Redação Pragmatismo
Compartilhar
Palestina 23/Apr/2013 às 14:52
124
Comentários

Cristiano Ronaldo e Israel: "não troco camisa com assassinos"

Em outra oportunidade, Cristiano Ronaldo já havia leiloado chuteiras com o objetivo de angariar recursos para entidades de educação palestinas e vítimas de bombardeios israelenses

Ao final da partida entre Portugal e Israel pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 em 25 de março, o jogador português Cristiano Ronaldo recusou-se a trocar sua camisa com a de um jogador de Israel. Questionado sobre a recusa, afirmou: “Não troco minha camisa com assassinos”. O jogo terminou empatado em três gols. O fato, que ocorreu há 1 mês, não teve repercussão na mídia brasileira.

cristiano ronaldo camisa israel

Ao contrário dos seus companheiros de seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo deixa gramado sem trocar camisa com israelense (Foto: Nouvelles d’aujourd’hui)

Após o apito final, o camisa sete teria sido procurado por um dos israelenses para a troca de camisa. A razão apresentada ao jogador israelense foi que, no uniforme, existe uma bandeira de Israel bordada. A declaração mais dura, mencionando a palavra “assassinos” teria sido registrada no vestiário após o jogo de sexta-feira (18), quando jornalistas perguntaram ao jogador o motivo de ter recusado a troca de camisas.

A foto apresentada pelo Nouvelles d’aujourd’hui mostra outro jogador português carregando uma camisa da seleção de Israel, sem flagrar a polêmica.

Em março, antes da partida entre as duas seleções, uma guerra virtual havia sido provocada por uma mensagem postada pelo jogador português nas redes sociais. Na ocasião, ele publicou uma foto em uma praia em Telavive com Miguel Veloso, Pepe e Silvio Sá Pereira com a legenda: “Uma bela manhã em Israel com os meus colegas”.

Na ocasião, os críticos foram os simpatizantes da causa palestina, que pediram retratação de Cristiano Ronaldo. A rigor, a cidade em questão é a sede administrativa do governo de Israel (a capital oficialmente é Jerusalém), mas os autores das críticas são pessoas que consideram ilegítima a criação desse Estado, estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 1948.

Leia também

O vídeo abaixo não flagra o momento da negativa, mas mostra uma conversa de Ronaldo com um jogador adversário e sua saída sem efetuar a troca, fato estranho para um ídolo mundial como ele.:

Entidades de educação palestinas e vítimas de bombardeios israelenses chegaram a receber os recursos da venda das chuteiras de ouro do atleta português em novembro de 2012. O bem, obtido em 2011 por ter sido eleito o melhor jogador da temporada, era estimado em 1,4 milhão de euros.

Fonte: blog Futepoca, com informações do Street Nouvelles d’aujourd’hui.

Recomendados para você

Comentários

  1. Fran Postado em 23/Apr/2013 às 17:19

    É um idiota esse Cristiano Ronaldo mesmo. Não se pode julgar a população , pelo seus governantes. Será que ele tem ideia que o povo em Israel também sofre com a Guerra? Que nem todos são a favor? É como dizer que todos os alemães eram nazistas.

    • weligton medeiros Postado em 24/Jun/2014 às 17:36

      Não se julga a população por uma pessoa, mas ele teve a coragem de julgar o assassinato de palestinos por uma nação inteira, chamada Isarael. Parabéns ao jogador. Tem agorma mais ainda minha admiração

      • luiz carlos Postado em 29/Dec/2015 às 20:25

        Essa foi uma coicetada nozovo do judeu.

      • Zbgniew Brzezinski Postado em 27/Jan/2016 às 15:25

        Cheio de antissemitas aqui! No mundo de hoje, o antissemitismo vem muito mais da Esquerda do que da Extrema-Direita....

      • Grampola Postado em 08/Feb/2016 às 18:16

        Não vi nenhum anti semita aqui, o que vi são anti sionistas que se acham superiores a qualquer um que não seja Judeu.

    • rafael Postado em 29/Jun/2014 às 08:38

      o cara tah defendo o pais dele seja na guerra ou no esporte ele apoia seu pais. soh para constar ,a população de israel sempre foi a favor da gerra.inclusive o primeiro ministro de israel soh foi eleito pq defendia a continua batalha entre os israelitas e o pessoal da faixa de gaza,por considerar q são terroristas.

    • Martha Postado em 12/Jul/2014 às 09:33

      Foi um ato simbólico. Importante pelo que representa.

      • Sergio Postado em 17/Jul/2014 às 11:31

        O povo é responsável pelo governo que se mantem!

    • Eduardo Quadros Postado em 17/Jul/2014 às 21:53

      Não escutamos diariamente Brasileiros defendendo Israel e chamando as crianças de terroristas igual o que acontece lá em GAZA ?? Portanto acho que isso é valido tambem..O que acontece em GAZA NÃO podemos esquecer sequer por minutos ...

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:34

      Se ISRAEL É TÃO CIVILIZADO E DEMOCRÁTICO como ele mesmo se prega, o governo é apoiado e mantido pelo povo sim !!!!!

      • edmilson Postado em 04/Jun/2015 às 18:41

        Kkkkkkk... você daí é tão abestuada, a começar pelo pseudônimo. Se não sabe o que fala, não fale merda.

    • Farley Postado em 30/Jul/2014 às 11:18

      Idiota é você que nao entende o ato simbolico.

