Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Direitos Humanos 03/Apr/2013 às 12:31
10
Comentários

Chico Buarque engrossa o coro contra Marco Feliciano

Depois de Caetano, Wagner Moura e Lázaro Ramos, Chico Buarque apoia manifestações contra Feliciano. Em e-mail enviado ao deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), o cantor afirmou que também era a favor da saída do pastor da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Depois de Caetano Veloso protestar contra a permanência do deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, foi a vez de Chico Buarque engrossar o coro contra o parlamentar.

chico buarque marco feliciano

Depois de Caetano Veloso e Wagner Moura, Chico Buarque apoia manifestações contra Feliciano (Foto: Reprodução)

Segundo o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), o cantor teria lhe enviado um e-mail na última semana, afirmando que apoia as manifestações que pedem a saída de Feliciano do cargo. “O Chico Buarque me mandou um e-mail e pediu para que eu colocasse o nome dele em qualquer lista que defenda os direitos humanos. Ele disse: ‘Assino qualquer lista em defesa da Comissão de Direitos Humanos e pela saída deste deputado‘”, disse Freixo.

Juntamente com o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que tem articulado a frente de resistência contra Feliciano na Câmara, Freixo organizou uma manifestação na segunda-feira que reuniu, além de Caetano, outros artistas como o ator Wagner Moura e a atriz Leandra Leal. Representantes de lideranças religiosas, movimentos sociais e outros parlamentares também participaram do evento no Rio. No mesmo dia, as atrizes Fernanda Montenegro e Camila Amado deram um beijo na boca num ato de protesto contra o pastor durante a entrega de um prêmio.

Uma nova manifestação contra Feliciano já tem data marcada. Segundo Freixo, será dia 7 de abril, na orla de Copacabana. “A permanência de Feliciano na comissão é um projeto político, para anular as lutas dos direitos humanos. A nossa briga não é porque se trata de uma pessoa religiosa. Esse é um movimento contra a intolerância e o fundamentalismo, contra um grupo que não aceita o direito das minorias”, disse o deputado.

Leia também

Feliciano foi eleito no início do mês para o comando da comissão e tem sido alvo de protestos devido a declarações consideradas racistas e homofóbicas. Ele nega as acusações e diz sofrer perseguição religiosa, pois é evangélico. O deputado, no entanto, reitera que, por conta de suas crenças, não é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Agência Estado

Recomendados para você

Comentários

  1. Mateus Postado em 04/Apr/2013 às 10:02

    É o tipo de notícia que faz bem à alma. Acalanta um coração democrático, né não?

  2. j.g. Postado em 04/Apr/2013 às 12:12

    Seria novidade se ele se colocasse a favor do Feliciano. Foram pessoas assim que nos anos 60 pregava o lema sexo, droga e rock in holl, que hoje as familias colhem os frutos. pais viciados em drogas que matam suas esposas, filhos sendo perdidos para as drogas o que assistimos todo dia morte e violência nos programas de tv, grças a pregadores pseudos-democrátas que tiveram êxito nas suas pregações. Parabe´ns para voces, hj colhemos frutos de suas libertinagens e incentivo e colheremos ainda mais... Mas não vi ele falando do preconceito que FUNARTE que negou aos o direito de inscrição num dos seus prêmios. Revolucionário que gostam de andar no luxo e defender apenas o que lhe apraz.

  3. Eduardo Moraes de Mattos Postado em 04/Apr/2013 às 16:52

    Tô nem aí para o que "Chico Buarque" pensa ou diz. Quem é esse incircunciso? Seria, eu, louco, a dar crédito a este sem noção e não valorizar o Criador de todas as coisas? Até porque ninguém pode nada contra a verdade (2+2 é igual a 4 e fim de papo). Nosso MOVIMENTO apóia, sim, Marco Feliciano, “pois 2+2 não é igual a 7” e ponto final! Vá em frene neste propósito, Deputado Marco Feliciano! Eduardo Moraes de Mattos – Coordenador do MOVIMENTO Escola Bíblica Diferente

