Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 21/Feb/2013 às 16:55
43
Comentários

Escritor Luis Fernando Verissimo comenta a 'existência de Deus'

Escritor Luis Fernando Verissimo comenta o poder de uma mera suposição, a existência de Deus

O escritor Luis Fernando Verissimo, 76, se mostrou admirado com o poder da uma mera suposição, a da existência de um deus, que tem desafiado até agora todos os parâmetros da razão.

Como exemplo da resistência dessa suposição, ele citou uma “empresa multinacional”— a Igreja Católica — que persiste há mais de 2.000 anos.

escritor luis fernando verissimo deus

Escritor Luis Fernando Veríssimo comenta o poder de uma suposição: a existência de Deus (Foto: Reprodução)

A hipótese de Deus não tem inspirado as religiões a serem muito religiosas”, disse Verissimo em crônica publicada na semana passada no jornal O Globo.

Em 2012, Verissimo ficou internado 24 dias, metade deles na UTI, com infecção generalizada. Depois, em uma entrevista, o escritor disse que a “morte é uma sacanagem, sou contra”

Segue abaixo a íntegra da crônica onde ele fala sobre as consequências da suposição da existência de um ente divino.

Deus hipotético

Por Luis Fernando Verissimo, em O Globo

Um religioso dirá que não faltam provas da existência de Deus e da sua influência em nossas vidas. Quem não tem a mesma convicção não pode deixar de se admirar com o poder do que é, afinal, apenas uma suposição.

A hipótese de que haja um Deus que criou o mundo e ouve as nossas preces tem sobrevivido a todos os desafios da razão, independentemente de provas.

Leia também

Agora mesmo assistimos ao espetáculo de uma empresa multinacional às voltas com a sucessão no comando do seu vasto e rico império, e o admirável é que tudo — o império, a riqueza e o fascínio dos rituais e das intrigas da Igreja de Roma — seja baseado, há 2000 anos, em nada mais do que uma suposição.

Todas as religiões monoteístas compartilham da mesma hipótese, só divergindo em detalhes como o nome do seu deus. E todas têm causado o mesmo dano, em nome da hipótese.

Não é preciso nem falar no fundamentalismo islâmico, que aterroriza o próprio islã. Há o fundamentalismo judaico, com sua receita teocrática e intolerante para a sobrevivência de Israel.

O fundamentalismo cristão, que representa o que há de mais retrógrado e assustador no reacionarismo americano, e as religiões neopentecostais que se multiplicam no Brasil, quase todas atuando no limite entre o curandeirismo e a exploração da crendice.

A Igreja Católica pelo menos dá espetáculos mais bonitos, mas luta para escapar do obscurantismo que caracterizou sua história nestes 2000 anos, contra um conservadorismo ainda dominante. A hipótese de Deus não tem inspirado as religiões a serem muito religiosas.

Há aquela parábola do Dostoievski sobre o encontro do Grande Inquisidor com Jesus Cristo, que volta à Terra — o filho da hipótese tornado homem — para salvar a humanidade outra vez, já que da primeira vez não deu certo.

Os dois conversam na cela onde Cristo foi metido por estar perturbando a ordem pública, e o Grande Inquisidor não demora a perceber que a pregação do homem ameaçará, antes de mais nada, a própria Igreja, a religião institucionalizada e os privilégios do poder.

Não me lembro como termina a parábola. Desconfio que, se fosse hoje, deixariam o Cristo trancado na cela e jogariam a chave fora.

Paulopes e Jornal O Globo

Recomendados para você

Comentários

  1. luiz fernando de carvalho Postado em 21/Feb/2013 às 17:17

    SOU DOIDO NÃO POSSO PROVAR QUE DEUS EXISTE E AINDA ASSIM EU SEI QUE ELE EXISTE. O MEU XARÁ ESSE CARA GENIAL, Luis Fernando Verissimo TAMBÉM NÃO PODE PROVAR QUE ELE NÃO EXISTE. ALGUMAS VERDADES SOMENTE SERÃO PROVADAS QUANDO HOUVER INSTRUMENTAL CAPAZ DE MENSURA-LAS.

  2. luiz fernando de carvalho Postado em 21/Feb/2013 às 17:36

    JÁ DISSERAM UMA VÊS QUE É PREGUIÇA MENTAL ACREDITAR EM DEUS. EU ACHO QUE NÃO ACREDITAR É TAMBÉM, PREGUIÇA MENTAL. EXISTEM TANTAS COISAS QUE NOSSA VISÃO NÃO É CAPAZ DE VER POR LIMITAÇÕES DE ESPECTRO, E NO ENTANTO SÃO VERIFICADAS COM INSTRUMENTOS APROPRIADOS.

  3. Norberto Gonçalves Postado em 21/Feb/2013 às 18:00

    É senhores, assim como Veríssimo, que terminou seu texto citando Dostoievski e sua parábola, até para os tempos atuais, esse figuraça chamado Jesus é um grande revolucionário que ameaçaria grandes multinacionais e pessoas comuns com seu único lema de "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.". E realmente, ficar pensando em acreditar ou não acreditar em Deus é perda de tempo, seria melhor gastá-lo tentando ser pessoas melhores, pois existindo ou não, o mundo com toda certeza seria melhor. E o tempo me parece curtíssimo... E eu decidi acreditar, pois isso me ajuda a ser uma pessoa melhor. Mas só me responsabilizo pelos meus atos.

  4. José de Souza Batista - zequinha Postado em 21/Feb/2013 às 19:58

    Bem disse Paulo:"DIZENDO-SE SÁBIOS, TORNARAM-SE LOUCOS". O sr., Veríssimo tem todo direito de arvorar bandeira, fazer coro com outros "sábios", em detrimento dos "ignorantes crentes nesta suposição", que vem trazendo o mundo na desgraça, no subdesenvolvimento, no caos, etc... Ele deveria explicar porque a mãe do materialismo implodiu em sua filosofia, restando uns poucos gatos pingados no mundo, a adotarem a mesma filosofia. Talvez ele desconheça a diferença entre religião e cristianismo para assim se manifestar mas, em concordância com ele, reconheço que "a grande multinacional tem uma história terríve, vergonhosa e que continua a denegrir a imagem da "suposição" veríssima (não Veríssimo) Falar sobre a existência de Deus além de ser gostoso, instrutivo e engrandecedor, é também difícil prová-La tactivelmente mas, tal fato não anula e também não exclui a possibilidade de Sua existência. Por acaso, Veríssimo teria coragem de dizer o mesmo sobre a dor? Teria ele coragem de dizer que a energia elétrica não existe, pois assim como a dor, é invisível? Ele já viu a cor do vento? Por conveniências ele não crê na existência do "Ente Divino" e, certamente, prefere crêr na até agora improvada, indocumentada TEORIA DA EVOLUÇÃO ! Para quem não sabe, NÃO EXISTE NOS MUSEUS DO MUNDO, NENHUM ESQUELETO COMPLETO FOSSILIZADO PARA PROVAR TAL TEORIA, TAL SUPOSIÇÃO! NO MÁXIMO, 40% DA MACACA LUCY, DESCOBERTA POR RICHARD LEAKEY, NO KÊNIA.FORA DISSO, SÃO APENAS FRAGMENTOS QUE NOSSOS SÁBIOS CIENTISTAS PRETENDEM FAZER TODO HISTÓRICO DA HUMANIDADE. E eles e seus simpatizantes, acham que somos ignorantes por não aceitarmos aberrações desse tipo! Afinal, se assim fosse, porque existem cientistas criacionistas e cristãos, visto terem cursado as mesmas cadeiras? Gente, para se ter a "crença" de Veríssimo e de seus companheiros, é preciso ter muito mais fé no acaso do que no Ente Divino dos cristãos, negado por ele. Além de soberbo, este tipo de humanóide se tem por privilegiado, porque a grande maioria -felizmente- pensa e crê neste Ente Divino que de tão Bondoso, suporta até mesmo àqueles que Nele não crêem.

  5. Guilherme F. Postado em 21/Feb/2013 às 21:38

    Lembro-me de quando a moja Coen esteve em Florianópolis. ele fez uma entrevista numa rádio, da qual só ouvi parte. Mas uma parte muito significativa. ela dizia mais ou menos assim: Para o budismo que ela prática não importa se a pessoa acredita ou não em Deus. Eles não especulam sobre aquilo que não não dá pra se especular. Eles se dedicam a ser pessoas melhores, simples assim. Não se importa se acreditamos em Deus, Jesus... O que importa e o que fazemos pra sermos melhores como pessoas.

  6. Dinho Postado em 22/Feb/2013 às 06:28

    Não existe prova negativa. Quem crê é que tem que provar. Eu não tenho que provar que algo NÃO existe. Agora, pelo amor de Darwin, criacionismo numa hora dessas????

