Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Direitos Humanos 14/Mar/2013 às 00:29
37
Comentários

Jair Bolsonaro manda manifestantes "queimarem a rosca"

Jair Bolsonaro sai em defesa do pastor Marco Feliciano e bate-boca com manifestantes na Comissão de Direitos Humanos. Deputado também discutiu com Domingos Dutra (PT); ambos quase chegaram a se agredir fisicamente

Antes mesmo de a primeira sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara começar sob a presidência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), Jair Bolsonaro (PP-RJ) bateu boca com um grupo de manifestantes.

O parlamentar do Rio de Janeiro começou a fazer pouco caso da Comissão da Verdade em voz alta e disse que deveria haver uma comissão da “verdade verdadeira” que incluísse os crimes dos militantes de esquerda. ”Qual dos companheiros matou o Celso Daniel?”, provocou ele.

Em tom de bravata e peitando o grupo contrário à presidência de Feliciano, Bolsonaro perdeu a compostura e disparou: “Se quer queimar a rosca vai queimar, po”, disse, para aplauso de parte dos manifestantes que apoiavam Feliciano.

Assista:

Deputados brigam e quase trocam tapas na Comissão de Direitos Humanos

Um dos momentos mais tensos da sessão de abertura da Comissão de Direitos Humanos por pouco não se transformou numa troca de tapas entre deputados. Jair Bolsonaro (PP-RJ), que já havia batido boca com manifestantes antes do início da sessão, decidiu sentar-se à mesa da presidência, ao lado do presidente Marco Feliciano (PSC-SP).

Leia também

O gesto foi considerado uma provocação por alguns deputados da comissão, já que Bolsonaro é membro suplente.

bolsonaro-queimar-rosca

Deputado Jair Bolsonaro provoca manifestantes durante sessão da Comissão de Direitos Humanos. Parlamentar é um dos principais defensores do pastor Marco Feliciano (Foto: Uol)

Érika Kokay (PT-DF) questionava a legitimidade de Feliciano e se recusava a chamá-lo de presidente, tratando-o apenas como “pastor”. Em resposta, Feliciano cassou a palavra da colega, o que gerou indignação.

Nilmário de Miranda (PT-MG) aproximou-se do presidente e chegou a dar um soco na mesa.

Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Domingos Dutra (PT-AC) passaram a bater boca e quase chegaram a se agredir. O tumulto acabou generalizado.

Assista:

Feliciano nega suspensão dos trabalhos

Depois da confusão, alguns deputados da bancada evangélica sugeriram a suspensão dos trabalhos, mas o pedido foi negado por Feliciano. “Não podemos suspender a votação. Tudo o que eles querem é obstruir”, disse.

O líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), pediu que Feliciano abandonasse a presidência para restaurar a normalidade na comissão, mas não foi atendido. “Essa comissão tem 18 anos e isso nunca aconteceu. O que está acontecendo é a desmoralização da comissão”, criticou.

Apesar dos protesto e do clima tenso, o deputado Marco Feliciano permaneceu calmo e deu prosseguimento à votação de requerimento. Ao todo, foram aprovados, em votação simbólica, sete requerimentos propondo diversas audiências públicas. Ontem (12), a pauta da comissão previa a votação de requerimentos considerados polêmicos, entre eles o plebiscito sobre o casamento civil de pessoas do mesmo sexo e a aplicação de penas para crimes praticados contra heterossexuais.

No final da reunião e cercado por seguranças da Câmara, o pastor Feliciano ironizou os protestos contra ele cantando o trecho de uma música. “É normal isso [o protesto]. [A reunião] foi muito melhor do que esperava. Conseguimos votar todos os requerimentos, com itens que tratam dos direitos do povo, das crianças”, disse Feliciano.

Poder Online e Agência Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 14/Mar/2013 às 09:55

    Depois de tudo isso acho que já podemos sair dos temas: racismo e homofobia pra falar sobre ética, profissionalismo, capacidade e capacitação. A postura do Bolsonaro foi lamentável. Nada profissional, nada respeitosa, nada ética. Ao invés de manter a postura para assim tentar acalmar os ânimos, ele incita ainda mais a confusão e a baixaria. Ele participa e provoca baixaria. Não tem um comportamento que deveria ser esperado de um representante político. A Comissão virou uma briga de vizinhos. Feliciano, independente de religião e do que escreve no twitter, se mostrou totalmente despreparado para o cargo. Não foi democrático, não passou a palavra para quem queria falar, apenas privilegiou aqueles que declaradamente o apoiam. Mostrou desconhecer o criador da Comissão, iniciou os trabalhos sem checar se havia quórum suficiente. Um desastre!

