Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mercado 10/Jan/2013 às 17:20
106
Comentários

Conheça 7 motivos para detestar o McDonald's

Desde a exploração nefasta de trabalhadores, passando por um marketing assustador e predatório voltado às crianças, até a utilização da “gosma rosa” na fabricação de alimentos, uma substância considerada ilegal para consumo humano. Confira a seguir os sete piores fatos sobre o McDonald’s

Por Lauren Kelley, do site AlterNet. Tradução: Socialista Morena

1. Quer que os empregados trabalhem em feriados sem pagar hora extra.

O McDonald’s possui uma longa história de práticas trabalhistas nefastas, mas esta é especialmente avarenta: a empresa mantém suas franquias abertas no Dia de Ação de Graças (feriado nos EUA) e no Natal. Pior: os empregados que trabalham nestes dias não recebem hora extra. De acordo com um porta-voz da empresa, “quando nossas lojas ficam abertas em feriados, a equipe voluntariamente se oferece para trabalhar. Não há pagamento extra”. Mark E. Anderson do Daily Kos fez alguns cálculos e descobriu que o McDonald’s faturou 36 milhões de dólares extras por permanecer aberto no Dia de Ação de Graças. Anderson lembra que “já é ruim o suficiente que o McDonald’s pague péssimos salários, mas eles vão além e conseguem não pagar extras para funcionários que abrem mão de suas folgas para que a empresa ganhe milhões de dólares”. Uau.

logo mcdonalds denúncia

Levar os filhos ao McDonald’s pode não ser uma diversão inocente.

2. Os empregados não são bem pagos em geral.

Não receber hora extra por trabalhar em feriados já é péssimo, mas ganhar mal durante o ano todo é uma realidade para os trabalhadores do McDonald’s. Como Sarah Jaffe escreveu no Atlantic recentemente, “o termo McJob virou sinônimo de tudo que é errado nos empregos mal pagos do setor de serviços da economia americana”, porque, “não importa o trabalho que você tenha, será melhor do que trabalhar num restaurante de comida fast-food”. E, claro, o McDonald’s é a maior rede de fast-food existente.

Este fato resume o problema: um empregado comum do McDonald’s teria que trabalhar um milhão de horas –ou mais do que um século– para ganhar o mesmo que um CEO da empresa recebe em um ano (8,75 milhões de dólares). A boa notícia é que os trabalhadores do ramo de fast-food, inclusive empregados do McDonald’s, recentemente começaram a se organizar para reivindicar melhor tratamento e melhores salários.

3. Seu marketing voltado às crianças é “assustador e predatório”

Dois anos atrás o grupo Center for Science in The Public Interest anunciou a intenção de processar o McDonald’s por seu “assustador e predatório” marketing voltado ao público infantil. Em sua carta, o CSPI comparou o McDonald’s “àquele estranho no parquinho que oferece balinhas para as crianças” e disse que a empresa usa “marketing injusto e enganoso” para “atrair crianças pequenas”.

“O ambíguo enfoque do marketing direcionado a crianças pelo McDonald’s pode ser visto em um recente press-release que diz que a promoção da empresa baseada no filme Shrek “irá encorajar as crianças a ‘deshrekizar’ seu McLanche Feliz ao redor do mundo com opções de menu como frutas, vegetais, leite e sucos naturais”. Na realidade, entretanto, o ponto principal da promoção Shrek é conseguir atrair crianças ao McDonald’s, onde elas acabarão escolhendo as opções menos saudáveis e comendo refeições calóricas.”

Leia também

Não é a primeira vez que o McDonald’s fica sob fogo cerrado pelo uso de brinquedos do McLanche Feliz para atrair crianças como consumidores, e, como a empresa é o distribuidor de brinquedos número um do mundo, certamente não será a última.

(No Brasil, o instituto Alana vem lutando para proibir o McDonald’s de distribuir brinquedos junto com o McLanche Feliz. Um projeto proibindo a associação entre brinquedos e sanduíches já foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.)

4. Tem uma salada mais gordurosa do que um hambúrguer com fritas e a granola menos saudável do planeta.

O McDonald’s lançou uma salada Caesar mais gordurosa que um hambúrguer com fritas. O Daily Mail noticiou que, “com os temperos e os croutons, a salada contém 425 calorias e 21,4g de gordura, comparada com as 253 calorias e 7,7g de gordura de um hamburguer comum”. Adicionando uma porção de fritas a seu hambúrguer, as calorias somam 459 –ainda assim com menos gordura do que a salada (16,7g). Impressionante.

Mais recentemente, a granola (que vem junto com o iogurte) –outra opção “saudável” do menu– foi criticada por não ser nada boa para você. Mark Bittman escreveu no New York Times que a granola da empresa não é nada além de “junk food cara” (você pode fazer granola realmente saudável em casa com pouquíssimo dinheiro). Ele continua: “uma descrição mais acurada do que ’100% cereal integral natural’, ‘passas macias’, ‘doces cranberries’ e ‘maçãs frescas crocantes’ poderia ser ‘aveia, açúcar, frutas secas açucaradas, creme e 11 estranhos ingredientes que você nunca teria em sua cozinha’.”

5. Os hambúrgueres não se decompõem.

Quem pode esquecer que há um par de anos uma mulher deixou sobre a mesa por seis meses um hambúrguer e fritas do McDonald’s apenas para descobrir que o lanche não se decompõe?

Aqui o lanche no primeiro dia:

mcdonalds sanduíche podre decomposição

Dia 1. (Foto: divulgação)

E aqui no dia 171:

mcdonalds sanduíche decomposição

Dia 171. (Foto: divulgação)

Se você acha que é lenda, um pesquisador descobriu que os hambúrgueres do McDonald’s de fato podem estragar sob certas circunstâncias, mas em geral eles não se decompõem por si próprios. Segundo ele, “o hambúrguer não estraga porque seu pequeno tamanho e superfície relativamente grande ajudam a perder umidade. Sem umidade, não há mofo ou crescimento de bactérias”. Basicamente, o hambúrguer vira carne seca antes de se decompor. Ou seja, não é uma questão de químicas nojentas no hambúrguer que o mantêm intacto, mas ainda assim é uma gororoba.

6. O McDonald’s usou “gosma rosa” por anos.

Há pouco tempo vimos e ficamos horrorizados com esta imagem:

mcdonalds gosma rosa

“Gosma rosa” usada pelo Mcdonald’s na fabricação de alimentos. (Foto: divulgação)

Trata-se de “pink slime” (“gosma rosa”), uma substância derivada de partes mecanicamente separadas de frango que durante anos foi utilizada para fazer os nuggets do McDonald’s, pelo menos nos EUA; no Reino Unido, a substância é considerada ilegal para consumo humano. (Recentemente, graças a ativistas, a ‘gosma rosa’ foi banida do lanche ESCOLAR nos EUA)

A boa notícia é que, uma vez que a imagem começou a circular, o McDonald’s foi forçado a descontinuar o uso da gosma rosa. (A empresa garante que a indignação pública não teve nada a ver com a decisão.)

7. O McDonald’s está em toda parte.

Você pode tentar o que for, mas não escapará do McDonald’s. Nos EUA, o único lugar onde você pode estar a 100 milhas de um McDonald’s é um deserto na fronteira entre o Oregon e Nevada.

mcdonalds eua

São raríssimos os locais onde não se encontra um Mcdonald’s nos EUA

Recomendados para você

Comentários

  1. val Postado em 10/Jan/2013 às 17:36

    alem disso contribui muito com a exploração animal.

  2. Emmanuel Postado em 10/Jan/2013 às 17:45

    Realmente, a manipulação infantil e a desvalorização dos empregados dessa empresa são absurdas. Mas me surpreende o estado de limpeza da casa dessa senhora do hambúrguer de seis meses: não há sequer um fiapo de pó ou de sujeira sobre o prato...

  3. Karl Postado em 10/Jan/2013 às 18:20

    Emmanuel meu caro, o que estava sob análise não foi a sujeira da casa ou do prato que pode ter sido muito bem trocado!

