Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Direitos Humanos 26/Mar/2013 às 09:50
23
Comentários

Anistia Internacional exige substituição de Marco Feliciano

Anistia Internacional diz que Marco Feliciano é “inaceitável” e pede sua substituição da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal

A sede brasileira da Anistia Internacional, movimento global em prol dos direitos humanos, publicou nesta segunda-feira (25) uma nota pública sobre a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. No comunicado, a organização se declara preocupada com a indicação de Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão e pede para que o “equívoco” da nomeação do pastor seja reparado. De acordo com a nota, a escolha de Feliciano é “inaceitável” devido a suas posições preconceituosas.

marco feliciano anistia internacional

“É grave que Marco Feliciano tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome” (Foto: Agência Brasil)

Feliciano, que assumiu a presidência da CDHM no início de março, tem sido alvo de protestos de diversos setores da sociedade por suas declarações consideradas racistas, machistas e homofóbicas. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, é uma das personalidades que já se manifestou sobre o caso, pedindo que Feliciano ouvisse a seus opositores. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, prometeu na última quinta-feira (21) que uma decisão sobre a presidência da Comissão seria tomada nesta terça-feira (26).

Leia na íntegra a nota da Anistia Internacional Brasil:

A Anistia Internacional vem a público expressar sua preocupação com a permanência do Deputado Marco Feliciano na Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, mesmo após enorme mobilização de diferentes setores da sociedade brasileira, especialmente daqueles ligados às lutas pelos direitos de populações tradicionalmente vítimas de intolerância e violência, solicitando a sua substituição.

A Comissão de Direitos Humanos é uma instância fundamental para a efetivação das garantias de cidadania estabelecidas na Constituição. É essencial que seus integrantes sejam pessoas comprometidas com os direitos humanos e possuam trajetórias públicas reconhecidas pelo compromisso com a luta contra discriminações e violações que continuam a fazer parte do cotidiano da sociedade brasileira.

Leia também

As posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres, expressas em diferentes ocasiões pelo deputado Marco Feliciano, o tornam uma escolha inaceitável para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Proteção de Minorias. É grave que tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome.

A Anistia Internacional espera que os(as) parlamentares brasileiros(as) reconheçam o grave equívoco cometido com a indicação do Deputado Feliciano e tomem imediatamente as medidas necessárias à sua substituição. Direitos fundamentais não devem ser objeto de barganha política ou sacrificados em acordos partidários.

Anistia Internacional Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Hallan Batman Postado em 26/Mar/2013 às 15:01

    A movimentação (de sofá ou verdadeira) do povo faz mesmo alguma diferença, ou é preciso alguém de fora pra colocar as coisas no lugar?

  2. Joilson Postado em 26/Mar/2013 às 20:51

    Anistia internacional segue padrão global em que segundo seu posicionamento o que fica claro é sua opção pelo estabelecimento da ditadura gay e qualquer que discorde é taxado de homofóbico e se for religioso (cristão) fica bem pior. Respeitem o direito a democracia, pois temos varios problemas no Brasil e a intervenção da anistia internacional faz o que? Cosegas no governo e na sociedade a sensação de que alguém vela por nós, ledo engano.

  3. Ismael Postado em 26/Mar/2013 às 21:53

    Pô Joilson "ditadura gay"? Cala a porra da tua boca e para de falar merda, cara. Fora já o estelionatário e mentiroso pastor evangélico Marcos Feliciano!!

  4. Rafael Postado em 26/Mar/2013 às 22:00

    huahuahauha ditadura gay... para de cagar pela boca seu animal...

  5. Pedro Lopes Postado em 27/Mar/2013 às 06:30

    Ditadura gay? Caramba, você deveria estudar história cara. Analise a história do movimento gay e a história da religião e você compreenderá (ou não) quem de fato sempre quis impor a "verdade absoluta". A palavra "absoluto" me soa muito mais ditatorial do que a palavra "direitos aos homossexuais e demais minorias".

