Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Rede Globo 12/Apr/2013 às 10:46
33
Comentários

Ana Maria Braga, o colar de tomates e a campanha desonesta da Globo

Da próxima vez que for usar o seu programa numa concessão pública de radiodifusão para fazer política, ao invés do colar de tomates Ana Maria Braga poderia pendurar melancias no pescoço

ana maria braga colar tomate

O colar de tomates de Ana Maria Braga (Foto: Tv Globo)

A desavergonhada campanha da TV Globo pelo aumento da taxa de juros ganhou essa semana uma nova adesão. A apresentadora Ana Maria Braga, a mesma que protagonizou em 2007 o movimento direitista “Cansei” pelo impeachment de Lula, apareceu no seu programa matinal “Mais você” vestindo um colar de tomates. Patética, ela ironizou que o produto é “uma joia”, seguindo a linha de ataque da poderosa emissora ao novo perigo vermelho que ameaça descontrolar a inflação e jogar o país no caos completo.

A pressão da mídia rentista pela alta dos juros é implacável. Ela tem como alvo imediato a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para 16 e 17 de abril. Os bancos privados, com seus bilionários anúncios publicitários nos jornais, revistas, rádios e tevês, devem estar gratos pelo empenho. Neste bombardeio são acionados alguns jornalistas e “analistas de mercado” – nome fictício dos porta-vozes dos agiotas do capital financeiro. E agora também entrou em campo a eterna “cansada”.

O irônico é que no mesmo dia em que Ana Maria Braga usou o seu ridículo colar de tomates, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) informou que o preço do produto sofreu uma queda no preço de 43%. Segundo Mauro Zafalon, do UOL, “pisoteado nas últimas semanas, o tomate deverá ser esquecido a partir de agora. A oferta melhora, e os preços começam a voltar ao normal… O tomate viveu nos últimos meses um período de incertezas agrícolas, muito comum a vários produtos do setor”.

Leia também

A notícia confirma o que muitos já desconfiavam. A mídia rentista aproveitou a alta sazonal do preço do tomate para fazer terrorismo pelo aumento dos juros. Até a colunista Miriam Leitão, uma arqui-inimiga do governo Dilma, reconheceu ontem no próprio O Globo que o recente aumento da inflação é um fenômeno momentâneo. Da próxima vez que for usar o seu programa numa concessão pública de radiodifusão para fazer política, ao invés do colar de tomates Ana Maria Braga poderia pendurar umas melancias no pescoço!

Altamiro Borges, em seu blog

Recomendados para você

Comentários

  1. Ramon Barbosa Postado em 12/Apr/2013 às 11:58

    Só um comentário breve. Embasar opinião econômica em comentários de Mirian Leitão é perder credibilidade. Aquela mulher eh a deusa do caos, não tem o mínimo de respaldo pra comentar sobre economia. E não acho válido essa idéia de querer culpar a globo pra pressionar a alta de juros. Os maiores economistas do país e boa parte das teorias econômicas fazem da alta de juros, uma forma de conter a inflação. Essa mania de perseguição com a Globo ou qualquer outro veículo de comunicação irrita. E deixo bem claro que eu acho foda o site de vocês e leio todos os dias!