    • claudio vigas Postado em 07/Aug/2014 às 20:19

      Tanto a opinião dele, com a sua; são de "idiotas"!

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 09/Aug/2014 às 23:30

      Admiro o Cristiano tanto por ser o melhor do mundo como por defender a seleção de Portugal, país que minha mãe nasceu e que eu torço depois da Alemanha e Brasil respectivamente. Mas tenho que concordar que ele foi jumento por fazer tal ato. Ou ele não sabe diferenciar que a seleção Israelense nada tem a ver com o governo? Ronaldo favor cara vc foi mais carismático. Mas torço pra que consiga mais conquistas porque já acho que Tomas Muller vai se tornar o melhor..

    • Rui Postado em 11/Aug/2014 às 08:56

      idiota e vc que nao percebe que foi um ato simbolico!!!!!! e realmente ha sofrimento de ambos os lados , mas quem e que na verdade e subjugado nesse conflito??? israelitas ou palestinianos??? se nao sabe o que diz mantenha se em silencio, quem esta no poder esta pq o povo assim o ditou!!!!!

    • Eduardo Abreu Postado em 12/Aug/2014 às 11:48

      Quem dá sustentação a um governo é o povo, então esse povo sim é co responsável pelas barbaridades que esse governo pratica. Ou manifestação popular só serve no Brasil??? Um país onde o governo vem a cada dia mais criando novas oportunidades de melhora de vida, lá o governo gera contra os palestinos destruição e morte..... É mais ou menos o revide de um tapa na cara com um tiro, não sou muito do virar o rosto como ensinou um judeu famoso e santo, Jesus Cristo, mas usar canhão contra estilingue....é no mínimo desproporção.

    • Juliana Oak Postado em 18/Aug/2014 às 13:05

      Mas todo israelense a favor do estado de israel, é sionista! Cristiano Ronaldo é muito corajoso por se voltar contra Israel a favor do povo palestino que vem sendo massacrado para a criaçao ILEGAL do estado de Israel.

    • lucas Postado em 17/Dec/2014 às 15:47

      Ele não e idiota só não gostou daquilo

    • lucas Postado em 17/Dec/2014 às 15:48

      Ele nao E idiota só não gostou Do queu viu

    • Luis Ah-Hoy Jr. Postado em 07/Feb/2015 às 04:28

      Nem sou fã deste jogador, mas aplaudi esta atitude.

    • eduardo Postado em 23/Apr/2015 às 19:10

      Ele teve peito para impor seus pontos de vistas e não ficar em cima do muro na política internacional, coisa que nem de longe jogadores brasileiros sabe do que se trata.

    • Heloísa Coellho Postado em 16/May/2015 às 10:08

      Acho que ele condenou o terrorismo do Estado de Israel, o Holocausto Palestino e os criminosos de guerra, como Ehud Olmert, Netanyahu e tantos outros. Foi uma manifestação pacifista válida contra o sionismo, como também seria contra o nazismo, já que ambas as ideologias são racistas, fascistas, violentas e canalhas. Mas temos que reconhecer que infelizmente a população de Israel tem optado pelo pior sionismo, nas eleições, ou seja, bancam esses governos. Na Alemanha, pelo menos, se pode dizer que o Reichstag foi destruído pelos nazistas e depois deles não houve outras eleições. Já em Israel há eleições periódicas e por isso Netaniahu representa mesmo a maioria dos israelenses. É minha opinião.

    • edmilson Postado em 04/Jun/2015 às 18:39

      Inocente você, viu Fran? A atitude de Cristiano Ronaldo foi surpreendentemente digna, Como o é a postura de Messi. Lamentavelmente no brasil temos moleques semifascista como Ronaldo gordo e neimar pivete. Parabéns a Cristiano Ronaldo.

    • Juarez Vieira Postado em 07/Feb/2016 às 12:37

      Os que não eram nazistas fechavam os olhos para o que ocorria. O povo de Israel pode votar em políticos que sejam mais tolerantes com a causa Palestina, mas seguem dando voz aos Lieberman´s da vida.

  2. jACKSON Postado em 23/Apr/2013 às 19:28

    "Não se pode julgar a população , pelo seus governantes. " audhuahduahduahda claro né, só olhar pro Brasil

  3. Edik Romanov Postado em 23/Apr/2013 às 19:30

    Fran-gote, você diz que não se pode julgar a população, mas fez o mesmo com ele, aliás, já o sentenciou. Acredito que o objetivo dele era apenas chamar a atenção para a causa palestina.

  4. Sergio Postado em 23/Apr/2013 às 19:36

    Ideologia, correto!!!!!

  5. Jeremias Postado em 23/Apr/2013 às 19:37

    Não, a maioria não deve ter, só mais de 90%

  6. Matheus Postado em 23/Apr/2013 às 19:41

    Mais que apoiado! Mostrou caráter.

    • li.kra Postado em 19/Jun/2014 às 21:09

      Quem se preocupa com a causa palestina, deve estar melhor informado, não apenas do lado palestino,mas, de todo complexo que são as relações no oriente médio, não é para qualquer um julgar, a não ser que mostre ostensivamente falta de cultura e interesse por política internacional.

  7. Raphael Travassos Postado em 23/Apr/2013 às 19:47

    Boa!

