Luis Soares
Colunista
Religião 27/Mar/2013 às 21:43
272
Comentários

Proposta que enterra o Estado Laico no Brasil pode ser aprovada na Câmara

Câmara pode aprovar proposta que dá fim ao Estado Laico no Brasil. Comissão de Constituição e Justiça já aprovou permissão para religiosos interferirem nas leis brasileiras

Se é que existe a laicidade no Brasil, onde, pelo menos teoricamente, a religião não interfere no Estado, ela está para ter seu fim. Isso porque na manhã desta quarta-feira, 27 de março, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 99/11, do deputado João Campos (PSDB-GO / foto abaixo).

joão campos bancada evangélica

Proposta do deputado João Campos (PSDB) põe fim ao estado laico no Brasil

A proposta inclui as entidades religiosas de âmbito nacional entre aquelas que podem propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal. Ou seja, religiosos poderão questionar decisões judiciais como a legalidade da união estável para casais de mesmo sexo, aprovada no Supremo em maio de 2011.

O texto segue para ser votado em plenário e, se aprovado, segue para votação no Senado Federal. A Ementa da PEC 99/11 versa que caso o texto seja aprovado ele “Acrescenta ao art. 103, da Constituição Federal, o inciso X, que dispõe sobre a capacidade postulatória das Associações Religiosas para propor ação de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade de leis ou atos normativos, perante a Constituição Federal”.

Leia abaixo a matéria da Agência Câmara

CCJ aprova admissibilidade de PEC que autoriza entidade religiosa a questionar lei no STF

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta quarta-feira (27), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 99/11, do deputado João Campos (PSDB-GO), que inclui as entidades religiosas de âmbito nacional entre aquelas que podem propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também

Entre estas entidades estão, por exemplo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e a Convenção Batista Nacional.

A proposta será analisada por uma comissão especial e, em seguida, votada em dois turnos pelo Plenário.

Autores
Hoje, só podem propor esse tipo de ação:
- o presidente da República;
- a Mesa do Senado Federal;
- a Mesa da Câmara dos Deputados;
- a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal;
- governador de Estado ou do Distrito Federal;
- o procurador-geral da República;
- o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
- partido político com representação no Congresso Nacional; e
- confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

MixBrasil, Agência Câmara e Pragmatismo Politico

Posts relacionados

Comentários

  1. Guilherme Augusto Postado em 27/Mar/2013 às 23:28

    Partido político já pode propor esta ação. Que a proponha o PSC quando achar conveniente! Não venham cagar no Estado Laico mais do que já estão cagando com esse pastor RACISTA e HOMOFÓBICO (mande aí a polícia legislativa atrás de mim, Felicinho...) numa comissão de Direitos Humanos! Detalhe: HUMANOS, não RELIGIOSOS.

    • Cristiano Postado em 08/Oct/2013 às 21:58

      Voce Já Leu a PL122? Se o Religioso for contra pratica será lançado na cadeia isso é justo?Nâo o certo é que a lei seja de favorecimento para todos e não abrir portas para que os que tem um ódio aos evangélicos usem a lei para destrui-los, sou a favor de que se um evangélico, catolico ou de qualquer outra religião agredi que seja lançado na cadeia. Com relação ao Pastor Marco Feliciano, é Fácil Acusa-lo de Homofóbico, porque ele é contra o casamento gay, Difícil é falar Assim do Papa que também é contra a união de pessoas do mesmo sexo.È Preconceito aos evangélicos! Com relação ao Racismo ele já se explico que citou uma teoria da Teologia, A Mídia deturpou, para a felicidades de muitos que odeia Os crentes COm relação A direitos Humanos Feliciano é a Pessoa certa, pois quem defende o Aborto tira o Direito a vida de um ser Humano e se ele é contra o aborto é a favor dos direitos humanos.

    • Valdemir Ribeiro Postado em 26/Jan/2014 às 13:20

      Você diz que ele é preconceituoso! E você, o que quer dizer com a ultima frase que escreveu?

  2. Dinadorim Postado em 28/Mar/2013 às 08:22

    Isso é um absurdo. Cada Religião tentará impor seus dogmas. Pelo andar da carruagem, voltaremos à idade média. Montarão fogueiras empraças públicas para queimar, homosexuais, negros, ateus e quem pensem diferente de seus dogmas.

  3. Leandro Postado em 28/Mar/2013 às 08:58

    Rumo ao Estado Teocrático de Direita. Digo, Direito.

    • Natalie Postado em 22/Sep/2013 às 10:19

      Kkkkkkk fato!

  4. Jackson Postado em 28/Mar/2013 às 09:02

    Isso é bom, por que as religiões terão como se defender de certos costumes que são reprovado no convívio congregacional. As religiões são composta de pessoas que tem seus próprios costumes e crenças e também tem direito de ser preservado suas crenças.

    • Daniel Postado em 07/Sep/2013 às 05:04

      Impondo suas crenças nos outros como a igreja medieval fazia? Lembre de a Cesar o que é de Cesar e de a DEus o que é de Deus...leis do homens para os homens e leis de Deus para quem segue a DEus. Lembro quando era costume da igreja quimar as pessoas que discordavam, lembro quando era costume das igrejas proibir negros de entrarem ou sentarem do lado de uma pessoa branca....lembro quando a igreja tirar os bens das pessoas que não seguiam a sua doutrina...e agora apenas sua igreja vai ser a certa as outras religiões vão ser perseguidas

    • Lucas Gregorio Postado em 20/Sep/2013 às 16:32

      Não, isso não é bom. Tem o direito sim de preservar as cranças, mas nao tem, de forma alguma, o direito de tentar impor as suas vontades à população. Deixar com que a igreja faça isso é um retrocesso a democracia e uma abertura para o ódio a certas minorias.

    • T Zampiva Postado em 13/Oct/2013 às 16:28

      Eu já vi comentário e pensamento ridículo e retrógrado e este seu está na lista!

    • jesi Postado em 26/Oct/2013 às 00:16

      pelo amor!! O direito das religioes nao esta ameaçado, mas o direito que todo cidadão tem a um governo neutro.O que fazer pelas pessoas como eu que nao tem religiao ? nao quero q igreja alguma decida por mim e pregue suas crenças.

    • Ernesto de Sousa Postado em 06/Nov/2013 às 18:37

      Claro que sim, e o estado laico defende o direito de que, as religiões tenham preservados seus costumes e crenças! O que não pode haver, de forma alguma, é que, a igreja que é contra o casamento gay, por exemplo, eleve essa proibição à um âmbito nacional. E o direito das pessoas homossexuais, onde fica? Os dogmas, costumes, tradições e crenças são, por direito constitucional, intocáveis, desde que, dentro da instituição religiosa e para seus seguidores e, não, algo que interfira na vida de pessoas que, não possuem das mesmas ''verdades'' e visões de mundo.

    • pilistrika Postado em 26/Jan/2014 às 21:10

      mesmo que este absurdo seja aprovado, eu jamais vou me submeter à vontade desta ou religião ou igreja e digo mais: que todos os pastores, bispos e padres pegue suas igrejas e seus ensinamentos e enfiem no meio do cu!!!

      • Adriano Postado em 17/Feb/2014 às 22:11

        Que falta de respeito... É por isso que dizem que a humanidade está voltando à idade da pedra.

    • adro Postado em 05/Feb/2014 às 12:54

      Concordo,e isso só vem dar mais moralidade,respeito,pois esses ativistas gays apoiados pelo governo do PT,tem aprovados leis que contrariam a doutrina cristã,que é formada por quase 90% da população brasileira,quiçá tenhamos cada vez mais deputados e senadores lá no congresso para barrar certos projetos que agridem de forma voraz a doutrina cristã e também a cultura brasileira,em várias áreas como família,crença,educação sexual,e outros.Se certos grupos que é composto por alguns gatos pingados lá no congresso querem fazer do Brasil uma Sodoma e Gomorra, os cristãos tem mais que se unirem como os evangélicos e os católicos,,não votando em candidatos que buscam aprovar esses projetos maquiavélicos e apocalítico,temos,que ir a luta,temos direitos também,não vamos nos acovardar.

    • Emerson Postado em 08/Feb/2014 às 14:40

      Desculpa mas religião é opção não imposição.

    • Lilian Postado em 07/Mar/2014 às 10:10

      Jackson, se VOCÊ é religioso, siga VOCÊ os costumes da igreja. Costumes é bem relativo, cada um tem o seu.

    • Guinho Postado em 18/Mar/2014 às 00:29

      Esse cara deve ter tomado tomado veneno. Se você gosta de ser feito de trouxa isso é uma opção sua, vai p Universal lá vao arrancar até suas calças, mas as pessoas de bem nao merecem serem obrigadas a aceitar as inúmeras irresponsabilidades feitas por supostos religiosos que querem apenas enricar a custa da miséria de muitos.

    • Cristiano de oliveira Postado em 22/Mar/2014 às 12:03

      A vida e a verdade está acima de qualquer costume e cultura,queimar uma pessoa como faziam os católicos é um ato criminosos.

  5. André Postado em 28/Mar/2013 às 09:03

    Agora fu@#*... Depois da Copa e das Olimpíadas, preparem-se Brasil para ser sede da Idade Média. Coisas que só no Brasil você vê!!!!

    • Mila Postado em 30/Sep/2013 às 08:22

      "Sede da Idade Média" foi show... Gostei...

  6. carlos Postado em 28/Mar/2013 às 09:04

    A interferencia de certos religiosos na politica brasileira a tornou de atualidade. Quanto mais eles forçam para tomar a frente daquilo que nao os compete, mais ganhamos em consci^encia daquilo que nos pertence. Os "conceitos" de politica, cidadania, respeito, direito, igualdade, publico, privado, etc. estao explicitamente ou implicitamente circulando e produzindo qualquer coisa de novo. Somente o debate e a confrontaçao sao capazes de nos tirar da nossa ignor^ancia. Ao mesmo tempo em que o discurso religioso entra no camara, o politico entra nas igrejas e nos cultos. Nao existe a possibilidade de fingir que nada esta acontecendo. A voz de "Deus" nao é mais forte que a voz de um povo. No final desse processo, sairemos, TODOS, mais fortes, pois esse é o caminho... Por outro lado, uma boa oportunidade para pensar a politica brasileira, que convenhamos, poderia ser melhor. Enquanto tudo isso acontece, nenhuma palavra do governo. Esse mesmo que deu a comissao de direitos humanos em troca de "favores". Afinal, pastor e artista sao sempre mais carismaticos que politicos para levantar votos. Fora o interesse em obter os votos da bancada evangelica em assuntos "do governo".

    • gabriel Postado em 04/Oct/2013 às 20:10

      Espere para ver no que vai dar! Essa sua mente inteligente vai lhe mostrar quem fala mais auto. Portanto, a voz de Deus é para os que andam por estreitos caminhos da sabedoria, enquanto o filho do homem, que aprende e desenvolve, trilha entre vaidade de vaidades.

  7. Day Anna Postado em 28/Mar/2013 às 09:07

    Ontem discuti sobre isso com meu marido, é lamentável que na cabeça de muitos a palavra progredir esteja associada à destruição de valores fundamentais que deveriam sim serem mantidos. Se a religião tem como base apenas "controlar o comportamento social" e Deus não existe, fica a critério de cada um. Mas o fato é que a religião ajuda sim a manter a sociedade menos louca, podemos progredir sim, mas não abrindo mão do que de fato é primordial. Sobre o comentário do Guilherme Augusto eu creio que ele deveria buscar se informar um pouco mais, ao invés de se basear em notícias picadas que buscam denegrir a imagem do Feliciano apenas para "fazer tumulto".

    • Daniel Postado em 07/Sep/2013 às 05:07

      Mais quem decide qual religião é a correta a seguir? A igreja controlou bem o comportamento na idade media com fogueiras e os protestantes proibiam ate os negros de entrar na igreja e justificavam com uso da bíblia que era correto escravizar e usar como animais....pastores proibiam negros de senta ao lado de brancos

    • Reborn Postado em 12/Sep/2013 às 23:37

      Religião não é primordial. O que vejo por ai principalmente no meio evangélico é um tipo de segregação mental, onde o povo dentro das igrejas é estimulados pelos seus lideres despreparados a olhar todos que não compartilham da mesma crença como inimigos, instrumentos do mal, os fiéis são estimulados a terem seus sonhos e objetivos baseados no consumismo, este tão presente em uma sociedade que eles mesmos condenam. Portanto não são ensinamentos que nos ajudam a viver melhor em sociedade, mas sim ensinamentos vingativos e cruéis (já fui evangélico, sei bem como são os discursos do tipo " vão ter de aplaudir a sua vitória" "Vai aparecer dinheiro na sua conta e vc vai saber que Deus é Deus") acho que o mais adequado dizer é que precisamos de uma revolução social, essa sim capaz de mudar a sociedade.

    • Carlos Postado em 07/Oct/2013 às 20:11

      Você não tem noção do que isto vai causar a longo prazo. ISTO É ALGO INQUESTIONAVEL. Religião não deixa ninguém menos louca, o que deixa as pessoas menos loucas são atitudes, responsabilidade, seriedade, exemplo.. Você por um acaso sabe porque surgiu o cristianismo? Ou a teologia da prosperidade?... Fico triste, mas tenho que te respeitar, mas isso é uma grande besteira... Religião nunca ajudou em nada para sociedade em geral, talvez um "conforto" para cada individuo ao crer naquele que acahmos que ajuda. Vamos fazer ao inves de ajoelhar.. Se ele existir ficara mais satisfeito...

    • Fernanda Postado em 04/Feb/2014 às 01:21

      "Valores fundamentais"? Não sei se você entende que muitos desses "valores fundamentais" são específicos de determinadas religiões. Imagine a situação oposta, caso você fosse obrigada a viver obedecendo os "valores fundamentais" do hinduísmo, ou do candomblé, ou qualquer outra religião que possua dogmas e "valores" diferentes da sua. Como se sentiria?

  8. Ralf Berger Postado em 28/Mar/2013 às 09:10

    O Brasil é um Estado laico desde a constituição de 1891, por que mudar agora, só por causa de evangélicos? o que eles mais querem é que a união civil de pessoas do mesmo sexo caia, que ridículo. por que não vão ajudar os pobres os que estão a margem da sociedade. Já que eles falam tanto em bíblia jesus e tudo mais, eles não pregam isso, principalmente jesus que não gostava de fazer distinções a ninguém. O Brasil vive tempos sombrios, até a vizinha Argentina é melhor em legislação, aliás é melhor em quase tudo.

    • Renato Postado em 02/Oct/2013 às 17:37

      Meu Amigo. voce sabe qual o primeiro casal a habitar a terra? por acaso voce ja leu a biblia que tem em casa? ou ela é apenas um objeto de enfeite? Leia e depois reflita e pensa no que voce vai achar nela.

    • Cristiano Postado em 08/Oct/2013 às 22:08

      Moço você tá mal informado, Nenhum evangélico quer impedir nenhum Gay de se casar, a vida é deles, somos uma democracia, o que você precisa entender é que estão querendo colocar na cadeia quem pregar o que tá na bíblia, porque é que em alguns países estrangeiros muitos cristãos são mortos, por causa de crenças, democracia é todos com crenças discordantes, conviverem sem perseguição, porque se a lei PL122 for aprovada do jeito que está não sobrará espaço para religiosos

    • Diego Rocha Postado em 22/Oct/2013 às 22:20

      Ótimo comentário!!

    • Delourdes Postado em 04/Feb/2014 às 20:02

      Os evangélicos estão casando sarna pra se coçarem, tudo que eles defendem de fato é venha a nós pastores toda a grana e que os "irmãos tragam mais e mais para encher nossas contas bancárias" Amém irmão! tome dinheiro! Aleluia irmão e mais dinheiro. Isso que é crença lucrativa!

  9. Paulo Tothy Postado em 28/Mar/2013 às 09:27

    deus nos livre!

  10. holocaos Postado em 28/Mar/2013 às 09:34

    medo, realmente a idade das trevas esta voltando... e sinceramente eu que respeitava as religiões estou começando aficar com bem pouca paciência com qualquer fiel... se quer ser ignorante e achar que um livro (bíblia ou qquer outro) te basta pra vida toda ok (conforme um estudante de teologia mesmo me falou, que não precisava de outros pois este lhe bastava... santa ignorância) ... agora não venha querer me jogar nesse buraco ... que ódio de ser brasileiro nesses momentos, o terrinha de cegos sem cultura ... com isto os religiosos, principalmente os protestantes só estão conseguindo gerar uma grande quantidade de inimigos, pode ter certeza que não vamos esquecer esses atos nojentos que esta massa sem cérebro comandada por pastores escrotos estão tentando impor a sociedade se a guerra começar, é bom estar preparado

  11. Janine Postado em 28/Mar/2013 às 09:38

    Pessoas, que eu saiba, o objeto da ADI e da ADC são LEIS e atos normativos, não decisões judiciais. Quem julga as ADIs e ADCs é o Supremo Tribunal Federal. O que não deixa de ser absurdo. "Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)".

  12. Luís Fernando Postado em 28/Mar/2013 às 09:48

    Quero ver a surpresa e o desepero da bancada evangélica quando algum praticante do candomblé exigir algum direito...