  4. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 10/Jan/2013 às 18:28

    Sou ex-funcionário. Tudo que está escrito na reportagem é FATO. Exemplo: Os sanduíches depois de prontos têm 15 MINUTOS de vida útil, após este tempo são DESCARTADOS como IMPRÓPRIOS para consumo. Imaginem o porque...

  5. Wagner Vinicius Amorim Postado em 10/Jan/2013 às 19:16

    ...basta dar uma olhada na cozinha de uma destas lanchonetes, e não apenas desta rede, para ver como seus empregados trabalham frenética e ininterruptamente no ritmo e sob o calor ditado pelo "maquinário", cuja remuneração baixíssima dispensa comentários.

    • Bruno Henrique Postado em 01/Feb/2014 às 02:31

      Seu comentário é 100% legítimo. Trabalho no McDonald's e é isso mesmo o que você disse. No estabelecimento aonde eu trabalho não tem ar-condicionado. Agora imagina como é trabalhar nesse calor excessivo. Quando eu entro no vestiário para eu me trocar eu fico agoniado e passo mal pelo calor excessivo. Hoje, por exemplo, eu passei muito mal por causa do calor excessivo e peguei resfriado, os gerentes viram que eu não estava bem para trabalhar e mesmo assim não mandaram eu ir embora para eu ir no Hospital me orientar. Eu pedi para eu ir embora porque eu estava muito mal e não estava aguentando trabalhar no calor excessivo com o resfriado que eu peguei lá e a minha gerente se recusou. E isso não é a primeira vez que acontece de eu ficar resfriado e deles não mandarem eu ir embora. Teve uma vez que uma gerente mandou eu ir embora porque ela viu que eu estava realmente passando mal por causa do resfriado causado pelo calor excessivo. Porém, essa gerente só estava substituindo o lugar do outra gerente que estava de férias. Mas isso não leva ao caso. McDonald's é um dos piores estabelecimentos para se trabalhar, não recomendo ninguém ir trabalhar lá e ser marionete do Capitalismo do Palhaço Satanás.

  6. Marcelo Gimenes Vieira Postado em 10/Jan/2013 às 20:10

    Não é difícil evitar o McDonalds. Tenho 28 anos e só comi uma vez nessa lanchonete, e só porque minha namorada pagou. Repetindo, não é difícil passar a vida inteira sem comer nessa lanchonete. O difícil é convencer quem te cerca a fazer o mesmo...

    • Paulo Henrique Postado em 04/Dec/2013 às 05:31

      Disse tudo cara, comi uma vez com 7 anos de idade para experimentar com uma excursão da escola pra uma cidade perto. Até hoje nunca mais comi e tenho 24 anos.

    • graziele Postado em 03/Jun/2015 às 18:29

      Concordo plenamente! Para mim não é nem de longe um opção mesmo quando estou viajando. Aliás, sobretudo quando viajo e não conheço o novo lugar.

  7. Saulo Postado em 10/Jan/2013 às 20:59

    Sete ótimos motivos para odiá-la!

  8. Cauê Postado em 10/Jan/2013 às 21:27

    To lendo esses sete motivos e comendo um delicioso big mac com fritas.

    • Leila Postado em 17/Dec/2013 às 13:50

      Você é bem bobinho.

    • anjinho_3000 Postado em 19/Mar/2014 às 18:18

      kkkkkkkkkkkkkkkk, gostei... acho que vou comer um tb kkk

  9. Artur Postado em 10/Jan/2013 às 21:30

    Interessante. Não vai me fazer parar de comer McDonald's, ms interessante. Um ponto válido a ser notado, no entanto é que o hambúrger do McDonald's não estraga *exatamente* do mesmo jeito que um hamburger que você mesmo faria em casa não estragaria. Pode fazer a experiência você mesmo (só garanta que não haja ninguém para reclamar do experimento :D). Peça pelo número, compre o número 1 (aí você come a batata e toma a coca enquanto prepara o experimento). Faça um sanduíche do mesmo tamanho do BigMac, compre carne moída, frite o seu hambúrger. Agora, deixe os dois, um do lado do outro, em temperatura ambiente. Os dois irão mofar ao mesmo tempo, mas irão demorar para mofar porque o hamburger desidrata muito facilmente. E como mofo só aparece em superfícies úmidas, sem umidade, tudo o que você vai ter é um pão dormido com carne seca. Quanto à "gosma rosa", pelo menos no Brasil (não tenho fontes quanto a outros países) nunca foi usado para as carnes de frango. São sempre usados pedaços de frango, o que pode ser comprovado ao cortar o McNugget com a mão. As fibras da carne do frango são encontradas em apenas uma direção, fato que não é possível notar numa carne processada (as fibras acabam todas enroladas). O ponto 7 não é um motivo para se detestar McDonalds. Por quê as pessoas não detestariam livrarias, museus, ou academias, já que "são raríssimos os locais onde não se encontra um desses nos EUA (e em outros países)". Acho que esse ponto foi colocado aí só para totalizar os sete... Não sei como andam as leis nos EUA, mas aqui no Brasil, trabalhadores de carteira assinada PODEM SIM ser requisitados a trabalhar em feriados CONTANTO que haja compensação. Ou por hora extra, ou por *rotatividade*. Por que não tem problema o porteiro do seu prédio trabalhar no Natal? Porque no Ano Novo, vai ter o outro porteiro no lugar dele. Infelizmente, concordo com os outros pontos. Mas, é uma empresa mundial, baseada nos EU da Am. do Norte... O que mais se esperaria?

    • Jufc Postado em 16/Nov/2013 às 02:01

      Vc é dono de que franquia? Ou só trabalha na área de mídia social do Mc Donalds?

    • Luís Henrique Postado em 02/Dec/2013 às 05:36

      Eu trabalho no Mc Donalds.... até q no meu horário não me pagam tão mau..... faco facul e um dia saio de la. Era pra eu ganhar quase o dobro por causa dos meus extras. Sem exagero. Cortaram a hora extra. Continuamos fazendo mas sem receber. Eu estava ganhando quase 80% a mais. São tão focados n a agilidade que higiene passa longe. Principalmente na lavagem dos materiais para o dia seguinte. Eu ja tive de lavar toda a louca sem usar uma gota de sabão. Se quer sorvete... não compre de manhã pq é armazenado de forma nojenta. A casquinha na maior parte dos lugares e separada no chão. A condimentacão é feita com a mão e não é fiscalizada a higiêne pessoal. Tem gente que nem lava a mão. Ja vi funcionario com a mão ferida ser obrigado a continuar. Eu muita das vezes não como o que faco. Eu posso te dar tds os motivos q precisa. Sabe o molho big mac? Causa um estrago no estomago. Eles forcam funcionário a comer big mac. Em resultado, tem um monte de gente com gastrite. Sinceramente..... NÃO VALE A PENA

  10. Alex Postado em 11/Jan/2013 às 01:39

    Artur, a comida do McDonnalds te envenena de várias formas: com uma quantidade absurda de gordura, conservantes e mais uma pá de produtos químicos, fora as questões sociais que todos sabem que é verdade, mas você prefere acreditar que é tão simples como você pensa que é, acho que você inclusive não entendeu a parte do texto onde diz que nos EUA os trabalhadores são obrigados a trabalhar nos feriados e a empresa "alega" que é trabalho voluntário, é preciso ter um estilo de vida muito específico para achar que essas coisas não acontecem e são invencionices de blogs e sites, infelizmente a realidade é um pouco mais dura.

    • Fernando Melek Postado em 17/Dec/2013 às 13:22

      É, envenena mesmo! É por isso que todas aquelas pessoas morreram!

  11. Fabiana Farias Postado em 11/Jan/2013 às 07:23

    Não adianta tentar abrir os olhos de quem insiste em continuar de olhos fechados para não estragar sua vida de conto de fadas.

  12. Rafael Postado em 11/Jan/2013 às 07:42

    O Artur está corretíssimo. É isso mesmo, acrescento ainda que você que odeia o MC não precisa ir lá comer, basta passar perto e se dirigir a outro local. Não vou parar de comer MC, nem sorvete, nem carne, nem qualquer outra coisa que eu queira, geralmente como uma vez ao mês apenas, o que já está de bom tamanho pois, eu sei que não é nada saudável. Basta ter controle. Fabiana, ninguém tem vida de conto de fadas, por mais que a gente tenha, mais a gente vai querer e sempre será assim, o que as pessoas precisam é apenas ter auto controle. Por que toda essa revolta com o MC? Se vocês não querem comer, não comam apenas não comam, não levem seus filhos para comerem lá também. Aposto que a maioria aqui é vegetariano.

    • Lafa Postado em 17/Dec/2013 às 12:23

      não é vegetariano não parceiro, é gente que tem consciência pra não comer essa porcaria. eu comi a vida toda lá, e hoje estou 'desintoxicado' dessa comida trevas. além disso, cobram quase 30 mangos numa promoção safada que se for ver os ingredientes, não vale 5 reais. eu simplesmente parei de comer por N motivos, e garanto que se vc ao invés de ir no Mcdonalds pegar seus 15 ou 20 reais que é o gasto que rola em média nessa franquia, juntar mais 10 e comer em uma hamburgueria gourmet, com ingredientes frescos e feitos na hora, nunca mais vai querer voltar lá. por que essa revolta toda? te vendem lixo como comida e vc ainda acha que é uma questão de 'é só não comer'?

    • Leila Postado em 17/Dec/2013 às 13:53

      Eu por exemplo tenho auto controle (só com relação a algumas coisas) NUNCA mais como num lugar desses, não tomo mais refrigerante. Sim, sou vegetariana.

    • Fernanda Postado em 18/Dec/2013 às 00:24

      Infelizmente, as comidas vendidas no Mc não são as únicas que fazem mal. Sendo assim, de nada vale comer lá apenas uma vez por mês e nos outros dias consumir alimentos enlatados, embutidos, industrializados e ultraprocessados. O caso não é estar ou não revoltado com o Mc, mas apoiar iniciativas para pesquisas sobre os efeitos desse tipo de alimentação. Você pode comer o que quiser, mas o importante é que você conheça as consequências dos seus atos e faça escolhas baseadas em informações confiáveis. Ah, e não, eu não sou vegetariana - se é que essa informação tem alguma relevância.

  13. Diego /furtado Postado em 11/Jan/2013 às 11:22

    Fabiana está correta, e a muito tempo tem ai uns 8 anos que não compro nada nessa rede de lixo que representa da pior forma o capitalismo cruel que faz tudo para ter sempre mais e mais lucro a custa da vida de que consume e de quem trabalha lá !

    • Fernando Melek Postado em 17/Dec/2013 às 13:24

      OITO anos sem comer lixo do MC! Então vai ser imortal, ou pelo menos viver até os 600 anos de idade! Muito bem, garoto!!

  14. Eduardo Postado em 11/Jan/2013 às 11:52

    Mas gente, a culpa é da legislação dos Estados Unidos. Cadê leis trabalhistas? No Brasil, nem que eu quisesse trabalhar como voluntário nos feriados, eu não poderia. Aqui no Brasil, isso é ilegal e dá processo. Aposto que não é só o McDonalds que comete essa barbaridade. Se as leis norte-americanas dão brecha para isso, deve ter muita empresa ordinária fazendo isso também. Como que os americanos acham isso ok? Muito absurdo!!! E ah, eu também não vou parar de comer no Mc. Escolha minha me entupir de bobagem... prioridades que eu escolhi. Mas tamo junto na divulgação desses absurdos e na luta CONTRA a propaganda infantil. Brinquedos com lanche é uma estratégia NOJENTA!!!

    • Paloma Correa Postado em 07/Mar/2014 às 19:05

      Eu trabalhava lá como atendente e feriados são pagos sim e eu ganhava 80% de adcional noturno pq trabalhava de madrugada no total ganhava R$1.050 por mês, n acho que isso é uma má remuneração n.

  15. Thaïs Postado em 11/Jan/2013 às 11:53

    Eu comia McD porque gostava. Às vezes o desejo é maior do que qualquer convicção. Mas de uns tempos pra cá comecei a me sentir muito mal quando comia lá. Da última vez passei tão mal que quase vomitei. Aí parei e também deixei de dar para a minha filha.

  16. Jonas Macabeus Postado em 11/Jan/2013 às 11:54

    seu maior protesto é não comer no lugar

  17. Marcelo Postado em 11/Jan/2013 às 13:49

    Concordo com o comentário "seu maior protesto é não comer no lugar"..

  18. Claudia Postado em 11/Jan/2013 às 14:31

    Não como mais mesmo, desde o dia que encontrei uma barata dentro do Big Mac, já que temos o hábito de abrir o lanche e colocar katchup....ainda bem que minha filha estava junto, e que viu com seus próprios olhos....fora as condições lamentáveis dos funcionários, sujos e suados...pingando nos hamburgueres literalmente...e o preço, ha então , bem carinho pra qualidade!!! Acho que esse pode ser o 7º motivo pra passar nem longe do Mc...

  19. Mestre Postado em 11/Jan/2013 às 15:35

    O McDonald's se retirou da Bolívia depois de ser deficitário por anos a fio. http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=29355

  20. Za Postado em 11/Jan/2013 às 17:13

    Me arrependo de um dia ter comido todas essas porcarias, até q percebi q tinha fortes dores de cabeça e no estomago toda vez q lanchava por lá... e todo esse mal estar só passava qdo eu vomitava. Graças a Deus não como mais nada de lá e nem recomento a nenhum ser humano provar nada desse MC. Vício é vício... o pior cego é aquele q não quer ver.

  21. Camila Postado em 11/Jan/2013 às 19:35

    Dizer "se vc é contra, não faça/vá/compre" é ridículo. É como dizer "não gosta de escravidão? não tenha escravos!". Apesar das leis trabalhistas brasileiras, isso ainda acontece aqui, lá então pudemos ver pelo texto que é bem pior. Não é por não gostar da "comida" que o McDonalds vende, que eu simplesmente deixo de comer, faço propaganda negativa sim!

    • Leila Postado em 17/Dec/2013 às 13:56

      Exatamente, tem gente que se ofende só pelo fato de escreverem um artigo tentando mostrar a realidade. Quer comer, coma, não é ilegal, mas os outros podem opinar sim, podem escrever artigos e podem meter o pau. Mal acredito que um dia comi essa porcaria.

  22. Judite Rocha Postado em 12/Jan/2013 às 16:00

    É, a propaganda é a alma do negócio...MC, primeiro e eternizado amor, primeiro pelos pais, depois pelas crianças.

  23. Marcos Klein Postado em 12/Jan/2013 às 16:40

    Quanto bla bla estúpido. Quem disse que coxinha é mais saudável? Que um boteco no Brasil paga bem...rsrs patético

    • tete de paula Postado em 10/Oct/2013 às 15:00

      trabalhei algum tempo no MC a comida de lá me fazia mal perdi tres kilos em um mes, e ganhei anemia, e a unica coisa boa de lá foi o curriculum prq td vez q eu deixava meu curriculum em alguma empresa tds diziam - nossa vc trabalhou no MC, lá é pauleira neh, vem amanhã fazer um teste! fora a porquice de mts funcionários e a exploração sem nenhum mérito!!!!!!!!!!

  24. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 13/Jan/2013 às 16:13

    Digo algo: só quem foi um "McSlave" sabe o que é ser explorado até o talo! Levei a empresa na Justiça do Trabalho e inúmeras irregularidades me deram ganho de causa. Feriado, Adicional Noturno? Façam-me rir. Convido os que acreditam que a Mc Donald's está cumprindo corretamente as leis trabalhistas, a pesquisarem as MILHARES de condenações que têm nas costas. Melhor protesto é não comer lá? kkkkk. Melhor protesto é contar como aquilo funciona. ... porém, defendo o direito de quem quer comer LIXO, estamos numa democracia, correto?

    • Emerson Postado em 22/Nov/2013 às 15:37

      Ola Pablo, estou fazendo um trabalho sobre gestão de pessoas no mac e nada melhor que alguem que tenha trabalhado lá para dar-me uma opinião. Voce poderia me mandar suas experiências por e-mail? Cordialmente, Emerson Felipe

  25. Mislene A. Postado em 13/Jan/2013 às 16:42

    O marketing do McDonalds destinado sempre me deixou horrorizada, uma criança é uma vítima muito fácil! Enfim, McDonalds é uma empresa que me deixa enojada, me recuso a consumir alguma coisa de lá.

