Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 07/Mar/2013 às 09:17
46
Comentários

"Não acredito no demônio. Só na intolerância da bancada evangélica"

Bancada evangélica no Congresso Nacional: que lástima de crença é essa que envenena a existência com rancor ao próximo e fomenta a incapacidade de compreender a beleza da diversidade humana?

Leonardo Sakamoto, em seu blog

“Índio nasce índio, não tem como mudar. Negro nasce negro, não tem como mudar. Mas quem nasce homossexual pode mudar. Até a palavra ‘homossexual’ deveria ser abolida do dicionário, já que se nasce homem ou mulher.”

As frases são de Marco Feliciano (PSC-SP), o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, e foram proferidas, em novembro do ano passado, durante audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família. Ele participava de um debate sobre uma resolução do Conselho Federal de Psicologia que, desde 1999, proíbe profissionais de oferecerem tratamentos para “curar” homossexuais. É claro, era contra a resolução.

Vamos deixar de lado o preconceito contra indígenas e negros, publicizado em mais de uma ocasião pelo novo presidente da Comissão de Direitos Humanos, e nos focar onde ele é mais contundente.

A todo o momento, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros sofrem preconceito silencioso ou escancarado e são vítimas de violência psicológica e física. Vira e mexe são assassinados a paus, pedras, facas ou à mão nua.

bancada evangélica congresso nacional

Representantes da bancada evangélica fazem ‘oração’ durante expediente em uma das Comissões do Congresso Nacional (Foto: aBR)

Muitas vezes os executores não são encontrados ou nem são procurados. Mas parte dos mentores encontram-se muito bem instalada no mais imponente dos prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Por trás da imunidade parlamentar, escondem-se entrincheirados covardes defensores da discriminação, do preconceito e da intolerância. Deputados e senadores que bradam indignados mediante a tentativa de aprovação da lei que criminaliza a homofobia. Supostos representantes dos interesses do Sobrenatural na Terra que afirmam lutar pelo direito de expressarem suas crenças.

Leia também

Mas que lástima de crença é essa que diz que A é pior que B, gerando ódio sobre o primeiro, só porque A se deita com alguém do mesmo sexo? Que crença maldita é essa, que envenena a existência com rancor ao próximo e fomenta a incapacidade de compreender a beleza da diversidade humana?

Eu não acredito no demônio. Mas, vendo crenças assim serem professadas, diria que ele existe sim. E anda por aí, pregando em rádios, TVs, internet, tribunas de parlamentos e onde quer que haja terreno fértil de ignorância para brotar o que há de pior nos homens e mulheres.

Pode parecer exagero, mas não é. O Ministério Público Federal deveria co-responsabilizar os membros da bancada evangélica em Brasília por conta desses atos bárbaros de homofobia que pipocam aqui e ali – de ataques da Avenida Paulista ao interior do Nordeste. Pois ao travar medidas que contribuiriam com a solução, eles ajudam na manutenção das condições que geram o problema. E, ao declarar aberrações, apagam a dúvida que havia dentro de muita gente que, treinada na intolerância, se contém para não fazer o pior. Não querem que o Estado dê um recado claro contra a violência, afirmando temer represálias contra suas pregações.

Um dia ouvi uma dessas pregações. E tive vontade de rir. E de chorar.

Cada homossexual que for espancado e morto deve ser acrescentado na conta desses representantes políticos. Mas como não acredito em acerto de contas no juízo final ou na celeridade da Justiça brasileira, muito menos em uma ação dos eleitores desse pessoal, só me resta ter fé.

Como já disse aqui, líderes religiosos dizem que não incitam a violência. Mas não são suas mãos que seguram a faca, o revólver ou a lâmpada fluorescente, mas é a sobreposicão de seus argumentos e a escolha que faz das palavras ao longo do tempo que distorce a visão de mundo dos fiéis e torna o ato de esfaquear, atirar e atacar banais. Ou, melhor dizendo, “necessários”, quase um pedido do céu. Suas ações alimentam lentamente a intolerância, que depois será consumida pelos malucos que fazem o serviço sujo.

A partir da brilhante exposição de Marco Feliciano, citada no início deste texto, um comentário: intolerante não nasce intolerante, tem como mudar. Preconceituoso não nasce preconceituoso, tem como mudar. Homofóbico não nasce homofóbico, foi criado para ser assim. Tenho fé que, um dia, as palavras “intolerante” e “preconceito” sejam abolidas do dicionário por não fazerem mais sentido. Já que – não importa a etnia, a cor da pele ou a orientação sexual – nascemos iguais em direitos perante a lei.

Agora, que ele assume a presidência da Comissão de Direitos Humanos, desejo boa sorte. Como também desejo boa sorte por conta de Blairo Maggi, que tornou-se presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado Federal.

Não aos dois, mas a todos nós. Porque vamos precisar.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Mülbersted Pereira Postado em 07/Mar/2013 às 09:37

    O que mais choca e que mais me dói na postura destes líderes "evangélicos" é seu total afastamento do Evangelho. Sua postura não é nada parecida com a de Jesus, mas sim dos fariseus - os quais o Mestre não poupou críticas. O Evangelho puro e simples é um chamado para a unidade; é o que estende a mão para ajudar, não para estapear.

  2. Murilo Postado em 07/Mar/2013 às 10:06

    Você escreveu, escreveu, escreveu... e não escreveu nada ao mesmo tempo, colocou a igreja/evangélicos como os responsáveis pelos crimes que acontecem contra os homossexuais. Você acredita mesmo, ou é tão estúpido assim pra pensar que as pessoas que matam os bi, trans e etc são pessoas que estão na igreja? Mais que isso, vc de verdade acredita que quem comete esses atos, sequer assiste ou ouve uma pregação??? Larga de ser ridículo e tendencioso cara, no mínimo vc também deve ser gay e está defendendo causa própria, a verdade é que os gays de verdade tanto faz como tanto fez essa porcaria desta lei, os ativistas sim querem que seja assinado esse PL que não leva a nada. Vc diz que muitos são atacados, mas e quantos evangélicos, espíritas, católicos budistas ou seja lá o que for também são? Quantos héteros sofrem preconceito, e olhar pro umbigo de uma minoria de menos de 2% da população e querer que estes 2% tenha maiores regalias em cima dos demais.... tá de sacanagem com a cara do povo !

