Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Homofobia 05/Feb/2013 às 15:00
37
Comentários

Doutorando em genética rebate mentiras de Silas Malafaia

‘Homofobia científica’ do pastor Silas Malafaia foi rebatida por Eli Vieira, jovem biólogo brasileiro, mestre em genética e doutorando em genética na Universidade de Cambridge

silas malafaia marília gabriela

Pastor Silas malafaia no programa de Marília Gabriela (Foto: Divulgação)

Pragmatismo Político, Redação

A entrevista de Silas Malafaia no programa da jornalista Marília Gabriela gerou forte repercussão na rede. O pastor evangélico da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo manteve a postura intransigente que lhe é característica, somada a boas doses de espetacularização desenfreada.

Temas como o casamento gay, a despenalização do aborto, a homossexualidade, a corrupção nas igrejas, o divórcio, a fortuna do pastor revelada pela revista Forbes, entre outros, foram tratados em quase uma hora de entrevista.

Para o líder religioso, é impossível uma constituição familiar que não esteja alinhada às suas concepções dogmáticas, ignorando o fato de que o modelo tradicional de família’ já não é maioria no Brasil.

Malafaia, que é psicólogo por formação, também não abre mão da ideia de que ser gay é uma doença passível de cura, posição contestada pelos principais nomes da psicologia e da psiquiatria mundial, como Robert L. Spitzer, que tratou do tema recentemente em entrevista ao jornal The New York Times.

Há relatos de barbárie e tortura em diversos casos de jovens homossexuais que foram submetidos a ‘sessões de cura gay’, como ocorreu com Samuel Brinton, que tinha apenas 12 anos quando foi obrigado a enfrentar um ‘ritual de cura gay’ que incluía agulhas enfiadas embaixo de suas unhas, mãos queimadas e sessões de eletrochoque. Após meses de tortura, o jovem considerou o suicídio.

A observação dos links anteriormente indicados apenas reforça o que já é de conhecimento de qualquer ser humano dotado de um mínimo de sensatez e racionalidade. Só que um aspecto específico da entrevista despertou especial atenção e mereceu uma resposta minuciosa de Eli Vieira, jovem biólogo brasileiro, mestre em genética e doutorando em genética na Universidade de Cambridge. Malafaia apresentou supostos dados científicos para justificar sua repulsa aos homossexuais. Os argumentos do pastor e a contestação de Eli Vieira você pode assistir no vídeo abaixo:

Recomendados para você

Comentários

  1. juliano Postado em 05/Feb/2013 às 18:07

    Se JESUS não agradou a tds, sendo ELE SANTO, não vai ser um servo do SENHOR que vai agradar né? Lembre-se de que foi a opinião pública que decidiu pela soltura de Barrabás e condenação de Jesus. "Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás. Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado." Mateus 27:21, 22 ele só quer ajudar

  2. Douglas Postado em 05/Feb/2013 às 20:32

    Caro Juliano, O seu post citando a bíblia tem o mesmo valor que esse meu post: Se Obi-Wan Kenobi, tendo ele a FORÇA, não agradou a todos em Tatooine, não vai ser um mero membro do povo da areia que vai agradar, né? Lembre-se que foi a própria opinião pública que deu suporte ao império da galáxia e a condenação da aliança rebelde. "Your father he is. E luke disse: Yoda? Disse-lhe yoda: your father he is" The Empire strikes back, Livro de Yoda 23:100, 77 Colocar passagens aleatórias da bíblia não é argumento. Eu poderia responder você com algum texto hindu, por exemplo, sobre Krishna e Lord Vishnu. Ironicamente 1 bilhão de seres humanos iriam se identificar mais com meus argumentos do que com algum [insira aqui seu apóstolo] XX:ZZ básico. Também poderia colocar algumas passagens de maomé e quase a metade do planeta terra iria se identificar com a passagem. Por fim, poderia colocar uma passagem de Odin falando com Thor, o que me renderiam vivas e alguns canecos de cerveja (o que valeria bem mais a pena) se estivessemos vários séculos atrás. Enfim, o que eu quero falar é que assim como você se sentiu ofendido ou com pena por eu parafrasear a bíblia com uma passagem de "fantasia" de star wars, eu e muitos colegas ficamos com pena e ofendidos por você realmente argumentar com uma passagem de fantasia da bíblia. Eu sei que esses minutos escrevendo foram em vão :) Aliás, existe uma religião de verdade Jedi, então a comparação é mais do que válida.