    • Daniel Postado em 07/Sep/2013 às 05:09

      kkkkkkkkkkk....boa cara...afiam bem tem direito..afina Budismo e o Islan tem direitos

  13. Luciano Postado em 28/Mar/2013 às 09:54

    Agora realmente o ANTICRISTO já consolidou o seu reino. E o Anticristo são esses aproveitadores da fé alheia, que USURPAM o nome de DEUS para galgar cada vez mais poder. Esses calhordas já não estão mais satisfeitos em roubar e vilipendiar as pessoas de boa fé, agora querem poder, estão cegos, querem apenas poder, e comandar, querem o poder supremo sobre este país, para roubar mais e mais. CHEGA! Eu sou a favor mais do que nunca à luta armada, estamos vivendo em estado de guerra, somos nós ou eles, vamos nos preparar, amigos, pq se não fizermos nada, vamos acabar sitiados, escravizados e mortos por estes fascínoras! Vamos excretar estes nazistas do poder, junto com seu séquito de lacaios, bandidos venais, corruptos de todas as espécies. Os evangélicos de verdade REPUDIAM essa gente, o povo REPUDIA esses canalhas! Vem me prender, Feliciano! Vem se tu é homem! Queria cinco minutos na porrada com esse cara, e eu destroçava a fuça dele toda! Eu cuspo na tua cara, Marcos Feliciano, seu verme!

    • kalleb Postado em 03/Jan/2014 às 03:36

      aplausos para vc Luciano,em suas palavras vc já disse tudo sobre o seu caráter,luta armada(assassinato)cinco minutos na porrada com ele (agressão)e eu destroçava a fuça dele(lesão corporal grave) quantos evangélicos vc já viu fazendo isso que vc acabou de dizer que faria ? pq tanto ódio ? não precisamos de seres como vc !

  14. carlos Postado em 28/Mar/2013 às 10:01

    Day Anna, Numa sociedade justa, essa loucura, nomeada por voce de forma geral, deveria ser "controlada" por principios outros que os religiosos. Como nao pensar que as pessoas enlouquecem num estado injusto e sem oportunidades. Como nao pensar no pai e na mae desempregados e com filhos em casa para sustentar. Como nao pensar na precariedade da educacao, saude, transportes. Qual futuro aos muitos brasileiros que ainda hoje fazem das tripas o coracao para conseguir um minimo. A religiao, muitas vezes, vem para mascarar o fato de que socialmente nao estamos bem, chamando um problema material, de ordem politica, de espiritual. O problema é quando nomeamos tudo de espiritual e esquecemos o politico. A religiao sempre foi primordial, e isso é o nosso problema. Aprendemos a tratar as coisas onde elas devem ser tratadas. Nao sera a religiao que garantira o nosso desenvolvimento dentro de uma sociedade onde as crenças religiosas sao plurais. Nao entendo essa insistencia. Imagine se os filhos de santo comecarem a impor os preceitos da umbanda e do camdomblé no espaço politico? pode?

  15. carlos Postado em 28/Mar/2013 às 10:03

    Aprendamos*

  16. Fabio Gunkel Postado em 28/Mar/2013 às 10:25

    Depois tem evasão de cérebros do Brasil e não sabem porque... Como um ser pensante vai conseguir viver numa teocracia?

  17. Elias Dias Postado em 28/Mar/2013 às 10:32

    Retrocesso, amigos. Mas no fundo todo mundo sabe: ou a revolução socialista ou a barbárie.

  18. Joilson Postado em 28/Mar/2013 às 10:32

    A moralidade só não serve aos imorais. Todo comentário postulado como certo atualmente é absolutistal, pois não reconhece na discursão equilibrada beneficios, é a crítica pela crítica, não acrecentando absolutamente relevância as questões discutidas na atualidade e em hipotese alguma oferece algo melhor a ser posto no lugar além da opção sexual gay, agenda defendida pela ONU que vira e mexe coloca em sua palta a questão do abuso sexual de jovens e adolecentes desde que não se toque na agenda gay, culpada pelo alto indice de jovens sendo abusados sexualmente e só não ver quem jamais teve interesse em mudanças. É triste colocar a religião (protestante ou evangélica) como fator de discriminação por esta não compactuar com a agenda qay, mas que nunca ficou a deriva das discursões relevante na sociedade oferecendo esta sempre a sensatez como juizo de valor a uma "sociedade", que ama o desconhecido a (homosexualiadade), desprezando a constituição núclear da família a muito estabelecida, e defende aquele como benemérito acima da lei, pois não é a maioria quem está decidindo e sim uma minoria louca por sexo fazendo deste regra de valor social (ou não será esta a nova agenda comercial do mundo). E por isso agora aos berros declara o Estado laico hora não foi este mesmo Estado que produziu este estado de coisas, não era estes mesmo Estado que apouco reconhecia como doênça a homosexualidade? E agora a doênça é a religião apregoada nas istituições públicas (escolas, etc.) como uma forma retrogada de ver a vida? Será? Embora imperfeitos desejamos ardentemente o aperfeiçoamento como ser e não a ressurreirção de defunto já a muito apodrecidos em varias culturas. A exemplo dos Grego e Romanos mais próximos de nós que usavam crianças recem nascidas para em suas orgias fazerem felação e sabe se lá mais o que.

    • Ivo Lazarevitch Postado em 09/Oct/2013 às 18:57

      "opção sexual gay" Primeiramente, não é opção, é orientação sexual. Não se escolhe ser homo ou hétero, ou seja lá o que você for. A homossexualidade não faz parte de algo "desconhecido", o seu deus faz, tanto é que até utilizam o termo "mistério da fé". Ter religião e expor sua opinião não faz de você uma pessoa ruim ou desmerecedora de atenção, mas expor sua opinião quando ela interfere na vida alheia de civis que seguem a constituição e tanto quanto você merecem respeito.... Caro senhor, o demônio está na terra, e o demônio inclusive deve estar dentro da igreja, talvez da sua mesmo... Quem são esses pastores que usam o nome de "D"eus para disseminar preconceito? Uma das formas mais praticas de conseguir fieis é através de grupos de ódio, vou lhe explicar o conceito... Você lança uma campanha contrária à um tipo de gente, por exemplo os negros, dai quem também é contra se junta ao seu grupo de ódio e com palavras baseadas em algo "incontestável"(como sua Bíblia) você consegue atrair mais pessoas, pessoas que se tornam clientes, você às da ao que odiar e elas lhe dão dinheiro. É isso o que acontece hoje com as igrejas cristãs, o cristianismo puro e simples com seus 10 mandamentos é suficientemente bom para a humanidade, mas isso que os cristãos de hoje pregam são palavras impuras, palavras de ódio, palavras que ferem os que mais precisam de amor. Não é porque uma pessoa é diferente de você que você(ou ela) está mais certo. Somos todos diferentes uns dos outros e por isso somos todos dignos de respeito e tratamento igual. E gregos e romanos não usavam crianças recém-nascidas para orgia alguma, não desmereça um povo quando nem ao menos o conhece, se você está na internet hoje deve muito aos gregos e romanos pela matemática. Ahhh, sabe porque existem esses boatos sobre "gregos e romanos"? Os boatos de que eram impuros etc, etc, etc? Pois durante o renascimento quando os burgueses estavam em ascensão e romperam com as tradições religiosas e começaram à ter uma posição antropocentrista a renda da igreja diminuiu bastante. Enquanto os burgueses financiavam as artes, e avanços científicos a igreja ficava putinha e dizia algumas mentiras sobre os gregos e romanos antigos(maior inspiração do renascentismo). Segundo a igreja tudo devia ser feito de uma forma maçante e sofrida, sem prazer(no sentido real da palavra, não sexual) algum, mas segundo os gregos e romanos, o homem foi feito para ter prazer(na música, nas artes, na culinária, etc...). Sabe aquela criança mimada que não aceita contradição com sua opinião chula? Essas são as igrejas cristãs, quando algo que elas não conhecem, ou algo diferente(mesmo que melhor, como a ideia de amar nossa diversidade) aparece, elas tentam acabar com isso rapidinho. E foi no renascimento que o mundo começou à ficar divido entre "ateus" e religiosos. "Ateus" porque nem todos que não são cristãos são ateus de verdade como vocês acham que são, alguns acreditam em algo superior, mas não conhecem, não se comunicam com esse ser superior, mas também não seguem a ideia esdruxula de que esse ser superior é vingativo e tem crise de super-estrela e que precisa ser venerado à todo momento como vocês acham, e esses "ateus" muito menos acreditam em pessoas que pedem seu dinheiro em troca de palavras odiosas que afetam as minorias. Ahhhh, só mais uma coisa, uma verídica(diferente da sua opinião sobre gregos e romanos)... Cristãos na idade média queimavam, enforcavam, e afogavam pagãos, pagãos para você devem ser pessoas que endeusam "demônios", mas pagão na verdade é uma pessoa que não é cristã. E os "demônios" na verdade são DEUSES, assim como o seu, e deuses muito mais antigos por sinal, sugiro que procure sobre bruxaria italiana, é um paganismo bem resumido e de fácil entendimento para alguém que foi criado de uma forma em que a diferença é sinal de perigo, assim como você. E por fim, lhe deixo uma frase célebre de meu professor de sociologia "O cristianismo é o câncer da humanidade".

      • adriano Postado em 20/Jul/2014 às 12:55

        A religião é o verdadeiro câncer da Humanidade ! Jesus dividiu a história da Humanidade, e em nenhum momento pregou religião.Jesus pregou amor ao próximo,paz, vida.À questão das relação homo afetivas, já está prescrito nas sagradas escrituras, assim como, suas consequências na própria carne.Ninguém é obrigado a aceitar relação homossexuais, mas, é obrigação do verdadeiro cristão respeitar, pois somos todos seres humanos passíveis de erros.

    • Fernanda Postado em 04/Feb/2014 às 01:25

      o.O É pra rir ou pra chorar depois de ler "isso"?

      • Alex Postado em 03/Mar/2014 às 22:18

        E é para rir ou pra chorar depois de ler seu comentário fernanda?

  19. Leonardo Postado em 28/Mar/2013 às 10:35

    "isso é bom, por que as religiões terão como se defender de certos costumes que são reprovado no convívio congregacional." Pra puta que pariu você e as religiões. Daqui a pouco vamos ter a Inquisição borbulhando aqui no Brasil. Meu bom senso, onde estamos indo parar...

  20. Cinthia Postado em 28/Mar/2013 às 10:44

    Regresso total. Isso só vai gerar mais confusão. Uma religião vai querer se impor mais que a outra.

  21. Chicão Postado em 28/Mar/2013 às 10:47

    Day Anna e o Jackson são o tipo de acéfalos que estas igrejas alcançam. Graças a eles teremos a volta de retardados inquisitoriais, onde o direito do outro não existe se não estiver vinculado a algum dogma. Abaixo o fundamentalismo, viva o livre-arbítrio

  22. Leda Leitão Postado em 28/Mar/2013 às 10:53

    Isto é um verdadeiro retrocesso. A Bíblia, livro que é a bússola de todo cristão, prega também o livre arbítrio. Porém, os fanáticos religiosos não se dão conta disso ou esquecem . E ainda usam o santo nome em vão... Lamentável.

  23. Leo Postado em 28/Mar/2013 às 11:04

    Chicão, acho que mais idiota que eles 2 é o Joilson com um comentário logo acima do seu! Desprezo é a única coisa que tenho pra lhes oferecer.

  24. Chico Lobo Postado em 28/Mar/2013 às 11:05

    Não se cozinha na privada, nem se defeca na cozinha. Para cada lugar uma função diferente. Quando há esse desvio de funções em uma casa, é porque seus moradores carecem de cuidados psiquiátricos. Ninguém, em sã consciência quer que a liberdade de culto seja aviltada, proibida ou depreciada seja lá por quem for. Todo cidadão tem plenos direitos de cultuar sua fé de maneira segura e dentro dos parâmetros da dignidade cidadã. O que se questiona, ou ao menos deveria ser questionado pelo povo, é como as lideranças (e não seus fiéis em si) de certas poucas religiões querem impor sua fé aos demais cidadãos, utilizando-se da força das leis do Estado. Ao invadir as tribunas do poder legislativo, nas desculpas prerrogativas do poder concedido pela "democracia", para cultuar ritos religiosos ou impor dogmas pessoais aos demais cidadãos através de leis que podem ser criadas por esses parlamentares sacerdotes, estamos criando uma teocracia evidente e clara, que contraria frontalmente a finalidade laica do Estado a qual garante a pluralidade de conceitos religiosos e filosóficos. Essa permissiva e degradante troca de funções entre Estado e Religião demonstra o nível de desequilíbrio psiquiátrico e de carência intelectual que paira sobre nosso povo, que não bastando ser manipulado por uma mídia exploradora, agora se permite a confusão perniciosa e incoerente entre Estado e igreja.

  25. Alexandre J. Amaral Filho Postado em 28/Mar/2013 às 11:05

    Só uma coisa: Não se destina A ADI nem a ADC (e ADPF, consequentemente) para questionar decisões judiciais, como diz a reportagem. Serve sim para poder questionar leis, atos de administração, emendas. Não cabe contra súmula vinculante, inclusive. E pelos mesmos motivos: há outros meios para isso, recursos e pedido de cancelamento, respectivamente. É um erro da reportagem, só pra constar. Pra mim o maior acinte dessa PEC ter sido aprovada pela comissão de CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA é que ela põe num roll taxativo a prerrogativa de propositura para entidades religiosas, quando na realidade já exite um meio de estas se expressarem: partido político, porra! E não é qualquer partido, é aquele que tem representatividade! Ou seja, ficará mais fácil pra estas entidades propor ADIN do que pra partidos políticos¬¬

  26. Robson Silva Postado em 28/Mar/2013 às 11:06

    O golpe branco de estado dos fanáticos nazievangélicos e dos seus mercenários bandidos mafiosos da fé e da credulidade está em curso e em avançado estágio de implementação. Esses fanáticos religiosos imbecis idiotizados não podem ditar os destinos de nossa nação. Reaja, não cale e se insurja.

  27. Chicão Postado em 28/Mar/2013 às 11:07

    Joilson, que moralidade? Falou, falou, falou, falou e não disse exatamente nada. Além dos erros de português e de raciocínio, que tornam o seu texto difícil de entender. O Estado laico garante a todos o direito de ter ou não uma religião, independente de qual seja. Qual seria a sua frustração se o Estado Brasileiro fosse religioso, e escolhesse a Umbanda como religião oficial? Ou só vale ser religioso se for Cristão? Pare de olhar para o seu umbigo. Mas a ignorância de certos acéfalos, como você´, é ilimitada: não dá para ter "discursão" com um ser que mal sabe elaborar pensamentos um pouco mais complexos, o que dirá entender como o mundo funciona além da religião. A ONU não tem "agenda qay" e esta não abusa sexualmente de "adolecentes" e jovens (sic). Os maiores abusadores de crianças e adolescentes são pais, padrastos, tios, primos e irmão heterossexuais, sabia disso? Qual é a constituição "núclear" familiar? Pai, mãe e filhos? Mãe que cria os filhos porque o marido a abandonou não é uma família? Avós que criam os netos não são outros núcleos familiares? Casal sem filhos não constitui família? Só aí temos três exemplos, a família é muito mais que esse conceito torto que você tem na sua cabeça. Não vou falar sobre o resto de sua verdadeira, para quem gostou é uma verdadeira coprofilia! Mas para finalizar: onde você leu que os gregos e romanos "usavam crianças recem nascidas para em suas orgias fazerem felação e sabe se lá mais o que"? Foi o pastor da sua igreja que o ensinou?? Quanta besteira, é um verdadeiro tratado bestiológico. É por isso que queremos um Estado laico, para fundamentalistas feito vocês não venham impor suas crenças tortas.

  28. Filipe Bezerra Postado em 28/Mar/2013 às 11:08

    Day Anna, o comentário do amigo Guilherme foi inoportuno e um pouco agressivo sim, foi. Mas não foi totalmente incoerente não, veja só, independente de Feliciano ser pastor, o fato de que ele é um político com pouca idoneidade e integridade é correto sim. Não se deixe alienar pela sua crença não. Pois, além dos problemas referentes as atitudes dele como pastor, existem muitos outros já comprovados, dele com atuações corruptas e de pouca improbidade administrativa. Se a lei ficha limpa tivesse sido aprovada, com certeza ele seria um dos que não poderiam se reeleger.

  29. Eduardo Postado em 28/Mar/2013 às 11:08

    Rumo ao Governo dos Justos. Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. Salmos 33:12

  30. Rodrigo Teixeira Postado em 28/Mar/2013 às 11:10

    Day Anna Após esse seu discurso interessante sobre "controle do comportamento social", e "progredir sem abrir mão do que é primordial" eu gostaria de lhe apresentar um mapa resultado do censo realizado em 2009 pela Gallup Pol (uma espécie de IBGE dos EUA) Mapa dos países segundo seu nível de Religiosidade: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Religion_in_the_world.PNG Censo realizado pela Gallup : http://www.gallup.com/poll/114211/Alabamians-Iranians-Common.aspx Gostaria que você avaliasse esse mapa com bastante cuidado e então comentar novamente sobre o papel das religiões nas sociedades.