  7. Rodrigo Teixeira Postado em 22/Feb/2013 às 07:42

    É incrível como todos que decidiram se confortar na hipótese, sempre ignoram as partes embaraçosas da bíblia e dizem que nós, "os loucos" em quanto humanos não temos uma lógica interna capaz de entender os modos de deus, ou então dizem que devemos analisar as escrituras (sejam a bíblia, o corão o talmude) dentro de um contexto. Porém quando há um versículo que confirmem suas próprias hipóteses e crenças, ai a lógica humana se torna perfeitamente capaz de entender o que a hipótese quis dizer, e a premissa do contexto vai para o espaço !!!! Não entendo também como alguém poderia dizer que seguir esta ou religião, ou claro acreditarmos na hipótese nos faz pessoas melhores. Supondo que qualquer religião ou crença religiosa só impusesse bons gestos, isso não faria de você uma pessoa melhor. Se fosse possível realizar uma lavagem cerebral em que a partir dela a pessoa só praticasse a bondade, isso faria dela uma pessoa boa ? A virtude da bondade está em praticar o bem e promover a felicidade de outros seres por perceber por contra própria que isto é correto, e não porque alguém impôs ou mandou você se comportar assim. Claro que a definição que alguns dão pra Deus é tão abrangente que se torna ao mesmo tempo irrefutável e vazia. Já ouvi coisas como Deus é amor, deus é o universo, deus é energia. É na minha opinião, um escapismo intelectual bem desonesto. Nós que decidimos tomar as rédeas de nossas vidas e decisões e tentamos na medida do possível usar a ciência como bússola, não somos arrogantes, pelo contrário, somos perfeitamente capazes de admitir nossa ignorância sobre assuntos que não temos respostas convincentes, porém não fechamos os olhos para as respostas que já temos, pois estas já nos trouxeram resultados concretos ( a medicina por exemplo, é uma delas). Não há dúvidas que devemos ser em teoria completamente agnósticos em relação a qualquer deus. Como já disseram acima, a ciência não pode provar que Deus não existe, mas ela também não pode provar que Alá não existe, ou Vishnu ou Thor ou Papai Noel, duendes, marcianos, unicórnios. A Hipótese de que Alá exista ou não faz total diferença do paradigma cristão. Se Alá existe, então Jesus é um charlatão (Está no Corão, que foi escrito por Maomé, mas inspirado por Alá que Jesus era uma farsa). Porém eu não conheço nenhum cristão que perca o seu sono, pensando da possibilidade de que talvez Alá exista e ele esteja seguindo o cara errado. O fato de que papai noel nunca foi a sua casa, não prova que ele não existe. E se ele existe isso significa que você não era uma boa pessoa quando criança e você deveria reavaliar toda a sua infância. Existe uma infinidade de coisas que podem ou não existir e no sentido intrínseco da palavra é impossível provar a inexistência de cada uma delas. Você não pode provar que papai noel não existe, mas as evidência indicam que ele não existe, então na prática, você vive como se ele não existisse, isso faz de você um ateu em relação ao papai noel :) Aliás não só ao Papai Noel, você é A-Thor , A-Vishnu, A-duendes, e ateu a todas as outras hipóteses que não são sustentadas por evidências. Os ateus só estão um passo a sua frente ;) Isso não significa que eu não estou aberto a experiências "espirituais", como o amor, muito menos que eu acredite ter respostas para tudo, nem que eu não tenha preceitos morais. Pelo contrário, eu dou ainda mais valor a oportunidade de estar vivo, por entender o quão improvável é existir. Isso só faz eu querer ainda mais, buscar a harmonia e o bem estar dos outros seres durante a sua existência. Ser ateu significa apenas, basear suas escolhas na vida, em evidências e não aceitar nenhuma verdade que não lhe faça sentido. E não sejam ingênuos, de uma maneira geral todos os seres humanos são assim. Quando você está doente, você não aceita como válida qualquer opinião sobre como você deve proceder, você vai ao médico, por que as evidências indicam que ele sabem (ou pelo menos tem uma ideia) o que fazer. Eles podem até não saber, mas se alguém sabe provavelmente ele é um médico. E tudo o que eles sabem, descobriram se baseando nas evidências. Sendo assim, para pessoas instruídas e educadas "acreditar em Deus" se tornou um hábito (muito ruim, porém) conveniente. Eles ignoram 90% das ordens e recomendações que estão nas escrituras, se apegam a coisas "amai ao próximo como a ti mesmo" (aliás, não se engane, a "regra de ouro", mais conhecida como "não faça com os outros, o que você não que façam a você" é um preceito moral presente em praticamente todas as religiões conhecidas.), evitam o confronto e a realidade se apegando a coisas como Deus é amor, Deus é energia. Com essas pessoas que estão apenas sendo cínicas, não há de se preocupar. O problema é que ainda hoje a gente matando e morrendo em nome de Deus, há ainda hoje, gente aderindo e forçando seus filhos a aderir, moralismos hipócritas e opressores. Esse "pequeno detalhe" é o motivo pelo qual estamos discutindo se os gays tem direito de casar, ao invés de discutir sobre como podemos erradicar a fome no mundo. É o motivo pelo qual ainda estamos discutindo se devemos ou não, distribuir camisinhas na África, apesar do alto índice de contaminação por AIDS no continente. Talvez hoje já teríamos algo próximo a cura para o câncer, mais ainda estamos ocupados tendo discussões se embriões com 4 dias de gestação tem alma ou não, ou se nós temos o direito de "brincar de deus", apesar de um embrião ser composto de cerca de 150 células nesse estágio, um organismo com uma complexidade e número de células menor que o cérebro de uma mosca. Justamente por causa dessa expressão "brincar de deus" é que alguns cientistas famosos, gostam de usar a palavra Deus. Não se iluda, o que eles querem dizer por "Deus" é a parte do Universo e da existência que ainda não entendemos e que por isso nós deixa perplexos. Manipular células tronco é tão "divino" quanto as armas de fogo dos portugueses pareciam instrumentos de um deus aos olhos dos índios que eles aqui encontraram. Isso sempre me leva a refletir : Seria Jeová um astronauta que visitou Abraão ?

  8. Rodrigo Teixeira Postado em 22/Feb/2013 às 08:45

    E queria deixar também um conselho ao senhor José de Souza : Procure ter certeza sobre o que você está falando. Embora eu tenha uma opinião geral sobre as religiões baseadas na razão e no raciocínio lógico, eu não faço afirmações acerca do que eu não sei. Eu nunca li ( com exceção de alguns trechos) o Corão, logo eu jamais entrarei numa discussão séria sobra a teologia do Corão. Eu me sinto perfeitamente confortável para falar sobre a bíblia por que já a li diversas vezes, o que eu digo sobre a bíblia não é baseado no que eu ouvi falar ou me contaram, ou no que eu acho. Me sinto confortável para falar sobre a bíblia porque percebo cada vez que eu converso com um religioso, católico ou protestante que conheço mais a bíblia, tanto do ponto de vista teológico como histórico que a maioria deles. Ao usar a expressão "provar a teoria" e usar o termo "suposição" e "teoria" como sendo sinônimos, demonstrou que não tem a menor ideia de como funciona a ciência e o método científico (se gostaria de saber, leia o discurso do método de René Descartes). Ao dizer que a teoria da evolução é indocumentada, demonstrou claramente nunca ter lido um trabalho científico sequer sobre a teoria da evolução. A biologia é uma ciência empírica, teorias biológicas não são provadas, são sustentadas ou refutadas pelas evidências, ponto. A evolução é um fenômeno natural contínuo, que não tem a ver apenas com fósseis em museus, ela continua e continuará a acontecer. Existem inúmeros, trabalhos demonstrando por exemplo, como a dentição humana está se modificando com o tempo, como o nosso metabolismo está evoluindo. A existência de orgãos que não tem nenhum função vital, como o apêndice é uma evidência que sustenta a teoria da evolução. O fato de as meninas estarem menstruando cada vez mais cedo, a altura média da população mundial estar aumentando nos últimos 200 anos. Tudo isso é a nossa biologia se modificando ao logo do tempo, através de pequenas modificações que dão certo ou não. Isso é evolução. Teoria da evolução é uma tentativa de explicar por que a evolução ( que podemos observar e documentar) acontece e como acontece. Antes de falar sobre evolução se dê pelo menos ao trabalho de ler "A Origem das Espécies", e "O Gene Egoísta". Aí sim você poderá tirar suas próprias conclusões sobre o assunto e então criticar ou concordar. Posso lhe garantir que lá você poderá encontrar indicações de onde encontrar a documentação e as evidências que você afirma não existirem. Se ainda sim você não mudar de opinião, pelo menos poderá criticar sem falar bobagem !

  9. Dione Oliveira Postado em 22/Feb/2013 às 08:53

    Fico Imaginando como seria a vinda de Jesus na terra, nos dias atuais, onde tudo gira em torno da velocidade da informação, Gandhi e Luther King foram os "Messias da era moderna", numa época que não tinha internet, e a mídia televisiva estava apenas começando. Ele se tornaria um superstar da igreja, criaria uma conta no twitter e no facebook, e arrebateria fiéis e adquiriria novos seguidores, resuscitando o próprio Deus, que teve uma morte silenciosa no coração dos crentes de ti.

