Luis Soares
Colunista
Compartilhar
EUA 22/Apr/2013 às 15:44
397
Comentários

A outra história do atentado em Boston: espetáculo em cinco atos

Cai a cortina. E, como em qualquer espetáculo teatral, o público aplaude os atores. Eles desfilam em seus carros com luzes que piscam vermelhas e azuis, os tanques antibombas passam sob um frenesi de uma sociedade que, desde 11 de setembro de 2001 vive a frustração por não ter conseguido caçar os terroristas que abalaram o orgulho nacional

CAÇADA HUMANA,

ESPETÁCULO EM CINCO ATOS (OU, CINCO DIAS)

Roteiro, Direção e Sonoplastia – CIA, FBI, POLÍCIA DE BOSTON

Participação Especial – Sociedade Americana

Narração – Fox News

Memélia Moreira

Era Boston, início da tarde de 15 de abril, numa primavera sonolenta e ainda fria, quando dois irmãos saíram de casa. Nas costas carregavam um elemento cada dia mais demonizado pela sociedade americana: mochila. E essa tinha seus perigos. Ela transportava uma bomba. Caseira, rudimentar, de baixo impacto, de fácil feitura, numa panela de pressão. Mas continuava sendo uma bomba. E bombas, de nêutrons ou caseiras, são construídas com o mesmo objetivo. Para matar. Sempre.

Os jornais da cidade de Boston naquela segunda-feira, dia da “segunda maratona do mundo” (a primeira continua sendo a grega) trazem notícias corriqueiras., além do assunto do dia, a maratona . Nas primeiras páginas do jornais de Boston, New York, Washington, Chicago, Miami, nenhuma linha sobre o que acontecera na véspera, domingo, 14 de abril. Naquele dia, 30 pessoas, entre elas oito crianças, foram mortas por um drone no Afeganistão. A máquina da morte confundiu uma cerimônia de casamento com ato terrorista. Há quem concorde.

São 2h17min da tarde de 15 de abril na bela e culta cidade de Boston. Correrias, sirenes, multidão em polvorosa. A bomba havia explodido. Três pessoas são envolvidas em sacos plásticos. Mortas. Outras 160 se espalham pela rua interditada e pelas calçadas. Feridas. Comoção nacional. Não pelo drone que matou 30 pessoas inocentes. Mas pelo “ato terrorista” que matou três inocentes, entre eles um garoto e 160 feridos. Um deles, com pernas amputadas.

24 horas do atentado, nenhum suspeito. Nada. Nenhuma testemunha mas (as conjunções adversativas sempre mudam a história do mundo), surge a primeira imagem, um primeiro suspeito. Alguém que andava sobre os telhados na hora da maratona.

As especulações qual coriscos ensandecidos, riscam os céus de Miami, Chicago, Washington, New York e Boston. “Isso é coisa do Tea Party”, reclamam uns. “Parece que foi ação de quem é contra a alta de impostos”, bradam outros. Ninguém se lembra de que o Congresso dos EUA está, nesse momento, discutindo uma Lei de Migração menos draconiana. A discussão arrepia e traz pesadelos para a extrema direita e seu atual líder, senador pela Flórida, Marco Rúbio. Filho de cubanos fugidos da ilha nos 60.

Quarta-feira, 17 de abril. A câmera de um “anônimo” traz, finalmente, aquilo que mais de 300 milhões de americanos esperavam. A imagem de dois rapazes. Eles e suas e suas mochilas. Os dois próximo à lixeira onde a bomba fora deixada.

irmãos tsarnaev atentado boston

Irmãos Tsarnaev, suspeitos de atentado em Boston (Foto: Divulgação)

Ainda é 17 de abril. A voz da âncora da Fox News ecoa pelos ares de um país em pânico. Mas, antes de qualquer pronunciamento oficial, a âncora da Fox News canal de televisão de Rupert Murdoch (a mesma que se recusou a acreditar na reeleição de Obama) deixa escapar o cheiro da panela. Um cheiro de Islam servido num samovar.

Leia também

17 de abril, em Boston, a câmera com imagem dos dois irmãos, de nomes impronunciáveis no Ocidente, se junta a outras câmeras. A CIA entra em ação para ampliar as imagens que mais a interessavam A dos dois irmãos. A Polícia de Boston nega ter feito a captura de qualquer suspeito.

Já é quinta-feira, 18 de abril. CNN, com seu noticiário desbotado e Fox News exigindo vingança passam a centralizar o noticiário na busca dos “terroristas”. Às nove da noite desse dia, as imagens dos dois irmãos surge nas telas das redes sociais com a tarja “Wanted” (Procurados). A mesma tarja utilizada na colonização da costa Oeste do país para encontrar pistoleiros ou ladrões de gado, de banco…

Ainda é quinta-feira. Dez da noite. O lado Leste dos EUA já se entregou ao sono. A sociedade estadunidense dorme cedo. Mantém até hoje hábitos rurais, com algumas exceções. Na Fox News, uma voz embargada de emoção anuncia que uma loja de conveniências foi assaltada. Eram os dois irmãos. Eles também fizeram um refém, o dono de uma Mercedes SUV (Sport Utility Vehicule), um jeep possante. O refém escapa enquanto os irmãos assaltam a loja. Nem o FBI, nem a CIA, nem a Polícia de Boston mostra a loja do assalto e muito menos o cidadão sequestrado.

A partir daí, a tarja “Wanted” pode ser substituída pela tarja “Fiction”. Ou, acredite, se quiser. Porque, nessa tragédia, com cinco mortos (os quatro pela bomba e um dos irmãos pela polícia) a verdade de substantivo abstrato, torna-se substantivo volátil.

10h30min da noite de quinta-feira, os dois irmãos, mesmo num carro possante, não tinham se afastado tanto do local do sequestro seguido de roubo. A Polícia cerca o carro. Uma câmera imóvel filma o tiroteio. O som dos tiros são nitidamente de armas do mesmo calibre. Mas a versão oficial informa que a polícia foi recebida com bombas, embora o vídeo de câmara parada não mostre nenhuma explosão.

O mais velho dos irmãos é preso (ou se entrega, ninguém sabe). E morre “a caminho do hospital”. Ou vocês pensavam que só bandido brasileiro morre a caminho do hospital depois de “intensa troca de tiros”?

O irmão caçula, ferido, consegue escapar. Deixa um rastro de sangue, mas a polícia não segue as pegadas frescas. Desloca-se para uma pacata cidadezinha, Watertown para vasculhar a casa onde, afirmam as autoridades, viviam os irmãos. A essa altura, o telespectador já sabe que eles são estrangeiros. Vieram da sofrida Chechênia, país localizado numa região onde a morte chega pelas mãos das tropas de ocupação do Afeganistão. Ou, pela arma mais abjeta criada pela indústria armamentista dos Estados Unidos, o drone.

Os repórteres, âncoras e comentaristas se entreolham decepcionados. Por que Chechênia? Afinal de contas, Chechênia, é um país invadido pela Rússia. Seus imigrantes têm direito ao status de “refugiados”. Ou seja, os dois estavam fugindo do antigo inimigo número um dos EUA, a poderosa União Soviética. Um fantasma que por mais de cinco décadas povoou os pesadelos dos americanos. Não fazia sentido, bradavam os analistas e especialistas em Segurança e Terrorismo.

Helicópteros, carros antibombas, agentes com colete do FBI, Polícia de Boston, sirenes incessantes. A casa é cercada. São 10h30 da manhã de 19 de abril. A caçada fora iniciada doze horas antes. O movimento é acompanhado por centenas de jornalistas e canais de TV. As ruas da cidade foram fechadas. Ninguém entra ou sai. Os vôos, cancelados. Boston e seus arredores transformam-se em cidades sitiadas. “Estou no meio da guerra” dizia ao microfone um repórter da Fox News num cenário onde não se via carros ou pessoas.

Pé ante pé, rodeados por câmeras de grandes e pequenos canais de TV, batalhões de policiais, agentes do FBI, especialistas em desarmar bombas, helicópteros de guerra sobrevoam a pacata Watertown.

A âncora da Fox News baixa o tom de voz dramaticamente para dizer, “o procurado é uma pessoa de extrema periculosidade”. Ela está rouca e muito excitada. A polícia, qual seriado de TV, põe a arma em diagonal (nunca entendi porque as armas ficam na diagonal da mão quando a polícia busca criminosos). Chegam à casa onde viveriam os dois irmãos. Não se ouve nada. Nenhum som.

Frustração. Os policiais abandonam o interior a busca. E saem declarando que havia um verdadeiro arsenal dentro da casa vazia. E muitas bombas, algumas delas de alto poder destrutivo e que “exigem treinamento para sua fabricação. Não há imagens do arsenal.

Só um protesto diante da cena. A tia dos dois irmãos é advogada. Sem papas na língua. E vive no Canadá. Quando uma jornalista lhe pergunta o que acha do fato de seus sobrinhos terem bomba em casa, ela, voz firme, com forte sotaque do Leste europeu: “Evidências. Quero evidências de que havia bombas. Quem está informando sobre as bombas é o FBI e a CIA. Mas não há evidências”. E até agora as evidências continuam no anonimato.

Ninguém contesta a informação. Ninguém se pergunta por que os dois irmãos, “pessoas de extrema periculosidade” deixaram em casa bombas potentes e usaram uma outra de baixo impacto.

“Necessidade de treinamento para a fabricação”. A frase, parece solta ao acaso. Mas não se iludam. É o primeiro passo, o primeiro elo com o “terrorismo” (leia-se “terrorismo islâmico”).

14h30min de 19 de abril. A caçada continua sem pistas da pessoa de “extrema periculosidade”. A essa altura, na cozinha da Fox News, a panela de pressão assovia. Na tela o sinal de “Alert”, ou seja, vem notícia bombástica (sem trocadilhos).

E, para um público que, passivamente se deixa impregnar pelo noticiário como se fossem gansos alimentados para que seus fígados engordem e se transformem em paté de “foie gras”, a voz que alicia multidões diz que…tchan…tchan…tchan, o mais velho dos irmãos passou “seis meses na Chechênia.

Que absurdo! Como é que um checheno tem a ousadia de passar seis meses na Chechênia, mesmo morando no país mais rico e poderoso do planeta? Isso é crime. É sinal explícito de militância terrorista.

Mas ainda não era tudo. Os ponteiros do relógio avançavam. A caçada ia a passos de um velho celacanto. Nessa época do ano, o dia invade a noite. Só se deixa vencer quando não mais consegue provar o poder do sol.

As tropas tomam outra direção. Agora procuram um barco ancorado na terra. Lá está um adolescente. Ferido. Sangrando.

São 19h30 em Boston e seus arredores. A claridade é suficiente para encontrar filhotes de esquilo em mata fechada. Os helicópteros continuam vasculhando céu, terra. As tropas do país mais armado do mundo parecem perdidas. O bombardeio da Foz News sobre os gansos repete exaustivamente as mesmas informações. Em tons de filme macabro ou novela policial, os âncoras se revezam em adjetivos. Os gansos estão quase a ponto de virar patê de foie gras, explodindo de ódio contra os seguidores do Alcorão.

A luminosidade cede lugar às primeiras escuridões. A Fox News, num tom solene anuncia que o aparato policial “avança com cautela” porque quer pegar o irmão sobrevivente “vivo”. Como se fosse uma grande concessão.

21 horas. Já é noite de 19 de abril em Boston, em Watertown, Miami, New York e Washington. Em Chicago ainda há luz. A escuridão impede imagens nítidas mesmo para câmeras poderosas. E… “cantemos ao senhor”, a pessoa de “extrema periculosidade” é capturada. Está ferida. Perdeu muito sangue por quase 24 horas. Debruçados sobre um corpo magro, os paramédicos impedem telespectadores de olhar a cara do “terrorista” que é levado para o hospital. Os helicópteros com luzes infravermelho retornam à base.

Cai a cortina. E, como em qualquer espetáculo teatral, o público aplaude os atores. Eles desfilam em seus carros com luzes que piscam vermelhas e azuis, os tanques antibombas passam sob um frenesi de uma sociedade que, desde 11 de setembro de 2001 vive a frustração por não ter conseguido caçar os terroristas que abalaram o orgulho nacional.

O espetáculo que se encerra com os habitantes de toda uma cidade carregando flores ou velas protegidas por saco de papel cantando “God save America. My home, sweet home/ God save America/ my home sweet home, numa verdadeira catarse nacional.

Recomendados para você

Comentários

  1. Fabricio Postado em 22/Apr/2013 às 15:55

    Excelente matéria, só uma correção, 11 de setembro de "2001", não 2011.

    • Moderação Postado em 22/Apr/2013 às 16:10

      Fabrício, obrigado pela correção.

  2. Juliana Postado em 22/Apr/2013 às 16:03

    Texto sensacional!

  3. Ronaldo Postado em 22/Apr/2013 às 16:07

    Não coloco minha mão no fogo por nenhum dos lados, mas acho muito estranho essa certeza toda contra esses dois rapazes. Moraram por muitos anos no país, nunca fizeram nada de errado, o que morreu lutava e até pensava em se naturalizar cidadão norte americano para disputar as olimpíadas, estudaram e se formaram. Ninguém provou a troca de tiros (Um policial morreu...quem era que até agora ninguém noticiou??). O outro aparece todo arrebentado...pq? Reagiu? Explicaram como foi?. Estranho...mas que a justiça seja feita e exposta ao restante do mundo.

  4. Ale Postado em 22/Apr/2013 às 16:08

    Seria perfeito, mas acho q tb poderia acrescentar ao final a frase róliudiana das "otoriades" norte americanas: "A justiça venceu!". Mais cafona e canastrão Victor Mature. Só fazendo uma brincadeira para aturar os absurdos desse mundo. Seu texto está excelente.

  5. Ale Postado em 22/Apr/2013 às 16:09

    *Mais cafona e canastrona que Victor Mature.

  6. Nadir Lopes Postado em 22/Apr/2013 às 16:12

    Como sempre, a "suposta verdade", está nas mãos dos detentores do poder de escrever a História.

  7. Luís Postado em 22/Apr/2013 às 16:16

    Concordo com o Fabrício, excelente matéria!

  8. Caroline Postado em 22/Apr/2013 às 16:23

    Eu estava esperando por uma publicação assim... ainda não vejo sentido em nada disso, na verdade não vejo sentido em praticamente nenhum espetáculo protagonizado pelas autoridades americanas...

  9. Paola Postado em 22/Apr/2013 às 16:31

    Bom blog. Ótimo texto. ABS

  10. Ricardo Diniz Postado em 22/Apr/2013 às 16:33

    E no Brasil os terroristas estão no poder acabando com a moral do povo e vocês não falam nada, se preocupa tanto com as coisas de fora e não olham o próprio rabo, preocupado com Boston e nós brasileiros na Merdan, queria que no Brasil as coisas funcionassem como lá, pode ter certeza que o país seria totalmente outro.

  11. Pedro Postado em 22/Apr/2013 às 16:34

    Outra correção: O mais velho dos irmãos é preso (ou se entrega, ninguém sabe). E morre “a caminho do hospital”. Ou vocês pensavam que só bandido brasileiro morre a caminho do hospital depois de “intensa troca de tiros”. A segunda frase deste parágrafo está com a pontuação errada. É uma pergunta, portanto a pontuação correta seria (?). Interrogação!

  12. Elisa Postado em 22/Apr/2013 às 16:42

    ótimo texto! Só queria links das notícias mencionadas, principalmente sobre as mortes no Afeganistão.

  13. Ivan Postado em 22/Apr/2013 às 16:42

    Que acham desses vídeos? "Próxima pergunta, por favor, próxima pergunta, por favor!" http://youtu.be/hXg1uwFvfNg http://youtu.be/CcGd252e8iY http://youtu.be/3c_pCwkRrNQ http://youtu.be/B0hw0HLJ4qw

  14. Silmara Postado em 22/Apr/2013 às 16:43

    Eles têm as melhores armas, os melhores equipamentos, o pessoal mais bem treinado, e ... os melhores roteiristas. A "verdade" será sempre a história que aquele povo gosta de acreditar.

  15. Tatiane Kuyven Postado em 22/Apr/2013 às 16:45

    Texto extremamente corajoso. Parabéns ao autor, tem meu respeito e admiração!

  16. Bernardo Ataíde Postado em 22/Apr/2013 às 16:46

    Olá, o seu texto se mostra um tanto quanto sensacionalista também, não acha? não pelos fatos em si, mas pela maneira como foram escritos e pelas comparações que ninguém realmente fez, pois quando o drone fez o que fez no Afeganistão, todos pensaram que é só mais um ocorrido em meio a tantos. Não estou querendo ser polêmico, mas é assim que as coisas se mostram até na mídia mesmo, tanto televisiva quanto digital, pois eu não vi nenhum post de 5 atos sobre o que aconteceu lá. O que eu vejo é que foram dois problemas, e os EUA por ser uma potência mundial e já ter um histórico de atos terroristas, teve uma visibilidade maior. O que eu vejo que falta hoje realmente é imparcialidade nas notícias. Isso sim é difícil de se ver... tanto na menina apresentadora da FOX News, quanto em quem escreveu esse texto. Ainda assim, é um bom texto. Parabéns.

  17. arthur Postado em 22/Apr/2013 às 16:48

    só tem um porem esqueceu de dar créditos para a população na internet, que por sinal saiu na frente do FBI da CIA em relação a investigação confere o link http://imgur.com/a/sUrnA

  18. Exia, Leonardo Kawazoe Postado em 22/Apr/2013 às 16:53

    Eu estava esperando também, obrigado pelo texto.

  19. Gabriela Postado em 22/Apr/2013 às 16:53

    Esqueceu de mencionar no final que o "suspeito" agora está, convenientemente, sem conseguir falar (já que se conseguisse, iria expor a armação que o governo norte-americano deu de presente à ele). Daqui à pouco vão dizer que ele morreu devido às complicações do seu estado de saúde. Esse menino já deve estar morto à muito tempo assim como o irmão que, supostamente, morreu correndo rumo aos policiais abraçando bombas....Ainda querem colocar a culpa da morte do irmão mais velho no mais novo "foi ele quem matou atropelado...as dezenas de tiros que demos não fez nem cosquinhas".

  20. Gabriela Postado em 22/Apr/2013 às 16:54

    A CNN é uma piada.

  21. Alessandra Postado em 22/Apr/2013 às 16:56

    Excelente Matéria, isso me remeteu ao caso Jean Charles!!! Parabéns

  22. José Ruiz Postado em 22/Apr/2013 às 17:06

    é a Matrix..

  23. Rodolfo M Postado em 22/Apr/2013 às 17:08

    Ótimo texto. Sugiro a mesma reflexão nacional ao espetáculo Feliciano - uma ode à miopia dos fatos.

  24. Abraão Postado em 22/Apr/2013 às 17:10

    Uma verdadeira tragédia Americana.

  25. Elly Postado em 22/Apr/2013 às 17:14

    Ótimo texto... não acredito na culpa desses meninos, que aliás, aparentam ser pessoas do bem!

  26. felipe Postado em 22/Apr/2013 às 17:16

    que bom que contamos como pessoas como vc, assim podemos ver a justificativa mais do que correta e justa para o ato em boston

  27. Bruno F. Postado em 22/Apr/2013 às 17:20

    Excelente! O Governo é sempre a mesma MERDA em qualquer país! :(

  28. Carlos Postado em 22/Apr/2013 às 17:26

    É facílimo falar do país dos outros, especialmente quamdo não se esta lá. Aqui temos mortes às dezenas, TDOSO OS DIAS e os(as) jornalistas enfiam a cabeça no buraco e se preocupam com Boston, embora não tenham estado lá. Falem, protestem contra as CENTENAS DE CRIANÇAS "cracudas" daqui.

  29. Sergio Postado em 22/Apr/2013 às 17:28

    Achei o texto corajoso, provocante, estimulante. Antes do cair da cortina eu mesmo me adiantei para expor meus sentimentos e o postei sem pestanejar. Bloguei no impulso. Postei na rede. Ainda recebo material para elaborar ainda mais. Contive-me. Afinal, temos Memélia Moreira! Leiam se puderem: http://bit.ly/11fbLkU

  30. Fabio Postado em 22/Apr/2013 às 17:34

    Concordo com o Ricardo Diniz.. Os caras colocam fogo em onibus com gente dentro e ninguem é preso. Nunca que o Brasil fecharia uma cidade, meios de transportes (trem, onibus e metro) para capturar alguem.

  31. Luciano Sousa Postado em 22/Apr/2013 às 17:37

    Há quem tente comparar o Brasil com os EUA dizendo que somos atrasados, de certo, essas pessoas nunca pisaram lá. Fui, achei a pior forma de socidade que eu já estive inserida em toda a minha vida. Isso porque eu já fui em 11 países, incluindo alguns da Europa e nosso vizinho Bolívia. Digo e repito: EUA, nunca mais. E sim, nós brasileiros somos melhores. Em todos os aspectos.

  32. Camilla Postado em 22/Apr/2013 às 17:45

    se fizessem observações do tipo no Brasil... talvez até melhorassem! ficam se enfiando em outros lugares, e não olham o próprio umbigo!! e foram 3 pessoas mortas e mais de 170* feridos! boas observações, mas antes de colocar algo do tipo em aberto, seria legal se averiguassem os fatos antes!

  33. Valéria Postado em 22/Apr/2013 às 17:45

    Ótimo texto! Realmente o todo poderoso precisa de um bode expiatório para justificar a impossibilidade de encontrar "culpados terroristas", precisam dar uma satisfação rápida à sociedade estadunidense e, pelo visto as imagens dos jovens chechenos portando mochilas casou direitinho, já que não encontraram outros "supostos terroristas".

  34. Jack Gomes Postado em 22/Apr/2013 às 17:52

    Os problemas mundiais são fato, mas mesmo com todos os seus defeitos os EUA é um grande país, um povo patriota, que tem amor a sua bandeira ao seu hino,respeitam as leis, defendem seu país, o que não existe no Brasil, o povo brasileiro vive por criticar os outros países e nada faz pelo seu. Um país onde o povo é mercenário, vive de jeitinho, não respeita as leis e sequer tem educação. E eu pergunto, como não admirar os EUA??? Haveremos de ter inveja deles e respeitarmos, assim eu vejo.

  35. José Nunes Postado em 22/Apr/2013 às 17:54

    Alienado! Tá em que mundo?

  36. Patricia Postado em 22/Apr/2013 às 18:06

    Poxa, vc já fez o roteiro...nem vão precisar ter trabalho para rodar o filme, q com certeza, em breve chega aos cinemas.

  37. Ana Postado em 22/Apr/2013 às 18:08

    Excelente texto. Acho inclusive que o rapaz já deve está morto, depois é claro de ter sido obrigado a escrever algo.

  38. Caetano Postado em 22/Apr/2013 às 18:15

    Ou seja, os americanos com gordura no cérebro são mais ''manipulados'' pela mídia do que o ''povão'' brasileiro ...

  39. Felipe Silvestre Postado em 22/Apr/2013 às 18:41

    Parabéns pela matéria... A televisão é a "nova" política do pão e circo

  40. Malbec Postado em 22/Apr/2013 às 18:57

    Uma loucura e difícilmente saberemos a verdade 100% desse conto. O que me intrigou foi ler que o rapaz tinha um ferimento na nuca... sinal de tentativa de suicídio... como assim? Quem tenta se suicidar se machuca na nuca? Não é mais fácil dar um tiro na cabeça já que estava "fortemente armado"? Excelente texto, sou fã de segundas e terceiras versões de todas as histórias. Abs.

  41. Justo Postado em 22/Apr/2013 às 18:57

    "E no Brasil os terroristas estão no poder acabando com a moral do povo e vocês não falam nada, se preocupa tanto com as coisas de fora e não olham o próprio rabo, preocupado com Boston e nós brasileiros na Merdan, queria que no Brasil as coisas funcionassem como lá, pode ter certeza que o país seria totalmente outro." Ricardo Diniz Falou tudo o que eu penso! Aqui no Brasil um "garoto" uma "criancinha" um "coitadinho" de "APENAS" 17 anos (segundo as leis hipócrita brasileira) mata um inocente e ninguém fala nada (leva para casa então) realmente se funcionassem como lá ou em qualquer país com leis mais duras (tolerância ZERO) talvez poderiámos acabar com essa putaria que acomete nossas leis brasileiras! Só que leis feita por políticos safados e corruptos, não dá para esperar muita coisa!

  42. Marcel Postado em 22/Apr/2013 às 18:58

    Com certeza não se deve aceitar toda a informação divulgada na mídia, que tende a ser parcial e sensacionalista, mas o autor do texto tem um tom anti-americanista forte, que na minha opinião é tão radical quanto o dos extremistas religiosos, e leva inclusive a perda de credibilidade do texto por ser subjetivo e tão parcial quanto quem ele critica. É natural a reação do povo americano à captura de um provável responsável por uma tragédia em sua vizinhança, mesmo que ele fosse americano e não checheno. No Brasil há o mesmo sentimento de vingança após o latrocínio do jovem por um menor de idade, assim como há um sentimento de vingança em países do oriente médio em relação aos americanos. Essa reação é a do ser humano em geral diante de uma ameaça, e não deve ser confundida com nacionalismo ou xenofobia.

  43. Tabaquara Cruz Filho Postado em 22/Apr/2013 às 19:06

    É tanto sensacionalismo das notícias vindas de lá e também aqui que eu só penso que nunca vou ter certeza sobre o que ocorreu nesse atentado. Quando começo a pensar que talvez os suspeitos são inocentes, vem uma postagem como essa e me faz pensar de novo se a vontade de crucificar o inimigo, seja ele o "terrorismo" ou os Estados Unidos, que não dá pra levar a sério gente que tem tanta raiva quando produz uma notícia/opinião.

  44. Jefferson Postado em 22/Apr/2013 às 19:09

    Claro que voces nao veem sentido em nada disso, voces vivem em um sub-mundo chamado Brasil, aonde a policia e mal treinada, mal paga, os carros sao da decada passada, aonde voces estao acostumados a verem os bandidos soltos voltando a cometer os mesmos crimes, que audacia e essa da policia americana prender dois bandidos, afinal de contas lugar de bandido e solto. Tenho pena de pessoas incompetentes, que quando nao podem fazer o mesmo, inventam teorias e teorias pelo simples fato de nao conseguir fazer igual. Os grandes pensadores do seculo XXl que tem dozinha do Sadam e do Bin Laden, que estao morrendo de preocupacao com os pobres do Afeganistao, muito lindo o discurso, mas nao cola. Pais grande e forte e Pais que protege e guarda os seus, somente isso, essa e a obrigacao de todo Grande Pais, se cada um fizesse isso os Estados Unidos nao precisaria invadir nenhum sub-pais dominado por radicais religiosos, mas amados pelo povo brasileiro.

    • Aleluia Postado em 14/Nov/2014 às 09:51

      Uiii Jefferson o imigrante revoltado. Aqui filhão: http://www.youtube.com/watch?v=sCDRWEpz5d8

  45. ricardo Rodrigues Postado em 22/Apr/2013 às 19:11

    So faltou explicar o policial morto na troca de tiros com os terroristas pra que essa teoria possa fazer algum sentido. Alias, faltou cita-lo. O que sera que aconteceu na realidade? A CIA o matou como parte do plano? Seria impossivel uma mentira dessa magnitude nao ser descoberta num pais onde a imprensa e o povo sao livres, como aqui nos EUA. Que pena que tem gente que teima em nao acreditar na crueldade dos radicais islamicos apesar de todas as mortes deliberadas de inocentes em suas maos.