  3. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 05/Feb/2013 às 20:45

    Ótimo vídeo! No lugar do Malafaia o que Jesus faria? Compararia gay à bandido? Não deixaria nem a entrevistadora falar? Ficaria apontando o dedão? Ah... me poupe, cidadão Silas Nervosinho. Suas palavras são carregadas de ódio, de rancor, de prepotência. Reveja seu Deus, de repente ele é você mesmo!

  4. Andréa Postado em 05/Feb/2013 às 21:17

    Juliano, pelo que vc escreveu, vc é mais um desses desinformado, alienado, sem conhecimentos, que em nome de Deus segrega pessoas, age com preconceitos e pior, se deixa enganar por patifes como esse "pastor" Malafaia. Deus em sua infinita misericórdia amou a todas as criaturas do universo, por tê-las criado com amor! Somos todos obras do Deus maior! As diferenças nos foram dadas para que justamente aprendêssemos o amor incondicional, o amor verdadeiro, tolerante e sobretudo DIGNO! Se cuida, por que todos nós prestaremos contas ao Pai um dia! Se cuida, por que um pastor que ajunta fortunas financeiras não merece ser chamado de representante de Deus na terra! Cristo, nosso irmão veio ao mundo sem tesouros, sem roupas caras, sem sequer uma casa onde pudesse nascer em segurança!

  5. everton Postado em 05/Feb/2013 às 21:29

    Acho ridiculo o que esse biologo fez,usar palavras soltas para refultar a palavra do pastor,usar estudos refutaveis,estudos humanos que mudam de resultado o tempo todo,para questionar e refutar a biblia...ridiculo...fica na tua,vai ganhar dinheiro pra viver.....ridiculo...palhaço

  6. Claudia Postado em 06/Feb/2013 às 03:34

    Nossa Everton, você disse o que? Que estudos humanos mudam de resultado o tempo todo e que acha ridículo o que o biólogo fez mostrando a nós, meros leigos, os novos números e novas comprovações que a ciência nos traz? Se toca, você não é adepto a descobertas humanas? Se você tiver um câncer você não usaria as novas pesquisas pra tentar se curar? Por favor, não diga que os números mudam o tempo todo pra justificar o seu Pastorzinho querido, que dá dados MENTIROSOS e distorcidos sobre o que ele acha que sabe e quer fazer as pessoas acreditarem que ele sabe.

  7. Claudia Postado em 06/Feb/2013 às 03:37

    E ah, ele não usa palavras soltas como você disse, são estudos que levam vidas para serem concluídos, enquanto você está fazendo comentários sem noção, tem gente trabalhando duro pra nos apresentar respostas às nossas perguntas. RESPEITE os estudos que são feitos, seu ignorante.

  8. Henrique Alves Postado em 06/Feb/2013 às 08:49

    Porque as pessoas ainda citam a bíblia como argumento irrefutável? A bíblia foi escrita pelos homens. Além do mais, pegam qualquer trecho vago da bíblia e interpretam como querem. Leiam o que Einstein disse sobre a bíblia: "A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis".