    • Rose Postado em 09/Oct/2014 às 21:02

      Nem prestava atenção no cara, já que não curto futebol, taí, ganhou meu respeito!

  8. Crysthian Postado em 23/Apr/2013 às 19:47

    Hipócrita,seus conterrâneos mataram milhões e milhões de nossos índios e ninguém os chama de assassinos, porque será? "Bárbaros não merecem ser lembrados na história?"

    • renato Postado em 18/Sep/2013 às 09:18

      Muito certo!

    • Maurício Postado em 20/May/2014 às 21:32

      O que Cristiano Ronaldo tem a ver com seus antepassados que mataram índios, 500 anos atrás ? Mas Israel, país democrático para os judeus, representa os anseios da maioria e comete crimes HOJE. Uma bela diferença, não ?

      • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:43

        Ele é militante nazinegrista, Mauricio: os tataranetos devem ser trucidados pra que paguem pelos crimes dos ancestrais.

    • João Henrique Postado em 28/Jun/2014 às 20:18

      Nós brasileiros matamos milhares de paraguaios a mando da Inglaterra. Somos todos hipócritas e não podemos criticar países que hoje cometem atrocidades?

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:42

      Os portugas de outros tempos foram genocidas sim, justamente com todos os outros povos que se sentiram no direto de invadir América e Africa NO PASSADO. Mais hipócrita é o nazirevanchismo histórico-histérico que pretexta o genocídio contra palestinso. Vc deve ser militante do movimento nazinegrista brazuca, não? O sonho dessa gente nazivingancistavitimista e´estar no lugar de Israel e colocar todos os caucasóides do planeta no lugar dos palestinos. Quem se odeia é assim: não pode ver ninguém ser, ter nem amar nada.

      • Eduardo Abreu Postado em 12/Aug/2014 às 11:55

        O poder no passado era de quem tinha recursos para manter o maior exercito, tudo era pela dominação do outro, não tem no velho mundo nenhum país que de uma maneira ou de outra não tenha se metido em guerras injustas e dizimadoras de inocentes.... os Ingleses com seu piratas e suas colônias, os Portugueses, os Espanhóis, os Alemães e como disse se procurarmos tem muitos outros, então se formos apontar o passado nenhum ser humano tem o direito de se arvorar de modelo de humanidade.

      • Michel Postado em 14/Aug/2014 às 15:31

        Voçê é descendente desses assassinos?... Pelo seu comentário não ficam dúvidas. Ah, voçê é descendente de orgulhosos alemães, fugidos da II GM, certo? ou Italianos... ou Franceses que decapitaram e queimaram outros por terem ideias, cor ou crenças diferentes. Viva a ignorância. Ter uma opinião é apenas isso e deriva ou deve derivar de um conhecimento profundo do que argumenta, senão, é apenas verborrear sobre assuntos desconhecidos o que significa, IGNORÂNCIA. Fique com sua opinião e deixe que os outros tenham as suas. Voçê é apenas um entre muitos muitos milhares de milhões de humanos à face do planeta.

    • Farley Postado em 30/Jul/2014 às 11:25

      Um dos comentários mais burros que li nos últimos tempos. E os nossos conterrâneos brasileiros que exterminam a população pobre e negra. Você é brasileiro, você então é culpado?

    • Miguel Sousa Postado em 11/Aug/2014 às 10:32

      Cala-te otário. Tu também tens descendência europeia, ou és um Índio? Toda gente na Europa colonizava e usava escravos, desde o Egipito antigo, nós apenas fomos os pionerios nas descobertas de terras através do Mar. Assim como temos Portugueses muito ignorantes, estúpidos e burros, também há muita merda Brasileira! Ah e falar de assassinos, basta ir ao Brasil para falar de criminalidade elevada. Não me faças rir Israel não deveria existir, assim como os cristãos não têm um país só para sim nem outras culturas religiosas! Além disso a base da sua existência está baseada em nada mais que lendas, em nenhum facto com veracidade confirmada. Enquanto isso o genocídio do povo Israelista continua e depois há os que os apoiam, e os que são contra, como o caso de Ronaldo que muito bem, não é obrigado a dar-se com ninguém nem a trocar camisola seja com quem for. E podem estar a inventar teorias como dizer que ele é "militante nazinegrista" que isso é a coisa mais ridícula que já ouvi e só reflecte a ignorância do comentador.

    • Michel Postado em 14/Aug/2014 às 15:25

      Hipócrita??? Mesmo não concordando, ele tem o direito de pensar e ter sua opinião, a favor ou contra. É a opinião dele. Se voçê concorda com o ato ou não, não interessa. Ele tem uma opinião e voçê tem outra, cada um tem a sua. Quanto aos índios posso dizer apeas que se os Portugas mataram muitos, depois da independência o que têm feito os brasileiros? Quase acabaram com os índios, matam eles na rua, pegam fogo neles, matam os negros, milhões e milhões vivem na miséria num país (?) que se diz multicultural e de várias raças, mas apenas se for branco e descendente de corruptos ou nazistas exilados, poruqe se for se outra religião, raça, etc, voçê experiementará o que é estar do outro lado. Não fale assim se apenas cohece uma realidade e mal... A ignorância já custou muito à humanidade. Não seja assim, mude enquanto tem tempo.