  10. Nóis Nafita Postado em 22/Feb/2013 às 10:54

    Ih! Qualé a do Rodrigo, meu? Se não acredita em Deus, porquê escrever esta bíblia aí em cima? Vou explicar: Deus fez o homem igualzinho a ele. Daí pegou a costela do homem e fez a mulher. Eles procriaram e o mundo ficou populoso. Simples assim. Estou com um pouco de dificuldade de convencer meu filho de 4 anos sobre esta história. Ele é meio cético e me perguntou: "então Deus é que nem Papai Noel, né pai?"

  11. pedro Postado em 22/Feb/2013 às 14:07

    deus é a maior mentira da humanidade seguido de perto pela biblia

  12. CARLOS LIMA Postado em 22/Feb/2013 às 14:19

    eu não acredito em deus... em nenhum! Por questão de bom senso.

  13. Luiz Postado em 22/Feb/2013 às 17:11

    O Veríssimo há pouco esteve perto da porta de saída e depois fez uma crônica que denotava o sustinho que levou na ocasião, encerrando-a com a promessa de não querer falar mais no assunto! Deu uma de bacana achando aquilo coisa banal! Mas que levou um susto levou! Todos têm de escrever o que bem entender, claro, mas sem ofender pessoas, instituições, crenças ! Vamos lá, rogo que a hipótese de Deus venha confortá-lo da próxima vez que parar na oficina de novo! Mais do que merece. Sempre foi um grande escritor!

  14. Dylan Ricardo Postado em 22/Feb/2013 às 20:14

    Se esse deus em particular existe, deixem que se mostre pessoalmente. Só isso. Nada mais. Muito Simples. Não adianta dizer que o sente. Eu não sinto nada, então, ninguém pode me convencer. esse deus só existe para quem o sente. E sentir... é muito subjetivo.

  15. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 22/Feb/2013 às 20:23

    São tantas militâncias INÚTEIS! Agora são os "religiosos-ateus" e toda sua "apologética-dogmática-só-que-não". Quem é ateu DE FATO, nem se dá ao trabalho de pensar em Deus. Muito "POSER" pro meu gosto. Fissura brava, sô!

  16. Jean Postado em 22/Feb/2013 às 21:50

    Acredito que muitos aqui não tem mais o que fazer da vida. E daí se tem ou não um deus, vão viver! Eu vou é viver minha única vida, seguir meu caminho sem pisar em ninguém. Como disse Voltaire sobre a essência divina: ""E de que é que isso me serviria? Se eu soubesse, seria eu mais justo? Seria eu melhor marido, melhor pai, melhor patrão, melhor cidadão?" E por favor, Caps Lock não prova que deus existe gente, só uma dica.

  17. Solange Postado em 23/Feb/2013 às 06:21

    questão de fé, quem acredita, acredita, quem não acredita, um dia vai descobrir o importante é aceitar, não basta apenas acreditar

  18. Antônio Patrick Postado em 23/Feb/2013 às 10:06

    Só para lembrar: não se pode provar que algo não exista.

  19. Diego Vinhas Postado em 23/Feb/2013 às 12:43

    se um religioso pedir que vc prove que "deus não existe", peça a ele para, primeiro, provar que "o colehinho da páscoa não existe". aí, depois, vc usa o mesmo método.

  20. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 23/Feb/2013 às 13:32

    Aquilo É não habita a existência como prova. Isso é filosofia básica. Vamos viver a vida, ou está difícil? Que fissura, gente! Daqui uns dias vai ter pseudo-ateu batendo na porta da minha casa pregando Marx, Nietzsche, etc... Está virando, comicamente, uma religião.

  21. Ocimar Postado em 23/Feb/2013 às 17:23

    fico imaginando o seguinte as igreja todas sem distinção tem por finalidade nos convencer a aceitar Jesus como senhor e salvador e eu particularmente creio nisso, mas a pergunta é a seguinte se Jesus chegasse em uma dessas igreja questionando as suas atitudes sera que ela aceitariam Ele ou condenaria Ele de novo? Com certeza esse homem talvez o mais revolucionário de todos não aprova o poder e a manipulação que a religião exerce sobre os demais.

