Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Rede Globo 06/Feb/2013 às 11:39
44
Comentários

'Homenagem' do Fantástico aos mortos de Santa Maria é oportunista e deprimente

É inacreditável que alguém da produção do Fantástico realmente tenha pensado que isto seria uma “homenagem”, ainda mais com uma canção que nada tem a ver com a tragédia de Santa Maria

Regis Tadeu

Em pouco mais de um minuto e meio foi escrita mais uma página vergonhosa da história da TV brasileira.

O vídeo que você pode assistir no final deste post foi ao ar domingo passado no Fantástico e é desde já uma das coisas mais deprimentes não só da história da música brasileira e da TV ao mesmo tempo, mas também uma das mais nauseantes demonstrações de oportunismo sórdido e barato de todos os tempos.

artistas fantástico santa maria globo

‘Homenagem’ musical do Fantástico aos mortos de Santa Maria é um total desrespeito (Foto: Reprodução)

Como se não bastasse todo o sofrimento decorrrente da tragédia de Santa Maria (RS), algum “ser iluminado” teve a inacreditável ideia de fazer uma espécie de “We Are the World” em ‘tributo’ aos mais de 235 jovens mortos na boate Kiss.

Não posso acreditar que a produção do programa não tenha ficado profundamente embaraçada com o resultado final desta “homenagem”, da qual participaram como cúmplices Sandy, Luan Santana, Seu Jorge, Michel Teló, Paula Fernandes, Sorriso Maroto, Naldo, Tchê Garotos e Fernando & Sorocaba, que simplesmente assassinaram “Por Enquanto”, composta por Renato Russo e popularizada por Cássia Eller. Todos com a típica cara “meus Deus, o que estou fazendo aqui?” e pior: fingindo tristeza. Pior do que a tristeza em si é fingir que se está triste…

O curto vídeo tem duração suficiente para se tornar um troço constrangedor e absurdamente desafinado. Está claro que cada um dos “cúmplices” está cantando a música em seu próprio tom como se estivesse em um “karaokê de velório” de alguém que não conhecia e depois cada imagem foi pessimamente editada, resultado de uma produção bizarra. Cada um dividiu a métrica da letra de um modo diferente e o tempo de interpretação foi o que deu na telha dos envolvidos. O resultado foi a tentativa de criar “duetos”, o que resultou em uma aberração sem precedentes na história musical da TV brasileira em todos os tempos.

Leia também

É inacreditável que alguém da produção do programa realmente tenha pensado que isto seria uma “homenagem”, ainda mais com uma canção que nada tem a ver com a tragédia. Está claro também que tudo foi gravado com uma enorme pressa, montado de qualquer jeito – em vários momentos as vozes não “batem” – e jogado no ar com aquele sentimento de “seja o que Deus quiser”. Também tenho certeza de que vários artistas convidados recusaram o convite para participar deste ato desrespeitoso. Ponto para eles na escala de hombridade…

Se eu fosse familiar de qualquer jovem que tenha morrido na tragédia, pensaria seriamente em processar a TV Globo por “atentado ao respeito humano” ou algo do tipo. Seria muito mais bonito e verdadeiro se mostrassem as imagens dos artistas fazendo um minuto de silêncio dentro do programa. É claro que ninguém pensou nisto. Afinal, quanto vale um minuto do Fantástico na tabela de anúncios publicitários? Seria jogar dinheiro fora, né? Pelo amor de Deus, que falta de sensibilidade!

Peço sinceramente aos meus amigos que jamais – repito: JAMAIS! – ousem fazer algo deste tipo quando eu morrer. Caso contrário, voltarei para assombrar a vida de cada um…

Por favor, tente assistir ao vídeo abaixo sem vomitar

Yahoo!

Recomendados para você

Comentários

  1. Luciano Postado em 06/Feb/2013 às 12:01

    Realmente a música não tem muita coisa a ver não, rsrsrsrsr Poderia er usado outra mais adequada.

  2. Thiago Postado em 06/Feb/2013 às 12:03

    A tentativa de copiar os americanos foi nojenta.

  3. Cristiane Postado em 06/Feb/2013 às 12:05

    Ridículooo, sem noção e respeito com os familiares das vítimas :/ Pior que ainda vai dar ibope, pq mta gente vai assistir! Sensacionalismo às custas da desgraça!

  4. raissa Postado em 06/Feb/2013 às 12:10

    A RBS quem fez essa coisa tosca, aprovada com louvor pelo bairrismo riograndense!