  9. Pedro Postado em 23/Apr/2013 às 19:52

    são todos muito bons a julgar as pessoas, e agora olhem para voces mesmos e pensem se nunca na vida fizeram um comentário infeliz. o Ronaldo teve a educação que teve e desde muito novo esteve longe dos pais, foi uma criança que trabalhou desde cedo para ajudar a familia. Agora tem o que tem e é o que é tudo graças ao trabalho dele. E o que ele disse foi a manifestação que ele encontrou como correcta para mostrar a sua opinião. Apesar do comentário ser triste aos olhos das pessoas com senso comum, eu vejo a nobreza das suas intençoes no que fez. Quem nunca foi infeliz num comentário que atire a primeira pedra. Voces sao todos é uns Judas de primeira classe!

    • renato Postado em 18/Sep/2013 às 09:38

      Pedro ele não foi infeliz, eu acho que ele é dono da camisa que veste. Parabéns ao Cristiano, que tem culhões para demonstrar sua opinião.

      • Miguel Postado em 11/Aug/2014 às 10:36

        Exacto. E os que estão aqui a falar mal dele são mas é uns grandes tones! Ele já ajudou muita gente e continua a ajudar, que eu eu DUVIDO que 90% desses Judas de merda desses falsos alguma vez fizessem se tivessem tanto dinheiro. Ele realmente mostrou a sua coragem e sim, Israel, talvez não inteiramente mas em parte, é um povo GENOCIDA, e hipócrita. Porque eu já vi muitos no Youtube a fazerem-se de vitimas num video, e após seguir o canal deles, a fazer comentários totalmente racistas contra todos os não judeus (os goy=nós).

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:44

      PARABÉNS DE NOVO AO JOGADOR INDEPENDENTE QUE TEM CORAGEM DE SE POSICIONAR POLITICAMENTE.

    • Francisco Postado em 27/Jul/2014 às 08:12

      Parabéns ao Ronaldo (Cr7). Eu vi nobreza e solidariedade em seu gesto com o povo palestino. Fez o que achava certo sem precisar mostrar para toda a mídia.

  10. Leonardo Souza Postado em 23/Apr/2013 às 20:11

    Está certo! E quanto aos babacas que querem comparar Portugal com Israel, era outra época, outros pensamentos e outras leis acontecidas mais de meio milênio atrás, ao contrário deste estado covarde, que depois de tanto tempo ainda se esconde atras da imagem de coitadinhos do holocausto pra fazer o dobro com os Palestinos!

    • ricardo Postado em 29/Jun/2014 às 09:49

      Isso!

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:47

      É nisso que dá fomentar vitimismo histórico. Se esses abusos não forem coibidos desde já, o próximo estado a cometer genocídio "historicamente justificado" vai ser o estado nazinegrista brasileiro.

  11. júlio Postado em 23/Apr/2013 às 20:37

    "vossos" índios?

  12. adriano Postado em 23/Apr/2013 às 20:48

    Portugueses mataram e escravizaram índios e negros na latino-américa e ficam com hipocrisia? Assassinos são vcs tb!

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:48

      Talvez o jogador em questão não tenham aprovado o que os ancestrais dele fizeram........ PARABÉNS PELA INTEGRIDADE CRISTIANO RONALDO.

  13. jaqueline Postado em 23/Apr/2013 às 20:49

    Que bola fora hein Cristiano Ronaldo!!!!!

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:49

      PARABÉNS CRISTIANO. Continue não trocando camisa nem com nazissionistas e nem com nazinegristas, ambos nazioportunistas mal disfarçados de vitimas.

  14. jorge Luiz Postado em 23/Apr/2013 às 21:14

    O que os bandeirantes e seus colonizadores fizeram com os indios no Brasil?

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:50

      Cristiano Ronaldo estava entre eles já naquele tempo, nazirevanchista?

  15. Rafael Postado em 23/Apr/2013 às 21:30

    Bobagem de metido politicamente correto, o problema lá é religioso e nunca ira se resolver, todos iremos morrer cada um torcendo para o seu lado e tudo continuara a mesma coisa.

    • renato Postado em 18/Sep/2013 às 09:35

      Porque não agora Rafael.

    • Mayra Postado em 16/Jul/2014 às 03:31

      O problema NÃO é religioso. Você está confundindo Israel e Palestina com Irã. Ali o problema é terra. Posse. Dinheiro.

  16. aroldo Postado em 23/Apr/2013 às 21:33

    Sou judeu e torcedor do Real Madrid Acredito q ter opiniões a demonstrar solidariedade a quem quer que seja é um direito de qualquer individuo Nesse caso ele agiu conforme ditou lhe a consciencia até aí, nenhum senão Israel tem sido alvo de inumeros boicotes, varios artistas recusam se a apresentar lá Os motivos são diversos Do meu ponto de vista ele comete uma gafe diplomatica A camisa que ele veste não é "dele" Ela representa uma nacionalidade Ao agir desta forma, angaria antipatizantes e de nenhum modo contribui para um melhor entendimento entre os povos e certamente nãose trata de fair play Sai diminuido deste episódio

    • renato Postado em 18/Sep/2013 às 09:32

      Boicote de artistas, desculpe isto vai enfraquecer sua nação? Quanto aos palestinos, quantos são os boicotes de viveres que eles sofrem,principalmente de água. Me perdoe, ninguém vive de música.

      • celio Postado em 20/Feb/2014 às 16:07

        Falou tudo! Viva a causa Palestina!