  31. Viviane Postado em 28/Mar/2013 às 11:11

    Day Anna, "ajuda sim a manter a sociedade menos louca"?????????? WTF!! Vc quem deve estar louca.... a religião não mantém a sociedade menos louca, ela faz muito mais... ela ENLOUQUECE a sociedade com suas crenças e dogmas, descriminalizando homossexuais, negros, ateus ou qq outra pessoa que seja contra o que a religião pense ser correto. O ESTADO É LAICO!!! E isso é uma democracia... se vcs acham que "ajuda sim a manter a sociedade menos louca", que continuem seguindo sua religião, mas NÃO FAÇA A SUA RELIGIÃO SER A IMPOSITORA DE PRECONCEITOS SÓ PORQUE A SUA BÍBLIA DIZ. todos tem o direito de seguir OU NÃO a Bíblia.... livre arbítrio, conhece? Provavelmente não leram essa parte....

  32. camila Postado em 28/Mar/2013 às 11:12

    só resta esperar lucidez do supremo tribunal federal e enterrar essa cretinice de vez, até aqui tem evangélico vomitando asneira ?

  33. Vinicius Postado em 28/Mar/2013 às 11:14

    E qando a gente ja etsava quase saindo da idade media vem isso...Seria bom se essas noticias aparecessem no Jornal Nacional e outros do gênero.

  34. Jose carlos Postado em 28/Mar/2013 às 11:16

    Então quer dizer que na visão de alguns, os religiosos não podem participar e expor suas ideias, mas o movimento gayzista, o movimento feminista, o movimento racista podem impor suas leis?

  35. Sávio Freitas Postado em 28/Mar/2013 às 11:21

    Que vergonha, e eu pensando que vivia num país livre!

  36. Nascy Postado em 28/Mar/2013 às 11:21

    Chicão excelentes argumentos!

  37. Nicolas Postado em 28/Mar/2013 às 11:30

    Deus não existe. Logo, um estado que formula leis baseadas em princípios irreais (dado que deus não existe) é um estado ilusório. Estaremos nós, Brasileiros, fadados a crer numa mulher nascida de uma costela? Numa serpente falante? De um deus que escreve leis (nossas leis) em placas de pedra? Ou estaremos todos voltados pra Meca? Invocando os Orixás? Seguindo a Torá? Qual deus ou quais deuses vão reger nossa sociedade? E não crer em nenhum deles, será crime? Acredito que a religião é um dos valores culturais de um povo. Nunca o único. Tampouco o mais importante.

  38. ....... Postado em 28/Mar/2013 às 11:36

    Estamos caminhado para um novo cenário do Nazismo, onde só serão aceitos os que seguirem a ideologia de uma religião e com os outros o que vão fazer ??? Fácil leia a história de como foi o Nazismo.

  39. Chico Lobo Postado em 28/Mar/2013 às 11:36

    No Estado Laico, ninguém é obrigado a fazer o que seus dogmas não aprovam. Por isso, evangélicos e demais cristãos nunca foram "obrigados" a se casarem com pessoas do mesmo sexo, ou fazer aborto, ou doar órgãos e sangue, ou deixar de cultuar suas crenças e nunca serão. Mas o contra senso que anda ocorrendo, é que esses evangélicos querem que todas as pessoas sejam obrigadas através das leis a seguirem obrigatoriamente seus dogmas. Eu sou Hetero, mas... Se eu dosse gay ou não, não interessa a ninguém, nem á sociedade, nem ao Estado nem ás religiões. Se eu fosse gay, não queria obrigar ninguém a se casar com pessoas do mesmo sexo, mas eu queria ter o direito cidadão de ter os mesmos direitos de qualquer outro cidadão com direitos e obrigações iguais a mim. Tanto no trato civil, quanto no trato social e familiar. Gostaria de ter direitos de cidadania por inteiro e não ser visto como um cidadão apartado da sociedade pela opção sexual que diz, seja genético ou não. Não importa... O que importa é que esses líderes religiosos da mídia, depois que galgaram notoriedade popular na mídia que a sociedade lhes permitiu, saiu dando ordens aos demais cidadãos como juízes plenos de uma suposta verdade inventada por eles sob dogmas por eles criados que nem em suas escrituras ditas "sagradas" se sustentam. Outro contra senso desses líderes, é que eles pregam segundo suas bíblias apenas os versículos que lhes são favoráveis aos seus preconceitos, pois a mesma bíblia que usam para recriminar os homossexuais, também recrimina quem faz a barba, quem usa de certos tecidos e até quem come certos frutos do mar. Esses últimos "mandamentos", se é para levar ao pé da letra, eles nem citam, ou por hipocrisia e cafajestice intelectual ou por comodismo mesmo. Uma coisa também imperdoável é o massacre impiedoso e desumano que os cultos afro descendentes estão passando nas mãos da mídia evangélica, criando preconceitos de toda ordem contra essa fatia expressiva da sociedade brasileira. No atual panorama das situações político religiosas no Brasil, vejo que estão se polarizando e radicalizando cada vez mais as ações desses "senhores da verdade" de Deus, e com certeza isso pode levar a uma radicalização também do outro lado, que não contente e satisfeitos em verem seus direitos cidadãos serem ceifados, uma hora dessa vai acontecer um levante muito sangrento e violento com baixas de ambas as partes, istro por que nossos governantes fazem uso dos currais eleitorais dessas igrejas e principalmente em períodos pré-eleitorais eles não querem colocar um basta a esses abusos teocráticos, pois levam vantagem eleitoral nisso tudo. Socio-culturalmente o Brasil está em baixa, com sérias tendências a uma revolução civil ou um embate muito danoso á sociedade. O Estado que se cuide, pois há coisas que o dinheiro não compra: a ideologia dos convictos.

  40. Cacio Oliver Postado em 28/Mar/2013 às 11:38

    "Um Estado secular ou estado laico é um conceito do secularismo onde o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente, independente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. Estado teocrático ou teocracia é o contrário de um estado secular, ou seja, é um estado onde há uma única religião oficial (como é o caso do Vaticano e do Irã). O Estado secular deve garantir e proteger a liberdade religiosa e filosófica de cada cidadão, evitando que alguma religião exerça controle ou interfira em questões políticas. Difere-se do estado ateu - como era a extinta URSS - porque no último o estado se opõe a qualquer prática de natureza religiosa. Entretanto, apesar de não ser um Estado ateu, o Estado Laico deve respeitar também o direito à descrença religiosa". fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_secular Preparem-se vamos voltar, de fato, para Idade Média...

  41. Willians Postado em 28/Mar/2013 às 11:40

    Pessoal... assinem ai para acabar com essa palhaçada http://www.avaaz.org/po/petition/Rejeitem_a_PEC99_em_nome_da_Laicidade_Constitucional/?auiSicb&s=1

  42. Fátima Pinto Barbosa Postado em 28/Mar/2013 às 11:42

    Desculpem, mas estou me sentindo uma otária. Pra que votar se tudo é resolvido na calada da noite, na base do suborno, e ainda mais essa imbecilidade. Mesmo quando esse país era uma ditadura algumas coisas faziam sentindo, agora nem isso. Tenho medo do que este país está se tornando, tudo pode em termos de corrupção e nada se realiza quando se fala de justiça. Moral, ética, não existem mais, só ouço falar de Deus, e não vejo ninguém cumprindo nada do que pregam. Não sou católica,não sou crente, mas não critico a religião de ninguém, mas não quero, ensino religioso nas escolas, não quero crucifixo em forum de justiça. Eu quero um ESTADO LAICO, não sou obrigada a ouvir sandices de todas as espécies, apenas por que o cidadão acredita naquilo, vou respeitar como pessoa livre de colocar suas idéias e pensamentos em prática, mas como Presidente, Governador, senador e todos os outros poderes públicos não, ele não está ali para pregar pelo seu deus, mas sim governar pelo seu povo.

  43. Pedro Teodoro Postado em 28/Mar/2013 às 21:26

    Que bom, fico feliz... Graças a Deus, este país ou vai pra frente, ou não... Se não for, ta tudo perdido de vez! É bom para q os valores morais E favoráveis a família sejam impostos novamente

  44. Bruno Queiroz Postado em 28/Mar/2013 às 21:28

    Acho bom demais se isso for aprovado. Não sou crente, mas também não sou relativista-gaysista. Ótimo que a religião católica e as seitas protestantes imponham alguma moral nesse país de hinébrios, apedeutas. Esse geração de muleques que tão aparecendo agora na internet precisam de parâmetros. Estão levando muito a sério a banalização dos bons costumes, a banalização da morte, da criminalidade, de tudo. Do jeito que tá, se continuar assim, as pessoas vão se dizimar mais rápido que se pensa. Acho pouco, toda e qualquer interferência da igreja. Antigamente eu recriminava toda e qualquer atitude, principalmente de pastor ou protestantes, como no caso desse deputado crentelho. Mas agora, do jeito que as coisas estao, acho é pouco.

  45. Dante Postado em 28/Mar/2013 às 21:28

    Brasil - um pais em que 90 % da populacao insiste em andar pra tras...

  46. Alfa Postado em 28/Mar/2013 às 21:36

    Democracia eh feita com representatividade, a proposta visa conceder a estas instituicoes propor alteracoes na constituicao, mas nao altera-la de fato, essas alteracoes teriam que passar por votacao em dois turonos nas duas casa, a proposito qualquer pessoa pode fazer isso atraves de seu sindicato ou atraves do politico que o representa, ou seja aquele em que voce votou, a chamada do site eh interessante pois ao mencionar isso como o 'enterro do estado Laico' pegou direitinho a atencao de quem nao leu/entendeu o texto e ficou chocado com o titulo sensacionalista, banal e de banca de jornal.

  47. Adilson Postado em 28/Mar/2013 às 21:50

    Quais Religiões terão esse direto de interferência nas leis? Alguém sabe?

    • David Magalhães Postado em 20/Sep/2013 às 03:15

      Verdade, né! Será que serão TODAS? ou somente algumas religiões (protestantes)? Porque se for somente algumas, então haverá desigualdade com outras religiões. Já se for todas, então o Estados estará sujeito a INFINITAS discussões, porque cada religião tem sua crença e sua opinião, ou seja, sera uma grande bagunça. Se formos olhar bem, TODOS, inclusive os evangélicos, já têm o direito de dar suas opiniões na Casa, assim como todos nós, tantos ateus como outras religiões. Ah, e sobre o fato de sexualidade, todos têm o mesmo direito de igualdade, se os evangélicos TÊM o direito de se casarem com quem ama, então um gay tem o direito de casa com quem ele(a) ama.O que eu acho mais engraçado, é que os gays vivem sendo perturbados pelos evangélicos, e os evangélicos nunca foram perturbado pelos gays, somente agora, já que os gays não aguentam mais serem infernizados. Se os gays casarem, que MAL cometeram aos evangélicos? Os evangélicos podem fazer cultos na rua ou beijar seu companheiro hétero, porque um gay, então, não pode beijar seu companheiro(a) na rua? (direitos iguais?) Sendo que um Candomblé não quer que seu filho veja um pastor pregando EM PUBLICO, mas respeita e não fala nada, PORQUE O ESTADO É LAICO!!! Assim deveriam ser os Evangélicos, não somente com os gays, mas com todos que eles julgam serem foram de seus conceitos. Resumindo, o Estado não esta sendo controlado por religiões e nem por ateus, mas sim por conceitos de humanização, onde TODOS têm o direito a igualdade...

  48. Luis Mario Postado em 28/Mar/2013 às 21:54

    É cada asneira que o povo fala!!! Estado Laico não significa estado Ateu e sim um Estado que não adota uma religião como oficial, e não regula qualquer que seja a religião. O problema é que hoje as pessoas acreditam que se alguém é cristão, logo não deve ser político ou "fazer política". Apoio que todos tenham direito a se reunir em sociedade civil organizada e "correr" atrás de seus direitos, seja um grupo de gays, de negros, de índios e, porque não, de religiosos... a questão é que todos devemos ter o direito de não concordar e de questionar aquilo que nos atinge ou prejudica. Sobre a notícia, ela fala sobre a possibilidade de associações religiosas de propor ação declaratória de inconstitucionalidade, ou seja, as associações poderão questionar se determinada lei é inconstitucional. A notícia é tendenciosa é tenta mostrar algo que realmente não é.

  49. Camila Postado em 28/Mar/2013 às 22:09

    Que falta de respeito! Vão nos enfiar garganta abaixo, todo o tipo de dogma e moralismo... Acho um absurdo o fato de como atéia que sou, ter de me calar e não me manifestar para "respeitar" as religiões alheias e eles terem o direito, garantido por lei, de opinar na Constituição do meu país. Revoltante!

    • Dan Yasugi Postado em 02/Nov/2013 às 01:40

      Camila, torno suas palavras as minhas! então rumo a lavagem que faziam e povos antigos novamente...juro que pensei que estávamos evoluindo neste ponto. R I D I C U L O isso...

  50. Balzaque Postado em 28/Mar/2013 às 22:17

    Com tanta influencia que já existe dentro da politica por parte da religiao é assim que vão forçar ainda mais essa oficialização. O que o povo deveria entender é que o Brasil é um estado laico justamente para defender a diferença de crenças e religiosas justamente por ser um pais multicultural. Isso só da ainda mais poder para evangelicos continuarem com a perseguição que já fazem contra minorias religiosas e homossexuais forçando ainda mais o governo a adotar as suas leis em favor dos seus gostos e o resto da população que seja marginalizada e perseguida. Já não basta essa palhaçada na presidencia da Comissão de Direitos Humanos e Minorias agora vamos entregar todo o resto para eles. É uma pena mesmo que esse povo não acorda e não entende o quão ruim é uma mudança como essa e como as frentes religiosas já estão controlando o estado.

  51. Lalex Postado em 28/Mar/2013 às 22:29

    Para esclarecimento, a umbanda é uma variação do Cristianismo, então também ê religião cristã.

    • Eustáquio Postado em 27/Jan/2014 às 17:52

      KKKKKKK Essa foi boa!

  52. Elaine Postado em 28/Mar/2013 às 22:30

    Sou evangélica e sou a favor do Estado laico. É desnecessário que as entidades religiosas interfiram dessa forma - esse não é o objetivo para o qual foram criadas - , já voto (como qualquer cidadão) nos deputados e presidentes para me representarem dessa forma.

  53. André Postado em 28/Mar/2013 às 22:30

    A parte boa disso tudo, é saber que o povo brasileiro já venceu várias guerras com revoluções e, se por ventura "tentarem" mexer na liberdade expressiva (além do bolso que já está lesado), o povo vai para cima e tiram esses caras de lá. O PODER É DO POVO, e por mais acomodado e amistoso que seja, sempre enfrentam (de alguma forma) e vencem suas causas.

  54. Acacio Postado em 28/Mar/2013 às 22:34

    Eu como brasileiro me sinto ofendido com esta decisão. Bando de filhos da puta, além de roubar o dinheiro público ainda querem implantar bostas como esta na sociedade! Bando de lixo!

  55. Pedro Felipe Postado em 28/Mar/2013 às 22:52

    O Brasil cada vez pior.

    • Jorge Coimbra Postado em 21/Sep/2013 às 17:18

      Resumo perfeito. Todas as semanas (ou dias), vemos atentados à democracia, atos de corupão, roubos, violações....Além disso certamente vão ser aceite apenas religiões que colaboraresm com a atual ditadura. E como sempre há al pior, cai por terra uma das mais fantástica coisas do Brasil: a sua homogeneidade: cada um, dentro da lei, pode fazer qualquer coisa e conviver pacificamente com todos. O que vemos em outros países não é isto. Isto não quero para o Brasil!

  56. Rafael Postado em 28/Mar/2013 às 23:13

    Que todos estes políticos vão a merda, como querem fazer um país democrático e justo se nem mesmo homossexuais e etc tem o direito de serem iguais, são todos uma cambada, farinha do mesmo saco, bando de hipócritas e idiotas que só querem o dinheiro do governo, aliás o dinheiro do povo, que eles realmente definhem, morram, sofram e tenham filhos homossexuais, ai quero ver se haverá realmente difamação.....

  57. Jader Fiuza Bivar Postado em 28/Mar/2013 às 23:34

    Olá pessoas. Esta proposta de emenda, leiam bem "proposta", ainda necessita passar por votação nas duas casas parlamentares do nosso país. Fora isso, as organizações religiosas poderão propor, leiam bem "propor" ações ao STF por constitucionalidade e anticonstitucionalidade. No fim das contas ainda será o STF que irá julgar se a proposição é ou não legítima. E nós sabemos pelo julgamento do mensalão e outros eventos, que o STF não se importa com o pensamento da população, defendendo sempre o que diz a constituição.

  58. Daniel Postado em 28/Mar/2013 às 23:38

    Isso simplesmente é o sinal do fim dos tempos. Simplesmente. Temos que estar firmes em CRISTO, e não nos homens. o homem erra, comete pecados, e é falho. SOMENTE Cristo é, e sempre será o melhor exemplo a ser seguido.