  22. José de Souza Batista - zequinha Postado em 23/Feb/2013 às 22:26

    Rodrigo Teixeira, leio a Bíblia há mais de 40 anos assim como outras literaturas e, o que afirmei acerca da hipotética "evolução", não foi manifestação de ignorância ou uma mera bobagem. Tenho não só o "Orígem das Espécies" como outras obras acerca da orígem da vida e como o assunto não só nos atinge bem de perto, sou curioso e leio e guardo os artigos que se referem ao tema. Sei que isto não me faz mais inteligente, culto ou capacitado que outro qualquer mas, tenho formação superior em História em nossa antiga Faculdade,atual Unisul. Tanto o "processo evolucionista quanto o criacionista" são defendidos por uma questão de fé, porque, como frisei anteriormente, não há provas concretas acerca da evolução biológica. Ela é defendida pelos "imagina-se que, pensa-se que, crê-se que..., " pois não há cadeia documental sequencial de fósseis para garanti-la. O criacionismo parece mais lógico porque depende e remete tudo a um Criador, e não crê que o acaso produza alguma coisa. Por outro lado, se de fato houve evolução, porque, então, existem entre nós espécies que há bem pouco tempo eram consideradas extintas? Crocodilo, lagartixas, baratas,etc... E o que dizer dos Celacantos? Porque as várias espécies de símios estão ainda ao nosso redor, fazendo suas gracinhas nas árvores? Porque os castores ainda estão fazendo suas barragens do mesmo jeito que há milhares de anos? Porque muitas espécies estão desaparecendo e não se "adaptando" para fugir da extinção? Nossa meninas estão menstruando mais cedo, é verdade, mas, não será por causa da alimentação carregada de hormônios? Há, realmente muitos questionamentos e mistérios ao nosso redor mas, o ponto nevrálgico da questão é e continua sendo: Tudo surgiu por acaso? Já analizaste a composição do teu sangue? Seus componentes foram formados por acaso em seus exatos percentuais para que haja vida no corpo? Não nego o valor, o esforço e a contribuição da ciência para nosso bem estar mas, negar o dedo de um Criador, para mim é doidice, ainda mais quando há muitos cientistas com o mesmo cabedal de conhecimentos, afirmando o que defendo. Abraços.

  23. marcos Postado em 24/Feb/2013 às 17:45

    Quanto fosfato queimado à toa por uma bobagem... Deixa, cada um tem o amigo imaginário que merece.

  24. cauim ferreira Postado em 25/Feb/2013 às 09:15

    A parte toda a corrupção das instituições religiosas, a grande hipótese fez parte de todos os povos, em toda história, e atravessará os séculos, porque é uma necessidade infinita. As Igrejas falharam em seu dever, e a religião natural, aquela que vai do coração direto a Deus permanece na sombra, até que seja melhor compreendida.

  25. Rodrigo Teixeira Postado em 25/Feb/2013 às 09:44

    José de Souza, Desculpe mas fica difícil acreditar que você tenha lido A Origem das Espécies depois de usar como argumento "contra-evolução" a extinção de espécies e o caso dos Castores. Antes de tudo, vou pela última vez tentar tornar claro a diferença entre evolução e teoria da evolução. Evolução é um processo involuntário, sem intenção e sem propósito. Ele pode ser observado em qualquer momento da história da vida. Vou dar um exemplo prático : As fórmulas de inseticidas mudam constantemente, porque basta que algumas baratas de uma população inteira, sejam imunes a fórmula para que em poucos meses, a população de toda uma região seja. Isso é um FATO observável e documentável de Evolução, ou seja adaptação através da variação. A nossa natureza é imperfeita e erros acontecem no meio do caminho. Seu braço direito e esquerdo não tem o mesmo tamanho, crianças nascem com problemas congênitos, e poucos sabem mas uma mulher realiza em média 6 abortos espontâneos (que geralmente acontecem antes do primeiro mês de gestação) durante sua vida. Essas mutações são pequenas, e quanto mais complexo é o ser, mais imperceptível e insignificante essas mutações parecem. Essas mutações são aleatórias e podem significar a sobrevivência ou extinção. O homem só adquiriu conhecimento e tecnologia capazes de alterar o clima, a geografia e cenários globais a muito pouco tempo, porém registros fosseis mostram que há espécies surgindo e sumindo na terra antes mesmos de nós aparecermos ( Ou você questiona a existência de dinossauros e a técnica de datação por carbono 14 ?). A nossa própria inteligência e capacidade de interagir e mudar o meio pode ser encarada como fruto da evolução. A evolução não foi inventada ou formulada, foi meramente constatada e continua sendo constatada até hoje. Teoria da evolução, é a tentativa de explicar a evolução e suas implicações diretas e indiretas. Sim a teoria evolução ainda tem muitos pontos não esclarecidos, porém evolução em quanto processo é um FATO. Visto os inúmeros trabalhos e periódicos sobre o assunto, negar a evolução ( não a teoria, o fenômeno) é o equivalente a refutar a gravidade ( e ironicamente a teoria da gravidade também tem pontos em aberto).