  9. Larissa Postado em 06/Feb/2013 às 09:35

    Na vida, basta um pouco mais de reflexão para acreditar num Criador. Para tudo que há existe um engenheiro e arquiteto. A Bíblia que nós temos é corrompida. Textos modificados pela igreja romana. As religiões são um câncer. Porém, somos tão limitados para achar-nos auto-suficientes e acreditar na teoria de Redi para a origem da vida. Não considero o livro de Gênesis da Bíblia como prova cabal, há muitos textos na Bíblia inconcebíveis, porém acredito veementemente num Criador. Por toda a história o homem fez questão de criar divindades, de deturpar a vinda do Messias. Porém, reflitam um pouco em tudo que existe. Jesus é um nome pagão. Deus é a corruptela de Zeus. O Criador é o único que nos fez. O desenvolvedor de todas as leis da física, a complexidade biológica e o arranjo perfeito da natureza. Que enviou o Messias para trazer a verdade ao ser humano. Não caiam nas religiões. Porém, não deixem de observar o porquê da existência, levando em consideração esses falsos sacerdotes e a Bíblia que temos acesso. A vida vai além das teorias e conjecturas!

  10. Victor Postado em 06/Feb/2013 às 12:33

    "Malafaia, que é psicólogo por formação, também não abre mão da ideia de que ser gay é uma doença passível de cura" Ele não adota essa posição, até nega que homossexualismo/dade seja doença, e sim afirma que é um comportamento que pode ser mudado.

  11. etiene Postado em 06/Feb/2013 às 15:26

    o problema e que em vez de nos seres humanos estarmos orando um pelos outros, e ajudando quem precisa ficamos debatendo coisas que nao agrada a DEUS deveras nosi a cadaminuto que gastamos em debates bobos existem pessoas precisando de nos,a vissao ampla digo espiritual nao e para todos mais sim so para aquele que DEUS capacita deixamos de ser orogantes,prepotentes,egoistas,soberbos em perder tempo com coisas vans vamos fazer ou tentar o que e agradavel ao altissimo que esta nos altos ceus,porque?nos nos acahmos tanto intelectos e so fazemos besteiras perder tempo com bobagem pra que??enquanto eu estou aquiu tc sei que cada minnuto e muito importante por isso ja mim vou falarcom o meu pai que esta la nos ceus e meu irmao mais velho:pai DEUS,irmao:JESUS CRISTO amen..............

  12. zelia Postado em 06/Feb/2013 às 15:38

    Normalmente os seguidores destas igrejas são pessoas com formação educacional mínima ou com retardo mental. Não é possível que não percebam ou não sintam no próprio bolso a "limpeza" que eles fazem que fazem com seus discípulos. Deus não quer e não prescisa de dinheiro.

  13. Rogério Postado em 06/Feb/2013 às 19:10

    Zélia: "Normalmente os seguidores destas igrejas são pessoas com formação educacional mínima ou com retardo mental. Não é possível que não percebam ou não sintam no próprio bolso a “limpeza” que eles fazem que fazem com seus discípulos. Deus não quer e não prescisa de dinheiro." Sinceramente Zélia, acho que retardado é seu preconceito.

  14. Rogério Postado em 06/Feb/2013 às 19:39

    Pois bem, falou-se em genética e argumentos genéticos. Mas o que me dizem disso? http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI54038-15228,00-NINGUEM+NASCE+GAY.html Um sociólogo americano afirmou através de estudo que ninguém nasce gay, mas é influencia do meio. Já postei esse link no orkut outras vezes e até sei o que muitos irão responder. Vão desqualificar a sociologia. Então é válido desqualificar a genética? Como é que fica a questão então: Fica assim: o geneticista desse vídeo foi claro e coerente em suas colocações. Foi brilhante. Já o sociólogo também foi claro e brilhante. Genética e sociologia são ciencias, assim como a TEOLOGIA e todas merecem respeito. Onde quero chegar? Parem de se ancorar na ciencia como muleta. Vcs gays e defensores dos gays querem discutir ou resolver o problema do preconceito na prática? A sociedade ainda acha que o gay está errado. Isso é que deve ser combatido. E daí que é OPÇÃO sexual? E daí que não é genético? Se a sociedade acha errado, usar a ciencia como escudo vai apenas justificar o comportamento gay. Justificar é assumir o que fez como sendo erro. A sociedade deve aceitar e tolerar o gay assim como deve aceitar o negro, o pobre, o nordestino, o judeu, o deficiente... sem dever explicações. É isso o que o gay vem fazendo, dando explicações, dando satisfação à sociedade. Uma coisa no vídeo eu discordo: quando ele diz que ferormonios femininos agem nas mesmas áreas do cérebro dos homens e das lésbicas, e ferormonios masculinos agem nas mesmas áreas do cerebro das mulheres e gays. Eu acho que esse argumento não é bom, pq é óbvio. Cheiro de chocolate age nas mesmas áreas cerebrais do homem e da mulher chocólatras. Vamos ao tabu do ex gay. Sim ele existe. Chupacabra não, mas ex gay sim. Os gays e seus defensores não parecem aceitar o ex-gay. O gay, para ser aceito na sociedade, para combater o preconceito da sociedade, deve também deixar seus preconceitos e aceitar as diferenças. Nada de hostilizar ex gay evangélico. Ninguém tem nada a ver com a vida de quem é gay certo? Então ninguém tem nada a ver com a vida de quem deixa de ser. Homofobia é crime? Evangelicofobia também é - ou pelo menos deveria ser. Façamos um acordo? Se o conflito não resolve, acho que a paz vai resolver definitivamente. O evangélico aceita o gay como pessoa normal, não queira reivindicar o "direito" de negar emprego a gay. O gay, que também não é tão vítima assim, aceita o ex gay, respeita a religião do outro. Combinado?