  59. Leonardo Postado em 29/Mar/2013 às 00:15

    Por que a matéria não apresenta o projeto de lei do citado Deputado. Ora, se querem um opinião ou um posicionamento, não os instiguem simplesmente com uma chamada vazia. Isso intencionalmente faz com as pessoas comecem a questionar e bradar repúdio e indignação contra algo que elas se quer conhecem intimamente. Não sou praticante de qualquer religião!

  60. Allan Postado em 29/Mar/2013 às 00:23

    Esse texto procura chifre em cabeça de cavalo. Mesmo que essa PEC seja devidamente aprovada e consiga se manter firme (o que eu duvido MUITO), isto não significará o fim do Estado laico. Significará, juridicamente, que foi concedido às associações religiosas o status de entidade de classe de âmbito nacional. Como entidades legitimadas para propor ADI e ADC, elas poderiam questionar a inconstitucionalidade ou a constitucionalidade de leis que lhe fossem pertinentes. Acontece que esse processo de "questionamento" é EXTREMAMENTE complexo. Esse tipo de processo tem o seu andamento no STF e tem infinitos requisitos. Embora eu concorde que essa PEC seja uma aberração, vulgarmente falando, se essas entidades conseguissem a legitimidade para questionar a (in)constitucionalidade de leis, eles teriam que comprovar, por A + B, o porquê de tal inconstitucionalidade. Convenhamos que "comprovação" não é o forte dessa gentalha da bancada evangélica. É claro que há toda uma implicação simbólica e ideológica em razão da "intromissão" das entidades religiosas, mas daí, dizer que é o fim de Estado Laico, é abusrdo.

    • Manoel Postado em 05/Nov/2013 às 00:15

      Concordo!

  61. Adonis Postado em 29/Mar/2013 às 00:57

    A falta do estado laico e mesma que a ausência de liberdade de expressão, " assim como os que temo poder conferido para promover a democracia e a liberdade, se tem o dever de agir contra qualquer palavra ou ato que interfiram na liberdade do povo que lhe conferiu esse poder" " mesmo que não concorde com suas idéias a constituição tem como papel conferir a voz desses ideais"

  62. Vitor Postado em 29/Mar/2013 às 02:14

    Idade Média, aí vamos nós!

  63. Proposta que enterra o Estado Laico no Brasil pode ser aprovada na CâmaraPavablog | Pavablog Postado em 29/Mar/2013 às 02:30

    [...] Publicado originalmente no Pragmatismo Político [...]

  64. Agnaldo Luiz Postado em 29/Mar/2013 às 05:41

    Nos não encurvavos diante desses desocupados que tem o poder conferido pela constituição, mais colocamos nossas vidas nas mãos do senhor Deus o altissimo, nos os servos do senhor buscamos um melhor viver para o povo brasileiro,melhores oportunidade para as crianças e jovens que o adiversario tem buscado e tragado atraves das drogas, só o evangelho de Jesus Cristo e capaz de resgatar as vitimas. Se voce crer, Deus esta no comando seja submisso a ele, não importa o que fazem so sera aprovado se for da vontade de Deus, o evangelico esta no poder para fazer a vontade de Deus se assim não for e bom que saia. Deus hona o pecador não o pecado. Invoque o enquanto esta perto, buscai o enquanto se pode achar.

  65. Orivaldo Guimarães de Paula Filho Postado em 29/Mar/2013 às 06:52

    Leandro, um estado teocrático nunca será de direito.

  66. CARLA Postado em 29/Mar/2013 às 07:00

    Eitaaaa Chicão!!!! Gostei!!!!!

  67. CARLA Postado em 29/Mar/2013 às 07:04

    "Entre estas entidades estão, por exemplo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e a Convenção Batista Nacional." Tudo bem mas... tenham a gentileza de citar as demais. Esse papo de "entre elas (es) estão..." Bora jogar limpo e mostrar nas mãos de quem realmente estará, ou não, o direito de "interferir nas leis brasileiras"!

  68. Mônica Marques Postado em 29/Mar/2013 às 07:09

    Olha!! O pior é que no Brasil os "cabeça de ovelha" são maioria, fruto de tantos regimes que ao longo da história fazem com que o povo não tenha preguiça de pensar, afinal é mais fácil ficar orando em transe, louvando ensurdecedoramente, se penitenciando por ser humano e pecar diariamente do que refletir e entender o que o mundo é composto por "diferenças" que devem ser toleradas... esses idiotas estão começando a repetir o que fizeram com Jesus por pregar coisas diferentes. O açoite para todos que não tem "cabeça de ovelha", o açoite!! Quero saber é como viverá quem não crê ou quem é agnóstico (se é que os "cabeça de ovelha" me entendem)?!? Vão ter que engolir o credo ou morrer nas fogueiras, já até imagino!

  69. Christian Postado em 29/Mar/2013 às 07:25

    Se a religião fosse boa, já teriamos conseguido acabar com os crimes, mas ao contrário, vá ao presídio e pergunte quantos não tem religião, resposta quase nenhum.

  70. Antonio P C S Veiga Postado em 29/Mar/2013 às 08:01

    Associações políticas serão superiores às religiosas? O que deve ser direito de um partido e não de outro ? Em que difere uma Igreja de um partido?

  71. sheila Postado em 29/Mar/2013 às 08:08

    QUE MEDO!!! Só o gesto na foto já diz a que vieram!

  72. Priscila Postado em 29/Mar/2013 às 08:10

    sou kardecista e politizada, não pregamos o combate a nenhuma religião e o Estado Laico nos protege para que possamos seguir com nossas crenças, é triste o que está acontecendo no Brasil, as pessoas estão mais preocupadas com a vida sexual de outras do que com o progresso do país, bancadas religiosas na política só atrapalham, daqui uns dias terei de esconder meus livros espiritas para poder continuar com minha religião, estamos vendo o renascimento da Inquisição, uma Neo Inquisição se aproxima, nós cérebros pensantes teremos muito trabalho pela frente, sofreremos por não podermos mais estudar nem ter a ciência se desenvolvendo...

  73. Paulo Postado em 29/Mar/2013 às 08:13

    Muitos pensam que a existência do estado laico depõe contra o direito das pessoas que possuem religião, exercerem este pensamento, quando na verdade o estado laico é a garantia de que qualquer mudança do poder central do Estado, não venha submeter todo o povo com uma religião oficial do Estado. Tornando o estado neutro na questão religiosa, permite-se que ele defenda o direito de opinião, o direito de religião, o direito a ciência sem bases "ideológicas", uma sociedade sem fanatismos que possam aumentar a intolerância!

  74. Rangel Postado em 29/Mar/2013 às 08:15

    Muitos pensam que a existência do estado laico depõe contra o direito das pessoas que possuem religião, exercerem este pensamento, quando na verdade o estado laico é a garantia de que qualquer mudança do poder central do Estado, não venha submeter todo o povo com uma religião oficial do Estado. Tornando o estado neutro na questão religiosa, permite-se que ele defenda o direito de opinião, o direito de religião, o direito a ciência sem bases "ideológicas", uma sociedade sem fanatismos que possam aumentar a intolerância!

  75. Dede Postado em 29/Mar/2013 às 08:26

    Orivaldo, ele disse "Estado Teocratico de DireitA" !

  76. EDSON GOMES Postado em 29/Mar/2013 às 08:26

    O O ESTADO NAO INTERFERE ....CHEIO DE EVANGELICOS NO PLENARIO FAZENDO LEIS....E OUTRAS COCITAS MAS.....

  77. Ivanilson Frazao Postado em 29/Mar/2013 às 08:37

    Isso é o que seu sempre digo, estamos criando o ovo da serpente. O dia que essa proposta for aprovada, será o dia em que o Brasil irá retornar para a idade média. Aliás, em muitos casos, o país nunca saiu dela. O Estado Laico é um conceito que garante ao cidadão o direito de escolher a religião que quiser e ao Estado o direito de não ser alvo de disputas religiosas. QUero voltar ao Brasil, mas quando leio essas notícias, fico na dúvida! Estado Laico sim e sempre!

  78. João Augusto Postado em 29/Mar/2013 às 09:07

    Sindicatos e entidades de classe ( CREA, CFM...) podem pedir revisão de constituicionalidade, mas as entidades religiosas não podem? Sem sentido

  79. Jeferson Postado em 29/Mar/2013 às 09:13

    O Brasill NÃO É UM ESTADO LAICO! NUNCA FOI! NUNCA SERÁ! SABE POR QUÊ? ESTUDE! PESQUISE! INVESTIGUE! PENSE! REFLITA!

  80. Savia Postado em 29/Mar/2013 às 09:54

    Gente eles vão ter o direito de propor, isso não significa que serão aprovados. Assim como não significa que a PL 122 que foi proposta e ninguém pode impedir, será aprovada... Se uma pessoa religiosa propor algo, esse algo ainda irá para votação... Isso é democracia... Povo é tudo desesperado antes do tempo!

  81. Gustavo Postado em 29/Mar/2013 às 10:00

    Enfatizando que a CONVENÇÃO BATISTA NACIONAL é uma SEITA da Convenção Batista Brasileira surgida nos anos 60 devido às alegadas manifestações do Espírito Santo... gente gritando, se jogando no chão, falando em línguas estranhas e toda sorte de misticismo fanático.

  82. Justo Postado em 29/Mar/2013 às 10:56

    INTERFERÊNCIA DAS IGREJAS NO ESTADO NÃO É COISA DE DEUS.

  83. Jamorreu Postado em 29/Mar/2013 às 11:12

    Primeiro: Lugar de religião é nas igrejas e templos Segundo: Já decidi, vou ser terrorista. Terceiro: Falei.

  84. Tej Postado em 29/Mar/2013 às 12:04

    Concordo com a Savia. O direito que será dado é apenas de 'questionar' leis que firam princípios de constitucionalidade, como por exemplo, perseguição religiosa e afins, ou o fim do direito de liberdade de expressão que a bancada gay tem tentado tirar dos ambientes religiosos de culto. Quanto à questão do 'casamento' gay, não deve ser motivo de preocupação. Trata-se apenas de direitos civis de partilha entre ímpios do mesmo sexo. Nada mais. Só temos o direito de lutar contra a obrigação de realizar o ato religioso dessa união que é abominável aos olhos de Deus. Vamos seguir o exemplo de Deus que 'os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro'. (Romanos 1:26-27) Até porque aos olhos de Deus isso nunca será casamento. O povo de Deus não deve se perturbar com isso, pois em breve Jesus voltará para salvar a Igreja e julgar a todos os rebeldes e pecadores não arrependidos. Nossa missão até lá é estender as mãos para eles com a verdade. Quem aceitar e se arrepender será salvo. Quem não receber a palavra do evangelho, será condenado e lançado nas trevas exteriores, onde haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 13:50) E isso vale para qualquer classe de pecador: fornicador, adúltero, sodomita, ladrão, homicida, idólatra, mentiroso etc...Segundo a bíblia nenhum dos que praticam tais coisas herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6:10)

  85. newton Postado em 29/Mar/2013 às 12:16

    Gostaria de saber quando o Brasil foi um país laico,pois o papado sempre deu as cartas por aquí e vai continuar mandando,haja visto que os governantes sempre bajularam o Vaticano,sempre foram subservientes as ordens da igreja dominante.

  86. Igor Caetano Postado em 29/Mar/2013 às 12:36

    Vocês são uma gangue de totalitários mesmo, quando o assunto se trata de estado laico. O estado laico não é estado ateu, não confundam (mesmo que seja difícil pra vocês perceberam a diferença), os religiosos fazem parte da sociedade, então eles podem participar da legislação brasileira. Vocês querem colocar os religiosos à parte da sociedade, vocês fraudam o conceito de estado laico o máximo que podem, qualquer um percebe isso, bem... qualquer um menos os neo-ateus, que são vocês.

  87. Jc Postado em 29/Mar/2013 às 12:48

    Resposta a Luis Mario. Você afirma que a notícia acima e tendenciosa. No entanto, cabe uma indagação : A notícia e tendeciosa ou você é ingênuo demais para compreender a participação política de grupos religiosos na vida pública ? Outra questão: Você não define especificamente quais são os grupos religiosos que reclamam para si essa prerrogativa. Sabemos que a idéia de grupo religiosos é algo muito mais abrangente, falar neles posso falar de Budistas, muçulmanos, umbadistas, candoblecistas,cristãos, etc..Mas, que na realidade sabemos que os grupos políticos que reclamam essa prerrogativa são majitoriamente evangélicos e católicos. No qual , o seu discurso tenta defender implicitamente. Segundo Você : "(...) associações religiosas de propor ação declaratória de incostitucionalidade, ou seja, as associações poderão questionar determinada lei é incostitucional.". Porém você não deixa claro quais são os princípios que estes se utilizam para propor acão de inconstitucionalidade. Penso que você deveria fazer leituras de outras fontes, antes de tá afirmando tal suposição . Vou te dar um exemplo, algum tempo atrás o Pastor Silas Malafais foi entrevistado pela revista Época, que sabemos possui um posicionamento ideológico completamente oposto a esse Blog. Nela, ele afirmava que os assuntos religiosos estavam entrando nas pautas de discussão política. A partir daí podemos estabelecer um pensamento, por mais que essas associações imprimam ações declatória de incostitucionalidade,baseada em princípios constitucionais, nelas estarão impressa uma moral religiosa respaldada por uma princípio de constitucionalidade. É que na realidade não representará a todos.

  88. Gustavo Postado em 29/Mar/2013 às 12:56

    Concordo: impedir que entidades religiosas se manifestem sobre algo que as afeta enterra o Estado Laico e joga direto pro Estado ateu,

  89. Aleph Ozuas Postado em 29/Mar/2013 às 13:10

    Day Anna, "Mas o fato é que a religião ajuda sim a manter a sociedade menos louca", me desculpe, mas isso é afirmação de gente sem educação! Essa é a lógica de pessoas tacanhas e de estados teocráticos. Se você se informasse veria que alguns dos países com o maior índice de IDH do mundo são os mais ateus. Veja os exemplos (porcentagem de ateus nesses países): Suécia: 85%, Dinamarca: 80%, Noruega: 72%. Vá ler mais, torne-se uma pessoa inteligente, religião só serve para oprimir as minorias e enriquecer os aproveitadores.

  90. Giovana Postado em 29/Mar/2013 às 13:44

    Ridículo! Estamos cada vez mais caminhando para o passado ao em vez de evoluir.

  91. RICARDO Postado em 29/Mar/2013 às 13:59

    GRAÇAS A DEUS . ESPERO QUE ISSO ACONTEÇA. TO CANSADO DE FALTA DE REFERENCIA DE VALORES E DESCALABROS. A FÉ CRISTÃ DEVE GOVERNAR O ESTADO E SER ENSINADA NAS ESCOLAS. SOMOS 70 MILHÕES E AUMENTANDO. PARA GLÓRIA DE DEUS

  92. Guilherme Postado em 29/Mar/2013 às 14:02

    Estes pastores só querem uma coisa: DINHEIRO!!! Só quem é cego, alienado, idiota, hipnotizado nos cultos ou recebem uma porcentagem, não vê isso... Lamentável...

  93. Thaís Postado em 29/Mar/2013 às 14:21

    Absurdo! Brasil, Estado Fundamentalista Religioso! Cadê Dilma nessas horas?

  94. Felipe Postado em 29/Mar/2013 às 15:56

    Para que fique bem claro: O BRASIL, CASO SEJA APROVADA ESSA PEC, NÃO DEIXA DE SER LAICO Apesar de ser contra essa Emenda, o que essa reportagem está querendo fazer é um sensacionalismo. Se for assim, a imunidade tributária prevista na CF para entidades religiosas já deixaria o Estado brasileiro não laico. Agora, que é um absurdo legitimar associações religiosas a propor ADI, sem duvida é completa idiotice

  95. andre salgado Postado em 29/Mar/2013 às 16:25

    é impressionante como tem gente, que não consegue fazer um simples comentário, sem agredir a religião da outras ,muitos dos que se dizem democráticos , evoluídos e intelectoide , na realidade não passam de um bando de intolerante religioso, na realidade o proposto nadar tem haver em torna o país um estado teocrático, uma pessoa que pensar assim ou é desinformada ou não leu a proposta e fica somente repetindo o que os outros dizem , coisa feia gente vamos pelo menos se informa pra da opiaozinha.

  96. nicole Postado em 29/Mar/2013 às 16:47

    Vocês só podem ter sérios problemas mentais se acham que isso de alguma forma atenta contra a laicidade do Estado. Estado laico é aquele que não professa nenhuma religião oficial, que o Estado não se imiscui nos assuntos religiosos e que as Igrejas não manda nas leis. Às Igrejas está sendo dada legitimidade para ingressar com determinado tipo de ação - o que diga-se de passagem esse direito, num Estado ideal, deveria caber a qualquer do povo, o que não é o caso provavelmente apenas por razões práticas (haveria um excesso de ações). As associações religiosas são legítimas representantes da sociedade civil, assim como são os sindicatos e os partidos políticos. Dizer que uma ação proposta pela Igreja Católica, por exemplo, faz com que o Estado vire católico é tão burro e retardado quanto dizer que uma ADIN proposta pelo PC do B faz com que tenhamos um regime comunista no Brasil. Isso é tão estúpido que nem sei por que estou me dando ao trabalho de explicar. Deve-se ressaltar que TODAS as organizações religiosas poderão impetrar as ações, não apenas uma ou outra, o que em absolutamente nada atenta contra a laicidade do Estado. Inclusive uma associação ateísta, por exemplo, deverá poder pleitear o mesmo direito. Isso não torna o país uma teocracia, torna-o mais democrático. Torna suas leis mais capazes de representar a população em suas diferentes facetas sociais. Afinal, o cara pode ser cristão, vendedor e socialista, e sentir-se representado pela igreja que frequenta, pelo sindicato dos vendedores e pelo partido socialista, só que instâncias diferentes de sua vida. E ele é tão brasileiro quanto vc, que insiste em ser uma pessoa monofacetada, e intolerante. Por fim, se a lei for aprovada as igrejas poderão interpor quantas ADIN's elas quiserem, mas quem vai julgar vai continuar sendo o STF. Não se pode questionar DE NOVO a constitucionalidade da união gay, ou do aborto de acéfalos (crianças que, se nascerem, viram leitoras deste site). E, mesmo que isso por algum motivo louco aconteça, dificilmente o STF vai mudar seu entendimento sobre a matéria. Aliás, provavelmente elas só terão legitimidade de propor adins e adcs no que concerne a assuntos religiosos, por exemplo, se uma lei instituir um tributo às igrejas, o que é vedado constitucionalmente. Lamentável o serviço de desinformação prestado por este lixão de site.

  97. Renan Bacelar Postado em 29/Mar/2013 às 16:50

    "Ou seja, religiosos poderão questionar decisões judiciais como a legalidade da união estável para casais de mesmo sexo, aprovada no Supremo em maio de 2011." Tem gente precisando comprar e estudar um manual de Direito Constitucional ein...

  98. nicole Postado em 29/Mar/2013 às 17:05

    "O Brasil é um Estado laico desde a constituição de 1891, por que mudar agora, só por causa de evangélicos? o que eles mais querem é que a união civil de pessoas do mesmo sexo caia, que ridículo. por que não vão ajudar os pobres os que estão a margem da sociedade. Já que eles falam tanto em bíblia jesus e tudo mais, eles não pregam isso, principalmente jesus que não gostava de fazer distinções a ninguém. O Brasil vive tempos sombrios, até a vizinha Argentina é melhor em legislação, aliás é melhor em quase tudo." É super engraçado o pessoal ignorante falando. A Argentina não é um Estado laico. Na Argentina apenas católicos podem ser presidentes. Vai entender essa molecada de hoje em dia.

  99. Davi Postado em 29/Mar/2013 às 17:15

    Pelo menos vão tentar evitar essa pouca vergonha de casamento gay. Isso é uma abominação, como todos sabem.

  100. Jennifer Souza Postado em 29/Mar/2013 às 17:16

    Só tem um jeito: sair daqui,e ir morar em um país em que o Estado Laico seja Laico,de fato. Brasil virou piada!

  101. Izabela Postado em 29/Mar/2013 às 17:35

    Um deputado de merda, isso sim, foda-se os países que não são laicos, o problema do Brasil são esses políticos de meia tigela que votamos, se houvesse ao menos 50% de políticos honesto queria ver se esse país não ia pra frente. Vejamos o que a religião vez no mundo antigo, larguemos de ser hipocritas, por que a opção religiosa ou a não opção é um problema tão grande nesse país ? e olha que para estado laico isso aqui tá uma merda, porque onde quer que eu vá e expresse os meus pensamentos agnosticos ateista sou criticada , oqe vcs querem que voltem a era das fogueiras ?

  102. Ravengar Postado em 29/Mar/2013 às 17:59

    ÀS ARMAS, POVO BRASILEIRO!!! Está na hora de fazermos valer os nossos direitos e proteger a integridade do Estado Laico como nos tempos de outrora, ou seja: NA BASE DA BALA!!! Enquanto vocês ficam aí, com a bunda socada no sofá, assistindo futebol, BBB e outras pieguices, seus dreitos estão sendo retirados um a um, e o Brasil se tornará uma teocracia, igual às dos países islâmicos que tanto criticam! Preparem-se, pois "o pior cenário possível" está se aproximando, e quando ele chegar, os que se ajoelharão com as mãos para o céu pedindo por um milagre serão os primeiros a morrer.

  103. Maria Candinha Postado em 29/Mar/2013 às 18:25

    A grande imprensa nao divulgou esta notícia! De quem te medo ? Do PT que precisa (ou pensa que precisa) dos religiosos ou desta corja de fundamentalistas que desejam instalar sua teocracia no Brasil? Com o argumento de ''liberdade religiosa'' estrategicamente vem impondo seus dogmas a toda população através da politica, com seu pseudo-moralismo e sede de dinheiro e poder. Eles não tem tradição democratica nem respeitam a liberdade de pensamento, apenas a usam em seu favor. São hipócritas e falsos moralistas. Sua maiores falácias incluem dizer que são maioria. MENTIRA. Segundo dados recentes do IBGE, o número de evangélicos no Brasil aumentou 61,45% em 10 anos, segundo dados do Censo Demográfico divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos, ou 15,4% da população. Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros. Mesmo com o crescimento de evangélicos, o país ainda segue com maioria católica. Segundo o IBGE, o número de católicos foi de 123,3 milhões em 2010, cerca de 64,6% da população. Mesmo se fossem, a população já reagiu ao perigo da teocracia no pais, no caso Felciano. Estamos de olho. Viva a CF! ESTADO LAICO!

  104. Mário Postado em 29/Mar/2013 às 18:36

    Fábricas de guilhotinas, aparelhos de torturas e fogueiras automáticas já podem começar a produzir em larga escala!!!!!

  105. Jussival Postado em 29/Mar/2013 às 18:39

    Quanta tempestade num copo d'água...!!! Quanto sensacionalismo barato...! O tão aclamado Estado laico continuará vivinho da silva. Caso esse projeto de lei seja aprovado no plenário das duas casas legislativas e não sofra o veto presidencial, o STF (que já deu provas de que nã se deixa dobrar por pressões, sejam elas políticas ou religiosas) terá a última palavra [não é possível que não entenderam isso], ou seja, as tais entidades religiosas APENAS poderão propor uma ADI ao STF, que decidirá se a ação é ou não procedente. A manchete é sensacionalista e o conteúdo da notícia é tendecioso. Mas o que mais me espanta é que pretensos esclarecidos não tenham enxergado isso e discernido o óbvio.

  106. Raphael Ivo Postado em 29/Mar/2013 às 19:00

    A moral e a ética nascem com o ser humano. A religião foi criada para a explicação de eventos que não sabíamos explicar, mas com o passar do tempo, se tornou um instrumento para dominação da opinião e do pensamento da sociedade. O ser humano nasce bom, mas a religião o deprava. Não precisamos mais da religião para nada, nem para explicar eventos naturais e muito menos como exemplo de moral e ética. Quem a defende nesses sentidos não conhece a bíblia e os ensinamentos da religião de verdade. E se conhecem e ainda assim a defendem, então elas não são pessoas éticas e só usam a religião como pretexto para serem preconceituosos e intolerantes. RELIGIÃO não define CARÁTER, educação sim.

  107. Leonardo Postado em 29/Mar/2013 às 19:29

    Acho que só leram o título da matéria. O Projeto apenas prevê a possibilidade de organizações religiosas proporem ADIn ou ADC, assim como sindicatos. Um Estado plural concede esse Direito. No fim das contas o Judiciário anda dará a palavra final.

  108. Felipe Oliveira Postado em 29/Mar/2013 às 19:41

    Espero que isso não ocorra, não existe repristinação em Direito Constitucional, o que ele que fazer é simplesmente retroagir na lei. Fora que isso fere o principio da irredutibilidade e o artigo 19 da constituição federal. Se isso acontecer terei que jogar fora todos os meus anos estudando Direito.

  109. leonardo Postado em 29/Mar/2013 às 20:30

    isso é uma merda, onde ja se viu? eu sou a favor de um pais mais igual SOCIALISTA ! sou comunista mesmo !

  110. Marcos Postado em 29/Mar/2013 às 20:38

    O mais legal é ler os comentários de quem tenta defender a importância de entidades religiosas metendo o bedelho em questões que nada deveriam ter a ver com suas crenças (não vou adjetivá-las). Parece que todo mundo que defende este disparate é muito burro!. O que precisamos é uma educação melhor no país, para que as novas gerações não sejam tão alienáveis a ponto de permitir um estado que não seja totalmente Laico.

  111. Eddy Stronger Postado em 29/Mar/2013 às 20:48

    Poderiam aproveitar e tirar a palavra "Progresso" da bandeira nacional, afinal a cada dia que passa esta palavra faz menos sentido de estar ali estampada.

  112. Gilmar Postado em 29/Mar/2013 às 21:20

    Vamos fazer uma lista e perseguilos nas urnas! Antes que nos persigam!

  113. Bruxinha Postado em 29/Mar/2013 às 21:33

    só oq falta no Brasil é a Igreja querendo definir os direitos do povo....coitados daqueles q não forem como eles acham q é certo....

  114. Lucas o Iluminado Postado em 29/Mar/2013 às 21:43

    Ridículo, espero que o brasil caminhe ao caminho da evolução, e de adeus ao retrocesso.

  115. Bruxinha Postado em 29/Mar/2013 às 21:53

    Elaine , você é uma evangélica esclarecida e consciente...seria ótimo que todos , de várias religiões , não só a evangélica , fossem assim...

  116. Bruxinha Postado em 29/Mar/2013 às 22:01

    Day Anna, as maiores loucuras que acontecem e já aconteceram no mundo são e foram em nome da religião....vide as Cruzadas , a Inquisição e a Jihad...o que você diz sobre isso?

  117. João Paulo Postado em 29/Mar/2013 às 22:22

    Só um detalhe: se a matéria é inconstitucional, tanto faz se foi um governador, por exemplo, ou a CNBB que pediu a declaração. Santa ignorância...

  118. Moonshade Postado em 30/Mar/2013 às 02:27

    Rumo a idade média uhul! isso é Brasil

  119. Adriano Postado em 30/Mar/2013 às 05:27

    Tomara mesmo... para concertar essa anarquia, esse país que mais parece a asa da mãe Joana, é isso ou os militares tomarem conta.... TOMARA MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  120. Marcos Antonio Pardo Postado em 30/Mar/2013 às 05:31

    Existem outros caminhos para as entidades religiosas fazerem questionamentos ao STF utilizando-se daqueles que possuem essa prerrogativa. Por que não utilizam? Essa é a pergunta que fica.

  121. Vagner Nazareth Postado em 30/Mar/2013 às 09:22

    Querem criar uma especie de Talibam tupiniquim para impor uma monocultura religiosa e moral no Brasil, para a partir dai aumentarem mais seus lucros mundanos e suas h lavagens teoogicas medievais...a intençao é de poder ordinario e nao de poder humanitario e universalista.....kkk

  122. SERGIO BUCK Postado em 30/Mar/2013 às 10:33

    UM ABSURDO... É ABSURDO.... MUSICAS DE PIOR ESPECIE, PROGRAMAS DE TV MODELO LIXOOOOOOOOOOO, ENFIM A IGREJA COM ESSES PASTORES QUE SO QUEREM DO " DINHEIRO DOS IDIOTAS" ENTÃO VÁO ODOS PARA P.PARIU...PRO INFERNO FORA ESSES RELIGIOSOS DE MERDA!!!

  123. Viviane Postado em 30/Mar/2013 às 10:54

    Tempos das fogueiras voltando. Espero que não.

  124. Bárbara Valverde Postado em 30/Mar/2013 às 12:32

    A proposta inclui as entidades religiosas de âmbito nacional entre aquelas que podem propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal. "Propor" é diferente de impor.

  125. Diogo Falcão Postado em 30/Mar/2013 às 12:46

    Fudeu, eu que sou umbandista vou virar bruxo e ser queimado na fogueira.

  126. Catarina Postado em 30/Mar/2013 às 12:52

    Nossa, que triste. Sou evangélica, mas acho errado o país deixar de ser laico. A religião não pode intervir nos assuntos do estado. Pensem na desordem, a briga entre religiões que não vai ser ? ¬¬'

  127. Kibe Postado em 30/Mar/2013 às 13:09

    As penas capitais ,como crucificar,torturar,queimar em praça publica,desmenbrar e outras coisas que não da pra escrever porque a lista é grande,é anterioir a era cristã....eram penas impostas pelo IMPERIO ROMANO....os romanos crucificvam até 700 pessoas por dia;a maior maquina de tortura e morte já inventada foi o coliseu,não se tem conta de quantas pessoas morreram na arena....deixem de ser ignorantes,se informem e não venham atribuir aos cristãos o que não lhes é pertinente.

  128. Samuel S. Sardinha Postado em 30/Mar/2013 às 13:56

    Estar laico não é ser, de todo, ateu. Estar laico garante por si só, pela própria definição, a indissociabilidade de uma religião especifica e o poder do estado em qualquer esfera pública. Isso não quer dizer que um protestante não tenha direito de assumir um cargo deliberativo dentro do poder público assim como qualquer um de outra religião, ceita ou dogmas distintos. Há uma enorme confusão em discernir todos estes atuais fatos envolvendo o caso do pastor, a homossexualidade, se misturando a preconceitos, ódios, politicagem, etc... A arrogância e imaturidade da população em discutir assuntos como estes nos levam agir como animais irracionais, a agir apenas por reflexo das mídias e massas.

  129. cesar Postado em 30/Mar/2013 às 13:56

    Peraí, a federação espírita e as organizações afro tbm poderão fazer isso???

  130. Gustavo Reis Postado em 30/Mar/2013 às 14:03

    Nicole, que comentários infelizes, você deve ser uma nazifascivangélica. Conheci a Argentina, Argentina tem IDH melhor que o seu país de lixo, aprovou o casamento gay e o presidente é uma mulher comunista. Chatolicismo aprova isso, sua nazifascivanjegue?

  131. LEONARDO GURGEL Postado em 30/Mar/2013 às 14:10

    SEI NÃO O QUÊ DIZER!!! VIVEMOS CADA DIA COMO SE FOSSE ÚNICO E O FUTURO JÁ NÃO É MAIS COMO ANTES!!! RENATO RUSSO FOI UM MESTRE AO ESCREVE ESTA E TANTAS OUTRAS MENSAGENS... ELE ESTA CERTO E AGORA, NÃO SOMOS DONOS NEM DAS NOSSAS VIDAS!!! PARA TODO LADO TEM ALGUM "PODEROSO" NOS CERCEANDO, NOS LIMITANDO EM NOSSO DIREITO DE VIVER EM PAZ... SERÁ QUE SOMOS TÃO CULPADOS ASSIM EM TERMOS CERTOS "REPRESENTANTES" QUE NÃO ESTÃO LIGANDO PARA O QUE FAZEM CONOSCO? É ISSO O QUE SE CHAMA DE "GUERRA FRIA"!!! ESTAMOS SENDO "ABATIDOS" UM POR UM... NÃO SE PODE CONFIAR EM NENHUM DELES, NEM POLÍTICO, NEM RELIGIOSO... É MUITO TRISTE TUDO ISSO! É LAMENTÁVEL!

  132. Luis Fabiano Postado em 30/Mar/2013 às 14:24

    Vamos chegar a inquisição novamente, e no Brasil, que absurdo, retrocesso, achei que eramos ignorantes, mas isso é o suprassumo.

  133. Daniel Postado em 30/Mar/2013 às 14:30

    Nao existe liberdade onde se corrompe o pensamento em troca de poder... Mais manipulaçao de massa do que ja existe no Brasil? É um suicídio social.... Guerra Civil vai estar proxima, se tentarem impor mais religiao do que ja estao impondo... Liberdade dos ESTADOS já!! A UNIAO é uma mentira e um saco de ladroes, cada Estado tem que ser um País... O Sul e Sudeste nao pode bancar o Brasil pra sempre... Prefiro juntar a Argentina ao Sul do Brasil do que manter essa desgraça e roubo que existe no norte e nordeste.. Industria da miseria!!! Desenvolvimento REAL já! Liberdade de Expressao???? kkkkkkkkkkkkkkk Qualquer opiniao diferente do senso burro comum, ja é taxada de Racismo, Preconceito, Injuria, etc,etc, etc... A liberdade ta longe ainda....do Brasil Claro.....

  134. Bruno Postado em 30/Mar/2013 às 15:07

    É gente... Dor... O Estado Laico permite que as pessoas tenham sua liberdade de religião, de vida... Não é o catolicismo, não é o candomble, não é o ateismo, não é o protestantismo que acaba com a sociedade... É estupidez, é ignorância, é recusar-se a pensar no outro, achando que sempre estão errados pelo fato de não estarem sob a mesma vida que a sua... Porque forçar as pessoas tem tanta ânsia de impor seu modo de vida sobre os outros?

  135. LUiz Amancio Postado em 30/Mar/2013 às 15:09

    Não entendo essa polemica sobre esse assunto pois se tratando de um país DEMOCRÁTICO nem deveria te-la. Cadê a democracia? que país é esse? voto obrigatorio, cinto de segurança obrigatório, são coisas SUBJETIVAS,esses políticos preocupam com coisas sem pé e sem cabeça. Diante de tantas outras necessidades sociais que deixam de lado. Religião como diz no texto da carta magma, é direito subjetivo nem podendo ser instigado, portanto o ESTADO deve deixar essa escolha aos próprios cidadãos. qto a colocar imagens , simbolos religiosos, deve sim ser excluido das repartições públicas em respeito `a constituição e ao próprio direito de religião do cidadão comum.

