Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Justiça 18/Apr/2013 às 16:06
10
Comentários

Ator José de Abreu diz que é um "privilégio ser processado por Gilmar Mendes"

José de Abreu disse que já “tem uns 15 advogados” querendo defendê-lo. “Vou juntar tudo o que foi falado contra ele [Mendes] para mostrar que não sou a única pessoa. Vou com um caminhão para o tribunal. Por que, então, ele processa só a mim?”

josé de abreu gilmar mendes

“É um privilégio ser processado por Gilmar Mendes”, diz José de Abreu (Foto: Reprodução)

O ator José de Abreu afirmou nesta quarta-feira (17) que é um “privilégio” ser processado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e que não irá se retratar. A intenção dele é levar o caso adiante para discutir a liberdade de expressão. O magistrado apresentou uma queixa-crime contra o ator por comentários dele no Twitter.

“É um privilégio ser processado por uma pessoa como ele. Não vou me retratar. Sou atacado direto, tem 300 páginas na internet com ataques a mim e nunca entrei com processo contra ninguém”

Em dezembro, Abreu fez um comentário na sua conta no Twitter sobre a informação publicada pela imprensa de que Mendes teria contratado um araponga, condenado à prisão. O ator escreveu ainda: “E pro contratante? Domínio do fato?”, citando uma teoria do direito penal usada no julgamento do mensalão para condenar o ex-ministro José Dirceu por ter sido “chefe” da quadrilha.

“Quando falei, foi uma grande brincadeira, óbvio que ele não é responsável pelo Dadá. Fui comentar a teoria do domínio do fato que tinha sido usada para condenar o José Dirceu”, explicou Abreu. Pela teoria, usada para condenar réus no julgamento do mensalão, também é possível responsabilizar o mandante de crimes e não apenas quem os executa.

Leia também

No início da tarde desta quarta, ao comentar a queixa-crime, Mendes disse que Abreu tem “momentos de inconsciência”.

“Ele me deu a defesa ao falar que sou inconsciente. Sou inimputável, portanto?”, ironizou o ator. Ele acrescentou que a discussão é válida para debater a liberdade de expressão nas redes sociais.

“Eu retuíto muitas coisas, mas não quer dizer que eu concordo quando retuíto algo do Feliciano ou do Bolsonaro. É para quem me segue ver como essas pessoas pensam”, afirmou.

Anteriormente, Abreu já havia chamado Mendes de corrupto no Twitter, mas depois se retratou. “Ele fez uma afirmação nessa linha de exagero, entrei com uma interpelação e ele achou por bem dizer que não era nada disso, que ele nem sabia o que significava o termo corrupto, o que chega a ser engraçado e mostra o grau de irresponsabilidade ou até do grau de inconsciência que às vezes ele é acometido”, disse o ministro.

Abreu disse que já “tem uns 15 advogados” querendo defendê-lo. “Vou juntar tudo o que foi falado contra ele [Mendes] para mostrar que não sou a única pessoa. Vou com um caminhão para o tribunal. Por que, então, ele processa só a mim?”

UOL Notícias

Recomendados para você

Comentários

  1. Luís Fernando Postado em 18/Apr/2013 às 16:52

    Ele vai perder. No Brasil as leis são feitas pra proteger a "honra" das autoridades. Não existe liberdade de expressão. Incrível como até gente esclarecida não sabe enxergar isso, como irão provar os comentários que provavelmente virão: "Liberdade de expressão não é liberdade para ofender". O gado do políticamente correto que não tem o mínimo de consciência histórica e política...

  2. leni Postado em 18/Apr/2013 às 18:42

    Ahhhhhh, vc. meu amigo, pode ter liberdade de expressão, mas, os evangélicos não, né mesmo? Os evangélicos, tem que engolir calados, td. que dizem contra, mas, vcs. não!!! Que contraste e que contradição!!!

  3. Marcos Postado em 18/Apr/2013 às 18:54

    Evangélicos calados? Onde???

  4. IVAN Postado em 18/Apr/2013 às 20:31

    Marcos, em 18 de abril de 2013 às 18:54 disse: Evangélicos calados? Onde??? KKKKK, NA PORTA DA MINHA CASA É O QUE NÃO ACONTECE, DURMO E ACORDO AO SOM DE LAMÚIRIAS!!!

  5. Rai Postado em 18/Apr/2013 às 21:30

    Nunca vi um evangélico quieto e aguentar as coisas calado, apesar de bem saber a Bíblia diz que deveríamos dar a outra face e amar tudo e a todos. E nos casos que criticam os evangélicos, como Feliciano e afins, certamente é por causa do RACISMO, HOMOFOBIA e afins, NÃO PELO FATO DE SER EVANGÉLICO. O pessoal esquece que LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO É NENHUM SANTO QUE TE PROTEGE DE SAIR FALANDO MERDA POR AÍ. Festa estranham, com gente esquisita...

  6. Luís Fernando Postado em 19/Apr/2013 às 00:27

    Ieni, a sua doutrinação religiosa compremeteu o seu juízo a ponto de você não ser capaz de perceber que eu também defendi o direito dos evangélicos. Por mais que me enojem as opiniões dessas seitas de otários lideradas por mentirosos profissionais, vocês devem ter o direito de vomitar as asneiras que vocês costumam vomitar. Assim como eu tenho o direito que apontar o desserviço que vocês prestam para a cidadania dos cidadãos LGBT, das mulheres e de todo mundo que não deseja voltar ao obscurantismo da Idade Média. Defendo a liberdade de expressão para que vocês falem bastante besteiras, assim todo mundo vai ter certeza de quanto vocês são babacas. O processo democrático então vai eliminar vocês do espaço público naturalmente.

  7. Vincent Postado em 19/Apr/2013 às 10:54

    Agora virou moda atacar evangélicos pelas atitudes de Feliciano e alguns lideres evangélicos. Feliciano se diz evangélico, assim como muitos, mas ele não pratica o que está na bíblia: Ele diz que Deus matou John Lennon e Mamonas. Mas Deus é Deus de amor e nunca mataria ninguém. Se eles morreram, foi devido ao destino que escolheram. Feliciano se diz evangélico, se diz, mas odeia homossexuais. Temos que amá-los por serem nossos irmãos. Deus ama a todos, quem quer que seja: homossexuais, héteros, drogados, assassinos, corruptos, prostitutas, você, eu, o rapaz da esquina... enfim, todos! Livre arbítrio para todos, mais respeito... Não generalizem! Curto muito este site! Parabéns!

  8. Vincent Postado em 19/Apr/2013 às 11:05

    Quanto a essa briga de cachorro grande: um é ministro do STF e o outro é ator global. Vence quem tem mais cacife, estou errado?

  9. Rodrigo Postado em 08/May/2013 às 15:28

    Privilégio maior ainda é receber do PIG para fazer novelas, ora bolas (repetindo um comentário de Danilo Gentili, no Agora é Tarde). Saímos da "era de aquários" para a era dos porretes, das contradições, "reaças" e "revoluças" competindo em busca da maior contradição, do maior despautério. Ambos cantam: "Quem é o gostosão daqui? Sou eu... Sou eu... Sou eu..." e o povo brasileiro vai "dançando, dançando, dançando, dan-dan-dan-dan-dan-dançando" (aqui lembrando a já muito apedrejada Raquel Scherazade).