  15. Leonardo Postado em 06/Feb/2013 às 23:27

    Nenhum crente reprime um homossexual, mas a prática sim. Aliás, a vontade de todos nós, crentes em Jesus, é que cosigamos mostrar a palavra de Deus às pessoas que não conhecem. " Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Assim como muitos aqui disseram para não comentarmos sobre os estudos e descorbertas de cientistas, das quais grande parte são passíveis de mudanças, também digo que não devem falar da Bíblia Sagrada e muito menos de Deus sem conhecer a palavra. Sinceramente, sinto pena e orarei por todos vocês que, infelizmente, adquiriram essa posição! Não dá para acreditar que a terra surgiu de uma explosão( BIG BEM) vou usar a física contra os próprios físicos que pensam assim: Se a terra surgiu através de uma explosão e, sabendo-se que para toda explosão requer-se energia, de onde veio tal energia, partindo do pressuposto de que não havia nada para formá-la. Ainda vou mais longe... Sabemos que a terra gira a uma velocidade constante, segundo os físicos. Se esta velocidade diminuir apenas um segundo, a terra sairia de órbita. Repito, por que ainda há dúvida sobre a existência de Deus? Será que isso não é tão perfeito para que tenha sido resultado de uma explosão?( fato que a própria física pode concluir que isso não tem coerência). Não fugindo do assunto, Deus fez o Homem e deu-lhe a mulher como companheira. Quem somos nós para queremos mudar isso, ainda que nos baseiemos em estudos que, ao longo dos anos, não só são incrementados, como também reformulados, como a velha teoria do átomo indivisível, que hoje todos sabem de que isso não passou de um equívoco.

  16. kiko Postado em 07/Feb/2013 às 16:57

    uma coisa que o malafaia esqueceu de dizer, no sentido de pecado, para Deus é a mesma coisa, a mentira, o assassinato, o julgar, o roubar, para Deus, qualquer coisa que fuja da conduta Dele é pecado, isso que as pessoas não entendem!!!

  17. Márcio Postado em 08/Feb/2013 às 10:12

    Não existe um deus.Mas se esse deus monstruoso, assassino, vingativo e inerte que a igreja acredita existir fosse real, eu seria profundamente contra ele.

  18. Adriano Postado em 08/Feb/2013 às 20:52

    Porque se vê o homossexualismo na minoria dos casos e não na totalidade em ambos quando se trata de Gêmeos idênticos? Estudo científicos provam isso. Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10:6-8 -

  19. Adriano Postado em 08/Feb/2013 às 22:00

    ahhh, entre os animais temos praticas homossexuais... então que tal aceitar tudo que ocorre entre eles então? É quando alguém matar um filho seu... aceite, entre os animais isso acontece. Quando alguém te expulsar da sua casa... aceite, entre os animais isso acontece. Quando tentarem te matar para comer a sua pele... aceite, entre os animais isso acontece. Uau, isso não né... só o que interessa. Claro, 47% mono e 13% dizi prova alguma coisa? Então Prova o que? A totalidade sim prova alguma coisa... uma probabilidade não prova nada, além de uma probabilidade. Por favor.

  20. TICA Postado em 09/Feb/2013 às 02:03

    É...QUERO DIZER QUE RESPEITO O ESFORÇO DESSE JOVEM BIÓLOGO, ELI VIEIRA, EM EXPOR SEUS ARGUMENTOS. MUITO INTELIGENTE, PONDERADO, SOUBE APRESENTAR PONTOS IMPORTANTES NA QUAL SE BASEIA A CIÊNCIA. QUANTO AOS HOMOSSEXUAIS, TENHO AMIGOS, PARENTES, NOS RESPEITAMOS E ADMIRO MUITO AS QUALIDADES INDIVIDUAIS DELES, PORÉM, O HOMOSSEXUALISMO NÃO É ALGO QUE ME APRAZ...BEM, SOU EVANGÉLICA E CREIO NA BÍBLIA, PRA MIM, É A PALAVRA DE DEUS E PONTO FINAL...SEI TAMBÉM QUE NELA SE ENFATIZA MUITO O AMOR E, POR ISSO, NINGUÉM SAIRÁ AGINDO COM QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA CONTRA OS HOMOSSEXUAIS, ISSO NÃO É BÍBLICO, E A BÍBLIA NOS ENSINA A VIVER BEM E EM COMUNHÃO COM O PRÓXIMO, ENTÃO, ENFATIZO QUE O FATO NÃO É "SER CONTRA", É "NÃO SER A FAVOR". SILAS MALAFAIA PODE TER SE EXALTADO NAS PALAVRAS, EXAGERADO TAMBÉM, CRITICADO ELE FOI MUITO, COM CERTEZA, MAS, AS MATÉRIAS CIENTÍFICAS NÃO VÃO MUDAR O CONCEITO DELE, EU TAMBÉM ENFATIZO A PALAVRA DE DEUS, E ESTÁ NA BÍBLIA TODOS OS MEUS VALORES MORAIS E ÉTICOS, VALE LEMBRAR QUE O BOM SENSO É ATRIBUTO IMPRENCINDÍIVEL EM MOMENTOS DE DISCUSSÕES...ESPERO TER SIDO CLARA, SEM MAGOAR NINGUÉM, PQ NÃO É ESSE O MEU INTERESSE. SER CRENTE NÃO É SER ALIENADO NÃO, NÓS PENSAMOS POR NÓS MESMOS TAMBÉM.

  21. MILTON Postado em 09/Feb/2013 às 09:30

    ENTAO O SENHOR ELI VIEIRA É SUPERIOR A DEUS, PQ A BIBLIA DIZ QUE DEUS CRIOU " HOMEM E MULHER" E ELE VEM COM ESTE PAPO DE UM TERCEIRO GEM, SE OPTA POR SER GAY, O PROBLEMA É DELA, MAS VAI CONTINUAR SENDO HOMEM OU MULHER, ATÉ MESMO O TRANSEXUAL, RETIRANDO O SEU ORGAO GENITAL, CONTINUARÁ SENDO HOMEM, APENAS SUA APARENCIA E ATITUDES SERAO DE MULHER, A QUESTAO É QUE O PASTOR PENDEU PARA O LADO CIENTEIFICO PQ NEM EM DEUS AS PESSOAS QUEREM ACREDITAR MAIS...