  6. José de S.B.Sobrinho Postado em 27/Mar/2013 às 06:57

    Será que a Anistia posicionou-se algum dia, PEDINDO JUSTIÇA NO CASO CELSO DANIEL? Ou ela só serve para atender pedidos de extremistas, intolerantes e radicais? Esperem sentadinhos, porque Marco Feliciano NÃO DEVE NUNCA, sujeitar-se aos caprichos de vocês, que só pensam em mão única na defesa de direitos das "minorias"

  7. Keli Postado em 27/Mar/2013 às 07:10

    Respondendo ao Hallan Batman... Provavelmente sim. A Lei Maria da Penha, por exemplo, é oriunda de um pedido de socorro da própria Maria contra o despotismo misógino do Brasil à Anistia.

  8. Milton Postado em 27/Mar/2013 às 07:41

    Ditadura gay? Tem gente maluca neste mundo!

  9. Binho Mendes Postado em 27/Mar/2013 às 08:13

    É como uma facada na alma ouvir certos comentários. Um pouco mais de imaginação e posso me sentir na Jerusalém dos anos 10 D.C. É realmente impressionante que nos dias de hoje, haja espaço para discussão sobre esse tipo de assunto. Ainda existe pessoas que "seguem" (porra nenhuma) as escrituras de um livro arcaico e manipulador de um deus - com D minúsculo mesmo - cruel e sem coração para com os irmãos gays, negros, mulheres; mulheres??? kkkkkkkk Eu tenho mesmo que incluir as mulheres aqui!?! É incrível!!! Eu não sei o que é Deus, mas sei o que ele não é! E ele não é esse tal, da bíblia, um galego de olhos claro em pleno oriente médio médio... Será que esse povo não se toca que esse deus do cristianismo é tão real quanto o coelho da páscoa. Aliás, o coelho da páscoa representa muito bem a figura de ser inexistente. Muito apropriado, eu diria. O Marco Feliciano sabe quem esse deus não existe pode ter certeza, pois, se acreditasse, temeria pelas barbáries que prega, fala, faz... Chega desse lixo... Fora Marco Feliciano fora todos os religiosos do congresso nacional. Os ideias religiosos não podem se fazer valer na política dos homens.

  10. juliano ferreira Postado em 27/Mar/2013 às 10:37

    até quando isso vai ficar assim, até quando a presidente dilma vai ficar assim, tudo bem que a assuntos mais importantes a serem tratados, mas tb nao pode deixar de lado essa cituaçao. dilma como presidente tem que tomar uma posiçao e bater o martelo e acabar com isso tudo ja ta indo longe de mais isso nao pode continuar. presidente nao sei se a senhora vai ler isto se isto vai chegar até a senhora mas pelo amor de deus e todos, tire o feliciano de onde ta por favor ele nao pode continuar

  11. SOFIA Postado em 27/Mar/2013 às 16:40

    E isto o que deu o pais não investir em educação durante séculos , não estimular o pensamento critico e autonômo, não possuir uma legislação que distingue o que é religião e o que é seita. Resultado um bando de fanaticos, que não tem outra coisa na boca que deus, jesus , são ignorantes feito portas, elegem uma criatura estupida que reflete a imagem do pensamento limitado deles e consequentemente intolerante. Pseudo-Religioso que instrumentalisa a religiao e a biblia até que são aceitavéis, pois é o fundo de comercio dele, mas permitir que esta anta-deputado que conta com o apoio de fanàticos que ele lidera pra defender suas idéias da idade média ao invés de defender a Constituição do pais é um pouco demais. Impeachment nesta besta !

  12. Breno Postado em 27/Mar/2013 às 19:04

    Muito obrigado pastor marco feliciano por ser mais uma piada no cenário religioso e agora poliítico. toma vergonha na cara seu mau carater. me da asenha do seu cartao de credito que vou comprar papel higienico pra vc limpar sua boca, seu merda.