  5. Sarah Postado em 06/Feb/2013 às 12:27

    Espera aí. Acho realmente a globo ridicula, manipuladora e tudo mais. Mas os artistas não podem realmente sentir, se entristecer? Não entendi a "falta de respeito" com os familiares. Por que não vale? Porque não está editado bem o suficiente? porque não está afinado o suficiente? Sinceramente, "matar" a música, estragar a canção é o de menos. O Brasil sofreu uma grande perda e se eu, que nada tenho a ver diretamente com alguma vitma, sinto muito, me entristeço. Por que o Luan Santana não poderia? ( Não gosto de Luan Santana nem do genero de musica dele, a questão aqui é outra) Enfim. acho que já ta bom de criticas e polemicas em torno dessa catastrofe. Acho que todos precisam de descanso e paz disso.

  6. Carolina Postado em 06/Feb/2013 às 12:35

    Eu achei que a música até tem a ver com o contexto. Mas ficou a interpretação/edição ficou um lixo. E Michel Teló aparecendo em alguma coisa já faz com que esta perca toda a seriedade. Em mim, pessoalmente, provoca até uma sensação de mal estar. O que me entristece é que agora vamos perder mais um tempo falando disso, querendo "consertar" bares, boates e etc., e vamos demorar um pouco mais ainda pra enxergar aquilo que realmente faz diferença. Acho que as perguntas principais são: "Por que o dono da boate não se importou com a segurança e o bem estar dos clientes? Será que isso é culpa de quem, em primeiro lugar? Do governo que não fiscaliza, ou de nós mesmo que não cumprimos as leis?" / "Por que o segurança que estava do lado de fora não pode confiar nas pessoas e teve que primeiro barrá-las? Será que é porque nós somos honestos e a culpa é falha só do segurança, ou não?" Eu acho que é por aí o foco. Os governantes somos nós, os donos de boate somos nós, a globo somos nós. Impossível seria de outra maneira. Não podemos esquecer disso.

  7. PAG Postado em 06/Feb/2013 às 12:36

    falta de respeito total com os que nos deixaram e com os parentes, só a tranqueira da globo pra fazer este tipo de coisa, agora só falta a porcaria do bbb, opinar e dizer que tambem sentem muito. desliguem nos geradores e fiquem fora do ar pelo menos 24 horas.

  8. pag Postado em 06/Feb/2013 às 12:40

    retiro as palavras tranqueira

  9. zavo Postado em 06/Feb/2013 às 12:57

    Também né só cantores de primeira qualidade cantando né, além do lixo de edição e do desrespeito descomunal feito pela globo, jamais em meu velório gostaria de ver uma homenagem com esses artistas medíocres.

  10. Màat Postado em 06/Feb/2013 às 14:34

    eita, eita... Rede Globo decepciona. Assim não dá, né? Tá na hora de ACORDAR, meu povo!!!! Basta desse sensacionalismo sem desnecessário em fatos que não são bem explorados.

  11. Eduardo Postado em 06/Feb/2013 às 15:03

    Que bosta !!!!

  12. DIRCEU PASSOS JUNIOR Postado em 06/Feb/2013 às 16:37

    O Fantástico e a Rede Globo estão decadentes. Diferente dos canais Globo News, GNT e Multishow que cresceram e muito nos últimos anos, a Globo só regrediu e é capaz de surpreender mais uma vez, mostrando um video tao desrepeitoso e medíocre.

  13. Norberto Postado em 06/Feb/2013 às 17:08

    Deve ter saído da mesma cabeça que criou aquela campanha do movimento Gotadágua... Que "merdonho"!!!

  14. clarissa Postado em 06/Feb/2013 às 18:05

    RIDÍCULA, ABSURDA! Vi isso e fiquei apavorada ao nível que a RBS/Globo chegaram, oportunismo total, tentar aparecer e tirar proveito de um tragédia que abalou tanto minha cidade é uma coisa horrenda.

  15. Cida Postado em 06/Feb/2013 às 18:35

    Michel Teló, Luan Santana entre outros, é muita gente ruim junta! Que porcaria, que falta de respeito!QUE MERDA!!!!!

  16. Adalgisa Postado em 06/Feb/2013 às 19:08

    Um minuto de silêncio valeria muito mais do que essa interminável desafinação e situação ridícula!

  17. Carlos Bayma Postado em 06/Feb/2013 às 20:07

    Falsa cara de tristeza e contrição dos "artistas" globais. Nojento, ineficaz e desrespeitoso. Silêncio seria mais adequado.

  18. Caveira Postado em 06/Feb/2013 às 22:52

    tudo por dinheiro vão todos se foder, globo e esses merdas de artistas!

