosa.Entre o autor do texto da matéria e os pastores que defendem a Bíblia,eu e outros tantos cristãos(católicos também)ficamos com esse último.E nisso não há manipulação ou engano,apenas fé.

    • Marcelo Postado em 28/Nov/2013 às 10:43

      Outra pessoa que não leu a Biblia. E o pior não sabe nada da história do mundo. Se fosse pela defesa literal da Biblia ainda teríamos escravos. Te desafio a dizer ao contrário. Ou você vai ser desonesto e me dizer que a Bíblia não defende a escravidão. Por que será que os evangélicos tão apegados a verdade da Bíblia não defendem mais a escravidão? Se hoje vocês nao podem mais defender a escravidão como faziam no Séc. XIX e não podem usar o racismo na Igreja também vão ter que parar falar usando a homofobia. Um bando de gente ignorante e de má fé. Vai estudar!

  8. Reinaldo Postado em 26/Apr/2013 às 18:21

    elias freitas: ficou bem difícil entender seu ponto de vista, mas do pouco que consegui tirar, você devia ter umas aulinhas de história, mas assim, aquela que aconteceu (não a da bíblia). daí talvez, mas assim, pelo jeito que você escreveu, BEM TALVEZ, você vai reconhecer os privilégios que os homens, heterossexuais brancos acumularam nessa longa e violenta história da construção da sociedade capitalista atual.

  9. André Postado em 26/Apr/2013 às 22:10

    Eu não participo de nem um culto religioso de igreja nenhuma, não tenho necessidade. Mas fico extremamente chocado ao ver cenas tão assustadoras , com incitação ao ódio e até a morte de semelhantes. Fico perplexo diante dessas afirmações tão sem fundamento, que acabam formando opiniões e construindo barreiras entre as pessoas. É lamentável tudo isso.

  10. Carlos Eduardo Postado em 27/Apr/2013 às 01:56

    Gostaria que o elias freitas citasse pelo menos uma lei que colocaria homossexuais "acima" do bem e do mal... além do mais, é possível provar que deus reprova a homossexualidade? como?

  11. Grey Postado em 27/Apr/2013 às 05:08

    Antonio Tadeu, acredite, eles ESTÃO. E não é o governo em sí, mas os grupos fanáticos da direita religiosa de lá. Focus on the Family, NOM (National Organization for Marriage) são dois grupos q tem apoio de varias igrejas (incluindo a católica), e a não mt tempo atras, um grupo chamado "American Center for Law & Justice", criado pelo Pat Robson q conhecido pelo uso de estudos de conteúdo totalmente duvidoso ou q já foram desmentidos ou abandonados por novas teorias muito mais próximas da realidade, estava se movendo tb para o Brasil. Eles q teriam influenciado a Russia a criar leis q perseguem homossexuais e proibições das mais bizarras e absurdas. Fonte (em inglês): http://www.buzzfeed.com/lesterfeder/american-christian-legal-group-exports-anti-lgbt-agenda-to-b

  12. Ana Postado em 27/Apr/2013 às 06:42

    As religiões (todas!) fecham mto o coração das pessoas!!

