Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Índios 14/Jan/2013 às 23:20
33
Comentários

Indígena denuncia 'mentiras da Globo' e emissora se cala

Indígena protesta contra reportagem mentirosa da Rede Globo e recebe como resposta o sorriso debochado da repórter. Assista ao vídeo abaixo

No vídeo gravado na véspera e divulgado no blog Maria Frô, na internet, nesta segunda-feira, um índio da Tribo Maracanã cobra explicação sobre a responsabilidade e a veracidade da informação veiculada pela Globonews, uma das emissoras da Rede Globo. A matéria afirma que manifestantes faziam uso de drogas dentro do Museu do Índio.

índio globo aldeia maracanã

Indígena protesta contra “mentiras da Rede Globo” em relação à Aldeia Maracanã. (Foto: reprodução)

O indígena, de dedo em riste, denuncia a matéria veiculada como uma “mentira para encobrir um crime maior que é o da a remoção de indígenas e não indígenas para obras de especulação imobiliária para os eventos da Copa”, afirma Maria Frô.

Comunidade segura

Na disputa pela área onde se situa o Museu do Índio, a Defensoria Pública do Estado do Rio (DPE-RJ) obteve na Justiça uma liminar que suspendeu a retirada da Aldeia Maracanã do prédio do antigo Museu do Índio, marcada para esta segunda-feira. A Defensoria Pública da União do Rio (DPU-RJ) também informou que pretende recorrer, ainda esta semana, à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos. Neste sábado, o Batalhão de Choque da Policia Militar foi acionado para remover os índios do local, mas foi impedida de seguir adiante por não dispor de um mandato de imissão de posse. No mesmo sábado, foi deferida uma liminar pela Justiça que impede a retirada dos índios.

Leia também

Ainda nesta segunda-feira, a Procuradoria Regional da República do Rio (PRR-RJ) impetrou um agravo junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) para reverter a decisão da presidente daquela corte, desembargadora Maria Helena Cisne, que cassou duas liminares de juízes federais que impediam a remoção dos índios e a derrubada do prédio. Segundo o procurador regional Newton Pena é descabida a insinuação do governo estadual que a manutenção do prédio e da aldeia indígena colocam em risco a realização da Copa do mundo.

De acordo com o Agravo, não é a preservação do imóvel e da aldeia dos índios que “dá causa ao risco, mas sim um grave vício do projeto de reforma desenvolvido pelo Estado, que em manifesto desprezo ao interesse público, desconsiderou a existência de bens impregnados por interesses indisponíveis”.

Com Correio do Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. zcarlos Postado em 15/Jan/2013 às 00:01

    GloboNews pediu desculpas, veja aqui: http://contextolivre.blogspot.com.br/2013/01/depois-do-pito-do-indigena-rede-globo.html Abs!

  2. thais Postado em 15/Jan/2013 às 00:06

    Gosto de muitas reportagens do Pragmatismo, mas veicular esse vídeo que expõe a repórter pra acusar a Globo achei exagerado. É como culpar um enfermeiro que está em serviço num hopital da péssima saúde pública.

    • Moderação Postado em 15/Jan/2013 às 02:05

      Olá Thais, A repórter é o de menos. Grave mesmo foi a veiculação da matéria irresponsável que acusava os indígenas de tráfico de drogas, e é esta a razão da divulgação do conteúdo. Abraço.

      • Moderação Postado em 15/Jan/2013 às 02:07

        Atualização. O pedido de desculpas da Globo News: http://mariadapenhaneles.blogspot.com.br/2013/01/globo-pede-desculpas-e-entendemos-e.html

  3. Ranier Postado em 15/Jan/2013 às 01:48

    Nossa cultura não é só de futebol e carnaval. que conheçam tambem nossos museus porque tambem corre sangue indigena em nossas veias e sopra tupi de nossas linguas.

  4. Carmelia Castro Postado em 15/Jan/2013 às 03:52

    Sim, de fato o mais grave é a acusação de tráfico de drogas. Uma inverdade p/ encobrir o real motivo é de cunho imobiliário.

  5. Fabiana Farias Postado em 15/Jan/2013 às 07:48

    Repórter desrespeitosa. Pedido de desculpas insuficiente. Globo, jornalismo irresponsável.

  6. klots Postado em 15/Jan/2013 às 08:48

    Globo pedindo desculpas ??!!! Vc's acham mesmo que ela iria errar feio numa reportagem dessas ?? Como que quando for para mostrar porcaria ela nunca erra ?! Pediu desculpas porque a casa caiu e ela deu uma de "Errar é humano". Perceba cada detalhe nos programas, novelas e reportagens e verá que a Globo realmente é manipulação.