  22. juninho Postado em 09/Feb/2013 às 14:57

    por isso meu livro sagrado é o iching , e o taoísmo não questiona o homossexualismo

  23. alda Postado em 10/Feb/2013 às 12:18

    Apaga tudo isto e cria outro cenário - imagine um mundo onde seres humanos vivam sem leis, sem religião, enfim, sem ética. Qual seria o comportamento deles? Não existiriam héteros nem homo. Ok? Não existiria necessidade de estudar se foi influência do meio, ou se foi herança genética. Tudo seria "normal". Aí no meio dessa parafernalha que seria a humanidade, onde pedófilos teriam livre acesso às criancinhas, damas da noite não precisariam se esconder para achar o que procuram, pois o que procuram estaria à disposição em pleno céu aberto, no meio da rua, como cachorros, gatos e leões, tanto ao meio dia como à meia noite, não se proíbe nada. Tudo é permitido. Gays transando na rua, héteros também... Deu para entender até aí? Aí surgem os descontentes e conseguem criar uma lei onde tudo é proibido. Ok? Lei aplicada e foras da lei na cadeia. Então o ser humano que só é bom porque existem leis e isto está provado nos países muçulmanos, os seres humanos teriam que se adaptar a tudo, até mesmo à prática de sexo dentro da "norma". As cadeias ficariam cheias de pedófilos, assassinos, ladrões mas lá não estariam os gays, por que não? Porque provar abuso sexual tem como provar, mesmo ladrões e assassinos, tudo é passível de prova. Mas como provar que um homem dormiu com outro homem? Ou mulher com outra mulher? Conclusão: os gays continuariam a se multiplicar. Será que aqui fica claro por que existem gays? Aplica isto hoje: Gays são criminosos? NÃO! Tem lei que bota gay na cadeia? Não! Apenas a lei de Deus bota fora de cogitação a eternidade para eles. Então se não tem lei contra eles para que este debate? Nunca a ciência provará nada. Isto é conversa. Opção sexual, danem-se. Com tanto bandido solto, os pastores e os estudantes de medicina estão perdendo tempo com este debate idiota. Mete na cara do gay apenas uma coisa - sua vida durará 80 - 90 anos?60? Problema seu. Quem compreende e tem uma vida espiritual receberá E-ter-ni-da-de. Os outros lixem-se e ponto final. Parem com esta perda de tempo. Errou Malafaia, errou o estudante. E ponto final. Coisa sem importância isto.

  24. Rodrigo Teixeira Postado em 14/Feb/2013 às 13:31

    Leonardo, estaria combinadíssimo se religiosos não usassem o seu prestígio adquirido como ministros da sua religião para se elegerem deputados na tentativa de brecarem iniciativas como a aprovação do casamento homo-afetivo. Estaria combinadíssimo se tudo o que você acreditasse ficasse igreja adentro. Como pessoas como Silas Malafaia não estão dispostas e ficar "combinadas" com o nosso acordo. Temos que estar aqui explicando coisas primárias, como crenças pessoais não estão acima da lei que rege a todos.

  25. veronica Postado em 15/Feb/2013 às 19:05

    Esse mala faia é um espertalhão, além de histérico, ignorante desequilibrado. Como psicólogo deveria se tratar. Só idiotas perdem tempo ouvindo as imbecilidades que ele fala. Muito tosco esse cara.

  26. elon torres Postado em 16/Feb/2013 às 20:38

    Elon Sobrinho, Pator e Psicanalista Freudiano Ortodoxo em formação, em 16 de fevereirro às 22:30 disse: O Pastor Silas Malafai é um verdadeiro "charlatão" tanto em questão teológica com em questão da "ciencia"... duvido desta duas foemações dele... Existe uma teoria psicanalítica que explica o comportamentos fóbicos no caso dos HOMOFÓBICOs... seria justamente um mecanismo de defesa patogênico que faz as pessoas reagirem com ódio extremo à quelas pessoas que tem um "comportamento" que representa perigo e ameaça para eles (homofóbicos) pois os mesmos mantém-se as duras penas e na maioria das vezes "inconscientemente" desejos homosexuais reprimidos em suas instancia incosciente... Então pode ser que HOMOFÓBICOS são homossexáis LATENTES ou seja: HOMOSSEXUAIS incoscientes com medo iconsciente de se revelarem

  27. Sabrina Postado em 16/Feb/2013 às 21:58

    Poderia dar mil likes para o segundo comentário o do DOUGLAS. Achei brilhante!! Parabéns!!!

