Redação Pragmatismo
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Mercado 24/Apr/2013 às 17:59
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A multa milionária da McDonald's e o silêncio da mídia

Punição dada à rede McDonald's deverá incentivar o debate sobre os abusos da publicidade infantil no Brasil. A multa ultrapassa os R$ 3 milhões

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McDonald’s recebe multa; mídia silencia (Foto: Reprodução)

A Fundação Procon de São Paulo decidiu manter a multa de R$ 3.192.300,00 dada à rede McDonald’s pela venda de lanches com brinquedos e pela publicidade voltada ao público infantil. O órgão se baseou no Código de Defesa do Consumidor para punir a poderosa multinacional estadunidense. “Muitas vezes, por meio de brindes relacionados a personagens do mundo infantil, as empresas induzem o consumo, o que caracteriza uma relação abusiva, pois o público infantil é considerado hipervulnerável e ainda está em desenvolvimento de sua posição crítica”, explica a assessora técnica do Procon-SP, Andréa Benedetto.

O processo contra a Arcos Dourados Comércio de Alimentos, empresa que opera a rede de restaurantes fraqueados do McDonald’s no Brasil, foi aberto em 2011 a partir das denúncias feitas pelo Instituto Alana. A empresa utilizou inúmeros expedientes jurídicos para evitar a multa, mas ela foi aprovada pelo Procon e publicada no Diário Oficial de São de Paulo no início de abril. “O Procon age no mercado buscando equilíbrio. Quando se trata de um publico considerado hipervulnerável, como acontece com crianças, idosos e deficientes, deve haver um cuidado maior”, conclui Andréa Benedetto.

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Segundo reportagem de Alessandra Goes Alves, no sítio da Rede Brasil Atual, a punição da McDonald’s deverá incentivar o debate sobre os abusos da publicidade infantil no Brasil. “No Congresso Nacional, existem alguns projetos que tratam da publicidade para o público infantil. Em janeiro deste ano, o Rio aprovou a lei municipal 5.528, que prevê aplicação de multa de R$ 2 mil a restaurantes que venderem lanches com brinquedos. Já em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin vetou dois Projetos de Lei que tratavam da regulamentação da publicidade infantil. O PL1096/2011 previa a proibição da venda de brinquedos junto a lanches, enquanto o PL 193/2008 (http://www.al.sp.gov.br/propositura?id=786904) restringia a veiculação de publicidade de alimentos não saudáveis entre as 6h e as 21h, em rádios e TV’s”.

O curioso no caso da pesada multa à rede McDonald’s é que a mídia comercial evita tratar do tema. Será que os bilionários anúncios da multinacional estadunidense nos jornais, revistas e emissoras de rádio e tevê explicam esta omissão criminosa? Será?

Altamiro Borges, em seu blog

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Comentários

  1. Edu Postado em 24/Apr/2013 às 19:55

    Mc Donalds é um lixo!!! Gosma rosa

  2. Leandro Postado em 24/Apr/2013 às 22:38

    Eu curto, tantos faz eu gostar ou não! Como disse napoleao: Tudo na vida pode ser remédio ou veneno, depende da dose.

  3. Christiano Lima Postado em 25/Apr/2013 às 03:06

    Vejam isso, hamburguer desse lixo perdido desde 1999 é encontrado e nem o mofo quis come-lo. http://www.huffingtonpost.com/2013/04/23/worlds-oldest-hamburger-mcdonalds_n_3139231.html?utm_hp_ref=mostpopular

  4. luiz gustavo fernandes da silva Postado em 25/Apr/2013 às 04:12

    Segunda feira dessa semana comi um mac triplo da promocao em maringa ao lado da catetral, eu e meu amigo passamos mal por 2 dias .... NUNCA MAIS......

  5. DGS Postado em 25/Apr/2013 às 08:08

    Eu trabalho na rua e sei qual a importância de um fast como o tal em nossas vidas claro que preço extremamente abusíveis e mais essa citada acima faz muito tempo que ja avia comentado esse assunto ainda no antigo Orkut estou totalmente a favor do procon e ressalto ao ministerio do trabalho investigar sobre as formas de trabalho que seu funcionarios são submetidos aquilo ali é desumano!!! Eles mesmos se intitulam MC'Escravos.

  6. Auro Postado em 25/Apr/2013 às 09:29

    Eu não fui nem entrar em um Mc antes dos 13, 14 anos de idade... educação dada pelos meus pais. Nem sabia o que era refrigerantes antes da mesma idade... regulamentar uma coisa que depende 95% do comportamento dos pais, e não das empresas... é bem típico do Brasil isso mesmo... transferir a responsabilidade é bem mais cômodo...

  7. Alek Postado em 25/Apr/2013 às 10:07

    O brasileiro é mesmo muito estranho, eles dizem odiar os americanos, mas reverenciam seu estilo de vida. ... Os PROCON'S, e órgãos de defesa do consumidor, não estão interessados no direito das pessoas, isso é evidente quando se trata de punir e multar empresas, por que o interesse sempre pelas grandes multi ? Para onde será que vai esse dinheiro ? Quanto essas empresas não pagam para esses fiscais ? Por que uma multa é de 3 milhões e outra de 2 mil ? Brinquedo para criança não pode no lanche ... e em todos os outros produtos ? ( kinder) Ou ainda, os personagens impressos nas embalagens ? Sem contar que você pode comprar só o brinquedo no McDonalds, o que não acontece com outros produtos. ... Acho demagógico, esse tipo de perseguição "rebelde-revolucionário-anti-capitalista-sem-yakult" a empresas como McDonalds, Globo, Microsoft ... você é livre para fazer escolhas, o que comer, o que assistir, o que usar ... essas empresas nada mais fazem do que atender a uma demanda, se existem novelas e lanches assim, é porque existem pessoas (e são maioria) que gostam disso. É óbvio que meios de comunicação e empresas tem parcerias comerciais. Para a mídia, qual o interesse em divulgar que o McDonalds foi multado por colocar brinquedos nos seus produtos quando não mais, todas as empresas fazem isso ?

  8. renata Postado em 25/Apr/2013 às 11:16

    Pode ser um lixo a comida, mas acho que multar por esses motivos nao demonstra nenhuma justiça. Afinal os PAIS é quem devem educar seus filhos... e nao levar ao local com frequencia.. OLHA que a KINDER OVO vai receber multa tb... pois tem brinquedo dentro do ovinho.. UM ABSURDO!! Multa sem sentido!

  9. Talles Postado em 25/Apr/2013 às 13:01

    Alek, acredito que a questão não deve ser encarada com menos seriedade só porque " todas as empresas fazem isso". Realmente somos todos livres para fazer escolhas, mas neste caso estamos falando de crianças as quais se considerarmos até os 14 anos, não tem senso crítico o suficiente para não se deixar enganar por campanhas publicitárias fortemente planejadas. Somente a instrução dos pais (que trabalham durante o dia), não é párea contra o bombardeio do marketing em suas muitas vias de mídias no contexto atual.

  10. Robson Postado em 25/Apr/2013 às 13:23

    Odeio MAC e não como nada de la, mas não deveria multar o MAc por isso... Quem tem o papel de comprar o lanche ou não são os proprios pais da criança que não educam direito e não sabem dizer não a elas. Demagogia pura isso...

  11. Carolina Postado em 25/Apr/2013 às 13:33

    Totalmente apoiado!

  12. Adriane Pritsch Postado em 25/Apr/2013 às 13:43

    Tomou uma Mac Multa! Muito bem aplicada.

  13. MVultra Postado em 25/Apr/2013 às 14:23

    Ridículo, depois de 50 anos um comunistazinho decidiu multar a empresa que botava um brinquedo junto com a comida. E desde quando a mídia tem que noticiar algo ridículo desses? Com certeza o Judiciário vai derrubar essa multa.

  14. Ana Vasconcelos Postado em 25/Apr/2013 às 14:42

    Só aqui neste site fico sabendo destas coisas.... Muito bom !

  15. Cacique Postado em 25/Apr/2013 às 15:24

    Mc Multa foi ótima!

  16. Tiago Dias Postado em 26/Apr/2013 às 18:34

    Não gosto do McDonalds, mas acho ridículo é essa multa para o Mc

  17. erica Postado em 26/Apr/2013 às 22:17

    Ovos da páscoa podem ser vendidos com brinquedos? e as propagandas de brinquedos? que aqui no Brasil não tem limites, é apelativa e induz a criança (abusos da publicidade) e várias outras coisas. A punição tem q ser aplicada para todos. P.S. Não gosto do McDonalds

  18. Alekz Fate Jumper Postado em 12/Jun/2013 às 19:58

    Com essa lei, o kinder ovo também deve ser proibido? E o que dizer sobre o kit habbibs?