  7. Bruno Postado em 15/Jan/2013 às 09:12

    Então é assim? posso falar qualquer merda de qualquer um na tv aberta e no final se descobrirem a mentira é só pedir desculpa ? imprensa hoje em dia pode tudo e não leva porrada de ninguém

  8. david Postado em 15/Jan/2013 às 09:13

    rede globo é a merda da TV Brasileira..

  9. Claudemar Postado em 15/Jan/2013 às 10:16

    Claro que iriam pedir desculpas, depois da veiculação deste vídeo obviamente. Senão, duvido.

  10. Anamari Kuffel Postal Postado em 15/Jan/2013 às 10:41

    Ahaaaaammmm !! se todas as pessoas comuns começassem a falar umas verdades a estas redes de televisões como este índio com certeza as coisas iriam mudar e muito ,pois todos nos sabemos que a televisão só mostra oque da maior audiência a elas,portanto PARABÈNS a este ser humano que teve a coragem de falar o que pensa e é por isso que eu quase não assisto a TV porque :" uma mente consciente é uma mente tranquila".

  11. Monica Postado em 15/Jan/2013 às 11:54

    O problema Bruno é que, desde a ditadura, não há uma lei específica para controle e punição aos veículos de imprensa, pois a lei anterior mão foi recepcionada pela nova Constituição. E o pouco que se tenta usar das outras leis acabam sendo derrubadas nos tribunais superiores ou levam muito tempo para ter o devido efeito. Pouco se consegue contra a imprensa, em questão de responsabilização, quando o assunto é favorável a manipulação da massa!!!

  12. Vril Dox Jr Postado em 15/Jan/2013 às 12:09

    Reporter imbecil... nem deve ser reporter, é uma idiota, tendenciosa. Se o entrevistado fosse do lado oposto, talvez um delegado, ou um idiota fardado, ela daria a devida atenção. É lastimável e uma vergonha uma empresa como a Globo News manter essa IGNORANTE (estava ignorando o entrevistado) na folha de pagamento.

  13. Cristiane Postado em 15/Jan/2013 às 12:16

    Brasil não é mais conhecido como país do futebol e do carnaval.... mas sim de corrupção e impunidade aos "colarinhos braco".

  14. Osmar Garcia Postado em 15/Jan/2013 às 12:23

    deveria ser penalizada mas... aqui no Brasil a lei sempre protege o corrupto.

  15. Larissa Postado em 15/Jan/2013 às 13:53

    Que raiva destes jornalistas pau-mandados da Rede Esgoto. São tão ignorantes, que vendem a ética e isenção da profissão por um salário medíocre no início do mês. Não percebem que quando mentem para as massas e são coniventes com isso, estão mentindo para a própria família, estão mentindo em detrimento de pessoas honestas e contra a verdade. Na verdade, estão a trabalhar contra pessoas como eles, porque eles não passam de marionetes usadas pela mídia corporativista, no final, são todos fracos, repetidores de textos em telepronpter , enganam a própria população de onde eles vieram. A cada dia que passa aumenta a minha irresignação para com a Rede Esgoto.

  16. Guilherme Augusto Postado em 15/Jan/2013 às 14:58

    Vaquinha estúpida. Zumbi entorpecida que não percebe para qual mal ela está trabalhando e ajudando a propagar... E assim são todos estúpidos também os que trabalham para esses meios sem nenhum senso crítico. Essa corja do PIG só existe porque gente trabalha pra eles, iludidos pelo velho sonho da vida tranquila, com seu trabalho tranquilo, sua família tranquila. Deixa eu dizer: tem outros, vários outros métodos de se tentar correr atrás desse american dream que nos vendem no capitalismo. Trabalhar para um bando de criminosos cínicos que manipulam tudo pela imagem inclusive os próprios crimes. Trabalhar pra covardes só propaga essa covardia, enquanto que se os próprios empregados, num lapso momentâneo de senso crítico e sensatez se opusessem a essas práticas, os nossos meios de comunicação seriam pelo menos mais atentos e não tão irresponsáveis e debochados como são uma rede globo ou uma veja. Tenho nojo dessas empresas.