  28. Fonseca Postado em 19/Feb/2013 às 12:32

    Se essas organizações pirâmides que se passam por igrejas pagassem impostos para o bem da coletividade não preocupariam demasiadamente com dogmas estabelecidos. São associações com interesses políticos e econômicos como qualquer outra. A Bíblia nada mais é que um livro de conduta, direito primitivo "natural", mundialmente aceito e reconhecido por descrever o comportamento social do animal homem de caráter universal e empírico. Leia a bíblia e obedeça sem questionar. Cada um escolhe quem será seu guia: religião ou ciência. As religiões exercem um importante papel como instituições mantenedoras da ordem e promovedoras da paz. Há grupos em que a capacidade de compreensão da realidade não se faz pelo acúmulo das experiências sociais devido ao baixo grau de assimilação da cultura racional, daí a facilidade em dominá-los para o bem ou para o mal. Independentemente, sob a lógica religiosa não há livre arbítrio.

  29. JAQUELINE Postado em 02/Mar/2013 às 13:55

    Noticia do jornal o globo 02-03-2013 pastor evangélico marco feliciano do (psc) olha o que ele fala, amor de iguais leva ao odio,ao crime e a rejeição,os africanos descendem de um ancestrall amaldiçoado por noé e que esta maldição explica o paganismo .ocultismo, misérias e doenças como o ebola, desconsidera casais homoafetivos e casais que não podem ter filhos ou não querem ter é contra o aborto ainda que seje por estupro chama a aids de câncer gay. esse é o perfil do deputado que quer integrar a comissão dos direitos humanos, quem sabe ele tambem não queira fazer parte dos direitos humanos na india ja que estupro é natural, eu queria saber se ele tem formação familiar ou quem sabe filho de chocadeira estamos voltando a epoca da inquisição e do holacausto cor tem que existir uma só legumes e frutas também se aparecer outras cores outros legumes e frutas ai você vai para a fogueira porque o pastor homofóbico neo-nazista determinou; que deus e esse que prega odio ate deus eles querem igualar a eles alem do que a biblia foi escrita pelo homem,é por isso que 6 países aboliram a religião,o pastor baluarte da moral e dos bons costumes não quer fazer campanha contra pedofilia, contra psicopatas, abraçar a causa dos sem teto da saude fome,segurança, escola,corrupção vai faltar tempo para maquinar a perseguição e a covardia; é triste saber como tem gente de sentimento nenhum obscuridade espritual e mental a ponto de atribuir que ele seja mensageiro divino

  30. JAQUELINE Postado em 02/Mar/2013 às 15:03

    As vossas santidades mensageiras do divino poderiam explicar para nós o seguinte o assassino quando lhe rouba a vida ou de seu filho ou alguem que você estima pergunta qual sua opção sexual se gosta de vermelho ou azul, ah e quando a enchente leva a tua vida ,tambem pergunta o sexo, quando o mar vier tomar a cidade vai perguntar tambem se você é negro ou branco pardo mestiço quando a doença se instala em nosso corpo fragil ela vai precisar saber que sexo vc gosta se for hetero fica se não for mata eles podiam responder em que cabeça o corpo celeste vai cair ja sei até a resposta,negro,gay e nas pessoas que sofreram violência mulheres,crianças e idosos, não posso esquecer dengue só mata gay negro, não podemos esquecer que a formação do universo e planetaria foram eles a maquina mais perfeita do universo o corpo humano foi obra deles toda energia que habita o cosmos foi obra do malafaia e do feliciano,eles concertam tudo e todos foi a procuração divina que delegou esse poder a eles que lastima ALBERT EINSTEIN : A BIBLIA NÃO PASSA DE UMA COLEÇÃO DE LENDAS HONRADAS para se dominar uma sociedade nada melhor que manipulação religiosa para impor medo e castração para que vc não tenha ideologia própria assim e mais fácil controlar, malafaia é exper em oratória,meu orientador é DEUS e não esses dois impios copia falsificada de do divino.

