Luis Soares
Colunista
Compartilhar
América Latina 06/Mar/2013 às 17:00
3
Comentários

Filha de Che Guevara comenta morte de Hugo Chávez

Filha de Che Guevara diz que homens como Chávez “marcam um momento na história”. Chorando, Aleida disse esperar que povo venezuelano continue as “obras” iniciadas pelo presidente

A filha de Ernesto “Che” Guevara afirmou, em entrevista à multiestatal Telesur, que o presidente venezuelano Hugo Chávez “fez coisas muito lindas por seu povo”. Chorando, Aleida Guevara March afirmou que “homens assim marcam um momento na história”.

aleida guevara hugo chávez

Aleida Guevara diz que homens como Chávez “marcam história”. (Foto: Reprodução)

“Espero que o povo venezuelano entenda a honra e o lindo homem que tiveram em frente e, se realmente aprenderam a amá-lo, como certamente o fizeram , continuarão com suas obras”, expressou a filha do revolucionário, com a voz embargada.

Em entrevista concedida, em fevereiro, à emissora RT network , Aleida já tinha afirmado que, se seu pai estivesse vivo, estaria apoiando Hugo Chávez. “Um presidente pela primeira vez faz com que o povo seja dono de seu petróleo, de seus recursos naturais. Isso é único no mundo neste momento. Imagine como o Che estaria, ajudando, apoiando Hugo Chávez em tudo que pudesse”, completou a filha de um dos protagonistas da Revolução Cubana.

Além de Chávez, a filha de Che Guevara disse acreditar que seu pai também tentaria apoiar e ajudar Evo Morales. “Claro, ele estaria feliz por ter um presidente indígena no poder, isso é interessantíssimo”, declarou na mesma entrevista, realizada há cerca de um mês. Segundo ela, Che Guevara seria um dos apoiadores do movimento da integração latino-americana para “fazer uma pátria grande”, que considera ser a única forma de “fazer frente” ao “inimigo de nossos povos, os Estados Unidos”.

Leia também

Aleiga Guevara lamentou, no entanto, que “todas as diferenças que fizeram com que o Che tomasse consciência social existam, e existam muito mais do que na época em que ele viveu”. Em compensação, afirmou que “nos últimos anos surgiu um movimento interessante de adquirir consciência de povo, de se dar conta de que quando nós unimos nossas forças não há nada que nos detêm. E isso está acontecendo na América Latina”. Assista aqui a fala de Aleida Guevara.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. celso Postado em 06/Mar/2013 às 17:48

    Que prazer ler o que Aleiga diz seu pai Ghe foi e sera semple meu idolo exemplo de vida,;

  2. luiz carlos ubaldo onçalves Postado em 08/Mar/2013 às 10:29

    Porque a grande midia golgista Brasileira não divulga uma entrevista como essa? Por medo ou falt a de coragem mesmo, vivem nas sombras da ignorância alheia!

  3. Matheus Machado Postado em 23/May/2013 às 15:38

    Luiz, acho que o ignorante aqui é você. Já leu alguma biografia a respeito de Che Guevara, que não tenha sido redigida por alguém de esquerda? Che foi um grande genocida e estuprador, fatos que podem ser apurados com total transparência em qualquer imprensa independente e apartidária. Não vou nem ao menos entrar no fato de que Fidel usa Adidas, Che usava Rolex ou coisas do tipo. Nem ao menos citarei outros comunistas nojentos como Stalin. Penso que você deve ter conhecimento o suficiente para entender que estes homens não foram boas pessoas, almejavam apenas o poder pelo poder e não merecem o título de revolucionários. Não leia ou dê valor somente aquilo que alimente á sua ideologia, tente ver ambos os lados antes de sair cagando nos comentários.