  46. Douglas Ferreira Postado em 22/Apr/2013 às 19:23

    Eu quero saber cadê o Osama?? Eu não vi corpo nenhum.. Ah os Americanos, são os melhores!!

  47. gabriel Postado em 22/Apr/2013 às 19:42

    e como sempre ha pessoas que acham que sabe a verdade. o texto esta bem escrito, porem e tao fantasioso quanto o que acusa. Ninguem e obrigado a acreditar em historia alguma, contudo, alem da desacreditacao houve uma acusacao a qual carece de provas. Vc que escreveu o texto nao tem capacidade tecnica para apresentar outra hisotria sem compravoes, ou seja, o texto atinge diretamente ao escritor que faz exatamente o que descreve. Fico impressionado com a falta de aceitacao de coisas basicas, nada hoje em dia pode ser simples, tudo ha algo por tras. Acontece, que nao temos a capacidade de saber uma verdade absoluta, entao nos resta investar nossa verdade. Por favor, conserte o texto avisando que e u pura ficcao, ja que nao ha provas.

  48. ana Postado em 22/Apr/2013 às 19:44

    eu sou mulçumana e brasileira, decidi que vou evitar multidões e nunca andar com mochila ou bolsa. Afinal eu sou mulçumana ... O que irrita é a falta de informação !! o que me deixa triste é a covardia das piadinha s de gente preconceituosa. obrigada pelo texto, pelo menos alguém tem cérebro suficiente ...

  49. Ricardo Campos Postado em 22/Apr/2013 às 19:46

    Parabéns a você, que identifica o calibre e o tipo das armas de fogo pelo som em um video de péssima qualidade.

  50. Kleber Oliveira Postado em 22/Apr/2013 às 19:48

    O pessoal quer muito viver um filme, a televisão quer ganhar com o sofrimento dos outros e nos queremos perde o nosso tempo.

  51. LUcas Postado em 22/Apr/2013 às 19:51

    Celacanto é um peixe, ou seja, não pode dar passos

  52. rafael Postado em 22/Apr/2013 às 19:51

    Mas qual seria o motivo? o pvo americano não está nem ai por mortes de inocentes! Na Chechenia não tem petróleo nem meda nenhuma que eles possam roubar.. me desculpe se meu comentario soa ignorante, mas eu, particularmente, não veo um motivo real para essa "conspiração" americana nessa historia e olha que eu sou defensor de todas as outras teorias, 11/09 por exemplo....

  53. Roberto Gomes Postado em 22/Apr/2013 às 19:57

    Bobagem... vc está muito mais informado que a FBI, hein??? Parabéns!!!! Continuem apoiando TERRORISTAS...

  54. Lucia Postado em 22/Apr/2013 às 19:58

    Que bom ler seu comentário, Luciano Souza, porque nunca estive lá e penso como você...seria o último país a ser visitado por mim. Desde sempre penso assim.Abraços.

  55. Bruna Postado em 22/Apr/2013 às 20:01

    Gostaria de saber a fonte sobre a notícia que matou 30 pessoas semana passada no Afeganistão. Em uma rápida pesquisa é possível achar essa mesma notícia datada de 2002 em sites como o Dailymail e não achei nenhuma fonte confiável que dissesse que isso aconteceu esse ano. Isso não diminui o massacre dos EUA através dos drones, mas só queria saber se isso realmente procede, afinal de contas é algo bem sério...

  56. Ythallo Postado em 22/Apr/2013 às 20:04

    um bom texto, podia só ter um pouco menos de erro de digitação, né? e ser revisado pelo menos uma vezinha...

  57. Fernanda Costa Postado em 22/Apr/2013 às 20:11

    Excelente texto. E concordo com o Rodolfo, precisamos de textos assim aqui no Brasil, sobre os nossos podres, sem medo, sem circunstâncias, sem dar voltas. E precisamos fazer esses textos rodarem, eles precisam virar um pedido coletivo, precisam fazer mudanças, não apenas críticas. Parabéns ao autor.

  58. jorge pinto Postado em 22/Apr/2013 às 20:18

    Isso ta parecendo papo das organizações brasileiras que defendem os direitos humanos. Se fizessem isso aqui no Brasil talvez o crime organizado e os políticos não estivessem dominando nosso "maravilhoso" país.

  59. Rejane Postado em 22/Apr/2013 às 20:28

    Texto bem feito, erros nos fatos e realmente uma pena que sua inteligencia esteja completamente comprometida pelo seu sentimento anti-americano. Diferenca entre Brasil e EUA e' que brasileiro toma todo dia: dos politicos nos quais votaram, dos malandros soltos pelas ruas; violencia acobertada e cotidiana; e continua votando nos mesmos politicos, sem se importar com nada serio na propria sociedade. Enquanto isso so' morrendo de inveja dos paises mais poderosos, que se defendem desses maniacos fanaticos religiosos.

  60. Marcel Postado em 22/Apr/2013 às 20:34

    O Homem nunca chegou à lua. O Homem não evoluiu do macaco(isso é uma blasfêmia contra Deus). Os EUA (pé de ferro) não admitem Santos Dumont como pioneiro na aviação. A Inglaterra (pé de barro) não admite o Brasil como pioneiro no futebol. Os EUA criticam Coreia do Norte e Irã por esses países terem poder nuclear, acusando-os de fabricar armas nucleares,mas não fazem questão de lembrar que dizimaram milhares de pessoas numa guerra arranjada. Os EUA se acham os melhores em tudo. Eles criaram os mais diversos "heróis". Os deles são os melhores, os salvadores do mundo. Para nos homenagear, criaram o zé carioca. Um pobre coitado,metido à malandro que de herói não tem nada. Eles são contra o biodiesel, alegando que isso causaria fome no mundo. Eles invadiram o Iraque como um só objetivo: não de caçar Sadam Hussein, mas de tomar posse da maior reserva de petróleo do mundo. Temos que ler livros de História que manipulam a verdade. Nós somos a caça e eles os caçadores.

  61. Pillar Postado em 22/Apr/2013 às 20:35

    É muita inveja dos americanos! Nossa! Que pena que o nosso país só é patriota na época da copa! E que acontece tanta desgraça, crime e atos de "terrorismo" que passam despercebidos ou quando percebem, justiça não é feita. Me desculpe mas seu texto é cheio de informações errôneas. Foram 3 vitimas atingidas pela bomba, não 4. O cara da Mercedes foi liberado pelos caras, não fugiu. Pq vc não menciona o policial q morreu? E o q aconteceu com os moradores q testemunharam as bombas e os tiros? Sao muitos! É claro q o menino não está falando, até pq ele recebeu um tiro no pescoço. Bom... Não sou a maior fã dos EUA, mas morando aqui todo esse tempo, me faz pensar q não quero voltar ao Brasil nem tão cedo. Pq não há melhor sentimento q o de justiça, prontidão e eficiência. Próxima vez q fizer uma critica, por favor pesquisar mais. Outra coisa, vitima é vitima em qualquer lugar. Não existe uma competição em qual o atentado se morre mais ou menos.

  62. Sil Ribeiro Postado em 22/Apr/2013 às 20:39

    Na quinta feira um carro bomba explodiu no iraque, matou 20 e feriu dezenas...ninguém falou nada disso...

  63. César B. Postado em 22/Apr/2013 às 20:43

    Escrevo concordando com boa parte do que li nos comentarios... A historia é sempre contada por quem detém o poder e pelos "vencedores"... os EUA vivem um roteiro cinematográfico. Fugindo disso, é o caos! Estão sempre atrás de fantasmas, e até disparam tiros nos próprios pés, se for preciso, para manter o roteiro (e os fantasmas)... Parabéns pela matéria!

  64. Vanessa Postado em 22/Apr/2013 às 20:48

    Já dizia George Orwell... "A história é escrita pelos vencedores."

  65. Saulo Postado em 22/Apr/2013 às 20:55

    e "SE" não foram eles, quem foi então? Qual o objetivo de arrumar um bode expiatório e deixar o verdadeiro culpado solto? Seria bom se o jornalista da teoria conspiratória explicasse isso.

  66. Katarina Postado em 22/Apr/2013 às 20:57

    Fácil falar estando longe. Por sorte, tenho uma parte da família em Boston, e, lá, as informações são bem mais precisas do que temos aqui. Não tem bode expiatório nenhum, não tem polícia fazendo espetáculo e nem população manipulada. Tem sim, inteligência, eficiência e valores totalmente diferentes dos nossos, por sorte a deles. Porque se fosse aqui...policiais desvalorizados, segurança da população deixada de lado, e a bandidagem fazendo a festa! Brasil il il!

  67. Kayo Postado em 22/Apr/2013 às 21:02

    Desde que aos irmãos foram noticiados como principais suspeitos a pulga atrás da minha orelha começou a se mexer. Excelente texto... acredito que compartilhamos da mesma opinião e não se trata de teoria da conspiração.

  68. Cesar Pereira Postado em 22/Apr/2013 às 21:04

    Ok, o sistema é mesmo perverso. Por vezes apresentam ao grande público um "culpado" qualquer para dar o caso por solucionado. Mas você sugere que eles possam não ser os culpados, com base no que?

  69. lean Postado em 22/Apr/2013 às 21:08

    pelo que sei o culpado que se declarou chefe dos atentados osama binladem, foi morto, a verdade é sempre deturpada a sua historia tambem parece deturpada deve ser um daqueles torcedores cubanos, ou iraneano. A verdade é como a comissão da verdade aqui do Brasil é meia verdade, quando ´so se quer saber da historia de uma lado é meia verdade. O mundo é assim só nos dizem as meias verdades

  70. Eduardo Postado em 22/Apr/2013 às 21:19

    Por que tanto odio aos EUA meu amigo?

  71. Cassius Postado em 22/Apr/2013 às 21:23

    Parabéns pelo texto!! Excelente. Ahhh, e não se esqueçam. Daqui um ou dois anos veremos no cinema o filme sobre a "competência americana" - como transformar dois irmãos em dois terroristas de altissima periculosidade. Sem mais.

  72. Raul Postado em 22/Apr/2013 às 21:40

    Diferentemente do que está escrito, no áudio da persecução desses caras da diferenciar os sonidos dos tiros e as bombas. As imagens dos mesmos assaltando uma loja de conveniência também já foram mostradas. Não é apenas uma imagem que indica a autoria do ataque, mais um conjunto de imagens e gravações. Finalmente, no simulacro de analise o autor se esquece de falar que um deles já fora interrogado pelo FBI “a pedido de um governo estrangeiro”. Entende se que é a Rússia que conhece muito bem os terroristas chechenos.

  73. Lucas Postado em 22/Apr/2013 às 21:45

    Por que que eu lembrei da série Prison Break quando eu comecei a ver todas as notícias na TV?!

  74. Natã Piva Postado em 22/Apr/2013 às 21:49

    você tem uma mentalidade doentia, seu texto é puro sadismo. A vida é única e não pode ser comparada, não é porque crianças morreram no afeganistão que crianças americanas tenham que ter o mesmo destino. Vomitar seu anti-americanismo barato usando uma tragédia dessas é... meu Deus... não tem palavras. Você precisa voltar-se para Deus. Urgente.

  75. Cassiano Postado em 22/Apr/2013 às 21:52

    http://buelahman.wordpress.com/2013/04/20/are-you-just-a-believer-or-do-you-think/

  76. Marcelo Pedroso Postado em 22/Apr/2013 às 21:57

    Acredito que voce eh um pouco sensacionalista e alguem muito desconfiada; se o drone matou 30 inocentes e por uma guerra que eles comecaram! TEM QUE MATA UM POR UM

  77. Rodrigo Postado em 22/Apr/2013 às 22:06

    Bela imaginação! Tudo é teoria(seja de conspiração ou não)agora esses dois terem de fato cometido um ato terrorista é algo inimaginável não é mesmo?

  78. Ivan Postado em 22/Apr/2013 às 22:10

    Bruna, há uma notícia na Daily Mail falando de 30 mortos numa festa de casamento que é de 2002 mesmo. Mas uma notícia de agora, 20/04/2013, do Washington Post, fala que um "recente ataque de drones atingiu uma festa de casamento no Afeganistão" ( http://www.washingtonpost.com/blogs/she-the-people/wp/2013/04/20/boston-unlocked-blessedly-free-to-criticize/ ) Talvez a Memélia Moreira, autora do artigo publicado aqui no Pragmatismo Político, tenha tomado como fonte confiável esse artigo do WP. Segundo o "Bureau of Investigative Journalism", uma iniciativa sem-fins-lucrativos criada por jornalistas do Reino Unido, foram mortos pelos drones dos EUA no Paquistão, Iemen e Somália, entre 411 e 884 civis, dentre os quais, entre 168 e 197 crianças. Segundo a New America Foundation, os dronoes estadunidenses vitimaram fatalmente entre 1967 e 3299 pessoas até fevereiro deste ano. Ainda segundo o Bureau, desde que Obama assumiu pelo menos 50 civis foram mortos quando tentaram ajudar as vítimas, e mais de 20 civis foram atacados deliberadamente em funerais. Vejam: http://en.wikipedia.org/wiki/Drone_attacks_in_Pakistan | https://www.commondreams.org/headline/2013/03/28-2 | http://www.livingunderdrones.org/

  79. leonardo enrique gonçalves Postado em 22/Apr/2013 às 22:18

    O que mais me intriga nesses "espetáculos" americanos, são os "erros de continuação". As contradições são exageradamente grotescas. Sempre seguem um padrão de deixar margem para a dúvida, para o envolvimento do governo etc...e mesmo assim a maior parte da população ainda engole o que assistem passa nos noticiários. A minha grande dúvida é: Será que esses "diretores"estão fazendo isso de propósito? Se isso for verdade, o buraco pode ser bem mais embaixo...Mas torço para que a Central de Inteligencia Americana seja realmente dirigida por idiotas.

  80. bruno Postado em 22/Apr/2013 às 22:23

    Sou um admirador da boa escrita. Furto-me a comentar o conteúdo político -social de seu texto para ceder lugar às congratulações acerca de sua elaboradíssima construção linguística. PARABÉNS!!!!!!!!!!

  81. Larissa Postado em 22/Apr/2013 às 22:29

    DRONE! FINALMENTE FALARAM DISSO! ME AJUDEM AÍ, EU FALO, MAS NINGUÉM ACREDITA.

  82. Jose Postado em 22/Apr/2013 às 22:29

    Parabéns, texto esclarecedor! Cansado dessa imprensa mentirosa e papagaia do Brasil. ainda bem que temos blogs e pessoas como vc escrevendo coisas inteligentes.

  83. Fabrício Desert'sat Postado em 22/Apr/2013 às 22:31

    Tudo isso poderia ser questionado de uma forma mais inteligente, talvez uma forma um pouco menos parcial... Agora a pergunta que não poderia deixar de fazer, pq tanto ódio pelos EUA? Teve um visto negado? Ou chegou lá e só conseguiu emprego de garçon com todo esse seu QI super avançado para padrões brasileiros?

  84. Larissa Postado em 22/Apr/2013 às 22:32

    Preparem-se. Já viram uma foto tirada por satélite do nosso lindo país? Pois é, somos o país mais rico do mundo em biodiversidade, minérios e riquezas naturais. Essa Copa e Olimpíadas é só um aquecimento para a o cerceamento dos cidadãos. Estão armando pesado as nossas polícias. Eu aviso, mas ninguém acredita. Eis que um dia presenciarei o que digo.

  85. Amanda Postado em 22/Apr/2013 às 22:33

    Eu tenho lido muito sobre esse tal ataque de drone que matou 30 pessoas, mas não acho fonte alguma. As fontes que acho na internet tem o texto igual à de uma notícia de 1 de Julho de 2002. Talvez tenha sido por isso que ninguém falou nada? :p http://www.dailymail.co.uk/news/article-125820/US-bomb-kills-30-Afghan-wedding.html Fora isso, ótimo texto.

  86. J Postado em 22/Apr/2013 às 22:35

    Concordo integralmente com o comentário da Bruna.

  87. Sara Postado em 22/Apr/2013 às 22:37

    Claro, já que os EUA mataram 30, o que são 4 americanos mortos?! Nada! Porque isso deveria ser noticiado ou merecer comoção?! Me desculpe, mas em síntese é isso que li em suas palavras! Horrível não? Acho que você deveria achar menos, supor menos e induzir menos as pessoas ao que você acha que é a verdade e tentar ver os fatos de fora, de uma maneira mais imparcial. Causar conflitos não leva a nada, apenas discussão banal.

  88. Lucas Postado em 22/Apr/2013 às 22:55

    Sensacional

  89. Caue Postado em 22/Apr/2013 às 22:59

    Quem em sã consciência solta uma bomba em uma maratona e logo depois assalta uma loja? Que piada! HAUAHUAHAUHUHA!

  90. Rafa Fernandes Postado em 22/Apr/2013 às 22:59

    Eu parei de assistir tudo quando o Obama afirmou, pouco depois do acontecido, que, seja lá quem estivesse por trás disso, essa pessoa SERIA PUNIDA. Foi mais ou menos um "foda-se! Se a gnt não achar quem fez, a gnt pune alguém mesmo assim!"

  91. Ana Postado em 22/Apr/2013 às 23:00

    Já deram uma olhada em #freejahar no twitter? fotos, videos e audio!!! Vamos twittar gente !!! #freejahar !!!!!!!!!!!!!

  92. Patrícia Postado em 22/Apr/2013 às 23:03

    Se a justiça brasileiro fosse assim não haveria uma cambada de vagabundo roubando e matando na impunidade... E vc diz, meu caro, que o bandido morre a caminho do hospital, se vc fosse pai daquele menino que os bandidos arrastaram fora do carro até o crânio da criança ficar esfacelado, do fundo do coração vc iria querer que a policia entrasse em tiroteio com eles e os mesmos morressem a caminho do hospital ou você iria la proteger para que não sofressem qualquer lesão? e o mais duro saber que a justiça brasileira não funciona e pessoas que comentem esse tipo de brutalidade logo andam tranquilas pelas ruas fazendo cada vez mais vitimas, pelo amor de Deus, o Brasil deveria olhar isso e seguir o exemplo, esse tipo de pensamento como o seu que torna esse país o país da impunidade!

  93. alexandre Postado em 22/Apr/2013 às 23:08

    É lamentável, pois ocorrendo ou não mostra a fragilidade dos Estados Unidos. Se o fato ocorreu é PIOR AINDA, visto que dariam a naturalização ao terroristas , PASMEM.

  94. Murilo Postado em 22/Apr/2013 às 23:16

    Nunca comentei nesse blog, sempre o leio para poder ter uma visao abrangente quanto ao cenario atual !!! Um tal de Luciano Souza comentou logo acima que foi para variios paises no mundo, e foi para os EUA e que foi o pior pais que ele ja pisou, abominavel !!!!!!! Hahahahahaha quando vc entra no perfil dele o mulekao que torrou grana do papai, indicando produtos de qual empresa????? Do maior simbolo dos EUA, apple !!! Isso sem falar do restante !!!!!! Eu fico pensando, onde esta o sentido do pensamento dos jovens de hoje em dia, se deixar levar por pensamentos antigos e retrogados dos velhos ignorantes que socam demagogia na cabeca desses jovens de hoje, velhos que vivem da maquina publica e respiram ateh o talo o capitalismo, ai senta a bundona gorda na cadeira e vem aqui falar que EUA eh isso eh aquilo e patati patata !!!! Evoluam !!!!! Evoluam !!!! Leiam de tudo de todos, se questionem de tudo de todos.... Porem nuuunca se deixem levar por pensamentos de senhores que ficaram no tempo e acham que o mundo possue apenas duas divisoes hoje!!! O mundo nao eh o mesmo, nao eh justo encararmos como se ainda fosse o mesmo!!! Sejam sinceros com suas proprias vonviccoes

  95. flor Postado em 22/Apr/2013 às 23:36

    OTIMO TEXTO,VAI DE ENCONTRO DO QUE EU PENSO, A RESPEITO DESSA FARSA TODA.. POSSO COLOCAR SEU TEXTO NO MEU FACE?

  96. Caio Postado em 22/Apr/2013 às 23:46

    Os EUA sempre manipulando o seu povo, escolhendo autores para seus próprios erros (Irmãos Chechenos, Osama etc). Histórias mal contadas como sempre. O povo faz sua parte, aceita.

  97. Tiago Postado em 22/Apr/2013 às 23:47

    O povo Americano é assim mesmo é a cultura deles, estranho se fosse diferente deste "espetaculo". Parabéns ao povo dos EUA e a calma do Barack Obama em não se precipitar. Mas ainda tem muitas respostas a serem dadas e isso só com CIA e FBI que vão investigar mais detalhadamente o por quê das coisas. Abraços.

  98. andre Postado em 22/Apr/2013 às 23:47

    O mais interessante é que, para variar, estamos sucumbindo às discussões impotentes. É o sistema Globo, mais uma vez, fazendo a diferença, obturando a opinião pública, escrevendo a história oficial. Até quando??

  99. Andre Postado em 22/Apr/2013 às 23:50

    Cara vc ta querendo misturar o sensacionalismo criado pela Fox News com coisas que nao convem. O impacto que eles tem nesse pais eh ridiculo hoje em dia. Hannity e O'Reilly nao tem uma sombra do impacto que ja tiveram, a grande maioria aqui ja sabe que a Fox News nao pode ser confiada, que eles nao praticam jornalismo a anos! Aqui se fala MUITO na utilizacao dos Drones, veja a partir de Rachel Maddow e Cenk Uygur. Se vc se baseou nas coisas reportadas pela Fox News, por favor procure saber um pouco mais sobre como as coisas foram reportadas de fato por jornalista de verdade. Exemplo basico: enquanto a Fox News reportava que tais bombas so poderiam ser feitas com treinamento militar, a CNN e ABC reportavam o fato dessas bombas estarem em materias do estilo "Do it yourself" in inumeros websites.

  100. Mara Postado em 22/Apr/2013 às 23:55

    Faço minhas as palavras do Tabaquara Cruz Filho: É tanto sensacionalismo das notícias vindas de lá e também aqui que eu só penso que nunca vou ter certeza sobre o que ocorreu nesse atentado.

  101. alessandra Postado em 23/Apr/2013 às 00:00

    realmente, o que ouvi falar é que o irmão mais velho estava na chechenia visitando o pai, muito estranho né?!!!! afff

  102. Julie Postado em 23/Apr/2013 às 00:00

    Seguinte! O país é EUA,por tanto é dos "americanos",aqui é Brasil portanto é dos brasileiros! Quem não gosta daqui vai embora,quem não gosta dos EUA não vai lá,simples assim!É bem simples,não gosta?Não mora,não visita,vai embora.Deu...

  103. ELISABETE Postado em 23/Apr/2013 às 00:02

    RICARDO DINIZ VOCE ESTA CERTISSIMO TEM MUITO BRASILEIRO QUE FLA DOS ESTADOS UNIDOS, SO PORQUE ESCUTA O SENSACIONALISMO QUE OS REPORTERS FAZEM PINCIPALMENTE A GLOBO COM AQUELA MUSIQUINHA RIDICULA. SO QUEM MORA AQUI E QUE SABE REALMENTE OQUE E OS ESTADOS UNIDOS. BRASIL NAO TEM NADA PARA QUEM E POBRE.BRASIL PRECISA MELHORAR E MUITO, AS VEZES AS PESSOAS ME PERGUTAM PORQUE EU NAO VOLTO PARA O BRASIL, EU PERGUNTO PARA QUE? AQUI EU TENHO TUDO QUE EU QUERO PRINCIPALMENTE SEGURANCA, O BRASIL VOCE NAO PODE CONFIAR NA SEGURANCA DO BRASIL PORQUE ELES SAO OS PROPRIOS BANDIDOS, OLHA TEM QUE RIR MUIO DA CARA DE QUEM ESCREVEU ESTA MATERIA TAO POBRE E TAO RIDICULA!!!!!!!

  104. Fabio Postado em 23/Apr/2013 às 00:05

    http://imgur.com/a/Nx8EU

  105. Mauricio Postado em 23/Apr/2013 às 00:05

    Que excelente matéria, que belissimo texto. Parabéns pela matéria e obrigado pelas sinceras e duras palavras. Isso pode não ser novidade pra muita gente, mas mesmo assim preferimos acreditar no que nos é dado e vendido pela midia sem o minimo de senso critico.

  106. Danilo Postado em 23/Apr/2013 às 00:10

    Muito exagerado e ridículo achar que isso tudo foi uma fantasia promovida pelo Tio Sam. Faça meu favor né.. Vamos aos fatos: - Tudo bem que o Drone matou diversas crianças no Afeganistão mas vocês queriam que os EUA fizessem uma homenagem a essas vitimas durante a corrida de Boston?! hahahaaha - Os 2 indivíduos fizeram um estrago enorme com esta bomba caseira e os EUA não sabiam o que mais poderia acontecer, logo o minímo é divulgar ambos como PROCURADO ou você queria que colocassem o que? - Deixaram em casa a bomba de menor potência pois o alvo seria o MIT depois.. não faz sentido? - Gostei da palavra utilizada ''Adolescente'' hahaha.. você quis amenizar os fatos que ocorreram perante a esse massacre realizado por ele? hahahah - Você ainda coloca ''terrorista''.. bom, se isso não for um ato de terrorismo é o que? - As armas são carregadas na diagonal, pois caso ocorra algum disparo acidental a bala não antigirá ninguém. conclusão: Texto sensacionalista, típico de pessoas a favor do comunismo mas que adoram tomar coca cola e sonham em visitar os EUA.

  107. Marcello Postado em 23/Apr/2013 às 00:13

    Sei....então é assim...esquerda é esquerda. Direita é direita......o Bem vs o mal......tá conta outra vai!

  108. Rafael Postado em 23/Apr/2013 às 00:19

    Repito o que a Julie disse: " O país é EUA, por tanto é dos “americanos”, aqui é Brasil portanto é dos brasileiros! Quem não gosta daqui vai embora, quem não gosta dos EUA não vai lá, simples assim! É bem simples, não gosta? Não mora, não visita, vai embora."

  109. jorge araujo Postado em 23/Apr/2013 às 00:21

    Na "verdade", a "verdade" sempre estará do lado de quem souber melhor argumentar, não existe verdades, exitem fatos...nunca saberemos a verdade, pois duvidos que fabriquem fatos contra eles, se os rapazes são terroristas, quem saberá, mais eles realmente pareciam esta no lugar onde a bomba foi explodida, e existe uma foto muito interessante, onde ele (de bone branco) sai calmamente indo em direção contraria, logo onde a bomaba explodiu e da para ver os rosto das pessoas apavorada e a dele bem calmo, e agora...dificil dizer...no Brasil tudo vai bem obrigado, o traficante "Polegar" pode sair a qualquer momento da cadeira pelo habeas corpus, e nada parece abalar ninguem...enquanto profesores apanham de alunos dentro da sala, e por pais que não dão a devida educação, eles professores agredidos são acusados de estarem sendo os maltratadores dessas mesma crainça, onde o professor lhe deu os limites e eles não o aceitaram e por isso a agressão ...mais isso tbm não é noticiado...na verdade no Brasil é so copa do Mundo, campeonatos armados para esse ou aquele time, as engenharia imediatas, que daquei a 7 anos estaram caindo sobre nossas cabeças, como os predios paras o necessitados do diluvio que os deixou sem casa a algusn anos atras, já estão interditados sem nunca ter um morador, todos rachados, ou as rodosvia que seria inalguarada nesse mês agora, e não pode por causa dos buracos, pois usaram material rregular...mais isos não é noticia, pra que falar sobre essas coisas, as pequenas crianças que são portegida pela essa lei maravilhosa, as entraga para os bandidoe e para os mundos da drogas para serem usadas como escudo e sairem impunes por bandidos com idade maior penal...mais quem vai falar disso... ...mais falando do texto, muito bem escrito, fazendo enxergar com outra tipo de visão, e raciocinar diferente dos são robotizado por um sistema....parabens...

