Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 18/Feb/2013 às 21:14
215
Comentários

As 40 perguntas que Yoani Sánchez não irá responder

40 perguntas para Yoani Sánchez em sua turnê mundial: famosa opositora cubana fará seu giro global por mais de uma dezena de países do mundo

1. Quem organiza e financia sua turnê mundial?

2. Em agosto de 2002, depois de se casar com o cidadão alemão chamado Karl G., abandonou Cuba, “uma imensa prisão com muros ideológicos”, para imigrar para a Suíça, uma das nações mais ricas do mundo. Contrariamente a qualquer expectativa, em 2004, decidiu voltar a Cuba, “barco furado prestes a afundar”, onde “seres das sombras, que como vampiros se alimentam de nossa alegria humana, nos introduzem o medo através do golpe, da ameaça, da chantagem”, onde “os bolsos se esvaziavam, a frustração crescia e o medo se estabelecia”. Que razões motivaram esta escolha?

yoani sánchez brasil

Grande mídia brasileira não fará nenhum questionamento a Yoani Sánchez que esteja fora dos padrões de conveniências (Foto: aBr)

3. Segundo os arquivos dos serviços diplomáticos cubanos de Berna, Suíça, e de serviços migratórios da ilha, você pediu para voltar a Cuba por dificuldades econômicas com as quais se deparou na Suíça. É verdade?

Leia também

4. Como pôde se casar com Karl G. se já estava casada com seu atual marido Reinaldo Escobar?

5. Ainda é seu objetivo estabelecer um “capitalismo sui generis” em Cuba?

6. Você criou seu blog Geração y (Generación Y) em 2007. Em 4 de abril de 2008 conseguiu o Prêmio de Jornalismo Ortega e Gasset, de 15 mil euros, outorgado pelo jornal espanhol El País. Geralmente, este prêmio é dado a jornalistas prestigiados ou a escritores de grande carreira literária. É a primeira vez que uma pessoa com seu perfil o recebe. Você foi selecionada entre cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time (2008). Seu blog foi incluído na lista dos 25 melhores blogs do mundo pela cadeia CNN e pela revista Time (2008), e também conquistou o prêmio espanhol Bitacoras.com, assim como The Bob’s (2008). El País lhe incluiu em sua lista das cem personalidades hispano-americanas mais influentes do ano 2008. A revista Foreign Policy ainda a incluiu entre os dez intelectuais mais importantes do ano em dezembro de 2008. A revista mexicana Gato Pardo fez o mesmo em 2008. A prestigiosa universidade norte-americana de Columbia lhe concedeu o prêmio María Moors Cabot. Como você explica esta avalanche de prêmios, acompanhados de importantes quantias financeiras, em apenas um ano de existência?

7. Em que emprega os 250 mil euros conseguidos graças a estas recompensas, um valor equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como França, quinta potencia mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba?

8. A Sociedade Interamericana de Imprensa, que agrupa os grandes conglomerados midiáticos privados do continente, decidiu nomeá-la vice-presidente regional por Cuba de sua Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação. Qual é seu salário mensal por este cargo?

9. Você também é correspondente do jornal espanhol El País. Qual é sua remuneração mensal?

10. Quantas entradas de cinema, de teatro, quantos livros, meses de aluguel ou pizzas pode pagar em Cuba com sua renda mensal?

11. Como pode pretender representar os cubanos enquanto possui um nível de vida que nenhuma pessoa na ilha pode se permitir levar?

12. O que faz para se conectar à Internet se afirma que os cubanos não têm acesso e ela?

13. Como é possível que seu blog possa usar Paypal, sistema de pagamento online que nenhum cubano que vive em Cuba pode utilizar por conta das sanções econômicas que proíbem, entre outros, o comércio eletrônico?

14. Como pôde dispor de um Copyright para seu blog “© 2009 Generación Y – All Rights Reserved”, enquanto nenhum outro blogueiro cubano pode fazer o mesmo por causa das leis do embargo?

15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita?

16.  Como pôde fazer seu registro de domínio por meio da empresa norte-americana GoDady, já que isto está formalmente proibido pela legislação sobre as sanções econômicas?

17. Seu blog está disponível em pelo menos 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Europeia, dispõem de tantas versões linguísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem o da CIA dispõem de igual variedade. Quem financia as traduções?

18. Como é possível que o site que hospeda seu blog disponha de uma banda com capacidade 60 vezes superior àquela que Cuba dispõe para todos os usuários de Internet?

19. Quem paga a gestão do fluxo de mais de 14 milhões de visitas mensais?

20. Você possui mais de 400 mil seguidores em sua conta no Twitter. Apenas uma centena deles reside em Cuba. Você segue mais de 80 mil pessoas. Você afirma “Twitto por sms sem acesso à web”. Como pode seguir mais de 80 mil pessoas sem ter acesso à internet?

21. O site www.followerwonk.com permite analisar o perfil dos seguidores de qualquer membro da rede social Twitter. Revela a partir de 2010 uma impressionante atividade de sua conta. A partir de junho de 2010, você se inscreveu em mais de 200 contas diferentes do Twitter a cada dia, com picos que podiam alcançar 700 contas em 24 horas. Como pôde realizar tal proeza?

22.  Por que cerca de seus 50 mil seguidores são na verdade contas fantasmas ou inativas? (ver aqui) De fato, dos mais de 400 mil perfis da conta @yoanisanchez, 27.012 são ovos (sem foto) e 20 mil têm características de contas fantasmas com uma atividade inexistente na rede (de zero a três mensagens mandadas desde a criação da conta).

23. Como é possível que muitas contas do Twitter não tenham nenhum seguidor, apenas seguem você e tenham emitido mais de duas mil mensagens? Por acaso seria para criar uma popularidade fictícia? Quem financiou a criação de contas fictícias?

24. Em 2011, você publicou 400 mensagens por mês. O preço de uma mensagem em Cuba é de 1,25 dólares. Você gastou seis mil dólares por ano com o uso do Twitter. Quem paga por isso?

25. Como é possível que o presidente Obama tenha lhe concedido uma entrevista, enquanto recebe centenas de pedidos dos mais importantes meios de comunicação do mundo?

26. Você afirmou publicamente que enviou ao presidente Raúl Castro um pedido de entrevista depois das respostas de Barack Obama. No entanto, um documento oficial do chefe da diplomacia norte-americana em Cuba, Jonathan D. Farrar, afirma que você nunca escreveu a Raúl Castro: “Ela não esperava uma resposta dele, pois confessou nunca tê-las enviado [as perguntas] ao presidente cubano. Por que mentiu?

27. Por que você, tão expressiva em seu blog, oculta seus encontros com diplomáticos norte-americanos em Havana?

28. Entre 16 e 22 de setembro de 2010, você se reuniu secretamente em seu apartamento com a subsecretaria de Estado norte-americana Bisa Williams durante sua visita a Cuba, como revelam os documentos do Wikileaks. Por que manteve um manto de silêncio sobre este encontro? De que falaram?

29. Michael Parmly, antigo chefe da diplomacia norte-americana em Havana afirma que se reunia regularmente com você em sua casa, como indicam documentos confidenciais da SINA. Em uma entrevista, ele compartilhou sua preocupação em relação à publicação dos cabos diplomáticos norte-americanos pelo Wikileaks: “Eu me incomodaria muito se as numerosas conversas que tive com Yoani Sánchez forem publicadas. Ela poderia sofrer as consequências por toda a vida”. A pergunta que imediatamente vem à mente é a seguinte: quais são as razões por que você teria problemas com a justiça cubana se sua atuação, conforme afirma, respeita o marco da legalidade?

30. Continua pensando que “muitos escritores latino-americanos mereciam o Prêmio Nobel de Literatura mais que Gabriel García Márquez”?

31. Continua pensando que “havia uma liberdade de imprensa plural e aberta, programas de rádio de toda tendência política” sob a ditadura de Fulgencio Batista entre 1952 e 1958?

32. Você declarou em 2010: “o bloqueio tem sido o argumento perfeito do governo cubano para manter a intolerância, o controle e a repressão interna. Se amanhã as suspenderem as sanções, duvido muito que sejam vistos os efeito”. Continua convencida de que as sanções econômicas não têm nenhum efeito na população cubana?

33. Condena a imposição de sanções econômicas dos Estados Unidos contra Cuba?

34. Condena a política dos Estados Unidos que busca uma mudança de regime em Cuba em nome da democracia, enquanto apoio as piores ditaduras do Oriente Médio?

35. Está a favor da extradição de Luis Posada Carriles, exilado cubano e ex-agente da CIA, responsável por mais de uma centena de assassinatos, que reconheceu publicamente seus crimes e que vive livremente em Miami graças à proteção de Washington?

36. Está a favor da devolução da base naval de Guantánamo que os Estados Unidos ocupam?

37. Você é favorável à libertação dos cinco presos políticos cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998 por se infiltrarem em organizações terroristas do exílio cubano na Florida?

38. Em sua opinião, é normal que os Estados Unidos financiem uma oposição interna em  Cuba para conseguir “uma mudança de regime”?

39. Em sua avaliação, quais são as conquistas da Revolução Cubana?

40. Quais interesses se escondem atrás de sua pessoa?

Salim Lamrani

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Virginia Postado em 18/Feb/2013 às 21:29

    Acho que tem muita pergunta que você mesmo respondeu em outra pergunta. Poderiam ser 10 perguntas simples :) Mas, ok, entendi seu recado.

    • Frederico Tarasuk Postado em 18/Feb/2013 às 21:46

      Simplesmente espetacular!

    • Flávio Loureiro Postado em 20/Feb/2014 às 12:59

      Resumo do artigo: Cuba é linda e a culpa é dos EUA. Para quem concorda com isso, a única solução é viajar. Conheça ambos os lugares e depois conclua por si só qual deu certo.

  2. Brac Postado em 18/Feb/2013 às 21:54

    As 40 perguntas foram justamente pra ilustrar quantas contradições e falhas claras existem no discurso da Yoani Sánchez. Ótimo artigo.

    • Samuel Osmari Postado em 18/Feb/2013 às 21:55

      Esta mulher deveria ser presa e mandada de volta para Cuba ou responder todas estas pergunta na Grande Midia.

  3. Erick Tomas Postado em 18/Feb/2013 às 21:57

    Paralelo à isso deve-se perguntar: Porque a velha Mídia nunca faria uma só pergunta desse questionário á ela??

  4. Luciano Postado em 18/Feb/2013 às 22:15

    pois eu tenho uma pergunta a todos vcs q visitam o Pragmatismo Político: pq não se mudam pra Cuba?

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:07

      Por que você não se muda para os EUA, ou para alguma das ditaduras por eles apoiada? Tá na hora dos direitistas pelo menos mudarem seus argumentos, é sempre o mesmo tipo de comentário.

    • Anonimo Postado em 09/Sep/2013 às 22:44

      Por que você não se muda para os EUA, Europa, ou seja qualquer outro país que você acredite ser mais utópico que o Brasil? Sabe, acho que uma pessoa que tem a capacidade de fazer uma pergunta dessas não faz a menor ideia de como funciona o nosso sistema de nacionalização.

    • Josef Ernesto Ulianov Postado em 27/May/2014 às 17:54

      Por que vc não se muda pra Etiópa, Somália, Camboja, Detroit, Guryong .... ??? o capitalismo tá ótimo por lá

  5. João Eduardo Postado em 18/Feb/2013 às 22:20

    Perguntem à ela: [email protected] (eu o fiz e espero obter alguma resposta)

  6. gustavo Postado em 18/Feb/2013 às 22:36

    As perguntas nao tiram o carater ditatorial e de terror do castrismo!

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:12

      Gustavo, não estou afirmando que você está errado, pois não conheço Cuba por dentro. Agora, você também não tem como afirmar que está certo. Quem é que divulga, com veracidade e sem interesses escusos, esse tipo de informação sobre Cuba? O estranhamento causado pelo 'trabalho' (pago) feito pela blogueia é totalmente legítimo. Está mais do que óbvio de que existe uma rede de interesses para denegrir a imagem do país. A questão é: por que? Eu tenho uma hipótese: o mundo pulula em manifestações (felizmente). Cuba, com todas as 'contradições', sustenta um sistema político e econômico que produz altíssimos índices educacionais, de saúde e mesmo de direitos sociais. Os EUA querem acabar com Cuba. Os EUA estão entre os grandes responsáveis por muitas mazelas vividas pela humanidade. É para, no mínimo, refletirmos.

  7. Fagner Postado em 18/Feb/2013 às 22:54

    não tiram Gustavo, mas deixam claro que(como Brasileiros) não temos a minima ideia do que é Cuba. essas perguntas servem pra ilustrar o fato de que a unica pessoa que se diz fonte dentro de cuba para informar sobre a situação do pais ao mundo tem todos os indícios de ser uma mentirosa.

  8. Thiago Prado Postado em 18/Feb/2013 às 22:55

    Possíveis respostas.... 1. Empresários, governos e outros interessados no meu trabalho, na abertura econômica de Cuba e no estabelecimento da democracia na ilha. Algum crime nisso? 2. O casamento foi arranjado para eu conseguir visto e lutar por minha liberdade e por uma vida melhor, como milhões de outras pessoas fazem no mundo. Ou simplesmente o casamento n seu certo e quis voltar p minha família.... Vc é de uma revista de fofoca? pq o interesse em meu ex-marido? 3. E se for verdade? Qual o problema? No que isso fere minha luta? 4. Não consegue questionar minhas idéias e tenta denegrir minha imagem? São assuntos pessoais de minha vida, como é pessoal o fato de seu rei lula ser alcoólatra ou de sua mulher te chifrar.... 5. O objetivo é acabar com a DITADURA e estabelecer a DEMOCRACIA, igual a como seu rei lula e zé ladrão lutaram anos atrás. Perdão, eles não queriam democracia, queriam outra ditadura no lugar. 6. O mundo reconhece a luta pelos direitos humanos em qq lugar. Como vc explica tantos institutos de forma independente me concederem esse prêmio? Só na imaginação infantil achar que alguma conspiracão controla todos eles. 7. O mérito foi meu, uso como eu quiser, algum problema? ter lucro não é imoral, não estamos na idade média. 8. Bem grande, mas merecido. Vc tem vergonha de receber pelo seu trabalho? pq n trabalha de graça então? 9. idem 10. Não muito, graças a DITADURA, as pessoas não podem desfrutar de nada, mesmo com dinheiro, falta tudo por aqui e sobrevivemos no limiar do necessário. Se achas tão legal pq n vem p cá? 11. Sendo a inspiração para o que eles querem ser. Ser do povo não significa ser pobre, pergunte ao povo da suiça e p as excelentes condições de vida que o capitalismo ofereceu para todos. 12. Nem tenho esse acesso todo, conseguir ficar online é mto dificil pq a DITADURA destruiu nosso sistema de comunicação. 13. Vc deveria perguntar ao DITADOR pq os outros n podem usar o paypal e não pq eu consigo usar. Tenho meus segredinhos p diblar a DITADURA E CONTINUAR LUTANDO PELA LIBERDADE. 14, 15, 16...... Nossa qtas perguntas repetidas! Pergunte ao ditador pq ele n permite q os outros cubanos tenham o mesmo e não pq eu consigo.... qual o problema de receber apoio da dieita? E daí se existem capitalistas com interesses por trás? Eu luto pela liberdade, o que meus financiadores lutam é do interesse deles, pergunte a eles ora... 21. Tenho ajudantes né inteligência! 22. Talvez algum pseudo-revolucionario tenha criado essas contas para parecer que eu mesma fiz. Com tantos governos na america latina financiando esses grupinhos de classe média meditos a oprimidos (militantes) vai saber quem foi. 23. Pode ser querido... Isso é estragégia p ganhar visibilidade, isso está valendo na luta pelos direitos humanos em cuba! 24. bla bla bla, tudo já respondido 26. Quem te garante que não foi ditador quem mentiu? 27. Pq vivemos numa ditadura inteligência! Reuniões e grupos que lutam pela liberdade e pelos direitos humanos vão p cadeia! 28 29 ...34 ..39 Querido, no mundo todos os governos tem interesses, são hipócritas sim, EUA e inclusive o governo brasileiro e o cubano... quanta ingenuidade. Não significa que concordo com tudo. Seguir uma cartilha política cegamente é um atestado de burrice viu. 40. Uma revolucionária

  9. Guanais Postado em 18/Feb/2013 às 22:56

    Que terror do Castrismo Gustavo, Luciano! Tenho 54 anos de vida, e desde que nasci os cubanos são condenados a serem a escoria das Américas porque assim os EUA querem, mas mesmos assim as pessoas sobrevivem com bloqueio econômico, social, e a terem direito a comer! E vcs pobres mortais culpam Fidel e a Revolução Cubana por isso???

  10. Rui Postado em 18/Feb/2013 às 22:58

    A pergunta 11 é interessante, o próprio site admite que o que há na Cuba socialista é a repartição da pobreza como na antológica definição de Churchill sobre o socialismo...

  11. elaine sallas Postado em 18/Feb/2013 às 23:12

    querem conhecer cuba? leaim Pedro Ruan Guttierez

  12. Daniel Postado em 18/Feb/2013 às 23:45

    Excelente! Fiz mais 6 perguntas que ficarão sem respostas: 41. Como você utiliza um email do GMAIL tendo o embargo e as sanções americanas para com Cuba? 42. Num país onde o analfabetismo é zero e tem o melhor atendimento de saúde no mundo, porque considera que a população vive na miséria? 43. Sendo a considerada a pessoa mais rica do país, porque não divide sua renda para com os "miseráveis" que tanto afirma ter em Cuba? 44. Fazendo tudo o que faz, críticas e mentiras, e vivendo num país como o que afirma, como conseguiu escapar da prisão? 45. Ainda sobre a realidade que alega existir em Cuba, porque te permitiram sair do país? 46. Porque nunca escreveu alguma crítica sobre as Sanções impostas à Cuba?

  13. Lalá Postado em 18/Feb/2013 às 23:57

    Não nos mudamos para Cuba pois, devido ao bloqueio que existe contra o país, não há empregos suficientes por lá. Até onde eu sei, apenas podemos morar se nos casarmos com um cubano/a ou se formos estudar (mas aí tem um prazo e um preço). A "ditadura" de lá não é a mesma que vivemos aqui no Brasil no período de 1964 a 1985. As pessoas ficam nas ruas durante a madrugada sem nenhum problema (ao contrário da nossa época); aliás, lá é muito seguro sem haver necessidade de ter polícia, exército, espalhados ao longo da cidade.....não é essa selva de pedra em que vivemos, onde saímos com medo de tdo e de todos!Ah sim, lá não tem mendigos e moradores de rua....aliás, lá toda a população tem acesso à educação, saúde, sendo a mesma qualidade para todos. A imensa maioria dos cubanos tem muito orgulho de sua história, seu país, sua revolução!Mas, logicamente, isso não é mostrado na TV!!A mídia resume os cubanos a Yoani. Sánchez. Sendo uma forma de denegrir a imagem do socialismo e mostrar ao mundo que o capitalismo é o melhor sistema....

  14. Helber Postado em 19/Feb/2013 às 00:13

    Só mais uma pergunta: Por que no jornal da globo desta segunda-feira, ela afirmou que em Cuba não há direito dos indivíduos se associarem para algum fim, se os camponeses desse pais se organizam em uma associação, a ANAP (Associação Nacional dos Agricultores Pequenos)?

  15. Sérgio Postado em 19/Feb/2013 às 00:46

    Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar"

  16. renato uchoa Postado em 19/Feb/2013 às 05:01

    Pnóquia.

  17. Roberto Locatelli Postado em 19/Feb/2013 às 06:24

    Algumas dessas perguntas eu não faria pois sei que ela sairia pela tangente. Sugiro essas cinco: 1) Qual a sua opinião sobre o fato de que EUA e Inglaterra querem calar o jornalista Julian Assange e o governo do Equador, aliado de Cuba, o esteja protegendo? 2) Você acha que os EUA têm direito de lançar drones pelo mundo afora para assassinar pessoas escolhidas por eles como "alvo"? 3) Você concorda com o embargo econômico dos EUA contra Cuba? 4) A Europa vive uma crise aguda, com desemprego, fome e miséria. Qual a causa dessa crise, em sua opinião? 5) Imagine a situação contrária à sua: um cidadão estadunidense viajando pelo mundo para falar mal do governo Obama e financiado pelo governo cubano. Se esse cidadão voltasse aos EUA, o que você acha que aconteceria com ele?

  18. Julio Postado em 19/Feb/2013 às 06:28

    Eu queria muito saber todas as resposta dessas perguntas pra descobrir o que realmente está por trás da Yoani Sánchez. Sem as respostas é impossível...

  19. Henrique Postado em 19/Feb/2013 às 06:57

    É possível que ela não responda mesmo. Não porque não queira, ou se negue, mas por ser impedida de falar pelos nossos "democráticos" ativistas, defensores do regime comunista. Tão defensores e seguidores fiéis, que se apropriam das mesmas ferramentas de repressão para impedir que outras opiniões sobre tema sejam faladas. Ela responderia, se ela pudesse falar e se quisessem ouvi-la. Faltou respeito, liberdade de expressão e discernimento. Sobrou a imposição de uma ideia unilateral, característica dos regimes opressores. Vocês não têm moral!

  20. Pedro Postado em 19/Feb/2013 às 07:10

    Ela não pode pensar livremente, por que tem que se submeter ao poder centrado na figura de um lider com poder monárquico absolutista e infalível.

  21. Geraldo Antunes Postado em 19/Feb/2013 às 07:20

    Excelentes perguntas! Peço licença para reproduzi-las!

  22. Zelia Maria Postado em 19/Feb/2013 às 07:43

    CORRIGIDO: [desculpe-me ,)] Na realidade, vcs podem sim se mudar pra Cuba. Não é difícil conseguir um visto de trabalho. Vcs nem se dão o trabalho de pesquisar direito. rs. O embargo existe no papel, mas na relidade se transaciona o que quiser. MTas coisas deixaram até de se transacionar pq Cuba dá calote pq não dá conta de pagar. É incrível a quantidade de Cubólogos sem nunca sair do Brasil que existem neste país! Eu tive uma amiga qeu foi para Cuba estudar e o relato foi sim de fome e miséria. Sou contra qqr bloqueio.* Tb sou contra perseguições*. Vcs choram o AI-5 e não as perseguições de Cuba? Interessante! E ai, qto foi mesmo que o pragmatismopolitico recebeu este mês? O Nassif mesmo já está na casa dos 7 dígitos. Sem ilusões, galera!