  2. Rodrigo Postado em 12/Apr/2013 às 12:13

    Quem mandou criticar o preço dos alimentos? Quem mandou? Como ela ousa fazer piada sobre o preço do tomate? Especialmente quando já até estão contrabandeando o produto (https://www.youtube.com/watch?v=DT6yrKU_ocw). Falou do tomate, falou da Dilma. Afinal Dilma disse que a cesta básica teria redução de preço e não podemos falar nada contra. Nem mesmo que o próximo campeão de piadas no facebook será o feijão nosso de cada dia (http://noticias.r7.com/videos/aumento-dos-alimentos-assusta-os-brasileiros/idmedia/516808856b71c4b32e609b3c.html). Esse povo fica só criticando, demonizando Dilma e Lula... Ainda inventam de mostrar a ineficácia da "redução" nas contas de luz (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,revisao-de-tarifas-de-eletricas-ja-reduz-impacto-de-cortes-na-conta-de-luz,150397,0.htm). Eu já preferia ter meu dinheiro devolvido, com juros e correção e em dobro, como a lei determina, já que fui cobrado indevidamente (http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/08/relatorio-pede-devolucao-de-r-7-bilhoes-cobrados-em-conta-de-luz.html). Pena que nada disso aconteceu num Governo da tucanada, dos demistas... Caso assim fosse, poderia ter a esperança de ver os combativos deputados e senadores petistas, bem como a militância, mesmo a virtual, cobrar a verdade, mostrar o membro curto da mentira. Mas é sempre assim. Tucanada direitista falando do petista, Petista esquerdista falando do tucano, todo mundo escondendo o rabinho e apontando o do outro. Um diz "é coisa de reaça", ao que o outro responde "é coisa de revoluça/petralha" e fica tudo por isso mesmo, todos tentando tapar o sol com a peneira, num aparente jogo de cartas marcadas (você finge que denuncia, eu finjo que me indgno e depois trocamos de papel, enquanto o povo segue ludibriado). Enquanto isso, seguimos achando que uma estrelinha vermelha, um tucaninho ou uma arvorezinha, na lapela, são atestados de idoneidade, salvo-conduto eterno e indiscriminado e blindagem contra críticas, mesmo contra as procedentes.

  3. Rodrigo Postado em 12/Apr/2013 às 12:15

    *indigno

  4. Darkhill Postado em 12/Apr/2013 às 12:38

    Estranho que pessoas que apoiam o PT não lêem posts.

  5. rodrigo Postado em 12/Apr/2013 às 12:49

    Não foi a ana maria que iniciou com essa campanha do tomate, isso inciiou-se no facebook , esse artigo quer relacionar pedra com pedro.

  6. Alan Vasconcelos Postado em 12/Apr/2013 às 13:04

    Em 2001, na época do "apagão", quando FHC pedia à população para racionar energia, essa senhora quis mostrar seu "civismo" sendo adepta ao racionamento e disse: "Eu já fiz minha parte. À noite, eu apago todas as luzes do jardim da minha casa". Dá ou não dá vontade de dar um tiro na TV numa hora dessas?

  7. RODOLPHO Postado em 12/Apr/2013 às 13:07

    RIDÍCULA, SÓ ISSO!

  8. Irene Postado em 12/Apr/2013 às 13:21

    Mais uma palhaçada da Globo!

  9. Maria de Fátima Postado em 12/Apr/2013 às 13:59

    Essa gente nem merece comentário!

  10. Valesca Postado em 12/Apr/2013 às 14:02

    A culpa desse aumento de 150% é do governo e não das chuvas.O governo é cúmplice dos latifundiários, pois financia a expansão da soja.

  11. filho da razão e ciência Postado em 12/Apr/2013 às 14:05

    Preço do quilo do tomate na minha capital caiu de 4 pra 3 reais ! Que cara de pau !

  12. Guilherme Postado em 12/Apr/2013 às 14:40

    Alta absurda e que aconteceu em menor proporção no ano passado também. A atitude da apresentadora foi ridícula, ok. Mas, peraí, ignorar que estamos em um quadro inflacionário preocupante é tão rídiculo quanto. O tomate é um simbolo, foi escolhido, virou meme, mas o pão de forma, o leite, a cebola, o feijão, todos subiram subtancialmente. Vocês estão utilizando o reconhecimento da Miriam Leitão, como se fosse alguma coisa válida. E todos os outros economistas que consideram o quadro preocupante, são menos importantes que a M. Leitão? Será que vocês não sentem seu poder de compra desaparacendo? Porque o meu salário vem mirrando mês a mês.

  13. edson Postado em 12/Apr/2013 às 18:19

    esta senhora é ridicula, nem sabe a diferença de um caqui e de um tomate.