  110. Rachel Postado em 23/Apr/2013 às 00:21

    Ótimo Texto!!!!

  111. MOISES Postado em 23/Apr/2013 às 00:22

    Artigo bem redigido. Todavia, tirando o real sensacionalismo conferido pelas autoridades e pela imprensa norte-americana e a propagação da falsa ideia de que a polícia estava à caça de dois perigosos terroristas, não acredito em teoria conspiratória. Temos a falsa ideia de que atentados como esse são derivados de pessoas loucas, insanas, desprovidas de um comportamento social. Todavia, basta uma análise pouco mais profunda da psique para ver como a condição humana é carente, vaidosa e, ao mesmo tempo, capaz de construir uma linha radical e deturbada de pensamento, consistente na falsa ideia de que a verdade lhe pertence e, por isso, faz-se necessário, através da força, reformular o sistema para espalhar a “verdade” derivada dessa falsa visão da realidade. O EUA construiu uma bela democracia interna e alimenta em seu povo o orgulho nacional. Todavia, a história revela que a sua hegemonia decorre de um despotismo nas relações externas, que contradiz com as suas pregações internas. Esses dois rapazes e essa ideologia de ódio aos EUA são frutos dos diversos conflitos internacionais protagonizados pelos EUA ao logo de todos esses anos, somadas às experiências negativas vivenciadas pelas vítimas desses conflitos. Segundo informações, sabe-se que esses jovens tem um histórico familiar trágico, vindos de uma família de refugiados da região do Cáucaso. Além disso, uma amiga da mãe dos irmãos Tsarnaev, Alyssa Lindley Kilzer, contou que a mãe dos rapazes é uma religiosa fervorosa e adepta às teorias conspiratórias sobre o 11 de setembro, que afirma que o atentado foi criado pelo governo americano para fazer os americanos odiarem muçulmanos (fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/amiga-diz-que-mae-de-suspeitos-era-fanatica-religiosa-e-duvidava-do-1109,d8b1a6e91a62e310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html). Enfim, sofrimento, revolta e a construção de uma visão de mundo radical capaz de amoldar e aliviar esse sofrimento individual são ingredientes suficientes para conceber a ideia de um atentado, mesmo em pessoas vistas socialmente como “NORMAIS”. A verdade é que nessa história toda não há heróis e nem bandidos. Há sim, vítimas de uma tragédia derivada da estupidez decorrente do próprio desequilíbrio da humanidade.

  112. Rogério Postado em 23/Apr/2013 às 00:28

    Ok. Se os suspeitos não foram os autores dos atentados, os verdadeiros autores não perderão a chance de assumir a responsabilidade por estes atos terroristas. Fizeram o que fizeram porque queriam transmitir algum tipo de mensagem ao mundo. Agora, essa ideia de criar suspeitos e de deixar de investigar os verdadeiros autores me parece mais absurda do que todos os absurdos que este texto tenta apontar. O FBI tratou estes dois jovens como meros suspeitos até agora. Sequer houve um indiciamento formal. E muito menos acusação oficial. Os elementos de prova estão sendo colhidos e serão analisados por gente bem mais isenta e capacitada que boa parte dos leigos ou da mídia.

  113. Juca Bahiense Postado em 23/Apr/2013 às 00:31

    E quanto ao texto, muito bom! Excelente mesmo. Abraços

  114. Leandro Bianchini Postado em 23/Apr/2013 às 00:36

    Sinceramente? Na minha opinião, escreveu, escreveu e não falou nada. Nao li nada diferente do que já havia lido em dezenas de outras fontes. Apenas com um olhar e uma maneira de contar diferente.

  115. jose guilherme silva vieira Postado em 23/Apr/2013 às 00:39

    Por que fugiram? Não poderiam se apresentar na frente da midia de mãos vazias para se defenderem? Se morreram 4, isso não importa. Poderiam ter sido mais (dada a concentração) ou menos (se tivessem sorte as vítimas). É muito diferente um acidente de uma máquina teleguiada de um atentado intencional contra a vida de inocentes. Se fosse um ataque contra uma instalação militar seria menos absurdo. Não há nada que minimize um atentado terrorista. São culpados e merecem a morte

  116. Leonardo Postado em 23/Apr/2013 às 00:43

    Eu achei tbm tudo mto estranho nesse caso, não tenho nada contra americanos mas tbm acho tudo lá um grande espetáculo ...

  117. lourenço reinold Postado em 23/Apr/2013 às 00:50

    o so lembrar que os estados unidos EXPLORARAM O IRÃ ate o povo da um basta.. foi uma era de fome descaso persseguição etc... hoje eles passam uma ideia atravês da midia que o IRÃ e um pais potencialmente perigoso,,, porque se um dia eles mandarem bombas para la, ja estão preparando o gado midiatico global. os estados unidos tambem criou o ESTADO DE ISRRAEL dentro de uma região que pelo contrario acolheu milhares de judeus,, ENTENDO QUE SE FOI A EUROPA A GRANDE PERSSEGUIDORA DOS JUDEUS o estado de ISRRAEL deveria ter sido criado na EUROPA CONCORDA????? os politicos e empresarios americanos manipulam o planeta acho eu que em 60% mais tem muito nego com odio desses descasos americanos pelo mund.. para mim se uma bomba portatil nuclear explodir por la,, não sera uma novidade! eles vem plantando odio no mundo faz muitos anos,,, o povo americano e gente boa.. mas tem muito estupido sem escrupulos por la,, en nome do petroleo e do dinheiro eles fazem qualquer guerra en nome da paz mundial,,,, isso eu nunca vou entender,,,

  118. Cássia Postado em 23/Apr/2013 às 01:06

    Achei um absurdo o que aconteceu com estes dois irmãos.Foram caçados que nem bichos ou pior ainda.Nem Bin Laden foi desta forma. Ridiculo, um expetáculo mesmo para americano ver.Tinha que ter um culpado.E eles conseguiram encontrar em poucos dias, impressionante.Sabia que estes rapazes já estavam mortos quando começou a caçada.Espero que o irmão mais jovem morra logo, pois vai ser torturado e sofrer muito para dizer que foi ele que fez aquilo tudo , o que acho que não.Para mim, foi outra pessoa e não eles.concordo com a tia e os pais deles. Não queria estar na pele desta família.Excelente texto e concordo co a mais nova super produção, o novo filme que fizeram com este irmãos.Que sociedade sangrenta essa!

  119. Leonardovski Postado em 23/Apr/2013 às 01:19

    Acho sempre válido questionarmos algo que não nos ficou claro, ou que faltam informações para corroborar a "verdade" informada. Porém acho que você usou a mesma ferramenta da mídia americana, dramatizando e apresentando os fatos com parcialidade, criando seu próprio espetáculo com este texto. Assim como os americanos aplaudiram o circo da caçada você ganhou atenção e elogios de um público ávido por teorias de conspiração, anti-america e afins. Não quero generalizar que todos que comentaram sejam assim, só quero frisar que a imparcialidade não é só de quem escreve, mas também de quem lê.

  120. ivete Postado em 23/Apr/2013 às 01:21

    Perfeita publicação, tudo isso ta muito mal contado, existia centenas de pessoas circulando com mochilas no local das explosões mas é aquela velha historia (foi o neguinho). As fotos dos suspeitos registrados pelas cameras espalhadas pela rua também poderiam ser de qualquer pessoa, nos mesmos ângulos, elas registraram tudo, mas nenhuma capturou os irmãos largando as mochilas, nenhuma registrou o que de fato poderia incriminá-los, não há provas, apenas há infelizes coincidências. Afinal nao eram americanos de olhos azulados. Claro que foram estes.

  121. Rodrigo Farias Postado em 23/Apr/2013 às 01:33

    Tipo, seguindo a mesma linha. Cadê o Osama morto? Isso ninguém viu.

  122. Suesia Aguiar Postado em 23/Apr/2013 às 01:33

    Talvez você poderia perguntar isso diretamente as familias dos mortos, e as pessoas feridas por esses garotos tão inocentes. Tenho certeza que vai ter uma resposta muito boa a sua pergunta. Escritor deveria usar o blog para coisas mais utéis a sociedade brasileira não falar besteiras já que a CNN é uma das melhores agencias de notícias do mundo. Ela não chegou onde esta por acaso. FOX é sensacionalista e não esta no patamar da CNN. A quem vocês vão dar mais atencão a CNN que cobriu as operações policiais na integra ou a um "cara" que escreve em um blog desconhecido? Bom senso é sempre bom nessas horas. Obs. Fox não é considerada uma agência de notícias. Outra coisa eles foram tão corvardes que nem mesmo se mataram pela causa ou seja lá o motivo que levou essas criaturas a fazer isso. Deixaram a bomba lá e foram embora. No maior sangue frio! Eu prefiro não pensar em gente que defenda os direitos terroristas covardes como esses.

  123. Chris Postado em 23/Apr/2013 às 01:38

    Acho muito banal, tanto conhecimento para falar dos acontecimentos que nem ao seu pais pertencem. Se fala tanto do teatro americano, que voce mesmo, se sentiu atraida ao ponto de escrever um texto dcom tanta intelectualidade!!Em vez se escrever um texto assim para chamar a atencao dos leitores, porque nao nos conta o fator que leva tanta gente a morrer nos paises do Ocidente Medio!!! Facil escrever para um pais que vive de futebol e carnaval, onde avaliar atitudes de paises de primeiro mundo se torna forma de adquirir ibope!!Por favor.....menos demagogia!!

  124. Mayara Postado em 23/Apr/2013 às 01:48

    A mesma bala que mata uma adolescente assaltada no Brasil vem de um bandido muitas vezes envolvido pelo Trafico de drogas, também controlado e com envolvimento de autoridades policiais estaduais, federais, internas em cadeias do Brasil. A bala que amanha matará seu amigo, família virá infelizmente desse mesmo meio. Ou não há corrupção no Brasil, na polícia? Isso não importa, importante é falar do FBI. Não são 4 mortos num evento, são milhares por dia em todo o Brasil. Mas no Brasil eles não considerados terroristas, matam, matam e nada sofrem. Só porque não são bombas, são tiros. Presenciei o fato em Boston sem sensacionalismo de televisão e uma calma e perfeita cidade como esta e os feridos não mereciam o que houve. Não ficou claro a opinião do autor se acredita se foi 'golpe armado' ou acredita que os USA puniu inconentemente 2 jovens que "apenas" assaltaram um posto (pensamento Brasil de impunidade aos fracos?). Realmente se for "armado" muito triste, ridiculo, inaceitável mesmo, mas até ai quem tem provas disso, a sua opinião com texto prova? A polícia aqui para qualquer carro que esteja dirigindo a 5 miles a mais de velocidade, verifica, multa e iria deixar passar atiradores? Não é Brasil meu povo, onde se lança um filme polêmico como 'tropa de elite' e as pessoas admiram porque tem tiros, tem emoção e não pela imundsse e mais suja realidade nacional. Enquanto isso pessoas de outros páises, vocês brasileiros, perdem tempo analisando imagens, vídeos e informações e reclamando por falta de acesso? Não cabe a internautas ter fotos ou dados de "terroristas" divulgados e tirar conclusões, não cabe ao FBI divulgar todas as informações, fotos, chega a ser até papético afinal é um orgão de inteligência. Se você baixar música aqui o FBI pode vir na sua casa, será que eles são tão ruins assim que nem o sistema Brasil? O autor desse texto, comentaristas, eu, americanos, nunca saberemos o como eles chegam nas informações que chegam, MAS ELES CHEGAM e também assaltos milionários são evitados pela CIA, bombas não estouradas, etc, etc etc. Independente de críticas e ninguém é obrigada a gostar mesmo dos EUA, coisa que eu morando aqui aprendi a amar, admiro por diversos aspectos e vivo DIARIAMENTE e logo tenho propriedade para comparar e não por seriados de tv (duplados ainda rs) como na maioria faz. Só gostaria que a cada 3 mortos no Brasil, a mobilização, mesmo que se diga pelo autor "ensaiada" agisse igualmente e resolvesse a criminalidade no país que mata mais que nas famosas guerras comentadas mundialmente (fato provado, só pesquisar). Respeito sua opinião, todos têm a sua, mesmo não concordando, admiro sua coragem ao abrir a boca assim, pois falo MUITO bem do Brasil nos aspectos que posso valorizando nossa cultura mas muitas vezes me calo pois a realidade do meu país Brasil é muito triste: fome, seca, corrupção, mortes, educação, cadeias em estados críticos, impostos e os brasileiros se preocupam mais em falar dos "sujos" quando nos mesmos aspectos estão "imundos" ou "mortos", triste, mas vamos aguardar a Copa já que importante é futebol e depois analisar os numeros de turistas assaltados, mortos, enfim, numeros que com certeza não aconteceram nos demais países. Tira a venda dos olhos Brasil!

  125. Alan Postado em 23/Apr/2013 às 02:15

    puts grilla tinha que ser o povo brasileiro mesmo , bem eu moro aqui em boston . primeiro ponto a camera nao foi filmagem amadora , pra quem nunca foi ali na park street , ou nunca pego um green line train da MBTA pra ir la , pode nao saber mais tem camera por toda parte , ih algumas ateh escondidas pq eh cheio de patrimonios de valores historicos em boston. segundo eles permitiram ver o mulek sendo levado sim , porem nao tinha muitas pessoas nas ruas pq ninguem queria sair de casa depos disso , podem nao ter permitido pros reporters imigrantes (pq o mulek ia ser torturado pra eles poderem obter informacoes) caso contrario eles deixariam o mundo todo ver , o nome deles podem "nao ser pronunciaveis " no portugues talvez . outro ponto , o cara q morreu ele jah avia sito presso eh interrogado anos ih anos atras por suspeita de participar em outros atos terroriastas aqui .

  126. Daniel Postado em 23/Apr/2013 às 02:21

    Cara, muito cuidado com o que a imprensa americana divulga para o público. Me dá um certo receio de ver americanos batendo palmas e gritando USA para o carro com o "suspeito checheno" dentro. Os EUA são peritos em implantar bodes expiatórios para manipular as pessoas, usurpar direitos civis e praticar certas políticas internacionais em nome do "terrorismo".

  127. Luiz Antonio Postado em 23/Apr/2013 às 02:28

    O texto seria ótimo se não fosse tendencioso contra os EUA.

  128. Fernando Postado em 23/Apr/2013 às 03:12

    Mais uma mentira a la carte made in USA. Até quando teremos que lidar com este tipo de assassinos que nos governam? Honestamente sinto que a estratégia de terror ja nao se limita aos paises declaradamente inimigos. 11-Set-2001 New York não há duvidas que foi o governo americano que arquitetou tudo. Na Venezuela promoveram golpes de estado. No Iraque e no Afeganistão pelos "valores da democracia" foram mais severos. Mais recentemente na europa através do FMI, o novo tipo de terrorismo, o socio-económico. Na China, Irão, Paquistão, Russia, Japão, Haiti: terramotos, furacões, tsunamis - guerra climática (H.A.A.R.P.????). Objectivo, lançar o pânico e enervar os povos pra usar armamento pago pelos seus impostos para oprimir os seus direitos universais. Por isso sigo com a inspiração de Simon Bolivar, um libertador, e desejo que o legado seu mais recente precursor Hugo Chaves Frias, um homem com uma visão cooperativa dos povos, possa continuar vivo

  129. Simone Postado em 23/Apr/2013 às 06:40

    E o q vcs querem? Que o atentado fique por isso mesmo? O cara saiu da Chechênia, foi morar nos EUA, tinha cidadania! Se não gostava, que voltasse pra Chechenia, ninguém é obrigado a ficar nos EUA. Ficou e matou essa gente toda, feriu mais um monte. O q vcs querem? Botar a culpa nos EUA?

  130. Lorena Postado em 23/Apr/2013 às 07:32

    Retrato fiel da política de Tolerância Zero e/ou da Lei e Ordem. Ainda pode piorar... No Brasil os gritos são pela redução da maioridade penal, aumento da quantidade de penas, criminalização de novas condutas... Alguma semelhança não é mera conincidência... Boa reflexão

  131. ordoro Postado em 23/Apr/2013 às 07:36

    Eu quero ver um comentário quando uma MERDA dessas acontecer no brasil, um país de merda totalmente despreparado, governando por incompetentes. Estamos próximos de eventos grandiosos que poderão trazer pessoas de vários países em competições importantes e tenho a certeza que o país não está preparado, com relação à segurança. Quero ver esses comentários ecoarem de forma surda anunciando que somos melhores que os EUA. Abram os olhos petistas desinformados, vocês apoiadores de lula e dilma vivem numa ilusão de que são os melhores e na verdade estão caminhando para o que há de pior. A continuar com o pt no poder em breve seremos nova cuba, venezuela, argentina, equador ou bolívia, o que há de pior na américa latina. Nossos governantes são loucos pelo comunismo. Hoje no mundo só cuba, vietnã do norte e a venezuela caminham para esse lado. Até a china já se desvencilhou desse sistema idiota.

  132. Simone Postado em 23/Apr/2013 às 08:06

    Pra quem leu fahrenheit 451 "A morte do Montag"

  133. Mateus Postado em 23/Apr/2013 às 08:33

    Ótima matéria!

  134. Felipe Postado em 23/Apr/2013 às 08:36

    Cara, como um democrata eu leio e respeito as tuas opinioes, mas desculpe, em que mundo vc vive? Ainda resta dúvidas pra vc de que os cidadoes la fizeram isso? Réu confesso. Isso nao teve tbm? Pessoas que eram vigiadas até pela Rússia. Nao entendo essa galera que apoia esse tipo de coisa, batem no peito por ideologias arcaicas e ridículas, anti-americanismo pra tudo... Se vc tem problema a culpa é sempre americana? Comece a olhar pra si mesmo e procure defender algo mais nobre, nao essas coisas horríveis que vc colocou ai. Se a Caxemira, a Chechenia é tão bom assim, mude-se pra lá. Venezuela, Bolivia, Equador, Irã, Cuba... todos esses países devem ser paraísos na terra afinal são anti-americanos como vc, nos faça um favor... mude-se pra lá.

  135. Lucas Postado em 23/Apr/2013 às 08:37

    E, para um público que, passivamente se deixa impregnar pelo noticiário como se fossem gansos alimentados para que seus fígados engordem e se transformem em paté de “foie gras”.... Assim são os meios de comunicação massivos em todo o mundo, sem exceção... Quando tu fala [...]desde 11 de setembro de 2001 vive a frustração por não ter conseguido caçar os terroristas que abalaram o orgulho nacional... Existem muitas teorias que dizem que eles mesmos são os terroristas, nas quais eu acredito. A máquina do medo e o capitalismo selvagem rendem muitos milhões aos monopólios (de todos os nichos de mercado, inclusive o estado) norte-americanos. Se vocês juntassem e publicassem alguns documentários sobre a "America" agradeceria muito.. Muito boa a matéria. Obrigado

  136. Usberco Postado em 23/Apr/2013 às 08:43

    Não entendo por que uma parcela dos Brasileiros critica as ações nacionalistas dos Estados Unidos. Certo é que os EUA tiveram os motivos deles que justificaram as medidas adotadas. NÃO podemos questionar isso, principalmente por viver em um País onde CONDENADOS são presidentes de Comissão de Justiça, MENORES matam e ficam impunes, ladrões não são presos e políticos fazem farra com o dinheiro público, ENTÃO, SENHORES, VAMOS CUIDAS DE NOSSAS VIDAS !!!!!!!!

  137. Denise Postado em 23/Apr/2013 às 08:46

    E vcs acham mesmo que os US iriam relaxar sabendo que o responsavel continua solto por terras americanas???? Eles iriam fazer esse circo todo e depois relaxarem para esperar o proximo ataque? Acho pouco provavel.

  138. Cristiano Postado em 23/Apr/2013 às 08:54

    Se as autoridades pegaram um gambá e o estão tentando fazer virar coelho, veremos ainda! Afinal, pegaram-no vivo não foi? Acho que ele ainda tem boca e vai falar. Quanto à este texto, bem, ele pode impressionar e formar a opinião de um monte de gente, isso no Brasil é fácil, já que a maioria das pessoas não sabem avaliar tudo que leem com profundidade! Pessoalmente, acho que as autoridades americanas ainda estão no prazo de apresentarem as evidências. Ninguém pode sair na internet adiantando tanta informação acusando estas autoridades de farsa. Onde está a fonte destas acusações? Sim, por hora, na mente fértil deste amigo escritor. Meu caro, tu daria um ótimo escritor de romance policial! No momento, não me posiciono a favor da legitimidade da prisão ou da farsa proposta, prefiro, ponderadamente, esperar fatos mais claros. Deixemos que o moleque acorde e fale!

  139. Marcela Postado em 23/Apr/2013 às 08:58

    muito bom!

  140. RHAE Postado em 23/Apr/2013 às 09:07

    ... no acontecimento de captura, tem algo de arranjado , ensaiado , preparado e com atores escolhidos a dedo! ...sem falar na reação zumbi dos espectadores

  141. Alfis Postado em 23/Apr/2013 às 09:18

    Na realidade a bronca de vcs com os EUA é tão grande que quem quer que fosse o acusado viriam as teorias da conspiração! Pq vc não fala do terror que é andar no centro de uma grande cidade brasileira a qualquer hora da noite?? Vamos olhar pro nosso próprio rabo antes. O numero de homicidios por aqui é maior que a da faixa de Gaza. Menos hipocrisia e vamos cuidar dos nossos problemas primeiramente.

  142. Caroline Postado em 23/Apr/2013 às 09:32

    Ótima matéria! A alusão ao teatro propõem uma reflexão sobre os humanos envolvidos. Somos pessoas, independente da nacionalidade e das crenças, e não personagens de uma ficção onde há mocinhos e vilões!

  143. Vivian Postado em 23/Apr/2013 às 09:34

    Esta semana escrevi um texto sobre terrorismo e ficava me perguntando se ninguém ia mesmo falar tudo o que você falou! Parabéns pela exposição das ideias e pela, infelizmente, real analogia do povo e dos gansos. Escrevi de uma forma mais ampla, mas o ponto de vista é o mesmo. Se quiser ler o meu tb: http://bancodedadossa.blogspot.co.uk/2013/04/isso-nao-justifica.html

  144. André Postado em 23/Apr/2013 às 09:40

    Qual seria o motivo de matar a cara? Nos EUA tem pena capital, da para o governo matar a cara. Eles queriam os dois vivos para interrogar. Não são criminais quaisquer, querem saber se estão ligados a algo maior. Pode inventar o que quiser, mas me fala o incentivo de matar lá na hora? A cara tinha colete de bombas segundo a historia, porque a cara está escondendo num barco se não fez? Melhor se entregar ao policia ou mesmo a qualquer oficial.

  145. Apolo Postado em 23/Apr/2013 às 09:42

    Vc é o cara.

  146. Wellington Postado em 23/Apr/2013 às 09:45

    Num mundo que vive um estado de guerra, terrorismo é a arma fundamental para auto afirmação de nações que enfrentam seus dominadores em busca de independência. A guerra hoje é feita não só por armas que explodem ou fazem barulho, mas por informações e por agentes infiltrados, qualquer vacilo do "alvo" causa exposição ao inimigo. De repente divulgar detalhes de uma ação de investigação como essa pode expor qualquer fragilidade dos EUA. Terrorismo hoje, principalmente no país que mais investe em segurança, requer agentes que levantem o mínimo de suspeita possível e que, aos olhos de um leigo, passariam por mocinhos.

  147. Marcelo Araujo Postado em 23/Apr/2013 às 09:50

    é a babação de ovo de sempre aos americanos. um show pirotécnico. quero ver no dia em que eles revolverem invadir o brasil o que faremos. aqui em bh, só esse fim de semana, foram 14 homicídios. e a carnificina continua aí, impune. uma ou outra aparecem como notinha de jornal. esse filme é de terror. e não precisamos pagar ingresso pra assistir.

  148. Zailton Postado em 23/Apr/2013 às 09:50

    Isso eu já sabia, só faltava alguém de coragem para publicar. Parabéns!

  149. Ana Alves Postado em 23/Apr/2013 às 09:51

    Li muito rapido, mas o autor(a) do texto esta buscando a mesma coisa: ser aplaudido assim como foram aplaudidos os policiais aqui de Boston apos uma semana de tristeza e para isso apela para "conspiracao". Gostaria de saber se o autor(a) deste texto falaria desta forma contra todo o eficiente servico que nos Bostonianos vimos por aqui por uma semana se seu proprio filho tivesse sido vitima de um crime destes. ou se ele mesmo (o autor) estivesse hospitalizado sem as duas pernas, so porque saiu de casa para assistir uma maratona. Ah, e se o autor prestasse mais atencao ou aprendesse ingles, saberia que esses dois rapazes NAO nasceram na chechenia, de acordo com a declaracao do tio deles. Um detalhe pra voce que escreveu este texto: Os policias, fbi, cia, exercito e todos os envolvidos na seguranca foram aplaudidos porque passaram uma semana de tensao, investigando e buscando resolver este crime, nao por sentarem em uma cadeira e ficar imaginando conspiracoes.

  150. Zuleide Postado em 23/Apr/2013 às 09:53

    Excelente texto...mas a data está correta...11 de sembro de 2001 mesmo. Parabéns!!

  151. Mih Postado em 23/Apr/2013 às 09:59

    Boas colocações....na verdade os Americanos vivem tão frustradamente, com medo, pois quem DEVE TEME, matam milhares de pessoas por poder, por isso vivem com tanto medo, na materia é colocado que um dia antes morreram 30 ou 40 pessoas de uma unica vez, porem isso nao tem importancia, la morreram 4, 5 com o "suposto terrorista", pessoa esta que tbm nao teve a minima chance de se defender...as imagens ninguem mostra, nao ha nada que provee nada que a Policia Americana alega, apenas alegam, e os otários acreditam segamente.....é lamentavel... nao defendo nenhum tipo de matança, muito pelo contrario, acredito que morte nao resolve nada..porem nao podemos ser hipocritas de simplesmente acreditar em tudo que a tv nos mostra, ou fala....sejamos um pouco mais cultos..

  152. Viviane Postado em 23/Apr/2013 às 10:00

    Porque o garoto mais novo correu ? se nao fez nada. nao devia temer. Amigos, inclusive brasilerios sabiam q o mais velho nao era boa pessoa. O rapaz nao assaltou a loja de conveniencia. Ele sacou dinheiro do caixa eletronico (com o cartao do outro cara) que fica dentro da loja de conveniencia . Um brasileiro disse a TV q conhecia Tamerlan da escola e ele o viu minutos antes do ocorrido perto do MIT. Muitas coisas q vc disse tambem me pergunto. Mas vc fantasiou demais.