    • Maria Postado em 21/Nov/2013 às 14:26

      Conheci cubanos e amigos que foram a Cuba e nenhum deles sequer afirmou a existência de cenários de fome e miséria. TODA a população é alfabetizada, com $10,00 é possível fazer a feira do mês e todo cubano tem moradia e, no meio rural, fora feita reforma agrária. E, depois do 14 de janeiro, os cubanos podem ir e vir quando quiserem e bem entenderem. Muitos cubanos formados (quase toda família cubana tem, pelo menos, uma pessoa formada) saem de Cuba para trabalhar fora e enviar parte dos recursos obtidos para o Governo (que futuramente investirá nos setores básicos da sociedade) e para a parte da família que mora em Cuba. Quanto à liberdade de expressão, concordo que esse seja uma grande contradição de Cuba. Ainda assim, conheci uma cubana que disse que conhece pessoas que assumem posturas contra o governo e nunca nada aconteceram com elas (sumiram, foram mortos, presos, ou coisas do tipo). Se miséria é não poder trocar de carro todo ano ou não ter uma boa internet... aí, realmente, concordo que Cuba é um país miserável. ;)

  23. malcomtux Postado em 19/Feb/2013 às 08:06

    "Grande mídia brasileira não fará nenhum questionamento a Yoani Sánchez que esteja fora dos padrões de conveniências" Aconteceria em qualquer mídia do mundo, amigo.

  24. Cris Postado em 19/Feb/2013 às 08:18

    Se Yoani é mentirosa, o que dizer da imprensa oficial cubana? Fala a verdade, por acaso?

  25. Beatriz Postado em 19/Feb/2013 às 08:22

    Também mandei as perguntas pro e-mail dela. Gostaria de saber esta última do Roberto Locatelli!

  26. América Libertad Concha Zapata Postado em 19/Feb/2013 às 08:26

    Só posso agregar para os que insistem em que é dictadura..dictadores não se preocupam por sua população, querem mais é que expludam,,em Cuba não existe analfabetismo, pelo mesmo a maioria do povo tem consciência e não quer outro governo, ou não lembram do plebiscito que foram obrigados a fazer onde o povo respondeu que queria ficar assim mesmo?. Esta sra esta bancada por médios excussos dol mundo que querem meter seu bedelho em Cuba, pais que sustenta mais de 50 anos de embargo econômico e que continua a dar ao mundo os melhores e mais preparados médicos.

  27. Luiz Postado em 19/Feb/2013 às 08:30

    Se Cuba é tão bom, porque não deixam sair quem não quer ficar lá ?

  28. Ocimar Soares Postado em 19/Feb/2013 às 08:30

    Perfeito Roberto Locatelli as cinco perguntas eu as faria as mesmas mas a quinta resume toda a farça dessa Yoani Sánchez, é muito facil para ela o que vem fazendo lembra de uma coisa senhora nem todos são otarios e sabem muito bem que vossa senhoria esta sendo bancada pelos capitalistas que defendem os maiores ditadores do Oriente Medio, disso a senhora não fala e não sabe, o pais que a senhora tanto fala mal bancada pelos nefastos do capitalismo sem lei tem o melhor sistema de Saúde e de educção do planeta. isso não lhe basta?

  29. Dislene Lemos Postado em 19/Feb/2013 às 08:50

    Primeiro foi a emocionante despedida no aeroporto de Cuba. A blogueira super hiper mega emocionada, nos braços do povo, na multidão de duas pessoas (o marido e o filho). Depois a chegada em Recife onde foi recepcionada por protestantes que não engolem a conversa mole da blogueira. E sobre isso ela disse que gostaria que pessoas pudessem protestar contra ela em Cuba. De onde se conclui que o povo cubano não dá a mínima para a ladainha da blogueira vida mansa. Detalhe: a blogueira vida mansa, "perseguida pelo perigoso governo cubano", resolve fazer turismo mundo afora e deixa o filho em Cuba para o Fidel cuidar. Isso mesmo: blogueira vida mansa faz turismo mundo afora e deixa filho em creche do governo em Cuba. E de graça. Pooooobre menina. Não tem ninguém!

    • André Luiz Furtado Postado em 19/Feb/2013 às 09:38

      Cabe salientar que Yoani Sánchez também voltou a Cuba por razões econômicas. Estava tendo dificuldades na Suiça, porque lá, diferentemente de Cuba, saúde, educação, cultura e moradia é para quem pode pagar por isso. Aí ela descobriu que poderia ter tudo isso de graça em Cuba e ainda se tornar um milionária blogueando e twitando para o mundo mentiras sobre seu país.

  30. Bruno Postado em 19/Feb/2013 às 09:15

    Vcs tem que se decidir! ou defendem a liberdade de expressão e do uso de maconha na USP ou a repressão de um governo ditatorial. A liberdade de expressão só vale se for pra defender o que vcs acham certo? Ninguém fica trolando os marxistas da praça da Sé quando eles ficam pregando o fim dos tempos e a instauração do Paraiso na terra... ah não são marxistas, são evangélicos.

  31. I. P. Florído. Postado em 19/Feb/2013 às 09:35

    E por acaso alguém na face da terra, por exemplo, já viu algum ator, que não seja da Globo, ser premiado com algum troféu ao qual a própria Globo "criou"?

  32. Naty Postado em 19/Feb/2013 às 09:40

    Por favor, dê um jeito de fazer essas perguntas (ou pelo menos parte delas) pra Yoani! Vamos ver se ela responde! hehehe

  33. Murilo Moura Postado em 19/Feb/2013 às 09:52

    Eu queria realmente saber como vivem os cidadãos de Cuba... Uns falam que não há fome ou miséria, outros dizem o contrário. Queria uma resposta que realmente dissesse a verdade, amigos.

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:20

      Murilo, eu nunca fui, mas tenho amigos que foram, e que não são 'cubolatras'. Pelo relato deles, temos muito a aprender com os cubanos. Sim, se pensarmos em nosso padrão americanizado de consumo, vamos olhá-los como um povo miserável. E realmente não há tantos insumos (alimentos, produtos etc) disponíveis como aqui... Por outro lado, as desigualdades sociais praticamente inexistem, e não dá mendingos ou famintos, assim como não há analfabetos e a saúde é acessível a todos. Sinceramente? Se for isso mesmo, eu me mudaria sim! Pois não faço questão de ter o último celular ou carro do ano... Aliás, nem carro tenho. Contanto que eu possa alimentar o estômago, a alma (com cultura), ter um abrigo e saúde, tá bom demais.

  34. Vasco Postado em 19/Feb/2013 às 09:55

    Parabens ao blog e vamos dar-lhe o que ela procura - Respeito ao Povos revolucionários! E mostrar-lhe a porta de emergência.

  35. dimas Postado em 19/Feb/2013 às 09:57

    A maioria das perguntas são bastante primárias, mas creio que consigo responder a pergunta Nr. 17, estou preparar-se para começar a tradução do blogue da Yoani (se ela quiser, claro) para a 18ª idioma e farei isso absolutamente grátis, apenas porquê acredito na liberdade de pensamento. Outra coisa, esquerda nega à Yoani os direitos que advoga para si, ou seja, a esquerda tem o direito divino de criticar os seus próprios governos, mas a cubana Yoani não pode criticar o seu governo nacional.

  36. Caio Brecco Postado em 19/Feb/2013 às 09:59

    Sinceramente, em meio a tantas críticas e até dúvidas impostas em relação ao caráter dessa mulher, porque vocês não vão morar na perfeita Cuba? Estou plenamente convencido que houve grande desenvolvimento em Cuba com o socialismo lá instituído. Porém, nem um pouco se aproxima do comunismo teórico, onde todas as pessoas possuem o mesmo nível de poder. Muito pelo contrário, há ainda, apesar de mais branda, um grupo que comanda não só o país mas a mídia, a liberdade de expressão, a vida das pessoas, o direito a locomoção, a mobilização social por mudanças e etc. Sem falar que o povo é pobre. Houve melhora nas condições de vida, mas as pessoas ainda estão na pobreza, e vivem burlando o sistema para arrecadar dólares proveniente dos turistas estrangeiros para ter uma vida mais confortável. Será que podemos só culpar o embargo econômico por isso? O que esta mulher faz, e que não podemos criticar, é dar sua opinião a respeito de um regime que tem problemas, ainda mais por ser uma forma de governo totalmente engessada a mais de 60 anos. Na realidade, fazemos isso todos os dias sobre a forma de governo do nosso país: criticar. Não podemos dizer nem que as ciências exatas são definitivas, por que então que regimes políticos e formas de administração pública devem ser definitivas? Assim como a sociedade muda, a política muda com ela, já que de certa forma é reflexo dos costumes e cultura do povo. Acho que devemos nos perguntar, e este exercício é bastante enriquecedor, a quais interesses a atuação dela busca? A quais interesses todos os prêmios conquistados por ela também buscam?

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:28

      Caio... Essa crítica de 'por que vocês não vão morar em Cuba?' me parece muito senso comum. Eu moraria em Cuba... Assim como moraria na França... Na Alemanha... No Japão... Aqui no Brasil... Não vejo essa de perfeição cubana... Mas sabemos pouco sobre o país, as informações chegam distorcidas, de um lado e de outro. Eles têm o que nos ensinar... Assim como têm as limitações que você coloca. Mas limitações há aqui também, e em todo lugar. Por isso acho furada essa de 'por que não moram lá?', pois parece que condenamos o país, como um inferno. Eu já fui aos EUA e não me agradei do lugar... Mas há coisas boas que podemos extrair de lá, até mesmo os esquerdistas. Exemplo: me parece que o povo norteamericano tem uma experiência histórica coletiva bastante interessante, mesmo que eu, ideologicamente, prefira vertentes que divergem daquelas que predominam no imaginário dos 'brothers'. Outra coisa: é um país que investe em pesquisa científica de forma significativa etc, etc, etc. Considero legítima a questão que o artigo coloca: quem financia a trajetória política da moça. Só isso. Porque isso muda tudo. É o mesmo que discutirmos, no Brasil, o financiamento de campanhas. A fala dela não é independente. A crítica que setores conservadores fazem à Cuba não é progressista, no sentido de aperfeiçoar o socialismo, mas é retrógrada, no sentido de implodí-lo. E, se forem estes que patrocinam a blogueira como tudo indica, precisamos combates (ao menos os esquerdistas/progressistas).

  37. douglas Postado em 19/Feb/2013 às 10:03

    Tem bastante pergunta inútil e tendenciosa aí, mas, de um modo geral, são perguntas inquietantes .

  38. Yoani Fan Postado em 19/Feb/2013 às 10:03

    Ridícula a falta de educação com a Yoani. Nojo desses esquerdistas. Tratam ela como se fosse o Bin Laden de saias. Mesmo que seja financiada pela CIA, ainda bem que há alguém para confrontar a MERDA DITATORIAL QUE É CUBA. As mesmas pessoas que lutaram em guerrilha contra a ditadura brasileira ou apóiam as FARCS, tudo com dinheiro ou treinamento cubano, agora vêm criticar Yoani. As primeiras perguntas são tudo mimimi como você pode ficar tão rica lutando pela liberdade ou como você consegue apoio do exterior enquanto os cubanos estão presos em sua ilha idiota. Depois vêm o que você pensa sobre as relações de Guerra Fria EUA-Cuba? Como tem tão bom tratamento pelos americanos? Defende qual lado? Ah, ridículos! Isso é uma pataquada! Ainda bem que Cuba falida é insignificante demais. Coitados dos cubanos que têm que lidar com um regime incompetente.

  39. Clauber Magalhães Postado em 19/Feb/2013 às 10:12

    A minha pergunta é para vocês: PORQUE NÃO FAZEM ESSE TIPO DE PROTESTO E ATAQUES AOS NOSSOS POLÍTICOS? PORQUE NÃO SAÍMOS AS RUAS PROTESTAR CONTRA O ATUAL PRESIDENTE DO SENADO??? Acho muita hipocrisia dos brasileiros virem aqui falar de alguém com a Yoani Sanchez e esquecerem do próprio pais. Ao invés de criticas, a usem como exemplo pra lutar pelo seu próprio povo e país.

  40. Silvio Akcelrud Postado em 19/Feb/2013 às 10:22

    Ela poderia reunir todas essas perguntas em meia dúzia e respondê-las com facilidade. Ela é uma heroina pela volta aos direitos mais básicos e democracia em seu país, com certeza ela recebe mais apoio que Cuba recebeu até os dias de hoje desde a malfadada virada comunista. Ela se tornou tão influente que o atual governo cubano, agonizante, não consegue fazer nada com ela. Cuba não é um símbolo da lutra contra o imperialismo, nada mais é do que uma nação que acabou com qualquer alegria de viver no que era uma ilha Feliz e não sabia! Eu já estive em Cuba e sei do que falo, quem não foi não imagina como vive a população lá, por isso milhões de cubanos preferiram se jogar ao mar a continuar no inferno cubano.

  41. Daniel Doretto Postado em 19/Feb/2013 às 10:24

    A pergunta 7 responde umas 12...

  42. WAGNER Postado em 19/Feb/2013 às 10:34

    SÓ NÃO PODEMOS SER INCOERENTES, SE DEFENDEMOS O REGIME CUBANO E CRITICAMOS O REGIME AMERICANO, NÃO DEVERIAMOS: USAR JEANS, BEBER COCA-COLA, ASSISTIR CLINT EASTWOOD, GOSTAR DO RATO MICKEY MOUSE, COMER HOT DOG, PEDIR UM HAMBURGUER, COLOCAR O NOME DE DAVID NOS NOSSOS FILHOS

  43. Rodrigo Teixeira Postado em 19/Feb/2013 às 11:03

    Não conheço a história dessa menina, nem sei os interesses por trás do trabalho dela. Acho natural que se ela defende uma bandeira, outras pessoas que tem dinheiro e também defendem a mesma bandeira queiram financia-la. O que acho mais incrível sobre as pessoas que acreditam no comunismo é que elas costumam ser as mesmas que dizem defender a bandeira da igualdade e da liberdade de expressão. Mas quando alguém ousa defender idéias como o liberalismo econômico esses mesmos defensores da tolerância costumam agir com profunda hostilidade e agressividade. Já fui diversas vezes hostilizado e acusado de "fascista" e "reacionário" por proferir publicamente que eu não acredito que o socialismo resolveria as questões sociais que enfrentamos hoje. Ou seja, o ativista de esquerda em geral é assim : Eu defendo o seu direito de expor sua opinião, contanto que não seja contrária a minha. Se você acredita no capitalismo eu automaticamente assumirei que você é um calhorda sem escrúpulos.

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:31

      Em geral? Generalizastes, e te equivocastes. Liberdade de expressão não é concordar com o que você pensa. Vou continuar repetindo, aos quatro ventos, que não há solução no capitalismo. Você pode continuar defendendo o contrário, e disputaremos politicamente. Agora, ela que não pouse de santa, sem antes revelar quem a patrocina e responder pelas contradições em que se meteu.

  44. paulo Postado em 19/Feb/2013 às 11:06

    Postei no face: Mas pq no Brasil todo mundo é favorável a liberdade de experssão e em Cuba não se pode ter isso? mesmo errado ou certo, tudo serve para evolução. Que coisa feia tô vendo pelos jornais...o nosso povo deveria se preocupar com os problemas da gente e não com os problemas e questões internas dos outros. - Por último devolvam o boxeador que o Lula deportou...deveria ter feito o mesmo com o italiano assassino. foi mal, mas não aguento mais tudo isso. ............. e por útlimo o que a gente tem a ver com isso. Cada um se resolva....se o chaves financiasse, e fosse a pregaçao que ele tanto quer tudo tava certo e liberado, é? - vou plantar batata ou ver se estou na esquina, será mais produtivo

  45. Rovanildo Postado em 19/Feb/2013 às 11:16

    Essas perguntas podem não ter sido feitas pela globo mas se qualquer outro órgão de imprensa ou cidadão comum quiser(em) elas podem ser feitas. Quero vê qualquer tipo de questionamento de parte de órgão de imprensa ou cidadão, ao governo cubano, ou a alguma autoridade de lá. Ou seja, defender igualdade e liberdade de expressão aqui no Brasil é fácil, vão fazer isso lá em Cuba. A isso dá-se o nome de hipocrisia.

  46. Ramón Gaviño Pólit Postado em 19/Feb/2013 às 12:08

    INCONSECUENTE CON SU PATRIA QUE LE VIO NACER ES OTRA DE LAS CONDOTIERIS(MERCENARIA) ELECTRONICAS. INDIGNA DE LLAMARSE CUBANA Y LATINOAMERICANA.

  47. Diogo Postado em 19/Feb/2013 às 12:12

    Boa parte da esquerda do Brasil acha que os problemas de Cuba são todos devidos ao embargo estadunidense. Santa inocência! Dizem que os cubanos possuem muito orgulho do seu país. Sim, os nordestinos também sentem do nordeste, mesmo lá sendo vilipendiado pelos políticos locais. Sem falar dos norte-coreanos, que pelo que é divulgado através da imprensa estatal todo mundo adora viver lá. Vejo uma galera defendendo o socialismo, mas quando é para abrir mão de alguma coisa sua para um menos favorecido social ou economicamente sempre diz não ou inventa uma desculpa. Hipocrisia: a gente vê por aqui.

  48. Bruno Postado em 19/Feb/2013 às 12:21

    Tem muita gente igual a essa blogueira que esta comentando, se esquivando do que esses questionamentos colocam, nao admitem que existe uma mistificação com relação a Cuba, preferem se basear em idias pre-concebidas pra se colocarem contra Cuba, sem nem ao menos saber como é Cuba.

  49. LEILA Postado em 19/Feb/2013 às 12:25

    Quanta falsidade dessa pessoa que só quer se promover. Daniel, adorei suas 6 perguntas! Porque ela nao ajuda seu povo com essa fortuna que arrecada????

  50. Leo Cesar Muller Postado em 19/Feb/2013 às 12:52

    Interessa, evidentemente, ao Governo Cubano que uma ativista assim saia pelo mundo despertando defensores do regime cubano, que apesar de serem minoria, provocam agitações. De outra forma Cuba não despertaria mais o interesse que ainda provoca. No fundo uma troca de interesses, mas o maior interessado na exposição da miséria financeira, ideológica e libertária é o próprio governo de Cuba: justificando a mordaça e à espera de ajuda.

  51. Rogerio Postado em 19/Feb/2013 às 12:55

    Quem acha Cuba modelo, que se mude para lá. Brasil é democracia, liberdade de expressão e pensamento, nada do governo monopolizar a verdade, deixe ela falar o que quiser e quem quiser a verdade procure explorar. Esta cheio de alienados, que se dizem de esquerda e defendem os mensaleiros, vamos com o mesmo vigor exigir que estes corruptos sejam presos? Seria mais benéfico para o nosso Pais tentar limpar a corrupção do meio político, Brasil e Cuba estão longe de ser exemplos.

  52. Respondedor Postado em 19/Feb/2013 às 13:07

    1. A produção do documentário "Conexão: Havana", que está ganhando dinheiro promovendo seu filme. Viva o Capitalismo! 2. Talvez o mesmo sentimento que motive os brasileiros que vão pro exterior a voltarem pra este paizinho que nós consideramos "de merda". 3- Pode ser. Com uma educação Cubana, não é de surpreender que eu não conseguisse nem um emprego de professora primária na Suiça. De qualquer maneira, não ser capaz de se sustentar na Suíça não é crime. 4. Minha vida pessoal não é da sua conta, e nem tem efeito sobre as denúncias que eu faço. 5. Se a população Cubana tiver sorte, isso será uma realidade. O Capitalismo é o sistema econômico que ajudou vários países do mundo a superar a pobreza. 6. Meu trabalho é importante e foi reconhecido? 7. A conversão de moedas estrangeiras em pesos cubanos é controlada pelo governo e a conversão é muito desvantajosa. Além disso, pra que serve uma montanha de dinheiro em Cuba, onde você não pode nem comprar uma casa sem permissão do Governo? 8. Qualquer que seja o salário, se houver um, é perfeitamente justo, mas infelizmente será irrelevante, pois como exposto acima, dinheiro vindo do estrangeiro tem pouca (ou nenhuma) serventia dentro de Cuba. 9. Qualquer que seja o salário, se houver um, é perfeitamente justo, mas infelizmente será irrelevante, pois como exposto acima, dinheiro vindo do estrangeiro tem pouca (ou nenhuma) serventia dentro de Cuba. 10. Que cinema? Aqueles para propaganda do governo? Que teatros? Aqueles que não podem apresentar peças subversivas/ E porque eu iria querer comprar livros em Cuba, se só existem aqueles autorizados pelo governo? Eu gosto de pensar, não de ser doutrinada. 11. Eu levo um estilo de vida mediano comparado com o dos países capitalistas. Você não pode me acusar de não usar os meus recursos para melhorar a vida do povo cubano quando o próprio governo cubano não faz isso e também não permitem que nós mesmos façamos. 12. Há acesso à internet em Cuba, mas extremamente controlada pelo governo, assim como na China ou Coréia do Norte. Os próprios cubanos não podem acessar o meu blog. Eu mesma tenho que enviar e-mails com meus textos para amigos fora de Cuba e eles é que mantém o meu blog pra mim. 13. O blog é mantido em um servidor fora de Cuba, pois se o servidor fosse cubano teria sido tirado do ar pelo governo. 14. O embargo comercial apenas proíbe os cidadãos e empresas americanas de comprarem produtos de Cuba. Cuba pode comercializar normalmente com qualquer país do mundo (se os cubanos tivessem dinheiro pra isso) 15. Você sabia onde está hospedado meu Blog? Então porque não falou antes, seu imbecil? Não me interessa o que mais está hospedado em cada servidor que hospeda meu site. Isso é independente de mim. 16. Mentira! Os EUA não se recusam a negociar ou vender para Cuba. A sanção proíbe apenas comprar DE Cuba. 17. Google Translator. E amigos meus fora de Cuba. O que você pensa, que eu não tenho amigos? 18. O governo de Cuba não permite que meu blog seja acessado. Eu acabei de explicar isso. Então meu blog praticamente só é acessado fora de Cuba. 19. As doações que meu site recebe através do PayPal que você acabou de questionar, ora essa! 20. Uma coisa não afeta a outra. Os cubanos TEM acesso ao twitter, embora esse acesso seja controlado pelo governo. É exatamente assim na China. Na verdade, o twitter teve que implementar um recurso de censura governamental especificamente a pedido do governo da China. Foi só assim que o twitter foi admitido em Cuba. Me cansei dessas perguntas, elas são só retórica e desinformação. Uma velha tática marxista.