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:51

      Então eu sou uma gafista diplomatica profissional: se ser isso aí é me posicionar politicamente com independencia, que venha a gafe !!!!!!!

  17. Marcus Postado em 23/Apr/2013 às 21:42

    Ele teve uma postura que pode levar a diversas interpretações, apóio essa sua atitude pelo fato de motivar as pessoas a estudar e debater mais sobre as relações de israel e palestina. Essa relação é exposta através da grande mídia de uma forma muito distorcida e tendenciosa. A grande critica que se faz não é contra os judeus e sim contra os sionistas, que é um movimento politico, que existe desde o final do século XIX e que tem o controle politico ideológico do estado de Israel e tem uma postura racista contra o povo árabe palestino. Essa matéria também esqueceu de mencionar que a resolução da ONU de 48 também determina a criação de um estado palestino, livre e soberano, e que a criação de estado de Israel é uma das únicas deliberações da ONU que Israel respeitou até hoje.

  18. Rafael Postado em 23/Apr/2013 às 21:51

    Na hora de criticar a atitude do Cristiano Ronaldo é moleza, só pelo fato dele se mostra contra a opinião da maioria, desinformada. Pq então não criticar a construção do muro ao redor da cisjordânia, pelo governo de Israel, deixando os palestinos a própria sorte, desviando os cursos d'água para que fiquem sem recursos e a sua própria sorte. Fácil para a ONU após o holocausto judeu querer criar o estado de Israel na palestina, reservando a maior parte do seu territória à minoria israelita, ou aos EUA apoiarem militarmente suas tropas, deixando que o os palestinos se defendam com paus e pedras. Quando se vai criticar a posição de alguém devemos ver os dois lados de um conflito que se estende a tanto tempo e tão longe dos nossos olhos. E mais uma coisa muito importante: "Povo que não conhece a sua história está condenada a repeti-la".

    • renato Postado em 18/Sep/2013 às 09:29

      Grande Rafael, principalmente a situação da água. Eles fazem com os palestinos, o que fizeram os alemães com eles... Não merecem o esforço de milhões de soldados que morreram por lá.

  19. Marcos Abraxas Postado em 23/Apr/2013 às 22:12

    Nós ibéricos, com nossa origem marrana, temos que repudiar este ato!

    • renato Postado em 18/Sep/2013 às 09:26

      É isto daí, nos somos marrentos.

  20. Junior K Postado em 23/Apr/2013 às 22:37

    Parabéns ao Cristiano!

  21. Adriana Galderi Postado em 23/Apr/2013 às 23:07

    Além de melhor do mundo, mostrou também que é um grande Homem !! Eu por acaso sabia que ele havia doado sua chuteira de oura para reverter ás crianças palestinianas e á dias fiquei também sabendo que ele banca os tratamentos de algumas crianças em estado terminal para que elas possam ter uma morte minimamente digna !! Isso merece 10 bolas de ouro de humanidade !!

  22. José de S.B.Sobrinho Postado em 23/Apr/2013 às 23:36

    Se é verdade que esse gajo agiu desa forma, mostrou sua ignorância superlativa. Algum dia, ele viu algum judeu iniciar guerra contra os "palestinos"? Israel apenas revida, como nossa polícia quando atacada. E é bom que se saiba, que a reação é sempre maior que o ataque! Caso ele agiu assim mesmo, Israel não deveria permitir sua entrada em seu território, pois seria, então, um antisemita de primeira grandeza!

    • renato Postado em 18/Sep/2013 às 09:25

      Eu acho que ele não vai nem pro céu!

      • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:53

        E nem precisa ............

  23. elias freitas Postado em 24/Apr/2013 às 00:04

    manda ele enfiar essa camisa de merda vcs sabem onde.os portugueses assassinos arregaçaram os indigenas e tantos outros por onde passaram,inclusive matando judeus durante a inquisição portuguesa,ou obrigando-os a se tornar compulsóriamente católicos.viva israel,que esta onde esta porque Deus os colocou, e existe como nação por milagre,ja que o mundo todo tentou e tenta dizima-los.

  24. aroldo Postado em 24/Apr/2013 às 06:47

    Creio que essa interferencia da politica no esporte já causou situações desagradáveis demais Olhando se para um passado não tão remoto tem se o boicte lderado por EUA e URSS nas olimpíadas de 1980 e 1984, repectivamente Se tantos podem ter estado errados juntos daquela vez, por que não talvez imaginar q CR7 ,um dia talvez e já velhinho, possa reavaliar suas atitudes?

  25. JBSM Postado em 24/Apr/2013 às 08:04

    Ganhou o meu respeito se isso for verdade. Um "estado" armamentista que massacra civis inocentes e que não tem a meu ver nenhuma inclinação para a paz, merece ser mesmo boicotado. Holocausto com holocausto se paga. É uma pena mas as ditas vítimas, que deram a volta por cima não dão mais o exemplo. CR10 o mito!

  26. Igor Postado em 24/Apr/2013 às 08:13

    O cara é um ser humano, e como qualquer outro, ele tem todo o direito de manifestar suas opiniões, suas ideologias e se posicionar politicamente pro lado que quiser. Brasileiros ficam tão ofendidinhos com esse gesto, mas quando é pra cobrar uma postura diferente dos políticos brasileiros, não tiram a bunda da cadeira e de frente do facebook. Ficam nessa falácia e briguinha virtual.