    • Walter Sidney Postado em 18/Dec/2013 às 08:51

      Mislene, criança nao vai sozinha a uma lanchonete! Tem sempre um adulto "responsavel" por ela que a conduz até lá. Veja voce que o negocio é bem pior que imaginamos. O prcocesso de conscientização precisa passar por adultos que alimenta os desejos das crianças. Se fossemos educados e pensar sobre o que é bom para nosso organismo, tudo seria diferente. Tem gente que nao liga para a saude, lamentavelmente vai ter de pagar o preço da escolha.

  26. Vitor Postado em 16/Jan/2013 às 22:52

    Pretencioso. Pagar mal os funcionários não é exclusivo do McDonald's. Várias outras empresas grandes, inclusive no Brasil, abusam dos funcionários. Ser forçado a trabalhar 12-16 horas por dia sem remuneração e sem folga. Empresas como a Coca-Cola e Walmart fazem... A "gosma rosa" eu não sei dizer. Já vi várias notícias falando que era perigoso, porém, várias outras afirmavam que nem sequer tinham relação com os nuggets. E por fim, os outros motivos não são motivos que fariam alguém "detestar" o McDonald's.

    • Emerson Postado em 22/Nov/2013 às 15:41

      Eu concordo com essa opinião, tantas empresas pagam mal pra caramba no Brasil, exploram os funcionários com metas abusivas, enfim.. Trabalha lá quem quer e quem precisa.

  27. Thiago Postado em 17/Jan/2013 às 00:03

    só come no McDonalds quem é trouxa ou quem não está nem aí na hora de comer lixo.

  28. Marcia Postado em 17/Jan/2013 às 15:45

    O problema não é quem vende é quem come.

  29. Carmelia Castro Postado em 19/Jan/2013 às 03:44

    De fato praticamente tudo que se falou aqui contra a MAC é real, e do ponto de vista da saúde a coisa se agrava. Fui cliente assídua , mas desde que passei a receber emails, pesquisar e conviver c/ amigos que trabalharam nesta rede deixei minha razão vencer a vontade. Hoje não mais compro nada nesta lrede de lanchonete.

  30. adelia silva Postado em 26/Jan/2013 às 10:25

    Levei meus filhos uma vez lá por causa das propagandas de brinquedos. Na época era a Era do Gelo...Detestei, tudo muito pequeno e tudo muito caro, e tudo muito ruim...funcionários de cara fechada, esquecendo o pedido a toda hora, e meus filhos ainda ficaram chateado porque não tinha o brinquedo que estavam anunciando na tv, brinquedo que é pago aliás, acho que até a embalagem é paga...nunca mais caio nessa...

  31. Jodiney Postado em 01/Feb/2013 às 15:55

    Sou vegetariano, e por isso pode não ter muito sentido as minhas palavras, mas ninguém está com uma arma na cabeça dos funcionários pra eles trabalharem lá, não gosta? cai fora. "Alimentosfobiaismo", as pessoas moderninhas estão n'um ciclo do alimento feito de " ar e zero tudo" que esquecem que o nosso corpo precisa de nutrientes, precisa de gordura, precisa de energia, ácidos... são todos imprescindíveis a nossa vida. Conservantes e químicos existem em qualquer lugar, não são veneno para nós, si fosse.nós estaríamos mortos , ( mas dai perguntam: "-ahn, mas no decorrer dos anos, nós contraímos mazelas como câncer e afins", bah! fala isso pra's altas doses de gás carbônico, sedentarismo, alto teor de stress...) Pra mim, uma pessoa que perde tempo com uma pesquisa tão tendenciosa como essa só pode passar de um desabafo sem sentido e idiossincrático. Algo como: " que time vc torce, qual é a sua marca, qual é a sua tribo, " Alias, essa onda de só porque uma empresa é bem sucedida ser alvo de picuinhas assim só reforça que o que uma pessoa assim procura nada mais é do que o obsoleto pra sua vida.

    • Walter Sdiney Postado em 18/Dec/2013 às 08:56

      Jodiney, desculpe-me, mas voce nao nasceu vegetariano. Alguem com juizo no lugar mostrou a voce a melhor forma de manter seu corpo saudavel com saude. Entao nao se trata de pesquisa tendenciosa. É preciso sim, informar as pessoas sobre o que elas estao vendo, comprando e usando para que, ema lgum tempo, elas possam fazer escolhas melhores. Todos vamos a escola para aprender. Imagine se eu começo a pensar que o professor tal informa incorretamente, que aquilo nao tem nada a ver. Precisamos pensar sobre os reflexos do que fazemos e daquilo que ingerimos.

  32. josé afonso Postado em 02/Feb/2013 às 08:21

    Faço o meu hamburguer caseiro, nada contra o MCDOLNALDS. só essas críticas são de pessoas que; Nunca frequentaram ou estam aderindo a usuários insastifeitos. façam como eu e criem seu próprio hambuguer caseiro, ah no caso de dúvidas, levem marmita, é bem mais saudável.

  33. Fernando Postado em 04/Feb/2013 às 18:12

    Não achei UM motivo pra eu parar de comer Mc Donald's. Funcionarios mal pagos estão em todas as partes e não tenho nada com isso... Além disso, o Mc estar em todas as partes é um ponto positivo e não negativo.

  34. Fábio Postado em 21/Feb/2013 às 10:55

    aff, esse povo que mesmo ler a reportagem ainda sente prazer em comer esse lixo!!! A vida é sua, estrague-a como quiser. Eu sempre que comia nessa merda, sentia dor de estomago..Parei há muito tempo, eu leso pela minha saúde.

  35. Maria Eduarda Postado em 21/Feb/2013 às 11:35

    A Livraria Cultura também não paga hora extra. Geralmente as empresas pagam mal seus funcionários - ou o salário mínimo brasileiro é o que? Pagar bem? Seu marketing voltado para crianças tem intenção de atrais crianças. Diferente de qualquer outra loja com produtos voltados para crianças que visam afastá-las. Os temperos na salada são opcionais, pelo menos quando comi. Os hamburguers se decompõem. ..."Substância é considerada ilegal para consumo humano" porém é servida como lanche escolar. Governo louco esse americano. O McDonalds está em toda pate. E daí? Um bom motivo pra não comer McDonalds: não gosto.

  36. Ativista Aramy Fablicio Postado em 27/Feb/2013 às 17:43

    ESTE LIXO JÁ ERA PRA TER SIDO BANIDO DO PLANETA , MAS A FALTA DE CULTURA LEVA A CONTINUAR FERRANDO AS CRIANÇAS PRINCIPALMENTE, OS ADULTOS JÁ ENSINAM ASER ESCRAVO DESTA DROGA DESDE PEQUENO , E VAI PASSANDO DE GERAÇAO EM GERACÃO ...O MAIS INTERESSANTE QUE TEM PESSOAS QUE SE ACHAM SUPER IMPORTANTE POR ESTAR COMENDO AQUELA PORCARIA .