  3. Thiago de Oliveira Postado em 07/Mar/2013 às 11:32

    Texto irrepreensivelmente Perfeito!

  4. CARLA SUHETT Postado em 07/Mar/2013 às 16:12

    CUIDADO COM A NOVA INQUISIÇÃO,ESSES CARAS ESTÃO GANHANDO PODER!!!ELES NÃO SÃO INOFENSIVOS!!!

  5. CARLA SUHETT Postado em 07/Mar/2013 às 16:23

    Murilo,você é um bestalhão!!Vou citar um exemplo:Se alguém,que já tem dentro de si uma tendência neurótica a reprimir outras pessoas - isto,sim,é doença(a intolerância),e não o homossexualismo,propriamente dito!!! - e, repetidamente ouve nos cultos de alguns pastores da laia do Silas Malafaia que os homossexuais são seres extraterrestres e merecem ser banidos da face da Terra,o que essas pessoas são induzidas a fazer,mesmo que inconscientemente???A reprimi-las,é claro!!!Foi isto que o autor quis dizer!!!Entendeu???

  6. Demo Postado em 07/Mar/2013 às 16:40

    Esta palhaçada existe mesmo? Estão brincando!!! Em que século vivem estes palhaços... Isto é verdade? Sério? Triste Brasil

  7. JAQUELINE Postado em 07/Mar/2013 às 18:58

    Pertenço a um grupo especializado no assunto relativo a extraterrestre, é impressionante tamanha estupidez ignorancia desses impios fariseus hereges,quanta imbecilidade este pulia aprendiz de pseudo deus pensa e fala estas bestas humanas de bolsonaro silas feliciano, esses caras tem pacto com forças das trevas não vai demorar muito teremos a implantação do coliseu no seculo 21 nero hitler e seus comparsas estão de volta.todo mundo deve obdiencia aos pastores da casa do inferno que de deus eles não tem nada é uma pena que ele não de de cara com uma força poderosa como dos extraterrestre ai eu quero ver onde esta a arrogancia dele para encarar uma força que é capaz de destruir um planeta inteiro e reduzir a pó aquela farça de igreja evangélica é deprimente como existe pessoas ainda que defende essas copias falsificadas do divino eles deveriam lavar a alma e o coração antes de tocar no nome de uma força energética poderosa que criou o universo infinito eu queria muito ver a procuração que silas e feliciano tem ai eu vou deixar de canalizar deus e vou orar para esses puros santificados vamos aguardar a canonização vamos todos queimar no inferno que respeitamos nossos semelhantes quem vai ser salvo são os fiéis e eles.

  8. pilistrika Postado em 07/Mar/2013 às 19:11

    Murilo, pela sua maneira de vociferar, percebe-se que vc é homofóbico e preconceituoso! idiota como qualquer um que acredita nestes pastores que ao contrário dos fiéis ignorantes, eles sabem muito mais do o que eles pregam usando a bíblia como referência! engano seu o dos fiéis ignorantes que acreditam que eles tem como formação teológica, só a bíblia como referência!, estes caras estudaram muito mais do que vc e os incautos podem imaginar! pregam a homofobia com o único intuito de esconder o opção sexual de Jesus, que era um pederasta de primeira estirpe e vivia rodeados de homens! onde a participação das mulheres era zero! nem mesmo a mãe dele participava das discussões ou decisões deles! aliás: só duas mulheres apareceram com um certo destaque na vida dele; a mãe que só teve o papel de parideira e ñ participou da educação ou formação dele e Madalena que por ser prostituta sabia do segredo de Jesus e por isso ele a defendeu dos apedrejadores! e, isso o Silas, o Adir, o Valdemiro, este deputado homofóbico de nome feliciano e outros charlatões sabem muito bem! por isso esta revolta exacerbada contra os homossexuais!!!

  9. Lori Postado em 07/Mar/2013 às 21:37

    Cuidado para a defesa não virar ataque. Não reconheço esse indivíduo como um profeta, e fico horrorizada com seu pensamento preconceituoso, entretanto não podemos direcionar a raiva a todos os cristãos. Quero viver em um mundo que os gays não precisem de lei especial, pois serão tratados com igualdade. Sou a favor de toda forma de amor, e não cabe ao homem julgar isso. Por favor, não pensem que todas as pessoas de Deus são intolerantes como este sujeito, mas elas devem sim ter direito a opiniões diversas. Eu sou a favor do casamento gay, mas reconheço que outros podem não ser. E este direito deve ser preservado. Toda vez que ouvirem um discurso de rancor, retribuam com amor. Apenas o amor vai mudar o mundo.

  10. Mário Postado em 08/Mar/2013 às 04:41

    É de dar nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. lucas Postado em 08/Mar/2013 às 07:27