  27. Luiza Postado em 24/Apr/2013 às 08:47

    aff tem muita gente ignorante mesmo aqui heim. prtugal matou pessoas, matou, assim como qualquer país do mundo (afinal todos ja tiveram algum momento de guerra). O Brasil matou uma porrada de paraguaio tbm. A questão não é essa. O que ele quis fazer foi chmar atenção pro problema da palestina que foi criado junto com o Estado de Israel e que esta acontecendo hoje e não a 100 anos atras. Cara sinceramente tem gente que parece que finge ser burro.

    • renato Postado em 18/Sep/2013 às 09:23

      Não era melhor ele falar! Em vez de ficar no face falando em codigo! Para só você entender.

  28. Luiz Carlos Ubaldo Gonçalves Postado em 24/Apr/2013 às 09:36

    Vamos ver esses covardes Israelenses matando crinaças na palestina e nos calar? o que fez Cristiano Ronaldo é o que deveria ser feito por todos nós contra qualquer ato desumano mundo afora, qualquer tipo de violência cometida contra um ser humano deve ser imediatamente repudiada por todos que acreditamos numa sociedade mais justa e igualitaria!

  29. Pietro Impagliazzo Postado em 24/Apr/2013 às 09:44

    Ideologia é para quem tem preguiça de pensar por si.

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:56

      Mas pensar por si não é necessariamente sinonimo de idealismo. Pensar por si também pode produzir muita merda, embora seja ainda menos ruim do que ser manipulado.

  30. Bilbo Postado em 24/Apr/2013 às 10:24

    Se fosse o Marco Feliciano já teriam mandado prender.

  31. Totti Postado em 24/Apr/2013 às 10:44

    Isso é apenas um jogo, jogadores não são soldados de guerra que matam ou ferem, foi um ato desprezível esse dele!

  32. jagunço do mato Postado em 24/Apr/2013 às 11:26

    Porque o Cristiano Ronaldo não fala da raça dele que veio aqui no Brasil escravizar os negros e massacrar os indios? Os portugueses também são considerados assassinos e tem uma dívida eterna com o Brasil.

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:57

      Por que ele esta falando de presente e não de passado, que é a arma dos nazivitimistas.

    • Cris Postado em 11/Aug/2014 às 10:39

      Ou a história que vocês aprendem na escola é a história da carochinha ou vocês desenvolveram um síndrome de vitimização. É verdade que o Brasil nasceu da descoberta dos Portugueses, e que a colonização provocou muitas mortes e muita injustiça, se se derem ao trabalho de verificar a historia mundial á época verão que foi feita nos moldes que todos os países com expansão a outros territórios faziam. Se foi errado? sim claro, hoje todos sabemos que se cometeram atrocidades, e que a escravidão era uma indignidade para com os povos africanos e índios, aliás os portugueses foram dos primeiros a abolir a escravatura, prática que já vinha da Idade Antiga, não foi inventada pelos "portugas", e era o principal negocio e forma de riqueza da época. Mas isso foi á mais de quinhentos anos. Evoluímos como sociedade, e precisamente aquilo que se entendia como normal no Sec. XV hoje entendemos como sendo uma barbárie, embora ainda exista sob muitas formas, mesmo no Brasil. Mas se nós entendêssemos a nossa historia como vocês entendem, então também teríamos de pedir contas aos Muçulmanos que nos ocuparam durante seculos ou aos Italianos (descendentes dos romanos) ou aos Espanhóis, uma vez que o nosso país também nasceu assim, de guerra, de ocupações, de mortes, cada milímetro foi conquistado com sangue. A história é isso apenas, a nossa identidade, tudo o que sofremos faz de nós o povo que somos hoje, e vocês com toda a certeza que se não fossem descobertos pelos portugueses, seriam outra coisa qualquer, mas não o Brasil, esse Brasil que vocês adoram com todas as maravilhosas misturas e diferenças étnicas. O Brasil de hoje depende de vocês e é feito á vossa imagem, e não dos maus dos portugas que á meia dúzia de seculos atrás vislumbraram essas terras.

  33. Escravo Histórico Postado em 24/Apr/2013 às 11:27

    A mortandade de índios, africanos e tantos outros povos são histórias obscuras da humanidade que não podemos apagar! Cabe a nós, tanto brasileiros quanto portugueses, palestinos, persas, europeus... fazer a diferença na nossa geração, que é onde podemos agir!

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 09:59

      O fracassado por mérito é resultado e escravo do passado. O independente é influenciado pelo passado e consciente dele mas sem deixar de ser agente do presente e do futuro.

  34. Henrique Postado em 24/Apr/2013 às 12:38

    Depois que o carro dele explodir não vão reclamar... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  35. Magali Açu Postado em 25/Apr/2013 às 06:06

    Ganhou minha admiração, finalmente alguém importante teve coragem de dizer a verdade sobre os judeus

  36. Fabiana Postado em 25/Apr/2013 às 07:27

    Por mais que eu tenha inicialmente gostado do protesto,não dá para culpar cada Israelense pela guerra. Senão ele como português também, assim como colocaram acima, seria um assassino, assim como cada brasileiro, americano, etc. As injustiças continuam acontecendo pelo mundo!

    • eu daqui Postado em 12/Aug/2014 às 10:05

      Acontece que Israel é genocida NO PRESENTE. E não de 500 anos atrás. Liberte-se do passado, nazicoitadista, é vá à luta por seus méritos.