  153. Chico Suman Postado em 23/Apr/2013 às 10:11

    Um brasileiro já morreu assim, Jean Charles de Menezes - um ser de "alta periculosidade".

  154. Adriano Postado em 23/Apr/2013 às 10:17

    se os chechenos pegarem o gosto, muita coisa vai acontecer

  155. Pedro Postado em 23/Apr/2013 às 10:22

    Eu acho interessante como as pessoas tem suas convicções pré-concebidas de antemão e discursos semi-prontos para tudo. Uma pena, perdem a oportunidade de exercitarem sua análise crítica de fatos e contexto (atual e histórico). Ao que me parece, muitas pessoas leem a matéria e ao invés de buscarem novas fontes, refletirem, estarem abertos a outras possibilidades simplesmente se perdem em argumentos não relacionados a reflexão proposta como "mas o Brasil é mais violento" ou "eu moro aqui ou acolá e gosto mais". Algumas vezes falta senso crítico, outras vezes é simplemente excesso de individualismo ou então descamba pra uma opinião "fundamentalista" (vale pra qualquer ideologia") ou ficar apontando erros gramaticais/conceituais ao invés de analisar os fatos. Eu gosto de ler argumentos, hipóteses com embasamento lógico/crítico, contextualizações abrangentes e não depoimentos/desabafos de quem se acha detentor de verdades absolutas. Pena que nossa educação (assim como na maioria do globo) não prioriza estes aspectos. Dito isso, achei o texto muito válido, pois apresenta uma versão alternativa dos fatos e possuí uma linha argumentativa lógica (que não necessariamente precisamos concordar).

  156. Marcelo Postado em 23/Apr/2013 às 10:28

    Desde os tempos antigos, a história é sempre contada pelos vencedores, aqueles que detém o poder. E mesmo que sejam inverídicas, serão repassadas como se verdadeiras fossem e passarão assim a ser consideradas, mas ninguém contestará. Afinal, quem gostaria de se contrapor àqueles que possuem o Poder? Embora em uma intensidade bem inferior à antiga, a perseguição nos dias atuais ainda persiste. Parabéns por sua redação, seria bom se mais fatos mundo afora fossem contados por uma visão daqueles que foram derrotados, pois pode essa ser a versão verídica.

  157. marcio moura dos santos Postado em 23/Apr/2013 às 10:31

    A imagem de Indestrutível e intocáveis dos EUA foi abalada depois do 11 se Setembro, com isso a preocupação em tranquilizar o povo americano! Nota-se um teatro para fortalecer a imagem de inabalável, e a eficiência da justiça e polícia, não foi mostrado nenhuma prova, das bombas e nada contra os 2 jovens, esse é mais um caso de sensacionalismo que a imprensa americana pratica para trazer "segurança" e tranquilizar o sono do povo americano.

  158. Giana Postado em 23/Apr/2013 às 10:32

    Muito bom o texto.... Mas se USA não mostrou o corpo do Bin Laden ?!!! Porque mostraria (se houvesse!) as armas que eles estariam carregando? É próprio deles...

  159. RS Postado em 23/Apr/2013 às 10:35

    Não estou concordando nem discordando do texto... Só acho que não importa qual o desfecho de uma história sobre terrorismo (qualquer um que seja), sempre irão dizer que há algo mais sinistro por trás... Isso nunca vai mudar, sempre vão dizer os EUA terão segredos ocultos qualquer que seja a versão apresentada (seja ela qual for, qual uma , montada ou não) É uma especulação eterna, seja 11 de setembro, seja o assassinato de Kennedy, de Jonhn Lennon ou o que quer que valha... Sempre existirão especulações para qualquer e toda versão que surgir.. Por isso faço pouca questão de tentar encontrar respostas ou questionar as versões dos fatos (e vão surgir inúmeras delas por aí) Mas concordo que se faz pouco alarde quando o terrorismo é praticado pelos americanos, como no caso do drone - é um absurdo tudo isso, mas o resto do mundo também não faz nada para que isso mude, portanto no fundo somos todos “foie gras" (não adianta criticar só os americanos, pq o resto do mundo é conivente com a carnificina praticada por eles)

  160. Juliana Postado em 23/Apr/2013 às 10:40

    Otimo texto. So uma correcao, foram 3 pessoas e nao 4 que morreram com a explosao. Uma moca de 29 anos, uma outra de 23, e um garotinho de 8.

  161. MisstaylorX Postado em 23/Apr/2013 às 10:44

    Um texto para refletir. Achei também o desfecho do caso muito rápido, mas, uma sobre uma coisa eles estão certos: sejam eles ou não, quem somos nós para questionar a soberania das leis um país? No Brasil a justiça é tão manipulável quanto lá. Não tenho muito o que opinar sobre esse assunto só acho que se determinaram que estas pessoas são as suspeitas quem sou pra dizer que não... Se não está claro o suficiente talvez haja algo errado mesmo, mas, até pra isso é necessário haver provar. Até o momento são apenas teorias.

  162. Marcelo Postado em 23/Apr/2013 às 10:48

    Interessante... Mas qual a fonte desta "materia"? De onde surgiu esta noticia do drone que matou 30 pessoas inocentes no afeganistão?

  163. Victor Amantéa Postado em 23/Apr/2013 às 10:50

    Desde que soube de todo esse ocorrido nunca acreditei que fosse ato de terrorismo, quem sabe sobre os iluminatti, sabe que é tudo forjado pelos EUA, leiam depois um pouco sobre o jogo INWO, tem uma carta que demonstra essa cena de Boston, burro é quem ve televisao e nao sabe distinguir a noticia da verdade. Eu vi a noticia forçado pq eu tava num restaurante e passou isso, mas na hora desconfiei que nao eram esses caras, pessoas que os conhecem falando que os caras eram tranquilos... Midia e forças policiais, souberam manipular muito bem essa investigaçao.

  164. Mônica Postado em 23/Apr/2013 às 10:55

    Gostaria de entender porque a morte de 4 pessoas é menos importante que a morte de 30. É fácil relativizar as coisas, são culpados tanto os que mataram as 30 pessoas que só celebravam um casamento no Afeganistão, quanto os que mataram 4 pessoas que apenas aproveitavam seu dia assistindo a uma corrida. Gostaria de entender pq para o brasileiro quem comete crime sempre vira coitadinho ou pq está lutando contra um sistema injusto ou pq não teve oportunidade e blá blá blá. Existem várias maneiras de se protestar contra as coisas, acha que os EUA são uma porcaria, volta de vez pra Chechenia, mas isso não dá direito de matar inocentes.

  165. Fatima Postado em 23/Apr/2013 às 11:00

    Achei muito estranho também,matarem o rapaz antes ter certeza se foram eles???como assim????suspeitaram e logo atearam fogo contra eles,como assim,imagina só,e se eles forem inocentes,nunca saberemos !!!!USA???nunca saberemos ,eu tive muita duvida desde que anunciaram,muito estranho,!!!!

  166. Raphael Postado em 23/Apr/2013 às 11:01

    O País é deles ! ! ! ! Deveríamos nos preocupar mais com nosso "País do futuro"! Droga de brasileiros que tentam sempre dar jeitinho em tudo ! ! ! Os caras fizeram merda, foram identificados, e só não foram mortos pq um se salvou ! ! ! Se fosse aqui policiais seriam presos, políticos apareceriam para conseguir votos com isso e os meios de comunicação dariam enfase aos assassinos ! ! !

  167. Bruna Postado em 23/Apr/2013 às 11:05

    Ivan, nesse link que você mandou está escrito "(In fact, that happened in July of 2002.)" na frende da informação sobre o casamento. Ao que tudo indica esse acontecimento é sim antigo, alguém soltou na internet que aconteceu agora, mas só achei essa informação replicada em blogs e fóruns, sem provas ou qualquer credibilidade, por pessoas que nem jornalistas são. Quem acredita em tudo que é postado na internet é tão alienado quanto quem acredita em tudo que vai pra TV, fica a dica.

  168. Cláudia Postado em 23/Apr/2013 às 11:05

    http://imgur.com/a/Nx8EU

  169. Carolina Postado em 23/Apr/2013 às 11:13

    Procurem youtube; os BILDERBERGS, clube da elite mais poderosa no mundo! O dono da Fox faz parte...tirem suas conclusões!!

  170. Macus Felipe Postado em 23/Apr/2013 às 11:13

    Ótimo texto! O visão até então não externada pelos jornalistas, sobre o fato que aconteceu nos E.U.A! Parabéns!

  171. Jorge Postado em 23/Apr/2013 às 11:16

    ...tudo isso...inclusive o texto...é uma tremenda de uma falta de consideração com todas as pessoas que tentam em vão se aproximar da verdade,para que possam chegar a uma conclusão...se é que seja necessário alguma conclusão...parem de criticar o que é na verdade um problema de outros e se virem um pouco aos nossos problemas...que me parecem muito mais importantes e difíceis de se chegar a uma conclusão séria...

  172. Pau no seu cu com 1 tronco de árvore Postado em 23/Apr/2013 às 11:17

    É isso aí, não foi um ato terrorista, foi apenas uma reação tardia dos povos oprimidos do oriente! Vamos explodir mais bombas em Boston, em NY e na Casa Branca! Vamos jogar mais alguns aviões em alguns prédios destes malditos americanos, este povo caipira com hábitos rurais! E, para completar, vamos enfiar um míssel no cu do autor dessa merda de texto.

  173. leonardo Postado em 23/Apr/2013 às 11:22

    Otimo. O correspondente da Globo News (nao lembro nome) que 'e especialista nestas questões, alertou para este fato, de atribuir este episodio a um muçulmano. Que o governo nao pode rotular o caso..tambem alertaram para todo esse teatro.

  174. Vitor Postado em 23/Apr/2013 às 11:27

    O governo americano foi injusto sim em matar um dos irmaos e captura outro sem ter provas concretas, apenas imagens. Porém, acreditar em teorias da conspiração é no minimo uma insanidade. Por favor, raciocinem antes de acreditar que isso tudo não passou de uma armação do governo americano

  175. Bruno Postado em 23/Apr/2013 às 11:27

    O mentor dos atentados de 11 de setembro foi caçado e morto, custou uma intervenção militar e muitas vidas inocentes, mas realmente se faz necessario esse tipo de ação, uma nação que lute por isso, alguem ai ja leu sobre o hamas e a faixa de gaza? só pra ter uma idéia se voce surfar voce morre. Acredito que os EUA tem seus erros e sua busca é infindavel atraz de recursos que os mantenha no poder, no lugar deles, quem faria o contrario? Ao meu ver excelente demonstração de força das autoridades americanas, um resposta rápida e eficaz pra um povo que ao contrario dos brasileiros carrega o patriotismo todos os dias, não somente no carnaval. Interessante a matéria, meio parcial, mas com um lado deveras merecedor de atenção.

  176. Clayton Postado em 23/Apr/2013 às 11:32

    Belo texto... Porém, você tem "evidência" de tudo que está escreendo? Afianl, você fez o mesmo que diz que eles fizeram: Acusando sem saber a verdade! Você é do FBI, CIA para ter informações tão privilegiadas? Li para dar risadas só... Fala tanto deles e com certeza deve ter um iphone, um nike, entre outras coisas...

  177. Antonio Postado em 23/Apr/2013 às 11:33

    Matéria cheia de erros: - Três pessoas morreram no atentado, não quatro, a quarta vítima foi assassinada a tiros pelos dois irmãos dias depois. - Ela fala que dos feridos apenas uma pessoa perdeu as pernas... Errado. Ouveram várias amputações. A irmã do menino que morreu perdeu uma perna, uma dançarina perdeu um pé, dois irmãos perderam cada um uma perna, outros perderam as duas pernas e por aí vai. - Ela conta que o mais velho morreu a caminho do hospital mas não informa que na hora do tiroteio ele foi atropelado (e carregado por alguns metros) pelo próprio irmão quando este fugiu sozinho no SUV roubado. Acho que a autora não se informou direito antes de escrever o artigo... Ou talvez elo só assista à Fox news, uma agência de notícias nem um pouco confiável.

  178. Welber Postado em 23/Apr/2013 às 11:33

    Sacco & Vanzetti. Outra vez.

  179. Edgard Postado em 23/Apr/2013 às 11:36

    Não gostei do texto, manequeísta, manipulativo, parece mais uma propaganda anti-EUA do tipo ideologia pra se viver, coisas que podem até agradar aos jovens. No entanto, apologia a qualquer ato de terrorismo e a qualquer outro crime seja qual for e de quem for se constitui em crime contra a humanidade. Lástima que pessoas que têm uma visão tavez adequada - talvez distorcida - possivelmente são as mesmas que bebem na cultura americana, usam seus jeans, comem em fastfoods e dão dinheiro a Hollywood para alimentar suas mentes com teorias da conspiração.

  180. Letícia Postado em 23/Apr/2013 às 11:39

    Deleite!!!

  181. Datto Horaciana Postado em 23/Apr/2013 às 11:43

    Me senti assistindo a um filme Holiwoodiano. :) Excelente matéria.

  182. Andre Postado em 23/Apr/2013 às 11:48

    Cara vc ta querendo misturar o sensacionalismo criado pela Fox News com coisas que nao convem. O impacto que eles tem nesse pais eh ridiculo hoje em dia. Hannity e O’Reilly nao tem uma sombra do impacto que ja tiveram, a grande maioria aqui ja sabe que a Fox News nao pode ser confiada, que eles nao praticam jornalismo a anos! Aqui se fala MUITO na utilizacao dos Drones, veja a partir de Rachel Maddow e Cenk Uygur. Se vc se baseou nas coisas reportadas pela Fox News, por favor procure saber um pouco mais sobre como as coisas foram reportadas de fato por jornalista de verdade. Exemplo basico: enquanto a Fox News reportava que tais bombas so poderiam ser feitas com treinamento militar, a CNN e ABC reportavam o fato dessas bombas estarem em materias do estilo “Do it yourself” in inumeros websites.

  183. Paulo Postado em 23/Apr/2013 às 11:50

    Não li todos os comentários, mas ache a matéria meio Anti-USA. Você talvez não conheça bem os USA, mas escreve muito bem. O FBI ainda não liberou imagens porque faz parte das investigaçōes. Hoje a grande preocupação foi: Quem financiou a compra de armamento, pois os meninos sao pobre. Sou brasileiro mas neste momento levanto a bandeira americana. Vivo aqui e não tenho dúvidas que foram os garotos chechenos que coneteram a atrocidade, inclusive um mecanico brasileiro interagiu com o mais jovem um dia após o ataque e mostrou que ele estava extremamente agitado. Ele ainda não era suspeito. Claro que demorou 4 dias para concluir que foram eles. Vc há de convir que todos que estavam em Boston naquele dia eram suspeitos. Para quem não sabe, o homem que perdeu as pernas e voltou a lucidez na quinta foi quem chamou o FBI e disse que se tivesse filmagens ou fotos de onde ele estava ele reconheceria a dupla. Isto foi decisivo e so aconteceu na quinta.

  184. Cassy Postado em 23/Apr/2013 às 11:51

    Em contrapartida, tbm parece idiotice armar uma farsa, sabendo que os "verdadeiros" culpados estarão às risadas, da CIA, FBI e todo povo americano..por mais que se queira reparar a necessidade de mostrar resultados de investidas fracassadas anteriores como a exemplo do 11 de setembro. Uma farsa pode não ser assim tão a favor de seu inventor, mto pelo contrário, pode vir a ser um desastre e não acredito que sejam tão burros a tal ponto.

  185. Paulo Postado em 23/Apr/2013 às 11:52

    Hoje aqui nos USA muitas pessoas comuns tem tido crises de loucura e feito atos como: atacar uma escola, um restaurante ou lugar com muita gente. Estas pessoas usada pelo diabo são pessoas fora de qualquer suspeita.

  186. Jimmy Postado em 23/Apr/2013 às 11:53

    Caçula... os irmãos estão inocentes... este teatro ficcional foi um show-off para as televisões e para evitar muitas justificações internas... TEORIA DA CONSPIRAÇÃO... com a popularidade de OBAMA era preciso puxar para cima o orgulho Americano... de onde será que me lembrei disto??? "WEAPONS OF MASS DISTRUCTION...""

  187. Nadia Postado em 23/Apr/2013 às 11:55

    Parabéns.... espero que as pessoas tenham inteligencia suficiente para atentar-se aos fator... "o circo" em questão, será uma bela desculpa para novos ataques da grande potencia americana....

  188. paulo da cunha Postado em 23/Apr/2013 às 11:57

    QUEM LER o que o Sr NOAM CHOMSKI SABE e escreve SOBRE OS ESTADUS UNIDOS DA AMÉRICA e suas políticas assassinas, pode quiçá compreender (JAMSI JUSTIFICAR), ATOS EXTREMOS (E DESCABIDOS...) COMO ESSE!

  189. Thiago Souza Postado em 23/Apr/2013 às 11:57

    Vejo muito ódio aqui contra a sociedade americana.

  190. Edgard Oliveira Postado em 23/Apr/2013 às 12:10

    Sugiro a leitura desta análise como complemento a este texto. Imagens e falhas cometidas pelo FBI. http://imgur.com/a/Nx8EU

  191. Fabiana Postado em 23/Apr/2013 às 12:14

    Esperava ansiosamente por um texto como esse!! Cansada dessa mídia ridícula que só reproduz a Fox e a CNN. Cansada dos americanos e dos brasileiros alienados. Cansada de quem vem falar que " com tanta coisa acontecendo aqui...bla bla bla". Leiam os outros textos antes de criticar. E porque deveríamos ser bitolados? Se preocupar com uma coisa, não altera em nada a preocupação com outras coisas. Um mundo complexo: será que vocês entendem?

  192. Luísa Postado em 23/Apr/2013 às 12:22

    Ótimo texto! Muito importante pra pessoas sem noção pelo menos terem ideia de outras opiniões! Gente, "terrorismo" não existe! É invenção de opressor! E se vocês forem ficar procurando "fontes confiáveis" pra ler notícias, podem sentar.

  193. lu Postado em 23/Apr/2013 às 12:25

    fabuloso!!! Daqui a algum tempo surje um filme sobre esse caso.

  194. Rosa Postado em 23/Apr/2013 às 12:25

    Seu texto está ótimo, parabéns. Toda a história envolvendo esse caso, que eles chamam de 'terrorismo', é uma verdadeira palhaçada. Foram divulgadas informações desencontradas e ações sem explicação. Por exemplo, não entendi como (em uma cena vista mundialmente) o primeiro suspeitoa dos ataques em Boston foi visto sendo detido pelado, sem nenhuma marca de sangue ou qualquer ferimento e, segundo as autoridades, morreu ao dar entrada no hospital. Um médico que o atendeu disse que a morte foi em decorrência de tiros e explosivos. Como explicar isto? Ele não tinha sequer um arranhão. Esta foi a primeira notícia, com imagens para comprovar, divulgada pela imprensa norteamericana. Logo depois, uma outra informação. A polícia disse que o rapaz havia morrido durante uma perseguição policial, com tiros e explosões de artefatos. Então, quem era o rapaz 'nu' preso pela polícia na universidade onde um suposto policial (de nome não divulgado) teria sido morto pelo suspeito? Será que ele conseguiu andar depois de morto? Fugiu do carro da polícia, pegou outro carro e foi perseguido e assassinado? Esta não entendi realmente. Se a polícia tentou camuflar os fatos, o fez de forma muito falha e medíocre. Mostrar o rapaz vivo antes e depois dizer que ele já havia sido morto em uma caçada é uma piada. Um desrespeito à nossa inteligência. Como explicar essas contradições com provas documentais? Pior do que a polícia foi a imprensa, que não questionou este fato e ainda o deixou de lado para não levantar dúvidas sobre o 'excelente' trabalho do FBI para prender os DOIS PERIGOSOS RAPAZES! um show de ridicularidade! http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/um-dos-suspeitos-de-causar-atentado-em-boston-e-preso/2525502/

  195. wesley Postado em 23/Apr/2013 às 12:27

    “E no Brasil os terroristas estão no poder acabando com a moral do povo e vocês não falam nada, se preocupa tanto com as coisas de fora e não olham o próprio rabo, preocupado com Boston e nós brasileiros na Merdan, queria que no Brasil as coisas funcionassem como lá, pode ter certeza que o país seria totalmente outro.” Ricardo Diniz Falou tudo o que eu penso! Aqui no Brasil um “garoto” uma “criancinha” um “coitadinho” de “APENAS” 17 anos (segundo as leis hipócrita brasileira) mata um inocente e ninguém fala nada (leva para casa então) realmente se funcionassem como lá ou em qualquer país com leis mais duras (tolerância ZERO) talvez poderiámos acabar com essa putaria que acomete nossas leis brasileiras! Só que leis feita por políticos safados e corruptos, não dá para esperar muita coisa! E ao Luciano Costa nunca deve ter saido nem da rua em que mora pra falar tanta asneira morei la por 5 anos o que presenciei foi um verdadeiro exemplo aos país.A deve ter ido la pra trabalhar lavando louça ou em algum MC Donalds pra esta falando isso.

  196. Mauricy Postado em 23/Apr/2013 às 12:28

    "Vieram da sofrida Chechênia, país localizado numa região onde a morte chega pelas mãos das tropas de ocupação do Afeganistão. Ou, pela arma mais abjeta criada pela indústria armamentista dos Estados Unidos, o drone." O problema da Chechênia não é a ocupação Russa? Não sabia de drones Americanos voando em território Russo, nem de tropas a caminho do Afeganistão passando pelo Cáucaso, já que nem caminho é.

  197. Luana Postado em 23/Apr/2013 às 12:31

    Primeiramente os fatos deste texto estao incorectos. Foram 3 mortos com a explosao da bomba, nao 4. Eu sou filha de pais Brasileiros, nascida em Boston, criada em Boston, visito o Brasil a cada ano... amo o Brasil, tenho orgulho de dizer que "sou Brasileira"... Mas desculpe, a quem esta fazendo comparacoes entre Brasil e EUA... nao tem base. Este mes passado estive no Brasil e me dei conta do quanto o Brasil eh sofrido. O cidadao Brasileiro passa por dificuldades que sao fora deste mundo. Coisas SIMPLES, do dia a dia. Acredito que o Estados Unidos tem sim, um governo corrupto, porem e uma corrupcao "organizada" onde o cidadao Americano vive BEM MAIS TRANQUILO que o cidadao Brasileiro. Onde no Brasil uma cidade vai fechar o transporte... uma cidade inteira (e varias outras vizinhas) pra encontrar um criminoso? A verdade e que nao tem como proteger 100% do povo 100% da hora mas no Brasil nao ha valor pela vida, pelo humano. Um a mais, um a menos, o governo nem se mexe. Aqui pelo menos o onibus anda. Ja considerei morar no Brasil... so por poder ter essa experiencia... mas a realidade do Brasil me supreende. Nos EUA vivo sozinha com meu filho, tenho 24 anos, nao tenho assistencia financeira dos meus pais, nem governo, nem o propio pai do meu filho... mas ainda consigo viver super segura. No Brasil, a realidade seria outra... os bairros seguros sao SUPER caros... A verdade e que o sistema de justica aqui FUNCIONA, mesmo corrupta. No Brasil, alem de corrupta, o sistem judicial simplesmente nao anda.

  198. Anderson Chauvet Postado em 23/Apr/2013 às 12:33

    Belo texto. Para reflexão, não nos esqueçamos da "verdade" absoluta que originou a invasão no Iraque: possuíam armas de destruição em massa que nunca foram encontradas. Temos que questionar tudo o que lemos e ouvimos.

  199. pedro Postado em 23/Apr/2013 às 12:37

    e diga-se de passagem que nenhum grupo terrorista assumiu a autoria do atentado, como é de praxe se fazer, eles tem o prazer de dizer o que fez como se fosse o troféu deles por conseguir o objetivo...ñ tomo partido para nenhuma das partes, mas tenho que admitir que todo esse circo foi muito sensacionalismo e atuação, faço minhas as palavras da tia dos rapazes: onde estão as evidências? parabéns pelo o belíssimo texto...

  200. Priscilla Postado em 23/Apr/2013 às 12:40

    Muito bom o texto..digno de reflexões...o que não tira a culpa dos "culpados" de matar e mutilar pessoas inocentes..1 ou 1000 tanto faz..são inocentes. Agora, é estranhoso realmente o fato como eles narraram. É tosco, é medonho...nem cheguei a acompanhar como eles conseguiram "capturar" o segundo indivíduo, mas ouvi dizer que encontraram em uma cidadezinha perto dalí, escondido embaixo de um barquinho....agora como? meu Deus, como??? coooomo eles conseguiram descobrir??? eles são quase Deuses????? EUA fdp!

  201. Gerson Postado em 23/Apr/2013 às 12:42

    Não entendo porque os brasileiros se preocupam tanto com o que acontece aqui. Também não entendo uma pessoa perde o tempo dela para escrever um texto sobre o que acontece em outro país quando ha uma guerra civil no Brasil. Miséria e fome de norte a sul. Teria usado melhor o tempo dele para protestar contra a violencia incontrolavel das grandes cidades brasileiras. Enfim, como sempre se fala. O Brasileiro valoriza mais o que vem de fora até a violencia de fora parece mais interessante que a doméstica.

  202. Hedson Postado em 23/Apr/2013 às 12:43

    Agradeço o texto e todos os comentários. Se estudarmos o mito da caverna de platão veremos que lá atras ele já nos dá subsidios para ver até como algo previsivel o movimento dos amos da caverna... a verdade, sabe-se lá até quando estará velada... afinal, até hoje mentem sobre a história da HUMANIDADE. Que conta é sempre quem ganha não é... e conta como quer...

  203. Nanda Postado em 23/Apr/2013 às 12:43

    A pergunta que não quer calar. Porque só os Estados Unidos que sofre atentados? Ou melhor, que "encenam" atentados terroristas? Para se fazerem de vítimas,talvez? Para arranjar pretexto para invadir ou guerrear com outras nações? Tá errado isso aêê,hein?

  204. Nanda Postado em 23/Apr/2013 às 12:45

    Família dos acusados do atentado em Boston,culpam o Estados Unidos de farsa. "O serviço secreto americano fez uma armadilha para seus filhos por se tratarem de "crentes muçulmanos". (...)Ele estudava no segundo ano na faculdade de Medicina nos EUA. Esperávamos ele para as férias" http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/2013/04/15/veja-imagens-das-explosoes-na-maratona-de-boston.htm?fotoNav=115 O início e uma conspiração. http://www.youtube.com/watch?v=I1G1kzDzJiI

  205. andre fittipldi Postado em 23/Apr/2013 às 12:47

    Quanto blablabla...

  206. Aline Postado em 23/Apr/2013 às 12:50

    "Troca de tiros" é clássico! Como se fosse troca...Mas todos sabemos que os tiros são unilaterais, assim como as vítimas desses tiros. Essa virou tão clichê que é impossível acreditar que exista a "troca" de tiros, como nos antigos faroeste. Os tempos, os poderes são outros.