  53. Conrado Postado em 19/Feb/2013 às 13:25

    A pergunta 11 já responde a maioria das outras....

  54. Anon Postado em 19/Feb/2013 às 13:31

    muita gente postando com a falácia de que "acham que cuba é perfeita" quem acha isso, meu deus? na mídia tradicional só se vê a demonização de cuba, acusada a torto e a direito com ou sem razão. nas mídias alternativas (internet, blogs e etc) se vê o outro lado da história. uma alternativa pra ver que as coisas são mais cinzas do que parecem e não preto-e-branco. cabe a cada um decidir qual dos dois lados da história pesa mais e tem mais fatos associados a ele. agora essa lenga-lenga de "ENTÃO PORQUE NÃO VAIO PRA LÁ, SE CUBA É PERFEITA" é muita falta de inteligência. nunca vi ninguém dizer que cuba é perfeita.

  55. marcio Postado em 19/Feb/2013 às 13:45

    tsc, tsc....defender interesses de uma ditadura é dose....esta me parecendo os idiotas que diziam que viviamos aemaça comunista em 1964 e desqualificavam todos que o regime condenava. Nao consigo ver diferenças na alienação.

  56. Mariana Postado em 19/Feb/2013 às 13:55

    Se Cuba não existisse, eu continuaria existindo. Então, whatever. Ela que vá lutar pela democracia, eu já vivo numa.

  57. rui chaves Postado em 19/Feb/2013 às 14:03

    Daniel, com todo respeito. As seis perguntas feitas não modificam a situação. Cuba viveu anos e anos sendo financiada pela extinta União Soviética e, nem por isso, era criticada. Os prêmios recebidos pela blogueira não foram resultado de assalto a bancos nem outros tipos de crimes. Qto ao fato de que, pelo fato de seu país viver na miséria ela tem que dividir o q tem, isso vale também para todos os apaixonados pelo regime cubano. Aliás, se lá é esse paraíso todo, não precisa de ajuda de ninguém. rui chaves

  58. Eduardo Postado em 19/Feb/2013 às 14:13

    A questão 17 faz uma afirmação incorreta. Existem outros sites com muito mais traduções, e me refiro a traduções profissionais, não aquelas feitas por mecanismos automáticas. #fail

  59. Viktor Schuldtt Postado em 19/Feb/2013 às 14:24

    Perguntas pertinentes para definir base ideológica de Yoani. Entretanto ociosas, no momento. Pois partem do pressuposto de que um opositor político deve, ou pode, ser detido/controlado pelo Estado. Antes de tudo o que deveria ser perguntado, mesmo por apoiadores da "Revolução", é: pessoas são detidas e controladas em Cuba? São impedidas de deixar o território? Por quê? Que Yoani seja financiada pelos E.U.A, isso não justifica o controle de sua vida privada. Se assim for, então é politicamente pertinente que esquerdistas sejam perseguidos no mundo capitalista. Sejamos socialistas, tudo bem, mas não nos tornemos acríticos, pois, a história é farta de ensinamentos sobre isso, ao menor deslize podemos estar defendendo um sangrento regime totalitário. Índices de Cuba, como a eliminação do analfabetismo, devem ser destacados, porém também é um fato que não pode ser esquecido que, por conta de perseguições políticas, muitos artistas e intelectuais geniais (alguns deles até defensores de Castro, num primeiro momento) abandonaram a Ilha. Não se constrói um mundo melhor sem estar atento às mãos que participam desse processo.

  60. Respondedor Postado em 19/Feb/2013 às 14:32

    Tem alguns estudantes de ensino médio aqui que parecem achar que bastaria os ricos dividirem sua riqueza com os pobres para acabar com todos os problemas do mundo. Prestam muita atenção nas aulas de sociologia, mas nenhuma nas de matemática. Imaginem se o Eike Batista, que tem um patrimônio de 23 bilhões de reais, dividisse isso com todos os Brasileiros. 23 bilhões de reais por 200 milhões de brasileiros, daria 115 reais pra cada um. E é isso! Pra vida toda. 115 reais tiram alguém da miséria? Quantas pessoas do nível do Eike Batista tem no Brasil? Umas 10? Cada brasileiro ficaria 1150 reais mais rico. Uau! Não tem tanta riqueza assim pra ser dividida no Brasil. Muito menos em Cuba.

  61. Rodrigo Postado em 19/Feb/2013 às 14:40

    Vamos fazer um acordo? Quero que ela responda a todas as acusações do Blog. Também fiquei curioso para saber as respostas. Mas Lula pode entrar na dança, também? Para ele será mais prático, pois a resposta será a mesma: EU NÃO SABIA DE NADA!

  62. Josh Postado em 19/Feb/2013 às 14:40

    Tadinha agora ela é vilã por ganhar dinheiro...é cada um...

  63. Tainá Postado em 19/Feb/2013 às 14:46

    Ler coisas do tipo 'ainda bem que cuba é falida e insignificante demais' me faz ter vergonha do povo do meu país. As pessoas batem no peito pra falar que o Brasil é democracia, liberdade de expressão e pensamento como se aqui não existisse imprensa unilateral comandada por partidos políticos. Partindo do mesmo príncipio estúpido, a suíça é modelo, é perfeita, é rica, vamos todos nos mudar pra lá. Quanta ignorância!

  64. Orlando Freire Postado em 19/Feb/2013 às 15:02

    No passado refugiados comunista de vários países também se movimentavam pelo mundo (verdadeiras turnês mundiais) fazendo propaganda contra os governos se seus respectivos países e ninguém se atrevia a perguntá-los quem os financiavam. Por acaso os nossos "desterrados" andavam pelo mundo denunciando a nossa ditadura.Quem for puro e inocente aí levanta a mão!

  65. Fernando Postado em 19/Feb/2013 às 15:12

    Perdão, mandei um e-mail anterior muito rude. O que quero dizer é que essa é uma discussão que não cabe mais em nosso mundo atual. Se essa mulher é famosa, justamente significa que o resto da população cubana é podada. Só isto basta para entender que Cuba é uma ditadura e ponto final. Conheço cubanos que FUGIRAM para o Brasil, e nenhum brasileiro que tenha fugido para Cuba.

  66. Elizario Postado em 19/Feb/2013 às 15:15

    Não entendi... Qual obrigação ela tem de dar satisfações a respeito de como ela gasta ou deixa de gastar o dinheiro que ganhou com as premiações?

  67. Marcio Dreux Postado em 19/Feb/2013 às 15:48

    Quem acredita piamente em tudo o que lê, escuta e vê na imprensa comercial, ou mesmo em tudo o que diziam os livros escolares sobre as "ditaduras comunistas", deve ser mesmo difícil entender o que é Cuba e o que ela representa. Aliás, é curioso que nessas mesmas mídias, que apoiaram a ditadura brasileira, nunca, nunca encontramos a expressão "ditadura capitalista", mesmo que ela tenha ocorrido como tal na América Latina, na Alemanha de Hitler, na Espanha de Franco, no Iraque de Saddam, no Egito de Mubaraki... todos países capitalistas! Quanto a pergunta "Se gosta tanto de Cuba, por que não vai morar lá", o que posso dizer é que a primeira vez que a ouvi foi de um colega de aula, quando tinha uns 14 ou 15 anos. Enfim, pergunta de adolescente...

  68. Vanessa Postado em 19/Feb/2013 às 15:49

    Nós como vivemos numa democracia, devemos sim respeitar a opinião desta senhora. No entanto isso não quer dizer concordar com ela. Cada um tem um ponto de vista sobre o mesmo assunto, não moro em Cuba e portanto não sei dos seus problemas. O fato é que esta senhora não viveu o período anterior a Revolução Cubana, e muito provavelmente é influenciada pela magnífica ilusão de liberdade capitalista; liberdade esta que termina no momento em que não se tem dinheiro para comer, vestir, cuidar da saúde e da educação. Vivemos em um lugar tão livre que médicos não socorrem pessoas que não tem dinheiro para pagar por uma consulta. Realmente temos tanta liberdade de expressão, que ensinamos à nossas crianças desde cedo que legal mesmo é se vender e se humilhar num Big BroTher qualquer por um milhão, julgamos pessoas antes mesmo da própria justiça, ensinamos (não só através da mídia, mas já temos esta mentalidade) que quanto mais dinheiro e coisas você tiver mais você vale. Ah! ensinamos também que a educação pública não vale nada, que bom mesmo é estudar em escola particular (e bem cara), por que aí você não se mistura com pobre.Ah, segurança não temos porque por alguns tostões crianças se tornam traficantes e viciados em drogas e matam qualquer um, às vezes também matam só por causa de um tênis "de marca" cara. Legal, essa é nossa linda e maravilhosa liberdade. Meus respeitos a todo povo Cubano!!!!

  69. Yoani Fan Postado em 19/Feb/2013 às 16:32

    Tainá, repito: ainda bem que Cuba é falida e insignificante demais. Só na mente de esquerdistas insanos, Cuba é ainda relevante. Os EUA cagam na cabeça dos Castro e só não invadem porque não precisam. Não existe mais mãe URSS para defendê-la. Mas por muitos anos, essa porcaria de regime cubano desestabilizou a Colômbia, apoiando as FARCS. Sem falar em vários países africanos. Tenho PENA da população cubana, mas meu desejo é que seu regime político definhe o mais rápido possível e que venha a DEMOCRACIA. Fazer lista de perguntinhas tolas que se respondem umas às outras (só quem fez não percebeu) não passa de CORTINA DE FUMAÇA. Isso é coisa de esquerdista muito desonesto. Se ela fosse tão perigosa estaria encarcerada como VÁRIOS PRESOS POLÍTICOS CUBANOS. As perguntas sérias que se pode fazer aos irmãos Castro enchem não um artigo, mas uma ENCICLOPÉDIA. E a resposta dos Castro seria BALA DE FUZIL. Se querem jornalismo sério VÃO AO ENCONTRO DELA para perguntar em vez de fazer ARTIGOS VIESADOS DE DEBOCHE. Se não fizeram as perguntas, como já prever a ausência de respostas? Essa matéria é um DISPARATE. E eu como brasileiro, tenho VERGONHA da recepção que ela teve INSTIGADA pelo EMBAIXADOR CUBANO.

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:38

      Pior do que ser pelego, é ser pelego assumido. Que venha logo a 'democracia'? Qual seu conceito de democracia? Aquela em que tudo é regido pelo mercado, inclusive direitos básicos como Educação e Saúde? Eu tenho é vergonha de ouvir um brasileiro chamar o que os EUA fazem de democracia. É muita alienação.

  70. Ewerton Monteiro Postado em 19/Feb/2013 às 16:54

    Minhas impressões sobre a visita de Yoani em Feria de Santana, Bahia: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=499327533442969&set=a.429244703784586.86938.429237847118605&type=1&comment_id=1333750&notif_t=comment_mention#!/photo.php?fbid=422107964540385&set=a.198655933552257.50169.100002235547572&type=1&theater

  71. João Postado em 19/Feb/2013 às 17:08

    A pergunta que Pragmatismo Político não irá responder: Quando dinheiro vocês recebem do PT?

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:39

      A pergunta que o 'João' (ou seria o fake?) não vai responder: quanto recebestes para vir até aqui e postar só isso?

  72. Manuel Postado em 19/Feb/2013 às 17:19

    Ustedes saben como se vivia en Brasil, en el año 63. Pues comparen como se vive en Cuba ahora.

  73. Gildo Araújo Postado em 19/Feb/2013 às 17:32

    Não conseguir responder nenhuma, mas descobrir que 250 mil Euros equivale a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba, que os cubanos não tem acesso à internet, que existe uma lei que proíbe os cubanos de terem copyright e registro de domínio (seja lá o que for isso), que o preço de uma mensagem de Twitter em Cuba é de 1,25 dólares e que a banda de Sánchez é 60 vezes superior àquela que Cuba dispõe para os usuários de internet (afinal, existe internet em Cuba ou não? Acho que o blogueiro bagunçou o cabeção). Fala sério!

  74. GABRIEL MENEZES Postado em 19/Feb/2013 às 17:42

    Independente do que representa ou quem financia Yoani Sánchez, o direito de expressão e de ir e vir deve ser de todos (ou deveria ser). O que tem que ser reprimido é quem tenta impor sua opinião no grito e na violência. Para esses, só resta a polícia.

  75. José de Souza Batista - zequinha Postado em 19/Feb/2013 às 17:43

    Gostaria de perguntar aos "inquisidores" de Yoanis: Porque vocês não se mudam para o paraíso cubano? Porque Cuba atrai tanto a simpatia de vocês se a mãe do comunismo implodiu? Sarney, quando presidente brasileiro visitou a antiga URSS, foi acompanhado de varios jornalistas os quais, comentaram que lá, até mesmo os desodorantes eram produtos escassos. Tudo lá, na época, era produzido para e controlado pela Mãe Pátria e, no entanto, o Sr. Leonid Brejnev, que era o Secretário do Partido Comunista, uma espécie de 1º Ministro, colecionava carrões americanos! Será que nossos colegas antibrasileiros e simpatizantes castristas,não querem ir para a ilha para lá desfrutar das benesses do poder? O que estão fazendo com essa dissidente é uma brincadeira. Porque esses mesmos "patriotas" não se manifestaram contra Ahmadinejad, sabidamente um doido e fanático político? Como diz Boris Casoy, "isto é uma vergonha".

  76. Pato Pateta Postado em 19/Feb/2013 às 17:46

    Acho que isso responde a pergunta de quem está bancando a turnê dela: http://www.imil.org.br/categoria/especialistas/ - role a página até o final.

  77. Mike Postado em 19/Feb/2013 às 17:58

    Quem está tão incomodado com a presença da Yoanis pelo fato dela criticar o Regime Ditatorial de Cuba deveria morar lá, naquele país. Ser entusiasta de um sistema utópico é fácil quando se está longe. Quem realmente sofre com o sistema ultrapassado que é o Comunismo é a população, pois uma pequena parte, os que estão no poder, é quem vive com toda regalia, é só olhar para a Coreia do Norte, China e cuba. Então, por favor, me poupem desse desse "chilique" de rebeldes sem causa.

  78. Luciana Postado em 19/Feb/2013 às 18:22

    Desculpe a intromissão, mas queria deixar aqui um pequeno comentário sem ideologia política, só a nível de não espalhar coisas inverossímeis na net, como se fossem fato... Muitas dessas perguntas são tão sem fundamento e sem checagem anterior para ver se o que ele afirma é verdade... Aqui dois exemplos: "15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita?" Não confere. Fazendo uma pesquisa no Whois.com conclue-se que desdecuba.net continua disponível, ou seja não tem dono, e o desdecuba.com pertence à Yoani Sanchez: http://whois.net/whois/desdecuba.com E o provedor é a Strato, que também hospeda milhares de outros sites que de extrema direita não tem nada nem muito menos de esquerda. Josef Biechele parece que foi o cara que comprou o domínio para ela e é um alemão filiado ao Partido Comunista Alemão mais explicações no próprio blog: http://www.desdecuba.com/generationy/?page_id=1423 "17. Seu blog está disponível em pelo menos 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Europeia, dispõem de tantas versões linguísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem o da CIA dispõem de igual variedade. Quem financia as traduções?" Com algum conhecimento de internet, o que a pessoa que escreveu as perguntas aparentemente não tem, e alguns clicks encontrei a resposta: http://translateyourblog.com/ O Blog dela é criado via wordpress e é esta ferramenta que também oferece o plugin de traduções. Simples assim! Enfim, eu sou cética para tudo o que vejo e leio na internet. Tão cética que fui dar uma conferidinha para ver se o que essas perguntas estavam sugerindo era verdade...

  79. MARCILIO LEÃO Postado em 19/Feb/2013 às 18:41

    As respostasde Yoani: 1- não é o partidão comunista, porque ele daria calote 2- Fidel quer que eu arranje namorado pra ele também? 3- Verdade ou não Fide,l não paga minhas contas ele prefere ser um conta a mais! 4- o nome disso pra católico é adultério, pra artista é costume e pra comunista uso-capião ! 5- qualquer "sui generis" é melhor que dtadura geriátrica 6- competência 7- você é da receita? 8- menor do que mereço, mais do que você vale 9- não é da sua conta! 10- Em cuba não tem isso não ( pizza, livro,aluguel..) 11- tá vendo como comunismo empobrece? vou representar Fidel que é milionário! 12- o embargo é só pra comunista! 13- Em cuba usamos os moderníssimos pombos-correio movidos a energia de cuzcuz! 14- vide resposta 12 15- vocês investigaram até isso? eu confesso é RAUL! 16- è uma exceção 17- o leitor! tá implícito! 18- em cuba tem internet não minha gente!é pombo! 19- não é Fidel 20- è o resultado do socialismo na informática 21- Capitei! - vocês são da KGB! 22- Éssa é pra nerd! 23 - essa é pra hacker 24 - Eu 25 - é pra quem pode!Obama me acha mais bonita que Fidel! 26- quem esta mentindo é você 27- por causa dessa perseguição que voces fazem 28 - você sabe o que é legalidade em cuba?- paredón! 29 - sim 30 - sim 31-óbvio 32 - o efeito é na população, não na política sua anta! 33 - Sim é preciso desmascarar o regime 34 - se refere Ahmadinejah? Sadam?, Kadafi?, Assad? 35- Eu não faria o que fez o PT aos atletas cubanos - extradição á jato! 36- Não sei! 37- Sim, se de fato, são presos políticos 38- è normal Cuba financiar as farc's, prestes ou eleição de lula? hipócrita! 39- A unica conquista foi Sierra Maestra! 40- minha sombra! pergunta de Yoani: se fazem isto com blogueira no EXTERIOR, imagina o que acontece com dissidente em Cuba?

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:49

      O ódio aos petistas e ao regime cubano do Marcilio o levaram a proferir a palavra 'anta' em relação à pergunta 32... Mas parece que o próprio não leu, ou não interpretou corretamente a referida pergunta. De onde digitas? És um daqueles brasileiros que aspiram morar em Miami, assim como o fez Joaquim Barbosa com uma manobra prá lá de questionável? Ou já realizou a proeza? E a Revista Veja? Está na cabeceira? Ou já virou forro de gaiola? A propósito: não fique com medinho de que ela tenha que responder, permita-a.

  80. Alex Postado em 19/Feb/2013 às 18:41

    tem uma outra pergunta....Yoani, você iria preferir a cuba de fidel ou o haiti dos papa doc e baby doc (postos lá com o apoio dos EUA) ?

  81. Amanda Postado em 19/Feb/2013 às 18:44

    Não duvido das intenções dela, pois muitos jovens devem estar insatisfeitos da vida em Cuba. A questão é a seguinte: ela tinha uma insatisfação, e quando viu que poderia lucrar com isso, resolveu jogar da maneira tão conhecida por nós que vivemos sob um regime capitalista. O financiamento norte-americano, ou sabe-se lá de qual outra nação, não está mais sob discussão, é incontestável. Não a julgo, ela "fez de um limão uma limonada", é meio impossível se posicionar ideologicamente e não compartilhar dos interesses deste ou daquele país, e desta forma ela trouxe pra si essa avalanche midiática, o objetivo está sendo cumprido.

  82. Matheus Postado em 19/Feb/2013 às 18:54

    Mas pelo menos ela ta fazendo algo, existe algum brasileiro no cenário mundial criticando nosso atual sistema eleitoral? Não neh...

  83. Gustavo Nico Postado em 19/Feb/2013 às 19:05

    Sou extremamente pró democracia e tenho certeza que a liberdade vale muito mais que qualquer conforto temporário propiciado por regimes ditatoriais. Cedo ou tarde, um povo verdadeiramente livre irá se erguer e encontrar o seu caminho (não considero o Brasil um páis livre). Apesar de toda minha repulsa por regimes ditatoriais, entendo o sentido das perguntas feitas no blog. Esta mulher veste uma capa de defensora da liberdade, quando na verdade defende os interesses de um opressor. Ninguem aqui é bobo à ponto de achar que os Estados Unidos infrigiram anos de embargo para que Cuba seja livre. Sobre a questão do bom nível de educação Cubana, é verdade e os indicadores confirmam isso. Com um povo instruído minimamente, a democracia cairia bem, eles saberiam valorizar o voto e escolher seus candidatos. Mas duvido que o "defendor da liberdade" permitiria eleições justas em Cuba.

  84. Moisés Postado em 19/Feb/2013 às 19:42

    a quem perguntou sobre quem critica a blogueira, "porque não mudem pra Cuba'? Cara, responderia da seguinte maneira: se no Brasil Capitalista tá difícil mudar de cidade, imagina mudar de País!! os que gostam desse sistema acredita ter muita liberdade de expressão e blá blá blá...mas quando vem o contracheque fica pianinho ao patrão ou a quem é subordinado, pois sabe que tem que pensar duas vezes no que vai falar para não perder o emprego! que porra de liberdade é essa!! realmente se tivesse a oportunidade de morar em Cuba eu moraria! pelo menos lá é uma ilha por questão Geográfica, as pessoas aqui moram em uma ilha por uma questão ideológica de pensamento, no seu mundinho...o isolamento de Cuba vem do embargo econômico e do próprio sistema socialista de lá que não se encaixa no capitalista...tudo que sabemos de lá é mera sombra do que realmente acontece...mais um motivo para querer morar lá e parar de ouvir asneiras de quem entende o mundo através da Tv Globo!!