  13. luiggi Postado em 27/Apr/2013 às 10:50

    Aproveitando o questionamento de Antonio Tadeu e o comentário de Lee, os EUA financiam, sim, as seitas neo-pentecostais no Brasil. E este "fomento da fé" começou a ficar forte quando a Igreja Católica começou a organizar as comunidades eclesiais de base, as pastorais e se abrir para uma teologia que fosse mais ao encontro dos pobres, a chamada Teologia da libertação. Os americanos começaram a infiltrar cada vez mais seus pregadores neo-pentecostais neste país e suas ramificações, tais como IURD e Assembleia de Deus estouraram de uma hora para outra. Edir Macedo era só um pregador suburbano dando seus cultos num galpão alugado na periferia do Rio de Janeiro em 1977. Em 1980 sua seita já tinha se espalhado por boa parte do país. Milagre? Claro que não. Sabemos que tudo passa pelo dinheiro e fica a pergunta: quem paga a conta por tamanho progresso? Sem contar todas as outras ramificações, menores ou com menos expressão, mas estão todas aí dando seu recado. Não é à toa que todos estes auto-entitulados "missionários", "bispos", "apóstolos", etc, estejam em contato direto com os EUA e suas matrizes teológicas sejam todas oriundas de lá, ao contrário do que se esperaria, pois teólogos sérios vão à Europa para pesquisar e estudar no velho mundo, berço do Cristianismo. Sua teologia é um travestimento do verdadeiro Cristianismo, utilizando-se tão-somente do nome de Jesus Cristo como chamariz para a população mas, a partir do momento em que adentram os templos, são bombardeados com textos e mais textos do Antigo testamento, na linha do judaísmo fundamentalista e recheada de links tortos e mal interpretados com algum trecho do Evangelho que cuidadosamente é distorcido para dar legitimidade às suas idéias. Resumindo: trata-se de seitas que disseminam um tipo de judaísmo fundamentalista, exclusivista, misógino, negador de direitos civis obtidos à custa de lutas sociais, racista e golpista pois o que no fundo querem é implantar uma teocracia no país. E tudo isto fomentado pela direita dos EUA e o movimento sionista internacional que descobriu na religião uma arma poderosíssima de controle das massas. Para quem acha que é exagero, entre em qualquer blog de pregadores americanos e vejam as semelhanças de idéias e procedimentos com os nossos pregadores e como citam o Brasil em suas pregações, principalmente o Rio de Janeiro, pela sua fama de cidade libertina, como lugar de perdição que deve ser salvo da destruição do castigo divino. Para quem entende bem inglês e tem estômago forte eu recomendo. O problema é bem maior do que realmente imaginamos.

  14. Marcus Rossi Postado em 27/Apr/2013 às 17:59

    Titulo da matéria é tendencioso e demonstra anti-americanismo. Não são os norte-americanos que financiam o ódio aos homossexuais. São os FUNDAMENTALISTAS RELIGIOSOS, neste caso de origem norte americana, que estão fazendo isso. Do mesmo tipo que existe por aqui no Brasil e em em muitos países do mundo.

  15. natalia Postado em 27/Apr/2013 às 18:22

    Eu acho que ser gay é errado e todos eles devem morrer, porque em um livro de dois mil anos atras disse isso e se ele disse eu acredito que é errado. Obs. O ensinamento amai ao proximo é automaticamente cancelado nesse caso. PUTAQUEPARIU, Deus com certeza deve ter se arrependido de criar humanos, o povo ignorante.

  16. luis Postado em 27/Apr/2013 às 18:31

    É o bandidismo religioso tomando conta de partes dos mundo menos politizadas e sem condições de se defenderem do odio dessa gente.

  17. vera terleski Postado em 28/Apr/2013 às 11:30

    Tá na hora das pessoas pararem de depender de pastor igrejas para se comunicar com Deus ,pois ele esta dentro de cada um de nós vamos reciclar nossa fé em Deus sozinhos não deixar que outros nos diga o que pensar e fazer .O mal dirige o bem atraveś das religiões engana mata tortura condena ,tanto que vão fazer seus ninhos de maldade justo onde existe mais seres indefesos pela fome ,que é a porta de entrada para parasitas que usam a religião para conseguir dinheiro e poder Antonio Tadeu aqui no Brasil as coisas não são tão faces mas eles estão ai tentando temos que ficar em alerta.

  18. Bruna Postado em 30/Apr/2013 às 00:51

    Quem e pecador jogue primeira pedra...quem e nois p jugar si esta bem o mal ser o nao ser gay? Nos USA depois de muitas mortes de discriminacao as leys estao mudando e ja e legal en various estados o matrimonio gay. Agora as Igreijas Evangelicas dos USA e do mundo deverian se perguntar....quem e nos p jugarlos?