  2. Jackson Postado em 14/Mar/2013 às 10:30

    Pelo o que vejo que são os defensores da agenda gay que fazem a bagunça. Sou a favor do direitos dos gay sem tirar o direito do próximo, mais deveriam aos menos saber conversar, compreendo que a militância gay começou completamente errada com kit gay e uma lei que tirava os direitos das pessoas de pensar ou filosofar sobre comportamentos gays.

  3. Demo Postado em 14/Mar/2013 às 10:35

    E assim, com esta teocracia encapotada, o Brasil está regredindo a uma nova "época de trevas". Religião é isto mesmo, conveniências.

  4. lyra Postado em 14/Mar/2013 às 10:43

    A demonstração pragmatica das situações que nosso país ainda arrasta sob seus passos já tão lerdos. Felicita-me saber que nos distanciamos gradativamente destas situações, pois devemos lembrar que há pouco tempo estávamos em uma ditadura onde este tipo de pessoa/pensamento era a regra comum. Centenas deles. Aos poucos, e graças aos que se dispõem a incomodar e se enfiar nas entranhas do poder, e não parar de gritar até que se faça valer alguma linha da empoeirada constituição, a situação vai se modificando. Mas não é para agora. Nem para amanhã, e muito ainda deve ser gritado, quebrado, revirado. Porque o nível de intelectualidade e conhecimento de Bolsonaro e Feliciano são tão risíveis, que acho estranho como realmente ainda não foram fisicamente retirados dos cargos que ocupam.

  5. rosania Postado em 14/Mar/2013 às 10:43

    penso que se fosse um homssexual,asusmir os evangelicos tambem podiam fazer manifesto então devemos todos respeitar as escolhas e um novo tempo na casa do povo ,parabens Pastor Marcos Feliciano

  6. Luís Fernando Postado em 14/Mar/2013 às 17:38

    Exemplo clássico de projeção.

  7. rodrigo Postado em 14/Mar/2013 às 18:29

    verme, fascista e fdp!

  8. LUIS PAULO Postado em 14/Mar/2013 às 19:02

    GOSTARIA DE SABER PORQUE ESSE DEPUTADO LUNÁTICO INSANO QUE FOI ELEITO PARA ASSUMIR UMA CADEIRA NO PARLAMENTO AINDA NÃO FOI CASSADO. ISSO DEMONSTRA O QUANTO SÃO FROUXAS AS LEIS EM NOSSO PAÍS. MUITOS PODEM DIZER QUE ISSO É LIBERDADE DE EXPRESSÃO MAS NÃO É. ESSE SUJEITO DESRESPEITA TOTALMENTE A LIBERDADE DAS OUTRAS PESSOAS. TIPOS COMO ESSE É QUE SÃO CONTRA A REGULAÇÃO DAS RELAÇÕES, ESPECIALMENTE AS MIDIÁTICAS PORQUE O QUE ELE DEFENDE É O ESDRÚXULO, O GROTESCO E NÃO O DIREITO DA LIVRE MANIFESTAÇÃO.

  9. LUIS PAULO Postado em 14/Mar/2013 às 19:06

    A PROPÓSITO, O DEPUTADO TEM QUE FAZER UMA VISITA NO FONOAUDIÓLOGO PARA APRENDER A FALAR.

  10. Vinícius Martins Postado em 14/Mar/2013 às 19:42

    Só o fato de um cara como Bolsonaro ter sido eleito já mostra que a política brasileira está péssima. Uma pena que o Dutra não encheu a cara de de socos, porque ele realmente merece. Lamentável, é lamentável a política brasileira, em vez de alguém para defender as minorias, eis que elegem alguém para persegui-las e ainda tem uns reacionário como Bolsonaro para piorar tudo. Também deveria ter a petição Fora Bolsonaro, por incitar o ódio às minorias.

  11. João Postado em 14/Mar/2013 às 21:35

    Parabéns a todos que fizeram peso lá! A presença de vocês é de extrema importância para o país!

  12. Rose Postado em 15/Mar/2013 às 00:01

    Como assim Jackson ? Se sente cerceado no seu direto quanto um determinado grupo ganha um direito igual ao seu ? Artigo I - Todos os Homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. - Declaração Universal dos Direitos Humanos- * Por um Estado laico que seja regido pela Constituição e não pela bíblia.

  13. Priscila Postado em 15/Mar/2013 às 00:41

    Rodrigo, você falou exatamente o que eu estava pensando. Instigar a condenação de certo grupo não é direito de expressão, é institucionalização do preconceito... Simples: não aprovam "comportamentos gays", se reduzam ao direito de não aprovarem dentro do seu sistema comportamental-religioso. Ao que tange os direitos e deveres de pessoas que não estão inseridas dentro desse contexto, favor não se intrometer! Ainda temos de brinde um souvenir do Médici: Bolsonaro e sua completa falta de ética e de qualquer senso crítico.