  85. Abismado Postado em 19/Feb/2013 às 19:50

    Rapaz, eu acho estranho tanto esforço orquestrado pra impedir uma certa moça de expressar livremente suas ideias e versões dos fatos do país onde vive. Vivemos uma democracia, coisa que Cuba pós-revoluçao ja poderia começar a implementar... deixa ela falar, Castros nao precisam de vocês chumbetando eles, puxa-sacos e ideólogos de séculos passados. Deixa a moça falar o que ela bem entender. Sim, se alguém estiver interessado na sua visão, seja um grupo político ou seja o que for e quiser apoiar financeiramente sua viagem, ok. Quantos de vocês também tem algum patrocínio pra ficar perseguindo essa fulana? Eu acho estranho isso despertar tanto furor. é só uma versão. A dela. existem varias. A do cara que filmou Buena Vista, por exemplo, é outra, a do Michael Moore, é outra. Os ideologeos de esquerda percebem outro país também, os de direita certamente que também percebem uma outra realidade. Claro. Entao, pra que todo esse bafafa? O que pra mim é indiscutivel, é que ela tem direito a voz. Ela, eu e todo mundo, até o maluco que acha que a moça devia ser presa... Francamente...

  86. Maria Eduarda Postado em 19/Feb/2013 às 19:57

    Já estudei com uma cubana intercambista na faculdade de direito (UFU) e os relatos dela não podiam ser mais diferentes que os de Yoani. É evidente que essa blogueira é uma mentirosa, que recebe uma grana alta pra que todo mundo tenha essa visão distorcida de Cuba.

  87. Adilson Postado em 19/Feb/2013 às 20:12

    Por acaso estes que criticam a blogueira são os mesmos que defendem Cesare Battisti? Ditadura é um desastre em qualquer lugar do mundo. De direita, centro ou esquerda é uma lástima. DEMOCRACIA já!

  88. Gustavo Postado em 19/Feb/2013 às 20:21

    se a yoani sánchez é uma mentirosa ou não eu não sei, mas não exclui o fato de que cuba está em situação precária

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:51

      Você morou em Cuba, Gustavo? Essa afirmação está baseada em que? Você mora no Brasil? Se mora, como é sua situação aqui?

  89. Flavio Watson Postado em 19/Feb/2013 às 20:27

    Essa pergunta é um primor: "15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita?" É tipo perguntar a um músico de rock: O que se esconde por de traz da sua sua banda, já que é sabido que seus instrumentos foram todos comprados em uma loja, cujos donos são associados a inúmeros grupos de pagode? Sério, na boa... Dessas 40 perguntas aí, acho que no máximo umas 10 são capazes de trazer alguma informação útil e apresentar algum ponto relevante. O resto ou é óbvio ou inútil. É dificil ter como oposição a um sistema, outro sistema que age de forma similar, senão até ainda mais viciosa, no uso da informação e construção do discurso. Direita, esquerda, socialismo, capitalismo. Não importa o lado, no fim, aos homems no poder, tudo tende ao totalitarismo. E aos oposicionistas, resta ser peões retóricos.

  90. Rodrigo Postado em 19/Feb/2013 às 20:48

    Se em Cuba fosse assim tão ruim, o próprio povo já teria derrubado o regime, mesmo aqui, no Brasil, a ditadura militar só se manteve mais de duas décadas no poder por que contou com o apoio ou indiferença da maioria, principalmente da classe média, portante não há aparelho repressivo que faça surtir efeito sem que haja apoio de importante parcela da população. Assim sendo, o regime cubano não deve ser assim tão demoníaco como a mídia diz que é, ou se é, então a maioria da população cubana gosta de seu país dessa maneira.

  91. Helder Postado em 19/Feb/2013 às 21:32

    O soldado Manning expôs as sujeiras do Tio Sam, não recebeu nada em troca, foi até o limite pra denunciar a podridão, hoje apodrece em uma prisão no USA. A blogueira cubana viaja (as custas de quem?) pelo mundo e claramente é aliada do que há de mais conservador no mundo, que coisa não? Imagine se fosse o contrário... Quer que os "direitos humanos" sejam respeitados em Cuba? Acabem primeiramente com a base de Guantánamo.

  92. Tadeu Postado em 19/Feb/2013 às 22:13

    eu vejo tanta energia pra defender e acusar um regime ultrapassado e totalitario, e fico a me perguntar...porque não buscamos solucionar os nossos problemas daqui: nos nossos hospitais gente atirada nos corredores sem atendimento; nas ruas gente morrendo pelas 'balas' dos bandidos; os professores em greve e os alunos sem classe; a amazonia sendo tomada pelos estrangeiros com o consentimento do governo...VAMOS PENSAR NO BRASIL!!! VAMOS RESOLVER O BRASIL!!!

  93. manoel custódio Postado em 19/Feb/2013 às 22:22

    Quanta besteira nesses comentários...de terceiro mundo mesmo. Lula disse certa vez que cada povo cuide de seu país. Vão estudar galera para melhorar de vida e tocar nosso país para a frente...sair dessa periferia que é o Brasil. Enquanto supostos entendidos políticos, que sequer mudam de bairro a vida toda e nem conhecem bem suas cidades, tornam-se militante sem fundamentação, a maioria dos jovens não consegue entrar no mercado de trabalho e a maioria esmagadora dos aposentados ganham o salário mínimo pago pelo INSS. A minha vingança será malígrina, como dizia Bento Carneiro o vampiro brasileiro...o INSS os aguarda de braços abertos...vocês serão condenados a ganhar o mínimo e morar na periferia das cidades e seus únicos meios de locomoção serão tranportes coletivos de massas e terão que apelar para a farmácia popular. Deixem Fidel cuidar de Cuba e de sua gente. Temos que nos preocupar com o futuro de nossa povo que está ameaçado pela falta de patriotismo, seriedade e principalmente honestidade. Os escândalos são generalizados em todas as esferas da administração pública há anos...só se alterna ao longo da história. Temos que parar com essa paranóia de comparação com a ilha da fantasia que muitos sugerem ser Cuba. O Brasil ocupa um lugar de destaque no mundo, mas seu povo tem estilo de vida paupérrimo. Saúde, educação, segurança, saneamento básico...outros benefícios, são de pessima qualidade e só os ricos brasileiros têm acesso. Temos que parar com essa militância tupiniquim e olhar com seriedade para o futuro.

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 02:54

      Manoel, faz muito sentido algumas coisas que você coloca. Mas... Observe. Cuba ainda é um dos poucos países que resiste à fome capitalista. Não é algo notável? Uma ilha daquele tamanho, com índices de Educação e Saúde que nos causam inveja... O mundo está pululando de revoltas. As pessoas querem uma vida diferente. Cuba apresenta uma proposta diferente. Entende o porquê de tanta discussão em torno de Cuba? Entende também o porquê de certos setores políticos e econômicos quererem denegrir a imagem de Cuba? Para pensar.

  94. Ana de Cuba Postado em 19/Feb/2013 às 22:53

    Escrevo desde Cuba, onde moro ainda que tenha a nacionalidade brasileira. soy cubana, como todo aquele que com ela se identificam. Tantas são as perguntas e inquietudes sobre esta linda ilha, e maior são as falácias, inverdades, mitos. mas cuba é muito maior que sua própria geografia, como diz o diretor de cine cubano Arturo Soto, que pra falar dela... Ah!escreveria muito! só posso dizer que Cuba é linda, tão linda quanto seu povo. Livre. Alegre. Que transborda cultura. Bom seria se pudesse convidar a todos a conhecer e ver com seus próprios olhos. ou melhor, ficar aqui por um bom tempo, para poder ver com um novo olhar, com um olhar realmente cubano. levei uns bons anos pra conseguir isso. Aclarando os mitos: aqui tem internet, limitada pelo HORRIVELMENTE CRUEL bloqueio econômico (falardos efeitos que presenciei dele seria outro acápide longo). claro, a Yoani tem internet banda larga, não nossa popular discada:via satélite contrabandeado, acesso desde a oficina de interesse dos estads unidos em cuba, enfim. E o gmail, bom tem acesso liberado. Essa parasita não tem nenhum respaldo dentro da sociedade cubana, por isso o interesse de fazer tanto escândalo na mídia internacional. na verdade, os cubanos bem perderam a paciência com ela, inclusive ela teve que contar (e contou) com a ajuda da Polícia Nacional Revolucionária para protegê-la uma vez na rua para não ser linchada por um grupo de estudantes que a reconheceram. A verdade é que os jovens perderam a paciência com esse tipo de "gusano" vendido que o que tá buscando é enriquecer e que não faz nada pra construir o país. Ela ainda estava em Cuba, porque segundo uns documentos que vazaram do escritório de interesse do EUA em Cuba, ela pediu para ir embora do país e eles disseram que se ela fosse retirariam toda a GRANA nela injetada, bem como sua "carreira jornalistíca", obviamente forjada por eles. que o interesse era ter alguém que falasse mal de cuba estando em cuba, para ter seu supostor espaldo.Pode ver que agora ela vai de tour pra reclamar que POR FIM o governo permitiu os cubanos a viajar!! e que ela só não viajava porque era proibida.mas escreve:ela voltará! Claro que ela, com todo esse dinheiral não vive uma vida normal de um cubano. nem sei do que ela se queixa, se existem milhares de pessoas de todas partes do mundo que se aposentam e vem viver em Cuba com sua aposentadoria, pela qualidade de vida do país.E com essa grana extranjeira nem trabalho passam. Claro que Cuba tem suas contradições; é um PROCESSO revolucionário, não o paraíso; construído por pessoas, com suas contradições e defeitos; e Cuba não esconde essas contradições, está aqui rpa quem quiser ver. Agora, triste daquele que vem a Cuba para observar isso - tão frequente em nosso país - pois a beleza de Cuba está em seu avanços. e depois de anos vivendo aqui posso afirmar sem dúvidas: Cuba está um passo à frente na história da humanidade.

  95. Lalá Postado em 19/Feb/2013 às 23:19

    TAINÁ, adorei sua fala: "Ler coisas do tipo ‘ainda bem que cuba é falida e insignificante demais’ me faz ter vergonha do povo do meu país. As pessoas batem no peito pra falar que o Brasil é democracia, liberdade de expressão e pensamento como se aqui não existisse imprensa unilateral comandada por partidos políticos. Partindo do mesmo príncipio estúpido, a suíça é modelo, é perfeita, é rica, vamos todos nos mudar pra lá. Quanta ignorância!" Falar que Cuba é insignificante e que os EUA cagam na cabeça de Castro, é demais, né? Mais respeito aí!!Saibam expressar suas opiniões sem precisar ser tão ofensivo!! Ah, José de Souza Batista-Zequimha, eu abriria mão de muitos desodorantes para ter saúde, segurança e educação igualitária, gratuita e de qualidade! Só mais uma coisa, vcs não vêem que a Suíça é tão lindinha e rica pq ela simplesmente aceita bilhões de reais sem declaração?Ela sabe que grande parte do dinheiro que entra lá é ilícito!Mas ela finge q não vê, como se o problema não fosse dela tbm!!! Enquanto isso, ela enriquece as nossas custas e as custas de milhares de outros países q tbm sofrem com corrupção!Isso sim é ridículo!Enriquecer as custas da miséria alheia!!!!!!!

  96. Lalá Postado em 19/Feb/2013 às 23:25

    HElder, adorei sua fala tbm!!! Concordo totalmente!

  97. Fernando Postado em 19/Feb/2013 às 23:51

    Existe muito mistério por trás dessa visita de Yoani ao Brasil. Mas é preciso ter coerência: se o Pragmatismo que é de esquerda aceita verba publicitária de grandes empresas capitalistas, como Americanas, Netshoes e Fast, porque a cubana que defende o capitalismo não pode?

  98. aldo bens Postado em 20/Feb/2013 às 00:08

    O importante é ser fevereiro e ter carnaval prá gente sambar. Laiá, laiá laiá. Aqui como lá o importante é Liberdade de expressão, Uns contra. Outros a favor. Uns comunistas radicais. Outros capitalistas selvagens etc. Que todos os demais Cubanos possam ter liberdade de Ir e Vir.

  99. Luciana Postado em 20/Feb/2013 às 03:50

    Mais uma informação sobre a Strato ou Cronon, para quem sabe ler alemão: http://de.wikipedia.org/wiki/Strato Ou saiba usar o google translate! Será que este comentário será publicado?... ou o slogan: multiplicando pensamentos e construindo idéias só vale para quem compartilha do seu pragmatismo político e não questiona "informações" enviesadas????

  100. Yoani Fan Postado em 20/Feb/2013 às 04:19

    Lalá e viúvas do socialismo, Não se trata de Brasil ou Suíça. Todos os países têm defeitos. Mas alguns são simplesmente DITADURAS. Ponto final. Os defeitos dos cubanos eles são OBRIGADOS a suportar, não têm o PODER de mudar o REGIME SOCIALISTA. Quem tem VOZ para CRITICAR, recebe ESSE TRATAMENTO CONTRA YOANI que vocês COVARDEMENTE APÓIAM. É triste ver esses brasileiros que SE NEGAM A VER O ÓBVIO. HELDER, você é DESONESTO!!! YOANI não é SOLDADO CUBANO. ACORDA, TAPADO!!! Qualquer SOLDADO que faça o que ele fez em QUALQUER LUGAR DO MUNDO seria preso por TRAIÇÃO. YOANI é apenas uma JORNALISTA INOFENSIVA. O que ela posta NÃO SÃO INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS. Se ela recebe rios de dinheiro porque o Ocidente gosta do que ela escreve. ÓTIMO.

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 03:01

      Chamá-la de 'jornalista inofensiva' é o mesmo que dizer que você tem bons modos ao escrever. Mas é compreensível, haja vista a matiz ideológica que você defende. Acho muito engraçado o repertório, a pedagogia dos reaças e direitistas: usam palavras de ordem, agridem os interlocutores, escrevem em maiúsculas como se gritassem frente aos teclados, revelando o autoritarismo empregado na tentativa de afirmar a 'verdade'. A última frase é simplesmente risível... rs... Vamos parafrasear: 'se o Bush inventa uma história e é patrocinado pela indústria armamentista para trucidar cidadãos de outros países, ótimo!'. É, liberalismo e Maquiavel às avessas é isso aí.

  101. Anderson frança Postado em 20/Feb/2013 às 04:46

    ditadura cubana x ditadura econômica e ainda falam em liberdade nesse mundo !

  102. Yoani Fan Postado em 20/Feb/2013 às 05:06

    Aqui está a PROVA de que esse ARTIGO é DESONESTO!!! O MESMO AUTOR que fez essa lista, entrevistou YOANI em HAVANA. E ela respondeu a pergunta 33, por exemplo!!! ELE CONSEGUIU A OPORTUNIDADE DE FAZER TODAS AS PERGUNTAS. POR QUE NÃO PERGUNTOU? CÍNICO, CÍNICO, MIL VEZES CÍNICO. Muito nojo desses esquerdistas. E podem ver a malícia dele de perguntar várias vezes para tentar extrair respostas comprometedoras de Yoani. Não conseguiu, CÍNICO!!! Vejam a entrevista no VioMundo: um bate-papo com Yoani Sanchez. http://www.viomundo.com.br/entrevistas/salim-lamrani-um-bate-papo-com-yoani-sanchez.html

  103. Yoani Fan Postado em 20/Feb/2013 às 05:15

    Como se vê Cuba é tão incompetente que não consegue gerar nem um factóide direito. E ainda tem esquerdista brasileiro pamonha que cai nessas asneiras. Nessas horas que eu agradeço por ser brasileiro e não cubano. Aqui os imbecis esquerdistas são imbecis esquerdistas. Lá em Cuba, eles são a lei, a ordem e a justiça.

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 03:05

      Aqui, lá e acolá, os reaças são reaças. Ah... Claro, há as nomenclaturas: "Yoani Fan". Assim dá para colocar na prateleira! Até imagino uma entrevista no 'Altas Horas' ou no 'Na Moral': " - E agora vamos conversar com a (ou o?) 'Yoani Fan' .... !"

  104. Darvin Postado em 20/Feb/2013 às 05:29

    Eu poderia responder duas da quarentas. Quem banca a viagem, eu penso que não é ela pois os cubanos com excessão dos filhos dos coroneis, não ganham o suficiente para comprar uma galinha, ela não deve ter dinheiro nem para o leite mensal. A segunda que eu poderia responder é quem esta por traz disto, penso que são os amantes de liberdade, dos direitos iguaise das oportunidades, e alguns grupos economicos com interece em promover o Face se fosse da vontade de Cuba eu e nem vcs poderiam estar expressando as suas opiniões

  105. Euni Santos Postado em 20/Feb/2013 às 05:31

    Não consegui ler todas as 40, mas pelo visto não são mais que 3 ou 4 perguntas. O recado é simples: o autor acha que é um pecado alguém ganhar dinheiro e usar esse dinheiro para promover sua causa; não se conforma com o fato de uma pessoa "comum", desconhecida no meio literário, poder ganhar prêmios literários de vários países, quando isso acontece até com Paulo Coelho; e desconhece os mecanismos da Internet que possibilitam fugir à vigilância estatal. Sugiro alguma leitura dos três temas e em seguida que o autor encaminhe um e-mail de três linhas a Yoani com as perguntas que sobrarem. Quem sabe, o e-mail sairá no blog e o autor terá, também, seu momento de fama.

  106. Monica Postado em 20/Feb/2013 às 07:03

    Tá decidido: vou pra Cuba no final do ano pra saber como é que é e depois conto pra todo mundo rsrs

  107. Bruno Sousa Postado em 20/Feb/2013 às 07:24

    Realmente é um absurdo o que essa mulher diz. TUDO MENTIRA! E eu acredito tanto nisso que desejo do fundo do coração que o governo brasileiro entregue uma passagem só de ida para cada um dos pseudo-comunistas favoráveis aos irmãos Castro, só para eles poderem publicar seus próprios blogs diretamente do paraíso caribenho cubano! Se é por falta de tchau: - Boa Viagem meus caros!

  108. Otávio Postado em 20/Feb/2013 às 08:19

    Perguntas ridículas sem qualquer importância com o que realmente a Yoani quer representar. Não importa o quanto ela recebe, quem a está apoiando, com que ela é ou deixou de se casar.Infelizmente se ela não tivesse todo esse apoio mundial já teria sucumbido sobre o domínio de "El Comandante". O que importa é a mensagem que ela quer passar. A mensagem de que Cuba precisa de mais liberdade de expressão, de mais democracia e respeito para os seu cidadãos.

  109. Raphael Postado em 20/Feb/2013 às 08:25

    Não consigo entender como em pleno século 21 pessoas defendam o socialismo. Ha séculos já está comprovada a ineficiência desse sistema, os exemplos são claros ainda nos dias de hoje. O Estado é um péssimo administrador, pois em uma conduta errada ou projeto mal executado o prejuizo não sai do bolso de quem o promoveu e sim da coletividade, então pra que ser eficiente? Não quer ter direito a propriedade? Mude pra um pais socialista! O direito a propriedade, a competitividade são extremamente eficientes no processo de criação e gera o desenvolvimento. O que temos que combater é a corrupção em nosso país que é extremamente rico e sem direçao e não ficar criticando uma pessoa que quer maior liberdade no seu como Yoani. Se pudessemos traçar o perfil de pessoas que defendem o socialismo veríamos indivíduos acomodados que não geram riquezas e extremamente improdutivos. Ah, antes de ficar bravo comigo olhe pra voce e veja se não enxerga estas características!

  110. Rene Postado em 20/Feb/2013 às 08:25

    Quer dizer então que viver em Cuba é legal? Que o regime cubano é bacana e saudável?? Acho que essas 40 perguntas (que poderiam ser 10) têm respostas sim...

  111. Diorley Postado em 20/Feb/2013 às 08:28

    Cuba é ditadura, assim como a que os esquerdistas brasileiros queriam implantar no Brasil e foram impedidos pela "ditadura militar"! Duvido que a ditadura militar brasileira e tão "terrível" tenha sido pior do que a que se vive em Cuba pelos companheiros!

  112. Jerylee Postado em 20/Feb/2013 às 08:30

    Na verdade, o ser humano nunca está satisfeito com o que tem. Tenho conhecidos que visitaram a ilha e, realmente, são pessoas com uma vida simples, mas isso nunca fez mal a ninguém, já que saúde e educação estão em um patamar bem superior. A revolta deles, é simplesmente não poder comer McDonalds, beber Coca-Cola e comprar carros importados, o que a meu ver, deveria ser proibido em todo o mundo. Yoani Sánchez deveria passar uma semana com apendicite, esperando ser atendida num hospital do SUS para valorizar um pouco mais o que já possui. "Mas digo sinceramente, na vida, a coisa mais feia, é gente que vive chorando de barriga cheia."

  113. edson Postado em 20/Feb/2013 às 08:42

    Uma pergunta : Cuba nunca financiou , treinou ou apoiou pessoas que divulgassem a ideologia comunista em outros países ?

  114. Ismael Postado em 20/Feb/2013 às 09:01

    Luciano, se Cuba é o inferno porque a blogueira não se muda para Miami, o paraíso dos anti-castristas???

  115. Ismael Postado em 20/Feb/2013 às 09:17

    Curioso: nós esquerdistas pamonhas não somos financiados por Cuba nem recebemos informações e dinheiro cubano para expressar nossas opiniões! A propósito uma fdp que vive esculhambando seu próprio país em conluiu com seUs inimigos externos precisa de mais liberdade pra quê?? Pra tramar uma invasão como a do Iraque?? Que libertária é essa que não faz uma única crítica ao imperialismo dos Estados Unidos no mundo nem ao caos socioeconômico que o sistema capitalista tem gerado no mundo desde 2008??

  116. Yoani Fan Postado em 20/Feb/2013 às 10:20

    Pois é, Ismael. Vocês esquerdistas pamonhas trabalham de graça. HAUHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHU Os mais espertinhos vão lá fazer algazarra no aeroporto a mando do embaixador cubano. Yoani passa superior a todos e ainda diz que bom, vocês são a prova do que é liberdade! AHUAHUAHUAHUAHUAHUHAU Ela já disse contra a política de embargo dos EUA, por exemplo. Tá na entrevista, pamonha, não seja desonesto!