  19. JESUS TE AMA Postado em 30/Apr/2013 às 00:51

    Não acredito que vi isso. Sou Cristão e meu pensamento vai contra o homossexualismo, mas não acredito que Deus, nos dias atuais aprove esse tipo de pensamento. Morte para homossexuais não é uma solução. Mas que seja reconhecido que Deus enviou seu filho único, Jesus, para morrer por nossos pecados, cabe a você escolher ou não seguir a Cristo. É fato que Deus não aprova a prática homossexual, mas ele te ama e te quer no reino Dele, mas é necessário que haja arrependimento e transformação. O problema é que a mídia de forma geral põe os evangélicos como vilões da história. Nós defendemos um raciocínio Cristão; nós cremos na Bíblia que é a palavra de Deus, e se ela diz que relacionamentos homossexuais é pecado eu vou defender essa ideia, mas sempre com sabedoria e discernimento, pois somos cabeças e não caldas.

  20. Marcio Postado em 30/Apr/2013 às 10:19

    Para a blogeira Cynara Menezes, " É verdade, Jesus Cristo, perdoou a prostituta. Porém, Ele disse: "VAI E NÃO PEQUES MAIS" e, quanto ao "Amar ao próximo como a si mesmo" não é aceitar o erro do próximo, Aliás "quando tudo é aceito desconfio que haja amor!

  21. Thiago Teixeira Postado em 01/May/2013 às 17:31

    Marcio, respito a sua opinião mas ... Amar também é aceitar o próximo como ele é. Jesus deixou mensagens de fé e esperança, mas cada um interpreta do jeito que quer entender. Essa frescura dos evagélicos em atacar católicos, macumbeiros, gays e espiritas me afastou da igreja em que cresci, hoje prefiro ler a biblica com minhas filhas em casa.

  22. Ademilson José Fernandes Postado em 06/May/2013 às 13:20

    ACHO UM ABSURDO ISSO DE INCENTIVAR ÓDIO AOS GAYS,E ACIMA DE TUDO A PENA DE MORTE CADA TEM UM SEU LÍVRE ARBÍTRIO E DEUS RESPEITA ISSO ,TER OPINIÃO CONTRÁRIA AOS GAYS É UMA COISA MAS... PERSEGUIR E MATAR ACREDITO QUE NÃO FAZ PARTE DE AMAR O PRÓXIMO E PELO JEITO QUE O PASTOR SILAS MALAFAIA FALA EM UMA REPORTAGEM NO PROGRAMA DA LUCIANA GIMINEZ ELE MESMO DISSE QUE NÃO CHAMA A CLASSE GAY DE HOMOSSEXUALIDADE MAS SIM HOMOSSEXUALISMO PORQUE ELE CONSIDERA OS GAYS DOENTES MENTAIS...SE NÃO POSICIONARMOS MAS COM RESPEITO O BRASIL SERÁ PRÓXIMO...A CONCORDAR COM ESSA LOUCURA EVANGÉLICA DE MATAR OS GAYS.

  23. Rosileide Postado em 11/May/2013 às 01:02

    Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

  24. Rosileide Postado em 11/May/2013 às 01:15

    Todos somos em primeira instância CRIATURAS DE DEUS, sim criaturas, pois só Deus pode dar vida ..

  25. Dennis Postado em 22/May/2013 às 09:49

    Negócio é o seguinte, se o pastor, padre, fiel, ou o raio que o parta segue uma religião, ou religiões, cujos preceitos ou dogmas digam ou sinalizem que os homossexuais, ou a prática ou homossexual ou os sentimentos homossexuais sejam pecados, é um problema único e exclusivo deles. Você homossexual, simpatizante ou protetor de homossexuais, não tem nada a ver com isso. Corte sua relação com essa igreja, ué.... Funde uma outra igreja, e seja feliz. Ou vai ficar aí chorando as pitangas pq não vai entrar no céu católico, ou no céu mussulmano, ou no céu do pastor Feliciano, céus e paraísos que excluem vcs? Já faz algumas centenas de anos que os textos bíblicos passaram a ser interpretados livremente.... E de verdade, vocês que são os defensores da tal "diversidade", deveriam ser os primeiros a defender os direitos deles de falarem o que pensam, mesmo discordando. Pois se vcs "defensores da diversidade", não derem o exemplo, quem é que vai dar?

  26. ari Postado em 24/May/2013 às 17:45

    Os africanos entram em cada roubada.