    Apoiado murilo

  12. luiggi Postado em 08/Mar/2013 às 10:19

    É nestas horas que dá vergonha de pertencer à raça humana. Pensar que a humanidade conseguiu feitos notáveis na área das ciências, filosofia, artes, tecnologias, mas na sua essência se mantém como um animal predador - que nunca deixamos de ser - dos mais ferozes na floresta, prontos a dizimar seus semelhantes pelos seus interesses territoriais. A diferença é que nossa classe animal aprendeu a pensar de forma lógica e tem a capacidade de articular seus pensamentos e expressá-los em linguagem verbal. E é isso o que estamos presenciando no Brasil nos dias atuais: predadores brigando por território - na política, nas mentes e vontades das pessoas, no campo financeiro e ideológico - disfarçando sua sede de sangue e poder em premissas que jamais poderiam sequer ser ventiladas num estado laico por carecerem de provas materiais: a existêcnia de um Deus ou de divindades, sejam elas quais forem. Diante disso, o que mais me espanta, é o fato de a presidenta Dilma fazer alianças com essa gentalha, em nome de interesses políticos. Não foi para isto que a elegi. Podem dizer o que quiserem, que o jogo político é assim mesmo, mas nada justifica esta baixaria, este silêncio diante do racismo, homofobia, truculência declarados por parte destes energúmenos, disfarçada de liberdade religiosa e da expressão de seu credo. Ninguém elege senadores e deputados para brincarem de cortesãos ao estilo do que havia de pior no absolutismo monarquista dos séculos XVII e XVIII, onde a casta da sociedade usufruía de todas as benesses do estado, restando o lixo para os demais. Nós temos cortesãos eleitos no Brasil. Mas que sequer chegam perto da sombra dos de então pois naquela época, pelo menos, nasciam nobres e eram educados para se portarem como tais. Os ratos que elegemos, do esgoto social e moral de onde procedem, jamais tiveram qualquer noção de educação nem de cidadania, de civilidade e sociabilidade. São só ratos que emergem de um esgoto pútrido onde foram criados, prontos a atacar o sistema e dele querer tirar proveito a qualquer custo. Muito mais do que o escândalo protagonizado pela bancada roedora evangélica, me preocupa o silêncio das autoridades jurídicas que parecem, com o seu silêncio, endossar tais atitudes. Isto, por si só, é motivo de preocupação. Agora, falando diretamente ao Murilo que deixou um comentário neste espaço: quando você vocifera da maneira como vociferou em seu comentário, agredindo o autor do texto pelo viés do descrédito, querendo ridicularizá-lo por achar que ele não disse nada e em dado momento ainda lhe atribui o fato de ser gay por defender seu ponto-de-vista e, ainda por cima, negar a ligação entre a intolerância religiosa e o crescente número de ataques a gays, digo-lhe o seguinte: 1. Obrigado por postar tamanha besteira. Este espaço é democrático e precisava mesmo de um comentário como o seu, indigno representante da classe homofóbica ignorante que se esconde por detrás de premissas rotas e carentes de sustentação. 2. Ao querer desacreditar o autor do comentário por inconsistência de argumentos, você só corrobora a tese de que homofóbicos e preconceituosos são, em essência, ignorantes e incapazes. Ignorantes por não ter conhecimento de causa e defender uma opinião - geralmente apreendida e aprendida de terceiros, coisa de gente intelectualmente preguiçosa e mentalmente incapaz. Incapazes por não terem o mínimo de QI necessário para formularem seus próprios pensamentos, bastando-se o papel de meros repetidores de discursos alheios. 3. E se o autor for gay, o que isto lhe diz respeito? Lhe incomoda? Ou lhe incomoda o fato dele assumir algo que você, por medo, conveniência e incompetencia jamais terá coragem de assumir? 4. Usando de seu próprio (pobre de argumentos e roto) discurso lhe digo o seguinte: você é herege. Pessoas que defendem a homofobia e a intolerância sexual, religiosa, o misoginismo são hereges. Jamais, em tempo algum de sua pregação, Jesus Cristo instigou tais comportamentos discriminatórios ou se manifestou contra quer que fosse com palavras condenatórias, a não ser contra os fariseus - que podemos muito bem comparar aos evangélicos e falsos religiosos dos dias atuais - por saber que o ser humano, quando se arvora o papel de ser especial diante dos olhos de Deus é dominado pelo orgulho e pela hipocrisia e o fazem em nome do Altíssimo. Isto é heresia. Ao mascarar suas próprias taras e desvios intelectuais sob o manto da falsa religiosidade e invocar o nome de Deus como avalista de seu desvio você comete blasfêmia. Não se deve usar o nome do Altíssimo em vão, muito menos a serviço de tão podre empreitada. Estas coisas, por si só, já são razão mais do que suficientes para amargar uma boa pena nos infernos, nao acha? Talvez. Mas Deus, em seu grande amor, não quer o mal para o ser humano. Afinal, Ele mesmo desceu a este plano para ensinar a lição do Amor incondicional. Abra seu coração e deixe de se dar um valor que você absolutamente não tem. Todos somos oriundos de uma mesma essência e finda esta jornada, a morte, inevitável a todos nós, nos dá a derradeira lição: todos tem o mesmo destino apodrecido e sujo no interior de uma tumba, sem distinção. O que fica de lembrança para os sobreviventes, é o exemplo de vida que cada um deixou neste plano. E sempre há tempo para corrigir os desvios de rota de nossa existência.

  13. fernanda Postado em 09/Mar/2013 às 08:49

    é estão preocupado com coisas banais porque não discute o tanto de generais na reserva e ativa corroendo os cofrespúblicos pois esta semana dilma colocou mais um montão de generais promovidos para continuar sugando o dinheiro publico

  14. jether Postado em 10/Mar/2013 às 00:00

    Caramba como choram esses ativistas glbt. Tentam a aprovação de leis que os favoreçam acima de todos, dando-lhe privilégios sem iguais,sendo que a C.F já iguala a todos como brasileiros e dá legítima proteção a todos e agora querem tirar de um cidadão brasileiro a ocupar dentro da democracia um cargo. E o que me dizem dos ativistas glbt que preferem ofensas contra os evangélicos, que também são minoria?

  15. jether Postado em 10/Mar/2013 às 00:02

    Em tempo:não sou contra o homossexual em si, sou contra a prática desse ato, como sou contra o roubo, a pedofilia, o assassinato, a corrupção..

  16. Itamar Postado em 10/Mar/2013 às 08:59

    Por favor, liste os nomes desses estelionatários.

  17. Alexandre Postado em 11/Mar/2013 às 19:34

    Fico triste em saber que o Brasil ta virando essa bagunça de hj.. direito Humano ou cristão ou homossexuais? isso que dar colocar pessoas no poder com interesses proprio, Deputado homossexuais se preocupando mais em deveder o direito da sua opcao sexual q realmente deveria se preocupar.. cristao no poder querendo defender interesse do seu grupo tbm.. eu entendo o lado os homossexual e dos cristao.. mais nao aceito pelo o que eles lutam.. tanta coisa mais importante para se preocupar.. tanto politico currupto, tanto hospitais precisando reforma, tantas pessoas sem educacao e sem direito de viver a uma vida digna. Quer saber Vão pra Merda todos que devende seu grupinho.. VAO PRA MERDA VERGONHA NACIONAL.

  18. Soraia Pacheco Postado em 11/Mar/2013 às 20:41

    ''Nem todo aquele que diz:Senhor Senhor,entrará no reino dos céus''.