  14. Cesar Santos Postado em 12/Apr/2013 às 21:40

    Deixe-me ver se entendi, primeiro o Pragmatismo Político posta uma matéria esclarecendo que a alta do preço do tomate deve-se à falta de incentivo do governo ao pequeno agricultor que é responsável por grande parte do abastecimento de alimentos do brasileiro, em contrapartida, faz vistas grossas ao domínio dos latifúndios interessados nos lucros altos da exportação de soja para o exterior. Porém, está matéria diz que a alta do tomate é uma mera "alta sazonal"? Olha, não é porque eu ainda vote no PT e prefira Dilma e Lula a esses tucanos privatistas, que eu vou fechar os olhos para a falta de pulso forte deste governo. Tá faltando um Hugo Chavez, um Mujica, uma Cristina aqui, isso sim.

  15. Aracelli Postado em 13/Apr/2013 às 02:38

    A intelectualidade de Ana Maria Braga é tão plástica quanto a cara dela.

  16. Gilben Postado em 13/Apr/2013 às 06:45

    bom, concordo com a colocação . a globo tem diversos problemas sim mas isso ao meu ver foi uma brincadeira da apresentadora num programa de baixa audiência. quem assiste esse programa não tem intelecto para compreender pragmatismo publicitário de massa ...

  17. Regis Mesquita Postado em 13/Apr/2013 às 12:40

    Essa história rendeu outros textos: Viciados em negativismo 2: o preço do tomate e a mente infeliz http://www.psicologiaracional.com.br/2013/04/viciados-em-negativismo-2.html Um grande abraço,

  18. Homem-Man Postado em 13/Apr/2013 às 16:59

    Mau gosto.

  19. Vera Marina Postado em 14/Apr/2013 às 08:08

    Depois de fazer tanta cirurgia plástica, e agora ver que a casa, quer dizer a cara e tudo mais rã caindo mesmo, ela tentou o tomate pra ver se continua no posto, visto que varinhas novas estão aparecendo, e a Globo e impiedosa, vide Carla Vilhena

  20. Thiago Postado em 14/Apr/2013 às 17:44

    E por falar em Facebook, outro fato é que algumas páginas estão manipulando a mente dos desinformados e fazendo várias postagens somente contra o PT/Lula... Exemplos: "Movimento Contra Corrupção", "AnonymousBrasil" e "Quero o Fim da Corrupção". Eles estão seguindo a mesma Linha da Globo. Será que já foram comprados??? O problema é que eles possuem cetenas de milhares de seguidores desinformados... Nem sou PTista, mas tantas postagens tendenciosas me chamaram atenção. Daí eu pensei, vou parar de seguir esses movimentos pq sou pragmático, penso de acordo com os fatos que vivenciei e, mesmo sem ser PTista, reconheço os benefícios que o governo Lula trouxe para a sociedade brasileira, pois vivi uma melhoria espetacular no Ensino Superior Federal e na Petrobras durante esse governo. Foi aí que resolvi procurar algo relacionado à palavra pragmático no Facebook, achei o grupo Pragmatismo Político que até então não conhecia e aqui estou. Nem sei se com essa defesa ao governo Lula me qualifico como PTista, mas isso não importa pq sou Pragmático ; )... Valeu galera...

  21. Maria Silva Postado em 19/Apr/2013 às 19:21

    isso começou no nosso bolso!!!!! vocês que só se preocupam em PT, em Lula, em Dilma.... que são uns "santos"... não vão à feira, não têm que dar de comer à família, então vocês não sabem o quanto custa um quilo de tomate, de feijão, de arroz........

  22. geraldo magela Postado em 28/Apr/2013 às 23:36

    Se quizer avaliar a opinião de um economista é prudente saber para quem ele trabalha ou pretende trabalhar. E digo economistas, não os representantes dos agiotas. Mirian Leitão e Sardenberg se passam por economistas e são suspeitíssimos. A grande mídia não tem compromisso com o país, age de forma irresponsável, pura canalhice. Basta ver as matérias de Veja, dos jornais da Globo e alguns outros.

  23. geraldo magela Postado em 28/Apr/2013 às 23:45

    A Ana Maria Braga se presta a essa coisas. Não sei quem faz melhor o papel de papagaio, ela ou o próprio, parceiro do programa.