  207. Roney Postado em 23/Apr/2013 às 12:53

    Num mundo cada vez mais anti-americano é bem comum pessoas lançarem mão de algumas “teorias de conspiração” como essa descrita neste artigo, digo teoria de conspiração porque no texto da autora Memélia Moreira a qualificação do fato em Boston como ato terrorista vem colocada entre aspas, e naturalmente todos os argumentos seguintes têm a intenção de desclassificar o ato para algo armado pelos próprios americanos com intuito de manchar a imagem do mundo islâmico como inimigos a serem batidos. Pois bem, a seguir tecerei alguns comentários sobre o texto, que para mim, é revestido de uma pseudo-intelectualidade esquerdista, que por sinal não é nova, já foi amplamente utilizada nos atentados de 11 de setembro. Não concordo com o imperialismo americano, mas devemos lembrar que existe naquele país seres humanos, mortais como nós, que apesar dos filmes de Hollywood, possuem em sua maioria vidas comuns, como as nossas, não são eles um exército de “Capitães América. Seriam então, todos os fatos armados? Na proposta da autora, em tom poético e bastante persuasivo ela questiona o fato de uma câmera de um anônimo ter identificado os supostos terroristas, desqualificando a validade da prova, pois bem... O que será que ela esperava? Que após uma intensa campanha de solicitação de ajuda da população no envio de fotos e vídeos que auxiliassem na investigação sigilosa, a identidade do colaborador fosse divulgada, inclusive pela imprensa? Considerando ainda se tratar da investigação de um ato terrorista, se fosse ela a detentora das imagens, e tivesse de se identificar e ter sua identidade revelada até nos meios de comunicação, será que ela colaboraria nestes termos? Creio que não. O anonimato é até uma questão de segurança nessas situações. Ela também questiona os fatos ocorridos no roubo à loja de conveniência, e diz que os órgãos de segurança não mostram a loja assaltada, talvez ela não tenha assistido os noticiários, porém eu vi a imagem dos irmãos armados cometendo tal crime, afinal, o que mais ela queria ver na mídia? Um depoimento do dono do estabelecimento relatando o fato, citando seu nome e endereço? Numa investigação, nem tudo deve ser mostrado na imprensa, até mesmo porque os desdobramentos podem ser muitos. Depois destas evidências, na eminência de acontecimento de novos atentados, natural foi o início de uma perseguição aos suspeitos, talvez para nós brasileiros seja difícil entender o pânico vivido por aquele povo que convive ainda com o fantasma dos atentados de 11 de setembro. Quanto aos fatos filmados pela câmera no momento do tiroteio com os até então suspeitos, a autora diz que os sons dos tiros são nitidamente de armas do mesmo calibre, neste momento faço uma pausa para aplausos a ela, que através de um vídeo consegue definir com precisão o calibre das armas somente pelo som emitido, e recomendo que ela seja reconhecida como a maior perita criminal do Brasil, ou talvez do mundo. Continuando ela questiona a versão da polícia que eles tenham jogado explosivos na perseguição, mas notem que no momento do tiroteio os carros não estavam em movimento, e segundo a reconstituição mostrada na TV os explosivos foram laçados no momento da perseguição, e não após eles serem cercados. Ainda demonstrando uma habilidade incomum na investigação criminal a autora dá uma aula de policia judiciária, reprovando o fato dos policiais não terem “seguido os rastros de sangue” do irmão menor (risos). Me corrijam se eu estiver errado, mas será que os ferimentos do garoto esguichavam sangue de tal forma que mesmo ele empreendendo fuga dentro de um veículo, uma trilha de líquido vermelho era deixada por onde o veículo passava? Alguns comentários feitos por ela com relação à potência das bombas utilizadas me recuso a comentar porque deixo isso somente para peritos em explosivos. Em seguida, para terminar a “teoria da conspiração” os policiais encontram o irmão mais novo ainda com vida e o prendem. Afinal, se a intenção fosse apenas “achar” um culpado, porque então prende-lo vivo? Não seria mais interessante mata-lo assim como fizeram com o irmão mais velho que trocou tiro com os policiais? Me indigna o tom pejorativo com que ela trata os homens que conseguiram em tão pouco tempo identificar os responsáveis e impedir mais mortes de inocentes, classificando-os como “atores”. Mas não me assusta, afinal vivemos no Brasil, e sei que se essa ação das forças de seguranças tivessem ocorrido da mesma forma em nosso território, ao invés de aplausos da população (inclusive dos pseudo-intelectuais) e medalhas de honra ao mérito, o que os policiais receberiam seria uma série de perseguições midiáticas sensacionalistas retratando a cão que culminou na morte de uma e prisão de outro terrorista como mais uma ação truculenta e desastrosa da polícia brasileira. Vale lembrar que esses atores também tem honra, também têm família, também morrem em trocas de tiros, e por isso, se não puderem ter admiração, deveriam ter pelo menos respeito.

  208. Felipe Postado em 23/Apr/2013 às 12:58

    Também não acredito que os 2 irmãos sejam os autores do ataque. Vendo as fotos percebo várias outras pessoas que também poderiam ser suspeitas, e foram ocultas. No entanto, me divirto com a parcialidade e sensacionalismo desse texto (que não deixa de ser interessante), e pior ainda com comentários de pessoas apoiando cegamente o autor do mesmo. Acho engraçado a maneira pejorativa com que o autor classifica o fato dos Estados Unidos serem um dos países mais fortes no quesito militar... não dá pra entender que isso é necessidade? ou as pessoas realmente acham que um dos países mais poderosos do mundo se daria ao luxo de ter um exército medíocre, correndo risco de ter seu poderio perdido? China, Alemanha, e tantas outras potências possuem excelentes exércitos e ninguém comenta, não é? Sobre a guerra no Afeganistão, todos sabemos que o que os EUA procuram é vantagem econômica. A morte de inocentes no Oriente Médio é deplorável e condenável, com certeza... mas quer dizer que matar 30 inocentes, ou matar 4, é diferente? um tem mais valor que o outro? eu teria vergonha de afirmar uma coisa dessa. O país tem sim, o direito de querer caçar quem cometeu o ato. Ah, e lembre-se (e procure se informar também), no Afeganistão, os principais culpados pela morte de inocentes são os próprios grupos extremistas afegãos, e isso ninguém fala. Tão alienado quanto quem acredita em tudo que é exposto em jornais e canais de televisão, é quem acredita em tudo que um blog desse escreve. Vejo comentários descrevendo mídia como se fosse sinônimo de televisão e canais norte-americanos, desses eu realmente tenho pena. Acordem, vivemos num país podre, corrompido pelo poder e mídia em TODOS os seus sentidos, de nada adianta criticar os atos dos outros, quando nem os nossos conseguimos mediar. Vale lembrar, não sou dono da verdade e nem defendo os EUA (que possuem sim, muitos lados negativos), mas é deplorável o nível de intelecto do brasileiro, que acha bonito falar "a tv e jornais televisivos são isso e isso", e aceitam de olhos fechados um texto na internet, claramente sensacionalista.

  209. Roberto Postado em 23/Apr/2013 às 13:03

    Eternamente falarão mal dos EUA... Sempre vão acha-los culpados por algo... Em SP morrem mais pessoas que no Afeganistão, EUA e etcs... Esse país (Brasil) e esses repórteres são mto hipócritas... Olhemos primeiro para nossos umbigos, depois falemos algo dos outros...

  210. Leo Postado em 23/Apr/2013 às 13:05

    http://imgur.com/a/Nx8EU ta mais do que confirmado, FBI FAIL!!

  211. Ana Paula Santos Postado em 23/Apr/2013 às 13:07

    Nada que venha desse país é confiável...

  212. marcia pereira Postado em 23/Apr/2013 às 13:07

    Parabéns!!! Maravilha! É exatamente assim...

  213. Michael Postado em 23/Apr/2013 às 13:11

    Não confio nos EUA! Acredito na inocência dos irmãos.

  214. Rafael Postado em 23/Apr/2013 às 13:13

    Ótimo texto! O mundo sofre do mesmo mal: manipulação, seja de opinião ou seja da informação que é o que leva o povo à formação de opinião. Li um comentário acima, comparando negativamente o Brasil com os EUA e só tenho a dizer que as pessoas reclamam muito do governo brasileiro e o comparam negativamente com outros cuja política é, supostamente, bem sucedida como por exemplo a do governo estadunidense, afinal, é um país de primeiro mundo, certo? Mas pare e pense por um minuto: "E se a culpa fosse nossa e não do governo; se o povo desse um passo e saísse do meio termo" (trecho de um rap de um cantor brasileiro - Rashid). As pessoas não saem da inércia, apenas reclamam. A resposta não virá da noite pro dia, mas temos que começar as bases dela a partir de agora, como? Enquanto você ficar se deixando alienar e não procurar desenvolver apetite por informação útil, nada irá melhorar. O governo corrupto e manipulador juntamente com sua arma mais poderosa, a informação (mídia) é sustentado através da sua, da nossa INDIFERENÇA. Então, esqueça por um minuto apenas o futebol, o BBB, a novela, as revistas de fofoca, e reflitam com imparcialidade e menos egoísmo sobre a situação de todo o país. A situação está boa, ótima ou mais ou menos pra mim? Mas como será que está para os meus irmãos do Nordeste? Moro na capital, tenho água, luz, internet, facilidade, lazer ... É está bom pra mim e por isso não preciso me preocupar, mas como será que está para os outros? Devo me eximir de culpa? Devo me omitir da luta? Não me cabe responder por vocês; a resposta é pessoal, apenas reflitam e elaborem seus próprios questionamentos pessoais. Sobretudo, aqui, precisamos nos unir contra a praga da corrupção que é um câncer. O político é corrupto, mas como será que é o sistema que o corrompe? Você, reclama dele? Como você procede quanto é parado numa blitz e seu veículo está irregular? Você paga R$ 20 reais pro guarda pra não gastar R$ 500,00 pra regularizar o veículo? Isso também é corrupção! A corrupção é feita de corrupto e CORRUPTOR. Até aqui, apenas pense! Será que a culpa é só do governo? Será que me acomodei a repetir isso como uma espécie de mantra sem, ao menos,parar pra pensar? Posso estar me desviando do assunto principal desta postagem - Atentados de Boston Abril 2013, mas é importante para o Brasil e para os brasileiros refletir sobre o que, de fato, está ocorrendo no nosso país e pior com o nosso consentimento, pois deputados, senadores, vereadores, prefeitos, governadores, enfim ...Eles estão lá representando a todos nós. Quando fazem ou deixam de fazer, segundo suas prerrogativas, agem com o nosso consentimento. Então, pensem, estou sendo mesmo representado? Está na hora de dar um basta nisso tudo e deixar de ser hipócrita? Pensar é sempre um dos melhores exercícios, senão o melhor, pra exercitar a filosofia que existe dentro de todos nós. Então pense e mentalize o bem e quando formos a maioria, pode ser que nosso país seja um lugar melhor para nossos filhos netos, enfim, para as próximas gerações.

  215. Robson Postado em 23/Apr/2013 às 13:14

    Gato escaldado tem medo de água fria, portanto nada mais normal do que tentarem proteger-se. Esse texto não vai fazer a menor diferença nem na História Americana nem na Brasileira. Apenas uma opinião sua.

  216. Diva Paiva Postado em 23/Apr/2013 às 13:14

    Amei seu texto! Obrigada, vc falou por mim. Tudo faz crer que os meninos estão dando suas vidas como "bodes espiatórios".

  217. Rafael Postado em 23/Apr/2013 às 13:20

    muito interessante.

  218. Jorge Postado em 23/Apr/2013 às 13:20

    A palhaçada Americana continua, e o povo gosta e aplaude de pé!!! Mas eles são os verdadeiros terroristas e só terão paz quando todos morrerem!!!!!

  219. Beto Marshall Postado em 23/Apr/2013 às 13:20

    Por certo muitas coisas nunca serão levantadas pelos donos da verdade comprada, como mostra o texto. Coisas como, por exemplo, demoraram mais de 10 anos para achar Bin Laden e, quando dizem que encontraram, nada provam. Parabéns!

  220. Marcela Postado em 23/Apr/2013 às 13:21

    humm, essa é a força da midia ! :(

  221. Pedro Postado em 23/Apr/2013 às 13:29

    Muito legal a matéria mas pelo amor de Deus, pare de usar tantas palavras "difíceis" a toa, vc não esta escrevendo para príncipes e sultões! O modo como vc da sua opinião eh ridículo e irritante. Faça o simples para que o complexo não se torne irritante e desnecessário

  222. Felipe Postado em 23/Apr/2013 às 13:30

    LOUCOS! AMERICANOS, TERRORISTAS, RADICAIS ISLÂMICOS CATÓLICOS PROTESTANTES... VOCÊS. CADA QUAL QUE DIVULGUE SUAS PRÓPRIAS VERDADES E AÍ TÁ O FIM DE TUDO. QUANDO TODA A VERDADE É RELATIVA, QUANDO TODO MUNDO TEM SUA VERDADE NA PRÓPRIA CABEÇA, NADA MAIS FAZ SENTIDO. O IDEAL MESMO É QUE UM NOVO MUNDO SURGISSE PRA CADA UM DESSES PORTADORES DA VERDADE, TALVEZ ASSIM VIVESSEM EM PAZ (ATÉ O NOVO PENSAMENTO DISCONFORME).

  223. Matheus Postado em 23/Apr/2013 às 13:33

    Não tenho como afirmar pois não estava lá, mas agora me diga uma coisa, porque estes ares de conspiração?! Porque o mesmo iria fugir, se esconder em um barco que nao era seu.. sou daqueles que defende: quem não deve não teme. Alguém fez aquilo, alguma forma a polícia e os investigadores iriam descobrir, olhem quantas pessoas e cameras estavam la para registrar tudo! Por favor, deixem de ser hipocritas e parem de alimentar o ódio dos Estados Unidos, sempre que acontece alguma coisa todo mundo fala que foi bem feito ou que eles mereciam, ou pior que foi tudo armação/conspiração. Me diga como conseguiriam fazer algo com tamanha magnitude?! com certeza alguém envolvido iria dar com a lingua nos dentes!! Analisem se verão!

  224. Katia Postado em 23/Apr/2013 às 13:36

    Muito bom! O texto me faz lembrar passagens descritas no livro "Neve" do genial escritor turco Orhan Pamuk.

  225. Moraes Postado em 23/Apr/2013 às 13:42

    E cadê meu texto? ahhh sei, não tinha elogio...

  226. Evaldo Postado em 23/Apr/2013 às 13:44

    A Globalização infelizmente promove uma interação cultural e religiosa nem sempre bem vinda. quem me dera poder cessar esse processo que causa tanta morte de pessoas pelo mundo. Não cabe a nenhum de nós “seja qual for o lado” julgar o certo ou errado. ACHO QUE A INTOLERANCIA É TOTALMENTE INCOMPATÍVEL COM O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO”.

  227. Denise Postado em 23/Apr/2013 às 13:55

    Legal mesmo e um pais que so tem uma lei que funciona (a da pensao alimenticia) onde praticamente nao ha impunidade, onde o dinheiro e o poder sempre falam mais alto. Onde a corrupcao sempre acaba em pizza, onde os traficantes tem mais poder e menos medo que a propria policia e assim por diante. Olhar os defeitos e problemas dos outros e sempre mais facil. Quem me dera poder aplaudir os "atores" brasileiros como os americanos aplaudem os deles. Afinal vivemos um certo terrorismo no Brasil pois incendiar onibus (o que e frequente) nao tem muita diferenca. Porem nosso atores nada fazeme nossa plateia esta nos estadios de futebol preocupada com o resultado do jogo. Deprimente

  228. Keite Postado em 23/Apr/2013 às 13:58

    Parabéns pelo texto!! Excelente. Condiz com a minha opinião sobre o quão manipulador o EUA consegue ser mundialmente....Desde o 11 de Setembro é difícil não acreditar nas Conspirações........

  229. Alfredo Postado em 23/Apr/2013 às 14:00

    só para completar...olha esse site, se ainda não tiraram do ar... http://imgur.com/a/Nx8EU Explica como tudo foi armado

  230. Louise Postado em 23/Apr/2013 às 14:04

    Você viu isso? http://imgur.com/a/Nx8EU eles mostram o que vc fala mais com imagens. É revoltante! Pior é como eu vi no dia assistindo ao vivo o garoto descer bem do barco e depois aparecer todo estrupiado! Pena que a verdade NUNCA vai vir a tona. Por que né'!? USA não ERRA NUNCA...

  231. Patrícia Postado em 23/Apr/2013 às 14:23

    Mas que mataram mataram né, igual aos americanos, mataram gente, criança, inocente. Um erro não justifica outro, acho que são culpados sim, e correção, 19 não é mais adolescente, já é adulto.

  232. Leda Postado em 23/Apr/2013 às 14:25

    Texto sensacional. Parabéns!

  233. Flavio Postado em 23/Apr/2013 às 14:32

    Minha filha vc nao sabe o que esta falando eu moro e estudo nos EUA falar dai é mole!! Uma criança morreu por causa de um mlk q tinha tudo para se dar bem na vida ele estuda na MIT, uma das melhores universidades do mundo!! Só falta perdor tambem os NARDONIS. Pelo amor de deus né! Os eua estavam de cabeça para baixo eu não podia nem sair na rua poque os agentes da minha universidade não deixavam!

  234. Rodrigo Marinare Postado em 23/Apr/2013 às 14:34

    Um texto que não diz absolutamente nada e não apresenta provas sobre tese alguma. A tese é a de que os caras são inocentes? Não ficou claro. Há alguma evidência sobre isso? Certamente não. É apenas uma crítica sobre a cobertura sensacionalista da TV? Imagino que seja. É uma crítica sobre a maneira como CIA e FBI conduziram a investigação? Talvez, mas sem conhecer o assunto com profundidade e sem ter nenhuma autoridade técnica pra fazer esse tipo de julgamento. É o sensacionalista sujo falando do sensacionalista mal lavado? Claro que sim.

  235. Roberto Postado em 23/Apr/2013 às 14:36

    Eu com grandes dúvidas sobre a veracidade do ato ocorrido em Boston, por ler tantas teorias de que não era real, fui pesquisar um pouco, e algo que me interessou foi o provável "profile" de um dos suspeitos, na rede social VK, que é de origem russa: http://vk.com/id160300242 se alguém tiver interesse, em dar uma olhada, ele aderiu à algumas comunidades extremistas do islã na rede social. Este junto à alguns fatos estão me convencendo que o ato terrorista realmente ocorreu. Em contrapartida, eu gostaria de alguma fonte da notícia exposta no artigo, que um drone atacou um casamento no Afeganistão, no dia 14 de abril, pois não encontrei nada a respeito.

  236. thifs Postado em 23/Apr/2013 às 14:41

    pq os americanos não inventaram uma historia como essa para o caso Bin Laden ? poderiam ter evitado varios anos de "vergonha" por nao conseguirem encontra-lo. acho essas teorias d conspiração ridículas. descobriram pq são foda mesmo. vcs acham que o Obama convocou uma reunião com toda a cúpula da segurança nacional e combinou toda essa historia? dai os chefes chamaram todos os policiais e suas equipes ( mais de 1000 pessoas ) e falaram: muito bem pessoal , a historia é essa...... tenha a santa paciência ne

  237. Júnia França Postado em 23/Apr/2013 às 14:41

    Depois que assisti o filme "Mera Coincidências", eu só desconfio das atitudes dos USA. Pra quem não assistiu ainda, fica a dica!

  238. Willian Vieira Postado em 23/Apr/2013 às 14:41

    Excelente texto! parabéns. De altíssima qualidade a descrição/narração

  239. Moraes Postado em 23/Apr/2013 às 14:49

    E meu comentário?

  240. Moraes Postado em 23/Apr/2013 às 14:50

    Patético o texto, quer fazer mais sucesso que a própria peça encenada pela mídia americana. Está sugerindo a inocência dos suspeitos (sempre mencionados como suspeitos nas reportagens) e a manipulação das evidências pela polícia. Tendencioso, ou será que a sociedade (qualquer que seja) deve achar muito normal um atentado a bomba? nós brasileiros não ajudaríamos nessa caça enviando fotos e trocando informações como fez o povo americano? não acompanharíamos com muito interesse o desenrolar de uma situação que parou uma cidade inteira? Texto ridículo.

  241. Daniel Neves Postado em 23/Apr/2013 às 14:52

    Foi sim um atentado terrorista, mas será que de islâmicos? E será que o morto e o capturado realmente foram os autores do atentado? E outra coisa, o texto erra ao se referir a 11 de setembro de 2011 e não 2001 como seria correto... sem falar que o líder (Osama Bin Laden) do grupo terrorista (al-Qaeda) que foi o suposto autor dos atentados passados foi executado. Mas acredito ser importante esclarecer melhor esse atentado atual...

  242. JR Postado em 23/Apr/2013 às 14:59

    Acho oportunista seu texto, não sou favorável à "política de guerra" americana, mas admitamos que o país vive receoso e vulnerável constantemente a pessoas irracionais que colocam em risco a vida dos cidadãos. Não vale de nada todo seu texto sem enfatizar que tivemos inocentes mortos por um simples fato de estarem ali naquele momento, num momento de lazer, uma criança morreu porque o país dela não é aceito por imbecis. Praticamente seu texto pode ser submetido a uma comparação de um traficante que mata seu filho no Brasil por simples falta de oportunidade, porque o país BRASIL não proporcionou a ele algo melhor. Amigo por favor, isso é terrorismo, isso pode afetar o mundo, como os irracionais da Coréia do Norte.

  243. isabela zanette Postado em 23/Apr/2013 às 15:01

    wikileaks....

  244. Lima Postado em 23/Apr/2013 às 15:09

    É... para uma pessoa que é casada com um executivo da Disney e vive com todas as mordomias dos EUA parece cuspir no prato que come esse texto. E qual o propósito de acusar os dois? Você não explicou, qual a teoria da conspiração (clichê, mas é o que parece).

  245. Talys Postado em 23/Apr/2013 às 15:09

    Moraes...em nenhum momento o escritor esta afirmando q os suspeitos são inocentes! Só esta criticando a forma de como isso tudo foi tratado...

  246. Emmerson Postado em 23/Apr/2013 às 15:11

    EU sou brasileiro e moro em Boston a quinze anos e AMO ESTA CIDADE. Respeito o seu texto mas nao concordo muito com ele. Acho que temos que falar das coisas positivas daqui, Isso e' o que importa. No seu discurso anti-americano voce esqueceu de mencionar: - O trabalho incansavel dos policiais, dos bombeiros, do FBI. - Que mesmo chocado e com muito medo a populacao de Boston se ajudou durante as explosoes. no dia da maratona. - Que os Estados Unidos e' um pais de muitas racas, culturas e religioes. - Que a constituicao americana permite voce ter qualquer religiao, falar qualquer lingua ( alias uma contituicao que funciona ) - Que em menos de uma semana a populacao de Boston conseguiu juntar atraves de doacoes mais de US$ 11,000,000.00 para ajudar os feriados no atentado. - Que existem 600.000 brasileiros morando nesta parte dos Estados Unidos ( um povo que realmente abracou esta terra como nossa SEGUNDA patria ) - Mesmo sendo ilegal aqui voce consegue trabalhar e mandar dinheiro para ajudar a familiares no Brasil - Que apesar de voce nao ter uma permissao de trabalho e mesmo sem pagar impostos voce tem acesso a hospitais, escolas, protecao policial, ajuda de alimentaca, acesso a comunidades de suporto na sua lingua nativa. Ate' suporto suas teorias sobre a guerra do afeganistao, sobre Saddam hussein, mas nao acho que isso vem ao caso aqui. Estamos falando de um atentado terrorista. Felizmente nenhum brasileiro foi ferido ou morto. Um conselho ... passe um tempo aqui nos Estados Unidos, converse com o povo brasileiro que mora aqui. De repente voce vai mudar um pouco de opiniao.

  247. PAULUREIS Postado em 23/Apr/2013 às 15:13

    EXCELENTE TEXTO; ISTO É BOM PRA MOSTRAR O QUANTO É HIPÓCRITA ESTE PAIS E ALGUMS "AMERICANOS" E QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA AQUELES QUE ACHAM QUE ESTE É O "PAIS" DA LIBERDADE A QUALQUER PREÇO!!!!

  248. Fernanda Postado em 23/Apr/2013 às 15:14

    Não sou defensora dos EUA e, neste caso, também vejo alguns pontos que deveriam ser melhor explicados, mas... O irmão mais novo foi encontrado ferido, dentro de um barco, no quintal de uma casa da mesma rua/região onde o mais velho foi capturado. E o número de mortos está errado - foram 3 na explosão. Nenhum policial morreu, mas sim o segurança de um campus do MIT. Não vi provas de que os dois são culpados, nem mesmo entendi a conexão com a morte desse segurança, mas somente se pode contestar o que é dito com fatos e os seus estão um pouco errados. A fuga do irmão mais novo foi muito mal explicada. O motivo do crime ainda não foi exposto. As provas concretas de que os dois são os autores, ninguém viu. Tudo o que eles montaram é circunstancial e num regime de Justiça de verdade, não seria suficiente para uma condenação. Mas só porque 'apenas' 4 (na verdade, 3) pessoas morreram em um ataque não o torna menos 'importante' do que um que matou 30. Assim como essas 30 pessoas estavam vivendo a sua vida, nesse suposto casamento que foi confundido com alguma militância terrorista, as 3 pessoas que morreram na corrida estavam vivendo a deles, assistindo um evento esportivo de grande importância no país deles. Enfim, sou contra qualquer tipo de extremismo e assim como existem os extremistas terroristas e os extremistas estadunidenses, existem os extremistas anti-EUA, que duvidam de tudo e veem complôs em todas as situações. E, para todos os fatos, existem dois lados da história, cada um com a sua razão. A parte triste é que nós apenas saberemos a versão das autoridades americanas, já que o irmão mais novo nunca terá a oportunidade de se defender em público. Ele já foi condenado, antes mesmo de ser provado culpado.

  249. Eurico Postado em 23/Apr/2013 às 15:17

    ê, o mesmo papo esdrúxulo, bisonho, de sempre... ao auto-entitulado gênio (ninguém discute o título, já que ninguém o leva minimamente a sério) que escreveu isso: primeiro, tenho pena de toda a força policial dos EUA, que opera sem sua supervisão e orientação...vc tão mais esperta, mais bem preparada e honesta que toda força policial estadunidense junta e combinada, inclusive o presidente. Eles todos evidentemente não são blogueiros do 'pragmatismo político', né? Aqui a coisa é em outro nível... segundo, eu gostaria que vc me explicasse então como foi que o rapaz que teve a mochila com a bomba depositada aos pés dele pelo terrorista que ainda está no hospital, o rapaz que perdeu as pernas na explosão, que olhou nos olhos o rapaz que deixou a bomba lá...como pode ele ter acordado no hospital, dito 'eu vi quem deixou a bomba', e feito a descrição do terrorista MENTINDO pra acobertar uma conspiração. Ó GENIAL ARTICULISTA, então o rapaz que perdeu as duas pernas acordou e pensou 'vou ajudar o sistema capitalista e os EUA a mentir, então vou descrever um cara qualquer pra que possam jogar a culpa num checheno'? Caramba, amigo, a falta que te faz saber ler em inglês. Ou a falta que faz ler, ponto, com qualquer critério. Pq hj em dia gente que nunca leu tá escrevendo, né? http://www.buzzfeed.com/jpmoore/the-epic-crazy-horrifying-ongoing-story-of-the-boston-marath p.s.: qual é a chance de meu comentário ser publicado, né? Se o autor não lê sequer sobre o assunto sobre o qual escreve, jamais lerá alguma opinião contraditória ao que tristemente escreve. Pra quê usar de bobagens como 'fatos' e 'realidade' em argumentação, né? Lamento amargamente pelos seus leitores.