  19. Jéssica Postado em 12/Mar/2013 às 12:10

    Eu acredito na Biblia e isso é agumento suficiente contra esse texto ridiculo! 1 Coríntios 6:10" Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus".

  20. Daniel Souza Postado em 12/Mar/2013 às 12:47

    O texto parte de premissas equivocadas para chegar à sua conclusão. A pior delas é a de que os cristãos que condenam o homossexualismo ajudam a promover o ódio contra os gays. Porém, o Cristianismo prega a paz e o amor ao próximo, condenando o PECADO, não o PECADOR. Nenhum Pastor ou Padre jamais irá defender agressões contra gays. E qualquer um que agrida fisica ou verbalmente um homossexual, certamente não está seguindo os preceitos de Cristo. Os celerados que atacam gays na avenida paulista, com certeza não frequentam cultos evangélicos ou missas católicas. Além disso, é absurdo colocar os homossexuais vítimas de ataques "na conta" de qualquer um que critique o homossexualismo. É colocar os gays como os "coitadinhos da Sociedade". Por acaso o Código Penal em vigor não protege os gays de agressões físicas e ofensas verbais? Se os responsáveis por essas agressões "não são encontrados ou procurados", os gays devem cobrar da POLÍCIA uma atitude, e não aprovar leis que lhe dêem privilégios. O que o autor do texto quer, de fato, é a criminalização da crítica. Como disse Malafaia a Sabrina Sato, na entrevista do Pânico: "Nesse país, Pastor pode ser criticado, Padre pode ser criticado, Político pode ser criticado, e gay não"? Não podemos mais condenar o homossexualismo, porque senão estaremos incentivando, indiretamente, agressões e mortes de homossexuais? Se o PLC 122/06 fosse aprovado, não tenho dúvidas de que os gays, extremamente organizados como são, iriam começar a CAÇAR seus opositores, fazendo DEZENAS de denúncias e queixas-crime contra os mesmos. Seria uma caça às bruxas, bem maior do que a que está sendo feita hoje, contra Marco Feliciano. O mais engraçado é que, quando ativistas gays e cristãos se encontram, adivinhe quem xinga, cospe na cara e atira pedras contra o outro grupo. Uma dica: não são os cristãos. Cabe mencionar que o texto ignora que muitos homossexuais são mortos por seus próprios parceiros, na maioria garotos de programa. Pelos números do Grupo Gay da Bahia, 338 gays foram mortos em 2012 por serem homossexuais. Ora, se como o próprio GGB afirma que a porcentagem de gays na população é de 10%, ou quase 18 milhões de pessoas, este número é - graças a Deus - muito baixo. A verdade é que, embora ainda exista grande preconceito contra os gays em nossa Sociedade, eles não são "coitadinhos" que necessitam de proteção especial. Como dito acima, o Código Penal pune quaisquer agressões contra qualquer cidadão. Enfim, os gays estão desesperados porque perderam o controle da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados, e com isso MILHÕES de reais que usavam para financiar suas "paradas" e "seminários". Por isso, estão utilizando principalmente a mídia para atacar o pastor, e retirá-lo da Presidência da referida Comissão. Tenho certeza, porém, de que falharão totalmente. A Sociedade está começando a acordar.

  21. Daniel Souza Postado em 12/Mar/2013 às 12:50

    Resposta a "pilistrika": Acho hilário você chamar Murilo de "preconceituoso" e destilar uma penca de preconceitos contra o Cristianismo.

  22. Daniel Souza Postado em 12/Mar/2013 às 13:01

    Resposta a "luiggi": Pelo seu texto, depreende-se logo que você é ateu. Você se arrepende de ter elegido Dilma? Eu me arrependo de ter votado em Chico Alencar, que com seus votos "puxou" Jean Wyllys para a Câmara de Deputados, onde ele só advoga em prol da causa gay, chegando a faltar à sessão que apreciou o veto de Dilma com relação aos royalties do petróleo (importantíssima para o estado do RJ) para cuidar de outros assuntos. Chamar os políticos de "ratos", em uma generalização absurda, me chocou. Eu poderia chamar sua generalização de "rota e carente de fundamentação", até porque, claro, nem todos os políticos são ladrões pútridos e corruptos. Sua outra generalização, a de que "homofóbicos e preconceituosos são, em essência, ignorantes e incapazes" demonstra que, apesar de sua cultura, você generaliza as coisas de forma tão absurda, e sua arrogância transborda em seu texto, chegando a pingar da mesa ao chão. Pelo visto, você se considera o "inteligente", por defender a causa gay, sendo que todos os outros que criticam os homossexuais são burros. Mega generalização, mas vamos prosseguir. O item 3 não consegui compreender: Bom, se o autor for gay isso significa que o texto foi tendencioso, mas essa questão é menor. Agora, você chamou Murilo de "homossexual enrustido", foi isso? rsrs Quanto ao parágrafo final de seu texto, você se refere a Jesus, e a Deus, e ao inferno, para ao final dizer que a morte é definitiva. Afinal, você é ateu ou não? Concluo que seu texto é absolutamente esquizofrênico, e de difícil intelecção.

  23. Whel Postado em 12/Mar/2013 às 17:12

    Pessol que esta sendo discutido direitos e preceitos, vc pode ter direito de ser o que vc quiser, porem os teus direito nunca pode esta acima das custa das pessoas, que eu vejo os 2 lados, a igreja quer conservar teologicamente uma doutrina com forte alicerce e fundamentos, homosexuais quer ter direito pessoais que tambem acreditam que Deus criou homossexual , porem são texto não tradicinais que não tem eles como se defender com exigeses hermeneuticas e tentam usar ciencia e questão social, Homosexualismo não esta brigando por igualdade, esta brigando que as leis protegem tudo em nome do seu comportamento acima de todos que tem outros pensamentos de filosofia teologia, quer dizer o que vc aprendeu os conceitos vida etc são ignorados, heteros esta s a merce, sobre as mortes, são absurdo disparates, ja pensou fazer um levantamento sobre quantos negros morreram, os brancos seriam culpados por causo da racismo, Estamos no brasil ninhos de seitas e religiões circulo aqui nunca pegou fogo de maus tratos de religiosos mulçumanos judeus catolicos evangelicos soh debatemos ideias guerriamos por fundamentos religiosos que um dia vai acabar isso cada um fazendo seu papel

  24. Andre Postado em 13/Mar/2013 às 10:18

    Ótimo texto... Parabéns de novo.