  136. Liliane Postado em 30/Mar/2013 às 15:24

    Temo que isso possa abrir caminho para uma nova ditadura, por outro lado, penso que as religiões são parte da sociedade e cegar os olhos para sua influência é uma tremenda ignorância, talvez seja bom, ouvir a todos.

  137. Michel Wilhelm Postado em 30/Mar/2013 às 17:31

    Oba! Poderemos pregar o Gokuismo e Batatismo sem problemas e ainda trazer benefícios!!! Obrigado Goku por mais benção... Agora precisamos apenas registrar como religião e pronto, já era ;P Kamén!

  138. Vagner Postado em 30/Mar/2013 às 17:42

    Religião é um lixo, sempre foi... principalmente essa lenda do Oriente chamada Cristianismo. Quem não gostou pode reclamar de mim quando essa bosta for aprovada.

  139. Fabiam Postado em 30/Mar/2013 às 19:35

    Senhor Joílson, sou professor de História e tenho Pós-Graduação em Brasil Contemporâneo. Antes de postar alguma informação sobre fatos históricos da Antiguidade procure primeiramente, pesquisar os processos do período. Indico ao senhor o livro "Amor e Sexo na Grécia Antiga" do autor Reinholdo Aloysio Ullmann. Dentre este grosseiro e estúpido comentário sobre a questão da "felação dos Gregos e Romanos com os recém - nascidos", só pode ser brincadeira. Mas posso te corrigir. O adultério, a violação e corrupção de menores para os gregos era considerados como uma forma de "pecado" derivando da falta de ética. A pederastia (amor paterno ao jovem) era somente realizado com um parceiro maior de doze anos que considerava uma forma de amor não -substitutiva ou inimiga do matrimônio, mas como uma data prévia. Para os Gregos a palavra "pecado" era sinônimo de ignorância pois não assimiolavam a palavra a qualquer siginificado. Bom espero ter contribuído para a falta do teu conhecimento no assunto, só que da próxima vez tenha cuidado com os conteúdos históricos, pois poderá conduzir erroneamente a quem estiver lendo!!

  140. Jane Postado em 30/Mar/2013 às 20:28

    Deus nos livre e nos guarde, opinião de religiosos na política nem pensar, já basta esse monte de políticos legislando em causa própria. Imagina tantos evangélicos criando leis para os outros cumprir eles mesmo não as cumprem. Temos que ser livres para professar a religião que nos convier. Deus é maravilhoso, se temos fé ele esta conosco.É desnecessário que as entidades religiosas interfiram dessa forma. Além de serem deputados e senadores para nos representarem, agora também temos que ter pastores evangélico interferindo. Cumprem seus papeis de legisladores com eficiência e honestidade que ja esta de bom tamanho.

  141. celeste Postado em 30/Mar/2013 às 22:30

    Estao desviando a atencao do povo com esse jogo de jogar evangelicos contra nao-evangelicos e vice-versa. Uma estrategia bem planejada, quem sabe por quem e porque. Esta ficando cansativo como se nao tivessemos nenhum outro problema para se resolver neste Pais!

  142. Kevin Postado em 31/Mar/2013 às 00:20

    Esse gesto deles na foto já diz o que eles querem fazer com o brasil, essa mão erguida deles, não lembra nada?

  143. margha Postado em 31/Mar/2013 às 01:10

    Eu também concordo com o comentário do Carlos,quanto mais se esforçam para nos subordinar a eles, mais tomamos consciência de nossos direitos.Os conchavos ,acordos passados por debaixo da mesa entre políticos e outros setores da sociedade sempre houveram,mas agora a diferença é que tudo ou quase tudo é rapidamente exposto,é noticiado e temos como nos organizarmos e fazer valer esses direitos.

  144. martins Postado em 31/Mar/2013 às 02:58

    acho é bom, só tem voz neste país os degradados da sociedade...quem sabe assim as coisas melhoram.

  145. Tiago Postado em 31/Mar/2013 às 05:17

    Depois criticam os muçulmanos! Lá o Estado é teocrático! Espero que os favoráveis saibam o que sincretismo e pluralidade religiosa significam. Essas ações chamam-se "egoísmo", usar seu ponto de vista como universal e negar o do outro e o pior de tudo usar termos como moral, bons costumes até mesmo DEUS! Viver com esse lixo social é deplorável! Desejo-lhes sinceramente que morram!

  146. Carol Gerassi Postado em 31/Mar/2013 às 12:39

    Essa bagaça não passa no congresso. Se passar, vou pro Paraguay.

  147. Ivan Magoo Postado em 31/Mar/2013 às 14:51

    Me ponho a pensar o que tem a ver a aprovação desta lei permitindo que instituições religiosas possam propor leis com "fim do estado laico" ou "contra a liberdade religiosa"?? Propor lei não é decretar lei. Não que eu seja a favor da aprovação mas tem exagero aí. Pior são os que nem observam de qual partido veio a proposta e já mistura tudo, associa ao governo até o cargo do Feliciano, que é decidido no Congresso, e cujo partido da presidente está protestando. Isso que da prestar atenção apenas na grande mídia. Rs Mas não acredito que a proposta vingue.

  148. Rafael Postado em 31/Mar/2013 às 17:51

    Que gente ignorante - pior seria se fosse má fé. Por que entidade religiosa, ente que representa milhares de pessoas, não pode ingressar com ADIN e afins? Que democracia é essa que alguns débeis mentais, em seu comentários, criticam? Nem entrarei no mérito da visão sobre a Idade Média - um disparate total. Gente religiosa não paga impostos? Gente religiosa não vota? Gente religiosa não é, antes de tudo, cidadão? Parem de escrever merda e vão compreender o significado da expressão "estado laico", cambada de débeis mentais.

  149. Jorge Postado em 31/Mar/2013 às 19:59

    Sensacionalismo pouco é bobagem. As seguintes entidades já podem *propor* ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao STF: - o presidente da República; - a Mesa do Senado Federal; - a Mesa da Câmara dos Deputados; - a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; - governador de Estado ou do Distrito Federal; - o procurador-geral da República; - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; - partido político com representação no Congresso Nacional; e - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. A emenda proposta, que nem chegou ao plenário ainda, daria voz a entidades religiosas nacionais para propor esse tipo de ação. Elas não terão nem mesmo direito a voto, mas apenas de propor - quem decide são os ministros do STF. Outra coisa: Estado laico é diferente de Estato anti-teísta.

  150. Zilma Félix Postado em 31/Mar/2013 às 23:31

    ...O PRÓXIMO PASSO É SE ARMAREM E CONSTITUIR AS MILÍCIAS!..........

  151. Caroline Postado em 01/Apr/2013 às 00:43

    Querida nicole, Vc então afima que é acéfala(no sentido figurado), está lendo o site e ainda se deu o trabalho explicarmos tudo isto!? O meu muito obrigada pelo gasto de energia de seus "neurônios" mas pense um pouco mais e não pense só no que VOCÊ acha que sabe...pense em cada membro desta sociedade e como REALMENTE as coisas irão acontecer. A teoria e conceitos são sempre lindos, mas a realidade não. " Isso é tão estúpido que nem sei por que estou me dando ao trabalho de explicar." "Não se pode questionar DE NOVO a constitucionalidade da união gay, ou do aborto de acéfalos (crianças que, se nascerem, viram leitoras deste site)"

  152. Matheus Vieira Alves Postado em 01/Apr/2013 às 01:08

    Eh inacreditavel o q nossos politicos andam fazendo nesses ultimos meses. Depois d progressos significativos como o legalizaçao do aborto no casos d bebes anacefalos, do casamento homoafetivo e condenaçao dos criminosos do mensalao tem q haver alguem p atrapalhar. Essa emenda so serve dar poder as pessoas q nao podem ter poder, pois ja mostraram o quanto sao destrutivas: entidades religiosas. Sofremos milinios com os chovinismos da religiao. E hora d pensar, pvo brasileiro, esse regresso. Temos nossas lei dirigidas por pessoas q acreditam fielmente em um mundo com 10mil anos, cobras q falam, e q negam abertamente o fato da evoluçao. Pessoas essas q se baseia em um livro imundo, chamado biblia, q nos diz q adulterio eh passivel a pena d morte. Q homossexaulidade eh doença e so eles tem a cura. Como poodemos ter eleito tamanhos ignorantes p nos representar. Como podemos ter eleito caes assim,q se apriveitam desse poder, por nos sedido, oara representar entidades sanguessugas q se vale d pessoas frageis. Simceramente, se leis como essa continuarem sendo aprovadas, eu prefiro sair desse pais do q ver pessoas desse tipo governando. O q uma aliança politica nao "obriga" um governo a fazer.?

  153. Ammanda Postado em 01/Apr/2013 às 11:47

    Vou pedir asilo político no Uruguai, foi mal Brasil, mas depois de tanta vergonha nosso relacionamento já não me agrada mais!

  154. Alexandre Postado em 01/Apr/2013 às 11:57

    Não vejo problema algum em Entidades Religiosas questionarem, através de ADI e ADC, perante o STF. Para aqueles que criticam cegamente as entidades religiosas, colocando todas no mesmo 'saco', não sabem que as mesmas poderão contribuir e muito para com as leis. Veja, antes de tudo, os legitimados para propor tais ações, são aqueles do legislativo e executivo, assim, nunca haverão mudanças significativas. Nada impede da Entidade religiosa propor algo com finalidade além de seus pensamentos religiosos. Além do mais, poderão somente discutir, não será um decreto ou imposição, não funciona assim, poderão colocar em discussão, é uma democracia..debater assuntos é bom, além do mais quando sai da esfera dos políticos,...quanto mais entidades puderem criar discussões relacionadas as leis melhor, pois, se aguardar aqueles que são legitimados nunca ocorrerá...

  155. CLAUDINEY Postado em 01/Apr/2013 às 13:06

    Muitos confundem religião com credo ou ideologia espiritual. Não sou religioso, mas também não sou ateu. Isso é importante ser frisado, pois para os religiosos todos que se opõem a alguma de suas doutrinas é necessariamente um ser sem fé, um inimigo de deus ou algo nesse sentido. Também creio ser bom observar que toda e qualquer forma de fanatismo é prejudicial, seja ela religiosa ou não. Não vejo no texto o fim do estado laico ou um passo nesse sentido. Creio que toda entidade possa questionar a constitucionalidade perante qualquer projeto, cabendo a justiça julgar se a queixa procede ou não. Isso se chama democracia. Caso a justiça venha a concordar, qualquer outra entidade ou mesmo pessoa física pode entrar com ação semelhante.

  156. Flavio Postado em 01/Apr/2013 às 15:01

    Não tenho objeção a esta proposta! Acho que igreja cristã, em particular, e a religião, em geral, deve fazer o de voz da consciência da sociedade. Esta proposta estende ao bloco religioso um direito que diversos grupos já têm. Por que dar este direito a OAB, partidos políticos, e confederação sindical e nega-lo aos religiosos? Hoje, só podem propor esse tipo de ação: - o presidente da República; - a Mesa do Senado Federal; - a Mesa da Câmara dos Deputados; - a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; - governador de Estado ou do Distrito Federal; - o procurador-geral da República; - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; - partido político com representação no Congresso Nacional; e - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. Esta proposta não dá aos religiosos o direito de fazer lei, simplesmente de questioná-las ou apoiá-las. Lembremos que um cidadão não deixa de ser cidadão nem perde seus direitos por ser religioso. “Entidades religiosas de âmbito nacional” representam os direitos e valores deste enorme bloco de cidadãos, os religiosos.

  157. Ricardo Postado em 01/Apr/2013 às 16:17

    Uma pessoa sem escola, sem cultura, sem esperança e sem caráter tranforma-se numa merda chamada "evangélico"!

    • Reborn Postado em 12/Sep/2013 às 23:39

      Ricardo, nunca tinha tinha visto definição tão adequada. é bem assim mesmo! rsrsrsrs

    • Mira Postado em 21/Sep/2013 às 15:21

      Poxa, amigo, a sua visão de evangélico e muito restrita. Tanto quanto a visão dos evangélicos sobre os ateus. Dessa forma, nenhum diálogo será possivel.

  158. LEPRA Postado em 01/Apr/2013 às 16:54

    TODO MUNDO RECLAMANDO MAS NINGUEM FAS NADA SE TODO MUNDO QUE RECLAMA PEGASSE UM PEDAÇO DE PAU E FIZESSE VALER A VONTADE DE QUEM NÃO SE CONFORMA TALVES VALESSE ALGO O FOGO QUEIMA E PURIFICA, E O GOVERNO DEVE TEMER SEU POVO MADEIRA E FOGO, NAO POST NEM RECLAMAÇAO

  159. Paulo Sérgio da Silva Postado em 01/Apr/2013 às 17:09

    Esse Brasil vai cair nas mãos de religiosos, onde iremos parar?, nossa LAICIDADE está sendo roubado pelos preceitos CORRETÍSSIMOS da religião kkkkkkkk....Só faltava essa, o Brasil ser tomado por essas pessoas RELIGIOSAS que se dizem donas da verdade, parabéns aos políticos que baixam a cabeça para essas atitudes e parabéns ao povo brasileiro que os elegeu...Sinto pena dessa cambada desse povo religioso sem instrução que se acha donos da verdade e que querem reprimir os direitos dos que não os querem seguir. Brasil um país de TOCO... E tome toco no povo, pátria amada Brasil...

  160. Marco Postado em 02/Apr/2013 às 00:44

    É cômico ver estes Ateus falando da religião como se fosse "a peste", e de "preferencias sexuais" como se fossem "valores", insistem em falar da inquisição como se tivesse sido ontem, o que não foi. Disfarçando o ódio que sentem por não serem aceitos em suas "diferenças". Mas todavia estes que se dizem a nata do pensamento se utilizam das mesmas armas da antiga inquisição, o temor do ignorante. O ignorante sente medo pelo que não sabe e não entende e isso é e sempre será a arma do corrupto. E como sempre os demagogos se fazem de defensores do povo, do direito e do estado laico. Afirmam qua a religião é o grande segregador, mas esta afirmação em si já é um ato de segregar. Claro que sabemos que igreja ANTIGA por sua ignorância acabou por cometer seus crimes, no entanto também sabemos que o Ateísmo da antiga Rússia foi algo até pior visto que já não eram tão ignorantes assim. Percebam que a única e insistente afirmação dos que são contra a religião se baseiam em uma falácia de "privação de vontades". O que não se diz é que os "religiosos" que eles tanto abominam são os mesmos que por sua bondade ajudam os drogados, as prostitutas e até mesmo os gays, mas em sua demagogia estes se voltam contra aqueles que os ajudaram de graça. Percebam também que estes que se dizem melhores que os religiosos se utilizam de uma armadilha intelectual para se aproveitar do senso de justiça do povo se posicionando como vítima e sob este pretexto acabam por exercer um discurso ainda mais intolerante do que aqueles que eles tentem combater. Alguns afirmam que a religião é sinônimo de "ignorância" e talvez seja, para aqueles que a ignoram, talvez ela seja para aqueles que mal tem formação para compreender seus textos e sua linguagem, mas este não é um problema de conteúdo e ou doutrina e sim um problema crônico do ensino brasileiro. Por fim estes que se julgam melhores e ou mais inteligentes se mostram intolerantes religiosos, e incapazes de coexistir com a DIVERCIDADE que eles afirmam defender. A RELIGIÃO CRISTÃ É UMA DOUTRINA DE FÉ, AMOR, FRATERNIDADE E JUSTIÇA. E que tem o livre arbítrio como um de seus pilares, alguns afirmam que valores como a fraternidade vem da revolução francesa, só esqueceram de dizer que a BIBLIA é muito mais antiga e já trazia estes valores.

  161. Enterro da laicidade ou oportunidade de abertura democrática? | Desconcordo Postado em 02/Apr/2013 às 13:30

    [...] Proposta que enterra o Estado Laico no Brasil pode ser aprovada na Câmara [...]

  162. Fabrício Zanon Postado em 02/Apr/2013 às 14:09

    LIXO! A política brasileira sempre se mostrou preocupada em temas que dão audiência( polêmicos) e sempre deixa pra segundo plano o desenvolvimento econômico e social. O Brasil, infelizmente, tem a política mais porca do mundo! Em certos momentos como esse tenho vergonha de ser brasileiro.

  163. Michel Postado em 02/Apr/2013 às 23:57

    Uma pessoa sem escola, sem cultura, sem esperança e sem caráter tranforma-se numa merda chamada “evangélico”! Um dos comentários mais inteligentes que eu li por aqui !

  164. Rômulo Gondim – Fundamentalismo religioso é causa de graves transtornos mentais Postado em 03/Apr/2013 às 01:39

    [...] Proposta que enterra o Estado Laico no Brasil pode ser aprovada na Câmara [...]