  37. Miguel Matos Postado em 25/Apr/2013 às 18:43

    Não conhecia essa faceta de Cristiano Ronaldo. A essa altura ele já deve estar na lista negra de "antissemitas" dos porcos sionistas de Israel.

  38. Marcio Postado em 12/May/2013 às 21:03

    Cristiano Ronaldo não votava no século XVI. Os atletas israelenses votam nas eleições atuais de seu país. Quanto à generalização pode-se criticá-lo, pois não se sabe quais atletas apoiam o governo israelense. Mas sou brasileiro, descendente de kaingang, e julgo a comparação com o genocídio indígena imprópria. Atualmente, quem mata indígenas no Brasil são os proprietários de terra brasileiros.

  39. Ismael Postado em 14/May/2013 às 16:00

    E eu que não gostava muito deste portuga, pá! Parabéns Cristiano Ronaldo. No Brasil, a maioria absoluta dos profissionais do futebol seguem a batuta dos coronéis e cartolas da Globo: não opinam ou não sabem opinar sobre quase nada - exceto sobre mulheres, drogas e dancinha, cabelinho e passinho!

    • eu daqui Postado em 12/Aug/2014 às 10:06

      E eu que não gosto de nada relacionado a futebol, fiquei gratamente surpresa.

  40. Vascão Postado em 04/Jun/2013 às 01:05

    E as "autoridades"portuguesas de futebol não o puniram ainda e por que? Desde quando um jogador de seleção pode fazer declarações políticas? A camisa da seleção portuguesa não tem dono muito menos desse arrogante e vaidoso que se acha proprietário de um símbolo de todos os portugueses. Ele é um salazarista muito do ignorante! Ofende quem aprecia o futebol, inclusive os judeus!

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 10:01

      Jogador também é cidadão e pode se posicionar sim. E Israel é nazista e lambecú de nazista é fracassado.

  41. Vascão Postado em 04/Jun/2013 às 01:15

    E se a questão é politizar o futebol, respondam Cristianus Ronaldus da terrinha,: já esqueceram a matança nas guerras coloniais na África? Euzébio fazia golos na copa da Inglaterra e seus patrícios passavam a metralha em criancinhas negras como ele! Ah vá pá!

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 10:02

      E quando foi que o jogador em questão apoiou as matanças na Africa e America?

  42. Thiago Teixeira Postado em 18/Sep/2013 às 12:20

    Apoiado. Pena que a maioria dos ídolos não são politizados.

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 10:09

      Não gosto de futebol e ele não era meu ídolo. Agora é.

  43. Fernanda Postado em 02/Jan/2014 às 15:00

    Meus muitos parabéns a Cristiano Ronaldo.

  44. Fernando Garcia, Sagatiba Postado em 28/Mar/2014 às 12:25

    Portugal praticou a escravidão negra no Brasil por mais de 300 anos. Então, todo português é racista? Brasil é conhecido por seu 'jeitinho' pra sair na vantagem em tudo, então, todo brasileiro é estelionatário? Todo japonês é samurai? Claro que não se pode julgar a população pelos governantes ou mesmo o grupo que se destaca negativamente no exterior. Aqui, por exemplo, temos políticos corruptos no poder, mas isso não demonstra que o brasileiro médio seja corrupto, mas um alienado, isso sim. Generalizações geram pré-conceitos, que geram discriminação. Como diria Nelson Rodrigues, "Toda unanimidade é burra".

    • eu daqui Postado em 25/Jul/2014 às 10:08

      A AFRICA praticou e ainda pratica A ESCRAVIDÃO EM LARGA ESCALA em tempos atuais. Quem inventou escravidão não foi europeu. Escravizar alguém é muito anterior à qualquer civilização européia. A Europa espalhou ainda mais a escravidão mas só até o momento em que, em primeira mão, inventou, muito pioneiramente, o abolicionismo e o trabalhismo. Mias burro do que a uninamidade é nazirevanchismo sem conhecimento histórico.

  45. lucia Postado em 19/Jun/2014 às 22:06

    A diferença é que na palestina, as pessoas morrem em uma guerra politica por territorio. Enqunto que no Brasil as pessoas morrem e passam por grande diculdade, e vivem em uma guerra de sobrevivencia, poque nossos governantes brigam entre si, pra ver que roubam mais... quantos mais saqueam os cofres publicos, mais pessoas morrem... Seja por guerras, ou roubos de nossos politicos as pessoas morrem ... È facil olhar os palestinos e julgalos pela sua forma de defesa, e no brasil como nos defender desses politicos curripitos e assasinos?

  46. Gabo Postado em 02/Jul/2014 às 09:26

    Alguém pode me explicar como diabos um jogo termina empatado em 3 jogos?

  47. chacal Postado em 17/Jul/2014 às 04:08

    Subiu no meu conceito!

  48. Aristóteles Postado em 19/Jul/2014 às 21:12

    Já postei minha opinião anteriormente e não a vi publicada neste espaço. Repito: Cristiano Ronaldo; você é um homem corajoso. Para assassinos a gente não dá nem bom dia. Bem que você fez!!