  25. Gabriel Lyrio Postado em 13/Mar/2013 às 15:10

    Só para lembrar , na bíblia diz que o amor está sobre todas as coisas... E os verdadeiros " Cristãos " que obviamente seguem Jesus Cristo de maneira alguma seriam agressores contra homossexuais nem contra ninguém na realidade, uma vez que o " AMOR " é colocado " SOBRE " , " ACIMA " de todas as outras coisas inclusive acima da " FÉ " ... Logo se conclui que o texto acima não poderia ser " mais " racista ou preconceituoso do que já foi escrito... Bom como cristão só posso confiar em mais uma passagem da bíblia que diz que seríamos perseguidos por ignorantes do tipo, aqueles que simplesmente não sabem o que falam ou fazem... Mas como sou ser humano e peco também, aí vai minha respostinha infame e nem um pouco Cristã para o Sr. Leonardo Sakamoto !! Seria você vítima de um preconceito tão absurdo por causa de sua opção sexual ou por causa de sua cor amarela ? Ou seria você mais agredido pelas próprias palavras preconceituosas lançadas em ataque desmedido e " Kamikaze" que atingem milhares de pessoas enquanto você tenta se defender? Sensacional esse exemplo de racista preconceituoso e " CRISTOFÒBICO " ao vir falar de homofobia ou qualquer tipo de preconceito fóbico, kkkkk ! Faz-me rir japonês ! PS ( estou sendo deliberadamente preconceituoso com você agora por pura vontade de minha carne) afinal não gosto de japonês, eles deveriam ser culpados por " TODAS " as "CRISTIONOFOBIAS" só por causa de " você " ........... Hum... Será que viajei em meu texto ? ? ? Me desculpe só fiz suas as minhas apalvras, e usei da liberdade artística de expressão "preconceitoesdrúxula" para tentar me nivelar ao JapaBlog de nossas bobeiras da corte !Até mais ver Takuma Sato ! Era esse o nome do japoronga? whatever...

  26. Cicero de Oliveira Postado em 14/Mar/2013 às 17:10

    Parabéns, Gabriel. Vc deixou claro o pensamento de Ghandi, ''me espanta a necessidade que os fracos tem de humilharem pra sentirem-se fortes.''

  27. Cicero de Oliveira Postado em 14/Mar/2013 às 17:13

    Continuando... É , portanto,um recurso estratégico bem perceptível a quem compartilha dos pensamentos de Ghandi, que deixou -nos uma estratégia bem melhor.

  28. rogério Tigerface7 Postado em 21/Mar/2013 às 14:40

    PARABENS ,MURILO,PARABENS WHEL, OQUE EU ACHO É QUE OS QUE VERDADEIRAMENTE É HOMOSSEXUAL NÃO LIGA PARA ESTES EMBATES LÚDICOS ELES ESTÃO FORA DESTAS PALHAÇADAS ELE É UMA PESSOA ,ENTENDAM PESSOA IGUAL A TODOS NÓS TEM SUA CASA SUA FAMILIA SEU TRABALHO E VIVE DELE SEJA QUAL FOR ELE TAL QUAL UM HOMEM OU UMA MULHER DE BEM ,QUE ELE TAMBEM É TEM A SUA VIDA E NÃO PRECISA FICAR SE EXPONDO AOS BERROS DE FORA O " JOÃO OU FORA A MARIA", ELE TEM QUE SUSTENTAR-SE E É TRABALHANDO QUE AS PESSOAS SE SUSTENTAM, ATIVISTAS GRITAM, ASSIM COMO MUITAS IGREJAS FAZEM, PARA TER PÚBLICO PARA CHAMAR ATENÇÃO E PARA ARRANCAR MAIS E MAIS DINHEIRO FACIL DO GOVERNO, OS QUE TEM UMA OPÇÃO SEXUAL DIFERENTE NUNCA ESTIVERAM TÃO ENGLOBADOS AO MEIO PROFISSIONAL, ONGS PRECISAM DE DINHEIRO É ATRAVES DOS POLITICOS QUE ELES CONSEGUEM DINHEIRO,SE O POLITICO ERRADO ESTIVER NO LUGAR QUE "VAZA O DINHEIRO" A FONTE SECA E AS MAMATAS ACABAM,TEM-SE DADO MAIS DINHEIRO AS CAUSAS VÁRIAS, DO QUE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO,A PREVENÇÃO E A SAÚDE DOS HOMENS DIGO EM RELAÇÃO AO CANCER DE PRÓSTATA, POR EXEMPLO, OU O TRANSPORTE E A EDUCAÇÃO DE RIBEIRINHOS OU DE PESSOAS EM COMUNIDADES INTERIORANAS, TODOS SÃO IGUAIS MAIS A INTRANSIGENCIA E A INTOLERANCIA DE ALGUNS POUCOS TEM AFETADO A SAÚDE E A EDUCAÇÃO DE MUITOS,TALVEZ DE TODOS, PAZ.