  37. Weslei Postado em 11/Mar/2013 às 11:35

    Interessante que nessas discussões sobre McDonald's nunca vejo ninguém de dentro dizendo como realmente é as coisas, pelo menos aqui no Brasil, comentário de Atendentes revoltados não é meio de comparação. Vamos aos fatos sobre relação de Trabalho aqui no Brasil e não nos EUA, lembrando que não estou defendendo e sim mostrando fatos: -Salário é baixo? Sim, em algumas cidades pode até "pagar bem" mas no geral não é, porém o problema não é esse, o Mc (vou chamar de Mc para não ficar digitando o nome inteiro) adota aqui no Brasil o que eles chamam de jornada móvel e variável, que resumidamente você é pagado pelo que você trabalha (mais informações pesquisem), quando você está em seu horário de "almoço" (break, para eles) você não recebe, e além disso você na maioria das vezes não tem escala fixa, pode trabalhar mais horas em um dia e menos em outro, o que no final do mês reflete em salário baixo ou alto, resumindo você não tem salário "fixo" por ser horista todo mês é uma surpresa. -Pagam extra nos feriados? Sim, pagam. No Brasil pelo menos isso é verdade já nos EUA não posso dizer, o que pode acontecer são aqueles dias que são chamados de pontos facultativos esses até onde eu sei nenhuma empresa precisa pagar extra, no Mc acontece as vezes eles darem extra nesse pontos facultativos mas não são todos. -Trabalham muito? Sim, mas isso é vai de pessoa para pessoa, o que é muito para você? ficar um dia inteiro na chapa não mata ninguém, ficar uma semana inteira também não, porém ficar duas tem coisa errada ai, porém isso é culpa do Gerente que administra o Restaurante e não do Mc em si, resumindo falta de gerenciamento. Atento ao fato que tudo que você ira fazer é dito na entrevista. Normalmente lojas Drive a mão de obra é mais puxada pois tem que mantem a área externa do restaurante limpa ao contrario dos Shopping. Porém nada é muito absurdo. -Vale a pena? Depende, você tem 20 anos? Sim, então não. Tem 16, estuda, nunca trabalhou, não tem curso nenhum e não consegue emprego? Sim, então vale a pena. Porque? Simples, dificilmente um lugar vai te contratar com carteira assinada nessa idade, isso já é uma estabilidade, não precisa se preocupar com trabalho fora do Mc, o que não atrapalha nos estudos. todo mês você tem garantia que seu salário vai estra depositado em sua conta (independente do valor), tem benefícios, Transporte, uniforme, plano de saúde, plano odontológico. E se você for mais esperto que a maioria que trabalha lá, o que não é difícil, pode se destacar e subir de cargo muito rapidamente, aumenta o salário e diminui o stress físico. Sobre o Mc e seus produtos: -Comidas de baixa qualidade? Não e sim, baixa qualidade não, desde que sejam preparados certos com todos os procedimentos, são de boa qualidade, você não vai passar mal ou ter um intoxicação por comer um Big Mac, faz bem? duvido muito, porém vamos pegar meu exemplo, antes as refeições eram produtos do Mc mesmo (hoje é arroz e feijão) todos os dias comia Big Tasty, McNifico, Chicken Bacon (todos lanches "parrudos") isso em média 5 vezes por semana durante 3 anos, e nem por isso meu Médico chegou em min e disse que eu estava morrendo, e tem gente (no geral Consultores) que trabalham no Mc por mais de 10 anos todo os dias comendo a famosa Mc Oferta (até hoje) e estão em pé, magros e sem nenhum problema. -Produtos duvidosos como carnes e etc? Se você tem essa desconfiança então desculpe te assustar, todas as Carnes utilizadas pelo Mc no Brasil são feitas aqui por empresas daqui, só a carne de Mc Fish a chamada Filet-O-Fish é importada, Mc Nuggets, Carne de Tasty, Chessburg, Quarterão e outras são todas distribuídas pela Sadia e Seara. Então tem muita chance do Bife que você compra ser o mesmo do Mc. -Salada gordurosa? Sim, se você pedir ela com peito de frango empanado, e molho Caesar, fica sim com esse monte de caloria, qualquer salada fica com um monte de caloria desse jeito. Esses são os principais pontos, o Mc corporação pode até ser assustadora, porém seus restaurantes no geral são como qualquer outro que você coma, Junk Food, sim de fato, mas tudo mundo sabe que esse tipo de comida não é pra se comer todo dia, ai já vai de moderação, faz crianças serem consumistas, sim mas isso também vai do controle dos pais, quando eu era criança nunca tive vontade de ir no Mc, tanto que o primeiro lanche que comi de lá foi quando comecei a trabalhar lá. Só vejo pessoas reclamar sem nunca terem dado uma chance, e não conhecer como funciona aqui no Brasil as coisas.

  38. Kaliny Postado em 14/Mar/2013 às 16:59

    Faz dois dias que estou com uma enchaqueca horrível, suspeito que foi depois que fui lanchar no Mc, aquele sanduíche tem um cheiro enjoativo.Comi um sanduíche e meu estômago começou a embrulhar e comecei a sentir dor de cabeça.

  39. Augusto Alves Postado em 19/Mar/2013 às 11:09

    Pessoal, trabalhar em empresas desse tipo só degrada ainda mais sua moral humana. Pesquise pm um pouco sobre Marketing Multinível ee veja como algumas pessoas estão vencendo na vida após entenderem o funcionamento. Quem quiser trocar uma idéia sobre isso, entre em contato. [email protected]

  40. Soraia Postado em 19/Mar/2013 às 15:12

    Concordo com o que disseram : "Quanto bla bla estúpido... Quem disse que coxinha é mais saudável? Que um boteco no Brasil paga bem…rsrs patético" EU SINCERAMENTE NÃO ACHO O MC CARO PERTO DESSAS LANCHONETES (BOB´S e BURGER KING) QUE O LANCHE É BEM MAIS CARO E PÉSSIMO PARA A SAÚDE TAMBÉM... Só não entendi porque só citam o Mc? No mínimo são ex viciados em Mc que resolveram virar vegetarianos e sair por ai criticando ... Não gostam de Mc? Não criticam quem gosta, simplesmente passem reto e comam na lanchonete ao lado (Bob´s, burger king= que é a mesma coisa) Quanto ao salário quem tem que se incomodar e correr atrás de aumento são os funcionários, o que adianta reivindicar pela internet? A única coisa que concordo é que realmente o atendimento do Mc é péssimo, mas o lanche é bom, quem não gosta não come.. simples assim !

    • Nefertiti Postado em 18/Dec/2013 às 11:37

      O atendimento no Burguer King é MUITO PIOR.

  41. Thaís Postado em 27/Mar/2013 às 08:57

    Atentando somente para a parte nutricional, acho engraçado que nunca vi matéria contra Bob's, Giraffas, Buger King, Subway, entre outras empresas... quem acha que o Mc é ruim deveria parar de comer qualquer alimento processado (salsicha, hamburger, etc), pois tudo isso é uma bomba de gordura e de procedência duvidosa. Salgadinhos, refrigerantes, frutas e verduras cheias de agrotóxico, e quem diria, nossa alface plantada no fundo de casa pode estar contaminada (ex: pode causar toxoplasmose). Alguém falou em hamburger caseiro? nossas farinhas são transgênicas ( basta ver a embalagem), assim como o óleo de soja. E as carnes, então... alguém sabe por onde passa o bifinho até chegar ao prato? Não sejamos extremistas, não há um dia se quer que um de nós quer não se exponha a fatores alimentares de risco, como agrotóxicos, conservantes, gordura vegetal/trans, etc. Nem nossa água tem procedência 100% segura. Importante mesmo são é moderação, buscar comer quase sempre o bom e velho feijão com arroz, frango (ainda que cheio de hormônios) e praticar exercícios físicos, sempre!

    • Ravania Porciuncula Postado em 17/Dec/2013 às 13:14

      Super concordo, Thais! Alias, oq muitas pessoas ainda nao conseguem entender é q o problema ñ esta na alimentação de pessima qualidade e sim nos excessos! Eu moro em salvador, amo de paixão comer acarajé, moro proximo a uma "baiana" e como o quitute rezando, mas sei q se exagerar, terei algum problema de saude, assim como tbm teria se exagerar em tantas outras coisas da vida, exercicio fisico em excesso tbm tem seus efeitos colaterias, oq quero dizer com isso: q até as coisas q nos traz beneficios se feito/ ou consumido em excesso mata, nos adoece... O segredo da vida longa, vai muito alem de uma alimentação equilibrada e saudade, oq vc me diz da saude psicológica/mental de um ser humano? Ela deve ser desprezada? Axo q o clichê é: mente sã, corpo são, e nao o contrario! É claro q devemos sim nos importar por certas causa a exemplo a exploração da mao de obra, jamais devemos dizer: isso nao é problema meu, e sim de quem trabalha na Mac, é problema de todos nós sim, mas nao é com esse tipo de texto (7 motivos para odiar...) q vai trazer consientização... Eu tenho amigos q trabalham lá, e realmente se queixam muito da jornada, e do salario... E ainda assim como lá, mas de forma alguma me deixo alienar pelo consumo excessivo, e muito menos fazer disso algo q seja um ritual a ser seguido fielmente na minha vida. Como no Mac, na Burge King, no Bobs, em boteco, e tenho certeza q nao são essas refeição q determinará q serei doente ou nao...