    • Yoani Reversa Postado em 27/Nov/2013 às 20:04

      Não gostam de Cuba? Instalem um regime semelhante ao do Haiti! Lá sim a vida é boa... não peraí!!!!

  117. Rodrigo Postado em 20/Feb/2013 às 10:29

    Então pronto, chegamos a um círculo vicioso: o macaco esconde o rabo, aponta o do outro, que esconde o rabo e aponta de volta. E, assim, todos seguimos indiferentes, inertes. Se não critico os abusos americanos, as violações de direitos que promovem em outros países, mediante invasões, uso de mão de obra mais barata, dentre outros, não posso criticar os presos políticos, a tortura, o cerceamento da liberdade de ir e vir, a censura e demais violações aos direitos humanos havidas em Cuba? Fiquei em dúvida, face ao inversamente observado: se critico as extremas violações dos direitos humanos havidas nas ditaduras militares sul-americanas (como realmente devo fazê-lo), então, por decorrência lógica e coerência, não deveria também criticar as havidas em qualquer outra ditadura, independente de ser de "direita" ou de "esquerda"? Ó, Julio Cesar, o "tu quoque"* por ti bradado, quando apunhalado por Brutus, foi esquecido! * "[...] Verifica-se a configuração da tu quoque, espécie de abuso do direito, quando da adoção indevida pela apelante de uma primeira conduta que se mostra incompatível com a conduta posterior, comportamento contraditório este que deve ser combatido, sob pena de estar-se privilegiando a torpeza da mesma [...] (TJMG - APELAÇÃO CÍVEL N° 1.0024.05.863126-8/001 - COMARCA DE BELO HORIZONTE - APELANTE(S): SOC EDUCACIONAL MINEIRA LTDA - APELADO(A)(S): CLUBE RECREATIVO MINEIRO - RELATORA: EXMª. SRª. DESª. HILDA TEIXEIRA DA COSTA)

  118. Lalá Postado em 20/Feb/2013 às 11:04

    Tem gente aí falando que cubano morre de fome...por favor, né? A diferença é q eles não desperdiçam, ao contrário de nós, q fazemos de maneira abundante, como se fôssemos alheios à miséria africana, por exemplo!E nem precisa ir mto longe, olha a tamanha miséria do Brasil!Gente morrendo de fome pelas ruas da cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e por aí vai.... E acho que como cidadãos do mundo, podemos discutir sobre o q quisermos!Ficam falando q cada um deve cuidar dos seus problemas....como se o mundo não fosse uma coisa só, e os problemas não tivessem ligação entre si! "Cada um com seus problemas" , acho q a última vez q ouvi isso, foi na 5ª séria!

  119. robson omara Postado em 20/Feb/2013 às 11:22

    Há muitos outdoors nas cidades cubanas, exaltando a gentileza do povo cubano e o heroismo de seus liderers e mitos. Um me chamou a atenção. Está escrito comtodas as letras: "É dever de cada cubano saber atirar". Ressalto que não é para perseguir bandido, pois lá não existe. Reveja Baia de Los Porcos e Playa Girón e tire conclusões.

  120. Luciana Postado em 20/Feb/2013 às 12:22

    Essa entrevista foi feita por Lúcio de Castro. http://espn.estadao.com.br/post/238103_a-blogueira-que-virou-santa-e-a-dona-da-semana

    • Moderação Postado em 20/Feb/2013 às 12:32

      Olá, Luciana. Não foi. Lúcio de Castro, jornalista da ESPN, reproduziu a entrevista de Salim Lamrani. Apenas o primeiro preâmbulo é de Lúcio de Castro. Confira aqui: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/01/blogueira-que-virou-santa-e-popstar-e.html

  121. Luciana Postado em 20/Feb/2013 às 12:26

    Aqui vai: "Muitas dessas perguntas são tão sem fundamento e sem checagem anterior para ver se o que ele afirma é verdade... Aqui dois exemplos: "15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita?" Não confere. Fazendo uma pesquisa no Whois.com conclue-se que desdecuba.net continua disponível, ou seja não tem dono, e o desdecuba.com pertence à Yoani Sanchez: http://whois.net/whois/desdecuba.com E o provedor é a Strato, que também hospeda sites que de extrema direita não tem nada nem muito menos de esquerda. A única coisa extrema que tem no meu site é o bom gosto Josef Biechele parece que foi o cara que comprou o domínio para ela e é um alemão filiado ao Partido Comunista daqui, mais explicações no próprio blog: http://www.desdecuba.com/generationy/?page_id=1423 "17. Seu blog está disponível em pelo menos 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Europeia, dispõem de tantas versões linguísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem o da CIA dispõem de igual variedade. Quem financia as traduções?" Com algum conhecimento de internet, o que a pessoa que escreveu as perguntas aparentemente não tem, e alguns clicks encontrei a resposta: http://translateyourblog.com/ O Blog dela é criado via wordpress e é esta ferramenta que também oferece o plugin de traduções. Simples assim! Enfim, eu sou cética para tudo o que vejo e leio no Face. Tão cética que fui dar uma conferidinha para ver se o que essas perguntas estavam sugerindo era verdade..."

  122. Mateus Bonfim Postado em 20/Feb/2013 às 12:41

    PORQUE NÃO GASTAR ESSA ENERGIA NO NOSSO PAÍS, PROTESTANTO QUANDO AO EXCESSO DE IMPOSTO E POUCO INVESTIMENTO, LUTAR NO NOSSO DIA A DIA CONTRA VIOLÊNCIA, CONTRA DESVIO DE CARATER, TER DOR DE DONO NO NOSSO PAÍS, AFINAL ELE É NOSSO.

  123. Yoani Fan Postado em 20/Feb/2013 às 12:48

    Moderação do Pragmatismo Político, Se vocês sabiam da entrevista do Salim Lamrani, como puderam postar esse artigo desonesto dele de 40 perguntas que Yoani não irá responder, se várias perguntas foram respondidas na entrevista? Exijo explicações.

    • Moderação Postado em 20/Feb/2013 às 12:55

      Olá, Yoani Fan. Salim Lamrani afirma categoricamente que os questionamentos não serão respondidos 'durante a turnê mundial' da blogueira Yoani Sánchez. É provável que o jornalista entenda não haver interesse da mídia convencional em confrontá-la com tais questionamentos ou equivalências.

  124. robson omara Postado em 20/Feb/2013 às 12:49

    Há muitos outdoors nas cidades cubanas, exaltando a gentileza do povo cubano e o heroismo de seus liderers e mitos. Um me chamou a atenção. Está escrito comtodas as letras: “É dever de cada cubano saber atirar”. Ressalto que não é para perseguir bandido, pois lá não existe. Reveja Baia de Los Porcos e Playa Girón e tire conclusões.

  125. Sergio Branco Postado em 20/Feb/2013 às 13:21

    Uma cubana que compartilha com os EUA a vontade de derrubar o governo de seu país, escreve isto no seu blog, sai a viajar pelo mundo e volta pra Cuba quando quer, sem nunca ter sido nem detida (ah! foi sequestrada por 25 minutos) e ainda reclama da repressão. Isso é só mais um fruto da mídia globalizada que encontrou a maneira de enriquecer através da Internet. O Psy que canta Opa Gangnan Style fez a mesma coisa e não precisou falar mal da Coréia do Sul.

  126. Claudio Vigas Postado em 20/Feb/2013 às 13:33

    Marcilio... as perguntas são para a Yoani; mas, caso fossem respondidas por elas, seriam tb, todas sérias e "verdadeiras"!

  127. Gildo Araújo Postado em 20/Feb/2013 às 13:35

    E Eduardo Suplicy mandou essa: "Ela não é a favor do embargo". A turma do PT está debatendo o assunto e ainda não decidiu se Suplicy é membro da Elite reacionária ou integrante da grande Mídia. Para a palhaçada!

  128. Ana Julia Postado em 20/Feb/2013 às 13:39

    Li alguns comentários e fiquei impressionada com essas pessoas que se dizem ser de direita e ser fã da Yoani, eu no lugar destas pessoas teria vergonha de falar algo assim, aliás tenho vergonha por elas pois são cegas e não enxergam que o mundo está essa droga por causa do capitalismo idolatrado deles e que infelizmente é o que move o mundo, e apenas algumas pessoas tem o privilégio de usufruir dessa riqueza e ninguém (ou quase) está interessado em ajudar aquele que não tem condições para ter uma vida minimamente digna, apenas sabem criticar mas lutar por direitos básicos quase ninguém está interessado, porque fomos educados para não pensar no próximo, já perceberam? Se a pessoa tem grande poder financeiro, FODA-SE O OUTRO QUE TÁ MORRENDO NO SEMÁFORO NO LADO DE SUA FERRARI, válido salientar que aqueles que lutam para amenizar a desigualdade social, ou são corrompidos ou desistem porque se conformam que é quase impossível mudar o egoísmo dessas pessoas gerada por uma lavagem cerebral, a única coisa que interessa para o capitalismo é o consumismo em massa, o dinheiro que quanto mais melhor, e dane-se a população, e dane-se a educação, dane-se à saúde, dane-se aqueles que passam fome, dane-se aqueles que morrem em corredores de hospitais, dane-se quem não tem abertura no campo de trabalho, dane-se quem morre nas ruas por fome, moram em situações precárias, dane-se aquele que rouba, furta para levar comida para casa. Aí vão dizer ‘ah mas esse vagabundo que vá trabalhar’ Certíssimo, mas onde? Se essa pessoa não tem abertura, não tem chances de entrar no mercado de trabalho. É lamentável. No sistema que vivemos hoje o que importa é enriquecer e ter mais dinheiro para mostrar aos outros e fazer inveja aos demais que não têm condições de ter uma vida digna e o mais impressionante que essas pessoas tem a audácia de criticar o socialismo e o comunismo. Em resposta a um comentário do qual a pessoa disse que tem pessoas que fugiram de Cuba para vir ao Brasil, pode até ser, mas conheço brasileiros que foram para Cuba estudar medicina. Um abraço.

  129. Claudio Vigas Postado em 20/Feb/2013 às 13:46

    ...e, bastaria ela responder uma (qualquer das 40), já seria o suficiente para desmoronar o esquema!

  130. Cotovia Postado em 20/Feb/2013 às 13:47

    O Dr. Sócrates (jogador) antes de morrer disse várias vezes na TV: "quando quero tomar um banho de cultura, vou para Cuba" Penso que determinadas pessoas deveriam fazer comentários mais inteligentes e sensíveis (se é que elas conseguem), a internet aceita todo tipo de abobrinha e ignorância, o mal é esse ... :o)

  131. Adriano Postado em 20/Feb/2013 às 13:58

    Pois é, Cuba é maravilhoso... muda para lá. Tem vaga... na verdade tem Centenas de milhares de vagas de todas as pessoas que já FUGIRAM DE LÁ e outras que tentam todos os dias... VAZA!

  132. Adriano Postado em 20/Feb/2013 às 15:01

    - A mídia esquerdistas diz que é maravilhoso... Os Intelectuais esquerdistas dizem que é maravilhoso... A militância esquerdista diz que é maravilho... E o povo que mora lá arrisca suas vidas para FUGIR de lá, mesmo tendo hospitais, escolas... porque será? Já sei! Os que querem FUGIR de lá, moram lá, vivem lá, respiram lá, conhecem muito bem os guetos de lá. Os Esquerdistas daqui podem ir e vir, podem protestar, podem comprar e vender, podem viajar, podem ter "camisa de marca", tênis da moda, bolsa de couro, camisa do tchê, ver o que quiser, ler o que quiser, ter carro, moto, poder escolher... e jamais abrirão mão disso. Esquerdistas burgueses. Ei... não ignore as milhares de vidas que se perderam tentando fugir "Daquilo". Nem para fugir de prisões alguém se arrisca tanto como eles! É medo. Pavor. Desespero ara sair de lá! Cuba não é boa para centenas e centenas de milhares. E porque não deixá-los irem embora? Uma pessoa pode ter tudo o que Cuba oferece... mas Cuba não tem o que eles querem, e então porque Cuba não deixa eles irem embora? Vocês, esquerdistas burgueses, tem o que essas centenas de milhares de pessoas que tentam fugir de lá buscam... Você trocaria de lugar com elas? Viu, é fácil entender porque eles morrem tentando fugir. -

  133. Matheus vn Postado em 20/Feb/2013 às 15:16

    Li um livro ,escrito por um pernambucano ,que visitou a ilha,morou com cubanos e viveu o regime ,indico a todos o livro que se chama viagem ao crepúsculo de Saramone Lima

  134. Juca Postado em 20/Feb/2013 às 15:21

    Eu iria pra cuba, sem pensar duas vezes... Aqui tem pobreza, desigualdade social, pessoas aprisionadas dentro de suas próprias casas porque têm medo de ir para as ruas e serem assaltadas, violentadas, pessoas morrem de fome e outras barbaridades. O Brasil em sua constituição prega a igualdade ahaha mas, analisando é "igualdade entre os iguais e desigualdade para os desiguais". Não tem nem comparação com cuba onde o índice de analfabetismo é zero, a saúde é excelente, as pessoas lá têm cultura, são instruídas... Outra coisa, está certo que em cuba o salário é menor em comparação com outros países, mas lá eles têm o básico e o sistema é complexo, MAS FUNCIONA. O que não ocorre com o Brasil. Faz como a Yoani vá para a suíça e pede pra sair ahahahahaahhah

  135. ricardo Postado em 20/Feb/2013 às 15:38

    Adriano: o povo não !! Os brasileiros também arriscam suas vidas para fugir , e ir para os Estados Unidos. Eu tive em cuba. Vi a cultura do povo. A medicina Cubana. Indice de analfabetismo Zero!!! Sair na rua , e não ter problemas com violência. Povo com Educação. Se fosse tão ruim viver lá, teria indices enormes de violencia , saques, etc. Dê um pulo lá, e vai ver que todos!!!! Todos!! Tem mestrado!!! e não comem criançinhas.

  136. [email protected] Postado em 20/Feb/2013 às 15:50

    Tenho uma opinião formada à respeito da iniciativa de Yoani Sánchez: Ela está certa em reclamar da "falta de liberdade" do povo cubano, mas só no que diz respeito a liberdade de ir e vir para qualquer lugar do globo, sem a intervenção e controle do governo. No entanto, para mim ela não é nada mais que uma manobra política,controlada pelas grandes nações desenvolvidas a fim de acabar com o socialismo em Cuba. É muito fácil atentar para o que a mídia capitalista fala sobre a vida em Cuba, mas o que as pessoas não sabem ou figem não entender é que em qualquer lugar no mundo as pessoas passam por dificuldades financeiras, basta analisar. Você pode viajar para o EUA, Alemanha, dentre outros países se você não tiver condições financeiras? Eles mantém um rígido controle de suas fronteiras, mas e Cuba que tem uma parte de seu território ocupado por uma prisão americana chamada Guantanamo ? Pesquisem, a maioria da população é alfabetizada e tem nível superior, existem doenças que só Cuba desenvolveu tratamentos. As melhores faculdades de Medicina, onde estão? Em Cuba... Sem contar no Embargo econômico que o país sofre, tendo a restrição no recebimento de medicamentos, a dificuldade para manter o acesso a internet.... Existem tantas coisas... A questão não é ser socialista ou capitalista, o que importa realmente é como as pessoas vivem lá. Olhe no canal de esportes, Cuba está lá, mas e o Brasil, a 5° potência, onde está? E a crise que se instalara na Grécia, na Espanha.... Olhe aí o reflexo da vida ostentada pelo maior país imperialista- EUA, onde várias pessoas estão dormindo em carros, porque perderam suas casas.... Se eu fosse citar todas as desvantagens de viver em um país democrático, como o nosso que reelege Renan Calheiros, na boa, optaria nem que fosse pela essência o Socialismo....

  137. Lucas Postado em 20/Feb/2013 às 16:19

    Acrescento uma: Se a senhora mente tanto e Cuba étão maravilhosa porque negaram 20 vezes o direito de sair de uma Ilha tão maravilhosa? A maioria das suas perguntas são só “ódio pessoal“, deveria rever. O problema é que quem elogia Cuba não está disposto a dar casa, carro, salário e liberdade para o governo. Duvido que um pseudosocialista brasileiro vá abrir mão de um real do próprio bolso. Discurso é lindo no papel, na prática fica difícil.

  138. Adriano Postado em 20/Feb/2013 às 16:53

    éééé... Lá FUNCIONA... então deve ser mentira que centenas de milhares tentam fugir... morrem fugindo... são uns idiotas fugirem do Fidelzão. Um cara tão bom... um regime tão bom... MAS QUEM VIVE LÁ QUER FUGIR!!!!!!!!!! Quem está lá... quer sair... Quem nunca viveu nos guetos de lá, quer chegar. aiai...

  139. Adriano Postado em 20/Feb/2013 às 17:02

    Ricardo, como assim? O povo não tenta fugir de lá? É sério isso? Mentira então? Não tem nada a ver com brasileiros querendo ir para os EUA. Lá é proibido mesmo de sair. Atleta chega em outro pais e pede asilo político... Vc já viu Brasileiro fazer isso? Eu já vi governo dizer que sim e depois jogar o cara na boca dos leões,... como o brasil fez. Ridículo! Vc viveu lá? Morou lá? Trabalhou lá? Ou foi passear? Estrangeiro acha o Rio uma cidade Maravilhosa. Visão de turista? Desculpa, estamos falando de visão de vida, um mínimo de liberdade. A que vc tem... e eles querem tanto! Mas vc jamais abriria mão dela para viver a vida deles. -

  140. Loli honey full of SWAG yo yo modafoca Postado em 20/Feb/2013 às 18:50

    "hehe pq vcs n se mudam pra cuba? xddd" Tá, mas por que você não se muda pra Somália?

  141. O VIAJANTE Postado em 20/Feb/2013 às 21:28

    Tudo bem, todo mundo pode ter sua opinião! Mas ao que me parece é que a maioria dos que postam aqui nunca foram a Havana! Uma cidadezinha muito merreca! O povo na rua não pode se comunicar com o turista! É com medo! Foi isto que vi! Não vi alegria nas ruas, com prédios caindo aos pedaços! Carros antigos, também caindo aos pedaços e os enganadores querendo fazer deles estilo a ser visto pelos turistas! Pessoas do povo (taxistas) no Panamá diziam que os Castros iam passear, em festas na Ciudad de Panamá em hotéis de luxo! Bem, em resumo, se é verdade o que estou dizendo vocês só irão saber indo lá! Para mim esta foi a impressão que me passou! Se a Revolução foi necessária?! Na minha opinião (é somente minha opinião): SIM! Porém já está com um "tempinho" necessitando de outra! Deixa a "moça" falar! Não tentem reprimir a opinão de alguém porque não concorda! Somente provem ao contrário! Houve um filósofo que disse: "POSSO NÃO CONCORDAR COM UMA SÓ PALAVRA QUE DIZES, MAS LUTAREI ATÉ A MORTE PELO SEU DIREITO DE DIZÊ-LA!" DEIXEM A MOÇA FALAR! REPRESSÃO AO DIREITO DE FALAR!!! 1964/1984...O QUE VC SE LEMBRA?! CUIDADO, NÃO REPRODUZAMOS OS MESMOS ERROS QUE SEMPRE CONDENAMOS!!!DEIXEM A MOÇA FALAR! E FALEM TAMBÉM!

  142. FERNANDO Postado em 20/Feb/2013 às 22:07

    Não gosto de fanatismo, não sou de idolatrar e seguir ninguém, sei ouvir a opinião de quem quer que seja, porque isso me soma e me faz repensar minhas próprias idéias, .... ou elas mudam ou elas ficam mais fortes. Até hoje não sei com quem Fidel Castro briga, porque ele briga e não sei o que ele quer para Cuba e para seu povo .....e infelizmente não sei o que ele fez por Cuba até hoje, a não ser acabar com a liberdade daquele povo tão bonito e de uma cultura ímpar, que com certeza não foi dado pelo ESTADO CUBANO. Agora o que me faz ficar pasmo é ver pessoas defendendo um ditador contrariando as suas próprias verdades ... a minha resposta e o que eu desejo a todos estes pseudos intelectuais com pouquíssima massa cinzenta, é que voces recebam em dobro tudo o que Fidel fez pelo povo cubano .... vocês merecem.

  143. Elias Postado em 21/Feb/2013 às 07:14

    Coitada desta mulher... como tomam conta da vida dela... pq tb não depositam uma grana na conta dela já que se preocupam tanto... e depois vão morar e cuba....

  144. Danyelle Postado em 21/Feb/2013 às 07:29

    Só uma pergunta: uma pessoa tem que se pobre pra poder ser contra alguma coisa? A questão que vi mtos citarem aqui é que a moça é rica e, por isso, não tem motivos pra protestar contra a ditadura cubana. BABAQUICE pensar assim: ideologia nada tem a ver com dinheiro. Falaram aqui sobre ela continuar morando em Cuba sem gostar da política de lá. AMAR O PAÍS É QUERER VÊ-LO MELHOR, abandonar é sacanagem. E algo que nenhum defensor dos Castro conseguiu responder aqui: pq cubanos não podem sair de Cuba qdo querem? Pq todo cubano que consegue sair de Cuba pede asilo político onde está? Pq vários atletas cubanos "fogem" em competições mundiais? É, algo não está certo e perfeito. Então, se Yoani é uma farsa ou não, que ela tenha direito a falar.

  145. Felipe da Silva Postado em 21/Feb/2013 às 08:06

    Mas o marido da Yoani Sánchez chama-se Reinaldo Escobar

  146. Rogério Martins Postado em 21/Feb/2013 às 08:17

    Se ela for financiada pelo próprio capeta e o que faz com o dinheiro, isso é um problema dela e não ofusca o desejo dela e de outros pela democracia. O que quase ninguém percebe é que se o pensamento fosse livre em Cuba, não existiria Yoani. Ela seria apenas mais uma oposicionista. Agora, se querem questionar fontes obscuras de financiamento, vamos passara a nossa imprensa nessa peneira e garanto que não resta um!

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 03:14

      Então quer dizer que os políticos e jornalistas aqui no Brasil podem ser financiados por qualquer um, Rogério? Limitação extrema essa de desconsiderar a fonte daquilo que determina as relações: a questão econômica. Viva Marx.

  147. Fernando Postado em 21/Feb/2013 às 08:42

    ridículo isso, querer condenar e encontrar provas que a mulherzinha de um blog é uma espiã, conspiradora de alta periculosidade aos interesses cubanos e brasileiros. É claro que tem investidor externo, dezenas de associações de cubanos nos EUA enviam dinheiro e criam perfis falsos para aumentar a popularidade da mulher. Ainda tem as pessoas que apoiam dentro da Ilha que não querem se identificar. Deixe de ser tolo. O resto, qualquer resistência dá um jeito. Só comunista para achar que a Casa Branca, CIA, Pentágono vai dar uns pares de dólares com o risco dela ser presa, entregar o esquema e criar um novo constrangimento. Na real, os EUA pararam de se preocupar com Cuba a 30 anos. Eles tem o bloqueio, não tão nem aí e já não sabem o que fazer com os cubanos que vivem implorando socorro. Pelo governo americano, deixe Cuba terminar de se afundar sozinha. Não precisam fazer nada para ajudar.

  148. pessoa Postado em 21/Feb/2013 às 08:54

    a pergunta de numero 12 contradiz a de numero 18, ou vice versa?

  149. Daniel Postado em 21/Feb/2013 às 10:20

    gente, calma! eu morei em Sao Paulo um tempinho y entendo de onde vem o seu odio contra alguem que ousa criticar el commandante: no brazil a direita sim e fascista (globo, editora abril, evangelicos). Por isso grande parte dos brasileiros, especialmente a clase media, tem opinoes igual aos nazis (homofobia entre jovens, os latifundistas que matam os Sem Terra, como tratam os nordestinos em SP etc) E o capitalismo la e da forma mas feo possivel. Isso nao e bom, espero que vcs conseguem mudar o seu maravilhoso pais numa direccao melhor Mesmo assim vcs tiveram o Lula e a Dilma. Sim, que nao fazem o sufficiente, mais a differenca com Cuba e o seguinte: Vcs podem votar! E dizer o que vcs nao gostam do Brazil. Na verdade eu sempre achei que os brasileiros so falam mal do Brazil. E ISSO e uma coisa que nao e possivel em Cuba. E realmente e incommodo. Eu morei la, tenho muitos amigos y Cuba e mi grande amor como pais. Mesmo assim estoy muito feliz cuando volto prum pais libre onde tem libertad de expressao. Depois de uns meses la vc sente a repressao. Eu a sinto ainda cuando eu tô na Europa. Eu nao comento nada en el FB sobre Cuba por que tenho medo que a seguridad del estado podria ler y assim eu causo problemas pros meus amigos la. Até parece que eu to louco, nao? Nao sou (nao mas que normal ;) Normalmente alli os socialistas ideologistas vem com o argumento que no Brazil tem esquadroes de morte, pobreza etc Mas que tem isso que ver com a falta de liberdade em Cuba? Yoani nao quer tirar o sistema de saude, ella quer isso com liberdades que todos nois curtimos. Entao Brazil tem que mudar, mas Cuba tb. Sim tive ditadura no Brazil, y SIM ainda tem em Cuba. Y pra maioria dos cubanos e insoportavel. Ajudam eles pra manter o bom e mudar o ruim e nao criticam os que so expressam a sua opiniao. Mesma coisa vale pro brazil e qq pais do mundo. Cuestionam qq coisa y curtem o direito de fazer isso. mais nao se deixam levar por a sua ideologia que nao vem mas a realidad.

  150. Lalá Postado em 21/Feb/2013 às 10:27

    Eu fico admirada com a quantidade de gente que fala a mesma coisa "Já que Cuba é tão bom, vão morar lá" Ahhh, pelo amor, né?Isso é argumento de criança, parem com isso!!

  151. Gildo Araújo Postado em 21/Feb/2013 às 12:30

    Durante o julgamento do mensalação a turma do PT só falava em decisão transitado em julgado. Não acho que os jovens da UJS sejam juízes de algum tribunal e não existe decisão transitado em julgado contra Sánchez. E viva a Liberdade de Expressão!

  152. João Postado em 21/Feb/2013 às 13:33

    Lalá, meu argumento é outro: já que Cuba é tão bom, por que tanta gente arrisca até a vida pra fugir de lá? Parem com essa história de achar que Fidel, Chávez, Morlas e cia. limitada são bonzinhos. Ninguém é. São tão ruins quanto Pinochets, Médicis e outros que passaram pelo nosso continente. Temos que extirpar o caudilhismo da América Latina e consolidar nossas democracias antes de pensar em direita e esquerda. Não existe um cara que vai chegar e salvar o povo. O povo é que tem que ter consciência da sua própria responsabilidade. Acima de qualquer ideologia está o princípio democrático, a possibilidade de existir oposição, a proteção aos direitos humanos de pessoas de qualquer opinião política. E quem tem que fiscalizar isso é o povo por seus representantes eleitos com alternância de poder. Achar que vai chegar um general qualquer que vai ser o grande salvador da nação é de uma ingenuidade entristecedora.

  153. BEABA Postado em 21/Feb/2013 às 14:05

    Está tudo na mão de Deus. Deixa que ele sabe o que faz.

  154. Sérgio Postado em 21/Feb/2013 às 14:55

    Democracia é assim: "impostômetro ultrapassa a casa dos 230 bilhões", e até maio trabalharemos pra eles...

  155. Sérgio Postado em 21/Feb/2013 às 15:01

    O que é Cuba, Yoani?.... Vamos prender os mensaleiros, vamos baixar os impostos, vamos tirar o Renan de lá. Vamos lutar por escolas para nossos filhos e hospitais para nosso pais....Afff... O que é Cuba?

  156. Amanda Postado em 21/Feb/2013 às 17:13

    Manuel Custódio, sem ofensas, mas quem usa Lula como referencial teórico ou para ter um argumento de autoridade, definitivamente mostra sua mente bitolada e conformada. Antes de sermos brasileiros, somos cidadãos do mundo, devemos sim, prestar atenção sobre o que nos cerca. Não nos torna menos patriotas e despreocupados com nossa situação. Você qiue deveria abrir as comportas do conhecimento e perceber que as linhas que dividem territórios são imaginárias. Com todo o meu respeito.

  157. Marlon Postado em 21/Feb/2013 às 22:15

    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% . Se vcs acompanharem os momentos em que ela consegue falar (pq os "democratas" esquerdistas radicais não a deixam falar), ela já respondeu diversas destar perguntas. Basta procurarem na internet. Vejam no canal da EBC no youtube, por exemplo: . http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8PFSKvVQmUQ . Ela recebe ajuda da Anistia Internacional, da irmã, de pessoas, etc. Assim para Dado Galvão que conseguiu ajuda financeira em sua cidade, para ir gravar em Cuba e Honduras. . E então, após ela responder todas as estas perguntas, o que acontecerá? Nada! Vão inventar outra coisa para tentar desqualificá-la. . (eu não entendo pq ela TEM QUE dizer o quanto ganha... quem aí trabalha em empresa privada e está disposta a dizer publicamente quanto ganha?) %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

  158. Pedro Postado em 21/Feb/2013 às 22:21

    "Já que Cuba é tão bom, vão morar lá”" -> Geralmente quem faz esta pergunta é o mesmo tipo de pessoa que se lastima internet afora que vive no Brasil "comunista" do PT. Eu poderia perguntar a quem fez esta pergunta: "Se o Brasil é uma "ditadura comunista do PT", se é tão ruim, por que vocês continuam a morar no Brasil?!

  159. Amilcar Gomes Postado em 21/Feb/2013 às 23:03

    Se deixassem falar, Yoani não só responderia as 40 senão todas as perguntas, porem muita gente quer simplesmente que ela não fale a esse pergunto vocês tem medo de que? Colocam a Yoani como se ela fosse o problema antes de ser ela o problema ela gosta e defende Cuba são os irmãos Castro os donos, quer dizer os que se acham donos de cuba que só gostam deles mesmo e de dinheiro para viver como reis a custa da pobreza dos cubanos e em nome de seu bem estar, desgraçaram a vida de muitos cubanos por muitas décadas. A eles dever-lhes-iam fazer muitas perguntas feitas acima, pois são os responsáveis de Cuba estar como está. Já que se acham no direito de fazer perguntas gostaria que Salim Lamrani e outros respondam 1 pergunta só, quem lhes paga para escrever contra Yoani?

  160. Marlon Postado em 22/Feb/2013 às 01:35

    Procurando na net encontram-se diversas respostas, em suas entrevistas. 1. Quem organiza e financia sua turnê mundial? R: Anistia Internacional; organizadores de eventos, Universidades que a convidaram para palestra; sua irmã que vive nos EUA; blogueiros de várias partes do mundo, amigos; VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8PFSKvVQmUQ - "boleto econômico" - blogueiros ajudam financeiramente, ela vai retirar dinheiro na Anistia Internacional; - Festival de cinema - Amsterdã - sobre direitos humanos. Vai receber ajuda tb par ir lá; - Espanha - congresso redes sociais - vai ganhar prêmio em dinheiro - Flória/EUA - mora a irmã de Yoani, vai ajudá-la tb, com hopedagem, etc. 2. Em agosto de 2002, depois de se casar com o cidadão alemão chamado Karl G., abandonou Cuba, “uma imensa prisão com muros ideológicos”, para imigrar para a Suíça, uma das nações mais ricas do mundo. Contrariamente a qualquer expectativa, em 2004, decidiu voltar a Cuba, “barco furado prestes a afundar”, onde “seres das sombras, que como vampiros se alimentam de nossa alegria humana, nos introduzem o medo através do golpe, da ameaça, da chantagem”, onde “os bolsos se esvaziavam, a frustração crescia e o medo se estabelecia”. Que razões motivaram esta escolha? R: Não sei se a informação é verdadeira, sobre o casamento. Sobre a viagem, ela deve ter voltado para lutar pela liberdade em seu país. E como o governo não a deixou mais sair, isso foi repercutindo e criando uma pressão sobre o governo cubano. 3. Segundo os arquivos dos serviços diplomáticos cubanos de Berna, Suíça, e de serviços migratórios da ilha, você pediu para voltar a Cuba por dificuldades econômicas com as quais se deparou na Suíça. É verdade? R: Se vc está em outro país em dificuldades financeiras, melhor voltar ao seu país, onde está sua família, seus parentes, amigos. 4. Como pôde se casar com Karl G. se já estava casada com seu atual marido Reinaldo Escobar? R: A informação é verdadeira? Não me interessa a vida particular dela, mas, se isso ocorreu, deve ser como fazem muitos brasileiros(a) para irem aos EUA, por exemplo, há muitos com conjuge aqui, mas que vão para lá e se "casam" só para "ter os papéis americanos". O registro civil nos EUA não tem ligação com o registro civil no Brasil, nem este com outros países, então, os governos não ficam sabendo. 5. Ainda é seu objetivo estabelecer um “capitalismo sui generis” em Cuba? R: Deve ser, porque o modelo cubano, segundo Fidel não funciona mais: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/795803-modelo-economico-cubano-nao-funciona-mais-para-nos-diz-fidel-castro.shtml Você criou seu blog Geração y (Generación Y) em 2007. Em 4 de abril de 2008 conseguiu o Prêmio de Jornalismo Ortega e Gasset, de 15 mil euros, outorgado pelo jornal espanhol El País. Geralmente, este prêmio é dado a jornalistas prestigiados ou a escritores de grande carreira literária. É a primeira vez que uma pessoa com seu perfil o recebe. Você foi selecionada entre cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time (2008). Seu blog foi incluído na lista dos 25 melhores blogs do mundo pela cadeia CNN e pela revista Time (2008), e também conquistou o prêmio espanhol Bitacoras.com, assim como The Bob’s (2008). El País lhe incluiu em sua lista das cem personalidades hispano-americanas mais influentes do ano 2008. A revista Foreign Policy ainda a incluiu entre os dez intelectuais mais importantes do ano em dezembro de 2008. A revista mexicana Gato Pardo fez o mesmo em 2008. A prestigiosa universidade norte-americana de Columbia lhe concedeu o prêmio María Moors Cabot. Como você explica esta avalanche de prêmios, acompanhados de importantes quantias financeiras, em apenas um ano de existência? R: repercussão em função da luta pela liberdade. Devem conceder prêmios para ajudá-la financeiramente, já que um emprego público (80 a 90% dos empregos em Cuba) ela não vai conseguir e seguir criticando o governo. 7. Em que emprega os 250 mil euros conseguidos graças a estas recompensas, um valor equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como França, quinta potencia mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba? R: Ela não conseguiu receber estes prêmios ainda por não poder mais sair de Cuba desde 2004 (Depois de voltar da Suiça). Nesta viagem, que começou pelo Brasil, ela vai receber alguns prêmios quando chegar na Europa, por exemplo. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8PFSKvVQmUQ 8. A Sociedade Interamericana de Imprensa, que agrupa os grandes conglomerados midiáticos privados do continente, decidiu nomeá-la vice-presidente regional por Cuba de sua Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação. Qual é seu salário mensal por este cargo? R: pq uma pessoa empregada de uma empresa privada tem obrigação de revelar seu salário? Todos os leitores destas perguntas, deste blog, estão convidados e postarem uma imagem digitalizada de seus contra-cheques/holerites. 9. Você também é correspondente do jornal espanhol El País. Qual é sua remuneração mensal? R: Mesma resposta da pergunta anterior. 10. Quantas entradas de cinema, de teatro, quantos livros, meses de aluguel ou pizzas pode pagar em Cuba com sua renda mensal? R: Quantos destes bens Paulo Henrique Amorim pode comprar no Brasil com o dinheiro que recebeu/recebe das estatais que anunciam em seu blog? (Correios, CAIXA, BB, Petrobrás) Onde tal blog se presta só para criticar desafetos do PT, e elogiar pessoas da base aliada. (Outrora até PHA criticava o PT, quando o partido ainda não estava no poder). - Quantos destes bens Luis Nassif pode comprar no Brasil, com anúncios das estatais e principalmente, com o dinheiro que recebe de contratos sem licitação com o governo brasileiro (TV Brasil)? Com o contrato, Luis Nassif "terá faturado, sem licitação, pelo menos R$ 2,1 milhões do governo federal em menos de três anos " http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,tv-brasil-contrata-blogueiro-por-r-660-mil-sem-licitacao,706869,0.htm 11. Como pode pretender representar os cubanos enquanto possui um nível de vida que nenhuma pessoa na ilha pode se permitir levar? R: Tem certeza que "nenhuma pessoa na ilha pode ser permitir levar" um tal nível de vida? 12. O que faz para se conectar à Internet se afirma que os cubanos não têm acesso e ela? R: Os cubanos também não podem ter antenas parabólicas para não captar sinais de TV do México, Caribe, EUA... Mas mesmo assim eles fabricam antenas parabólicas, consideradas ilegais pelo governo "democrático" de Cuba. Sempre dá-se um jeito... mas se revelar tudo, o governo vai saber... Hotéis para turistas têm acesso à internet. Se eu viajar para lá, adoraria chamar algum cubano para ir comigo no hotel onde estou hospedado, e colocar uma pessoa na frente do meu computador, com o acesso a internet que como turista, terei no hotel. 13. Como é possível que seu blog possa usar Paypal, sistema de pagamento online que nenhum cubano que vive em Cuba pode utilizar por conta das sanções econômicas que proíbem, entre outros, o comércio eletrônico? R: Dependendo de como foi feito o cadastro, a conta utilizada, outra pessoa pode fazer isso por ela, exemplo, a irmã dela que vive no EUA (ver link do vídeo já postado) 14. Como pôde dispor de um Copyright para seu blog “© 2009 Generación Y – All Rights Reserved”, enquanto nenhum outro blogueiro cubano pode fazer o mesmo por causa das leis do embargo? R: se o blog é hospedado em outro país, e mantido por colaboradores, sem problema. Mas, muita gente escreve "copyright" em seus blogs só para lembrar os leitores que é bom citar as fontes... 15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita? R: Quer dizer "desdecuba.com"? Algum grupo de "extrema esquerda" (como aqueles que não a deixam falar por onde passa no Brasil) concordaria em hospedar o blog dela? Tem que conseguir em algum lugar na internet, fora de Cuba. Quando vc hospeda um site num servidor, vc conhece todos os outros sites hospedados lá? Não conhece. 16. Como pôde fazer seu registro de domínio por meio da empresa norte-americana GoDady, já que isto está formalmente proibido pela legislação sobre as sanções econômicas? R: Esta informação não aparece nas informações do domínio: http://whois.domaintools.com/desdecuba.com http://www.netip.de/whois?domain=www.desdecuba.com http://whois.webrankstats.com/whois/desdecuba.com E as vezes uma empresa presta serviços para outra, sem vc saber... 17. Seu blog está disponível em pelo menos 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Europeia, dispõem de tantas versões linguísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem o da CIA dispõem de igual variedade. Quem financia as traduções? R; qualquer pessoa que repudia governos autoritários, pode traduzir o blog dela, gratuitamente nas horas vagas. Instituições precisam pagar por isso, mas normalmente em colocar em inglês e espanhol, que já vai atingir muita gente. Pagar para traduzir é caro. Se coloboradores o fazem com trabalho voluntário, tranquilo. . Vejam a falta de informação de quem formulou as perguntas: o site da União Europeia (http://europa.eu/) é traduzido para 23 idiomas; Outro exemplo: o verbete "União Europeia" na Wikipedia é traduzido para mais de 100 idiomas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia) . Veja aqui um outro blog sobre Cuba, disponível em 3 idiomas, mas com 26 colaboradores de várias partes do mundo. Se cada um traduzir na sua língua alguma coisa, já serão várias línguas: http://cubademocraciayvida.org 18. Como é possível que o site que hospeda seu blog disponha de uma banda com capacidade 60 vezes superior àquela que Cuba dispõe para todos os usuários de Internet? R: A capacidade da internet em Cuba não deve ser grande... Já o servidor que está na Alemanha... é comum fibra óptica na Europa, algo que estamos longe tb no Brasil... 19. Quem paga a gestão do fluxo de mais de 14 milhões de visitas mensais? R: Apoiadores, dissidentes cubanos, simpatizantes da liberdade de expressão. Se eu tivesse dinheiro, teria muito gosto em ajudar. 20. Você possui mais de 400 mil seguidores em sua conta no Twitter. Apenas uma centena deles reside em Cuba. Você segue mais de 80 mil pessoas. Você afirma “Twitto por sms sem acesso à web”. Como pode seguir mais de 80 mil pessoas sem ter acesso à internet? R: Se ela der a senha dela para alguém de fora de Cuba ajudar, é tranquilo! (a irmã dela vive nos EUA, lembra?) 21. O site www.followerwonk.com permite analisar o perfil dos seguidores de qualquer membro da rede social Twitter. Revela a partir de 2010 uma impressionante atividade de sua conta. A partir de junho de 2010, você se inscreveu em mais de 200 contas diferentes do Twitter a cada dia, com picos que podiam alcançar 700 contas em 24 horas. Como pôde realizar tal proeza? R: com ajuda de amigos vivendo fora de Cuba. (a irmã dela vive nos EUA) 22. Por que cerca de seus 50 mil seguidores são na verdade contas fantasmas ou inativas? (ver aqui) De fato, dos mais de 400 mil perfis da conta @yoanisanchez, 27.012 são ovos (sem foto) e 20 mil têm características de contas fantasmas com uma atividade inexistente na rede (de zero a três mensagens mandadas desde a criação da conta). aqui: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/02/jornal-desmascara-yoani-sanchez-e-revela-como-blogueira-frauda-seguidores-nas-redes-sociais.html R: Perfils falsos existem aos montes, parecidos com muitos que vi atacando gente detestada pelas esquerdas daqui. Twittam muito mas não têm seguidores, têm atividade somente dos dias de "tuitaços" contra a "mídia golpista"... Fora isso, há muita gente que divulga "obtenha seguidores no twitter", isto parece ser mais comum do que se imagina... Se ela tem seguidores falsos ou não, nem quero saber, não uso o twitter. 23. Como é possível que muitas contas do Twitter não tenham nenhum seguidor, apenas seguem você e tenham emitido mais de duas mil mensagens? Por acaso seria para criar uma popularidade fictícia? Quem financiou a criação de contas fictícias? R: ver resposta anterior, principalmente a última frase. 24. Em 2011, você publicou 400 mensagens por mês. O preço de uma mensagem em Cuba é de 1,25 dólares. Você gastou seis mil dólares por ano com o uso do Twitter. Quem paga por isso? R: Se a informação estiver correta, 400 msg/mês custariam US$ 500,00 por mês, o que já é uma forma do governo cubano controlar a informação, dificultando o acesso a ela, a troca de informações, já que o salário mínimo é algo entre US$ 15 a US$ 20. Se ela recebe salário de veículos de informação para justamente gerar informação desde Cuba, se trabalha para o El País, etc., seu salário pode bancar isso. É um abusurdo o valor, mas, faria o mesmo para defender a liberdade em meu país. No mais, com certeza o governo cubano não a deixaria trabalhar num jornal em cuba e criticar o governo. 25. Como é possível que o presidente Obama tenha lhe concedido uma entrevista, enquanto recebe centenas de pedidos dos mais importantes meios de comunicação do mundo? R: Enviou perguntas a ele. Como é uma ativista conhecida por lutar pela liberdade, e principalmente envolvendo Cuba... percebe-se que seu pedido foi atendido. (Então, ficou dodói com isso? rsrsrs) 26. Você afirmou publicamente que enviou ao presidente Raúl Castro um pedido de entrevista depois das respostas de Barack Obama. No entanto, um documento oficial do chefe da diplomacia norte-americana em Cuba, Jonathan D. Farrar, afirma que você nunca escreveu a Raúl Castro: “Ela não esperava uma resposta dele, pois confessou nunca tê-las enviado [as perguntas] ao presidente cubano. Por que mentiu? R: temos que verificar a informação. 27. Por que você, tão expressiva em seu blog, oculta seus encontros com diplomáticos norte-americanos em Havana? R: Ela tb oculta informação quando vai ao banheiro. Se controlam a informação em Cuba e os EUA são demonizados por lá, o que aconteceria se ela anunciasse a meio mundo: "amanhã tal hora vou me encontrar com um diplomata dos EUA, em tal lugar" (?) 28. Entre 16 e 22 de setembro de 2010, você se reuniu secretamente em seu apartamento com a subsecretaria de Estado norte-americana Bisa Williams durante sua visita a Cuba, como revelam os documentos do Wikileaks. Por que manteve um manto de silêncio sobre este encontro? De que falaram? R: Gostaria tb de ler correspondências das embaixadas brasileiras no continente americano (EUA, Venezuela, Honduras, etc), no Irã, etc. Por que o governo oculta-nos estas informações? O que Dirceu tratava com gente do governo no hotel em Brasília? Por que não constavam em agendas oficiais? 29. Michael Parmly, antigo chefe da diplomacia norte-americana em Havana afirma que se reunia regularmente com você em sua casa, como indicam documentos confidenciais da SINA. Em uma entrevista, ele compartilhou sua preocupação em relação à publicação dos cabos diplomáticos norte-americanos pelo Wikileaks: “Eu me incomodaria muito se as numerosas conversas que tive com Yoani Sánchez forem publicadas. Ela poderia sofrer as consequências por toda a vida”. A pergunta que imediatamente vem à mente é a seguinte: quais são as razões por que você teria problemas com a justiça cubana se sua atuação, conforme afirma, respeita o marco da legalidade? R: Por que é perigoso criticar o governo cubano! Querer democracia, eleições, etc. Raul Castro foi eleito pelo povo, ou herdou o governo? 30. Continua pensando que “muitos escritores latino-americanos mereciam o Prêmio Nobel de Literatura mais que Gabriel García Márquez”? R: Não sei, e não me interessa sobre o que ela pensa acerca da literatura, prêmio Nobel, etc. 31. Continua pensando que “havia uma liberdade de imprensa plural e aberta, programas de rádio de toda tendência política” sob a ditadura de Fulgencio Batista entre 1952 e 1958? R: Tem que perguntar para quem viveu naquela época. Bem, Mino Carta afirmou que (praticamente) não havia censura no Brasil durante o período militar: vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=p3scLPVdkxc&feature=share&list=PL89FBD3F3269C9E7E “Tirando o Estadão, nenhum outro jornal sofreu censura. Não houve no Jornal do Brasil, no O Globo, na Folha... Nunca, nunca”. http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,402792,_Tirando_o_Estadao_nenhum_outro_jornal_sofreu_censura_Nunca_nunca_diz_Mino_Carta_no_Provocacoes,402792,1.htm 32. Você declarou em 2010: “o bloqueio tem sido o argumento perfeito do governo cubano para manter a intolerância, o controle e a repressão interna. Se amanhã as suspenderem as sanções, duvido muito que sejam vistos os efeito”. Continua convencida de que as sanções econômicas não têm nenhum efeito na população cubana? R: Algum efeito tem, mas não tudo o que o governo cubano diz ser. Ver vídeo, a partir dos 2:50 min: http://tv.estadao.com.br/videos,PARA-YOANI-EMBARGO-SE-TORNOU-ARGUMENTO-PARA-EXPLICAR-TODOS-OS-PROBLEMAS-DE-CUBA,195201,0,0.htm Obs: Cuba importa bens dos EUA, ou seja, realiza comércio exterior com os EUA. O embargo existe, mas não é bem o que dizem ser. E as terras que Fidel tomou de cubano-americanos, quando chegou ao poder? O embargo tb ocorreu por isso. As terras foram devolvidas? No mais Cuba segue fazendo comércio com Canadá, Holanda, Venezuela, China, Brasil, etc. Cuba Canada trade: http://www.cbc.ca/news/background/cuba/canada-cuba-trade.html E tb: Exportações cubanas (2008): Canada 27.8% China 26.7% Spain 6.2% Netherlands 5.6% etc. Importações efetuadas por Cuba (2008): Venezuela 29.8%, China 11.8%, Spain 10%, Canada 6.4%, US 6.3% <<<<<<< Quais os interesses de quem procurou respostas para estar perguntas? Mostrar como algumas pessoas são mal intencionadas, têm preguiça de procurar informações na internet, e como não vão mudar nada com as respostas obtidas.