  29. Lasch Postado em 27/Mar/2013 às 09:22

    Texto irretocável, concordo em gênero, número e grau. Acho triste o modo de pensar de algumas pessoas (não muitas, quero crer) quando bradam contra a PL 122, dizendo que os homossexuais querem leis que os privilegiem. Não senhores, não queremos (e aqui me incluo) leis que nos privilegiem. Somente queremos ter nossos direitos assegurados, tal qual consta na Constituição, em seu artigo 5º, o qual transcrevo fragmentos que aqui cabem: Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; (...) Isto para citar apenas alguns incisos. A PL 122 nos diz que não devemos aceitar discursos de ódio como sendo liberdade de expressão. Não, ninguém tem o direito de ofender o outro por qualquer que seja o motivo. O que se tem é o direito de discordar. E não de impedir, oprimir, aniquilar, seja o que for. Notem o inciso VIII, onde diz que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica (...). Ora, é justamente aí que está o problema de alguém como o Feliciano presidir a Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, sendo ele um fanático religioso cujas ações se baseiam em preceitos bíblicos convenientemente lapidadas para sabotar aquilo que as "minorias" vem batalhando, que é simplesmente o direito de se relacionar com quem quiser mantendo os direitos constitucionais supra citados. É triste ter que lutar para que se faça valer simplesmente o que já consta na Constiuição e que não é respeitado. Os gays não querem impor nada, não querem tratamento especial, querem somente ter os mesmos direitos daqueles que se julgam heterossexuais. Não queremos que todos concordem com "as práticas homossexuais", assim como não queremos que todos concordem com o candomblé, ou com o evangelho. É preciso separar o joio do trigo. Sexualidade não define caráter e nem religião. Precisamos começar a respeitar as diferenças, não só as sexuais, mas todas. Precisamos pensar mais por nós mesmos e não simplesmente aceitar tudo o que se ouve por aí. Tem gente que acha que todo homossexual é perverso, pedófilo ou doente mental, assim como tem quem ache que todo religioso é fanático, intolerante e hipócrita. Sabemos que não é assim, vide comentários de "cristãos" conscientes que, vez ou outra, passam por aqui. Temos gente de todas as índoles em todos os "ramos" da nossa ampla diversidade. Não podemos generalizar. Abraços, Lasch.

  30. Adriana Postado em 28/Mar/2013 às 22:03

    O MEU COMENTÁRIO VAI PARA OS CRISTÃOS: A BÍBLIA DIZ QUE NÃO DEVEMOS DAR PÉROLAS AOS PORCOS, ESSAS PESSOAS QUE DEFENDEM O PECADO É PQ VIVEM NO PECADO E Ñ QUEREM SER LIBERTOS. DEVEMOS DIANTE DE DEUS PREGAR À VERDADE, MAS SEM DISCURSÃO INÚTIL,AINDA QUE PRA MUITOS EVANGÉLICOS NÓS DEVERÍAMOS SOMENTE ORAR E DEIXAR DEUS FAZER TUDO, MAS Ñ É BEM ASSIM QUE FUNCIONA AS COISAS, DEUS FAZ O IMPOSSÍVEL, MAS O QUE É POSSÍVEL PRA NÓS, ELE Ñ IRÁ FAZER. OS EVANGÉLICOS DEVEM SABER QUE OMISSÃO É PECADO. O MUNDO JAZ NO MALÍGNO, A BÍBLIA NOS RELATA TODAS ESSAS COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO, ELA É TÃO VERDADEIRA QUE TUDO QUE FOI ESCRITO NELA HÁ MAIS DE 2000 ANOS, ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO ESTÁ SE CUMPRINDO. OS ÍMPIOS NUNCA CONSEGUIRÃO ENTENDER QUE NÓS CRISTÃOS AMAMOS OS HOMOSSEXUAIS, AS PROSTITUTAS, OS ASSASSINOS ETC..., NÓS Ñ ACEITAMOS A PRATICA DO PECADO DELES EXPLICITAMENTE, E QUERENDO LEGALIZAR O PECADO. MEUS IRMÃOS, Ñ TEMOS QUE DEBATER COM ELES, PQ OS ESPÍRITOS DO MAU QUE STÃO NELES, Ñ OS DEIXAM COMPREENDER QUE ESTÃO NO CAMINHO ERRADO. ELES ACUSAM MUITOS EVANGÉLICOS DE FAZEREM MUITAS COISAS ERRADAS, ELES ACUSAM PQ SABEMOS QUE O DIABO É O ACUSADOR E INFELIZMENTE, MUITOS EVANGÉLICOSDÃO MAU TESTEMUNHO E Ñ FICARÃO IMPUNES DIANTE DE DEUS. EU CREIO QUE ELES SÃO USADOS POR DEUS, NA HORA E COMO ELE DETERMINAR. DEUS USOU UMA MULA, E A BÍBLIA DIZ QUE MUITOS QUE PROFETIZARAM E CURARAM EM NOME DE DEUS, QUE TRABALHARAM NA OBRA VÃO PARA O INFERNO...A BÍBLIA DIZ QUE A FÉ SEM AS OBRAS É MORTA E VICE VERSA...A BÍBLIA DIZ QUE DEUS ESQUADRINHA OS CORAÇÕES, SÓ ELE SABE QUEM REALMENTE SERÁ SALVO, PQ NINGUÉM ENGANA À DEUS.AGORA, HÀ PESSOAS QUE PELO SEU COMPORTAMENTO,A GENTE DEDUZ PARA ONDE VÃO,TODOS TERÃO A OPORTUNIDADE DE ACEITAR À JESUS CRISTO E SOMENTE AQUELE QUE SEGUIR à BÍBLIA QUE É A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS É QUE VERÃO À DEUS. DEVEMOS LUTAR SIM,EM FAVOR DOS POLÍTICOS QUE DEUS OS COLOCOU NO GOVERNO PARA DEFENDER NOSSOS INTERESSES. MUITOS CRITICAM EVANGÉLICOS DE SEREM POLÍTICOS, MAS OS MAIORES GOVERNANTES DESSE MUNDO FORAM EVANGÉLICOS...EX: DAVI....JOSÉ...E MUITOS OUTROS, PRA QUEM LER A BÍBLIA SABE DISSO.....A BÍBLIA DIZ QUE O POVO FOI DESTRUÍDO PQ LHE FALTOU CONHECIMENTO...EVANGÉLICOS LEIAM A BÍBLIA PARA QUE NINGUÉM VOS ENGANE, ELA NOS ENSINA TUDO, ELA É COMPLETA...AGORA SÓ AQUELE QUE TA NO ESPÍRITO SANTO DE DEUS É QUE VAI CONSEGUIR ENTENDER. A LUTA É MUITO GRANDE, COMEÇAMOS À SER REJEITADOS POR MUITOS QUE PRATICAM O PECADO, MAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, TODOS SABEM O QUE FIZERAM COM JESUS QUE NUNCA COMETEU 1 PECADO, QUE DIRÁ NÓS QUE SOMOS PECADORES, PECADORES BUSCANDO A PERFEIÇÃO.A BÍBLIA DIZ QUE O INFERNO FOI TOMADO à FORÇA...O DIABO Ñ É BOBINHO, ELE JA SABE QUE SEU FUTURO É PASSAR A ETERNIDADE NO INFERNO E ELE TA TENTANDO TRAGAR TODOS QUE ELE CONSEGUIR...INFELIZMENTE SERÁ UM NÚMERO GRANDE...SE MUITOS EVANGÉLICOS IRÃO PARA O INFERNO, QUE DIRÁ OS PRATICANTES DO PECADO. DEVEMOS LUTAR COM ARMAS ESPIRITUAIS...ORAÇÃO, JEJUM E LEITURA DA PALAVRA DE DEUS, PQ É UMA GUERRA ESPIRITUAL, E SÓ TA COMEÇANDO, DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA VENCER ESSA GUERRA. JESUS ESTÁ MUITO PERTO DE VIR, JUITOS ESTÃO DORMINDO E OUTROS Ñ ACREDITAM, MAS A VERDADE É QUE Ñ HAVERÁ UMA SÓ PESSOA, ATÉ AQUELAS QUE JA MORRERAM Ñ IMPORTA O TEMPO, IRÃO RESPONDER DIANTE DE DEUS POR TUDO QUE FEZ POR OBRA PALAVRA OU PENSAMENTO..AÍ SIM TODOS OS HOMOSSEXUAIS, OS IDÓLATRAS, AS PROSTITUTAS, OS ASSASSINOS OS FALSOS CRENTES, TERÃO A ETERNIDADE PRA SE ARREPENDER E CHORAR MUITO...SEI QUE POSSO SER CRITICADA, CHINGADA E POR AÍ VAI, POR MUITOS, POR POSTAR ESSE COMENTÁRIO, MAS Ñ ME ABALARÁ EM NADA, PQ SEI O FUTURO DELES SE Ñ SE CONVERTEREM À JESUS....O MEU FUTURO SERÁ NO CÉU AO LADO DE JESUS CRISTO, PQ TO LUTANDO PRA ISSO. OREMOS POR ESSES PECADORES INFIÉIS À DEUS, PQ SÃO DIGNOS DE PENA E VAMOS LUTAR A CADA DIA PARA DEUS NOS FORTALECER E NOS DAR SABEDORIA PARA VIVER NESSE MUNDO MALÍGNO. QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS E ESTEJA À NOSSA FRENTE GUERREANDO POR NÓS....SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS ?......COM JESUSSOMOS MAIS QUE VENCEDORES !!!.......FIQUEM TODOS NA PAZ DE DEUS !!

