Redação Pragmatismo
Geral 09/Jan/2013 às 18:10 COMENTÁRIOS
Geral

Foto inédita da explosão atômica em Hiroshima é encontrada em escola

Publicado em 09 Jan, 2013 às 18h10

Foto rara de cogumelo atômico de Hiroshima é achada em escola. Imagem feita meia hora após bombardeio mostra cogumelo dividido em dois. Curadora japonesa diz que imagem foi encontrada em arquivo de escola

Uma rara imagem que mostra o cogumelo atômico da bomba de Hiroshima dividido em duas partes, uma sobre a outra, foi descoberta na cidade, informou a curadora de um museu local nesta quarta-feira (9).

Acredita-se que a fotografia em preto e branco tenha sido feita cerca de 30 minutos depois do bombardeio, em 6 de agosto de 1945, e de aproximadamente 10 km de distância do alvo central.

bomba atômica hiroshima foto rara

Imagem rara do cogumelo atômico de Hiroshima foi encontrado em arquivo de escola da cidade (Foto: AFP/Escola Honkawa)

“A existência desta fotografia sempre foi conhecida pelos livros de história, mas é a primeira vez em que sua imagem revelada é descoberta”, disse uma curadora do Museu Memorial de Paz de Hiroshima. “Uma foto mostrando a nuvem de cogumelo dividida em duas assim é algo muito raro”, completou.

Leia também

A fotografia foi encontrada entre artigos de jornal sobre o bombardeio de Hiroshima que pertencem à escola Honkawa, na cidade japonesa de Hiroshima, informou a especialista.

As imagens mais conhecidas e difundidas do bombardeio foram tiradas por militares americanos. A aeronave B-29 batizada de Enola Gay bombardeou a cidade japonesa com o explosivo atômico que fora apelidado pelos americanos de “Little Boy” (“Pequeno Garoto”), causando a morte de cerca de 140 mil pessoas.

O episódio, somado ao bombardeio atômico de Nagasaki três dias depois e à morte de outras 70 mil pessoas, culminou no fim da II Guerra Mundial.

AFP

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS