Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Democratização Comunicação 21/Feb/2013 às 12:26
7
Comentários

Vitória da censura: justiça impede paródia à Folha

Vitória da vergonha: Folha consegue manter censura do blog Falha de S.Paulo

Por Felipe Rousselet, em seu blog

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu nesta quarta-feira ,20, que o blog Falha S. Paulo deve continuar fora do ar. O blog, criado pelos irmãos Mário e Lino Bocchini, era uma divertida paródia do jornal Folha de S.Paulo e brincava com os recorrentes erros da publicação.

censura blog falha folha

Sátira do blog Falha de S.Paulo, retirado do ar pela justiça após ação do grupo Folha (Foto: Reprodução)

A decisão de manter a CENSURA ao Falha de S.Paulo deixou de lado todo o debate sobre liberdade de expressão e se baseou apenas nas leis de Mercado. O desembargador Edson Luiz de Queiróz manteve o blog fora do ar com a justificativa da similaridade entre o nome Falha de S.Paulo e a marca registrada pela Folha de S.Paulo.

Além de um caso óbvio de censura judicial, a manutenção da CENSURA ao Falha de S.Paulo abre um precedente perigoso para a liberdade de expressão, principalmente em relação a sátira e a ironia.

Por exemplo, que se cuide o programa Pânico da TV, exibido pela TV Bandeirantes. Ao satirizar novelas da Globo, o humorístico costuma utilizar-se do mesmo recurso utilizado pela Falha de S.Paulo. Um quadro que faz uma paródia da novela Salve Jorge, da TV Globo, chama-se Salve George. Todo cuidado é pouco de agora em diante. A não ser que o que se fez com a Falha só seja utilizado contra veículos de comunicação que não se alinham à pauta dos veículos de comunicação dominantes.

Leia também

Este blogueiro faz coro as palavras do relator especial da ONU para a liberdade de expressão, Frank La Rue, sobre o caso Falha x Folha: “É interessante esse uso da ironia que vocês fizeram usando as palavras Folha e Falha. Uma das formas de manifestação mais combatidas hoje em dia, e que deve ser defendida, é o jornalismo irônico”, disse em visita ao Brasil.

Este julgamento transformou uma questão de liberdade de expressão em um debate comercial com um único objetivo: calar os críticos do jornalão da família Frias. Ou alguém consegue ser ingênuo o suficiente para acreditar que o que incomodou a Folha foi a questão comercial, a similaridade do seu nome com o domínio de um blog sem nenhuma publicidade ou outra modalidade de retorno financeiro?

A vitória da Folha é a vitória da CENSURA. Mas para um veículo de comunicação que colocava seus carros à disposição dos órgãos repressores e que hoje em dia ainda diz que vivemos naqueles dias uma ditabranda, isso não deve representar muita coisa.

Recomendados para você

Comentários

  1. Alexandre Postado em 21/Feb/2013 às 12:46

    Essa é a dupla moral de democrâcia e liberdade de expressão, eles podem tudo inclusive publicar mentiras, e se alguém questionar será taxado como agente de censura e contra a liberdade de imprensa, agora quando os críticam eles mudam de lado rapidinho e partem para censura judicial com N argumentos, pimenta nos olhos dos outros é refresco, e isso descreve bem esse caso.

  2. Rodrigo Balbino Postado em 21/Feb/2013 às 14:24

    E depois a ditadura e repressão estão numa ilha do Caribe...jornal da direita derrotada brasileira.

  3. Ismael Postado em 21/Feb/2013 às 16:57

    Curioso: não vejo nenhum comentário dos críticos do PT ou de Cuba. A censura só acontece quando a crítica é contra o PIG. A Folha é a Falha escrita de S. Paulo.

  4. Anti-Censura Postado em 21/Feb/2013 às 19:40

    Postei mensagens na versão em portugues do blog da Yoani. Eram mensagens questionando - e não trollando - coisas pró-Cuba. Apesar de serem questionamentos contrários às opiniões dela, não quis em hipótese alguma desrespeitar, apenas saber, conhecer. Deletaram. Agora pensem bem... censura no blog da Yoani Sanches? Hummmm... Quem quiser comprovar, acesse: http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/?p=2107&cpage=3#comment-25845 (Peço que se postar lá questionamentos, façam como eu fiz e respeitem, sem trollagem)

  5. Rodrigo Teixeira Postado em 22/Feb/2013 às 05:58

    Acho engraçado que quando abrem uma petição pra cassar o registro de psicólogo do Malafaia por algo que ele disse na televisão como pasto, a defesa da liberdade de expressão acaba. Olha que estou falando isso e sou ateu hein !!! O que estão fazendo com o blog é uma violência, e a sociedade civil não pode se calar. Porém vamos também fazer uma reflexão e para refletir se talvez essas coisas ainda aconteçam no Brasil e no mundo (vide o wikileaks) por que no fundo no fundo não somos tão contra a ditadura assim quando quem está na posição de questionado e agredido, somos nós.

  6. Yure Costa Postado em 22/Feb/2013 às 07:53

    Sou aluno do curso de Direito, e juro para vocês que a cada dia, a cada aula, fica mais claro a necessidade de debater os “direito fundamentais” da constituição federal. Comecei a estudar Penal e a cada palavra proferida pelo corpo docente, serve como uma espécie de soco, ou um insulto do tipo, engula OTÁRIO. Diante dessa e outras censuras que esse e outros blog’s, texto’s e comentário’s sofrem, e é obvio como a LIBERDADE DE ESPRESSÃO E A DEMOCRACIA DO BRASIL, se comportar. E a constituição federal é perfeita no seu texto. IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; O que não podemos é só comentar e necessário agir de todas as formas... Grato. Yure Costa

  7. Luan Kirchhoff Postado em 04/May/2013 às 09:31

    O Capital tem poder sobre a Justiça... não interessa a constituição... o que interessa é o poder econômico de contratar o advogado com mais capacidade argumentativa que consegue, através das brechas da Lei, o poder de censura.