  165. Dante Postado em 03/Apr/2013 às 03:29

    Esse país está lascado, evangélicos no poder, é um Perigo! Acorda Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  166. Ronaldo Postado em 03/Apr/2013 às 10:51

    Teve um Zé mané aí que disse que os comentários anteriores contra esse projeto, que essas pessoas que opinaram contra tem sérios problemas mentais etc. Só por essa opinião desse Zé Mané, mostra o preconceito desse otário com quem pensa diferente dele. Se não coaduna com o seu pensamento é burra, e outros adjetivos. É por esse tipo de opinião que faz mêdo que essa lei consiga passar. É por essa falta de tolerância que a gente teme. Imagine que essa porcaria passe, e amanhã um "cristão" desses deputados ligados a ala de evangélicos e católicos, resolva lançar um projeto que se deve caçar os ateus e queimá-los por que está na bíblia que devemos eliminar os nossos inimigos que não professam a nossa fé. E não é dificil de passar se depender do número de deputados evangélicos, católicos e simpatizantes dessa idéia. Afinal já vimos isso na idade média, se vamos voltar a idade média, quero imaginar que os "CASTIGOS AOS INFIÉIS" também hão de voltar. Então espero quem sejam prudentes e não deixem essa porcaria de projeto passar. Lembremo-nos do holocausto, que se deu por que a maioria dos alemães apoiaram as idéias translocadas daquele psiscopata do Hitler. Pensem sobre isto.

  167. Proposta que enterra o Estado Laico no Brasil pode ser aprovada na Câmara | Postado em 03/Apr/2013 às 11:46

    [...] Fonte: Pragmatismo Político [...]

  168. FERNANDO Postado em 03/Apr/2013 às 14:18

    Na boa, eu fiquei com nojo ao ler essa vergonha. São por essas e outras que eu sempre digo: não votem em pastores, padres etc., uma vez que, eles não estão preocupados com o povo, mas sim com a manutenção do império da igreja e a manipulação do poder político segundo seus interesses insanos e maquiavélicos. Existem diversos projetos de lei e propostas de emenda constitucional, realmente, importantes e benéficas à população, mas esses vermes que estão no Congresso Nacional não dão andamento; contudo, essas vergonhas que contrariam o interesse da população, eles tentam empurrar goela abaixo do povo brasileiro. Ah, já estava me esquecendo de um detalhe que é a foto, pois aquele braço para o alto lembra Hitler um ser católico que com idéias mirabolantes enganou todos, para então, lançar a tomada do poder. Veremos o final de um país rico que, certamente, será destruído por esses oligofrênicos que representam o povo no congresso nacional.

  169. Jamal Postado em 03/Apr/2013 às 18:08

    Ando enjoado com essa merda de religião evangélica, querendo interferir em pontos que não são de sua compreensão. Tentando impor seus desejos e vontades como se representa-sem a opinião publica. Sou ateu, estudo direito, e cada dia que passa, tenho mais nojo desses idiotas religiosos, que acham que as respostas dos problemas está em ter ou não uma religião. Sou a favor de uma lei, onde os representantes do povo, tenham no mínimo, o ensino superior, não deixamos que qualquer um tente mudar, alias, retroceder no tempo, um país que vem crescendo e melhorando em algumas áreas.

  170. Fundamentalismo religioso é causa de graves transtornos mentais - Blog do Ataíde Postado em 03/Apr/2013 às 21:02

    [...] Proposta que enterra o Estado Laico no Brasil pode ser aprovada na Câmara [...]

  171. Neide Postado em 03/Apr/2013 às 21:09

    A Câmara aprova essas e outras propostas inuteis, com o unico objetivo acabar os cidadaos brasileiros e a familia, ja estao planejando algo para o futuro nada a favor do país, basta perguntar: O que isso melhora na saude, na educação, na segurança, na habitação na alimentação, cade o projetos para o país crescer dignamente? Culpar o povo que vota alijado a essa miseria, é covardia ja que inexiste moralmente candidato decente, saber votar é uma piada de mal gosto!

  172. Vladimir Raineri Martins Ferreira Postado em 04/Apr/2013 às 01:36

    Day Anna, de que religião voce fala? Sim, porque esses políticos provavelmente pertencem a mesma religião, e tomarão decisões de acordo com sua própria religião...e aqueles que não tem religião, ou que praticam outra? Ficam excluídos, e impossibilitados de terem muitos direitos civis. Religião NÃO se deve misturar com política. Aqueles que vivem no Brasil e não seguem os mesmos valores morais e ideais do cristianismo, que é a base de boa parte da nossa cultura, ja são, de certa forma, excluídos e vistos com maus olhos suficientemente. Devemos lutar pra fazer com que a religião seja uma coisa cada vez mais pessoal, afinal o Brasil é uma enorme mistura de culturas. Se determinada religião estiver, digamos, "no poder" e tendo influencia na POLÍTICA e nas LEIS do país, o que acontece com aqueles que não correspondem a essa religão? A coexistência de diferentes culturas e ideais não deve ser tornada ainda mais difícil do que ja é.

  173. kiko lobo Postado em 04/Apr/2013 às 10:49

    Preciso perder esse péssimo hábito de ler os comentários das notícias na internet, além de aumentar a minha predisposição a câncer, me faz cada vez mais desacreditar da humanidade.

  174. Iruam Postado em 04/Apr/2013 às 15:29

    BRASILEIRAS E BRASILEIROS! Despertem suas Consciências ! REGIME POPULAR PLEBISCITARISTA , JÁ ! http://diariogauche.blogspot.com.br/2012/10/islandia-cria-as-bases-de-uma.html http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/25002/o+plebiscito+islandes+e+os+silencios+da+midia.shtml http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/17823/a+europa+quebra.+enquanto+isso+no+fim+do+mundo....shtml http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24998/em+plebiscito+islandeses+optam+por+nova+constituicao+formulada+pelos+cidadaos.shtml

  175. Tali Sztok Postado em 05/Apr/2013 às 01:58

    Como essa notícia não está nas capas dos jornais? Como as pessoas não percebem quão perigoso isso pode ser? A questão não é qual religião, senão que não se pode mesclar a subjetividade da fé com a objetividade que o governo precisa. Um Estado religioso é igual a qualquer país do oriente médio. A diferença é que serão impostas as leis "cristãs". Acho que, diante da situação, até mesmo os ateus deveriam rezar para que o sacrilégio não se torne um delito.

  176. Lugger Postado em 06/Apr/2013 às 22:23

    O que os ateus querem? O sr Dawkins declarou em alto brado para ridicularizar e desrespeitar o credo alheio. A Onu tem sim uma agenda gay, isso é inegável. Ora, hoje a política se entende apenas como a busca pelos direitos de grupelhos,e o direito de crítica e não concordância devem ser criminalizados, né Eli Vieira, logo a política é a ante-sala de uma guerra civil. Não esperava que o Brasil caísse nessa contenda americanizada e tola. Nosso país sempre tentou resolver as brigas com respeito, duramente conseguido as vezes. Mas vejo que os liberais e esquerdistas querem ter o direito de ridicularizar e não querem ser ridicularizados. Vide o ocorrido com o IPCO.

  177. Edinaldo lobo Postado em 07/Apr/2013 às 17:02

    A história da humanidade é assim mesmo, de inda e vindas. Um dia é da caça, outro do caçador. A história das religiões cristãs ou pseudos cristãs é marcada por períodos alternados onde num momento é vítima, noutro é o algoz, o carrasco, o perseguidor. A democracia é um regime politico que na teoria é muito bom mas é como o Windows sem anti vírus: Qualquer um pode entrar e fazer a festa.. A frágil democracia brasileira não tem defesa contra esse tipo de movimento. A teocratização do estado brasileiro é uma mera questão de tempo. Vai acontecer, cedo ou tarde.

  178. dc:juciano Postado em 08/Apr/2013 às 13:02

    PELA DETURBAÇÃO MORAL DA SOCIEDADE MUITOS FALAM SEM SABER O QUE DIZEM,POIS NÃO TEM O CONHECIMENTO DA BÍBLIA SAGRADA, ACHANDO O TEM EM SUAS MENTES ESTÁCERTO PERANTE A DEUS .o que eu recomendo é que vocês por gentileza vão ler a verdade de cristo que é biblia . amém glória

  179. Ana Postado em 10/Apr/2013 às 01:57

    Não encontrei no portal da câmara nenhuma Proposta de Emenda à Constituição feita pelo deputado João Campos.Qual a fonte dessa informação? Não duvido que esta seja a intensão do PSC e de quase todo evangélico, mas eles já botaram mesmo as garrinhas de fora?

  180. Katia Milena Pereira Broggio Postado em 11/Apr/2013 às 14:27

    Hoje, não se sabe mais com toda certeza o que é certo o que é errado. Mas, com toda certeza, agredir, mesmo que verbalmente procurando expor alguém pela sua escolha sexual ou de seus "parentes" é preconceito e deve ser tratado como "bulling". O caráter não é definido por opção sexual. Gentileza, cordialidade, humanidade ou humanismo deve prevalecer sempre.

  181. Oziel Postado em 12/Apr/2013 às 21:01

    O estado teocratico será uma ralidade forçada muito em breve, um tirano chamado homem do pecado assumirar o governo mundial se autoproclamará deus e perseguirá de forma implacavel tudo que religiosamento possa lhe fazer oposição. A cada dia que passa os estados laicos sucumbiram para que se cumpra o que está escrito...

  182. Michael Postado em 14/Apr/2013 às 13:18

    Vale lembrar: No século V, o grande Império Romano estava constituido de muitos povos, cada um com sua cultura, costumes e religião. Quando Constantino assume o poder impõe à força a religião Cristã (nada contra, só estou dizendo o que ocorreu, poderia ser qualquer uma) como sendo a oficial do Império, impedindo qualquer outro culto, quebrando o princípio da Fraternidade Universal, que mantinha o império coeso. Resultado: depois disso o Império se dividiu em dois e teve início a Idade Média no Ocidente, perdurando por mais de mil anos. O Brasil é um país muito peculiar, tem características e princípios próprios que não podem ser quebrados. Reparem, é o país mais diferente da América Latina, onde se encontram muitos países pequenos, com a mesma língua e culturas até parecidas. O Brasil não, é um país imenso, com diversas culturas, são várias nações num mesmo país, que conseguem conviver dentro de uma razoável harmonia (sem guerras entre essas culturas). A faixa branca que contorna o globo em nossa bandeira faz menção a essa Fraternidade Universal (não pensem que ela foi colocada para se escrever "ordem e progresso"). Sei que não é o caso, mas temos que ter o cuidado para não impor culturas e costumes, tendo como consequência a divisão do país.

  183. gerson Postado em 14/Apr/2013 às 18:44

    desde o momento que as religioes elas se respeitem, e tenha o direito de crença, e promovam a justiça social e isso será viavel. pq existe um pequeno grupo, que sao pessoas que nao tem respeito a familia. e ridiculariza a fé daqueles que, preferem viver nos podroes da palavra de DEUS. e essa lei será viavel para preservar o direito de crença e questionar leis que sao inconstitucionais e imorais.

    • David Magalhães Postado em 20/Sep/2013 às 06:01

      Meu colega Gerson... Você já é prova que os evangélicos vão querer retirar os direitos desse "pequeno grupo", que então não desrespeita nenhuma família, e você irá CAUSAR desigualdade. Se sua crença acha que é errado, então guarde pra si... Respeitamos! Não venha querer retirar os direito, IGUAIS aos teus, dos "pequenos grupos" Porque se eles não podem amar quem querem, ou casar com quem quer,VOCÊ TAMBÉM NÃO!!! Estado Laico... se você pode, o outro também pode! Igualdade E outra, você como cristão, não deveria ficar preocupado com a Salvação, ou com os doentes, pobres, igreja...? Você é HIPÓCRITA, por assim dizer... Foi um prazer, espero que Deus venha lhe tirar essa "escama" de teus olhos... "...de a Deus o que é de Deus e a César o que é de César" --- PENSE NISSO...

  184. john Postado em 15/Apr/2013 às 19:04

    Essa PEC é uma verdadeira palhaçada! Os "religiosos" estão cada vez mais se infiltrando na política e nas altas rodas de poder, e se não lutarmos pelo Estado laico daqui a pouco eles começarão a escrever o que nós deveremos fazer!! ABAIXO TODAS AS RELIGIÕES!! ESTADO LAICO JÁ!!

  185. Anonymous Postado em 16/Apr/2013 às 12:59

    Ela é insconstitucional, uma vez que o estado laico brasileiro é clausula pétrea e não pode ser mudado, ainda que seja emenda constitucional.

  186. Porantim Postado em 18/Apr/2013 às 08:56

    Reunião em Curitiba em defesa do Estado Laico e contra a PEC 99/11 http://wp.me/p3ed6O-9z

  187. Ataques de Lúcifer a Democracia Brasileira | Adventismo em Foco Postado em 24/Apr/2013 às 23:27

    [...] 3- Religiões pretendem ter poder político direto [...]

  188. ci Postado em 25/Apr/2013 às 00:45

    O Estado Laico protege as minorias, pois cada um tem direito a liberdade de crença e opção sexual, desde que não a invoque para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. As pessoas não podem impor às outras suas crenças e opinões.

  189. JEFERSON Postado em 26/Apr/2013 às 10:18

    A sociedade brasileira esta se perdendo na prostituição, adulterio, ou seja, na "putaria". Cada vez mais novelas e musicas que tentam acabar com o pudor, a modestia, os bons costumes, a moral. Muitos dizem que acreditam em Deus, que são filhos de Deus e q até vão para o Céu, so que estão cada vez mais caindo na libaralidade e libertinagem que estão confundindo com democracia. Alguns citaram aqui at o Pr. Feliciano, o chamando de homofobico e racista. 1º procurem saber o q significa estes termos. 2º Depois procurem saber quais foram sua declarações, 3º Tirem suas conclusão e deixem de ser pilhos (ir pela cabeça dos outros) e papagaio (ficar repetindo o que as pessoas falam). Passem a ter persolnalidade e suas proprias opniões formadas. E outra coisa, o codigo penal ja esta ai, com tipos q definem homicidio, lesão corporal, ameaça, vias de fato, calunia, injuria etc, e serve tanto para heterossexuais como para homossexuais, negros e brancos, agora querem criar um projeto de lei (pl 122) para privilegiar um grupo por opção, para que ninguem ""discorde" de sua opção sexual". Tanto é verdade, que se uma pessoa dizer que não é favoravel com a prática homossexual com base e sua fé (biblia sagrada) já é tachado de homofóbico. ""Logo quem são os intolerantes"", é só analisar os protestos desordeiros, baderneiros, anarquicos e de baixo calão que fizeram, sem se preocupar em saber qual a sessão da C.D.H. estavam interrompendo. Já q são tão democraticos, querendo representantes, vão tbm protestar na CCJ, onde José Genoino está (condenado pelo STF), Renam Calheiros la no Congresso, onde estão os tão destemidos ativistas gays q brigam apenas pela causa própria ainda para receber alguns tostões pela baixaria. Onde estão os Artistas dos Beijos tbm nesta hora. Convenhamos, uma infima minoria que so faz barracos, gritaria e sem argumentos (a começar pelo dep Jean Wyllys-Psol), querendo calar a Grande maioria que preserva a familia como Deus Criou?

    • eudes Postado em 07/Oct/2013 às 15:48

      É isso aí caro Jeferson. Eudes

  190. W. Frank Postado em 26/Apr/2013 às 20:19

    Mas por que criar uma tempestade em um copo d'água??? O simples fato de propor uma ação direta de constitucionalidade ou ação declaratória de constitucionalidade não quer dizer muita coisa pois tais ações vão ser analisadas pelo STF, e este, pode reconhecer legítima ou não a ação. Temos de ver a igreja, ou credos, não como algo dogmático mas algo como filiação de pessoas que pensam de mmaneira semelhante. Abraços a todos e um feliz Sábado!!!

  191. Igreja Adventista do Sétimo Dia » Ataques de Satanás à democracia brasileira Postado em 29/Apr/2013 às 15:42

    [...] 3- Religiões pretendem ter poder político direto [...]

  192. Veronica Postado em 07/May/2013 às 13:08

    Isso é RIDÍCULO!! É voltar à Idade Média !!! Religião e política não deveriam se misturar NUNCA, o certo seria criar uma norma que proibisse qualquer tipo de líder religioso, de se candidatar a algum cargo político.

  193. Luiz Martins Filho Postado em 07/May/2013 às 23:50

    Existiu uma vez em que o cristianismo assumiu o poder, o Clero e a Santa Inquisição exterminou milhões de pessoas inocentes. Recentemente em Bangladesh aconteceu uma manifestação de radicais islâmicos para que fosse administrado pena capital para os ateus em particular. Bem senhores, qualquer passo para aproximar a religião da política é um verdadeiro retrocesso ao desenvolvimento da humanidade. Uma verdadeira catástrofe com consequências inimagináveis a longo prazo.

  194. Suelen Postado em 08/May/2013 às 17:21

    Se esse deputado tivesse estudado um pouco mais de história teria visto o quanto NUNCA deu certo misturar Estado com religião.

  195. Fundamentalismo religioso é causa de graves transtornos mentais??? - Portal do Controle Social de Sarandi/Pr Postado em 15/May/2013 às 14:41

    [...] Proposta que enterra o Estado Laico no Brasil pode ser aprovada na Câmara [...]