  24. Debora Postado em 04/Jun/2013 às 21:38

    Cheguei a encontrar o tomate por R$18,00! Essa AMB, essa Globo, essa Miriam Leitão... Filhos da p***!

  25. Walter Postado em 10/Jun/2013 às 11:23

    ridiculo.

  26. Valter Bruno Castro de Oliveira Postado em 14/Jun/2013 às 14:09

    Reparem bem, o aumento de um genero alimenício gerou protestos até dos mais de comunicação, ou seja, a classe que se vê prejudicada tratou de assumir uma posição diante da situação que fere seus interesses, ponto. Quando há discussões sobre impostos, diretos e indiretos, que todos nós pagamos, inclusive eles, que andam de mercedes e armani/chanel, eles também prontamente se manifestam e são contra a todo e qualquer abuso por parte do governo! Agora diante das manifestações populares, diante de um movimento que desde o inicio foi pacífico, pois a violência registrada é o reflexo da violência do próprio Estado, todo ato que vise ao bem estar geral é visto como rebeldia, baderna, vandalismo! Estamos lutando pelo direto de ter um transporte público de qualidade, talvez não nos moldes do transporte público europeu, que aliás muitos daqueles que se acham no alto de seu status não expressam nenhuma vergonha em utilizar onibus ou metrô em qualquer dos países daquele continente! Mas se estamos lutando para ter um transporte naqueles moldes, lembre, estamos lutando para que vocês também tenham o direito de usufruir de forma digna desse serviço ESSSENCIAL!

  27. Altair Ahad Postado em 07/Aug/2013 às 11:47

    agora que o tomate caiu... ela vai querer um de pepino!

  28. Prof. Manoel Postado em 08/Aug/2013 às 15:41

    Cada vez mais me convenço que os economistas e a imprensa se manifestam contra o chamado luto-petismo. Se esquecem do mensalão do DEM (em Brasília) e do PSDB (de Belo Horizonte)... O PSDB está no governo do Estado de S. Paulo desde 1995 e construiu só 38 km de metrô e as ruas paulistanas estão cada vez mais entupidas pelo trânsito caótico. Toda vez que chove forte em S. Paulo, a cidade vira uma lagoa de água barrenta... Enquanto isto, nestes 50 anos a Coréia do Sul cresceu, se enriqueceu e fez de Seul uma capital moderna: um rio que alagava a cidade foi canalizado e ainda fizeram um viaduto em cima dela para fluir melhor o trânsito. Hoje, dia 8, foi o segundo dia do crime contra a Humanidade: a bomba atômica em Nagasaki (a primeira foi em Hiroshima, no dia 6 de agosto). Fiquei deslumbrado pela beleza arquitetônica desta cidade destruída totalmente em 1945 - renasceu das cinzas... Enquanto isto assistimos aqui no Brasil, especialmente no Nordeste e Norte, o parasitismo de políticos e magistrados cada vez mais ricos e nos impondo uma carga tributária escandinava, mas de retorno africano cleptocrata,,, Acorda Brasil... Se alguém quiser saber mais leia grátis o livrinho 'Povo Brasileiro-Indignai-vos' de um tal de Zé-Povinho revoltado!

  29. deisi Postado em 14/Apr/2014 às 22:54

    Essa plastificada não tem dado sorte o cansei fiasco colar de tomates o preço cai audiencia pifia sem dizer que não consigo assitir cinco minutos seu programa,pois é chato demais .Talvés com colar de melancia ela se saia melhor e consiga abrir a boca ao falar já que isso se tornou impossivél devido a tanta plastica.

  30. http://intoo.com.br/blog/preparar-empresa-momentos-crise Postado em 17/Apr/2014 às 15:56

    Parabens! Gostaria de agradecer o fato de voce ter escrito isso, pois me ajudou bastante com a minha pesquisa. Inflação e PIBinho fazem de 2014 um ano dificil para quem produz. Preparamos 10 cuidados para enfrentar crise.