  31. Ruth Postado em 29/Mar/2013 às 10:04

    Pobres Murilo e Lucas... pensam que são superiores aos gays... só completos ignorantes se consideram superiores a outros seres humanos

  32. Max Postado em 29/Mar/2013 às 13:40

    precisamos de intolerância em muitos casos, como: corrupção, estupros, latrocínio, homicídio, tráfico, pedofilia e promiscuidade.

  33. Diego Teixeira Postado em 29/Mar/2013 às 22:40

    A existência de uma bancada evangélica já demonstra como a nossa democracia, ainda jovem, está doente. Deputados como Bolsonaro parabenizam a ditadura, que privou o Brasil de direitos democráticos por cerca de 25 anos. COMO UM SER QUE VIVE DA DEMOCRACIA PODE PARABENIZAR OS IDEALIZADORES DE UM GOLPE DE ESTADO??? Temos então o Tiririca. Analfabeto, funcional para quem preferir, que é eleito como "protesto" no maior colégio eleitoral do país. Quem em sã consciência iria eleger um deputado que não sabe ler, sendo que a discussão de projetos e a aprovação dos mesmos dependem de uma série de conhecimentos de proficiência linguística? Em que país sério o presidente da comissão de Justiça é um condenado por corrupção ativa??? (sim, falo do petista José Genuíno) Temos o presidente da própria Câmara dos Deputados que também é um condenado (sim Renan Calheiros, não nos esqueceremos de você tão cedo). TTENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO!!! Que país empresta R$1 bilhão à Cuba para que melhorem sua força policial e corta o mesmo valor no investimento em segurança? Somente um país com uma população omissa, conformista e de maioria ignorante isso aconteceria, e sim, acontece aqui. Agora temos um presidente da comissão de direitos humanos que é homofóbico, racista, preconceituoso e sexista. Pior que isso, um deputado que justifica seus atos com uma quantidade de 200 mil votos, sendo este número 1% dos brasileiros. Infelizmente nossa população é em sua maioria leiga, fato corolário da péssima qualidade de ensino no país, que mesmo a USP não está entre as 200 melhores universidades do mundo. Brasileiro não gosta de filosofia, logo não entende que a Globo TV tem muito em comum com a Alegoria da Caverna de Platão. Agora uma bancada evangélica que negligencia os preceitos da sua própria religião, usa de demagogia para aprovar a emenda 11/99 que literalmente enterra o estado laico e nos coloca rumo à idade média. A situação que o Brasil se encontra é vexatória, indigna de um Estado ocidental com um mínimo de conhecimento filosófico e respeito aos direitos humanos.

  34. Fabricio Postado em 30/Mar/2013 às 11:22

    Se a proposta do Fim do Estado Laico for realmente verdade e realmente aprovada , aí vamos começar a preocupar seriamente! Se a mulher e seus direitos adquiridos são responsaveis em algum grau pela homossexualidade (citação de Marcos Feliciano) , é sinal que ele não respeita a mulher ... e isso não é normal ou bom para a sociedade ... Algo de mais grave ainda não aconteceu , pq o povo que acompanha essas noticias acha que tudo vai acabar bem ... eu tenho começado a discordar e a ficar receoso. Se essa psicopatia religiosa coletiva continuar no Congresso , uma guerra civil pode surgir ... De um lado negros , indios , gays e mulheres (não submissas) completamente insatisfeitos com a politica e esmagadora maioria , do outro alguns parlamentares amparados por leis que eles criarão para disseminar seu preconceito e loucura baseada na sua livre interpretação da Biblia... Acreditem ... não haverá quem segurará uma população enfurecida e já de saco cheio com a politica. A não ser que o mesmo negro não goste de gays , que gays não gostem de indios , que mulheres não gostem de negros , etc ... Aí vencerão pela desunião do povo !

