Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 01/Mar/2013 às 15:26
7
Comentários

O homem por trás dos boatos de que Hugo Chávez morreu

O homem por trás dos constantes boatos de que o presidente venezuelano Hugo Chávez está morto ganha voz ativa na imprensa mundial

Um panamenho adepto de teorias conspiratórias tem-se dedicado a trolar os chavistas.

O artigo abaixo, de Adam Clark Estes, foi publicado originalmente no site Atlantic Wire.

Na quarta-feira à noite, um dos postos mais obscuros do império CNN informou que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tinha morrido, citando uma fonte panamenha, Guillermo Cochez. A CNN Chile relatou muito claramente: “Hugo Chávez está morto.” A notícia em si, se for verdade, não é inacreditável. O político vem lutando com o câncer já há algum tempo e está fora dos olhos do público por meses. Chávez não pôde nem comparecer a sua posse própria. Menos de uma semana atrás, o governo venezuelano deu a má notícia de que Chávez não estava melhorando. Ele sofre de problemas respiratórios depois de voltar de Cuba, onde foi submetido a uma cirurgia contra o câncer pela terceira vez.

hugo chávez morto foto falsa

Não é difícil forjar uma foto como esta (Obs: Foto Falsa de Hugo Chávez morto)

Chávez está realmente doente, e todo mundo sabe disso. Mas Guillermo Cochez também é indiscutivelmente um teórico da conspiração. Mais cedo nesta quarta-feira, Cochez – e apenas Chochez – informou que Chávez tinha tido morte cerebral em 30 de dezembro. Cochez disse que Chávez estava sendo mantido em suporte de vida e, mais tarde, citando fontes do governo venezuelano, acrescentou que suas filhas haviam finalmente decidido desligar os aparelhos. Cochez vem, essencialmente, trolando os venezuelanos. “Desafio o governo venezuelano a provar que estou errado, e apresentar o presidente Chávez para que se saiba se o que eu digo é a verdade ou uma mentira”, disse à CNN chile Cochez. Chile.

Leia também

Devemos acreditar no cara que está desafiando o governo venezuelano a provar que ele está errado?

A foto que aparentemente mostra Chávez lendo um jornal de 14 de fevereiro sugerem que não. Nela o líder bolivariano aparece deitado na cama, sorrindo, com suas duas filhas a seu lado. Claro, não é tão difícil com um photoshop botar um novo jornal em uma foto antiga de Chávez, e o governo venezuelano não é totalmente inexperiente com propaganda. Mas, novamente, isso nos leva para o território da teoria da conspiração. De resto, esta não é a primeira vez que um rumor sobre a morte de Chávez irrompe na internet. Por ora, a coisa mais segura é assumir que Chávez está realmente muito doente.

É, naturalmente, possível que ele tenha morrido, e que o governo esteja mantendo em segredo, como Cochez sugere. Mas é também possível que Cochez esteja encharcado de teorias conspiratórias. Um indício sério disso é que – até o momento em que este texto é escrito – nenhum dos outros escritórios da CNN ao redor do mundo tinha comprado a história. Como este blogueiro, provavelmente eles estão esperando por uma segunda fonte para confirmar o rumor.

Diário do Centro do Mundo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Lucas Tozze Postado em 01/Mar/2013 às 17:24

    http://cdn.11noticias.com/imagen_nota/imagenes/chavez_locke1.jpg Aqui está a foto original e a foto photoshapada de Hugo Chávez

  2. Jose Postado em 01/Mar/2013 às 20:51

    Tenho orgulho de viver no mesmo tempo que o herói Hugo Chavez, o homem que mudou o continente e fez a América do Sul independente. Espero que ele se cure e fique bem, mas já está eternizado assim como Che, Fidel, Raul e todos os heróis libertadores da nossa tão sofrida América Latina. VIVA CHAVEZ!!!

  3. Mardson Machado Postado em 02/Mar/2013 às 21:12

    Já perdi as contas de quantas vezes mataram Hugo Chavez.

  4. Chico Postado em 05/Mar/2013 às 18:28

    Era conspiração, hein? Vocês habitam Marte, cara!

  5. Rodrigo Teixeira Postado em 06/Mar/2013 às 06:38

    Poiszé, ficou feio chamar o cara de mal intencionado...

  6. André Luis Lenz Postado em 06/Mar/2013 às 19:13

    André Luis Lenz ... postado no FACEBOOK ... 28 de fevereiro Se ha ido ... Alguien lloró ? https://www.facebook.com/photo.php?fbid=546909762009230&set=a.100477966652414.909.100000706325752&type=1&theater NOTA: Não existe nenhuma outra foto de Hugo Chaves morto, a não essa dai, que por sinal era "falsa".

  7. Roberto Postado em 10/Mar/2013 às 14:16

    Nossa....essas teorias da conspiração estão cada vez mais realistas!