  250. Cássia Postado em 23/Apr/2013 às 15:18

    Excelente texto. Enfim, uma contrapartida a todo esse circo estudiniense. Não apresentaram provas, não há evidências, só mostram vídeos de duas pessoas com mochilas perto dos locais das explosões para justificar as prisões. Rídiculos! Os rapazes foram os bodes expiatórios perfeitos: chechenos e seguidores do Islã. Essa mpidia me causa repulsa, ficam repetindo como marionete as versões e ratificando as ações das autoridades policias, que para mim, estão longe de serem legítimas. Me poupe. Aquele circo foi rídiculo, FBI, CIA, carros anti bombas, policias fortmente armados para perseguir e prender um adolescente de 19 anos ferido.. Bombas? cadê? até hoje a mídia sensacionalista americana não as apresentou, não há registro. Engraçado neh?. E, convenientemente, o segundo suspeito não consegue falar, e já assumiu, por escrito, aos atentados. Isso é piada. O guri tá foretmente ferido e consegue se acusar por escrito? como assim? Ate ontem nao se ouvia falar se o suspeito estava sendo assistido por um advogado.. Logo, logo esse guri vai "sucumbir aos ferimentos" e morrerá. The end. Desfecho perfeito. As autoridades americanas fizeram a sua parte, desarticularam perigosos terroristas com bombas de destruição em massa, deram uma resposta à sociedade.. e a verdade...a quem interessa. Esse é o exemplo de democracia mundial, aqueles mesmos que adoram denunciar casos de violação dos direitos humanos pelo mundo afora....

  251. Roberta Postado em 23/Apr/2013 às 15:27

    Os EUA não tem motivo para fantasiar a esse ponto um acontecimento fúnebre como o atentado em Boston. Eles perderam mais pessoas! Americanos ou não, poucos ou muitos, pessoas foram mutiladas... A maratona foi sabotada, o evento serviu para veicular mais terrorismo em rede nacional. Terrorista quando quer aparecer vai para os EUA e explode alguma coisa...O mundo inteiro com certeza vai ficar chocado e lembrar que o perigo existe e é iminente e inevitável. O país mais poderoso do mundo levou mais um susto, saíram do prumo novamente e é fácil compreender o desespero que se abateu sobre Boston ao lembrarmos do atentado de 11 de setembro. Muito triste isso! Infelizmente hoje parece que só se faz entender quem responde fogo com fogo... Alguém precisa mostrar aos terroristas que isso não é um jogo e que se causarem mais estragos terão resposta, na mesma moeda. Agora se o cara morreu a caminho do hospital ou antes de entrar na ambulância isso é só Deus que sabe. O que importa é que os EUA não tem que tremer, quem precisa tremer são os terroristas, esses monstros que sacrificam vidas de gente que não tem nada haver com suas revoltas para se sentir entendidos ou vingados. Mandou bem FBI e mandou bem CIA! Ninguém foge sem culpa no cartório. Se correu quando ouviu "tiros", é porque deve.

  252. Jorge Carra Postado em 23/Apr/2013 às 15:28

    Excelente texto, mostra o quanto nossa sociedade se tornou hipócrita preferindo acreditar na versão midiática e conveniente das coisa a raciocinar e ter seu próprio entendimento.

  253. ITAMAR Postado em 23/Apr/2013 às 15:30

    De uma coisa tenho certeza, nunca vi tantos anti-americamos como nesses comentarios. Lógo serão tambem anti-bolivianos porque prenderam torcedores do Corinthians.

  254. LG Postado em 23/Apr/2013 às 15:31

    Gostei bastante do texto, muito bem escrito.

  255. Samantha Postado em 23/Apr/2013 às 15:31

    Texto bem escrito, embora um tanto quanto sensacionalista também.Porém acredito que pelo menos a metade das pessoas que cospem nos americanos são as mesmas que correm viver lá para "juntar um dinheirinho". Não vou questionar se tudo o que foi mostrado pela mídia é ou não armação. Não estava lá, não tenho como saber e nem como questionar. Prefiro olhar pro caos de violência que está tomando conta de meu país, prefiro escrever e protestar aqui para melhorar o meu país. Sim as emissoras americanas fizeram um circo com o ocorrido, aqui também é feito muitas vezes. Por exemplo "massacre do Carandiru", o que nossa mídia tem feito?? Tratam do assunto como se quem tivesse morrido ali fossem trabalhadores, pais de família, pessoas de bem. Mas não, não eram. Deixemos a hipocrisia de lado, se fizermos uma pesquisa séria, mais da metade da população apóia o que ocorreu dentro daquele presídio. Ninguém das emissoras de tv brasileiras armam o circo quando é um policial a morrer, não vemos direitos humanos mostrar sua cara (aliás cara de pau) pra pedir ajuda a família do policial morto ou aleijado por um bandido. Então vamos parar de apontar o dedo para o circo alheio, pois o nosso não serve de exemplo a ninguém.

  256. Beto Petroni Postado em 23/Apr/2013 às 15:34

    Uma ótima matéria para quem é anti-estadunidense, que, de qualquer maneira, é uma atitude fundamentalista. Tirar a vida de inocentes é tão condenável nos EUA quanto no Afeganistão. Uma morte não se justifica as demais. Em tempo: a população americana não tem culpa de sua alienação. Assim como a Brasileira. Sejamos sensatos.

  257. Edelson Sousa Postado em 23/Apr/2013 às 15:35

    O texto até pode ser bom para algumas pessoas refletirem, mas não tomo como verdade.É claro que há um sensacionalismo da mídia nesse ''atentado'' em Boston ,e a história toda ta mal contada.Mas não dá só pra falar que é uma coisa inventada pelos EUA ,calma lá também,né?!

  258. Bárbara Postado em 23/Apr/2013 às 15:39

    Como no Brasil, a verdade é abafada. Não se sabe nada na íntegra. Como pode uma pessoa viver tanto tempo em um estado norte americano, querer se naturalizar para participar de eventos, e ainda assim, fazer bombas caseiras e lançá-las em um evento tão importante e sensacionalista para a sociedade americana, como a Corrida de Boston? Em contrapartida, os conjuntos de segurança americana(FBI and CIA), afim de se darem razão, ou pela morte ou pela "surra" nos suspeitos, afirmavam que havia um arsenal no lugar em que viviam. Na real o que o conjunto de segurança americana sempre quer fazer, devido a impotência que passaram com os ataques de 09/01, é mostrar às autoridades e a população "sedenta de justiça" é que eles venceram. O difícil é fazer uma conclusão com relação aos fatos abordados, uma vez que a realidade não se faz presente. O ideal é ter senso crítico e não aceitar nem um lado nem o outro da abordagem da história, mas apenas ter a cultura e o conhecimento do acontecimento.

  259. Jéssica Machado Coelho Postado em 23/Apr/2013 às 15:46

    O fato é que alguns fatos realmente podem ter sidos exagerados, porém desde que os autores realmente tenham sido pegos, o fim, pra mim, se sobressai aos meios. Gostaria de ridicularizar imensamente a sua frase de falsa misericórdia pela vida do irmão mais novo. Justiça para o assassinato é a morte, ou o doce sabor de tomar seu próprio veneno. Pena que de tantas vidas inocentes tiradas e só duas malignas exterminadas. Porém entendo seu ponto de vista e sua afeição pelos irmãos, tal qual com sua religião. Mas há de lembrar também que no islã há duas vertentes, há do bem e a do terror. Se você se afeiçoa a religião do terror, passa a ter os mesmos pensamentos de um terrorista em potencial. No mais sugiro que você não faça comparações abstratas entre sociedades e atos terroristas. Afinal de contas, o medo influência a todos os atos violentos. A sociedade americana pode ser repugnante na sua percepção, mas pelo menos cria/elabora/inventa e dá aos seus cidadãos o que lhes é de direito: Orgulho e Justiça.

  260. rose diniz Postado em 23/Apr/2013 às 15:54

    EXCELENTE MATÉRIA ! ATÉ PARECE UM FILME AMERICANO, ONDE : EUA É O MOCINHO E O RESTO É O BANDIDO !!!!

  261. Andreia Marques Postado em 23/Apr/2013 às 16:08

    Muito bom!! Pessoalmente acho que maioritáriamente são uma socieade muito inferior. Tenho um conceito de civilização muito diferente do que a maioria das pessoas acha. Para mim 3º Mundo é o tipo de sociedade americana, pois sempre viveram com medo. Medo que o que fazem de mal se volte contra eles. Tipo a começar pelo genocídio aos índios, depois a perseguição aos negros com o Klux Klan, até aos dias de hoje. E por terem tanto medo criaram armas. Armas essas que qualquer um pode comprar e matarem-se uns aos outros sem qualquer problema. E são muito, mas mesmo muito pobres de espirito, pois vir para a rua numa euforia histérica de regozismo pela morte e captura dos jovens, é de ser muito pobre mesmo, ninguém deve ficar feliz com amorte de ninguém. Além da doença mental colectiva dos EUA, não vimos mesmo qualquer evidência que pudesse servir como prova de tais actos terroristas.

  262. Sergio Postado em 23/Apr/2013 às 16:28

    Nao entendo porque o mundo tem tanta inveja dos Estados Unidos, Creio que os brasileiros deveriam olhar para a pileria que eh o brasil. Um pais que os presos recebem salario maior que os que trabalham, primeiro que preso nao tem que ter direito a nada, muito menos a salario. Um pais onde nao existe seguranca, educacao, respeito. Gente morre todos os dias por atropelamento, assalto, fome. Hospitais sem estrutura alguma. Coloca-se a culpa no governo sempre. Mas, serah que o povo nao eh igual ao governo? Um povo hipocrita que vive de aparencia, quando eh mais importante exibir uma roupa de grife do que ser honesto. Um povo que vive dizendo que eh "esperto" para levar vantagem em alguma coisa. Sera que levam vantagem mesmo? Acorda Brasil.

  263. Fátima de Oliveira Postado em 23/Apr/2013 às 16:29

    Belo e esclarecedoer texto. Parabéns ao autor. Os Estados Unidos não sabem que não engamam mais ninguém. Foi-se o tempo em que acusavam um cidadão, matavam-no antes de ter direito de defesa e o mundo aplaudia(caso Kened). Basta, moçada. Bin Ladem no mar, garoto de 19 anos perigoso.... Potoca. Isso é pra ingles ver, não é para o resto do mundo. Seus babacas desavisados.

  264. Alex Postado em 23/Apr/2013 às 16:35

    Tadinho dos pobres coitados terroristazinhos!!! Os malvados policiais deveriam ter prendido eles, e se esmerado à todo o custo para não ferir os pobres coitados, para que os mesmos fosse colocados em uma penitenciária (hotel) vivendo às custas dos contribuinte, almejando sair o mais breve possível para planejarem mais atentados! Isso acontece diariamente no Brasil. Poupem-me.

  265. Bruno Oliveira Ramos Postado em 23/Apr/2013 às 16:35

    Gente, que perfeito esse texto, hein? Muito bem escrito.

  266. Filipe Araujo Postado em 23/Apr/2013 às 16:47

    Texto completamente parcial que mais uma vez demonstra o complexo de inferioridade que o Brasileiro tem para com o americano. É sempre a mesma coisa!!! Deprimente

  267. Roberta Postado em 23/Apr/2013 às 16:56

    Tanto pode ser roteiro de cinema, como pode ser também a verdade. Vira e mexe vemos cidadãos pacatos, tranquilos, quase Santo, cometendo atrocidades por aqui. Porque não esses dois irmãos serem de fato dois malucos em pele de cordeiro?! E outra, quem é a quarta vítima da bomba que só vc sabe, pq em nenhum lugar faz-se menção a isso e vc disse que 5 pessoas morreram por conta do episódio todo isso incluso um dos garotos. Só acho que toda história tem dois lados e aqui você simplesmente mascarou um lado e viu só o lado que quis ver. Achei plausível tudo o que escreveu e as especulações que fez, mas como disse a Samantha aqui em cima, vc também está sendo sensacionalista.

  268. Tania MG Postado em 23/Apr/2013 às 17:00

    Concordo totalmente com o autor. Quantas vidas são destruídas pelos americanos e nunca são noticiadas? Que mundo vivemos, onde a vida de um americano tem mais valor que a de um palestino, afegão ou checheno? Quanta miséria no mundo e todos somos coniventes ou, no mínimo, covardes? Foi sensacionalista mesmo, o enfoque dado pela mídia. O irmão mais velho, nu, andando sozinho, consciente, morre logo depois de entrar no carro da polícia? Vi este vídeo pela manhã e à tarde ele já não era mais veiculado em lugar nenhum. Por quê? Onde estão os direitos humanos que os Estados Unidos querem impor aos países invadidos? Não concordo com atos terroristas, nem apoio o que fizeram, nem sou contra o povo americano. Mas negar que foi uma cena hollywoodiana seria ingenuidade nossa.

  269. anderson matos Postado em 23/Apr/2013 às 17:01

    quando disse que o atentado de 11 de setembro foi uma farsa, várias pessoas riram da minha cara na época. Fazer o quê?

  270. Anderson Postado em 23/Apr/2013 às 17:02

    A matéria é de ficção. Os fatos concretos: 1.Está robustamente comprovada a culpa dos dois irmãos. 2. A Polícia americana segue um procedimento extenso e complicado em situações de terrorismo. Em prol da segurança as informações vazadas para a imprensa são controladas. 3. A polícia usa armas na diagonal por logística tática de resposta mais rápida e segura.

  271. marina Postado em 23/Apr/2013 às 17:05

    Elisabete: em 23 de abril de 2013 às 0:02 escreveu o seguinte: "RICARDO DINIZ VOCE ESTA CERTISSIMO TEM MUITO BRASILEIRO QUE FLA DOS ESTADOS UNIDOS, SO PORQUE ESCUTA O SENSACIONALISMO QUE OS REPORTERS FAZEM PINCIPALMENTE A GLOBO COM AQUELA MUSIQUINHA RIDICULA. SO QUEM MORA AQUI E QUE SABE REALMENTE OQUE E OS ESTADOS UNIDOS. BRASIL NAO TEM NADA PARA QUEM E POBRE.BRASIL PRECISA MELHORAR E MUITO, AS VEZES AS PESSOAS ME PERGUTAM PORQUE EU NAO VOLTO PARA O BRASIL, EU PERGUNTO PARA QUE? AQUI EU TENHO TUDO QUE EU QUERO PRINCIPALMENTE SEGURANCA, O BRASIL VOCE NAO PODE CONFIAR NA SEGURANCA DO BRASIL PORQUE ELES SAO OS PROPRIOS BANDIDOS, OLHA TEM QUE RIR MUIO DA CARA DE QUEM ESCREVEU ESTA MATERIA TAO POBRE E TAO RIDICULA!!!!!!!" - Prezada Elisabete, se é que vc está nos US não volte! Com esse português, a falta de técnica para argumentar e o desconhecimento básico de que não se escreve em maiúsculas (isso é universal, minha linda, serve tanto aqui qto nos US ou "Quiririm da Serra) melhor ficar onde está. Não tem como vc conseguir emprego em qualquer lugar onde princípios de pensamento e comunicação básicos são exigidos.

  272. Roque Postado em 23/Apr/2013 às 17:08

    Bom texto, vai virar roteiro. Parabéns! Sugestão ratificadora: ler a coluna de Clóvis Rossi no jornal Folha de São Paulo de hoje (23 de abril de 2013).

  273. neusa Postado em 23/Apr/2013 às 17:13

    Ridiculo mesmo são alguns comentarios por aqui, Meu Deus acho que estao assistindo muito cinema, ou sei la.Entao acham que uma potencia como os EUA , respeitado iria por em jogo sua reputaçao inventando ou culpando esses garotos? muita idiotice, ah o garoto deve estar morto ja, muita bobeira , babaquice. E alguns ficam tentando achar motivo por terem feito isso, um menino entra numa sala de aula ou num cinema mata milhares precisa de motivo? meus caros , seres humanos, crueis, maldade, seja qual motivo for nao interessa, interessa sim a puniçao desses loucos. Vao se informar...

  274. Luiz Postado em 23/Apr/2013 às 17:14

    O segundo suspeito, até as informações passadas no domingo, dia 21, estava em estado gravíssimo, e talvez nunca pudesse esclarecer os motivos do atentado. Isso foi dito pelo prefeito de Boston, sei lá e veiculado na imprensa mundial...eis que na segunda, dia 21, o cara já está consciente, aceso e foi capaz de falar "no", de responder por escrito às perguntas etc...foi até indiciado! como assim? ele não estava quase morto! tiro na boca que sai pela nuca e está em uma condição em um dia e no outro já falando??????

  275. Victor Postado em 23/Apr/2013 às 17:20

    Alguém aí falou da Morte do Osama?! Foi um episódio e tanto também! Enquanto isso... a Guerra da Coréia, acaba! Acaba?! Gente... quanta coisa louca nesse mundo hein!

  276. Sebastian di Postado em 23/Apr/2013 às 17:21

    A verdade que a maioria do povo não quer saber.

  277. Roque Postado em 23/Apr/2013 às 17:25

    aqui vai i link: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/1267069-boston-um-conto-mal-contado.shtml

  278. ANDERSON Postado em 23/Apr/2013 às 17:35

    E outra né...se não fossem perigosos e culpados, não teriam reagido da maneira como reagiram.

  279. VS Postado em 23/Apr/2013 às 18:03

    Mariana concordo plenamente com seu comentario, tambem moro nos USA e com muita satisfacao amo este pais que me acolheu e que durante meu processo de naturalizacao aprendi o quao estritos e corretos sao com a lei que se faz cumprir. Voce liga para uma emergencia (911) e voce tem a policia ou ambulancia ou o que voce precisar em segundos, vidas sao salvas e tragedias sao evitadas atraves da disciplina e determinacao desses orgaos( FBI, CIA) que cuidam da Seguranca Nacional.nao comparando com meu Brasil que amo demais mas que com certeza muito tem a aprender e por favor vao se preparando pois seremos alvo certeiro de criticas com relacao a seguranca e atendimento de emergencia...mas o caso a se discutir aqui e a respeito destes dois individuos que decidiram atacar e cometer um ato deploravel contra a humanidade,uma tragedia que nao tem nome, matando e ferindo inocentes por uma causa religiosa que todos nos sabemos somos vitimas por conta da liberdade de expressao, liberdade de opcao religiosa...etc...no entanto a esposa do terrorista que fez lavagem cerebral nao so nela como tambem no irmao mais novo que agora esta esticado numa cama algemado e sozinho, sem o amparo que ele acreditava ter no irmao que colocou ele nesta furada, este individuo o irmao mais velho fazia a mulher trabalhar 7 dias da semana e ele cuidava da filha de 2 anos que pra ele nao teve nenhuma importancia obviamente e se atirou ao cerco policial cheio de explosivos numa atitude Kamicase, vamos nos informar antes de falar do que nao entendemos verdade? nao tem nada de misterio neste caso ,os dois irmaos "culpados" ato terrorista por falta de DEUS na religiao deste povo fanatico por sua propia religiao,que acredita que o mundo ocidental e culpado e pecador, lancar bomba no meio de inocentes e a unica arma que eles conhecem pra destruir um povo de DEUS

  280. Andrea Postado em 23/Apr/2013 às 18:10

    América! América! América! É incrível a preocupação que os " intelectuais" brasileiros têm em se mostrar megaespertos em detectar sujeira a respeito de tudo que os Estados Unidos fazem contra os outros países até contra si mesmos enquanto deveriam tratar de se posicionar quanto a sujeira nojenta que rola dentro do Brasil. O olhar pro próprio rabo é difícil...

  281. Tayse Postado em 23/Apr/2013 às 18:10

    Concordo com o texto, mas ainda quando chama os telespectadores de gansos, porque tenho visto muitas manifestações nas redes sociais aqui no Brasil também aplaudindo o acontecimento, dizendo ainda, que o Brasil deveria seguir o mesmo caminho. Porém não vejo a mesma manifestação pedindo provas, ao menos, provas do que a polícia diz ter visto!

  282. Tayse Postado em 23/Apr/2013 às 18:11

    Outra coisa, todas pessoas que a imprensa conversa dão bom testemunho dos garotos, é no mínimo contundente! Não queria estar na pele desse pai!

  283. Marcelo Postado em 23/Apr/2013 às 18:12

    Pode ser sim que haja provas contra os dois, provas ainda não exibidas, afinal, supondo que a versão contada nos noticiários seja verdade, faz sentido haver uma grande preocupação inicial em prevenir-se contra outros possíveis atos terroristas, e focar no interrogatório e na investigação ao invés da prestação de contas ao público. Espero que os norte-americanos não sejam realmente os diabos que esta matéria pintou, e acredito que provas convincentes surgirão em breve, assim que a poeira baixar um pouco; se não surgirem, esteja certo que compartilharei do seu anti-americanismo. De qualquer forma, cuidado com a sua frenesi de um jornalista que há muito tempo não encontra uma oportunidade tão boa para criticar os americanos.

  284. Nicole Postado em 23/Apr/2013 às 18:32

    So quem estava la para realmente entender o que se passou. Absurdo tirar conclusoes precipitadas baseadas em dados e noticias que nao sao 100% confiaveis. Isso me cheira muito inveja da eficiencia da policia americana, nao eh pq no Brasil a vida nao vem em primeiro lugar que nos outros paises tem que ser assim tb. A grande maioria que comentou "belo texto" nunca teve oportunidade de morar nos Estados Unidos e entender como la as coisas funcionam, e acham que sabem do que estao falando. Terrorista eh terrorista, independente da nacionalidade do perpetrador ou da vitima. O brasileiro eh mto desconfiado simplesmente pelo fato de no Brasil TUDO ser falcatrua. O mundo eh muito mais do que o Brasil que voces conhecem. Terra de ninguem, onde o povo esta a merce de bandidos. Largem mao de ser invejosos, todos vcs morrem de vontade de ter um GREEN CARD na mao.

  285. Rodrigo Postado em 23/Apr/2013 às 18:35

    Noam Chomsky já deu a letra faz tempo, os EUA é perito em "criar consentimento sem consentimento". Por um lado a influência que a mídia exerce, por outro os esquemas internos do próprio governo, as estratégias da máquina estatal em sempre trabalhar com o medo para inculcar uma opinião que mostre sempre um inimigo, um culpado para se combater, mesmo que ele seja imaginário!!! Neocolonialismo, expansão econômica...???

  286. Ana Michalovich Postado em 23/Apr/2013 às 18:41

    Desculpa mas não entendi a moral da história... Não acho nada engraçado estar em um lugar público e perder uma perna ou a vida pela explosao de uma bomba que dois perdedores "losers" como chamamos - que por não estarem bem consigo mesmos saem matando outros... Temos muitos aqui. Mas também existe uma policia que trabalha... Por isso não temos muros em nossas casas... As portas podem estar abertas e ladrão não entra... Parece um exagero tudo que aconteceu... eu estive no World Trade Center uma semana antes de setembro 11... depois tudo ficou neurotico aqui... mas por outro lado mais eficiente...Eu sei que parece um grande teatro pra meio mundo... Mas é a maneira que os Americanos cuidam e amam a sua terra...

  287. Caio MK Postado em 23/Apr/2013 às 19:15

    Excelente texto sobre o que chamaram de "O MAIOR ATENTADO DA HISTÓRIA"... Como diria um digníssimo professor: - Ou não conhecemos a história, ou tem algo por trás disso". Como conclusão ficamos com a segunda opção, afinal, quanto lucra os EUA com o terror? Sendo este o maior comerciante de armas e afins!

  288. AEM Postado em 23/Apr/2013 às 19:21

    Nem a favor nem contra...Sou ciente de que cada manifestação escrita ou verbalizada atende a interesses próprios...Sei também que todo texto anti-americano encontra-se adeptos aos montes, independentemente do que o lastreia e/ou do conhecimento de quem o escreve (basta a carga emocional)...Por isso, busquei na Net relatos ou noticias que confirmassem a informação de Da. Memélia, no inicio de sue texto, de que em "14 de abril, 30 pessoas, entre elas oito crianças, foram mortas por um drone no Afeganistão. A máquina da morte confundiu uma cerimônia de casamento com ato terrorista. Há quem concorde"...Nada encontrei...Mas, na mesma Net, pude ver outros artigos de Da. Memélia Moreira e ter uma noção do que norteia seus pensamentos e, possivelmente, o seu anti-americanismo latente...Repito: Nem contra nem a favor, mas a maioria da imprensa americana é infinitamente mais isenta (se não por justiça mas por vaidade) que a nossa...Ela derrubou Richard Nixon (Watergate) e pressionou para acabar com a Guerra do Vietnam mesmo expondo os podres americanos...

  289. Edison Timm Postado em 23/Apr/2013 às 19:23

    Não sei por que não me surpreendo com com estes relatos, em relação ao ocorrido em Boston. Será por que estamos acostumados a conviver no Brasil com os mesmos acontecimentos, mesmos Sistemas? Ate que em fim, alguém sensato, (Rafael) com inteligência, chama-nos a realidade, o que deveríamos fazer mas não o fizemos. A matéria é bem feita concordo, corajosa. Mas onde está a coragem ao criticar a Política com seus métodos de um país distante? Coragem se essa matéria fosse feita criticando o nosso Governo e seus Políticos corruptos aqui no Brasil. Concordo também com o Rafael, se exite corruptos é por que exite corruptores, sempre querendo levar vantagem. Temos que começar a se movimentar para que um dia, possamos eliminar a corrupção no Brasil. À aqueles que têm acesso a mídia, façam realmente uma Matéria "CORAJOSA" despertando os brasileiros a se "mexer" criar campanhas nas redes como está acontecendo com o Salafrário do RENAN e seus "capangas", conclamando a população a saírem as ruas protestando contra a corrupção. às mentes inteligentes ainda no anonimato, entrem em ação, a hora é agora.

  290. Douglas Postado em 23/Apr/2013 às 19:23

    E no Brasil os terroristas fazem a festa: assaltos, arrastões, sequestros, homicídios e a dona "Memélia Moreira" não fala nada, se preocupa tanto com as coisas de fora e não olha o próprio Brasil, ela e outros tantos intelectuóides preocupados com Boston e o Brasil com índices similares ao da Síria.

  291. Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes Postado em 23/Apr/2013 às 19:27

    Ótimo texto e grande pretexto.

  292. Jesiel Bitencourt Postado em 23/Apr/2013 às 19:33

    Boa noite Senhores Brasileiros Sobre a questão da matéria quem escreveu esta de parabéns! Em relação ao povo Americano pelo amor de Deus né Todos nós sabemos que eles são os Donos da verdade e apenas ele podem ter Bomba Atômica isso é ridículo, o Brasil a potencia que é se sujeitar a regras impostas pelo EUA. E mais uma coisa no Brasil não adianta tirar as pessoas que esta no poder e sim nós Brasileiros cobramos mais deles e não ficar só em palavras e sim tomarmos ações reais sobre o assunto que no Brasil é motivo de risos pelo nossos Governantes "CORRUPÇÃO". Pois é uma vergonha nos governantes ganharem o que ganham e mais ainda alem do salario, ele ganham ajuda de custos. ISSO É BRASIL.

  293. Roberto Gomes Postado em 23/Apr/2013 às 19:50

    Aplausos, SAMANTHA!!! Perfeito...

  294. Henrique Postado em 23/Apr/2013 às 20:03

    Merecia uma tradução em língua inglesa. Excelente narrativa.