  35. Inalva Postado em 30/Mar/2013 às 20:49

    Quanta imbecilidade desses anti-cristãos... Vocês são os verdadeiros remanescentes de Sodoma e Gomorra. Adeptos da depravação e da pouca vergonha. Lavem suas bocas sujas antes de falar contra quem defende os bons princípios da moral e da família e que pregam a Palavra de Deus. Cuidado!!!...Com Deus não se brinca, de Deus não se zomba!!!

  36. Tata Postado em 01/Apr/2013 às 16:04

    Lasch! Matou a cobra e mostrou com que pau! Quem conhece a Constituição Federal, sabe o que fala. Parabéns!

  37. Leon Postado em 01/Apr/2013 às 23:34

    Luiggi e Lash, faço minhas suas palavras, frente a tanta arrogancia, estupidez e ignorancia de alguns comentários. Ao fulano G Lyrio, que questiona se Luiggi é ateu ou não, pergunto: e daí? Se for gay, e daí? Se for ateu, está acompanhado de alguns nomes estupendos da espécie homo sapiens, como Darwin, Schopenhauer, Nietzsche, Freud, Sartre, Foucault, Niels, Bohr, Sagan, Hauking, e tantos outros que mantiveram a indagação baseada em alguma crença, como Shakespeare, Goethe, Kant, Victor Hugo, Dostoiévsky, que fizeram a plêiade maravilhosa da diversidade do gênio humano que sempre se empenhou pela expansão do espírito do Homem, e não por sua intolerância e ignorância. Se fosse gay, cito sómente todos os filósofos gregos, Oscar Wilde, Tchaikowsky... E quem voce é, "Lyrio" para se julgar capaz de poder omitir qualquer opinião sobre seres humanos cuja importância é imensa para a humanidade e perto dos quais voce nada mais é do que um idiota?

  38. Leon Postado em 01/Apr/2013 às 23:36

    PS: corrijo o engano... refiro-me ao sr. Daniel Souza.

  39. joni Postado em 02/Apr/2013 às 00:33

    Alguem ai me mostra uma estatística do IBGE que mostra a porcentagem de agressores evangélicos entre as pessoas covardes que atacam gays? Esse autor mostra algum dado profindo de alguma fonte que tenha crédito? tem algum gráfico? alguma pesquisa de campo? Alguem ai me mostra quando os evangélicos transformaram a camara do deputados em uma zona como está fazendo o movimento lgbt? Alguem me mostra uma lei aprovada pela bancada evangélica que tire algum direito dos gays? ( o que se ve são cristãos defendendo os prórios direitos dentro do que a constituição permite) O autor desse texto se deu o trabalho de ir para uma igreja e perguntar como aquela gente pensa? Se deu o trabalho de entrevistar pastores de diferentes denominações? Alguem com um pouco de senso ai pode se dar o trabalho de nesse ano partiçipar de um marcha pra Jesus e de uma parada Gay para ver a diferença!? E leve sua familia, deixe seu filho ao encargo dos homems gays e sua filha ao encargo das moças gay. Afinal de contas é a família do futuro e vai ser bom seus filhos passarem o dia com eles, ainda mais se forem bem novos e poderem experimentar de tudo o que la aconteçe, ai eles podem decidir logo cedo o que querem. Mas se vc ver algum abuso, não impessa, afinal de contas estará sendo homofóbico! As nações mais avançadas do mundo na questão de direitos humanos, tem quase sempre quem como maioria da população adivinha quem? cristãos (esse dado é fonte de pesquisa, ao contrário texto acima, e esta na internet para todos verem). O que eu, e qualquer pessoa que tem olhos úteis, viu até agora? Até agora se viu o movimento lgbt querendo IMPOR suas regras, como minoria, para a maioria (sendo evangélico ou não). Como por exemplo impor que um pastor e toda sua congreção faça um casamento dentro das dependencias de sua igreja! Que liberdade é essa??? A pessoa que for me responder, POR FAVOR, não balbucie um monte de coisa que voce pensa, concorda ou deixa de concordar, COLOQUE DADOS. Já aproveita e ajuda o autor, pareçe que ele se esqueçeu que de ouvir merda o povo já esta cheio, o que as pessoas de senso querem dados, provas, videos da camara dos vereadores, a ficha dos parlamentares evangélicos, o microfone do movimento Lgbt entrevistando evangélicos (por favor, não poste apenas uma ficha, um video de alguem que se diz pastor e fala merda, um gráfico viesado e estrapole essa informação para todas). Faça um favor a si mesmo: para, pensa e estuda um pouco!

  40. MARCIO Postado em 13/Apr/2013 às 20:43

    - Parabéns Adriana, e Tata, concordo com vocês!!!

  41. Chico Lobo Postado em 19/Apr/2013 às 21:57

    Estamos falando de ESTADO, de LEIS e não de religião Danem-se ... se vocês acham que aquilo que as pessoas fazem é pecado segundo a sua religião, a sua bíblia ou o que disse o seu pastor. Isso aqui é um Estado Laico e não fundamentalista como vocês querem a contragosto do povo brasileiro. Ninguém vai obrigá-los a ser gay. Ninguém vai obrigá-los a fazer aborto. Ninguém vai obrigá-los a nada que voces não querem. Pois então, siga a sua religião na sua igreja, na sua família, entre os que compactam sua fé. Não se intrometam naquilo que não é direito seu se meter. As leis do Estado não interferem nos seus dogmas, portanto deixe esse mundo em paz. Já não basta o relapso que o estado faz em relação ao acúmulo de dinheiro que vocês recolhem intributavelmente? Em teu seio Ó liberdade, desafia o nosso peito a própria morte...

  42. Harethon. Postado em 22/Apr/2013 às 22:57

    Fantástico esse texto!

  43. Lorena Postado em 15/May/2013 às 18:03

    Então o problema da Câmara é a bancada evangélica? Fale-me mais sobre os projetos relevantes das bancadas laicas. Gente, é sério, vamos tomar cuidado com generalizações e PRECONCEITOS de todos os tipos...