  14. André Postado em 15/Mar/2013 às 07:36

    É totalmente compreensível o destempero das pessoa presente a essa reunião, pois as questões relativas aos direitos homossexuais são legítimas e merecem respeito. Fico indignado quando vejo um parlamentar como esse senhor Bolsonaro que não tem compostura e nem conhecimento de causa e fica esbravejando coisas absurdas e ignorantes. É lamentável a situação nessa comissão, onde o seu presidente é um pastor evangélico com idéias homofóbicas e racistas seja o representante dos direitos das minorias. A luta pela igualdade de direitos continua, essa é apenas mais uma batalha. Continuemos.

  15. Samara Postado em 15/Mar/2013 às 07:40

    eu apoio o Marco Feliciano! Ele não incentiva violência contra homossexuais, mas é contra a violência contra qualquer cidadão. Se alguém bate em um homossexual, deve ser preso porque bateu em um civil e não porque bateu em um homossexual. Além disso, eu tenho o direito de achar certo ou errado a pratica do homossexualismo e querem tirar isso de nós. Na verdade, toda a violência gerada vem da parte dos homossexuais que querem colocar mordaças em nós. Eles já tem direitos como civis e isso basta!!!

  16. Jessica Postado em 15/Mar/2013 às 10:20

    Samara, você é mulher e tem uma lei que serve para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher ( Lei Maria da Penha) se você não sabe.. Essa Lei não te torna privilegiada, você é civil, homossexuais e negros também são civis, e merecem leis que coíbam tal violência, seja verbal ou física! Você é lamentável!

  17. Roland Postado em 15/Mar/2013 às 13:41

    Apoiado Jessica.

  18. rubão Postado em 15/Mar/2013 às 19:16

    BOLSONARO PRESIDENTE DA REPÚBLICA! pra dar um basta nesta agenda gay! querem colocar uma mordaça em nós, querem tolher o nosso direito de criticar esta prática ignominiosa que é o homossexuaLISMO! os gays já possuem os mesmos direitos de qualquer cidadão. no entanto, não estão satisfeitos, querem ser "cidadãos de primeira categoria", em decorrência da sua fantasia sexual! é a primeira vez na história que se vê fantasia sexual ser criadora de movimento político! já chega desta palhaçada!

  19. Estevão Pacheco Postado em 15/Mar/2013 às 23:51

    Eu apoio esse pastor!

  20. Julio Postado em 16/Mar/2013 às 01:07

    Ele é um enrustido, não tem segurança sobre sua sexualidade, é um conflito interno de não aceitação de si mesmo, por isso tem ódio de homossexuais. Coitado.

  21. Robson Ferraz Postado em 16/Mar/2013 às 09:58

    Samara, o que a Jessica fala define bem a questão. Você gostaria de passar na porta de uma igreja e escutar que graças a mulher o homem caiu em perdição e a mulher é a desgraça e o pecado? Acho que os homossexuais não querem amordaçar ninguém, só não querem ouvir, o que é de costume, que são uma aberração, um desvio de comportamento. Ser amparado pela lei não torna ninguém privilegiado e sim cidadão. Agora imagina se eu te batesse por um único motivo, você é cristã e eu não gosto de cristãos? Perceba a via de mão dupla que você se posiciona? Imagine se um dia um governante muçulmano assuma nosso país e decida acabar com os cristãos? Eu respeito seu direito de ser cristã, respeito os judeus, muçulmanos e outras religiões, mas sobre tudo Samara, te respeito por mulher e acredito sim, que você deveria ter mais direitos enquanto na condição de mulher, seja homossexual ou heterossexual. Agora se você me disser que estou errado, sou obrigado a crer que posso tirar seu direito a voto, sua capacidade de vender bens sem o consentimento de seu marido e sua livre circulação noturna.

  22. João Carlos Postado em 17/Mar/2013 às 12:40

    Deus abençoe esses homens de coragem pra combater essas aberrações. querem nos empurrar isso guela abaixo, todos somos iguais perante a lei, não precisa de lei que previlegio um determinado segmento.

  23. Tiago Ferreira Postado em 17/Mar/2013 às 21:11

    que elegância...

  24. jaqueline Postado em 18/Mar/2013 às 09:17

    Que lástima os argumentos dessa senhora samara apoiado jessica.

  25. Julio Cesar Postado em 18/Mar/2013 às 21:27

    Triste, deprimente, totalmente sem noção... não se questiona se o partido PSC irá ter a comissão ou não, mas se questiona a legitimidade de uma pessoa despreparada, petante, TOLA, fraca, que realmente não tem condições técnicas para exercer o cargo... a visão do referido presidente da comissão está nublada pelos dogmas de sua religião a qual contamina suas escolhas... assim seria interessante que tivesse acima de tudo capacidade técnica para isso, sei de diversos outros cristãos que possuem capacidade técnica para isso e acredito sim que Deus pode levantar pessoas bem melhores para o referido cargo dentro do PSC... fica a minha manifestação.... principalmente de desapontamento com essa nova liderança evangélica do país... a qual com todo o respeito não honra em nada aos antigos os quais eu conheci...