  295. Julia Postado em 23/Apr/2013 às 20:05

    Nossa, o autor não se deu nem ao trabalho de tentar ser imparcial. De que adianta querer mostrar um lado da história super tendencioso contra os EUA? Achei lamentável. E mais lamentável ainda é essa cultura brasileira de generalizar personalidades de cidadãos em detrimento de um governo.

  296. Pedro Postado em 23/Apr/2013 às 20:11

    Valeu pelo texto, parabéns! Mas a meu vêr, esta tragédia veio como uma cortina de fumaça para ofuscar a crise da Coréia do Norte. Dois garotos, duas explosões de pequeno porte que infelizmente ceifaram algumas vidas, monopolizaram a mídia mundial de tal forma que parece que a crise atômica na Ásia "acabou", assim de repente. Será?

  297. ZacLamarca Postado em 23/Apr/2013 às 20:21

    O texto faz um exercício de pontos de vista interessante. Embora, na minha opinião, um pouco carregado de ideologia de quem escreve. Mas ao final das contas, faltou definir qual a visão que quer expôr a respeito da tragédia e da morte dos inocentes - a das crianças e a da maratona. Ficou a impressão que um ato justifica o outro. Se for isso mesmo é lamentável. Não existe razão justificável pra matar inocentes. Sejam americanos ou afegãos. Não se deve simplesmente "torcer pro mais fraco". Nem é esse o ponto da questão. Não interessa o teatro que cada sociedade faz com as suas tragédias. Inocentes! Adultos, crianças! Inocentes! Lamentável.

  298. Crystyan Postado em 23/Apr/2013 às 20:28

    Ótimo texto, os americanos são mestres em criar situacões favoráveis para seus objetivos. Não é a toa que hollywood fica lá.

  299. Bia Postado em 23/Apr/2013 às 20:34

    Texto confuso demais, detalhes desnecessários. A matéria em si, acredita quem quiser.

  300. Gabrielle Postado em 23/Apr/2013 às 20:41

    Triste é ver vocês se preocuparem com a vida lá em outro país, quando o país de vocês estar muito pior... Não coloco a minha mão no fogo por nenhum dos dois lados, mas concordo quando duas ou mais pessoas falam que se o Brasil fosse um país que nem o Estados Unidos (em relação a justiça) seria um país melhor ou com uma justiça que beneficiava os que precisam e não os que tem dinheiro. Apesar disso, gostei muito do texto. Parabéns!

  301. Carolina Postado em 23/Apr/2013 às 20:50

    Texto excelente! Que bom que ainda existem pessoas que sabem analisar e filtrar as informações da mídia e do mundo.

  302. Sergio Paternez Postado em 23/Apr/2013 às 21:21

    Surpreenderam-me a clareza do texto, a imparcialidade do mesmo e o amplo conhecimento que a autora demostra ao, por exemplo, ironizar o fato do FBI, e não a Policia de Boston, ter atuado no caso. Só porque nos EUA os atos considerados terrorismo são da alçada federal o FBI se julga no direito de apurar, prender etc ? Não entendo, porém, um aspecto dessa abordagem : por que a autora não faz menção àqueles que ousaram participar de uma Maratona em plena luz do dia e, mais, de calções, tênis e camisas de corrida ? E àqueles que ousaram assistir à chegada ? Será que essa gente, maratonistas e assistentes, se julga tão superior assim aos outros que se considera no direito de ocupar calçadas e ruas destinadas exclusivamente às explosões de bombas ? Ah, mas entendo a autora do texto : a emoção e a revolta foram muito grandes e isso é suficiente para que eu perdoe seu esquecimento.

  303. Luís Alberto Postado em 23/Apr/2013 às 21:23

    Mas que texto tão antiamericano... vale mais a vida de um só americano do que a de um milhão de terroristas

  304. Rafael Postado em 23/Apr/2013 às 21:27

    A Russia alertou sobre esses terroristas, o que sobreviveu já confessou, a esquerda em si cria teorias de conspiração por pura inveja da eficiência americana, esse site é de esquerda detesta os USA tanto quanto os terroristas, alguém acredita que vai sair algo que presta daqui ou confiável.

  305. Erica Postado em 23/Apr/2013 às 21:39

    Texto sensasional!!!!!!!!!

  306. Lu Postado em 23/Apr/2013 às 21:40

    Algumas pessoas reclamam pelo fato de alguem ter escrito um texto sobre os EUA enquanto no Brasil acontecem coisas terriveis e blablabla; outras dizem que tudo o que o autor disse não passa de pura ficção. Primeiro, não precisamos falar o tempo todo sobre os problemas do nosso país e apenas sobre isso, temos e devemos estar por dentro de todos os fatos que acontecem no mundo, por que estes fatos nos atingem e, podem esperar, vão nos atingir muito mais ainda no futuro. Segundo, o texto apenas quis levantar questões que não foram respondidas e ironizar a maneira "cowboilística" com que os americanos encaram e transformam tudo,como se a vida fosse um filme e os americanos sempre fossem os heróis contra os terroristas, os russos, os alemães, os colmbianos e tudo o mais. As pessoas sempre aceitam tudo sem questionar, e isso é um problema do mundo todo, não apenas dos EUA. Ser muçulmano não significa ser terrorista, esse preconceito e etnocentrismo é que vão acabar com o mundo A proposito, também escrevi sobre isso no mneu blog: http://mulheralienigena.blogspot.com.br/2013/04/a-terceira-guerra-mundial.html

  307. José Pedro Postado em 23/Apr/2013 às 21:40

    BRILLANTE, EXCELENTE...Realmente parece una historia creada para hacer una película, pena que esos dos jóvenes inocentes tuvieron la mala suerte de ser transformados en los malos de la película....Felicitaciones

  308. Jr Postado em 23/Apr/2013 às 21:46

    Eh! gostei do texto, porem gostaria de salientar uma coisa. Moro nos Estados Unidos e no meu ver temos que parar com esses ciumes dos Americanos, temos tudo no Brasil para sermos um Pais de primeiro mundo, nao iremos ser, essa e uma das razoes.. Aqui as coisas funcionam, pode ser quem for. Wesley snipes nao e terrorista, ficou preso 3 anos por sonegar imposto, e a policia e respeitada, como voce disse os americanos vivem em clima rural, dormem cedo, nossa como isso e bom, respeitam seu tempo de dormir, ninguem aqui acorda com essa palhacada de som nas ruas fazendo propaganda de manha acordando seus filhos num sabado ao qual voce gostaria de dormir ate mais tarde! Posso escrever muitas coisas, mais vou ficar so por aqui mesmo, e sentiu como a populacao respeita as autoridades amigo, 5 cidades foram fechadas, ninguem entrava e saia. Sou enfermeiro aqui, estava de plantao, fui chamado para socorrer o policial que foi ferido e embora tendo perdido todo o sangue do corpo, ele ainda esta vivo, coisa que nas unidades de saude na terra tupiniquim nao acontece, chegam vivo mesmo e saem mortos, mortos de esperanca em um atendimento digno, em uma sociedade em a teoria da prosperidade fala mais que o respeiro pelo ser humano.

  309. Renato Postado em 23/Apr/2013 às 21:47

    Não é a primeira vez que leio um texto em que o escritor dá a entender que os americanos merecem o que aconteceu por causa das guerras, do Afeganistão, do Iraque e etc. É evidente que a escritora não gosta dos EUA ou dos americanos e colocou todo mundo (o governo, a midia, a população) em um saco só e coitadinho dos Chechênios não? Foram acolhidos pelos EUA, estudaram com bolsa nas melhores Universidades, ganharam a cidadania e retribuem desta forma. O radicalismo deve ser visto como errado seja lá quem for ou contra quem for. Se o texto não fosse tão impregnado do pré-conceito da escritora, poderia até ser bom. Haverá um julgamento e a verdade aparecerá...

  310. paulo Postado em 23/Apr/2013 às 21:53

    tomara que seja condenado a morte esse terrorista de m... tinha que deportar toda a família tb, que voltem pro inferno de onde vieram.

  311. Sérgio Postado em 23/Apr/2013 às 22:03

    Parabéns pelo texto, mas agora olhando para nosso pais, gostaria de ver seu talento escrevendo sobre a narrativa da Rede Globo sobre o mensalão, sobre deputados condenados participando de comissões de "justiça". Acho que ficaria "Fantástico", desculpe o trocadilho.

  312. Ferreira Postado em 23/Apr/2013 às 22:12

    OH, God! "So quem estava la para realmente entender o que se passou. Absurdo tirar conclusoes precipitadas baseadas em dados e noticias que nao sao 100% confiaveis. Isso me cheira muito inveja da eficiencia da policia americana, nao eh pq no Brasil a vida nao vem em primeiro lugar que nos outros paises tem que ser assim tb. A grande maioria que comentou “belo texto” nunca teve oportunidade de morar nos Estados Unidos e entender como la as coisas funcionam, e acham que sabem do que estao falando. Terrorista eh terrorista, independente da nacionalidade do perpetrador ou da vitima. O brasileiro eh mto desconfiado simplesmente pelo fato de no Brasil TUDO ser falcatrua. O mundo eh muito mais do que o Brasil que voces conhecem. Terra de ninguem, onde o povo esta a merce de bandidos. Largem mao de ser invejosos, todos vcs morrem de vontade de ter um GREEN CARD na mao." "...mas o caso a se discutir aqui e a respeito destes dois individuos que decidiram atacar e cometer um ato deploravel contra a humanidade,uma tragedia que nao tem nome, matando e ferindo inocentes por uma causa religiosa que todos nos sabemos somos vitimas por conta da liberdade de expressao, liberdade de opcao religiosa…etc…no entanto a esposa do terrorista que fez lavagem cerebral nao so nela como tambem no irmao mais novo que agora esta esticado numa cama algemado e sozinho, sem o amparo que ele acreditava ter no irmao que colocou ele nesta furada, este individuo o irmao mais velho fazia a mulher trabalhar 7 dias da semana e ele cuidava da filha de 2 anos que pra ele nao teve nenhuma importancia obviamente e se atirou ao cerco policial cheio de explosivos numa atitude Kamicase, vamos nos informar antes de falar do que nao entendemos verdade? nao tem nada de misterio neste caso ,os dois irmaos “culpados” ato terrorista por falta de DEUS na religiao deste povo fanatico por sua propia religiao,que acredita que o mundo ocidental e culpado e pecador, lancar bomba no meio de inocentes e a unica arma que eles conhecem pra destruir um povo de DEUS" Eu não tenho nenhuma inveja dos americanos, eu não quero um GREEN CARD, que "DEUS" me livre! Quanto ao segundo comentário, TOTALMENTE PRECONCEITUOSO E ETNOCÊNTRICO! Quem foi que lhe disse que o teu DEUS é oDeus correto, verdadeiro e único! É exatamente este tipo de pensamento que levam alguns, veja bem, alguns muçulmanos radicais a cometer terrorismo. O islamismo é a segunda maior religião do mundo, isso não pode ser ignorado. O que se questiona é a verdadeira culpa dos rapazes, pois não há evidências, não há fotos ou imagens, não há nada além da palavra deles. Acorda!

  313. monica Postado em 23/Apr/2013 às 22:28

    tão lindinho o irmão mais novo, cara de anjo, não de domônio.

  314. Leo Postado em 23/Apr/2013 às 22:49

    belo texto, mas a letra da musica eh: " God BLESS America.....e nao SAVE. abs,

    • Luis Soares Postado em 24/Apr/2013 às 18:18

      Leo, acredito que o save em substituição ao bless foi ironicamente proposital, por razões anteriormente explanadas pela autora.

  315. Wal Postado em 23/Apr/2013 às 22:50

    Gostei muito da matéria, afinal a nação q mais manipula seu povo e influencia o mundo precisava de culpados e encontrou, não acredito neste noticiário bem Norte Americano, a historia é a maior prova do quanto esta Nação gosta do controle e manipulação, refletir é preciso ...

  316. jose n Postado em 23/Apr/2013 às 22:57

    Teoria conspiratória que funcionaria num país onde a maioridade penal fosse 18 anos e a impunidade generalizada.

  317. jose n Postado em 23/Apr/2013 às 23:00

    Ah...não caçaram os terroristas de 11 de setembro???? Por acaso a guerra dos cem anos não está acontecendo???

  318. Henrique Postado em 23/Apr/2013 às 23:07

    Isso se o cara morreu né, pq se vcs nao viram tem um video dos policias prendendo um homem nu(e sem nenhum ferimento,diga se de passagem) que se parece(so pra nao dizer q é) com o irmao mais velho.segundo a policia é um cara q estava la(pois é o cara tava no meio do tiroteio entre terroristas e policias, legal né?!) e que depois foi liberado,este q nao apareceu e ninguem sabe quem é

  319. Carlos Machado Postado em 23/Apr/2013 às 23:08

    Agora os anti-americanos , vão dizer que tudo não passa de uma armação feita pelo Obama , para resgatar o orgulho nacional, como queriam fazer com os atentados das torres gêmeas, dizendo que foi uma armação do Busch. Se os Estados Unidos fosse uma merda, ninguem queria ir morar lá, e o que acontece? o mundo inteiro quer ir viver lá, por que nos Estados Unidos existe justiça para rico e para pobre, para negro e para branco, para amarelo, indio etc.. Lá tem uma policia que funciona, prende e leva pro Xilindró, não é como aqui que basta ter dinheiro e fica solto como a maioria desses políticos ladrões, que mesmo condenados continuam soltos. Parem de falar besteira, em vez de ficar elocubrando pelo país alheio, olhe aqui pro seu Brasil , que está uma merda , com o pior teatro que tem como protagonistas Dilma, Lula, e toda a gangue, roubando o país na cara de todo mundo, essa sim é a cortina que precisa cair.

  320. Carlos Machado Postado em 23/Apr/2013 às 23:10

    A cortina que precisa cair é a cortina do Brasil, onde menores de 18 anos são verdadeiros assassinos, matando pessoas inocentes, familias inteiras . Sugiro que você escreva um texto bacana assim, cheio de meias verdades, sobre os menores assassinos do Brasil, que matam , vão para casa de recuperação e em tres meses voltam pra rua para continuar assaltando e matando.

  321. Eduardo Postado em 23/Apr/2013 às 23:18

    Ótimo texto e acredito mesmo na inocência deles! Este é um link http://imgur.com/a/Nx8EU de mais evidências dos verdadeiros suspeitos

  322. Sandra Postado em 23/Apr/2013 às 23:26

    Muito bom o seu texto,pena que vc so sabe ou parece saber o que foi televisionado pela imprensa brasileira.Dou gracas a Deus de nao gostar desse tipo de evento,pois eu poderia estar entre os mortos ou feridos.As pessoas feridas na maioria ficaram amputadas,entre elas a irma do goroto morto.A sexta feira foi um terror,ninguem podia sair de casa ou abrir a porta,pq o terrorista morto tinha explosivos no corpo e a policia nao sabia se o outro tbm estava com explosivos.E os terroristas so foram identificados pq o rapaz que perdeu as 2 pernas viu um dos terrorista deixando a mochila perto do garoto que morreu e a policia daqui se empenha em cumprir com o seu papel.

  323. Neopatriota Postado em 23/Apr/2013 às 23:26

    VAMOS SER SINCEROS! OS AMERICANOS SÃO BRUTAIS E PORCAUSA DISTO ATÉ DUVIDO QUE MATARAM OSAMA BIN LADEN! VEJAM COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS, O IRMÃO FOI TORTURADO ATÉ A MORTE E O MENOR TEVE SUA GARGANTA DESTRUIDA JUSTAMENTE PARA NÃO FUDER A MERDA QUE FIZERAM. http://imgur.com/a/Nx8EU

  324. Ingrid G. Postado em 23/Apr/2013 às 23:26

    E mais uma vez o dia foi salvo graças os policiais super poderosos!! Uma salva de palmas!!

  325. Matheus Postado em 23/Apr/2013 às 23:41

    E pra quem assistiu ao vivo, percebeu que depois do cancelar do toque de recolher, minutos depois, um VIZINHO, chama a policia porque viu o "terrorista" em seu quintal. Um governo, com as melhores armas, melhor equipe tatica, melhor tudo, por 24horas nao conseguiu encontrar o suposto "terrorista". Teve q esperar um VIZINHO ligar pra avisar onde o cara estava. E outro detalhe...em cenas ao vivo, CNN mostrou o suposto "terrorista" saindo caminhando e sendo desviado dos olhares das cameras, e 40 min depois, o q acontece? o tal "terrorista" aparece em uma maca em estado grave. Parabéns pelo texto. Tirou as palavras de minha boca!!!

  326. Marcius Postado em 24/Apr/2013 às 00:06

    Entre verdades e associações interessantes um pano de fundo extremamente preconceituoso. Cansativo.

  327. Manu Postado em 24/Apr/2013 às 00:09

    Como assim nao capturou seus inimigos? Q eu saiba, tanto o Osama Bin Laden e Saddan Hussein, foram mortos... mas ok, eh seu blog, vc escreve o q acha ou viu.

  328. Soraia Haidar Postado em 24/Apr/2013 às 00:17

    Eu só sei de uma coisa, se estivesse lá perto com uma mochila nas costas seria uma suspeita ,e talvez até estaria presa ou morta a esta hora, pois sou descendentes de árabe, meu pai era mulçulmano xiita, sou militante da esquerda, ateia, feminista, defendo idéias socialistas... Imaginem... Por isso, EUA, pretendo nunca conhecer, apesar de achar um lindo país... Acredito que muitos americanos sejam pessoas de bom caráter, que muitos não mereçam conviver com outros certos tipos de americanos, mas realmente, não é um país para as pessoas do bem.

  329. Leo Postado em 24/Apr/2013 às 00:27

    Deu pra perceber que o autor simplesmente narrou os fatos usando uma linguagem metafórica e nada mais. Cheio de palavras 'dificeis' para dar mais impacto. Não vi nenhum outro lado da história. So sorry...

  330. André A V B Postado em 24/Apr/2013 às 00:35

    Que bom para nós que estas coisas aconteçam nos EUA, assim podemos esquecer as vitimas da boate Kiss, dos onibus incendiados por bandidos, das vitimas de assaltos, sequestros, estupros, chacinas de finais de semana....

  331. Tatiana Berezovy Postado em 24/Apr/2013 às 00:40

    Parabéns! Ótimo texto que desmascara a maldita matrix. Estou feliz pela maioria dos comentários, pois eles demonstram que as pessoas estão conscientes das barbáries holocaústicas existentes neste planeta, e que este número de pessoas triplique cada vez mais, transcendendo este inferno!

  332. dão Postado em 24/Apr/2013 às 00:49

    está na hora do tio Sã aquecer a economia e da-lhe guerra para isto!

  333. Marcelo Deodato Postado em 24/Apr/2013 às 01:01

    Acredito que a matéria tenho seu valor mas acho um pouco de pretensão utilizar esse tipo de notícia para comparar como os "malvados" dos EUA fazem show de TV com certas notícias e com outras não. O Brasil mesmo é cheio disso todos os dias com as roubalheiras, Mensalão, fraudes nas obras da Copa, véspera de carnaval e festas de fim de ano. Não estou defendendo os EUA mas esse tipo de tragédia (tantos nos EUA quanto no outro país) envolve dor de muitos familiares que perderam um filho ou amigo. Basta se colocar no lugar. Tanto Brasil quanto EUA tem seus defeitos e virtudes e ao menos nos EUA as pessoas tem orgulho do país. Brasileiro pode criticar a vontade mas quando chega nesse quesito perde feio. Esse tipo de comoção em tragédias aqui nos EUA de certo modo une as pessoas em debates e muitas vezes em mudanças políticas (como no caso das armas). Caso o Brasil fizesse um terço do que é feito aqui, muitos dos problemas seriam resolvidos.

  334. Vinametal Postado em 24/Apr/2013 às 01:23

    Americanos são os maiores capitalistas, e seu maior comercio é a guerra. Hipocritas malditos, estão matando os muçulmanos e transformando um povo sofrido em terroristas, sua propagando brutal que influencia um povo desenformado. Apoiam israel na sua tomada de terra. Massacram milhares ... Um dia eles vão esbarrar nos Russos ou Chineses, entaum eu vou me deleitar com a derrota do monstro que se disfarça de herói.

  335. Julio Garcez Postado em 24/Apr/2013 às 02:57

    Vocês que estão defendendo a ação da polícia estado-unidense (sim, pois América é um continente e não um país) poderiam me apresentar um prova de que foram os irmãos chechenos os autores do atentado? Por que imagens deles assistindo a maratona de mochilas tornaram eles suspeitos e procurados? Caminhar na rua de mochila é algo que torna qualquer um suspeito? Até agora não entendi o motivo pelo qual eles se tornaram suspeitos já que aquelas imagens divulgadas não provam nada.

  336. Miami Postado em 24/Apr/2013 às 03:43

    Eu sou um "flaming liberal" dos E.U. Achei Bush um cretino que montou uma guerra em Iraq sem razao, mercenario, que acabou com milhares de pessoas inocentes. Mais, por favor, ridiculizar uma cidade como Boston ou um pais reagindo a umas bombas que mataram pessoas inocentes? Eu me lembro de uma programa de radio evangelico transmitido no Rio no dia 12/9/01 em que um dos creentes que ligou a comentar falou que os E.U. merecia o ataque por causa do tipo de filmes que Hollywood fazia. Realmente, caras. O seu comentario e sobe Boston a mesma coisa. Realmente. Pensa nisso, a grande maioria das pessoas nos E.U. acharam a invasao de Iraq horrivel, sem motivo. A sua perspectiva e, infelizmente, carente.

  337. Observador Postado em 24/Apr/2013 às 04:41

    O Governo Americano é extremamente imperialista e protecionista. São capazes de qualquer atrocidade que justifique seus interesses: The US Way of Life. E sempre agem da mesma forma: manipulam tudo para jogar a opinião pública local e mundial na gaiola das suas intenções. Foi assim no Iraque ... e sempre será! Qualquer um que ouse se armar ou negar a ele total direito de exploração de suas riquezas é alvo endossado. E sempre se colocam na posição de os HERÓIS DO MUNDO. Na minha opinião o mundo estaria muito melhor sem eles. São uma doença ... o câncer do mundo! Sim, as coisas funcionam lá. É fato! Mas a qual custo? Uma sociedade perfeita e rica ... a que custo? Sempre desejaram o Oriente Médio ... afinal lá está a reserva mundial de petróleo e derivados. Aproveitam-se do radicalismo religioso pra manter a região sob o total caos. Quem lucra com isso? Os apoios políticos mudam de lado como viramos de página a ler um livro. Se o Brasil não fosse tão passivo seriamos também um potencial alvo. Eles sabem que aqui não precisam invadir, ou jogar a opinião pública mundial contra a gente. Apenas nos compram ... colonizam. Não odeio os norte americanos. Odeio a filosofia deles. Os caras se chamam por América. América é um continente. Mas roubam o título por se acharem melhores que todos nós - o mundo! E são de uma ignorância absurda a ponto, por exemplo, de achar que falamos espanhol. Como se fosse possível estudar o Globo Terrestre sem ler em letras garrafais: BRASIL. Ignoram por que pra eles não existe nada além deles. Tudo mais está ali pra provê-los e apenas pra isso. O mundo tem que acordar ... não é o Islam o problema. Não é o Oriente Médio com suas guerras, a África com a sua miséria, A Europa com a sua crise ou a América do Sul com o seu subdesenvolvimento. O problema do mundo são os Americanos. Eles deturpam tudo ... associam-se por interesse e manipulam, e quando os interesses mudam, trocam de lado. Esse episódio é apenas um dos muitos que ainda virão. Os Americanos precisam jogar o mundo contra seu foco atual: o Islam. Assim, poderão mais uma vez justificar atrocidades em nome da PAZ MUNDIAL. Como eles amam dizer, God Blesses the America over and over. Afinal, eles são os heróis e o restante do mundo, a donzela em perigo. ACORDA MUNDO!

  338. carla andrade Postado em 24/Apr/2013 às 07:12

    Falaram do texto, elogiaram, criticaram, enfim... Com tantas menções e pareceres o que tenho a dizer que pelos comentários, escrita, e raciocínio, desconfio que bom é ver o progresso e ascensão do povo brasileiro intelectual mente. Achei tudo maravilhoso, cada um com sua perspectiva, elucidando faltos, críticas que instigam o raciocínio. Tive aqui uma aula.

  339. wellpina Postado em 24/Apr/2013 às 08:00

    O contraditório é legitimo. Mas, "lá está um adolescente" é estranho. Tendência definida compromete o todo.

  340. JOÃO Postado em 24/Apr/2013 às 08:10

    E CADE O BIN LADEN Q NENHUMA FOTO OU VIDEO FOI PUBLICADO?

  341. Claudio B. Postado em 24/Apr/2013 às 08:10

    Dor de cotovelo de um brasileiro que está acostumado a ver que nada se resolve na sua pátria tão amada e tão ridícula e ridicularizada Brasil?

  342. Edson Nascimento Postado em 24/Apr/2013 às 08:18

    Pensamento lógico! Lá nos Estados Unidos existe justiça, por vezes falha, mas existe. O texto é maravilhoso, prende a atenção e rende muitos cliques, ponto. Não dá para criticar a eficiência dos caras. Se fosse aqui no Brasil ninguém seria punido - como vemos diariamente. Só quem vive num mundo de Bob para crer que as autoridades americanas iriam pedir por obséquio para o nobre suspeito se entregar. Faça-me o favor! As fotos dos suspeitos ficaram por quase dois dias nos jornais na cidade onde ele moravam, se ele não fossem culpados se entregariam. Texto que rendeu cliques e audiência, que trata as coisas de forma simplista. Me desculpem os colegas que gostaram da opinião do autor. Para mim falta bastante de Estados Unidos no Brasil. Haveria falhas, é lógico e matemático! Mas também haveria justiça e não haveria impunidade que vemos nos dias de hoje.

  343. Manuel Postado em 24/Apr/2013 às 08:56

    É isso aí.

  344. Luiz Postado em 24/Apr/2013 às 09:13

    Existe alguma noticia sobre esse ataque ao casamento afegão?

  345. DMMelo Postado em 24/Apr/2013 às 09:26

    O MAIOR LUCRO PRA ELES É A GUERRA, PARECEM QUEM NÃO SE CANSAM DISSO

  346. alberto cruz Postado em 24/Apr/2013 às 09:46

    E será que só nós trezentos e poucas pessoas percebemos isso meu Deus? E mais uma vez o "tio sam" ganha o prêmio Moliére. Parabéns!

  347. Carol Postado em 24/Apr/2013 às 09:50

    O noticiário disse que um dos irmãos estava indo em direção aos policiais enquanto o outro, saiu em disparada com o carro, atropelando o irmão que já havia recebido tiros. Pensei que manipulação dos fatos para mídia fosse coisa de porcos comunistas, não é Lady Liberty?

  348. Ana Luisa Postado em 24/Apr/2013 às 10:09

    Já viram isso? http://imgur.com/a/Nx8EU

  349. Josemar Postado em 24/Apr/2013 às 10:21

    Para quem tem duvidas sobre esses Teatro vejam http://imgur.com/a/Nx8EU o irmão foi capturado vivo e a mochila usada por eles não tem nada haver com a que estava a bomba (cor, etiquetas etc), tem uma imagem de um deles que foi editada no Photoshop para esconder a mochila (tem um vídeo como um tecnico explicando) tem imagens de dois caras da policia ou Fbi com a mesma mochila da bomba que resolveram ignorar essas imagens. Não se enganem o Povo americano é inteligente pra muitas coisas, mas para isso são completamente alienados. O povo parece que gosta de ser enganado, Vide Bush e Iraque e tantas outras mentiras. Só que amim não engana.