  13. maryna Postado em 27/Mar/2013 às 19:04

    e muito engraçado nao aceitar gay ou lesbicas e racismo e fala mal de DEUS nao e o deputado jea ex bbb fala absurdos da biblia e povo de DEUS e ngm faz nada isso sim e um absurdo #aff!! :(

  14. Letícia Drummond Postado em 27/Mar/2013 às 19:14

    Mas só vale o pensamento de alguns? Porque fora os religiosos? Só podem fazer parte os homossexuais? Vocês precisam abrir logo o jogo. Devem declarar logo que somente o desejo de uma minoria vale. Marco Feliciano certamente não é uma pessoa ideal pra ocupar o cargo em que está, mas Jean Willys por exemplo, também não me representa. E aí como faz? O que vale é apenas o anseio dos gays? Já li ofensas demais em relação aos religiosos, e olhe que eu NÃO sou religiosa, não sigo nenhum preceito de nenhuma instituição religiosa, mas a histeria de alguns sobrepõe o direito de pelo menos se expressar de outros. Berram e esperneiam por um direito que parece estar assumindo uma urgência maior do que outros problemas gravíssimos que assolam o país. O que realmente está por trás dessa histeria que a mídia está incitando? Me parece algo bem mais podre do que estão expondo na superfície...

  15. ARTHUR Postado em 29/Mar/2013 às 13:01

    infelizmente vc é um babaca,Binho mendes,vc não tem respeito pela opinião dos outros e quer que os outros tenha pela sua?! Vc tem q lutar pelo um direito que é seu,mas nunca pelo que é dos outros.cada um pensa de um jeito,sabemos que não devem existir preconceito,mas vamos crucificar pessoas que não gostam das outras, não!!! todos somos iguais perantes as leis,e perante Deus!!!a tinha me esquecido, nosso Deus não existe pra vc!acho que vc foi desenhado por algum artista,ah deve ter sido o bob marley,o algum filosofo,infelizmente o mundo está assim cheias de pessoas preconceituosas uma dela é vc,pois vc acha que todas pessoas deveriam ser iguais,ou ter o mesmo direito,cada pessoa busca sua moral,isso é individual independente de sexo,ou classe ou cor!! UM ABRAÇO MEU AMIGO, PARA DE FALAR BESTEIRA!! EU NÃO SOU NIGUEM MAS RESPEITO QUEM DEVE SER RESPEITADO!!

  16. Paulo Postado em 30/Mar/2013 às 13:35

    Realmente esse cara com suas opiniões racistas e homofobicas causam medo e desespero na sociedade quero ver quando os cidadões gays e negros se revoltarem e resolvem fusilar esse cara

  17. Fabiam Postado em 30/Mar/2013 às 20:06

    Fico impressionado com alguns folclóricos que surgem na postagem do" Pragmatismo Políticio". Mais uma vez temos aqui o nosso amigo Joílson, que depois de postar sobre " a prática de felação dos gregos e romanos pelos recém nascidos" têm-se agora um novo regime de governo para um suposto golpe, a Ditadura Gay... ahahahahaha!!!!!!!!Quanta bobagem, estúpidez e grosseiria. Bem que se diz, que nas redes sociais que cada um escreve a "merda" em que acredita!!!!!

  18. geraldo Postado em 03/Apr/2013 às 12:07

    Mas o Senhor Marcos Feliciano naõ é racista,antes de jugar temos que realmente verificar o que realmente esta acontecendo;também sou gay e naõ jugo sem antes de sair o benedito concreto....

  19. Monique Cantuário Postado em 04/Apr/2013 às 16:39

    hahahaha.. eu ri de "Ditadura Gay"... Esse cara não sabe realmente o significado da palavra DITADURA! E outra, o lance é que ele discrimina os direitos das mulheres, homossexuais e negros! Esse homem é contra tudo o que os Direitos Humanos defendem!

  20. WicCaesar Postado em 04/Apr/2013 às 23:29

    Ele não é racista não, Geraldo. Os negros são mesmo amaldiçoados por natureza. -_-' (/ironia) Vai estudar.

  21. LIMA Postado em 18/Apr/2013 às 21:45

    "Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?" (Provérbios 1 : 22)

  22. Eliana Postado em 05/Jul/2013 às 18:02

    Esses crentes falam em ditadura gay por não ter outro argumento. São limitados, mal intencionados e burros. Repetem o que o pastor falou simplesmente por não terem capacidade intelectual de sequer investigar o que está sendo dito.