  161. Marlon Postado em 22/Feb/2013 às 02:12

    respostas: http://pensareconstruir.blogspot.com.br/2013/02/sobre-as-40-perguntas-que-yoani-sanchez.html

  162. Naty Postado em 22/Feb/2013 às 10:17

    É tudo um jogo de interesses...EUA querem Cuba Capitalista claro... Yoani quer melhores condições para os Cubanos talvez...mas o fato é que através do financiamento recebido por ela ela está chamando atenção para Cuba sobre as reais condições aos que os cubanos vivem...Eles vivem obrigados pelas imposições até mesmo o que de comer.. realmente existe a educação gratuita, escolas dignas e todo mundo come...porém a partir do momento que você está formado é obrigado a trabalhar para o governo e receber o que ele quer te pagar, tabelado para todo e qualquer profissional com o mesmo peso... Se Cuba é tão bom assim porque vários Cubanos fogem arriscando a vida e se casam falsamente em outros países para não serem obrigados a voltar para lá...Ela pode ser uma ferramenta de países poderosos querendo distruir o sistema do país? Sim...mas com isso ela pode libertar a quem está preso em uma prisão sem grades...

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 03:20

      Cara Naty: eu também teria vontade de fugir do Brasil por vários motivos, assim como muitos norteamericanos fariam o mesmo em relação a seu país. É muita inocência achar que as informações divulgadas por ela, com patrocínio do governo norteamericano, revelariam a 'verdade' sobre Cuba.

  163. Paola Postado em 22/Feb/2013 às 10:55

    Porque ela é cubana não pode ganhar dinheiro, não pode ter salário. Pq ela é cubana ela tem que concordar com a ditadura local. Pq o país é miserável, ela tem que ser também. É mto fofo alguém escrever isso estando de barriga cheia de restaurante caro e com roupa sem nem um furo. Vá a Cuba ver como se vive com racionamento de comida, pão, sabonete, mude-se para lá e não volte, se você acha que é tão bom. Se é tão bom ser pobre, dê todos os seus bens pros brasileiros pobres e viva com uma renda e um racionamento igual ao de Cuba. E vou respeitar sua coerência. Tenha dó... esses comunistas de calça Levi's são um paradoxo... comunismo de pelúcia. Se manifestando contra o direito de expressão de uma pessoa. Era só o q me faltava. Vão se manifestar em Cuba. NÃO, PÉRA... lá não pode, né? Tem certeza de que é num regime ditatorial que vocês querem viver?

  164. Ninja Postado em 22/Feb/2013 às 13:45

    Concordoc om muitas das perguntas e de fato ela deveria falar sobre estes pontos. Mas já conversei com Cubanos qu conseguiram escapar da ilha e a realidade lá é ruim. Nenhum deles quer voltar mesmo vivedo em condiçõs dfíceis e ilegais nos EUA. Existe muita falação e poucos fatos também nos defensores do sistema Cubano. Assim como o capitalismo não é a slução o socialismo (se é que se pode chamar Cuba disto) também não é.

  165. Marlon Postado em 22/Feb/2013 às 17:15

    33. Condena a imposição de sanções econômicas dos Estados Unidos contra Cuba? R: Condena. (vídeos/links já postados anteriormente) 34. Condena a política dos Estados Unidos que busca uma mudança de regime em Cuba em nome da democracia, enquanto apoio as piores ditaduras do Oriente Médio? R: ela não gosta de ditaduras. Se alguém diz que não gosta, ela deve concordar. 35. Está a favor da extradição de Luis Posada Carriles, exilado cubano e ex-agente da CIA, responsável por mais de uma centena de assassinatos, que reconheceu publicamente seus crimes e que vive livremente em Miami graças à proteção de Washington? R: (não encontrei a resposta)

  166. Marlon Postado em 22/Feb/2013 às 17:15

    36. Está a favor da devolução da base naval de Guantánamo que os Estados Unidos ocupam? R: Sim. (ver links de vídeos já postados) 37. Você é favorável à libertação dos cinco presos políticos cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998 por se infiltrarem em organizações terroristas do exílio cubano na Florida? R: Sim. Eram 12, alguns foram liberados, agora restam 5. (vídeo) http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8PFSKvVQmUQ 38. Em sua opinião, é normal que os Estados Unidos financiem uma oposição interna em Cuba para conseguir “uma mudança de regime”? R: eles nem precisam financiar. Há cubanos querendo "uma mudança de regime" em Cuba, sem nenhum país dizendo como as coisas devem ser.

  167. Lázaro Rafael Rodríguez Matos Postado em 22/Feb/2013 às 21:16

    Miren, me preocupa que los que no conocen a Cuba se pongan a criticar lo que no conocen. Me pregunto cuanto de ustedes han visitado mi país, cuantos se han preguntado si es posible hacer más con un país bloqueado, que podría hacer cuba si no estuviese entre los países que EEUU agrede económica y militarmente. cuba tiene derecho a su futuro, futuro creado por cubanos y cubanas dignas, que a lo mejor no les gusta el sistema, pero luchan por construir una Cuba con todos y para el bien de todos. Yoanis, se escuda desde el exterior para hacer subversión contra su país ntal. Allá, ella. yo soy un cubano que solo quiere que su país tenga el derecho a crecer en paz con EEUU y el mundo, pero bajo el respeto mutuo. Esos que nos critican... por favor, primero, revisen su casa y luego critiquen al vecino.

  168. Ricardo Homrich Postado em 22/Feb/2013 às 21:34

    Tem gente que não vê problemas em outros governos financiarem pessoas para desestabilizar países. A vcs, o que seria soberania ???

  169. Deny Postado em 23/Feb/2013 às 00:41

    Ela não vai responder as perguntas simplesmente porque não estão deixando ela falar. Ou seja, é muito melhor ela ficar como a "suspeita" de uma grande vigarice do que ganhar o respeito dos brasileiros, não é mesmo??? Vamos supor que ela respondesse as 40 perguntas. Aqueles que não gostam dela, ou tem medo do que ela possa "revelar" iriam continuar não gostando e dizendo que ela mentiu. Simples.

  170. José Silva Postado em 23/Feb/2013 às 07:05

    Gostaria de fazer algumas observações. São elas: 1) Primeiro existem diferenças gritantes na formação e na preparação de ambos. - ENTREVISTADA Yoani Sánchez (cubana Licenciada em Filologia em 2000 na Universidade de Havana, e blogueira). Portanto não é especializada em economia, filosofia, ciências políticas, direito internacional e relações internacionais; - ENTREVISTADOR Salim Lamrani (ensaísta e professor francês, professor na Universidade de Paris-Sorbonne e Université Paris-Est Marne-la-Vallée). Especialista sobre Cuba e suas relações com os Estados Unidos. PhD em Estudos Ibéricos e da América Latina pela Universidade de Paris IV-Sorbonne Paris, membro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Contemporânea Ibérica Mundos (CRIMIC) da Universidade de Paris-Sorbonne Paris IV2, e Grupo Interdisciplinar de hispânicos Caribe e América Latina (GRIAHAL) da Universidade de Cergy Pontoise. Portanto, um especialista que se preparou há anos e elaborou de forma minuciosa 40 perguntas sob diversos assuntos na tentativa de derrubar Yoani. Creio que não conseguiu! Pois se a Yoani não estava tão preparada para responder as 40 perguntas pré- elaboradas com tanta preparação de Salim acho que ela se saiu bem até, pois não teve o mesmo tempo que ele para preparar as respostas. Respondeu téte a téte as perguntas e não fez feio. Já Salim nem estava tão preparado assim. E as perguntas não foram lá grandes coisas. E vou dizer por quê! 2) Salin disse na introdução da entrevista: "Como uma pessoa desconhecida por seus vizinhos – segundo a própria blogueira – pode integrar a lista das 100 personalidades mais influentes do ano?" Talvez ele não tenha pesquisado direito sobre a realidade cubana. Será que todo mundo em Cuba tem as mesmas facilidades e acesso a informação como o sr, Salim na França? Internet rápida, Tv a cabo, agências de notícias, jornais e revistas estrangeiros, ou leiam só o Gramma que nem sequer fala sobre a Yoani, e procura selecionar o que a população deve saber ou não! 3) "O encontro com a jovem dissidente de fama controvertida não ocorreu em algum apartamento escuro, com as janelas fechadas, ou em um lugar isolado e recluso para escapar aos ouvidos indiscretos da “polícia política”. Ao contrário, aconteceu no saguão do Hotel Plaza, no centro de Havana Velha". Alguém que fala o que pensa como Yoani em seu blog, iria ter medo de se reunir com Salim no bar de um hotel em Cuba ou no saguão, pelo contrário lá ela estaria muito mais segura do que nas calles de Havana, pois com certeza existem câmaras lá filmando tudo, e tb estrangeiros que poderiam registrar qualquer ato de repúdio ou violência da polícia secreta cubana. 4) "Esta blogueira, personagem de aparência frágil, inteligente e sagaz, tem consciência de que, embora lhe seja difícil admitir, sua midiatização no Ocidente não é uma causalidade, mas se deve ao fato de ela preconizar a instauração de um “capitalismo sui generis” em Cuba". Yoani luta por liberdade de expressão, por melhores condições para o povo cubano, pelo fim da ditadura que perduram 54 anos, pela liberdade para os presos políticos, pelos direitos humanos em Cuba, por poder deixar o país qdo bem entender e retornar qdo quiser, ou seja, coisas básicas que qualquer cidadão de muitos países podem fazer. Com relação ao que ele chama de "capitalismo sui generis" talvez seja o mesmo que tenha nos países como a Rússia, a China e Venezuela, poder consumir, e não viver só de esmolas do governo, de racionamento, passando fome. 5) "A senhora denunciou as violências de que foi vítima por parte das forças da ordem cubanas". Hilário esta pergunta. Ela apanha da polícia secreta e depois se dirige a mesma polícia do regime de partido único e denuncia. Fico imaginando aqui no Brasil o pessoal que apanhou no DOPS indo a delegacia registrar um B.O, e esperar que dê alguma coisa. Talvez na França em 68 fosse possível! 6) "É difícil entender o interesse das autoridades cubanas em agredi-la fisicamente, sob o risco de provocar um escândalo internacional. A senhora é famosa. Por que teriam feito isso?" Meu caro Salim pergunte a qualquer torturado, o que é que ele sofre mais a tortura física ou psicológica? O objetivo era amedrontá-la, fazer com que ela tivesse tanto medo de morrer que depois nunca mais escrevesse nada contra o regime. Com algumas pessoas isto até funciona, mas com a Yoane não teve efeito algum, pelo contrário. E com relação a escândalo internacional não sei se ditaduras que mantém vários presos políticos se preocupam com o que diz a imprensa internacional. Salim nunca viveu numa ditadura, vive na França, talvez isto soe muito estranho pra ele! 7) "Contudo, é surpreendente que as autoridades cubanas tenham decidido atacá-la fisicamente." Piada. Ele esperava o quê. Um convite formal. “Vamos conversar com as autoridades. A sra. está sendo intimada, por obséquio faça o favor de comparecer com o seu advogado na polícia secreta, tal dia e hora.....e bem vestida e maquiada por favor”! Salim visite tb a China, converse com presos políticos, saiba como vivem aqueles que se manifestaram contra o seu governo. 8) "O mais surpreendente é que, tendo a possibilidade de viver em um dos países mais ricos do mundo, a senhora tenha decidido voltar a seu país, que descreve de modo apocalíptico, apenas dois anos depois de sua saída." Talvez o sr. Salim nunca tenha morado fora da França, ou não deva entender como é o povo latino. Viver longe dos amigos e familiares é uma barra pra todos, e principalmente para os cubanos. Conheci alguns que residem na Europa e a resposta é a mesma seria mto bom se pudessem trazer os familiares, os amigos, o gato, cachorro, papagaio, ou mojito, a praia, o clima, e o modo de vida para os países os quais residem. Conheci cubano que só pode ter a visita da mãe depois de 5 anos morando fora. Talvez para um europeu, isto seria fichinha, de tirar de letra! Yoani voltou para ser solidária aos amigos que lutam contra a ditadura, por saudades de seus familiares, foi para ver de perto as atrocidades do regime e divulgá-las para o mundo através de um blog, que no início segundo a mesma nem sequer sabia que iria ter tanta repercussão assim. O impacto de seu blog é bem maior sendo escrito de Cuba, ali direto na fonte, do que sendo produzido na Suiça. 9) "Na França, que é uma democracia, amplos setores da população não têm nenhum espaço nos meios, já que a maioria pertence a grupos econômicos e financeiros privados." Piada. Na França podes sair pelado como alguns fazem nas praias e parques e ninguém vai te encher a paciência, vc pode pixar um muro, protestar nas ruas de forma pacífica e não acontece nada, podes falar mal do governo, do primeiro ministro e ninguém te leva pra masmorra, te torturam, e vc não pega 10, 15 anos, por ser contra o país. Salim fala asneira, amplos setores da população como associação de estudantes, entidades de classe, ONGS, sindicatos, organizações, o escambau têm espaço dentro e fora dos meios de comunicação sejam eles públicos ou privados, e estas instituições usam isso! 10) "Muitas pessoas acham difícil acreditar nisso, pois nenhum outro site do mundo, nem mesmo os das mais importantes instituições internacionais, como as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE, a União Europeia, dispõe de tantas versões de idioma. Nem o site do Departamento de Estado dos EUA, nem o da CIA contam com semelhante variedade." Quanta ingenuidade e falta de inteligência. Estas instituições normalmente possuem traduções naqueles idiomas de maior comunicação pelo mundo. É óbvio que estas entidades podem pagar traduções tb para o esperanto, javanês, ou qualquer outro idioma falado no mundo. E não o fazem pq não possuem interesse. O que a Yoani dispõe é de ajuda de várias pessoas em diversos países que traduzem os seus textos (de graça) por tentarem ajudá-la no combate a ditadura castrista que dura 54 anos, e por compartilhar com seus ideais. Que mal, e que especial existe nisso! 11) "O momento de maior atrevimento foi quando a senhora perguntou se ele pensava em invadir Cuba. Como a senhora explica que o presidente Obama tenha dedicado tempo a lhe responder apesar de sua agenda extremamente carregada, com uma crise econômica sem precedentes, a reforma do sistema de saúde, o Iraque, o Afeganistão, as bases militares na Colômbia, o golpe de Estado em Honduras e centenas de pedidos de entrevista dos mais importantes meios do mundo à espera?" Não vejo problema, e nem acho que o todo poderoso presidente americano que vai com a família assistir a um jogo amistoso de basquete entre Brasil e USA em Washington e tira fotos com fãs em qualquer lugar público, não possa responder a ela, sendo ela pessoa midiática que é. Talvez neguem em público. Assessores ele possui aos montes...! E tb não vejo atrevimento alguém perguntar se ele pensava em invadir Cuba. Como a própria Yoani respondeu na entrevista no Estadão "cresci ouvindo que os americanos iriam invadir Cuba, há 30 anos que o próprio governo cubano divulga para a população que os yankes irão invadir Cuba, hora então quis fazer esta pergunta!". Qual o problema. Talvez para um europeu isso tivesse certo ar de seriedade! 12) "O problema é que os dissidentes cometem um delito que a lei cubana e todos os códigos penais do mundo sancionam severamente. Ser financiado por uma potência estrangeira é um grave delito na Franca e no restante do mundo." Grave delito na França e no restante do mundo! Sinceramente não entendi. O que a França já fez e faz em países de África. E agora na Síria ajudando os rebeldes. Qtos países no mundo hj financiam guerrilhas para derrubarem ditadores. E continuam não sendo severamente punidos! 13) "Mas, neste caso, as pessoas que a senhora qualifica de presos políticos não são presos políticos, pois cometeram um delito ao aceitar dinheiro dos Estados Unidos, e a justiça cubana as condenou com base nisso." Não são presos políticos...! São o que então..??? Ladrões de galinha!!!! Meu caro Salim deve ter passado somente 24 horas em Cuba. Pede para ele entrevistar aqueles prisioneiros que foram obrigados a irem para Espanha, e então vais entender quais foram os delitos que os mesmos cometeram contra o governo cubano de partido único. 14) "Concordo, mas isso não impede que Cuba seja o país com o maior número de professores por habitante do mundo, com salas de 20 alunos no máximo, o que não ocorre na França, por exemplo." O PhD quer comparar o nível de ensino de Cuba com a França, e ainda acha que 20 crianças mal nutridas, sem material, a escola caindo, os professores que ganham U$20 dólares ao mês (menos do que a esmola família, que agora dá R$70,00 para cada miserável viver no Brasil) é melhor do que a França. Vai dar aulas lá então, ou entrevista um professor......! Foste a Cuba e não visitaste sequer uma escola, um hospital, biblioteca, uma repartição pública, uma Faculdade...Tá precisando voltar já, e fazer pesquisa de campo, e não ficar somente lendo livros e artigos de esquerda! 15) "Não podemos negar algo reconhecido por todas as instituições internacionais. Em relação à educação, o índice de analfabetismo é de 11,7% na América Latina e 0,2% em Cuba. O índice de escolaridade no ensino primário é de 92% na América Latina e 100% em Cuba, e no ensino secundário é de 52% e 99,7%, respectivamente. São cifras do Departamento de Educação da Unesco." Ok! E nos outros índices como IDH, PIB, PIB per capita, como é que fica. Não são os melhores. Salim viveria bem com o salário de um professor cubano (U$20,00). Ou prefere dar aulas na França! E a questão da alimentação... do transporte. As pessoas passam fome, geladeiras vazias. Alguns itens somente estrangeiros podem consumir. Se não fosse a ajuda da Venezuela muitas pessoas morreriam! 16) "A expectativa de vida era de 58 anos antes da Revolução. Agora é de quase 80 anos, similar à de muitos países desenvolvidos. Cuba tem hoje 67.000 médicos frente aos 6.000 de 1959. Segundo o diário ingles The Guardian, Cuba tem duas vezes mais médicos que a Inglaterra para uma população quatro vezes menor." Falta pesquisa de campo séria, e não apenas reproduzir dados! Visitou um hospital, entrevistaste um médico que ganha 35U$ por mês (igual na França). As condições de trabalho são péssimas, falta medicamentos simples e não possuem equipamentos para diagnóstico, leitos disponíveis, etc.... O profissional pode ser bem preparado, mas do que adianta se não possui as devidas condições para trabalhar. A qualidade de vida de um idoso cubano nem chega perto da qualidade de vida de um europeu, de um francês. O quê adianta ter bastante médico nestas condições! 17) "As cifras demonstram o contrário. Atualmente, repito, Cuba só ocupa o décimo lugar no continente americano em termos de fluxo migratório para os Estados Unidos. Então a obsessão da qual você me fala é mais forte em nove países do continente pelo menos." E as condições da população nos outros nove países é a mesma dos cubanos! Creio que não. Mexicanos, brasileiros, argentinos, venezuelanos, peruanos, chilenos, argentinos dispõem muito mais de melhores condições econômicas para irem morar nos USA, do que os cubanos. Se os cubanos pudessem e tivessem condições já teriam esvaziado Cuba com certeza, como boa parte dos conterrâneos e familiares do Salim que abandonaram o Marrocos ou Argélia, e migraram para França em busca de melhores condições de vida. 18) "Por outro lado, custa-me compreender por que, se a realidade é tão terrível aqui, alguém que tem a oportunidade de viver fora, em um país desenvolvido, desejaria voltar para viver novamente em Cuba." Salim não conhece o Marrocos ou a Argélia, nasceu na França. Seus pais podem retornar qdo bem entendem para estes países e fugir do inverno europeu. Puderam ficar muito mais de 11 meses na França e depois retornar ao seu país de origem sem sofrer qualquer tipo de sanção. Salim é francês não possui laço algum com Marrocos, Argélia, e com nenhum outro país africano. E talvez não queira! É convidado para dar aulas em instituições americanas na Califórnia, se especializou em assuntos latino-americanos e especialmente Cuba. Não se interessou pelos problemas Africanos. Salim se preparou horas, dias, meses, e até anos para estudar os problemas de Cuba. Desenvolver uma tese. Preparou 40 perguntas na tentativa de derrubar Yoani. Porém, tb não fez o dever de casa como Yoani. Que não estudou tanto como Salim, que não fez doutorado, que não se especializou em Cuba durante tanto tempo,. Que não teve bons orientadores, não estudou em Suborne, mas em Havana, que não publicou tantos artigos e livros como Salim. Mas Salim quando esteve em Cuba não foi a campo pesquisar, não conversou e entrevistou, a população, os professores, médicos, enfermeiros, atletas, artistas. Ficou só numa boa revisão bibliográfica na sua confortável biblioteca em Paris. Talvez tivesse até uma boa bolsa do governo francês em Euros$$$$! Salim incomoda-se com o sucesso de Yoani, com o salário que ganha, com a sua repercussão na mídia, por ela ser convidada pelos principais jornais do mundo para escrever uma coluna, pelos prêmios que ganhou. Salim estudou bastante, fez doutorado, mas somente é convidado para dar aulas nos USA, não escreve coluna em jornais de destaque no mundo, não deve ganhar muito como professor, e talvez nunca tenha ganhado algum prêmio ou homenagem de destaque. Yoani quando não soube responder algumas perguntas, que por sinal não eram de seu domínio, para quem estudou Filologia. Mas mesmo assim, sendo bastante atacada teve a humildade e foi até o final da entrevista respondendo as perguntas de Salim. Aquelas que ela sabia respondeu bem, outras procurou dizer algo simples como "eu não sei". Salim vomitou sabedoria naquilo que ele domina com base na sua preparação, nos seus anos de estudos de doutorado, de leituras, mas ficou só nisso. E formulou tb péssimas perguntas, diria até que algumas foram de um calouro qdo entra na faculdade, sem muito conhecimento. Aquilo que ele deveria estudar para complementar os seus estudos ficou uma lacuna, ou seja, entender um pouco mais como vive e o que pensam os cubanos.