  27. Adnilson Postado em 25/May/2013 às 16:42

    Eu venho dizendo a muito que esses evangélicos estão ressuscitando a inquisição, porém tinha pensando que era uma forma melhorada, sem pena de morte, mas agora vejo que estou enganado, esta sendo de forma completa. Meus amigos o ideal é que mandemos um e-mail para os deputados e senadores,s em que votamos ou na,o para que isso fique longe do Brasil e pressionarmos para que cortem relações comerciais com Uganda, caso a lei seja aprovada ! Outro detalhe, vejam o comentário do "j. santanna" a mesma coisa fazem alguns pastores, interpretam a própria vontade a Bíblia de preferência da forma mais lucrativa, pouco importa pra eles o ser humano e a verdadeira palavra de Jesus ! Por último, gostaria de lembrar que hetero, bem resolvido e cristão !

  28. sofia Postado em 02/Jun/2013 às 07:20

    Religiao é coisa de gente ignorante, mal instruida e limitada!

  29. Adalberto F. de Sousa Postado em 05/Jun/2013 às 22:06

    Hitler tinha um discurso muito parecido com esse documentário.

  30. Silvia Postado em 13/Jun/2013 às 16:30

    Engraçado, na Natgeo tem um documentário sobre o homossexualismo entre os animais (leões, macacos, etc), eles também são obras de Deus ou não? Um bom exemplo é no filme Alexandria, que relata a intolerância sobre Deus ou deuses, filosofia, astronomia... vivemos em uma sociedade livre ou quase.

  31. renato Postado em 06/Jul/2013 às 12:51

    Meu Senhor é o criador de TUDO, do bem e do mal que nascem em minha cabeça. TUDO ele sabe, a tudo conhece. A tudo sabe o final. Sabe o começo. Não perde nada.A tudo cria a tudo destroi. Este é meu Senhor. Por acaso deixaria acontecer algo que não tem domínio. Que Deus fraco é este. Pode ser o Deus de alguns, mas não o meu.... Sou mais Jesus Cristo.....e ainda assim o desrespeito, não cumpro tudo o que me ensinou. Piso na bola, deixo passar uma coisa ali, ou aqui, mas me sinto moralmente acolhido por ele. E se para subir aos cèus, eu tenha que deixar ( livre arbitrio) um gay para trás, então eu desço do helicoptero, este não seria meu DEUS.

  32. Maria de Lourdes Cardoso Postado em 20/Jul/2013 às 15:58

    Quem está financiando nāo é os EUA. O dinheiro arrecadado por Edir Macedo viajou com ele. A rede eveangélica depois que encontra uma seara, veja o exemplo Unganda, o país mais próspero, estabelecem as bases e exploram o povo. Eles estāo infiltrado em toda a África e ensinam cânticos em inglês. Já assisti alguma coisa sobre o assunto no Youtube. Em algumas cidades nos EUA eles começam a ficar desacreditados. Em Las Vegas, o pastor/menino que fazia sucesso em outro estado, nāo apareceu ninguém, e mal conseguiu uma sala distante do centro.

  33. Rich Postado em 06/Aug/2013 às 20:05

    "Lei que condena à morte quem mantém relação com pessoas do mesmo sexo" Graças a DEUS, Jesus Cristo, não condena a ninguém. Pelo contrário, cada um é condenado por seu próprio arbítrio. Jesus Cristo, ama a todos. Mas não aceita o pecado. Na bíblia está escrito que uma mulher foi apanhada em ato de adultério, Jesus a perdoou. Porém disse: "Vai, e não peques mais" Amar não é aceitar tudo. Afinal, "Onde tudo é aceito desconfio que haja amor"

  34. Plínio Postado em 21/Apr/2015 às 12:00

    Escravidão dos corpos, escravidão das almas; ao que não segue o Livro (o MEU livro, como EU o entendo e sigo), humilhação, chibata, morte. O nome de Deus (pobre Deus) na boca de Caim quando ele mata seu irmão outra vez e outra vez. Senhor, lamento, os homens transformaram vossa pomba num abutre.

  35. Flavia Araujo Postado em 28/Feb/2014 às 11:52

    Estados Unidos país hipócrita... mostra algo que não é....democracia as escondidas...