Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 08/Jan/2013 às 02:43
28
Comentários

Eduardo Galeano: A demonização de Chávez

"Há uma demonização de Hugo Chávez. Quando for ler uma notícia, você deve traduzir tudo. O demonismo tem essa origem, para justificar a diabólica máquina da morte"

Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, mesmo vivendo em um país detentor da riqueza natural mais importante do mundo, o petróleo.

Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que ele era. O chamavam de “Venezuela Saudita” por causa do petróleo. Havia 2 milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos… Então, chegou um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer: “As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos”.

hugo chávez eduardo galeano demônio

O presidente venezuelano Hugo Chávez (esq.) e o escritor uruguaio Eduardo Galeano. (Imagem: web)

Aí, caiu o mundo: isso é a prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo. Já que ele detém essa riqueza, e com a subida do preço do petróleo graças à guerra do Iraque, ele quer usá-la para a solidariedade. Quer ajudar os países sul-americanos, e especialmente Cuba.

Leia também

Cuba envia médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fonte de escândalo. Dizem que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos trabalhando nos bairros mais pobres. Na época que eu morava lá como correspondente da Prensa Latina, nunca vi um médico.

Agora sim há médicos. A presença dos médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está na Terra só de visita, porque ele pertence ao inferno. Então, quando for ler uma notícia, você deve traduzir tudo.

O demonismo tem essa origem, para justificar a diabólica máquina da morte.

Veja mais:
Assista aqui vídeo de Eduardo Galeano complementar ao texto, “Chávez, esse estranho ditador”

Por Eduardo Galeano. Tradução: Ocupa Rede Globo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Jean Postado em 08/Jan/2013 às 12:07

    Perfeito.

  2. Renata Postado em 08/Jan/2013 às 14:14

    No meio de tanto lixo midiático, é um alívio ler um texto tão digno e honesto.

  3. Relicária Postado em 09/Jan/2013 às 00:55

    Concordadíssimo, Renata!!!!!!!!! Estou muito feliz em ler isso!!! "Vida longa à Chávez"!!! Desejo "Vida longa à Chávez", porém sei que é quase impossível, ele já lutou e guerreou muito por estar vivo!! Será lindo e ficará na história o momento de despedida - quando chegar - pois o povo INTEIRO sairá à rua e fará a corte no seguimento do seu enterro. E aí, todas as mentiras (da oposição) cairão por terra e todos verão que SIM: O POVO VENEZUELANO AMA E VENERA HUGO CHÁVEZ! Essa grande nação está sofrendo a mesma dor: Intrinsecamente, cada Venezuelano é grato e Chávez! O que a mídia anda divulgando é mentira (e é o que a oposição gostaria que fosse verdade) A história é bem outra: O sofrimento é geral, e as orações pela melhora de Chávez é algo inusitado em uma nação: Em uníssono, sofrem e rogam por sua melhora. O Povo lá é grato por toda a evolução e "olhar pelo povo e por sua nação" que Chávez concedeu à eles e os fez ter orgulho de viver e ser Venezuelanos!

  4. Adam Postado em 09/Jan/2013 às 13:13

    Ja passou da hora de sair uma artigo sobre a questao da doença do chaves. Não da pra aguentar o Jornal Nacional falar as besteiras dele sobre a "constituição da venezuela", que eles nem leram. Se quiserem posso fazer o artigo, pois a constituicao venezuelana diz outra coisa.

  5. Cinthia Postado em 10/Jan/2013 às 21:08

    Perguntei a uma amiga venezuelana, que vice em Caracas, quanto de verdade havia nas palavras de Galeano. A resposta está aqui, mas isso é só para quem não manipula a realidade. Para quem está aberto a aceitar os fatos. http://www.facebook.com/cinthia.anhesini/posts/465574833490439?comment_id=4977657&notif_t=share_comment

  6. Diego Souza Postado em 12/Jan/2013 às 21:11

    Nossa belo texto!!!!! Fiquei bem mais feliz!!! Chávez é o cara !!!

  7. Maximiliano Postado em 13/Jan/2013 às 12:09

    SIEMPRE QUE SURGE UM DIRIGENTE SOCIALMENTE COMPETENTE PARA AYUDAR LOS MAS EMPOBRECIDOS,APARECE LA MIDIA CAPITALISSTA PARA IR CONTRA LA SOCIALIZACIÓN USANDO CON FUERZA LAS MAIS INDIGNAS ACUSACIONES,PORQUE ELES QUEREM PUEBLOS SOBMETIDOS AOS INTERESES DLES,CUANTO MAIS ANALFABETISMO Y ATRAZADOS,MEJOR PARA ELES EXPLORAREN Y ESCLABISAREN LOS PUEBLOS DE AMERICA,BASTA!!! NO MAS DEVEMOS PERMITIR,VIVA LA LIBERTAD,VIVA LOS PUEBLOS DE AMERICA!!!.

  8. jarbas rocha Postado em 25/Jan/2013 às 19:07

    viva chaves, desde de já saudades, que seu exemplo permaneça para toda a vida dos povos latinos amaricamos ...

  9. Arthur Postado em 05/Mar/2013 às 18:32

    "No meio de tanto lixo midiático, é um alívio ler um texto tão digno e honesto." Você disse tudo que eu queria Renata.

  10. Eliane Postado em 05/Mar/2013 às 21:17

    Em 10 de janeiro de 2013 os venezuelanos mostraram o caminho que escolheram. Toda nossa atenção a esse país que perde um líder e que será bombardeado pela mídia.