  350. Magister Postado em 24/Apr/2013 às 10:57

    O buraco é mais embaixo. Mas a matéria tá boazinha.

  351. Ivo Postado em 24/Apr/2013 às 11:18

    Texto muito bem escrito, mas nao concordo, como alguem disse ai pra cima, se eles sao inocentes, os verdadeiros terroristas estariam tripudiando em cima dos USA. Acredito que não são santos os policiais, mas são muito eficientes, é como dizem no TROPA DE ELITE, morre um estudante viciado, fazem protesto, mas se morre um policial no cumprimento do seu dever, morto por um traficante, ninguem fala nada. Não devo nada a ninguem, não tenho medo de policia, como disse antes com certeza tem a banda podre, mas se nao confiarmos o que vai ser... Sou da segunte opinião, bandido bom é bandido morto... São verdadeiros animais quando estao com uma arma na mão, basta serem presos viram cordeirinhos...

  352. Ana Postado em 24/Apr/2013 às 11:24

    Texto sensacional!!! Parabéns... O que eu fico assustada é como alguns comentários são desnecessários, o autor do texto utilizou o espaço de seu blog, para fazer o texto sobre um tema... E algumas pessoas começam a criticar coisas completamente fora do assunto. Galera, se ele quisesse falar da corrupção que acontece no Brasil, ou dos africanos que morrem de fome, teria feito um texto sobre isso. Ele não perdeu tempo escrevendo um texto sobre o que acontece fora do Brasil, ele deu seu ponto de vista, o qual, muitas pessoas (inclusive eu), concordam, porque é no mínimo estranho, realmente tudo o que aconteceu em volta dos dois garotos... Não há evidências, eles criaram toda uma situação, só não enxerga cabecinhas que se influenciam por essa mídia sensacionalista, que bem se vê que não acontece somente no Brasil. Abraço, parabéns cara, pelo texto. Muito bom mesmo

  353. Carlos S. Postado em 24/Apr/2013 às 11:26

    Achei interesante o texto, não estou aquí pra ficar de um lado ou de outro...apenas pra esclarecer uma questão técnica Das duas pessoas que deram a resposta sobre a arma na diagnoal, a mais próxima a resposta correta foi a primeira (a segunda falou que era carregada assim pq tinha que ser e pronto) A razão real pela qual a arma é carregada dessa maneira é por segurança e pra evitar que o atirador no impulso da adrenalina do momento acabe efetuando um tiro em algum civil ou pessoa inocente, a posição diagonal, e o tempo que leva mover a arma dessa posição a posição de tiro, dá ao atirador as frações de segundo necessárias pra fazer a distinção entre se o objetivo que apareceu representa uma ameaça ou não. Espero que tenha ajudado a esclarecer a razão desse procedimento ;) Carlos S.

  354. Luis A. Postado em 24/Apr/2013 às 11:55

    Não gostei da dramatização dos fatos! Acho que o texto é bom sim, mas, a situação aconteceu e independentemente dos aparatos americanos não houve impunidade como no Brasil! Ou tua achas é bonito estourar bombas caseiras, já que etas não tem tanto poder de fogo? Se um de teus parentes ficasse "apenas" surdo com a explosão garanto que teu texto teria outro tom!

  355. Fabrício Postado em 24/Apr/2013 às 12:02

    Ricardo Diniz. Se você está na merda, vai trabalhar, que as coisas melhoram.

  356. Rafael Barros Postado em 24/Apr/2013 às 12:08

    Coincidência - ou não - o Congresso Americano aprovou nesse meio tempo a CISPA (Cyber Intelligence Sharing and Protection Act) que nada mais é que o controle total da internet. Esse site abaixo mostra os verdadeiros donos das mochilas que explodiram. Eles fazem parte da Craft International, um grupo de militares mercenários criado pela CIA. Não curto teorias da conspiração, mas nesse caso as evidências não deixam dúvidas. Acessem e tirem suas conclusões: http://imgur.com/a/Nx8EU

  357. Rafael Assange Postado em 24/Apr/2013 às 12:10

    Insisto que toda essa novela armada foi pra desviar a atenção pública para a aprovação do http://en.wikipedia.org/wiki/Cyber_Intelligence_Sharing_and_Protection_Act, aprovado na surdina, no ápice da novela, 18.abril.2013.

  358. Adonai Bruno Postado em 24/Apr/2013 às 12:19

    Apesar de um tanto sensacionalista e dramático, o seu texto, não se pode desprezar o questionamento proposto. Porém é assim e sempre será: O poder faz, o poder julga e o poder sentencia. Quem quiser questionar, será questionado!

  359. Simone Postado em 24/Apr/2013 às 12:20

    Logo, logo essa história vai fazer parte do Telecine Premium....:/ e ainda concorrer ao Oscar de melhores efeitos visuais. " God Save America"

  360. DanieCastro Postado em 24/Apr/2013 às 12:20

    Se tratando de USA, qlqr pessoa poderia ser culpabilizada pelo o que houve.Havia essa necessidade de "justiça" no ar. Acho a historia muito esquisita mesmo. Qlqr pessoa fugiria...sendo ou nao culpada, uma vez que esta sendo suspeita de tal ato ediondo. O que acontece naquele país, jamais saberemos as bases da verdade...se nem aqui no nosso "humilde" Brasil sabemos, pois temos muuuuito menos recursos para jogar a sujeira pra debaixo do tapete...imagina por la?! O fato é que esses americanos tem "sangue nos olhos", e nao perdem a oportunidade de fazer uma "justiça", que nem Freud explica.

  361. Vera Sousa Postado em 24/Apr/2013 às 12:40

    Gente, pensei que só eu acreditava nessa "teoria de conspiração"!!!! Eu tinha perdido o sono, liguei na GloboNews e fiquei bordando quando vi que o 1º irmão fora preso, logo apareceu a imagem dele, nu com as mãos na cabeça andando normalmente na direção do carro da polícia. Fui dormir, Qdo acordei, vi no Bom Dia Brasil, que o rapaz, tinha sido pego, extremamente ferido, e que morrera ao chegar no hospital! Não entendi nada! E essa imagem sumiu dos noticiários! Percebi ali a treta do governo americano! PEGARAM OS DOIS IRMÃOS PRA CRISTO!!!

  362. Jussara Postado em 24/Apr/2013 às 13:05

    Ivo, e se os verdadeiros terroristas são do próprio governo? Quem estaria tripudiando quem?

  363. Selma Postado em 24/Apr/2013 às 13:54

    Perfeita sua colocação. Eu nunca acredito nestas coisas e tem gente que acha que sou de teoria da conspiração. Depois de ler 1984 de George Orwell, fica difícil acreditar em contos de fadas... ou de bruxas! Parabéns!

  364. daSilva Postado em 24/Apr/2013 às 14:12

    Texto decente porem cansativo. Deveria ter se informado ao invez de praticar o tipico sensacionalismo.

  365. vitória slompo Postado em 24/Apr/2013 às 14:19

    Ótimo texto, mas triste que o monopólio das mentes seja tão grande...

  366. Eduardo R Postado em 24/Apr/2013 às 14:42

    No geral, materia bem escrita, mas considerando que foi postada no dia 22/4, ha algumas correções de conhecimento geral a serem feitas. De acordo com a policia, os jovens não assaltaram a loja de conveniencia "7eleven", mas foram avistados na mesma região possivelmente roubando um carro, ocasionando no "tiroteio" que matou o policial da MIT. Fui criado em Boston, e por mais que eu ame o país, tenho dezenas de duvidas a respeito do filme... principalmente a respeito da presença dos NAVY Seals usando combinações de roupas parecidas com as dos suspeitos e carregando mochilas identicas aos mesmos, sem contar os walkie-talkies que mais pareciam detonadores de "panelas". A "Infowars" deve ter algo a mais para dizer la no Youtube ou no blog.

  367. telma Postado em 24/Apr/2013 às 14:56

    MAS BEM QUE VCS USAM TUDO QUE ELES FABRICAM CARROS, PERFUMES ,ROUPAS,COCACOLA,MAC DONALD ETCCCCCCCC não to defendendo mas quem sustenta os EUA somos nós !

  368. Edvan Jr. Postado em 24/Apr/2013 às 15:14

    É exatamente assim que, não somente no Brasil mas em boa parte do mundo dos 'poderosos', a midia cria os vilões que lhes caem melhor para incobrir os verdadeiros bandidos e culpados da situação. Pelo visto os americanos nunca aprenderão que todo o terrorismo do qual eles são vitimas é criado e propagado por eles mesmos, muitas vezes como revolta do terror o qual eles colocam em outros povos. Pode-se perceber que houve um atentado terrorista cometido por um americano mas a culpa era do buling, depois assunto de discursão mundial, mas esse o principal motivo é que ele é da Chechênia, o leva a crer que todos de lá são terrorista porém eles são os que mais sofrem ataques. O interessante de tudo isso é que boa parte disso faz parte do medo de imigrantes o qual faz deles os unicos 'bonzinhos' e o resto do mundo os vilões, a não ser, é claro, que consumam os seus produtos e se hipnotize com suas falsas ideologias humanitárias, os quais querem destruir o mundo com terrorismo e bombas e eles são a solução para esses problemas, porque são os herois mundiais. Outra coisa interessante é que, assim como o jugamento americano do já culpado Saddam Hussein, ele será também culpado, ou, jugado pelo governo americano como americano, embora seja imigrante, o que poderia gerar revolta ou até mesmo uma guerra visto que se fosse de um pais com melhor estrutura governamental, como a corea, eles não fariam isso visto a discursão a qual geraria. O motivo pelo qual não gera a guerra, mas aumentará o ódio desse povo pelos americanos, é que as armas lá existentes são produzidas pelos americanos e seria idiotice brigar com eles com as próprias armas. Não ponho culpa no povo americano, o policial morto ou a equipe investigativa envolvida e nem quero jugar o certo ou errado, mas uma coisa temos que ver é em quem ou o que acreditar, principalmente se não há como provar mas temos que saber distinguir o que acontece realmente do que dizem que acoteceu, pois há mais depoimentos do que provas. Uma coisa é um terrorista de grande periculosidade sendo punido e distanciado da sociedade para a proteção dos mesmos, outra coisa é uma suspeita o qual é infeitada sem provas, a não ser as fotos as quais mostraram os garotos lá mas que poderia ter sido qualquer um que com sorte saiu do local e se for verdade nunca saberemos pois ele não terá o direito. Isso tudo se dá pelo enorme poder de midia americana a qual se o presidente chora dá noticia mundial, mas se um grupo de 200 pessoas no cazaquistão morre em ataque terrorista o maximo que se ganha é uma manchete de poucos segundo no quadro 'o mundo em um minuto' do jornal hoje. Os americanos zombam de todos, inclusive de nós, e nós aplaudimos eles fazendo-os cada vez herois, o principal metodo de dominação mundial. Como vemos nos quadrinhos sempre há um vilão querendo dominar o mundo e vem um heroi para derrotá-lo, os americanos, por outro lado, são os heróis que querem dominar o mundo. Porém não há heróis sem vilões e ai cada dia vem se criando vilões para que os herois entrem em ação, encobrindo e justificando os frutos do próprio ato terroristano oriente médio e outros paises, pois todos se esquecem quem destroiu duas cidades com bombas e dizimou sua população. Na minha opnião, independente dos irmãos ser culpados ou não pelo ataque, o principal crime deles foram não ser americanos.

  369. Paulo Costa Postado em 24/Apr/2013 às 15:35

    A VERDADE http://imgur.com/a/Nx8EU

  370. Nelson Postado em 24/Apr/2013 às 15:45

    Tem muito 007 querendo estrelar em Hollywood...

  371. Lucca Prado Postado em 24/Apr/2013 às 15:49

    Toda tragédia não-causada pela natureza existem os mesmos personagens: Os bandidos, os mocinhos, o povo que abraça o sensacionalismo e o medo de forma irracional, e os pseudo-intelectuais que aparecem com suas teorias de conspiração. Esse texto me parece mais uma crítica à Fox News (que o mundo inteiro sabe que é imprensa marrom e nem sempre compactua com a verdade) do que uma análise sensata dos acontecimentos. Mas enfim, a internet ta aí pra cada um escrever o que quiser, e os que lêem a acreditar ou não. A VERDADE mesmo ninguem aqui sabe e não tem moral pra afirmar nada

  372. Leandro T. Postado em 24/Apr/2013 às 15:52

    Até que fim li uma materia que discute um ponto de vista além dos holofotes! Digna de Parabens! Pois desde que começou toda está "bomba" de noticias sobre Boston, venho procurando alguma opinião que não esteja vinculada a toda esta rede de mentiras e crenças que nos é impostas todos os dias!!!

  373. Kris73013 Postado em 24/Apr/2013 às 17:06

    So pra constar: o irmao mais velho foi atropelado pelo irmao mais novo, que dirigia o carro da fuga e arrastou o irmao por 30 yards (27 metros) antes de perceber que o havia feito. Esses rapazes "que parecem serem boas pessoas" foram expulsos de uma mesquita americana por pertubar a paz durante o rito de oracao islamico, o mais velho eh suspeito do assassinato de outras pessoas com quem dividia apartamento. Para quem souber ingles o site The Blaze or o applicativo de iphone infowars, alem do Drudge Report sao fontes de informacao um pouco mais confiaveis que a CNN ou a Fox News - o equivalente a assistir a Globo no Brasil, ou seja, tendenciosos.

  374. Elza Postado em 24/Apr/2013 às 17:14

    Texto bem escrito? sim! Porém é muito fácil escrever o que ja foi contado por muitos e muitos através da midia falada e escrita. Este assunto tomou conta das nossas vidas por dias e dias, e se fossem mostrar tudo que voce pede neste texto, precisaria de mais um mes. O importante é que pegaram os bandidos. Pra mim tirar a vida de 3, 4 ou 20 pessoas a gravidade é igual e merece ser destacada e pessoas punidas.

  375. Rafael Postado em 24/Apr/2013 às 17:16

    O sujo falando do imundo! Teu texto também é extramamente seletivo no que diz respeito aos fatos. Várias notícias e imagens mostrando a fuga dos irmãos foram omitidas aqui. Vocês, os "falsos revolucionários", na sua "luta" contra os imperialistas, não passam de uma grande piada!

  376. Rogerio Postado em 24/Apr/2013 às 21:20

    Parabéns, excelente texto!

  377. Natália Postado em 25/Apr/2013 às 09:15

    Perfeito, o texto está impecável!!!! Os americanos como sempre ocultando a real verdade, detalhe como a tia advogada dos meninos disse Evidências cadê as evidências, ocultas claro, onde estão as imagens da casa onde eles moravam, nada como sempre, sempre com falhas EUA!!!! Absurdo e que a REAL VERDADE apareça.

  378. VS Postado em 25/Apr/2013 às 09:22

    Ao senhor Ferreira,uanto ao segundo comentário, TOTALMENTE PRECONCEITUOSO E ETNOCÊNTRICO! Quem foi que lhe disse que o teu DEUS é oDeus correto, verdadeiro e único! É exatamente este tipo de pensamento que levam alguns, veja bem, alguns muçulmanos radicais a cometer terrorismo. O islamismo é a segunda maior religião do mundo, isso não pode ser ignorado. O que se questiona é a verdadeira culpa dos rapazes, pois não há evidências, não há fotos ou imagens, não há nada além da palavra deles. Acorda! Em nenhum momento fiz qualquer afirmacao a respeito do "meu Deus" estar certo, primeiro eu nao discuto religiao ate porque cada um tem a sua, o que eu quis dizer que nao importa...foi uma atrocidade cometida por estes irmaos que no texto insinua ou confirma a opiniao da autora que digase de passagem nao mostra conhecimento do ocorridoe dizer que foi um "espetaculo em 5 atos" isso eh um absurdo! O que quis dizer eh que se todos acreditassemos em Deus o mundo nao estaria nesta situacao, nao digo que a religiao dos caras eh isso ou aquilo ate pq o pouco que sei a respeito me faz ficar com nojo de considerar a hipotese de que alguem possa matar inocentes por uma causa religiosa,pra mim eh a falta de Deus que faz com que atrocidades como esta se multipliquem ao redor do mundo,infelizmente USA eh um alvo porque? pq eh desafio tentar contra uma potencia como esta. Ai esta a resposta! O cara mais novo acabou de receber cidadania americana, mas o mais velho estava revoltado por ser impedido de receber cidadania pois ele bateu numa mulher ha 2 anos atras, e aqui bateu em mulher se ferra, essa eh uma das razoes da raiva e frutracao deste individuo por isso ele decidiu explodir quem ele podia inclusive depois de soltar duas bombas ainda sequestraram outra vitima e levaram carro cheio de explosivoa pra continuar o horror e foi ai que foi a operacao do FBI e Cia com forte aparato policial foi combatido e morreu,porque? so pode ser falta de Deus, porque vamos combinar ne Ferreira, vc acha que o Deus que ele acredita ficaria feliz de ver tamanha destruicao?

  379. Erico Postado em 25/Apr/2013 às 11:26

    Estranhamente foi ferido na garganta. Não pode falar. Essa história tá cheia de ingredientes que parecem ser mais uma farsa americana. Acordem gansos brasileiros !

  380. Mariana F. Postado em 25/Apr/2013 às 19:19

    O texto não foi escrito para explicitar os aspectos desfavoráveis aos irmão Tsarnaev, Rafael! E sim, esclarecer que existem muitas evidências a favor dos mesmos. A alienação da massa (aqui ou nos EUA) já os incrimina o suficiente sem embasamento... A intenção é refutar o que é veiculado pela mídia. Mas sejamos francos, a corda sempre arrebenta no lado mais fraco, tudo que está sendo dito/feito serve a muita gente poderosa e seus respectivos interesses.

  381. SUDESTINO Postado em 26/Apr/2013 às 07:07

    Eu sou do tempo, que o matador do presidente Jonh Kennedy, Lee Oswald, tinha recebido treinamento na Russia e depois de caçado, foi assassinado por Jack Ruby perante câmeras de televisão do mundo, com o objetivo de vingar o presidente morto, este foi misteriosamente "executado" na prisão para onde fora levado. Eu sou do tempo, que viajar nas asas da Panair do Brasil, era um evento passado no Canal 100, nos cinemas brasileiros, antes da projeção dos seriados do Zorro e seu fiel amigo Tonto, Flash Gordon, nas matinées de domingo a tarde, eu sou do tempo que a população brasileira, deu ouro para o bem do Brasil, nos finais dos anos 60, eu sou do tempo de aprender datilografia na maquina Remigton, a ler na cartilha "Caminho Suave", e dormia cedo a espera de Papai Noel, descer pela chaminé das casas, trazendo nas costas um saco cheio dos presentes que eu tinha pedido, acreditava em "Saci Pererê", e estudar em escola pública, era um privilégio para poucos, eu sou do tempo, que não existia internet, tv a cado nem maquinas digitais, eu sou do tempo, que o tempo era marcado pelo relógio Cuco na sala de minha casa, o futebol brasileiro era o melhor do mundo e a gente entendia o mundo através do rádios Telefunken, eu sou do tempo, que os Estados Unidos, não "mandava" no mundo e ficava impressionado com as histórias que minha avó contava nos finais de tarde, sentada em sua sala de estar, na sua casa avaranda, na rua Evaristo da Veiga em Santos, cidade onde nasci

  382. Tamara Postado em 26/Apr/2013 às 10:11

    Bom texto, ms com alguns erros. "Deixa um rastro de sangue, mas a polícia não segue as pegadas frescas. Desloca-se para uma pacata cidadezinha, Watertown para vasculhar a casa onde, afirmam as autoridades, viviam os irmãos." A troca de tiros foi em Watertown, inclusive em frente a casa da minha amiga. Ela viu os dois irmãos trocando tiros com a polícia e os moradores da rua ouviram sons mais fortes que de tiros, que supõe-se sejam de pequenos explosivos. Outro ponto. A casa que eles moravam ficava em Cambridge e não Watertown. "Porque, nessa tragédia, com cinco mortos (os quatro pela bomba e um dos irmãos pela polícia)." Na verdade morreram 3 pela bomba, um policial da MIT e um dos terroristas. Essas são informações importantes na hora de escrever sobre um assunto tão polêmico.

  383. Edison Postado em 26/Apr/2013 às 14:52

    Muito curioso o fato do autor preocupar-se tanto em denegrir o Estado encurralado pela "praga" dos atos terroristas, indiretamente defender os autores do atentado, ou pelo menos dar-lhes o benefício da dúvida e, ignorar os que morreram e as dezenas de pessoas feridas. Acho que houve aí uma inversão de valores.

  384. Henry Postado em 26/Apr/2013 às 23:13

    Terceirização. Mas me digam, não entendi se esses meninos fizeram parte do assalto e do tal sequestro, fora isso está tudo claro.

  385. Isabel Leme Postado em 27/Apr/2013 às 01:03

    Quanto a culpa ou inocência dos irmãos, a verdade ninguém jamais saberá... O fato é que os EUA dão as respostas que o seu povo pede rapidamente. E isso tem um efeito psicológico positivo pra o seu povo, que se sente protegido por um governo ¨ justo e competente¨. se não for pelo menos é PROTETOR.... E por outro lado isso também exerce um forte efeito psicológico sobre seus inimigos e terroristas, que ao assistirem toda essa parafernália, se sentem inibidos e acabam pensando duas vezes antes de se aventurar a meter as caras com eles... Enfim.... se tudo for um erro, lamento muito pelos rapazes... mas alí na frente tudo está justificado... PIOR MESMO É O TERRORISMO QUE VIVEMOS AQUI, TODOS OS DIAS!!!! O AUMENTO DA VIOLÊNCIA E DO MEDO. SABENDO QUE ESTAMOS TOTALMENTE DESPROTEGIDOS... POR UM GOVERNO APODRECIDO PELA CORRUPÇÃO. QUE NÃO CUIDA DOS PRÓPRIOS FILHOS DESSA TERRA, NÃO EDUCA, NÃO PUNE, E NÃO DÁ O EXEMPLO. NOSSO PAÍS É INJUSTO COM TODO O SEU POVO!!!! AQUI O BURACO É MAIS EMBAIXO...

  386. Valderi Junior Postado em 27/Apr/2013 às 14:49

    Conforme atentado ao acontecido no pentágono, eles nada mostram (alguém viu algum avião ali, ou as câmeras de lá estavam com defeito). Acredito que eles só filmão apreensão de bêbados, rsrsrs.

  387. Gabriella Postado em 03/May/2013 às 14:36

    HAHAHAHAHAHAHAHA Só achei uma piada o comentário do colega dizendo que remete ao Jean Charles. Que eu saiba ele foi morto por "engano", diferente do rapaz, que estava envolvido nas explosões em Boston. A sociedade norte americana convive com um medo disfarçado desde o atentado de 11 de setembro, isso não é nenhum segredo. Em investigações atuais, foi descoberto que o rapaz havia sido recentemente convertido ao islamismo radical por um amigo, que óbviamente negou e disse colaborar com o FBI. Eu acho essa política armada dos EUA extremamente hipócrita e absolutamente parcial, visto que o governo precisa reafirmar sua soberania na segurança, sua força perante o seu povo e ao mundo. Muitas vidas são perdidas injustamente por conta disso. Mas eu não acho que o medo deve levar ao ódio, muito menos da nossa parte. Nem toda mídia é sensacionalista. Nos EUA temos as forças armadas, metidas a soberanas, inatingiveis, inabaláveis, que fazem de tudo para continuar passando a imagem de tal. No Brasil temos os maiores hipócritas, que julgam muito bem a conduta política externa mas não sabem se bem posicionar a respeito da política nacional. Gostaria muito de ler uma análise crítica dessa sobre os políticos que alavancam suas carreiras nas costas dos miseráveis e tomam conta do nosso país, sobre as nossas drásticas leis penais que só benefíciam os meliantes, sobre a falta de interesse das pessoas na política nacional, sobre a verdadeira miséria do nosso país. Essas são matérias que verdadeiramente nos interessam. Não podemos fechar os olhos para o mundo e fingir que moramos sozinhos numa ilha, mas olhar apenas para fora também não dá! Achei a matéria tão sensacionalista quanto qualquer outra. O responsável escreve muito bem, tenho que admitir. Entretanto, não podemos desconfiar de todas as informações transmitidas. Desconfiar é bom, é ótimo, incentiva a investigação e a busca pela veracidade dos fatos, incentiva a intelectualidade e a percepção do indivíduo para com o mundo. Desconfiar demasiado é ser tão alienado quanto quem confia demais.

  388. Samuel Postado em 03/May/2013 às 19:54

    Eu não sei se isso é bom ou ruim. Talvez não seja o certo. Mas talvez intimide muitos outros que pensem realmente em fazer estas coisas. No Brasil se houvesse este tipo de ação, de "passar a régua", talvez não vivessimos numa terra sem leis e sem impunidade, onde todos podem fazer o que quer.

  389. Amanda Postado em 16/May/2013 às 23:16

    Simplesmente genial. PS: se você escrevesse um livro, qualquer livro, eu compraria.

  390. Marina Postado em 02/Jun/2013 às 10:36

    Excelente matéria!!! Aplausos!!

  391. Deus Carmo Postado em 15/Jul/2013 às 01:03

    Esta é a verdadeira democracia americana. A democracia onde não justiça. Democracia de 2 partidos revezando-se no poder há 200 anos. Democracia que permitiu um negro chegar ao poder para humilhar a raça negra. Democracia que executa um cidadão em qualquer país com o drone, arma assassina.

  392. isaque Postado em 06/Sep/2013 às 14:11

    Coisa de mal gosto, pel'amor de deus. Fazendo brincadeira com uma tragédia humana. Gente de espírito pobre. Independente se foi encenado ou não, se foi "staged" ou não, foi uma tragédia que atingiu civis. Ah, ok, meu comentário não será bloqueado, pois, afinal, não sou mais um que a elogiou. Paciência.

  393. ANDRE FLN Postado em 16/May/2014 às 21:35

    Só digo uma coisa: QUEIMA DE ARQUIVO. Olha o que aconteceu depois na Ukrania... pq ninguem liga os fatos.. mais uma falcatrua da CIA, e digo só mais uma coisa :) (era uma só, agora é duas, depois vira uma tese), pois bem, esse partido NAZI-FACI é a próxima al caeda, hj eles ajudam e equipam, amanha é o eixo do mal, e quem vende arma só dá risada :[

  394. julia Postado em 28/May/2015 às 13:34

    Recomendo a equipe do blog que continue revelando mais e mais episódios espetaculosos encenados pelos EUA durante décadas!!!! Existem mais fatos interessantes que alguns desavisados entendem como verdade inconteste. Este blog presta um serviço de utilidade pública incomensurável, uma vez que é importante revelar a verdadeira face dos "amigos" ianques que, enquanto "salvadores do mundo" e "exemplo a ser seguido", fazem cada vez mais válida o que os antigos romanos diziam para deleite do povo "panis et circenses".... OBS. Toda vez que acesso o site...uma janela é aberta para outro site que se pede para inserir dados pessoais com o objetivo de incluir o nome como participante de sorteios de prêmios. Acho que a linha editorial começa a ser atacada por "vírus suspeitos"....