  4. Ana Cristina Postado em 19/Apr/2013 às 09:59

    NÃO SE DEVE MISTURAR RELIGÃO COM POLÍTICA, E QUANDO SE MISTURAM VIRA UM CAMPO MINADO. QUEM NÃO SABE QUE UM LÍDER RELIGIOSO MANDA E DESMANDA EM SEUS SEGUIDORES MELHOR DO QUE UM POLÍTICO SEM SER QUESTIONADO? E MAIS, PARECE QUE NINGUEM TEM PROBLEMAS PARA RESOLVER EM SEUS LARES POIS FICAM SE PREOCUPANDO COM AS OPÇÕES DAS OUTRAS PESSOAS, AS PESSOAS PAGAM PELAS ESCOLHAS QUE FAZEM NA VIDA E ISSO ACONTECE MAIS CEDO OU MAIS TARDE, TODOS PARECEM QUE QUEREM NA VERDADE LEVAR VANTAGEM ATÉ SE TRATANDO DE ASSUNTOS TÃO SÉRIOS E DELICADOS.

  5. MARIA CLARA Postado em 25/Apr/2013 às 13:51

    Quando a daniela mercury assumiu a homessexualidade fizeram uma campanha de aceitação varios artistas num clipe se beijando quando uma pessoa vai pregar o que tem na biblia ao certo o povo todo se revolta e os artistas são esses preferem ficar ao lado desse Jean Willis que fala que a igreja é um circo e a biblia uma piada que cristões são esses?

  6. Wendell Postado em 27/Apr/2013 às 10:10

    Maria, não precisa ser cristão para perceber que, todos os dogmas e preceitos de uma religião, devem valer pra quem a segue. Os cristãos querem impor sua doutrina como fosse esta a única correta. Olha, mas que sortudo são vocês! Podiam ter nascido no Japão, Índia, podiam ser budistas, muçulmanos, e nasceram logo no país onde a verdade religiosa é a correta. Vocês falam de família como se seguissem o que está na Bíblia. Aliás, se é pra seguir, sugiro que as mulheres voltem pra cozinha, pra submissão aos maridos, e parem de se manifestar, uma vez que o livro de vocês não permite isto.

  7. Lucas Postado em 27/Apr/2013 às 13:14

    Maria Clara, Cristãos são os seguidores de Cristo. Você ao menos sabe o que pregou Cristo??? Pra início de conversa ele nem era católico, pq a religião surgiu após a sua morte. Cristo pregava: IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE. Esses são os cristãos que se revoltam, se revoltam a favor da liberdade, da igualdade e da fraternidade - coisa que vc também deveria fazer! se se diz cristã, é claro -. Se ao menos vcs fossem capazes de ler a bíblia veriam que Jesus Cristo se revoltou apenas com uma coisa: FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO! E ainda se dizem cristãos.... eu que sou ateu sei mais de Cristo que vcs --'

  8. Eu Postado em 19/Jun/2013 às 16:17

    Muito bem lucas esses baluarte da moral e dos bons costumes acham-se em posição de julgar quem são vocês para falar em jesus cristo pelo que eu saiba ele nunca fomentou ódio nem discordia que espécie de seguidores são vôces quem nunca errou atire a primeira pedra quem segue o fundamentalista com disturbio psicopatologico são portadores tambem da mesma deficiencia o obscurantismo e a cegueira espiritual não permitem que vocês enxerguem: querem fazer de JESUS CRISTO o que eles são lavem a alma do odio não se esqueçam que a doença pode devastar sua carne fétida vocês não são nada e não representam nada o fim de vocês é igual ao de qualquer pessoa hetero. gay.negro. nordestino, peço a deus que tenha misericordia da alma de vocês.

  9. Eu Postado em 19/Jun/2013 às 16:31

    SENHOR FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ ONDE HOUVER ODIO QUE EU LEVE O AMOR ONDE HOUVER DISCORDIA QUE EU LEVE A UNIÃO ONDE HOUVER TRISTEZA QUE EU LEVE ALEGRIA ISSO É PARA OS DEFENSORES DO PASTOR PALADINO DO ODIO. QUE LASTIMA!