  26. Ulisses Antonio Postado em 28/Feb/2013 às 09:03

    Eu acredito que tenha um ser supeior que nos proteje. Já tenho meio século de idade e na década de 70 lá em Altinho-PE., havia um resador que resava uma dor de dente e ele dizia, quer que ele caia ou permaneça e a pessoa ficava curada. E ai, alguém tem algo a dizear?

    • Luis Soares Postado em 28/Feb/2013 às 10:36

      Ulisses, terá de se esforçar mais e trazer uma história melhor que a do rezador de dente. O pastor Valdemiro, que para mim é charlatão, jura que faz cadeirante andar e cego enxergar, e tudo isso ao vivo na TV.

  27. Marco Antonio Constantino Postado em 06/Mar/2013 às 04:45

    A priori não hipótese alguma, se formula então uma, logo para validá-la aquele que formulou tem que demonstrá-la. Assim, alguém diz que existem coelhos que andando de bicicleta sobem em arvores. Ele então tem que comprovar isto e não os outros tem que comprovar que isto não existe. assim também é com Deus, aqueles que postulam sua existencia é que tem que comprová-la !!! NÃO OS QUE ACHAM QUE NÃO EXISTEM É QUE TEM QUE COMPROVAR ESTA NÃO EXISTENCIA !!!

  28. Marco Antonio Constantino Postado em 06/Mar/2013 às 04:51

    A priori não há hipótese alguma, é formulada então uma hipótese, logo para validá-la aquele que a formulou tem que demonstrá-la. Assim, alguém diz que existem coelhos que andando de bicicleta sobem em arvores. Ele então tem que comprovar isto e não os outros tem que mostrar que isto não existe. Assim também é com Deus, aqueles que postulam sua existencia é que tem que comprová-la !!! NÃO OS QUE ACHAM QUE NÃO EXISTE É QUE TEM QUE COMPROVAR ESTA NÃO EXISTENCIA !!! ( comentário anterior com correções )

  29. Loren Postado em 13/Mar/2013 às 16:40

    ser "cético" tá na moda

  30. Marcelo Postado em 22/Mar/2013 às 12:29

    Caiam Por Terra os inimigos de Deus!!!!

  31. vivendo e aprendendo Postado em 28/Mar/2013 às 22:10

    Não compreendo tantas tecnologias, mas as utilizo. Entendo muito pouco da complexidade na vida humana, nem por isso vou me matar. Não vejo o ar, mas respiro. Fatos! Prefiro acreditar que a vida é um previlégio, enquanto tantos outros a desprezam. Cada ponto de vista é a vista de um ponto.

  32. vivendo e aprendendo Postado em 28/Mar/2013 às 22:14

    Leiam sobre a Imago Dei.

  33. Herr von Kugland Postado em 04/Apr/2013 às 19:34

    Os apóstolos fundaram a Sancta Igreja não por uma suposição, mas porque viram o Cristo ressucitado.

  34. Rodrigo Teixeira Postado em 15/Apr/2013 às 17:03

    Várias pessoas "viram" discos voadores. Na década passada, vários agricultores, "viram" o chupa-cabra e juram de pé juntos que viram. Qual o seu ponto ?

  35. Jose Carlos Postado em 16/Apr/2013 às 15:24

    Se Deus não existe e não se pode provar à um ateu que ele exista, podemos pedir ao ateu que explique a criação de tudo que existe no universo. Os planetas, os sois, as estrelas, etc...o próprio ser humano é um misterio da criação! Então se tudo o que existe foi criado por alguma força, ou energia, ou o que quer que seja...porque não se pode chamar de CRIADOR ,DEUS, ETC... O ateu nasceu do nada e tudo nasceu do nada? Então o nada deve ser DEUS pois fica sendo o começo de tudo, ou não?

  36. José N Postado em 16/Apr/2013 às 22:22

    Se eu existo na dimensão tempo-espaço, como posso compreender a dimensão da eternidade???

  37. Domingos Divino. Postado em 17/Apr/2013 às 17:45

    Discute-se muito A VERDADE nos dias de hoje. Discute-se muito PUREZA DOUTRINARIA . Todas as religiões e pessoas defendem a mesma coisa ..., os muçulmanos, católicos, protestantes , matam, e muito já mataram por isto.Não é mais consenso, e nem me lembro se já foi algum dia,A CONCORDÂNCIA DO ENSINO UNIVERSAL. Vivemos um momento em que todos se acham donos da verdade. Esses pseudos proprietários da verdade esquecem que ELA, a verdade é rotativa. Ninguém é dono da verdade. E Ser Humano nenhum tem preparo para compreender, entender, explicar, e debater DEUS. Deveríamos pelo menos nos contentar com a nossa insignificância, diante das grandezas universais em nossa frente e que nos desafiam, e nos convidam para pesquisa-las, pois a terra em planeta de periferia, a nossa galaxia é de periferia, em resumo, estamos estamos muito distante da LUZ, luz do conhecimento, do entendimento, ...