  11. Eduardo Postado em 05/Mar/2013 às 21:21

    Discurso de Hugo Chaves no cop-15, esta traduzido, vale a pena; é uma raridade.. http://www.youtube.com/watch?v=qIgttVG4kjU

  12. MARLENE SOUZA Postado em 05/Mar/2013 às 21:40

    ESSE ESCLARECIMENTO FOI MUITO ÚTIL PRA DESFAZER ESSA IMAGEM DE HOMEM VAIDOSO E DITADOR QUE A MAIORIA DAS PESSOAS ACREDITAVAM SER ,HUGO CHAVEZ! EU TAMBÉM,CONFESSO TER TIDO OUTRA IDÉIA A RESPEITO DELE,MAS AGORA CREIO TER OUTRA OPINIÃO SOBRE ESSE LÍDER. MEUS RESPEITOS SR.PRESIDENTE HUGO CHAVEZ! QUE SEUS ATOS DE BONDADE E SOLIDARIEDAE PARA COM O SOFRIDO POVO VENEZUELANO,LHE SIRVA DE ADVOGADO EM SUA NOVA EMPREITADA RUMO Á ETERNIDADE.

  13. rodrigo Postado em 06/Mar/2013 às 12:51

    uma pergunta: A Liberdade tem preço?

    • marcos marinho Postado em 03/Jan/2014 às 02:19

      qual liberdade? liberdade de quem? livre do que? LIBERDADE não é uma palavra solta no ar, ela deve estar acompanhada principalmente do "para quem"

  14. rodrigo Postado em 06/Mar/2013 às 12:59

    Oferecer saúde, educação, segurança, economia forte e organizada, etc, são obrigações de qualquer governo sério, e tbm são direitos da população... fazer tudo isso (o que não foi o caso de Chaves na Venezuela) não dá o direito a qualquer governante de restringir a liberdade de expressão, controlar a imprensa, demonizar seu adversário políticos... enfim, com todo o respeito, pensando no mundo real em que vivemos (Globalizado e de necessidade de economia forte), a Venezuela ganhou uma chance.

  15. anoymous Postado em 07/Mar/2013 às 09:32

    Hugo Chaves chaves foi morto

  16. Lucia Postado em 18/Mar/2013 às 21:32

    Como todo ditador ele se utilizava do populismo para ganhar as massas. Vivia da demagogia. Alinhava-se com a Coréia do Norte. Acabou com a economia venezuelana. Pior é que tem gente pra idolatrar uma figura dessa. São os mesmos que adimirado (de longe) Fidel Castro, Osama Bin Laden, Che Guevara e outros genocidas. Não passam de burgueses sem ter com que se revoltar e resolvem virar comunistas de boutique. É o típico petista. Clama igualdade social, mas para os outros. A cúpula ambiciona o luxo e tudo de melhor que o capitalismo pode oferecer. O que tem de companheiro sindicalista andando de carrão por aí não tá no gibi. Pelegos descarados. Se todos pesquisasem para ver o que acontece de fato na Venezuela veria que Hugo Chavez de fato era um demônio. O socialismo bolivariano implodiu a Venezuela. A demagogia seduziu o eleitorado pobre ou miserável – sempre a massa moldável de manobra de toda a História. Mas as classes média e alta da Venezuela comem o pão que o Chávez amassou. A moeda de lá – o bolívar – vale tanto quando a verdade para os ideólogos socialistas. A crise de desabastecimento de produtos básicos é assustadora. A inflação totalmente fora de controle. O desemprego só aumenta. A estatal petrolífera PDVSA opera em regime de ineficiência. A grana dos petrodólares é usada mais para demagogias que para investimento em infraestrutura real. As instituições venezuelanas encontram-se em decomposição. O Judiciário é uma desmoralização só. O Legislativo uma peça manipulada pelo Executivo autoritário e arbitrário. A ingerência ideológica de elementos do aparelho repressivo cubano no governo bolivariano é um fenômeno politicamente dantesco. O nível de corrupção venezuelano é de fazer inveja ao mais escroto mensaleiro no Brasil. A Venezuela tem tudo de pior que pode ter um país de terceiro mundo, subdesenvolvido, cheio de desigualdades e onde explode uma onda de violência sem perspectiva de controle. O calote da da PDVSA na parceria com a Petrobrás na superfaturada refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, ainda longe de sair do papel. Outro rolo são os empréstimos a perder de vista do BNDES tupiniquim para grandes empreiteiras brasileiras fazerem mega-obras – também superfaturadas – em terras bolivarianas. No mais, a Venezuela tem relação comercial pífia com o Brasil.

  17. Thais Postado em 19/Mar/2013 às 07:18

    Burgueses Lucia? Acaso não lê notícias que não sejam oriundas da rede Globo? Marchavam com chavez, a massa pobre do país, pessoas desacreditadas, passíveis do preconceito, que, a partir do governo de chavez puderam sentir o gosto pela primeira vez da esperança de se viver bem, comendo 3 vezes ao dia, recebendo educação e amparo na saúde. Primeiro vocÊ afirma que pessoas que admiram Chavez eram a burguesia revoltada e depois menciona que ele conquistava a massa. Resolva-se. Com que razão você acredita na sua ostentação apregoada de que nós que admiramos o governo Chavez somos simpatizantes de Bin Laden? Tem que ter paciência com tanta decomposição moral. Existem pessoas, Lucia, que estão muito bem elucidadas com a questão da política petrista no Brasil, e sabem a dicotomia entre um governo e outro. Não foi atoa que Chavez foi considerado por grandes mentes do mundo (isso não inclui a senhora/ senhorita) como um dos maiores líderes do terceiro mundo. Ora, se a burguesia é a menor parte, é humanamente natural que os mais desfavorecidos sejam prioridade, se é que você entende o que é a política igualitária que Chavez iniciou na Venezuela.