  171. Ricardo Postado em 23/Feb/2013 às 09:08

    Abaixo posto um link interessante sobre uma posição de esquerda e contra essas ações que estão tentando calar a blogueira. Acredito que Cuba acabou tendo vários avanços sociais devido a revolução, mas é inegável que estes avanços estão retrocedendo ano após ano e o regime atual é uma ditadura. Que tem simpatia com o Socialismo deve defender a democracia, enquanto a esquerda não se posicionar de maneira democrática qto à Cuba vai dar essas bandeiras na mão somente da direita e de pessoas como Yoani Sanchez. http://www.pstu.org.br/internacional_materia.asp?id=14941&ida=20

  172. Luiz Oliveira Postado em 23/Feb/2013 às 14:40

    Acho que pessoas cmo vcs deveriam se mudar para Cuba, pois defendem um regime totalitario, não deveriam estar num pais Democratico como o Brasil, até parece que nunca foram proibidos de se manifestar falar, etc, ..Á Aqueles que acham Cuba e seu regime extraordinário, fabuloso, fantástico, ao ponto de criticar e até cercear a livre expressão dela ser contraria ao governo de seu País, assim como Lula fez oposição a Ditadura, sendo até preso pelo Dops,SE MUDEM, sinto vergonha de ver pessoas impedindo ela da livre expressão, ... manifestar oposição a ela td bem, mas impedi-la de falar é um contra senso enorme

  173. Ricardo Postado em 23/Feb/2013 às 21:10

    acho que vcs deveriam se preocupar mais com a política do Brasil, do que com uma blogueira em Cuba que nada vem a acrescentar pra nós. ainda mais sabendo que ela tem costas quentes com os EUA. Ao invés de fazerem protestos contra uma Cubana que nada vai resolver nossa situação. pq não façam protesstos contra as desigualdades e roubalheiras do nosso país??

  174. José Silva Postado em 24/Feb/2013 às 22:26

    Parabéns ao Marlon pelas 40 respostas muito bem formuladas. Creio que a UJS deveria pubçicá-las em seu site. Não sei quanto tempo ele levou para respondê-las, mas comcerteza deram muito trabalho. A Yoani não teve o mesmo tempo que vc Marlon e nem uma internet disponível, e nem as mesmas perguntas foram enviadas para ela por e-mail para que pudesse tb refletir e pesquisar boas respostas. Mas quanto ao Salim, este sim teve 4 anos para preparar um doutorado, se especializar em estudos da América Latina, precisamente da relação Cuba com USA, e um bom tempo para prepara as 40 perguntas, que afinal na sua maioria eram bem medíocres. José

  175. Ma Postado em 25/Feb/2013 às 17:21

    Concordo com boa parte das perguntas, é uma matéria muuuito bem feita. Só que assim, eu não entendi a ironia de ~quem financia suas viagens/quem paga as traducoes~ se ela ganhou 250mil euros em premios. Não to ironizando nada, eu REALMENTE não entendi hahahahaha. se alguém puder me responder eu fico agradecida! Ma.

  176. beaba Postado em 25/Feb/2013 às 22:26

    Cuba deve ser muito bom mesmo.

  177. beaba Postado em 25/Feb/2013 às 22:27

    Reparem no lado direito da moça.

  178. Gilberto Postado em 25/Feb/2013 às 22:28

    Não tenho dúvidas de que todas as perguntas foram respondidas pela própria Yoani no programa RODA VIVA da TV Cultura exibida hoje. Desmistificou de forma convincente todos os ícones da Ditadura Cubana. Sou Marxista convicto, mas é preciso reconhecer que os métodos utilizados pelas militâncias radicais de algumas alas da esquerda são completamente anacrônicos e depõem contra o movimento socialista.

  179. beaba Postado em 25/Feb/2013 às 22:28

    Ela não tem o pré-molar.

  180. beaba Postado em 25/Feb/2013 às 22:29

    Com tanto desenvolvimento que tem lá!

  181. Lina Postado em 26/Feb/2013 às 11:18

    Se Cuba é o paraíso, então vamos todos morar lá. Claro que esta moeda tem dois lados. Sem fanatismo. Nem de um lado. Nem de outro. E viva a liberdade, direito mais importante que o direito à vida. Eis que sem liberdade não se pode falar sequer em vida!!!!

  182. Gilberto Postado em 26/Feb/2013 às 13:33

    Volto, novamente somente para citar um exemplo de militância indesejável no movimento socialista. Está escrito logo acima de um Sr. " beaba ".

  183. Carla Postado em 01/Mar/2013 às 13:14

    Nessa vou ter que discordar. Mas, como ainda vivemos numa democracia, vou exercer minha liberdade de expressão. Espero que leiam, apesar de saber que ler não é algo muito atraente para muitos brasileiros. É mais fácil ouvir falar e depois desenvolver achismos. Ando bem irritada com esse complexo de inferioridade fruto da alma tupiniquim que ainda se mantém em alguns brasileiros. Tal complexo “endemoniza” o outro e nutre crescente mania de perseguição. Enquanto não se assume a própria mediocridade, fica mais fácil tornar a prosperidade alheia o maior pecado e o maior culpado por ela. É difícil enxergar o óbvio, quando este não condiz com o que se acredita. Democracia não existe sem liberdade. Cerceamento de liberdade se opõe à democracia e não deve ser tolerado. Sim, é preciso permitir qualquer forma de pensamento e expressão. Poder defender qualquer tipo de regime político é democrático. Não concordar com os posicionamentos de Yoani Sánches é democrático. Todavia, impedi-la de falar, de dizer o que pensa, é fascismo. Quem cerceia a liberdade de expressão alheia é fascista, e não democrático. E não pode haver tolerância com qualquer tipo de fascismo. Esse sim deve ser cortado pela raiz. O pequeno grupo que cerceou a liberdade de expressão de Yoani, com certeza, não representa a maior parte dos brasileiros, que não tolera qualquer forma de governo ditatorial, opressor, seja de direita ou de esquerda. Os fins de qualquer ditadura não justificam os meios. Não mesmo. Para quem não sabe: “Fascismo: poder sem limites do Estado. As liberdades do indivíduo são suprimidas. O povo é subordinado ao Poder sem limites do Estado. É o Estado que define a utilidade e a direção de TODAS as atividades da Nação. O Estado funciona como o detentor da verdade absoluta. Ele é superior à soma dos indivíduos que a compõem, que devem existir para servir ao Estado.” O fascismo, enfim, opõe-se aos liberalismos, socialismos e democracias. E, numa visão mais ampla, qualquer comportamento social que venha a impedir a livre manifestação de alguém é, na essência, um comportamento fascista. E esse não tem desculpa e nem perdão, porque coloca em risco as liberdades e direitos individuais fundamentais. Yoani Sánches abriu um blog para expressar nele sua indignação com o regime que oprime as originalidades individuais. Ela era uma pessoa comum, que pretendeu, por meio de seu blog, mostrar as pequenas dificuldades do cotidiano cubano, da qual ela fazia parte. Nada mais legítimo e democrático, e, ao mesmo tempo, nada tão intolerável pela ditadura cubana e pelos seus defensores. Yoani começou por expressar o incômodo que lhe causava ver o governo distribuindo diariamente folhetos com conteúdo de exaltação ao regime e aos Castros. Criticava a falta de liberdade, a censura à imprensa, à internet, à cultura, enfim. A repercussão de seu blog, OBVIAMENTE, foi externa, já que o povo cubano não possui livre acesso à internet, o que corrobora para torná-lo alienado e manipulável. “Pelas suas críticas, Yoani foi abraçada por um conjunto de correntes críticas ao regime de Fidel fora da ilha, e que buscaram nela uma voz diferente das tradicionais nas quais sempre apostaram antes.” O que tem demais nisso? Isso é bom, e não ruim. Chega a ser covarde reduzir o sucesso de seu blog apenas aos “donos do mundo capitalista”. Como eu, mera cidadã brasileira, há no mundo milhões de pessoas interessadas em defender as liberdades, a democracia, e em criticar, expor e divulgar qualquer regime totalitário. Portanto, o blog de alguém que vive num regime repressor e tenta questioná-lo, mostrando o que isso significa na vida diária de um povo, causa interesse e indignação a muitos seres humanos e sociedades por todo o mundo. E essa repercussão cresceu ao ponto de interessar aos meios de comunicação internacionais, os quais a convidaram para escrever como correspondente. Que ótimo que seja assim!!! Quanto mais expor tais regimes, melhor. Que bom ser remunerada pelo trabalho que produz! No capitalismo e na democracia, o trabalho é remunerado, graças a Deus! Não dá para entender esse preconceito com a prosperidade de alguém que consegue ser bem remunerada pelo trabalho que realiza. Alguns parecem venerar a pobreza. Querem regimes que nivelem as pessoas por baixo. Ser próspero é quase um pecado. Lamentável! Incoerentemente, porém, tenho visto que muitos dos simpatizantes de regimes como o de Cuba não rejeitaram sua própria prosperidade, e, hoje, defendem regimes ditatoriais com um copo de whiskey escocês nas mãos. Há até mesmo os que enviaram seus filhos para os EUA. Quanto cinismo!!! Pouco me importa com quem Yoni casou ou descasou , as razões que a levaram de volta à Cuba, seu país, e se a Suíça a patrocina! O que importa é o conteúdo de suas palavras, o que ela expõe, com a coragem que falta a muitos militantes chinfrins. Aliás, quem quiser ver o que significa realmente respeito aos direitos humanos, vá até a Suíça. Quem deseja conhecer o significado real de justiça social, vá até a Suíça. Lá, as pessoas são niveladas por cima. Elas têm a oportunidade de escolher onde querem chegar. Tudo dependerá de sua força e determinação pessoal. Sim, as pessoas são diferentes. Há os corajosos e vigorosos, mas também os indolentes, fracos e preguiçosos. Há até os viciados em mendicância, que preferem o peixe à vara de pescar. É só dar um pulinho até a Suíça para descobrir o verdadeiro significado de EDUCAÇÃO. Lá a educação não é reduzida a saber ler e escrever, como em Cuba. Na Suíça, se ensina a pensar livremente e a desenvolver o senso crítico. Entre num trem, ou ônibus suíço, e verá a maior parte dos jovens lendo livros, jornais, ou conectados com a cultura mundial em seus computadores. Na Suíça, o ser humano tem a oportunidade de se desenvolver integralmente, de acordo com suas originalidades individuais. O povo não é tratado como uma ameaça que, por isso, deve ser limitado em seus potenciais e, consequentemente, alienados e manipuláveis. Educação não está somente na escola. A função da educação é exatamente identificar nos alunos suas diferenças e colocá-las a serviço da sociedade, e não do Poder Estatal. Eu teria, enfim, muito mais de 40 perguntas para serem respondidas por quem ainda defende regimes como os de Cuba, Venezuela, Argentina, entre outros. Acho que as respostas causariam muito mais surpresas e lamentos do que as respostas que poderiam ser dadas às aqui elaboradas para Yoani. Como afirma o filósofo Luiz Felipe Pondé: na filosofia marxista, desculpar a falta de caráter da maioria, ou a frequente ideologização de tudo, como quando se culpa o capitalismo por todo o mau do mundo, se transformou em fato comum. Mas, basicamente, o mundo sempre foi mau e continuará a ser, porque ele é fruto do comportamento humano, que parece ter certos pressupostos naturais, como o da hipocrisia, o do cinismo e o da incoerência.

    • Gustavo S Postado em 01/Mar/2013 às 15:34

      Se a Carla tivesse citado o Pondé no início do texto teria me poupado de ler todas as baboseiras anteriores, putz...

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 03:51

      Começou bem e terminou mal, bem mal. Vamos falar de Espanha? De Grécia? De Irlanda? De EUA e sua política externa?

  184. Fillipi Postado em 04/Apr/2013 às 18:32

    Na boa, parei de ler na pergunta 10... Ela própria já mostra o tipo de texto com que me deparei aqui neste site e, além disso, já mostra a enorme discrepância entre Europa e Cuba: mais de 1400 anos de trabalho para se juntar 250K Euros... "Num país onde o analfabetismo é zero e tem o melhor atendimento de saúde no mundo, porque considera que a população vive na miséria?" Alguém perguntou por aí... Eu respondo com outra pergunta: Porque, apesar de ser um " país onde o analfabetismo é zero e tem o melhor atendimento de saúde no mundo" tem TANTA gente querendo fugir de lá?? Sério.. Por que será??? Tem algo errado aí, não concorda? Sinceramente, ninguém deveria defender o regime castrista. É só ver o nível daqueles manifestantes que estavam sempre acompanhando a blogueira e impedindo que ela manifestasse sua liberdade de expressão. Aqueles moleques defendem esse tipo de regime que Fidel instaurou em Cuba, que Pol Pot instaurou no Camboja, etc. Na minha opinião, aqueles que estavam acompanhando a Yoani e tentando calá-la por meio de gritos, ameaças, desaforos, etc., enquanto pensam estar fazendo algo grande e importante, não percebem que estão sendo feitos de otários. Eles são meramente massa de manobra... Se algum dia for instaurado no Brasil um regime nos moldes do cubano (que Deus nos proteja...), eles continuarão na pindaíba, ou então ganharão, com muita sorte, cargos inferiores no "Partido". Por outro lado, os que são realmente "espertos" são os presidentes de grêmios estudantis, organizadores de passeatas dessas ideologias, etc. São "espertos" (eu digo "espertos", mas leia-se "velhacos" ou "malandros" ou "cobras criadas" ou até mesmo "oportunistas") pois eles sim, no caso da instauração de um regime castrista no Brasil, galgarão cargos importantes no governo e farão parte da "cúpula-incrivelmente-privilegiada-que-nada-em-dinheiro-enquanto-o-povo-só-é-igual-na-miséria", típica dos regimes socialistas que existiram em nossa história. Aliás, estes vão se dar muito bem mesmo se nada disso ocorrer... Basta que as coisas no Brasil continuem como estão, e todos eles terão grande chance de ingressarem na política ,como deputados ou senadores, etc. É só ver o Lindberg, ex- "cara pintada"... É tudo investimento pra ficar rico na política. Quanto aos socialistas que realmente acreditam nos ideais da democracia, da liberdade de expressão, na verdadeira igualdade, solidariedade e fraternidade, esses eu respeito e rezo para que consigam expulsar estas cobras de seus ninhos...

    • Ricardo Augusto Rocha Postado em 08/Sep/2013 às 03:54

      Fillipi... É compreensível essa crítica aos que foram lá calar a blogueira. Mas... É de estranhar e de se questionar a questão do financiamento do seu trabalho, por um simples motivo:a fonte de seu pagamento pode condicionar aquilo que ela diz, da mesma forma como acontece com os partidos políticos. Assim como ela tem o direito de falar, os demais têm o direito de criticá-la.

  185. Mateus Postado em 12/Apr/2013 às 02:30

    É estranho: uma blogueira que critica o governo do seu país por conta da falta de liberdade, mas mantém um blog falando mal do governo, sai de Cuba para fazer uma turnê por diversos países falando mal do governo, volta para lá, continua vivendo e nunca foi ameaçada de prisão ou coisa pior. Diz ela que foi detida por 25 minutos, espancada, que tirou foto de dois dos agressores (tirou foto enquanto estava sendo espancada?) e dos hematomas, e que os responsáveis pela agressão ainda voltaram para devolver a câmera e o celular dela. Porém, depois de três dias, deu uma entrevista a veículos internacionais falando da agressão sem ter nenhuma marca no corpo. Diz que tem as fotos, mas não revela - não seriam as fotos uma grande arma para ajudar a acabar com o governo que ela tanto critica? Fora isso, chega a ser imbecil quem fala "então vá morar em Cuba". São os mesmos que criticam o Brasil. Devolva-se a pergunta: por quê vocês não vão morar nos EUA? Cuba não é o único país de onde o povo tenta fugir. O nosso país tem um monte de gente que vai para EUA e Europa com visto de férias e fica por lá como ilegal. Aqui não existe liberdade. A imprensa é comprada e manipuladora de opiniões. Aqui a gente pode ir para as ruas, mas a polícia vai estar lá batendo em todo mundo. Aqui a gente faz manifestações contra o que a gente acha ruim, mas o governo não dá a mínima - e eu não estou falando de PT, estou falando de todos e de desde sempre. O Brasil nunca foi uma democracia. Se fosse, as nossas vontades seriam atendidas, mas não são. Existem interesses políticos (que não são políticos, porque não temos partidos políticos: temos quadrilhas) e empresariais que estão acima de qualquer vontade ou necessidade do povo. Isso é desde sempre, independente de PT, PSDB, DEM ou o que for. O povo só serve para pagar impostos que sustentam essas quadrilhas ou para votar no próximo vagabundo e ladrão que vai ter o título de prefeito, vereador, deputado, presidente, o que for. Mais uma dúvida: se a manifestação contra a blogueira foi incentivada pelo PT, como muitos alegam, por quê o Suplicy foi o cicerone dela na visita ao Brasil? Suplicy é do PT, ou não? No final das contas, independente dessa palhaçada toda, o que isso mostra é que a gente acaba brigando por coisas que, no final das contas, não vão mudar nada. Ou alguém acha que essa blogueira vai mudar alguma coisa? Daqui a pouco vai ser esquecida, e os rebeldes e críticos da internet estarão vociferando contra outra "grande notícia" da mídia. Todos os países têm problemas, nenhum governo é perfeito - os EUA, principalmente, que têm sua história feita em cima de massacres, guerras, sangue. Pensemos mais no bem, independente de onde vem, do que no "eu acho que você é isso", "eu acho que você é aquilo". Isso só cria um conflito entre nós mesmos. E se nós, povo desse país, povo do mundo todo, ficarmos nessa briga, só estaremos favorecendo para que os grandes culpados de todo o mal continuem bebendo seus champanhes em suas mansões, e tudo pago por nós.

  186. Cília Postado em 25/Apr/2013 às 13:49

    ótimo texto!

  187. Nicolau Postado em 09/Oct/2013 às 09:05

    Essa Yoany Sanches e usada pela sanguinária ditadura dinastia de Fidel Castro, como uma "dissidente", para os babacas que não conhecem o comunismo, acreditarem que em Cuba "tem liberdade" para protestar!

  188. leonardo Postado em 07/May/2014 às 23:01

    Cara você não ia postar tal coisa se morasse em Cuba estaria comendo arroz com palha e água, trabalhando 12 horas por dia naquela ilha sem recursos, pimenta no c dos outros não arde.