  196. CARLOS Postado em 18/May/2013 às 09:21

    AMIGOS "DEUS" NÃO EXISTE , ELE ESTÁ EM TUDO!!!

  197. Sem Gás Postado em 20/May/2013 às 09:41

    São pessoas como essa Day Anna que tornam esse país pior a cada dia. Tenha santa paciência, como pode defecar tanto pela boca (nesse caso pelos quirodáctilos) e ainda ter o pensamento concreto que a religião deve existir e que os errados são os que pensam ao contrário. Se você acredita nisso blz, mas não venha querer impor seu pensamento no resto da sociedade. A justiça deve sim levar em conta alguns aspectos religiosos, mas nunca deve ser sujeita à ela. A religião já teve papel mandatório no Estado e nas decisões jurídicas em uma época, e a chamamos de Idade das Trevas...

  198. Bala Na Cabeça! Postado em 20/May/2013 às 12:42

    Uma, apenas uma bala na cabeça dele já resolve... :-D

  199. Raquel Postado em 21/May/2013 às 14:59

    Gente pelo amor de DEUS... Existem várias religiões.... existem vários lideres religiosos, logo não vai ser só a evangélica no poder... não... vai ser a católica... vão ser várias... Logo cada um vai querer impor o seus dogmas... ISSO NÃO DÁ CERTO... acho que cada sistema em seu respectivo lugar.... então política é lugar para debater assuntos políticos... vire e meche vem assuntos que nada faz pelos brasileiros sendo debatidos... EU QUERO + EDUCAÇÃO SAÚDE, no caso hospitais.... SEGURANÇA;;; Políticos preocupem-se mais com os brasileiros e deixem esses assuntos... pra la...

  200. Mr.T Postado em 23/May/2013 às 22:03

    Na minha opinião, acho que o governo deveria começar a cobrar impostos da igreja, e impostos bem gordos, isso tecnicamente desmotivaria a criação de templos religiosos que lucram em cima dos fiéis. Remover o estado laico só dá 'favorecimento a uma religião em si' enquanto todas as outras ficam tecnicamente de fora. Enfim, a religião só é forte no Brasil porque o nivel de escolaridade é fraco.

    • paulo golin Postado em 01/Apr/2014 às 07:58

      Certíssimo!

  201. Rafael Postado em 27/May/2013 às 21:02

    BRASIL você não me representa

  202. Fagnercv Postado em 31/May/2013 às 19:48

    Estado Laico? Onde? Desde quando? Se no Brasil tudo que é partição pública tem um Crucifixo em destaque. Nossa história desde a colonização tem a participação efetiva da religião e ainda falam que "O Brasil é um Estado laico..." NUNCA FOI!!!

  203. Ubirajara menezes Postado em 10/Jun/2013 às 11:18

    Isto aqui já está uma merda mesmo, vamos eleger um pastor como presidente da república. Quem sabe Edir Macedo como presidente, Silas Malafaia como ministro da justiça, Valdemiro Santiago como ministro da fazenda, Marco Feliciano, presidente do Banco do Brasil, R.R Soares, presidente da Caixa Economica, Estevam Herrnandes, presidente do BNDES. etc. Assim Deus lá de cima vai olhar e dizer: o Brasil é um país abençoado, todos os meus profetas, meus escolhidos, meus ungidos, estão dirigindo aquele país e Eu o proclamo a nova terra santa, além de todos viverem numa boa, de quebra ainda vou reservar uma vaguinha para eles aqui no céu. Amém.

  204. Josias Postado em 12/Jun/2013 às 12:57

    Não há retrocesso algum aí. Deve-se temer sim esse controle global dos direitos individuais que existe por trás de algumas leis pseudo-justas que seriam para proteger minorias. O direito à livre opinião, à liberdade de expressão, à discordar e pensar por suas próprias convicções não são o mesmo que preconceito ou culto ao ódio. Por exemplo se um pastor evangélico se recusar a realizar uma cerimônia contrária ao que normatiza sua crença deve ser processado como preconceituoso? Homofóbico? Então uns são mais iguais que os outros? Ou todos terão de se ajustar à cada minoria que se pretende colocar acima de toda sociedade?

  205. Proposta que enterra o Estado Laico no Brasil p... Postado em 13/Jun/2013 às 16:02

    [...]   [...]

  206. adriano Postado em 18/Jun/2013 às 23:21

    somos todos vitimas de uma tentativa de implantação de um a nova ordem mundial onde tudo e liberal . para que essa ordem se instale tem que desmoralizar uma de nossas colunas estruturais que e o 1)DIREITO ROMANO 2)FILOSOFIA GREGA 3)RELIGIÃO JUDAICO CRISTA cada vez que se tenta derrubar uma dessas colunas acaba em conflito ex nazismo, comunismo,ditaduras,facismo e ate qualquer outro pensamento, ideológico induzido por um sistema pensante que quer predominar, escolha qual dessas colunas quer atacar e seja um revolucionário um pensador liberal marionete agora pergunto. Qual dessas colunas estamos atacando?Agora e a mando de quem e para que

  207. PAOLA Postado em 21/Jun/2013 às 20:39

    ANTES DE APROVAREM ISSO, ELES VÃO TER Q TENTAR PASSAR POR CIMA DE VÁRIOS CADÁVERES BRASILEIROS!!, É MAIS PROVÁVEL QUE NÓS PASSAMOS EM CIMA DO DELES!!!

  208. Titus Livius Postado em 23/Jun/2013 às 22:48

    OU AGENTE MUDA ESSA PORRA OU VAMOS VOLTAR PARA A IDADE DAS TREVAS!!!!!!!

  209. Comunidade Cética Postado em 28/Jun/2013 às 12:59

    A democracia só é possível em Estado laico. E isso é tudo que precisa ser dito sobre esse assunto!

  210. Marcos Postado em 30/Jun/2013 às 17:59

    O interessante é confundir Estado Laico com um governo ateu. Podemos ter um Estado laico, mas nunca será possível somente integrantes ateus no governo. Cada um que compõe as instâncias governamentais precisam ter suas crenças. Independentemente das questões tolas levantadas por classes de indivíduos discriminadores de grupos contrários as suas práticas e pensamentos, todos precisam de virtudes para governar. Integridade, honestidade, amor, paz, justiça, juízo correto, perseverança, são virtudes ensinadas pelas crenças cristãs ou não, eu pergunto para aqueles que não querem envolvimento de religião, quais são as virtudes que vocês manifestam? Sem virtudes é impossível um Estado sério e justo. Deus nos ajude a enfrentar a realidade de um Estado longe das virtudes religiosas em seus integrantes, pois quando não há luz o que sobra são trevas, quando não há justiça, amor, honestidade, paz, domínio próprio, o que sobra são homens corruptos, mentirosos, injustos, bajuladores, manipuladores, amantes de si mesmo, cujo único objetivo é levar vantagens nas autoridades que possuem, o que não suportamos mais, pois são estes que tem atrapalhado esta nação. O que precisamos tirar do congresso não são os crucifixos, mas aqueles que não tem virtudes.

  211. Estado Laico – Religião versus Política | Escrever em inglês Postado em 19/Jul/2013 às 11:45

    [...]  http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/03/proposta-enterra-estado-laico-brasil.html  http://irreligiosos.ning.com/profiles/blogs/evangelicos-comemoram-aprovacao-da-pec-11-99-proposta-pela-fpe-sa   http://oglobo.globo.com/pais/bancada-religiosa-pressiona-dilma-por-proposta-9048471   http://noticias.gospelmais.com.br/bancadas-evangelicas-atuacao-conjunta-ativistas-gays-53421.html   http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-forca-dos-evangelicos-no-congresso   http://www.territorioeldorado.limao.com.br/noticias/not280794.shtm   Por: Aparecida Francisca, Carla Barbosa, Edson Castilho e Márcia Mello [...]

  212. Sócrates Postado em 25/Jul/2013 às 00:51

    Estado Laico ≠ Estado Ateu

  213. Sócrates Postado em 25/Jul/2013 às 01:12

    Nos EUA um candidato a presidente não seria eleito se disser que é ateu. A população americana dificilmente confiaria em um candidato não-protestante. Na Inglaterra o primeiro-ministro e o rai/rainha não podem ser católicos. Em Israel o presidente e o primeiro-ministro devem ser Judeus. Na Suécia todas as escolas tem ensino religioso. No Canada há escolas publicas confessionais. Esses países são mais atrasados do que o estado laico brasileiro?

  214. Estado Laico | Postado em 28/Jul/2013 às 21:56

    [...] http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/03/proposta-enterra-estado-laico-brasil.html [...]

  215. Caio Postado em 09/Sep/2013 às 10:07

    "- confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional." E a igreja é o que?

  216. Jesue Fonseca Postado em 10/Sep/2013 às 20:14

    Olha Se Isso Acontecer Mesmo o Brasil Está Mais Ralado Ainda, Cada Religião Tentando Impor a Sua Ordem, Vem Um De Uma Seita Satânica e Quer Que Os Cristãos Sejam Mortos, Vem Um Cristão e Quer Que Os Satânicos Sejam Mortos, Existe Cada Religião Neste Pais Que Se Isso Acontecer Vai Ser o Que Eu Disse Que Vai Da Mesmo Não Duvido.

  217. Vânia Lima Postado em 11/Sep/2013 às 02:50

    Matéria tendenciosa onde o texto faz juízo de valor menor questionamentos de Entidades Religiosas Idôneas, longevas, sólidas como Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e a Convenção Batista Nacional, legítimas e que congregam milhares de cidadãos brasileiros - quantitativo expressivo e infinitamente maior que agremiações sindicais, de classe profissional, partidos políticos que até aqui pouco se pautam por valores éticos e morais sólidos, coerentes e consistentes na sociedade brasileira democrática. A idéia de quebra de laicidade do Estado Brasileiro omite, que sem isso nós brasileiros estamos entregues aos mercenários de voto e corruptíveis como a história tem demonstrado: Presidente da República; mesa do Senado Federal; Mesa da Câmara dos Deputados; Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; governador de Estado ou do Distrito Federal; procurador-geral da República; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; partido político com representação no Congresso Nacional; confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. Democracia é governo que expressa a vontade e os anseios da maioria da sociedade e, não governo da vontade e dos anseios de minorias emergentes, que querem 'ditar' sobre a maioria pacífica, honesta e ordeira.

  218. Ello Serafim Postado em 13/Sep/2013 às 12:08

    Isso não derruba o estado laico, pois ações de (in)constitucionalidade teriam que ser avaliadas pelo STF de qualquer jeito. Além disso, "instituições religiosas de âmbito nacional" não especifica que são as cristãs, em tese instituições de todas as religiões possuiriam o mesmo direito.

  219. Williams Miguel Postado em 23/Sep/2013 às 21:26

    Senhores, sou evangélico ( e antes que alguém me critique - sou pregador pentecostal), mas algo deve ser observado. A laicidade do estado é a garantia do não favorecimento e imparcialidade religiosa. Lembremo-nos do seguinte, o próprio Jesus disse: "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus", não seria isso o principio bíblico para defender a laicidade do estado? Estaria Deus preocupado (nesse tempo da graça) em ter uma nação que seja dirigida pelos pensamentos religiosos, o que muitas vezes levaria (ou obrigaria) as pessoas a aceitarem o pensamento religioso, independente de questionamentos? Senhores, lamento, mas o meu ver, o interesse de Deus, não se apoia em constituir um novo "Israel" bíblico neste momento, pois seguindo o que cremos, Cristo voltará e instituirá o seu reino a todos não por leis criadas por homens, mas pela autoridade que lhe foi conferida pelo nosso Deus. Outro ponto a ser avaliado, antes da defesa dessa "falsa providencia divina" é o fato de que, havendo interesses religiosos uma dada lei pode ser tendenciosa a um determinado grupo em detrimento dos demais (não concordo com o movimento LGBT e nem com a famigerada PLC -122), mas se as coisas caminharem por esse tão triste caminho, teremos uma "inquisição cristã" (pois somos a maioria no brasil), e poderemos ter aberrações que apesar de ilegítimas se tornarão legais. Aberrações que ferirão os principios do evangelho (e creio que também de muitas religiões) O melhor é ter o estado separado da igreja e não misturar o santo com o profano.

  220. Cici Postado em 07/Oct/2013 às 15:06

    Se aprovarem essa droga e o Brasil (que já uma grande porcaria) virar uma teocracia eu juro que mando todos aquele lugar e fujo daqui. Juro. Esses filhos de uma... não, a meretriz não merece tal insulto... não tem seus próprios rabos dos quais cuidar não? Estelionato, lavagem de dinheiro, estupro, desvio de verba, CARACA isso já não foi o suficiente pra perceber que os bandidos disfarçados de religiosos que querem dominar este país são gente podre e deveriam estar é numa cela de isolamento total, longe de qualquer grupo humano? Muito bem, agora se aprovarem isso aí e isto aqui virar o Irã, quando vocês começarem a ser presos por não poder pagar o dízimo, não reclamem. Não foi por falta de aviso.

  221. Eduardo Postado em 09/Oct/2013 às 16:34

    Logo haverá uma proposta para a aprovação da Sharia ! Quem duvidar, verá.

  222. Vinicius Postado em 31/Oct/2013 às 00:28

    Seguinte: Religião cada um tem a sua junto com seus valores e dogmas ENTRETANTO NÃO DEVEM governar a vida pública através de seus dogmas. Tem que ser muito ingênuo para acreditar que não há nada de errado nessa aberração de PEC. Um estado verdadeiramente democrático é aquele que protege suas minorias da tirania das massas. Vivemos num país pluralista e diverso. Querer que todos siga uma moral religiosa é instalar claramente um sistema ditatorial e fascista. Precisamos manter A laicidade do estado, essa PEC é um atentado sim contra nossa democracia e pluralismo.

  223. Véião Conservador Postado em 21/Nov/2013 às 03:35

    Se ateus podem, religiosos também podem. Ou por acaso vocês se acham melhores do que nós? Um estado verdadeiramente laico é neutro e, portanto, não pode beneficiar ateus. Se o direito dos religiosos e evangélicos tem que ser suprimido em nome da laicidade, então os direitos dos anti-religiosos, seus rivais, também tem que ser suprimido ou se comete injustiça.

  224. Cristina Rizzini Postado em 30/Nov/2013 às 11:00

    Ainda bem que eu estou fora!!! Religiosos Nojentos acabarão com o Brasil!! E o povo merece por que vota!!!

  225. Rafael Postado em 04/Dec/2013 às 16:16

    Até que enfim uma boa notícia vinda de Brasília (ironia off)

  226. Marcio. Postado em 17/Dec/2013 às 17:24

    NOSSA!!! ESTAMOS VOLTANDO A IDADE MÉDIA, DA PEDRA eee, taca pedra....... Na minha opinião, é um retrocesso para a sociedade brasileira. E convenhamos, não pode e nem deve acontecer de alguma por***** de religião intervir na forma como as pessoas querem ser, pensar ou fazer de suas vidas. Pelo contrário, invistam em informacão, em educação para que as pessoas possam adquirir e criar conhecimentos e assim partir para as próximas etapas do desenvolvimento social. Esse povo da religião são um tremendo duns arrogantes e desumanos, quem eles pensam que são para achar o que é ou não ruim? Só pensam no interesse deles esses coitados, frustrados e ignorantes.

  227. ana Postado em 19/Dec/2013 às 10:08

    Deputado João Campos, renuncie ao seu cargo por amor ao País.

  228. condor3dka@hotmail.com Postado em 13/Mar/2014 às 18:34

    De volta pro passado I. Retorno dos feudais.

  229. Deangelis Guerreiro Postado em 31/Mar/2014 às 20:29

    Eu estaria na lama! Pela minha religião ser tão perseguida pelos neo-pentecostais, por defender o estado laico e ser tão crítico politicamente, com certeza, esta na hora de eu me enfiar em alguma guerrilha ai! Parem essa porra, eu vou descer!

  230. Paulo Golin Postado em 01/Apr/2014 às 07:57

    Ateu com muito orgulho!

  231. Ítalo Alexandre Postado em 25/Jul/2014 às 14:38

    Sinceramente, já desisti de tentar entender os religiosos nesse ponto. A diversidade é o que faz o mundo ser interessante, imagina que merda seria se todos fossem iguais, tivessem os mesmo gostos, fizessem as mesmas coisas, tivessem a mesmas ideias. Na boa, isso tiraria toda minha vontade de viver, seria a coisa mais chata possível, então porque esse povo fica querendo fazer tal chatice? Se alguém vier falar que é por causa da bíblia, quero que se foda a bíblia, não sou cristão, não sou religioso, só que diferente desse bando de sem noção eu tenho e sigo meus valores a risca, não fico ferindo os outros porque está escrito num livro, não é porque eu gosto li um livro contando a história de um psicopata/serial killer que vou sair matando todo mundo, saibam interpretar essa porra de livro, porque tem coisa boa escrita aí, mas seguir uma história de mais de 2000 anos e achar que está todo certo é simplesmente insano, pra mim isso chega a ser incompetência intelectual (sendo mais direto é coisa de cérebro de ameba).

O e-mail não será publicado.