  49. Carlos Couto Postado em 20/Jul/2014 às 11:33

    Ideologia subjetiva: Cristiano Ronaldo negou-se a trocar camiseta com jogador da seleção de Israel, alegando depois que "não trocava camisa com assassinos". No entanto, como capitão da seleção portuguesa, antes do início do jogo, ele apertou a mão do capitão de Israel e trocou a flâmula de Portugal com a de Israel. Além disso, ele é patrocinado por um empresa de artigos esportivos acusada do uso de trabalho infantil e escravo. Não acho que CR7 estava errado ao recusar-se a trocar as camisetas, mas acho que falta um pouco de coerência no contexto geral. É aceitável que ele não quisesse a camiseta da seleção de Israel, por considerar que o país Israel possui uma política assassina, mas ele não estava querendo dizer que o jogador de Israel não era um assassino, assim poderia ele, CR7, simplesmente dar a sua camisa para o outro atleta.

  50. jander arruda Postado em 03/Aug/2014 às 21:42

    Nunca gostei desse cara! não passa de um idiota querendo aparecer com esse cabelinho de boiola que ele tem. Em campo parece mais uma gazela correndo! ele não passa de um mal caráter, um dos jogadores mais arrogantes que já existiu. Palhaço,isso é o que ele é! o que tem de mais trocar uma camisa? ainda fica um bando de bestas dando razão a esse Zé cueca! só podia ser português mesmo.

  51. José Evaristo Postado em 10/Aug/2014 às 11:42

    Não sou fã de ninguém, para mim. todos são iguais como seres humanos, o Cristiano Ronaldo para mim, era mais um perdido na multidão entre outros que se destacam por algo. Mais com esta atitude para mim, ele mostrou que tem personalidade nobreza de espirito e não mais um vendido e queridinho dos hipócritas defensores do terrorismo midiático ou cartolas gananciosos em busca de dinheiro ou poder, diferente dos demais alienados que não enxergam um palmo elem do nariz. Parabéns CRISTIANO RONALDO pela à atitude. Torso por você, ganhou minha admiração.

  52. Marcelo Postado em 15/Aug/2014 às 19:14

    Christiano Ronaldo demonstrou CORAGEM e Firmeza de Caráter. Repórteres (inclusive da CNN) ficaram horrorizados com a "euforia" e vibração de Israelenses ao ribombar de morteiros à cabeça de civis palestinos. E o "mundo" não faz nada frente a este genocídio. Christiano Ronaldo fez a parte dele.

  53. sergio Postado em 22/Nov/2014 às 15:10

    Faixa de Gaza= O território tem 41 quilômetros de comprimento e apenas de 6 a 12 quilômetros de largura, com uma área total de 365 quilômetros quadrados, onde vivem 1,7 milhão de pessoas, cercado por terra, mar e água, tudo sobre controle de Israel. Será que é preciso dizer mais?

  54. Irineu Postado em 10/Dec/2014 às 08:08

    Falando de assassinos o Cristiano deve entender bem. Ou será que os portugueses semeou bondade por onde passou com sua maldita colonização ?por onde passaram os portugueses deixaram um rastro de mortes,atraso,pobreza e subdesenvolvimento !

    • EDSON Postado em 28/Apr/2015 às 17:36

      E uma merda de língua que nos isolou do mundo !!!

  55. Jorge Mendes Postado em 26/Dec/2014 às 19:53

    Calma CR7 ... menos . Há assassinos de ambos os lados. Ali ninguém é santo. Mas não há como negar que os israelenses matam muito mais e que a maior parte do território palestino foi tomado .

  56. Zbgniew Brzezinski Postado em 27/Jan/2016 às 15:49

    "Cristiano Ronaldo não saiu ainda do armário porque tem closet": A fofoca tomou conta do mundo do futebol depois que um canal de TV francês afirmou que o astro português Cristiano Ronaldo tem um caso de amor com um lutador marroquino – o que justificaria sua viagens mais frequentes para o país, para visitar Badr Hari. A comunidade LGBT torce para que CR7 assuma esse possível caso , o que seria muito importante para quebrar o tabu e o preconceito sobre homossexualidade no meio do futebol. O que pouca gente sabe é que o maior problema para que Cristiano Ronaldo saia do armário é que ele na verdade tem um closet. Afinal, só num grande closet todos os seus sapatos e roupas poderiam caber. No Instagram, Cristiano Ronaldo postou várias fotos com o amigo, incluindo uma em que está no colo do marroquino. Depois, com os boatos, parou. Dizem que ele olhou bem as e achou que estava com três fios de cabelo fora do lugar. Fonte: http://sensacionalista.uol.com.br/2015/12/07/cristiano-ronaldo-nao-saiu-ainda-do-armario-porque-tem-closet/

    • Geraldo Fraga Postado em 08/Feb/2016 às 09:25

      Sensacionalista? Só pode ser gozação

    • Geraldo Fraga Postado em 08/Feb/2016 às 09:32

      Se não me engano, todos em Israel prestam serviço militar. Não sei se atletas estão liberados dessa obrigação. De qualquer forma, acho que houve um exagero na justificativa. Eu também não trocaria a camisa porque o que Israel faz na Palestina é um crime. Palestina sim, pois os "assentamentos" são invasões do território palestino.

  57. paula Postado em 11/Jul/2016 às 17:48

    Bravo Cristiano! É de mais humanos como voce que o mundo precisa. Inadmissivel Israel cometer crimes, genocidios e atos desumanos e ainda continuarem impunes.

O e-mail não será publicado.