  42. Caio Postado em 02/Apr/2013 às 15:19

    Mesmo sem saber desses 7 motivos já odiava o Mc e todas as outras redes de fast food, pois detesto esse tipo de limento, me dá nojo. O Mc sempre se achou prepotente e conseguiu invadir inúmeros países e quem dele se alimenta no fim se dá mal, por isso a população precisa se ligar. Fiquei muito contente que na Bolívia em 2012 eles foram obrigados a fechar as franquias, pois a maior parte da população é acostumada a comer em casa com a família, portanto estavam ocorrendo prejuízos pela baixa procura. Pena que no Brasil o povão não é assim.

  43. Thiago Postado em 06/Apr/2013 às 22:27

    Não consigo ensinar minha filha de 4 anos a ler letrinhas, mas ela sabe de cor os lanches e brinquedos do "Mequi". É impressionante a propaganda desses ... caras.

  44. isabela Postado em 08/Apr/2013 às 18:26

    MC donalds é só mais uma corporaçao capitalista, há diversas delas e nao só no campo da alimentaçao. entre as caracteristicas de multinacionais assim, está o baixo salário para o funcionario, isso faz aumentar os lucros. Quer reclamar? Vai pra Cuba viver em um país socialista, detalhe: até lá existe mc donalds Nao gosta de comer, nao coma, mas nao critique quem o faz Eu adoro o lanche e continuarei comendo apesar de tudo o que falam. Acidentes ocorrem em todos lugares.

  45. Francisca porto Postado em 09/Apr/2013 às 10:54

    o Macdonald é ua droga em todo o mundo, mas o povo gosta!!! por isso que é uma droga, por que todo o mundo gosta

  46. Maria Libia Postado em 09/Apr/2013 às 11:42

    Que se lixem os que trabalham nos feriados! No Brasil é assim, não se respeita as leis! O que eeu tenho com isso? Trabalha de graça, ta achando ruim? Vá procurar outro emprego! Interessante as opinioes. 1o. eu, 2o. eu, 3o. eu. Essas afirmações me fazem pensar que aquela pessoa, que há dois mil, viveu procurando amenisar o sofrimento dos desasestidos estava totalmente errada. E dizem que este país é cristao. Ha1 Ha! Ha!

  47. drunksheep Postado em 19/Apr/2013 às 18:09

    Já conhecia o item número cinco; foi por causa dele que não como McDonald's há quase 2 anos. O único fast-food que eu ainda como é o Subway, pois você pode ver a preparação do seu lanche - do mesmo jeito, como lá raríssimas vezes: acho o frango e a carne deles nojenta de aspecto, é pálida e parece um papelão.

  48. Gilberto Postado em 19/Apr/2013 às 23:47

    fantasticos os comentarios de algumas pessoas... "se nao quer comer,q passe longe." "ah, se o McEscravo ganha mal ou os direitos trabalhistas nao sao respeitados, oq tenho EU com isso... é assim mesmo, nao se respeitam as leis trabalhistas no Brasil"... blablabla um festival de asneiras, de falta de consciencia que resulta num completo descomprometimento com o outro, o individuo, o vizinho, o ser humano.NAO é normal/aceitavel q nao se respeitem as leis trabalhistas, menos ainda q ignoremos q ao comprarmos essa lavagem q essa ou qq outra empresa ultra-capitalista venda, e que so tem UM UNICO objetivo q é GANHAR DINHEIRO as nossas custas, estamos sendo sim complacentes c essa nojeira, a comida e a politica nefasta, desrespeitosa e quase criminosa, pois oq fazem é algo vergonhoso, nao há nenhum limite moral, mas funcionam com a plena benevolencia do estado e de alguns muitos cidadaos. lamentavel é constatar é q vale o ditado "quem com porcos mexe, farelo come", nao ha mt oq esperar dessa sociedadezinha metida a besta q acha q pagar fortunas num lanche desses é sinal de status e q se sente superior fazendo exigencias e oprimindo os q estao do outro lado do balcao.iludidos e alienados, geração perdida.

  49. Marcos Casthelly Postado em 20/Apr/2013 às 01:25

    Ia gente muito medo, eu comi por 2 semanas consecutivas o lanche do MC, e engordei 10 kilos, e olha que eu comi apenas um lanche por dia, em duas semanas engordar tudo isso GENTE! nunca mais.

  50. ALBERTO Postado em 21/Apr/2013 às 15:45

    SE O MC DESSE UMA FRANQUIA PARA CADA UM QUE RECLAMA AQUI, SERÁ QUE ELES NÃO RIRAM QUERER POR TEREM A COSNCIENCIA QUE ESTAVAM VENDENDO PORCARIA? A HIPOCRISIA E A INVEJA É UMA BOSTA

  51. Bruno Postado em 24/Apr/2013 às 21:17

    Aos 17 anos de idade não arrumava emprego por motivo de alistamento militar. Recorri ao Mc Donald's onde deram meu primeiro emprego para se trabalhar 4 horas por dia e 2 folgas na semana. No início até cumpriram com o ordenado, mas depois q eu fiquei maior de idade colocaram eu pra trabalhar das 17hs às 01 da manhã, a gente não dava conta em 4 funcionários lavar todas as peças da loja e equipamentos, então o gerente obrigava a gente bater o cartão de ponto à 01 hora da manhã e a gente ficava trabalhando de graça até às 04 ou 05 horas da manhã para terminarmos o serviço e ficar perfeito. Trabalhei por 8 anos, recorri à justiça por danos morais e materiais, ganhei o processo e não recomendo pra ninguém trabalhar neste lugar, não reclamando do trabalho e até porque em 1994 eu precisava muito do serviço, mas do modo como procedem errado mediante às leis trabalhistas.

  52. Marii Postado em 25/Apr/2013 às 09:09

    Não são motivos para detestar o MC Donald's. A empresa não obriga ninguém a comer o hambúrguer deles. Quem quer se entupir de gordura, coma lá. Quem quer trabalhar que nem escravo, trabalhe lá. Se as pessoas não comessem lá, não ia ter MC Donald's. Se não gosta, come no Girafas, no Burguer King, no Bob's ou em qualquer outro lugar. Esta opção é de cada pessoa. É como o cigarro, faz mal e ninguém pode fazer nada por isso. Se as pessoas não querem seu próprio bem, por que os outros tem que intervir?

  53. prediocardiaco Postado em 27/Apr/2013 às 19:17

    dps q começo a promoção monopoli eu como de segunda a sexta no mc

  54. Bárbara Postado em 13/May/2013 às 18:43

    Na realidade, tudo o que foi dito sobre o MC se aplica a muitas empresas hoje em dia. Empregados trabalhando praticamente de graça você encontra em shopping, em todas as lojas, então muito me admira quem não vai ao MC por causa disso mas usa roupas de determinadas marcas vendidas por pessoas igualmente "escravizadas", possui os aparelhos eletrônicos feitos em mesmas condições ou come em um restaurante chique e natureba que, pasmem!, provavelmente paga um salário mínimo a seus empregados. Quer evitar comida gordurosa e empregados mal-pagos? Saia do sistema. Porque tudo o que você usa, T-U-D-O foi obtido com trabalho braçal e mal-pago. Mas, por alguma razão, crucificam o MC.

  55. Li Postado em 19/May/2013 às 14:38

    - Maquina de Sorvete só limpamos uma vez por ano. - Caiu no chão? Amanhã nos aproveitamos - Limpamos o óleo batata frita, barata frita, mosca e qualquer bicho que cair na cuba. (mas isso na batata nem dá para perceber) Trocamos o óleo mensalmente mesmo. - O sorvete e guardado em baldes sem tampa dentro do freezer das carnes. (liquido puxa sabor) Acho que isso já é válido...

  56. André Postado em 27/May/2013 às 20:04

    Porque o ser "humano" hoje vive como porcos. Comem mais do que podem e ditam-se à roncar.