  31. JOSE ANCHIETA CARDOSO Postado em 29/Mar/2013 às 08:06

    PORQUE TANTA BALBURDIA E TANTAS OFENSAS, É ISSO QUE O DEMÔNIO QUER E DEVE ESTAR MUITO FELIZ PORQUE ESTÁ CONSEGUINDO PLANTAR DISCÓRDIA E ÓDIO ENTRE NÓS, PERMITAM AO CRIADOR DIRIGIR A NOSSA HISTÓRIA, SE DEUS NÃO SOUBESSE TIRAR O BEM DO MAL ELE NÃO O PERMITIRIA.

  32. andre Postado em 11/Apr/2013 às 02:02

    Questões a serem respondidas pelos sectários de plantão: 1 - Pq, entre tantas questões que assolam a humanidade, como a fome-miséria, a violência urbana, a prostituição infantil, as guerras, a corrupção,i a poluição, etc. Elegeu-se justamente o homossexualismo como discurso político-religioso ? 2- Acaso esta opção sexual, que é inerente somente a quem a toma p si, não deve ser uma questão privada, ou, qdo muito, com reflexos jurídicos em questões patrimoniais? (Aliás, cada um dá o que tem: os homossexuais entram com a parte de seu corpo que mais lhe apetecem; os evangélicos, com seu dízimo. Resultado: ninguém deve questionar quem dá, ou de que maneira é dado ou doado! (com trocadilhos) 3-Alguém pode me explicar o significado da Teologia da Prosperidade? Ela é de cunho material ou espiritual? E mais: essa teologia aplica-se à Assembléia em geral ou tem validade apenas para seus líderes do pastoreio? 4-Se a Bíblia é fundamento para as questões relativas aos pentecostais e afins, onde se baseia o seu envolvimento com o movimento político-partidário, e, consequentemente, o apelo eleitoral??? 5-Se a Bíblia e sua narrativa é a fonte da conduta moral a ser imposta, donde vem a vaidade e o materialismo: as jóias, o egocentrismo e o acumulo patrimonial tão caro a Bispos, Missionários, Profetas e tantos outros Servos do Senhor? 6-Se é certo que o Antigo Testamento é de obrigação do povo de Israel, segundo a Teologia, tendo o Cristo abolido aqueles livros e instituído um só mandamento (amar a Deus...), pq, em pleno sec XXI, os sectários resolvem tirar proveito de questões simbólicas e carregadas de anacronismo p manipular os incautos? 7-Ser Cristão não é ser tolerante, agir com boa-fé e respeito as criaturas? 8- Quem disse que música gospel é uma forma de "louvar"? Acaso alguém canta (louva) gratuitamente? Perguntas frequentes, sem respostas adequadas ou minimamente convincentes. Porquanto, a histeria é geral... Brasilia tem alimentado escroques como Malafaia, Macedo, RR Soares e outros de menor expressão. E, da mesma forma que tudo isso teve início, pode muito bem ser eliminado: basta que o Populismo instalado no Brasil, pós ditadura, e a horda de oportunistas que assaltou os Poderes escolha novos parceiros.

  33. Paulo H. Souza Postado em 05/Feb/2013 às 16:52

    Quem vive sob o conforto mental das religiões se sente tranquilo em relação aos problemas e ao desenvolvimento da vida. Em geral, acreditam em contos e amigos invisíveis. Até aí, tranquilo. O absurdo é se meter na ciência sem leitura e tentar impor seus conhecimentos equivocados através de falas ríspidas e amalucadas. O Malafaia é um sacripantas que fala com propriedade do que não sabe. É triste que pessoas deem ouvidos às suas asneiras... Ao mesmo tempo que é compreensível que se equiparem em nível intelectual.

  34. Carolina Maciel Postado em 05/Feb/2013 às 17:05

    Fundamentalista religioso que envergonha a maior parte do evangélicos de boa fé, de seriedade, serenidade e que passa diariamente estudando "o livro" a fim de passar com responsabilidade e coerência a fé fundamentada.