  19. Neto Cruz Postado em 06/Feb/2013 às 22:53

    Nojento o vídeo... Em cada mínimo detalhe, da escolha odiosa dos "artistas", passando pelo péssimo arranjo nitidamente executado em qualquer programa barato de computador, pela correria extrema, nítida nos cortes de tempo e ritmo, e terminando na total hipocrisia, falsidade e no oportunismo dos "artistas" que aceitaram isso...

  20. Bruno Postado em 07/Feb/2013 às 08:25

    Legal, agora responda quanto rolou de grana? pq pelo que eu sei We Are the World consistia em angariar fundos para a fome na África (também se funcionou foi momentâneo) No fundo, essas campanhas quem ganha é o artista que sai com cara comovente fazendo um videozinho medíocre desse

  21. Julia Postado em 07/Feb/2013 às 08:38

    O pior nem foi a escolha da música, essa cara falsa de tristeza, a falta de sincronia, cada um cantando em tom diferente... ficou uma droga enorme

  22. Carlos Brito Postado em 07/Feb/2013 às 08:50

    Qual a diferença entre A Globo e http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/policia-de-santa-maria-prende-suspeito-de-roubar-pertences-de-vitimas-da-boate-kiss a mesma noite da apresentação, fiz uma crítica sobre a deprimente ação dos urubus na carniça. Não existe diferença entre os iguais, que estão sempre a espreita para tirar proveito da fraqueza humana. Liberdade ou Globo, Brasil! @cabrito2606

  23. Guilherme Postado em 07/Feb/2013 às 10:13

    Nada a ver. Seu Jorge em um estilo totalmente descompassado dos outros artistas. E puta que pariu, Michel Telo & Sandy? Tche Garotos? Só pra rir.

  24. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 07/Feb/2013 às 11:08

    Pelo que li nopPost eu não tenho coragem de assistir essa barbárie realizada pela Globo, mas uma coisa eu digo: "Quem rola uma pedra ser[a esmagada por ela".

  25. Ghedi Postado em 07/Feb/2013 às 11:33

    só faltou a Gurizada... péssimo.

  26. globosta Postado em 07/Feb/2013 às 13:11

    qto lixo!! q falta de respeito! isso coisa seria,vidas perdidas nao se faz isso, q musica lixo,qto lixo cantando aff,fim do mundo mesmo! orai e vigiai.

  27. Otto Postado em 07/Feb/2013 às 15:41

    Que merda. Chega a ser uma falta de respeito esse vídeo.

  28. Sirlene Postado em 07/Feb/2013 às 19:10

    Só faltou a xuxa! Deus me livre e me guarde de tanta porcaria!!!

  29. Carlos Postado em 07/Feb/2013 às 19:23

    Não aguentei ouvir tanta coisa fora do tom, realmente foi jogado no ár "Que seja o que deus quiser" kkkkkkkkk

  30. Gabriel Postado em 07/Feb/2013 às 19:39

    Nunca tive respeito por nenhum desses "artistas" e nunca terei, os caras se vendem tão facilmente, que não estou nem um pouco surpreso com essa, como posso dizer, coisa elaborada para atender aos interesses de alguns certos indivíduos que só prezam o dinheiro que lhes entra nos bolsos. A exploração da tragédia pela mídia já não foi grande o bastante? Não, eles precisam explorar cada oportunidade possível para gerar IBOPE. Extremo desrespeito com todas as famílias e outros envolvidos no acontecido, se querem homenagear essas pessoas, não deixem suas memórias e feitos serem esquecidos, não os disfarce com um bando de vendidos do cenário musical pois há alguns anos, quando pessoas se lembrarem do acontecido, a imagem que terão disso será aquela de, além de todo terror, sofrimento e dor, a dessa ridícula demonstração de puro interesse e descaso com a situação de tantas famílias. E pra finalizar, desonraram Renato Russo ao usarem de sua música para promover a imagem da emissora desse modo grotesco.

  31. marshilla Postado em 09/Feb/2013 às 16:17

    ser solidário é muito mais do que escrever uma canção, nem mensagens nem palavra, nem canções poderão trazer de volta alguém que foi. Por que nenhuma palavra pode aliar a dor o sofrimento das famílias, então nessas horas o silencio é a melhor coisa.

  32. rodrigo Postado em 15/Feb/2013 às 11:50

    seu jorge ta com cara de quem estava curtindo um barato antes de chamar ele de ultima hora...a sandy ta com cara de "pqp o que eu to fazendo aqui"...o luan santana é o melhor...empolgação pura e mostrar que quer aparecer kkk...

  33. Pêa Postado em 15/Feb/2013 às 12:05

    1 minuto de silêncio? Por mim podiam ficar no mínimo uns 100 anos... Mau gosto total... coisa sem noção, e até parece piada, "Estamos indo de volta pra casa" ??? Renato Russo jamais aprovaria... acho eu.

  34. Cristiane Postado em 15/Feb/2013 às 20:38

    è ridiculo!!! GENTE ASSISTAM A MUSICA FEITA E CANTADA PELOS GAUCHOS - VIDEO PRESENTE A SANTA MARIA - E AÍ SIM, POSTEM SEUS COMENTARIOS!!!!! Vamos protestar!!!!Desliguel o canal da globo, por favor!!!

  35. jose gomes de araujo Postado em 18/Feb/2013 às 09:50

    Que merda, que mediocridade. Só faltou a Xuxa e a mulher Melancia para ficar um pacote de merda só! Só a GROBO mesmo pra mermitir uma porcaria dessa!

  36. Fabiane Bolzan Postado em 25/Feb/2013 às 15:41

    Bem típico da Rede Globo mais uma vez colocar "goela abaixo" todas aquelas "celebridades" as quais ninguem aguenta mais nem ouvir falar o nome de tanto que suas imagens já estão saturadas pela midia. Ficou rídiculo e sem nehuma noção de respeito com os familiares daquelas vítimas. Acredito que assim como eu, grande parte do nosso povo gaúcho repudiou a tal "homenagem" de péssimo gosto., e ainda por cima se não bastasse finalizaram com aquela frase " Estamos indo de volta para a casa". Confesso que quase chorei, mas não de emoção e sim de pena dos pais e mães que estavam vendo e ouvindo aquilo e sabendo que seus filhos jamais voltariam para a casa. Só faltou colocarem o Pedro Bial e a Regina Casé para completar o circo. Força para aqueles pais e mães que perderam seus filhos! Chorem todas as lágrimas que tiverem que chorar para depois sim, a os poucos reconstruir e retomar suas vidas carregando sempre em seus corações a eterna lembrança de seus filhos queridos!

  37. Joelson Postado em 28/Feb/2013 às 00:07

    Quando li o artigo admito que cheguei a pensar que o texto tava indo pro sensacionalismo, me enganei. O vídeo é horrível! Não curto esses artistas mas não é nem essa a questão, realmente tá na cara que fizeram tudo nas coxa, vergonhoso. Não gosto nem de falar sobre a globo pra não dar ibope, mas aqui tive que concordar com o texto.

  38. MARCIO FREITAS Postado em 04/Mar/2013 às 07:38

    REALMENTE CONCORDO, FICOU UM LIXO, MAS O FANTASTICO SE SUPEROU APRESENTANDO A LINDA HOMENAGEM FEITA PELOS GAUCHOS MUITO MENOS FAMOSOS MAS QUE DERAM UM SHOW DE QUALIDADE MUSICAL EM TERMOS DE AFINAÇÃO E SINCRONISMO HUMILHANDO ESSE BANDO DE CHINELOS QUE ASSASSINARAM A MUSICA DO RENATO RUSSO

  39. Betina Postado em 05/Mar/2013 às 23:23

    Sou do RS

  40. Betina Postado em 05/Mar/2013 às 23:24

    Sou do RS e achei isso aí um nojo. A grande maioria do nosso estado não ficou muito feliz com isso não, pessoal.

  41. Marcelo Augusto Postado em 06/Mar/2013 às 09:14

    Fora essa merda toda que a globo fez, o que fica de verdadeiro mesmo, são as memórias e feitos que essas pessoas fizeram na vida e que jamais serão esquecidas. O homem morre para a vida, mas nasce para Deus!!!

  42. luciano Postado em 26/Mar/2013 às 21:48

    eu agradeco a deus por todos esses comentarios repudiando a rede globo.

  43. Iago Postado em 09/Apr/2013 às 23:40

    "Jogral de Jardim I com Cantores Famosos em (pseudo)homenagem"

  44. angella Postado em 15/Apr/2014 às 16:17

    e a globo está indo a falência e por isso escava no mas profundo do ser humano !! mas no fundo se tornando ridícula e decadente e o fim da globo !!! no ano passado tive que explica meu filho sobre o homemsexua por conta que ele viu na globo ,essa semana na novela das nove eu e minha filha tava assistido e fui desligar porque duas mulheres iria se beijar ,mas minha filha de 4 aninhos disse não desligue não mamãe as sapatonas vai se beijar ,eu tentei ainda argumenta mas ela está, bem mas informada pela globo que eu ! então eu mim senti super mal.e tá na hora gente de nos se conscientizar,a globo está destruindo não só as memorias mas a familia brasileira e nossos valores