  57. Anarquia Postado em 02/Jun/2013 às 19:59

    Como pode gente suicida, continuem enchendo os bolsos do USA, escravos do sistema. Esta mais que provados que esta porcaria faz muito mal para saúde. Será que os bolivianos são mais inteligentes do que os brasileiros??? Lá existiam 8 lojas desta maldita rede todas faliram, praticamente foram expulsos. Bem feito, Eu Odeio Muito Tudo Isso.

  58. Bruna Postado em 07/Jun/2013 às 20:37

    Ir no MCDonalds pra que, gente se existe Burger King *-*

  59. Luiz Postado em 12/Jun/2013 às 19:43

    Eu amo mc donald's e ja trabalhei la durante o ano passado, é mentira sobre não ganhar hora extra em feriados, ganhavamos 100% em horas extras em feriados, sem contar ajudas com bolsas em faculdades. vcs são uns lixos, pesquisem antes de dar noticias. babacas!

  60. Diego Postado em 09/Jul/2013 às 22:49

    Luiz, vc esta certo eu trabalho la, nos feriados a gente recebe em dobro , uma coisa tenho q admitir recebemos pouco, fazemos algumas maretagens.Mas e muito facil subir de cargo paga metade da faculdade, tem muitos pontos positivos . e as nossas carnes sao produzidas as de frango pela sadia e a bovina pela seara.

  61. jakeline Postado em 24/Jul/2013 às 08:39

    Eu estava em um drive do Mac em Curitiba e VI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS, NINGUÉM ME CONTOU...o funcionário manipulando o pão com as próprias mãos , detalhe, sem uso de luvas...nunca mais comi nada no Mac Donalds............

  62. Greice Domingues Molinari Postado em 24/Jul/2013 às 17:06

    Trabalhei 9 meses no Mc Donalds, ganhávamos para trabalhar em feriados sim, a única coisa que acho injusto é o funcionário não ter outra opção no almoço a não ser comer os lanches, isso realmente deveria mudar, e claro, mereciam com certeza ganhar mais, pois o serviço lá é muito puxado e geralmente todos funcionários folgam um dia na semana. Como consumidora nunca deixei de gostar mesmo trabalhando lá, quando trabalhei e almocei isso literalmente 6 dias por semana me senti depressiva e sentia falta de comer comida, nas minhas folgas era só o que queria, e claro engordei também, mas fica á critério né gente, eu não consigo resistir, mesmo sabendo que não é nada saúdavel comer.

  63. Vanessa Postado em 24/Jul/2013 às 17:17

    A questão aqui é o McDonalds, não outros restaurantes fast foods ou livrarias, etc. Os motivos são convictos e demonstram o quão prejudicial é à saúde. As pessoas não vão morrer por comer os lanches, mas, se tornando um hábito, pode, sim, prejudicar até o funcionamento do organismo. As pesquisas e próprios relatos de ex funcionários julgam a empresa como a errada, mas não podemos esquecer que esse capitalismo, exploração, propagandas e até venda depende APENAS e EXCLUSIVAMENTE do consumidor. Então, antes de falarem que preferem o lanche a ter uma vida saudável, informe você sobre o que ocorre tanto lá dentro, quanto aqui fora.

  64. Ana claudia Postado em 24/Jul/2013 às 21:43

    Não gostar de comer no mc é somente uma opção,assim como tem gente que não gosta de churrasco,comida japonesa,etc.A questão do trabalho,tem muita empresa grande por aí(de nome)que não dá um salário legal para o funcionário e faz a exploração em relação à hora extra.(Eu trabalhei numa!).Ninguém trabalha porque gosta e sim porquê precisa.

  65. Geovane Postado em 25/Jul/2013 às 16:00

    Cauê, vai continuar comendo "um delicioso Mac'Donalds"??? Mas o que tem de delicioso? Ou tu nunca comeu comida de verdade na vida ou só comeu porcaria e tem um paladar tão refinado quanto um frango confinado em uma granja comercial... Em meus 34 anos de vida cedi uma vez a pressão de uma amiga e comi um BigMerda, horrível sem gosto, sem graça nenhuma. Será que estamos falando do mesmo lanche??? Quanto ao Luiz, pergunto: Qual era teu salário? Devia ser de uns R$ 3.000,00 para defender assim essa rede perniciosa como tantas outras que se alastram pelo mundo capitalista. Vamos tomar um suco em uma casa de sucos regional, comer uma tapioca, uma pamonha e outras delicias da culinaria brasileira que além de serem uma delícia estimulam as pequenas iniciativas que geram mais empregos e de melhor remuneração e satisfação de quem trabalha. Consumo responsável minha gente!!!

  66. carla Postado em 05/Aug/2013 às 07:52

    kkkkk parece tudo verdade mesmo nao pagam a hora extra direito alias eu trab a 9 meses no mc donalds e tudo lá é uma pouca vergonha eles usam a mesma gordura por uma semana tem baratinhas passa na maquina de sorvete eca! olha é uma nojeira os gerentes nao tem disciplina nao tem educação sao ignorantes demais eu estou revoltada com eles ja fui ate chamada de incompetente aff que horror trabalho sabado e domingo e feriados 11 horas por dia tem t descontos isso é um absurdo olhem nunca incentivem seus filhos trab lá lá é um inferno eles humilhan a gente funcionarios so trab la por causa de necessidades é isso que eu podi falar bjs

  67. katia cilene soares ribeiro de oliveira Postado em 22/Aug/2013 às 21:55

    Eu tenho 37 anos e nunca comi nada do Macdonalds... Não tenho a menor vontade :P

  68. Caio César Postado em 08/Sep/2013 às 00:00

    Mds! '-' Pessoal, Mc donalds, não é tão ruim assim.. eu trabalho lá a 6 meses, e lá é um otimo lugar para ganhar experiencias.. la voce aprende de tudo.. e se vc se dedicar você sobe de cargo rapidinho, eu era atendente faz 1 mes, agora virei treinador.. eu treino as pessoas novas que entram na loja e cobro procedimentos.. eu remendo ir trabalhr no mc donalds quem nao for vagabundo e queira realmente um trabalho. la é para quem qer trabalhar e nao para quem quer folgar 10 dias e trabalhar 1. sem contar que eu tranho em shopping, de segunda a segunda.. nao estou reclamando.. é sim um otimo local de trabalho, eu ganhava 206 de vale (dia 20º) e uns 450 de salario (5º dia útil), agora almentou meu salario, eu ganho 255 de vale. e cerca de 600 de salario. eu gosto do mc! sem contar os beneficios que ele oferece a voce, convenio amil, entre tantos! (amo muito tudo isso)

  69. Mariana Postado em 13/Sep/2013 às 22:16

    eu já não como mais nessa porcaria vai fazer 2 anos.depois que eu descobri que os hambúrgueres dos MC donald's uma parte dele é feito de minhoca e carne de cavalo, nunca mais comi nesse lixo!!!!! olha eu não tenho nada com a vida de quem gosta de comer lá, mais se vocês querem viver por mais tempo parem de consumir esse lixo humano.meu tio já trabalhou lá em 1997 ele disse recentemente que os hambúrgueres ficavam no chão aonde passava barata, lacraia e gangolos além de os funcionários cospirem nos hambúrgueres e na coca-cola e davam para quem ia consumir, realmente isso é um absurdo!!!essa empresa nojenta devia ser.abominada da face da terra!

  70. Giovana Postado em 03/Oct/2013 às 00:17

    olha não e todas as lojas que os hamburguers são feitos na nojeira !! Eu gosto do lanche do Mc, minha mãe e nutricionista. E gorduroso, SIM. as fala pra mim, a coxinha que você come no buteco é 0% de gordura? Sou funcionaria do Mc, e sei como as coisas funcionam la dentro. É escravidão? NÃO ! Apenas um lugar para as pessoas terem alem de disciplina uma experiencia. O salario é ruim? SIM 3,75 por hora trabalhada, 8 hrs por dia. Alguém tem alguma coisa com isso? NÃO, o emprego é meu e se eu não gostasse eu não estaria la a 8 meses. Melhor trabalha muito ganha poco, do que ficar em casa coçando o rabo sendo sustentada esperando o emprego dos sonhos cair do céu. !

  71. oscar Postado em 24/Oct/2013 às 12:12

    Nunca entrei no tal de mcdonalds nem sinto vontade de entrar!