  17. Leandro Henrique Postado em 15/Jan/2013 às 19:27

    ESSA EMISSORA TA A NOS ESTRAGANDO O NOSSO PAIS! OCULTANDO VERDADE E LEVANDO ATE A NOS MENTIRAS NOTICIAS QUE SOMENTE OS CONVEM #REDEBOSTA DE TELEVISAO REDE BOBOS :p

  18. Rodolfo Postado em 15/Jan/2013 às 20:41

    A questão que deve ser levantada é outra, vou repetir o que disse em outros lugares, me diz agora, quantos alvoroços uma emissora pode ter causado para apenas dementir e pedir desculpas depois? De jornalismo SUJO eu to é longe, deviam pensar duas vezes antes de assistir essa emissora, mesmo que por acaso, não se deve levar em conta o que é dito por eles...

  19. Airton Postado em 16/Jan/2013 às 12:06

    E quem precisa hoje da tv para divulgar as mentiras, as manipulações? Basta alguém reportar e divulgar com o seu celular que tem uma câmera, tem microfone e ainda por cima tem as redes sociais que divulgam tudo e na hora que a gente bem entender. E isso se espalha tão rápidamente que a tv se assusta. Essa é a atitude a ser tomada. As tvs só vão mudar a partir que todos façam a sua parte.

  20. mika Postado em 16/Jan/2013 às 14:42

    meu, esse cara tem toda a razão, muita das vezes a globo mente de mais

  21. Marcio Postado em 16/Jan/2013 às 18:33

    A Globo mentiu e deve se retratar! Mas esse Museu do índo está lá abandonado e mau cuidado! Tem mais que ir pro chão mesmo!

  22. Ismael Postado em 16/Jan/2013 às 20:32

    Teve algumas "boas almas" aqui que procuraram minimizar a responsabilidade da repórter, como se ela trabalhasse na Globo forçada, constrangida e não compartilhasse das opiniões de seu chefe de redação. Ora, quando uma pauta vai pra rua o jornalista já sabe o que deve e o que não deve cobrir, falar ou divulgar! Aquele vídeo em que Chávez (grande presidente) dialoga com um merdinha pau mandado da Globo mostra muito bem essa realidade: "Puento Llaguno e O Globo" .

  23. Vinícius Postado em 17/Jan/2013 às 09:47

    A solução é simples, e provavelmente vai ser está, construir um novo museu do índio em outra área, um prédio novo... agora vai ser lutar pra a área nova não ser escondida do mundo, ser num ponto turístico de preferência.. e lutar também para que o prédio novo comporte todas atividades que eram realizadas no antigo... O chato da história é que a solução é tão simples e o governo não se planeja pra fazer o certo, se o povo não lutar sempre faz merda. E ainda vem a Globo com uma mentira (droga) pro povo...

  24. supernauto Postado em 19/Jan/2013 às 14:21

    durante anos a rede globo vem manipulados as pessoas com suas novelas tirando o foco da realidade, ela so pasa o que e de interresse ecnomico para os donos. Silvio Santos Hebe, sempre foram contra este sensacionalismo desenfreado da emissora. Agora os tempos sao outros vivemos na era da comunicação, internet e quase impossivel enganar a população, pois qualquer celular hoje torna uma pessoa um reporter e vivenciar a situação verdadeira e nao aquela manipulaçao dos jornais desta dita emissora valeu galera.... viva a democracia e nao ao capitalismo selvagem

  25. Glaucio Postado em 21/Jan/2013 às 13:57

    Grandes merda pedir desculpas, por que não procuram ver o que é certo antes de ir ao ar e falar besteiras. E os troxas ainda gostam dessa emissora porca. Abusiva, so tentam ir pra cima de qm não pode se defender, tem eh q mete um processo no rabo da globo.

  26. rogério Tigerface7 Postado em 20/Mar/2013 às 15:17

    SAFADEZA NA TV PODE USAR DROGAS SE FOR DA TV PODE E ACEITAR DINHEIRO SUJO DOS QUE QUEREM QUE O LUGAR SE TORNE UM NOVO E INUTIL ELEFANTE BRANCO COMO A CIDADE DA MUSICA INUTIL SE FOR PELA TV PODE,REDE GLOBULO ,PALHAÇOS DA TV

  27. Renato José Postado em 29/Jan/2014 às 15:42

    Uma solução, na minha ótica, é assistir mais o Jornalismo da Rede Cultura de Televisão, da TV Brasil, ou da Record News (Jornal do Heródoto Barbeiro). O objetivo da "Rede Bobo" é alienar, pois o seu carro chefe são suas novelas, e aí este canal se pauta a "educar o povo brasileiro" do jeito conveniente à manipulação...