  26. beto Postado em 23/Mar/2013 às 20:05

    o que importa é que já existem leis na nossa constituição para proteger contra agressões ao ser humano...não precisamos de mais leis protegendo e privilegiando algumas pessoas....o que não falta neste pais é LEI...o problema é cumpri-las....

  27. Marques Postado em 24/Mar/2013 às 17:21

    Acho que o juízo final já está chegando! E o demônio já lançou falsos profetas na tentativa de arrebanhar os seres vis, que não conseguem reconhecer através do coração, que são egoístas, ignorantes, pobres de espírito e de humanidade perante o outro. Cuidado, defensores sem cérebro desses facistas camuflados, pois a vocês, sobrarão as dores de quem não fez diferença nenhuma sobre a terra.

  28. RICH Postado em 30/Mar/2013 às 17:16

    -DE FATO, FOI UMA ATITUDE INFANTIU. PORÉM, DEIXO OS MEUS PEDIDOS DE DESCUPAS A FAVOR DAQUELES QUE SÃO DE ACORDO COM OS PRECEITOS DE DEUS! O DEPUTADO DEVE CONTINUAR NO CARGO. POIS O MESMO É CONTRA AS COISAS QUE CONTRARIA A VONTADE DE DEUS!!!

  29. MARCIO Postado em 30/Mar/2013 às 17:53

    - ISSO DEMOSTRA QUE ELE É HUMANO. SUJEITO A FALHAS. PORÉM CONCORDO COM ELE. SE O CARA QUER CASAR COM OUTO QUE CASE. PORÉM ISSO É ERRADO AOS OLHOS DE DEUS!!!!!!!!!!

  30. RICH Postado em 30/Mar/2013 às 18:02

    Concordo com Marcio. Deus não aceita essas coisas

  31. André Menezes Postado em 06/Apr/2013 às 10:43

    Para um Brasil decente Jair Bolsonaro pra presidente!

  32. Marcio Postado em 09/Apr/2013 às 21:48

    - CONCORDO COM BOLSONARO. SE O CARA QUER CASAR COM OUTO QUE CASE. PORÉM ISSO É ERRADO AOS OLHOS DE DEUS!!!!!!!!!!

  33. Tiago Rodrigues Angelo Postado em 17/Apr/2013 às 12:32

    Mermão, a comunidade gay já tem seus direitos contemplados pela nossa constituição, o que é JUSTO, já que são cidadãos como eu e que pagam seus impostos! Não entendo o porque de tanta confusão. O que lhes falta mais? Tem muitos querendo a implementação do tal sistema de educação que trata da homossexualidade, e brigam muuito por isso, e, não vejo nos tais representantes, interesse de que essa nossa "EDUCAÇÃO DEFASADA" realmente melhore. Parece que o que realmente importa pra tais pessoas, é apenas o despertar de tal sexualidade e nada mais.

  34. PAULO ROBERTO ARGUELLES DA COSTA Postado em 06/Jun/2013 às 12:08

    EU NÃO VOTO EM NINGUÉM , MAS EU ACHO MUITO ERRADO QUE TODA VEZ QUE TENHA UMA REUNIÃO DOS DIREITOS HUMANOS TENHA UM BAGUNÇA PROVOCADA POR GRUPOS DE GAYS QUE QUEREM RESPEITO MAS NÃO SE DÃO RESPEITO!E GOSTARIA DE AVISAR PARA ESTE SR DOMINGOS DUTRA QUE AO INVÉS DE FICAR BRIGANDO COM O TAL FELICIANO. VAI CUIDAR DA MISÉRIA DO ESTADO DO ACRE QUE É UMA VERGONHA AO INVÉS DE PROMOVER A IMORALIDADE E BAGUNÇA! VERGONHA NACIONAL!!!

  35. Henrique Postado em 08/Jul/2013 às 21:17

    Eu coloco em dúvida a masculinidade do "bolsonaro" com sua excessiva preocupação ou seu sentido de ser ofendido com a homossexualidade alheia. Deve ser algum problema antigo, mal resolvido durante a sua existencia. Em qual antro, covil, em que porta de botequim a 'coisa' bolsonaro ouviu falar que o homossexual é um doente à espera de tratamento psicológico. Vá estudar "nobre deputado". Os mais antigos, talvez a sua avó, já diziam que a homossexualidade é mais antigo que andar a pé. Deixa de ser burro. Adquira mais conhecimento!