    • MILENA Postado em 18/Dec/2013 às 13:45

      ESTOU COM VOCE COMIA DES DOS 10 ANOS MAS AGORA ESTOU 4 ANOS SEM COMER ESSA PORCARIA E VIREI VEGETARIANA

  72. Brian Postado em 28/Nov/2013 às 01:55

    Enquanto voce escrevia isso eu como, um Big Mc, Com uma Coca cola de maquina e uma batata fria... as pessoas reclamam da higiene e tals, mas vai em um restaurante , nao lava as mãos que passo no trinco da porta de casa do restaurante, na porta do carro, em mil lugares ... que passo sei la aonde, pessoas aqui de SP , comem o famoso churrasco grego sem saber a origem da carne e do pão e etc, ... pq disso vocês não reclamam , ah vamos parar ne... as coisa " porcarias " ( menos saudáveis ) são as mais gostosas. #Fato... Jamais vou parar de comer meus lanches por essas criticas de pessoas que nao gostam. hahaha Daqui a pouco parti e comer um Big Mc

  73. edna maria de almeida paz Postado em 01/Dec/2013 às 16:53

    E ainda querem manter a boa fama de Nação supercivilizada! Se deixássemos a demagogia de lado, achando que o que é estrangeiro é melhor que o nacional, não permitiríamos que coisas desse tipo acontecessem aqui e ainda teríamos mais educação e civilidade que é o que falta e muito! Honremos nossa Pátria, honremos nosso povo, nossa cultura, nossa Soberania, nossa riqueza natural e aprendamos a ter orgulho de ser BRASILEIRO!

  74. MAYARA Postado em 06/Dec/2013 às 09:43

    trabalho noo mc e uma porcaria.....escravidaoo eles nao mandao ninguem embora tenho 1 ano e eles nao querem me manda embora estou ...cansada .....trabalho na madruga ...nossa a limpeza e pessima--a maquinha de sorvete com baratas ....o oleo da fritadeira fica uma semana sendo filtrado a mao..fora o perigo pra nos funcionarios .. ´´´entre outros na real se vc entra numa loja mc e pedir pra olha tudo....ate o banheiro imundo dos funcionarios ....olha que o absurdo funcionario da madrugada do mc ,,horario de lanche 2:30 da manha ..arroz feijao.a carne de hamburg.salada.suco. tipo nao tenho quer reclamar do alimento porque graças A DEUS TEM...MAIS A QUESTAO E A HORA ,,QUE LANCHHAMOS ...SERIA MELHOR SE DESCEM VALE ALIMENTAÇAO MELHOR DO QUE JANTAR 2:30 DA MANHA OLHE LA .....FORA A PRESSAO QUE OS GERENTES FAZEM ....

  75. Jonas Trentin Postado em 18/Dec/2013 às 08:50

    Nós comemos carne mecanicamente separada o tempo todo, ela é a base de quase todos os alimentos embutidos, não só do McDonalds, mas de todas as empresas de embutidos, seja na salsicha, mortadela, patê ou qualquer outro embutido você encontrará uma grande quantidade de CMS.

  76. Nina Postado em 16/Jan/2014 às 18:02

    Oi pessoal! Nojeira ao se preparar lanches deve existir em qualquer lanchonete mesmo. Certa vez, no Girafas do Shopping Butantan, eu estava na praça de alimentação e avistei um dos atendentes com o dedo no nariz fazendo aquela limpeza e pondo a caca na roupa. Os funcionários (cerca de 3, somente, em uma pequena loja) revezavam as funções (varrição da fachada da loja, confecção dos alimentos, atendimento ao cliente, retirada do lixo..) em curto espaço de tempo, então... Agora, pensem o que mais ele poderia ter feito com aquela mão, em outras ocasiões...

  77. Fernando Postado em 26/Jan/2014 às 02:19

    Falam muito do MC Donalds e mal, concordo com tudo, a carne da qual preparam os lanches tipo quarteirão, bigmac aqui no brasil é de minhocoçu, uma minhoca criada em cativeiro na Amazônia e que serve para alimentar avestruz, ela moída fica muito idêntica a carne de boi. Os lanches do MC Donalds são caros porque a franquia custa 2 milhões de reais e ainda o franqueado tem que participar de um treinamento de administração nos EUA por 01 ano por sua conta, agora quando ele abre as portas adivinha quem irá pagar o seu prejuízo, o besta do seu cliente de fast food e de seu funcionário. A lancheria da esquina não tem caixinha de lanche, serve no saquinho de papel e sai mais barato. E digamos de passagem, o pão do xis da esquina dá uns três do MC e tem gosto de carne e não de isopor como o do MC. Para quem gosta de comer lixo o MC, bob's, girafas, habbibs é a melhor pedida, sempre comi xis, mas como o da esquina, porque vejo a preparação e sou muito bem atendido.

  78. Joice Postado em 13/Feb/2014 às 13:23

    EU TRABALHEI NO MC DE 1996 À 1998. O MAC FOI UMA ESCOLA PARA MIM, UM APRENDIZADO MUITO GRANDE. LÁ APRENDI A TER POSTURA NO TRABALHO, A NUNCA FICAR PARADO, SEMPRE ATENDER BEM O CLIENTE, REALMENTE,NÃO TENHO O QUE RECLAMAR. CRESCI COM ESSA FILOSOFIA, COM ESSA POSTURA PROFISSIONAL E TENHO MUITO A AGRADECER O MC DONALD´S. O QUE EU VEJO HOJE, SÃO ABORRECENTES ACOMODADOS, QUE NEM SE IMPORTAM COM O BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE, FICAM ESCORADOS NOS CAIXAS COM CARA DE MÁ VONTADE.,MONTAM A BANDEJA DO CLIENTE DE QUALQUER JEITO...PÉSSIMO. TÔ DE SACO CHEIO DESSA GERAÇÃO MIMIMI QUE SÓ RECLAMA, AS VEZES É BOM SOFRER UM POUCO NA VIDA PARA VALORIZAR CERTAS COISAS!!!!

  79. Marina pc Postado em 29/Mar/2014 às 11:21

    Bem eu sou ex funcionaria e nao concordo com todas essas expeculacoes. A unica coisa que de fato concordo e que os funcionarios recebem pouco. Muito pouco alias. Coisa que se deve ser estudada e nada que nao seja revertido. Do resto, e muito sem ter nada o que fazer. Eu sempre recebi hora extra. Nosso treinamento e feito pra melhor atender aos clientes da melhor forma possivel. E existem varios beneficios aos funcionarios . Logico que todos nos somos humanos e ha casos e casos, com relacao a tudo. Tudo tem seu lado ruim, como tambem o seu lado bom. Eu fui muito feliz enquanto trabalhei la. Sai por motivos pessoais. So sei que tudo nao passam de falta do que fazer pra ficar encontrando motivos pra se falar sobre isso e aquilo. Somos guiados a trabalhar com etica, visando sempre o melhor atendimento, a satisfacao dos clientes, e ofertando comidace qualidade. Tudo dentro da lei. Vigilancia sanitaria esta bom pra comecar?!! Pois e. Tudo dentro da lei.

  80. Ledianne Postado em 13/Aug/2014 às 13:57

    Pois eu amo McDonalds!!!! Isso pra mim é intriga da oposição!

  81. foda-se Postado em 17/Aug/2014 às 15:32

    oq é meio mcdonalds por tras das cameras ou mc= mais que coco

  82. Vinicius Postado em 05/May/2015 às 17:06

    Já repararam como os fãs de mc donald's são implacáveis na dessa empresa? Me responde aÍ ganham patrocínio ou é só babaquice mesmo?

  83. Rodrigo Postado em 03/May/2016 às 11:03

    Aí surge o capitalista pobre defender o direito do patrão e dizer que não existe exploração, que basta pedir a conta se não esta satisfeito. Como não odiar o capitalista pobre de direita?

  84. Ana Cristina Postado em 02/Oct/2013 às 22:40

    Parem de tanta demagogia , cada um come o que quer e aonde quiser.Todo adulto sabe e conhece os alimentos que são saudáveis para a saúde.Comer uma vez por mês no mac não vai fazer mal á ninguém.Tudo que é em excesso faz mal, beber demais, fumar demais...