  38. silviodq Postado em 26/Apr/2013 às 05:27

    Grande escritor... de assunto superficiais, ficar na superfície da epiderme e não romper o invólucro que envolve a essência é tatear no escuro, sem encontrar a caneta para escrever um pensamento que acha ser de profundidade. O homem saboreia os frutos com maior prazer quando, volve a terra para conhecer suas raízes, mesmo assim o sabor permanece no produto final, seu fruto que, se talvez caia em terra fértil, produzira um aroma e sabor por excelência. A semente sabe que seu caminho é a luz que á alimenta é também sabe que em sua insignificância está contido toda a arvore com seus diversos ciclos de existência. Agora chegar ao fim da vida, colocar um pezinho do outro lado e não reconhecer que tudo que tenha feito é pura idiotice e que não aprendeu nada com seu ciclo evolutivo, é muito mais triste ainda. Fechar sua cortina da vida e considerar que foi um formador de opiniões que incuti ideias retrógradas. Quer dizer que não aprendeu nada com seu papai.

  39. Inapaz Postado em 27/Apr/2013 às 23:55

    Luis Fernando Veríssimo é, sim, um grande escritor. E um formador de opinião, mas não por que coloque idéias na cabeça das pessoas, mas por as fazer pensar. Idéias, cada qual deve ter e formar suas próprias a partir do raciocínio e questionamento. E isso LFV nos leva a fazer com maestria: questionar nossas verdades, abrir a mente para a busca de mais informações e dizer não ao conformismo, o que é a essência do interesse literário. Quem lê para apenas acatar as idéias dos outros como se a mente fosse um mero receptáculo é uma marionete, presa fácil dos "autoajudas" da vida. Que se limite a livros de culinária.

  40. marcelo Postado em 04/May/2013 às 21:43

    um pouco de Aristóteles e Kant ajudaria aqui nessa discussão, é impressionante como os Agostinianos e tomazianos são deixados levar pela "palavra de Deus" (ignorando que reproduzem a teologia agostiniana e tomaziana) sem saber que Deus precisou de um malabarismo lógico muito sofisticado pra poder "existir", conhecimento negativo é analítico, puramente lógico e formal, conhecimento positivo é sintético dependendo de uma matéria pra aplicar a forma... deus como categoria lógica não apresenta positividade, é forma sem conteúdo, por isso aglutina qualquer ideia, pois é um vazio que traga qualquer coisa.

  41. Mauricio Postado em 20/May/2013 às 13:53

    Vocês se apressam tanto em julgar o escritor, que nem conseguem entender a mensagem do texto. O que ele fala sobre a existência de Deus é que ela é uma hipótese, a pessoas que acreditam ou não, justamente por ser uma hipótese, uma suposição.(e acreditar nessa hipótese sem provas científicas é denominado fé) A real ideia proposta no texto é o uso dessa hipótese por instituições para conseguir poder, e nisso ninguém discorda nos comentários. Usa inclusive o conto de Dostoievisk para dizer que até Jesus discordaria. Em síntese, o que ele coloca em pauta não é a existência de Deus, mas o uso dessa suposição por instituições para conseguir poder e riqueza. Se quiserem criticar a opinião do autor sobre a existência de Deus, procurem um texto em que ele aborde diretamente esse tema, se não é covardia. Se bem que , na minha opinião vocês não entenderam o texto por uma mistura de intolerancia e analfabetismo funcional.

  42. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 13/Feb/2015 às 17:43

    DEUS É AMOR: E É O EXERCÍCIO DESTE AMOR QUE PROVA A SUA EXISTÊNCIA: (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porque Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos: (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo: (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas: (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão: (AP..21.8) Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber; a segunda morte: (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida: (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma: PAUSA PARA UM ALERTA GERAL (JZ.6.8) EU É QUE VOS FIZ SUBIR DO EGITO E VOS TIREI DA CASA DA SERVIDÃO: Agora, porém, cumpre-me alertar à todos os povos que: Caso a mídia mundial à partir do Brasil, persista em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós; em esconder e boicotar a Santa Obra da criação do seu reino na terra; eis que, simplesmente, EU me calarei! (MT.20.15) PORVENTURA, NÃO ME É LICITO FAZER O QUE QIERO COM O QIE É MEU? Arnaldo ou Israel